São Paulo 18/11/2021 – Combustível sendo o principal fator no aumento da inflação gera crescimento da taxa de desemprego.
O Brasil passará por uma taxa de desemprego alta, estando acima de dois dígitos, até 2025. Segundo estimativa divulgada pelo Boletim Focus do dia 20 de setembro, a previsão do mercado financeiro em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), levando em consideração a inflação oficial do país, avançou mais uma vez, indo de 8% para 8,35% em 2021. Essa foi a 24ª elevação seguida na projeção. O Boletim Focus é uma pesquisa semanal divulgada pelo Banco Central (BC) com a projeção dos indicadores da economia mais importantes. Além disso, segundo o IPCA, a inflação nos últimos 12 meses ficou em 8,99%.
Para o ano de 2022, espera-se uma inflação de 4,10%. Já para os anos seguintes (2023 e 2024), a estimativa é de 3,25% e 3%, respectivamente. Em relação a 2021, a previsão está superior à meta de inflação, que deve ser perseguida pelo Banco Central. Estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, a meta é de 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, fazendo com que o limite inferior seja de 2,25% e o superior na faixa de 5,25%.
Combustível
No mês de agosto, a inflação avançou 0,87% por conta dos combustíveis. Essa taxa foi a maior para o mês desde o ano 2000, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso faz com que o indicador acumule altas de 5,67% anual e 9,68% nos últimos 12 meses, o maior acumulado desde o mês de fevereiro de 2016, momento em que o índice estava na faixa dos 10,36%.
Desemprego
No mês de agosto, a inflação avançou 0,87% por conta dos combustíveis. Essa taxa foi a maior para o mês desde o ano 2000, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso faz com que o indicador acumule altas de 5,67% anual e 9,68% nos últimos 12 meses, o maior acumulado desde o mês de fevereiro de 2016, momento em que o índice estava na faixa dos 10,36%.
Seguindo esse cenário, o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o país passará por uma taxa de desemprego alta, estando acima de dois dígitos, até 2025. Após 2026, apenas, é que essa taxa diminuirá para um dígito, quando marcará 9,8%. “O mercado de trabalho está atrasado em relação à recuperação da produção e a taxa de desemprego é alta, especialmente entre jovens, mulheres e afro-brasileiros”, avalia o FMI em documento sobre a conclusão das consultas do seu conselho executivo ao Brasil, no âmbito do capítulo 4 deste ano.
O FMI ainda aponta que o desemprego é um dos maiores desafios do Brasil, que vem ocorrendo muito por conta do cenário de depreciação cambial e crescimento nas cotações internacionais de commodities, que fizeram a inflação subir e também as previsões para os índices de preços, apesar de haver um hiato do produto.
A expectativa do FMI é que o desemprego cresça de 13,5% em 2020 para 13,7% em 2021. A partir do ano que vem, a taxa deve mostrar uma redução, baixando de 12,9% para 11,7% em 2023. Já em 2024, o indicador alcançará 10,9% e, em 2025, 10,2%. Apenas em 2026 estará em 9,8%.
Transferências emergenciais de dinheiro serão encerradas e, na ausência de permanente fortalecimento da rede de proteção social, a pobreza e desigualdade poderão se tornar mais agudas, destaca o FMI.
Los Angeles 18/11/2021 – Hollywood está mais aberta para talentos estrangeiros, mas não menos exigenteMenos estereotipados, os brasileiros ganham espaço no cinema interpretando diferentes nacionalidades.
Depois de críticas e protestos pela falta de diversidade, produções de TV e cinema norte-americanos encerram 2021 com recordes de representatividade. Segundo recente pesquisa divulgada pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), pela primeira vez na história, pessoas não-brancas tiveram uma porcentagem maior de papéis atuantes na TV aberta, 43,4%, do que sua porcentagem geral da população dos EUA, 14,2% segundo último censo do país. Já hispânicos e latinos, que somam 18.5% da população norte-americana, tiveram apenas 6,3% de papéis na TV aberta no país, levantando debates sobre mais representação. Em 2019, o estudo apontou que apenas 4,5% dos personagens com falas em Hollywood eram de origem latina.
“Na comunidade, existem muitos escritores, diretores, produtores e atores talentosos que não tiveram a chance de obter a experiência necessária para chegar a Hollywood. Mas os que se destacam podem ajudar a desenvolver novos talentos e abrir mercado”, diz a atriz Eva Longoria, que fundou a UnbeliEVAble com o objetivo de conectar talentos latino-americanos com produções nos Estados Unidos.
Apesar dos números, atores brasileiros apontam mudanças positivas nos atuais castings norte-americanos. No ano passado, a atriz brasileira mais bem-sucedida em Hollywood, Alice Braga, ingressou no panteão dos super-heróis do cinema com Os Novos Mutantes, da Marvel, interpretando a médica de origem porto-riquenha Cecilia Reyes. O elenco traz também o brasileiro Henry Zaga como o herói Mancha Solar. Em O Esquadrão Suicida, lançado em agosto, Alice vive a heroína Sol Soria, uma nativa de Corto Maltese, reforçando o talento da atriz para interpretar papéis de outras nacionalidades. Como protagonista da série A Rainha do Sul, ela vive a mexicana Teresa Mendoza, que vai à quinta temporada em 2022. “Me sinto honrada de fazer parte desse movimento que busca mais espaço para os latinos, mostrando nossa potência artística”, disse. “A abertura de Hollywood a atores e personagens de outros países é real”, afirma Alice.
Para o ator Rodrigo Santoro, reconhecido internacionalmente, o maior desafio dos latinos em Hollywood é fugir de papéis estereotipados, quase sempre relacionados à violência e sensualidade. “Para refletir o mundo atual, as produções estão finalmente olhando para isso com mais cuidado e nos oferecendo papéis mais elaborados”, diz. Este ano, o ator foi escalado para viver o navegador português Fernão de Magalhães na série Sem Limites, da Amazon Prime Video, ainda sem data de lançamento. “Hoje, somos vistos como mais um estrangeiro em Hollywood. Com isso, concorremos com sul-africanos e australianos, por exemplo. Ou seja, ao mesmo tempo em que o leque se abriu, a competição também”, fala.
Ciente do desafio, uma nova safra de atores brasileiros busca se destacar em Hollywood não por seu país de origem, mas pelo dinamismo na atuação. É o caso do ator carioca Gabriel Quintella, de 23 anos, atual aluno de Larry Moss, coach de estrelas de Leonardo DiCaprio, em Los Angeles. “Para alcançar o nível dos grandes atores internacionais, é preciso estudar tanto quanto eles”, acredita Gabriel. Em 2019, ele interpretou um dos maiores dramaturgos brasileiros, Domingos de Oliveira, na peça Os Melhores Anos das Nossas Vidas, e agora aguarda a estreia de Temporada de Verão, série original da Netflix, para desfrutar da projeção internacional do show que será exibido em mais de cem países. “Hollywood está mais aberta para talentos estrangeiros, mas não menos exigente com a qualidade da atuação”, diz. Além de aulas de atuação e inglês, Gabriel estuda diferentes sotaques e culturas, a fim de se preparar para o mercado em expansão. “É importante ter boas referências no cinema e estar pronto para interpretar personagens fora da zona de conforto, inclusive alguém de uma nacionalidade diferente”, afirma.
Nata, Rio Grande do Norte 19/11/2021 – Em apenas dois dias de evento foram negociados mais de R$ 31 milhões.Feira de negócios do mercado farmacêutico no Nordeste demonstra a força do setor pós-pandemia em 2021
O mercado farmacêutico global alcançou a marca de US$ 1,74 trilhões em vendas em 2020 e o mercado varejista brasileiro de medicamentos atingiu R$ 76,98 bilhões, uma alta de 8,58% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da consultoria IQVIA. Em 2021, o Sindusfarma estima um crescimento no varejo na ordem de 10,13%, de acordo com pesquisa de benchmarking realizada anualmente pela instituição.
O resultado da primeira feira de negócios do mercado farmacêutico no Nordeste, realizada nos dias 28 e 29 de outubro no Centro de Convenções em Natal-RN, demonstra a força do setor pós-pandemia e confirma a tendência de crescimento estimada para este ano. Em apenas dois dias de evento foram negociados mais de R$ 31 milhões.
Segundo o Gerente Regional da Nazária Distribuidora de Produtos Farmacêuticos, Lúcio Flávio, para atender o grande volume de pedidos negociados durante o evento, a empresa se organizou com antecedência. “Aumentamos consideravelmente nossos estoques acreditando que a feira seria um sucesso e montamos um plano de ação especial para processar os pedidos, faturar e expedir as mercadorias negociadas ainda no mês de outubro. Trabalhamos no final de semana com muito entusiasmo e os clientes já estão com as mercadorias em seus estoques”.
Além das negociações que aconteceram nos estandes de indústrias importantes do setor, como: Eurofarma, Aché, Hypera, Johnson & Johnson, GSK, dentre outros. O evento foi palco de palestras e apresentação de cases de sucesso para os visitantes da feira.
Para Flávio José — gestor geral da Rede Nossa Farma e um dos palestrantes do evento —, foi uma honra apresentar aos visitantes o case de sucesso da empresa em que atua, “Apresentar um case de sucesso como a Rede Nossa Farma aos clientes do Grupo Jorge Batista, visa demonstrar o nosso pioneirismo no associativismo com serviços diferenciados. Todos os conteúdos apresentados na feira contribuem para que o varejista se mantenha atualizado sobre as tendências do mercado e estratégias de gestão do próprio negócio”.
Os varejistas que visitaram a feira também gostaram muito do evento e valorizaram a troca de experiência e o networking propiciado pelo encontro. Para Gabriel Gama, da Rede de Farmácias e Drogarias Santa Sara (RN), que pretende investir no canal de vendas digitais, “Além de comprar e abastecer o estoque das lojas valeu a pena conversar com pessoas do setor sobre as tendências do varejo farmacêutico. Como queremos investir na venda digital, aproveitei o encontro para trocar ideias e entender um pouco mais sobre a representatividade e expectativas do comércio digital nas farmácias e drogarias”.
Além da presença das grandes indústrias, a Procfit esteve presente no evento como parceira estratégica de tecnologia para captação dos pedidos de uma das distribuidoras, e como expositora. “É a primeira vez que participamos de uma feira do segmento farmacêutico, pois todos os outros eventos nos quais atuamos eram focados em tecnologia para o varejo. Fiquei surpresa com a movimentação e interesse dos varejistas presentes em buscar soluções tecnológicas para apoiar a gestão da farmácia”, afirma Thaiane Abreu, Diretora Comercial da Procfit.
Devido ao grande sucesso do evento em Natal, a Nazária está se preparando para a segunda edição do evento, que acontecerá em 2022, onde a expectativa é bater o recorde de vendas.
São Paulo – SP 19/11/2021 – Os profissionais que trabalham com call center produzem frequentemente movimentos repetitivos que causam tendinopatia ou LER (Lesão por Esforço Repetitivo).Operadores de telemarketing desenvolvem doenças do trabalho ocasionadas pelas atividades profissionais. O Dr. Márcio Coelho, especialista em doenças e acidentes de trabalho, explica quem pode ter direito ao auxílio acidente de 50% através desse beneficio do INSS.
O setor de operações de telemarketing é uma área profissional que está sempre em alta no mercado. Atualmente são 1,5 milhões de teleoperadores no Brasil atuando nesse segmento. O que deveria beneficiar milhares de pessoas que ingressam no mercado de trabalho se tornou uma preocupação constante com o estresse psicológico e as lesões pelos movimentos repetitivos. O Sindicato dos Trabalhadores de Telemarketing (Sintratel) divulgou em um artigo, datado de julho de 2021, que 30% dos teleoperadores sofrem com transtornos psíquicos. Utilizando o Sintratel como referência, o sindicato divulgou que 77.732 casos são de doenças por esforço repetitivo, 8.607 casos de transtornos mentais e 6.645 casos de perda auditiva.
De acordo com o Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark), a estimativa é que o número de pessoas que ingressam na profissão aumente 11% anualmente, com base no levantamento de dados da última década. Esta mesma pesquisa indica que 45% dos teleoperadores trabalham no setor de atendimento ao cliente (SAC), enquanto 22% trabalham com televendas e 23% em transações de recuperação de crédito.
Os profissionais que trabalham com call center produzem frequentemente movimentos repetitivos que causam tendinopatia ou LER (Lesão por Esforço Repetitivo), provocando tensões nos ombros, cotovelos, punhos ou dedos. A tendinopatia é uma lesão formada pela tensão repetitiva nos tendões, ocasionando dores, inflamações ou até mesmo deformidades na estrutura óssea. Os tendões são pontos anatômicos que conectam músculos e ossos nas articulações, movimentos utilizados constantemente por operadores de telemarketing.
Homens e mulheres que trabalham na área de telemarketing também sofrem com nódulos ou calos nas cordas vocais, lesões geradas pelo uso excessivo da voz. Os efeitos colaterais são dores, rouquidão e alterações no timbre, formando sintomas inflamatórios.
Em uma entrevista recente, divulgada em outubro de 2021, Dr. Márcio Coelho, especialista em acidentes e doenças do trabalho, comenta: “os sintomas podem estar relacionados com a sua atividade profissional e podem dar direito ao benefício mensal chamado Auxílio Acidente de 50%. A existência e o direito ao benefício mensal denominado como Auxílio Acidente de 50% são garantidos pelo INSS ao comprovar o laudo médico e a carteira assinada”.
De acordo com o Ministério do Trabalho, o benefício é concedido aos segurados que carregam sequelas por consequência de um acidente ou doença do trabalho. Especificamente, que interferem na capacitação técnica ao exercer a função profissional, como um operador de telemarketing que começa a sentir dores nas articulações pelos movimentos repetitivos ou complicações nas cordas vocais. O mais indicado é que os teleoperadores procurem informações e atualizações constantes sobre os direitos e as regulamentações CLT — Consolidação das Leis Trabalhistas.
Uberlândia MG 19/11/2021 – Ao longo dos anos, foram lançadas novas versões do Manual de Orientações do Contribuinte baseado nas mudanças que a NF-e sofreu com o passar do tempo.Com a construção do Sistema de Nota Fiscal Eletrônica foi lançado o Manual de Orientações do Contribuinte.
Ao longo dos anos, foram lançadas novas versões do Manual de Orientações do Contribuinte baseado nas mudanças que a NF-e sofreu com o passar dos anos. A primeira versão foi lançada tendo como base o Ato COTEPE/ICMS Nº 72, de 20 de dezembro de 2005, que tem por objetivo dispor informações sobre as especificações técnicas da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE e dos Pedidos de Concessão de Uso, Cancelamento e Inutilização de NF-e, conforme disposto no Ajuste SINIEF 07/05. Sua principal característica é a instituição do layout que descreve o conteúdo do arquivo da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, a que se refere à cláusula terceira do Ajuste SINIEF 07/05, de 30 de setembro de 2005, Anexo I, além do layout do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE, a que se refere à cláusula nona do Ajuste SINIEF 07/05, Anexo II.
A segunda versão do manual dispunha mudanças relacionadas ao Ato COTEPE/ICMS Nº 14, de 12 de novembro de 2017, que se tratava de informações sobre as especificações técnicas da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE e dos Pedidos de Concessão de Uso, Cancelamento, Inutilização e Consulta a Cadastro, via WebServices, conforme disposto no Ajuste SINIEF 07/05; e ao Ato COTEPE/ICMS Nº 22, de 25 de agosto de 2008, tratando-se das especificações técnicas da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE e dos Pedidos de Concessão de Uso, Cancelamento, Inutilização e Consulta a Cadastro, via WebServices, conforme disposto no Ajuste SINIEF 07/05.
A terceira versão veio acompanhada das mudanças e aprovações do manual relacionadas ao Ato COTEPE/ICMS nº 3, de 19 de março de 2009, dispondo especificações técnicas da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE e dos Pedidos de Concessão de Uso, Cancelamento, Inutilização e Consulta a Cadastro, via WebServices, conforme disposto no Ajuste SINIEF 07/05.
Na quarta versão do manual relacionado às mudanças e aprovações do Ato COTEPE/ICMS nº 39, de 19 de novembro de 2019 e do Ato COTEPE/ICMS Nº 49, de 27 de novembro de 2019.
A aprovação e mudanças da quinta versão do Manual de Orientações do Contribuinte foi lançado com o Ato COTEPE/ICMS Nº 11, de 13 de março de 2012, tratando-se das especificações técnicas da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE e da utilização de WebServices, conforme disposto no Ajuste SINIEF 07/05.
E por fim, a sexta versão do manual, nos traz as atualizações das notas publicadas até dezembro de 2014, exceto NT NFC-e 2014.001, NT 2014.002 v1.01 e NT NFC-e 2014.003 v1.02.
Entendendo a finNFe
Ele significa Finalidade de Emissão da NF-e. Ele é um campo tratado pelas recomendações para a SEFAZ, possuindo quatro opções de preenchimento:
1 = NF-e normal: notas fiscais eletrônicas emitidas de forma normal;
2 = NF-e complementar: notas fiscais eletrônicas utilizadas para complementar uma informação de uma nota fiscal eletrônica normal;
3 = NF-e de ajuste: notas fiscais eletrônicas utilizadas para solicitar ajustes a uma nota fiscal eletrônica normal;
4 = Devolução de mercadoria: notas fiscais eletrônicas utilizadas para invalidar os impostos de uma nota fiscal eletrônica normal que foi emitida para a mercadoria correspondente;
Erros comuns relacionados ao campo finNFe
Outro ponto importante que vale levantar dentro do manual são os erros relacionados ao campo finNFe:
rejeição – NFC-e com finalidade inválida: Este erro se trata de um erro dentro do campo finNFe cuja informação encontrada na NFC-e é diferente da opção normal;
rejeição – NF-e complementar não possui NF referenciada: quer dizer que dentro da nota não foi informado em qual nota a NF-e complementar será referenciada.
rejeição – NF-e complementar possui mais de uma NF referenciada: corresponde ao referenciamento complementar a mais de uma ocorrência (NF-e, NFC-e, NF modelo 1);
rejeição – CNPJ Emitente da NF Complementar difere do CNPJ da NF Referenciada: condiz à diferença de CNPJ de quem emitiu a nota fiscal com a nota referenciada;
rejeição – NF referenciada com UF diferente da NF-e complementar: de forma simplificada, o estado encontrado na nota referenciada é diferente da nota complementar;
rejeição – NF-e de devolução de mercadoria não possui documento fiscal referenciado: para solucionar este erro, basta referenciar a nota fiscal correspondente de quando a mercadoria foi comprada;
rejeição – CFOP inválido para NF-e com finalidade de devolução de mercadoria: o CFOP colocado na nota não corresponde a um CFOP de devolução de mercadoria. Neste caso, verifique o CFOP escolhido e em caso de dúvidas, procure seu contador;
rejeição – CFOP de devolução de mercadoria para NFe que não tem finalidade de devolução de mercadoria: o CFOP da nota de devolução de mercadoria não corresponde à um CFOP de devolução de mercadoria;
rejeição – Valor do Produto difere do produto Valor Unitário de Comercialização e Quantidade Comercial: este erro refere-se a um erro de cálculo do sistema, pois o valor unitário multiplicado pela quantidade de itens acusados na emissão não corresponde ao valor total do item da nota;
rejeição – Valor do Produto difere do produto Valor Unitário de Tributação e Quantidade Tributável: este erro refere-se a um erro de cálculo do sistema, pois o valor unitário da tributação do item multiplicado pela quantidade de itens acusados na emissão não corresponde ao valor total dos tributos da nota;
Conclusão
A finNFe ou finalidade da Nota Fiscal Eletrônica é um campo encontrado dentro do banco de dados que, quando não arquitetado e colocado em prática de forma correta, pode acarretar erros que estão longe das mãos dos usuários a correção. Vários erros podem ser encontrados dependendo da forma que esse campo for preenchido.
19/11/2021 – A International Contemporary Furniture Fair (ICFF), em Nova York (EUA), contará com a presença da Ornare, marca internacional de mobiliário sob medida de alto padrão. A feira acontece nos dias 14 e 15 de novembro e terá um estande exclusivo com Ricardo Bello Dias, diretor de arte da marca, e responsável por assinar parte da nova coleção Square Round e a Cozinha Shaker. Por sua relevância, a feira foi escolhida pela empresa para apresentar a cozinha Shaker com ilha Round ao mercado. Pitter Schattan, diretor executivo e Stefan Schattan, Diretor Comercial da Ornare, estarão presentes no evento com a equipe Ornare para receber os convidados e celebrar essa fase de reabertura das exposições.
Inspirada na comunidade que habitava o noroeste da Inglaterra no século XVIII, a linha Shaker oferece uma interpretação sofisticada. Com um puxador delicado, a moldura das portas destaca-se como elemento principal da linha. É especialmente a moldura que dá possibilidades infinitas para personalizar o produto com uma ampla gama de estética, do clássico ao contemporâneo. Os acabamentos disponíveis variam da elegância do vidro ao calor da madeira e da ráfia tecida, lembrando também o artesanato da comunidade de Shakers.
Já a linha Round é inspirada na proporção áurea, com curvas suaves, e transmite a mensagem de estilo de vida mais leve. É uma linha que surpreende quando se olha de perto e descobre suas linhas sinuosas que suavizam uma forma aparentemente rígida. Seus armários são caracterizados por cantos côncavos ou convexos e portas ricas em textura, com delicadas ondas dentro e fora. Os móveis de cozinha, closet e banheiro da Round podem ser integrados a outras linhas e coleções. Além disso, a linha Round inclui um conjunto de peças autônomas que são uma elegante solução de organização e harmonia para qualquer espaço.
“A ICFF oferece uma experiência de mercado incomparável, tanto para os visitantes quanto para os expositores. É o lugar ideal para se verificar as novidades e tendências, atualizar conhecimentos e networking com grandes ícones do setor. Para nós, essa é uma excelente oportunidade de ampliarmos a visibilidade do nosso portfólio e reforçarmos a importância e a qualidade do produto 100% brasileiro”, afirma Murillo Schattan, sócio-fundador e CEO da Ornare.
De acordo com o executivo, a feira traz design contemporâneo e mostra também a novidade da casa ter se tornado um ambiente diferenciado. “As pessoas entenderam que o lar é o lugar onde elas irão passar a maior parte das suas vidas, por isso, há uma valorização dos espaços e do conforto em todos os ambientes”, diz Murillo Schattan.
Esta é a terceira vez que a marca participa desse importante evento internacional organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações – ApexBrasil, com a colaboração da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL.
Serviço ICFF
14 e 15 de novembro de 2021
Nova York
Jacob K. Javits Convention Center – 11th Avenue na 38th Street
Todo ano com o lançamento de novos modelos de sua linha de produtos, a Apple movimenta bilhões de dólares. Com o recente lançamento do iPhone 13, a expectativa é um crescimento ainda maior.
O produto de maior sucesso ainda é o iPhone, responsável por 48% do total da receita da empresa. Porém, um segmento com um dos maiores crescimentos são os wearable (relógios, fones e acessórios) que há poucos anos representavam 5% e atualmente subiram para 11%.
Para efeito de grandeza, somente a soma das vendas dos AirPods (fone de ouvido sem fio da marca) é maior que o total de faturamento de empresas como a Spotify, Twitter, Snapchat e Shopify juntas. A marca cobiçada por aficionados pela tecnologia é também a mais valiosa do mundo, com US$ 408 bilhões de valor – na frente da Amazon, Microsoft e Google, respectivamente.
No Brasil, a Apple também possui um público fiel à marca, mais de 14% de todos os celulares vendidos, são do sistema operacional iOS. Porém os brasileiros precisam desembolsar um alto valor para adquirir os produtos da marca. O Brasil é o país onde o iPhone, iPad, AirPods e Mackbook, são os mais caros do planeta, segundo pesquisa realizada pelo portalCupomValido com a Statista e Nukeni, onde foi compilado os preços das lojas oficiais da Apple.
Ao levar em consideração o salário mínimo do país, os brasileiros precisam trabalhar o equivalente a 14 meses para comprar um iPhone 13 Pro Max 1TB. Bem longe dos americanos, que necessitam de pouco mais de 1 mês para comprar o mesmo smartphone, e no caso australianos necessitam somente de 12 dias de trabalho (a Austrália possui o maior salário mínimo mundial).
Brasil é o país com os produtos da Apple mais caro do mundo Ao considerar todos os produtos da marca (Macbook, AirPods, iPhone, iPad e iMac) e todas as configurações (desde a menor armazenagem até a maior), para todas elas o Brasil sempre fica em primeira posição com o preço mais caro do mundo. Até ao levar em consideração outros países da América Latina, eles possuem preços até 50% menores que o Brasil.
O mais impressionante que é se considerarmos o produto mais caro da Apple – Macbook Pro de 16 polegadas, 32GB RAM, 1TB SSD (no valor de R$45.499), um brasileiro que ganha um salário mínimo precisaria trabalhar mais de 4 anos para adquirir o notebook.
Outros países emergentes, como a Turquia e Índia, também estão próximo do Brasil no quesito de maiores preços. Na ponta oposta, os Estados Unidos é país com o menor preço dos produtos da marca, seguindo por Japão e Hong Kong.
Por que no Brasil é tão caro? O motivo pode ser explicado principalmente por 2 fatores: impostos e câmbio. Aproximadamente 40% do preço de um iPhone é somente para pagar à carga tributária cobrada pelo Brasil. São diversos impostos cobrados como o: IPI, imposto de importação, PIS, COFINS e ICMS.
O segundo motivo é devido ao preço do dólar que está em alta desde o ano passado. No último ano, o Real foi a moeda que mais de desvalorizou no mundo, com uma desvalorização de mais de 40%. Isso significa que o custo de todos os produtos importados subiram significativamente.
New York/NY 19/11/2021 – DUBAI, Emirados Árabes Unidos, Nov. 19, 2021 (GLOBE NEWSWIRE) — O projeto “Programa Embaixadores: Promoção de Empoderamento Cívico para Todos” do Politize! O Instituto de Educação Cívica do Brasil foi selecionado como uma das dez iniciativas de base global para receber o prestigiado Prêmio de Inovação Intercultural da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e do Grupo BMW, durante uma Cerimônia de Premiação realizada ontemànoite no Pavilhão Alemão da EXPO Dubai 2020,àmargem da semana temática sobre Tolerância e Inclusão. O processo de seleção foi altamente competitivo, com mais de 1.100 inscrições recebidas de 120 países.
O Programa Embaixadores Politize! fornece conhecimento e treinamento para a criação de uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia. O projeto seleciona milhares de jovens todos os anos para capacitá-los a desenvolver oficinas de educação cívica e soluções públicas para as questões da sua própria comunidade, formando assim novas lideranças cívicas e impactando positivamente as políticas públicas em todo o Brasil.
“Este prêmio é a recompensa de mais de 3 anos de trabalho e fé em um único propósito: a possibilidade de criar uma sociedade plural, consciente e comprometida com a democracia. Representa o esforço de mais de 5000 pessoas que acreditam em uma sociedade fundamentada no conhecimento, pluralidade e empatia – uma sociedade que irá construir uma democracia brasileira plena”, disse o gerente de Treinamento de Liderança do projeto, Vinícius Zunino.
Todos os anos, o Prêmio de Inovação Intercultural apoia iniciativas de base que promovem o diálogo e a compreensão intercultural, contribuindo assim para a paz, diversidade cultural e sociedades mais inclusivas. Este ano, a Cerimônia de Premiação foi presidida pelo Alto Representante da UNAOC e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da Espanha, S.Ex.ª Sr. Miguel Ángel Moratinos e Sra. Ilka Horstmeier, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pelos Recursos Humanos do Grupo BMW.
Além de um subsídio financeiro, a Politize! receberá um ano de apoio de capacitação e orientação da UNAOC, do Grupo BMW e da Accenture para ajudar a fortalecer o “Programa de Embaixadores: Promoção do Empoderamento Cívico para Todos” e garantir o seu crescimento sustentável. Este modelo de colaboração entre as Nações Unidas e o setor privado cria um impacto mais profundo, pois os parceiros fornecem seu conhecimento para garantir o crescimento sustentável de cada projeto apoiado.
Consultas da mídia: – Sra. Milena Pighi, Dirigente de Responsabilidade Social Corporativa, Grupo BMW: Telefone: +49-89-382-66563; Email: Milena.PA.Pighi@bmw.de
Foz do Iguaçu – PR 18/11/2021 – O turismo de compras sempre foi muito forte na fronteira, mas agora, com mais uma nova opção no Brasil, o turista tem uma grande vantagemCataratas do Iguaçu e Duty Frees instalados na cidade movimentam turismo na região da tríplice fronteira com Argentina e Paraguai; empresário do ramo da hotelaria comenta cenário de aquecimento do setor e retomada da economia local
Após um período de restrições e queda na atividade comercial devido às recomendações de isolamento social por parte das autoridades da área de saúde decorrente da pandemia de Covid-19, a movimentação econômica do turismo no Brasil tem registrado, nos últimos meses, seguidas taxas de crescimento, indicando o reaquecimento do setor. De acordo com dados da mais recente da PMS (“Pesquisa Mensal de Serviços”), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado em 14 de outubro, houve uma alta de 4,6% em agosto em referência ao mês anterior, na quarta taxa positiva seguida – entre maio e agosto o acúmulo já aponta um crescimento de 49,1%.
Dentre as Unidades da Federação com melhores índices no último balanço da PMS, referente ao mês de agosto, está o estado do Paraná, que registrou uma expansão de 5,4% em relação a julho, no segundo melhor desempenho do país, atrás apenas de Goiás, que teve um índice de 8.8%.
Um dos destinos mais procurados em terras paranaenses é Foz do Iguaçu, localizada na tríplice fronteira com a Argentina e o Paraguai. A cidade conta com o atrativo do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga um dos principais pontos turísticos do país, as Cataratas do Iguaçu, atraindo milhares de turistas todos os meses. Em outubro, de acordo com concessionária que gere o local, foram mais de 78 mil visitantes – uma alta de 17% em relação a setembro.
A estimativa dos empresários do setor de turismo de Foz do Iguaçu para o último trimestre de 2021, realizada em setembro, foi de que cerca de 200 mil turistas se desloquem para a cidade nos finais de semana e feriados, além do período das festas de fim de ano. A previsão se dá de forma consoante com os dados divulgados pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que apontou o local, ao de Maceió, como o destino com o aumento mais expressivo de vendas no mês de setembro. A mesma pesquisa indicou que 36% das operadoras de turismo já alcançaram o faturamento do período anterior à pandemia de Covid-19, em mais um indicativo do aquecimento do setor.
Turismo de compras e outras atrações
Além dos atrativos naturais, Foz do Iguaçu também é um destino de turismo de compras, já que, além de fazer fronteira com Ciudad del Este, no Paraguai, cidade que historicamente é visitada por brasileiros em busca de produtos mais baratos no mercado, o local também conta com dois Duty Frees, permitindo aos visitantes mais opções de compras – para completar, a outra cidade da tríplice fronteira, Puerto Iguazu, na Argentina, também possui um Duty Free.
Para Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel, a permissão de instalação de lojas francas em municípios de fronteira caracterizados como cidades gêmeas, como é o caso de Foz do Iguaçu – com as vizinhas do Paraguai e da Argentina -, regulamentada pela lei 12.723/2012 e pela instrução normativa 1799/2018, da Receita Federal, permitiu que a cidade paranaense abrigasse dois grandes Duty Frees, impulsionando o turismo local.
“O turismo de compras sempre foi muito forte na fronteira, mas agora, com mais uma nova opção no Brasil, o turista tem uma grande vantagem, pois pode fazer suas compras no Paraguai ou na Argentina e, ainda, do lado de cá da fronteira”. O empresário aponta que, como é possível que o visitante gaste uma cota de U$ 500 (em torno de R$ 2.719) fora do país e outros US$ 300 (cerca de R$ 1.630) em Foz do Iguaçu, é possível que uma família de cinco pessoas possa comprar até US$ 4 mil (por volta de R$ 21.759) em mercadorias. “Assim, o destino se torna muito atrativo”.
A grande adesão à vacinação de Covid-19 por parte da população da cidade (93% das pessoas com mais de 12 anos já estão com o ciclo vacinal completo), para Mendes, auxilia muito na retomada da economia voltada ao turismo na região. “Após Foz do Iguaçu se tornar umas das primeiras cidades turísticas do país a ter a população acima de 18 anos toda imunizada, já começou um crescimento muito expressivo no turismo da cidade”.
Aos atrativos comerciais e ao Parque Nacional do Iguaçu, principal cartão-postal da cidade, somam-se outros pontos turísticos na cidade. “Os atrativos antigos da cidade estão se reinventando e trazendo novas atrações para que o público fique cada vez mais tempo nessa cidade turística. Um exemplo é o Complexo do Museu de Cera, que já tem dois novos atrativos inaugurados este ano”, diz o sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel. “Outra atração muito esperada, que será inaugurada em dezembro é a Roda Gigante, que será a maior do país”.
Por fim, Mendes ressalta que há a previsão para que no ano de 2023 seja inaugurado na cidade o maior aquário de água doce do mundo.
“Com todos estes novos atrativos chegando à cidade de Foz do Iguaçu, a expectativa do turismo é de receber um número cada vez maior de turistas, com permanência também maior”, diz.
Black Friday chegando, e os consumidores estão loucos pelas ofertas que deverão aparecer em muitos sites. Porém, nem todas elas são reais, e sim são fraudes. Segundo Paula Xavier, Head Consumer Online LATAM da McAfee, a chance de você cair em um golpe destes é enorme, e existem algumas maneiras de evitá-las.
Com isso, separamos cinco dicas para proteção dessas situações. Confira:
Anexos de e-mail que fingem ser de varejistas e remetentes legítimos Um esquema comum usado por hackers é a introdução de malware por meio de anexos de e-mail e, durante a temporada de liquidações de final de ano, eles costumam enviar malware sob o pretexto de oferecer e-mails e notificações de envio.
Saiba que varejistas e empresas de transporte não enviarão coisas como ofertas, códigos promocionais e números de rastreamento em anexos. Em vez disso, eles chamarão claramente essas coisas no corpo de um e-mail.
Trapaça Typosquat Um movimento clássico do golpista é “typosquat”, ou seja, endereços de e-mail e URLs falsos que parecem terrivelmente próximos a endereços legítimos de empresas e varejistas legítimos. Eles costumam aparecer em e-mails de phishing e, em vez de direcioná-lo a um grande negócio, podem, na verdade, vinculá-lo a sites de golpes que podem retirar suas credenciais de login, informações de pagamento ou até mesmo fundos, caso você tente fazer um pedido por meio deles. Você pode evitar esses sites acessando o site do varejista diretamente.
Seja cético em relação a qualquer link que você receber por e-mail, texto ou mensagem direta – é melhor ir até o site digitando manualmente o endereço legítimo e procurar a oferta lá.
Ofertas e sites copiados Um truque relacionado a golpistas que também usa táticas de typosquatting é configurar sites que parecem que poderiam ser administrados por um varejista ou marca confiável, mas não são. Esses sites podem apregoar uma oferta especial, uma grande oferta sobre um item importante do feriado ou outros enfeites, mas esses sites são mais uma forma de os cibercriminosos coletarem informações pessoais e financeiras.
Uma maneira comum de esses sites se espalharem é por meio da mídia social, e-mail e outras plataformas de mensagens. Mais uma vez, uma URL “próxima da verdadeira” é um sinal revelador de um imitador, portanto, visite os varejistas diretamente. Além disso, um software de proteção on-line abrangente pode impedir que seu navegador carregue sites suspeitos e avisá-lo sobre sites suspeitos em seus resultados de pesquisa.
Aplicativos de compras falsificados Embora o melhor deles possa parecer praticamente profissional e ser difícil de detectar, uma maneira de evitar aplicativos de compras falsificados é ir até a fonte. Acesse o site do varejista no navegador do seu celular e procure um link para o aplicativo no site dele. Da mesma forma, atenha-se às lojas de aplicativos legítimas, como Google Play e App Store da Apple, que possuem medidas para evitar que aplicativos maliciosos apareçam em suas lojas.
No entanto, alguns podem passar despercebidos antes de serem detectados, portanto, procure o nome do editor na descrição e verifique se ele é legítimo. Em um aplicativo falso, o nome pode ser parecido com o varejista que você está procurando, mas não é bem isso. Outros sinais de uma falsificação incluem erros de digitação, gramática ruim e design que parece um pouco errado.
A oferta “boa demais para ser verdade” Os golpistas adoram esta época do ano. Durante as férias, eles aproveitarão a escassez de produto e a pressão que o consumidor sofre em suas ofertas e mensagens. Se o preço, a disponibilidade ou o tempo de entrega parecerem bons demais para ser verdade, pode ser uma fraude criada para coletar suas informações pessoais e contas.
Tenha cuidado aqui antes de clicar. Se você não tiver certeza sobre um produto ou varejista, leia as avaliações de sites confiáveis para ajudar a ver se ele é legítimo.
Paula Xavier
Outras dicas para fazer compras online a qualquer momento
Além de detectar fraudes, há várias coisas que o consumidor pode fazer para se manter mais seguro enquanto faz compras nesta época do ano. Na verdade, segundo Paula, eles também podem mantê-lo seguro quando você faz compras durante todo o ano. Confira:
Procure o ícone de cadeado Este é um ótimo para começar. Sites seguros começam seus endereços com “https”, não apenas “http”. Esse “s” extra significa “seguro”, o que significa que ele usa um protocolo seguro para transmitir informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e similares pela Internet. Frequentemente ele aparece como um pequeno ícone de cadeado na barra de endereço do seu navegador, portanto, verifique-o novamente.
Se você não perceber que é seguro, é melhor evitar fazer compras nesse site.
Use proteção enquanto faz compras Usar um pacote completo de software de proteção online pode oferecer camadas de proteção extra ao consumidor enquanto este faz compras, como proteção para navegador da web e um gerenciador de senhas. A proteção do navegador pode bloquear links maliciosos e suspeitos que podem levar você a um malware ou golpe financeiro. Um gerenciador de senhas pode criar senhas fortes e exclusivas e também armazená-las com segurança, tornando muito mais difícil para os hackers comprometerem suas contas.
A proteção contra roubo de identidade leva sua segurança um passo adiante, ajudando você a proteger sua identidade online e restaurá-la, caso alguma de suas informações pessoais seja encontrada em mãos erradas.
Use a autenticação de dois fatores em suas contas A autenticação de dois fatores é uma camada extra de defesa além de seu nome de usuário e senha. Ele adiciona o uso de um código especial de uso único para acessar sua conta, geralmente enviado a você por e-mail ou para seu telefone por mensagem de texto ou chamada telefônica. Ao todo, ele combina algo que você conhece, como sua senha, com algo que você possui, como seu smartphone.
Juntos, isso torna mais difícil para um bandido hackear sua conta. Se alguma de suas contas oferecer suporte à autenticação de dois fatores, os poucos segundos extras necessários para configurar valem o grande impulso em proteção que você obterá.
Use uma VPN se estiver comprando em uma rede Wi-Fi pública O Wi-Fi público em cafeterias e outros locais públicos pode expor sua navegação privada a olhos curiosos porque essas redes estão abertas a todos. Usar uma rede privada virtual (VPN) criptografa sua navegação, compras e outro tráfego de Internet, tornando-o seguro contra tentativas de interceptar seus dados em Wi-Fi público e coleta de informações como suas senhas e números de cartão de crédito.
Fique de olho em sua identidade e relatórios de crédito Com todas as senhas e contas que mantemos, isso é importante. A verificação do seu crédito revelará quaisquer inconsistências ou instâncias definitivas de fraude. A partir daí você pode tomar medidas para corrigir quaisquer erros ou cobranças incorretas que encontrar.
Por isso, antes de fazer compras online este ano, respire fundo antes de mergulhar de cabeça. Verifique novamente as ofertas que podem parecer boas demais para ser verdade. Observe atentamente esses links. E absolutamente não clique nos anexos que parecem avisos de remessa ou ofertas de cupons. “Os hackers esperam que você tenha um pouco de pressa nesta época do ano. Reservar um momento extra para detectar seus truques pode ajudar muito a manter você e suas finanças seguras”, finaliza a executiva.
Novembro já começou com um feriado prolongado: o dia de Finados caiu em uma terça-feira e alguns locais emendaram a segunda também. E ainda tem mais dois feriados nacionais ainda este mês: a Proclamação da República, no dia 15 e o Dia da Consciência Negra, no dia 20. Tudo bem que o último vai cair em um sábado este ano, mas muita gente já está fazendo planos para aproveitar as folgas, agora que o turismo dá sinais de reabertura.
Graças ao avanço da vacinação no Brasil, os hotéis e pousadas estão retomando suas atividades com público total, mas ainda com obrigatoriedade do uso de máscara e a necessidade de apresentar carteirinha de vacinação. A região do Sul de Minas Gerais tem sido bastante procurada nessa época do ano e está com atrações especiais para receber os turistas em novembro.
Em Gonçalves, acontece o 7º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça. De 5 de novembro até 5 de dezembro a cidade terá programação dinâmica e repleta de vivências campestres, feira de produtores, experiências sensoriais rurais, oficinas de gastronomia, arte e cultura, mídias digitais, tecnologia, formação para todas as idades e conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
“Estamos nos preparando para uma temporada reaquecida, pois as pessoas estão ansiosas e empolgadas para viajar, depois de quase dois anos com tudo fechado. Aos poucos estamos reabrindo nossos espaços e podendo planejar atividades e passeios especiais para os nossos turistas”, afirma Marília Ribeiro, gerente da Pousada Vida Verde, em Gonçalves/MG.
A pousada fará a reabertura de todas as áreas sociais e do restaurante para servir café para “não hóspedes” e lançamento do café da manhã vegano. Além disso, inaugura um novo espaço destinado às crianças: a brinquedoteca Fazendinha Feliz, com temática rural, claro.
A retomada do turismo na região do Sul de Minas tem sido bastante positiva, com o aumento de postos de trabalho e procura por passagens aéreas e rodoviárias, além da procura por hotéis e pousadas, registradas conforme o avanço na vacinação e reabertura das atividades turísticas e eventos.
A Kingston anunciou a chegada de novos modelos de SSD ao mercado. O primeiro é o KC3000, próxima geração PCIe 4.0 NVMe M.2 SSD para desktops e notebooks. O modelo oferece um outro patamar de performance ao utilizar o mais recente controlador NVMe Gen 4×4 e o 3D TLC NAND, ideal para heavy users que exigem as velocidades mais rápidas do mercado.
O KC3000 oferece velocidades de até 7.000 MB/s para leitura e gravação, com desempenho extraordinário e capacidade total de até 4.096 GB de armazenamento. Ao optar por este modelo, os usuários contarão com velocidade e segurança para jogos e programas que exigem mais da memória do computador, bem como poderão utilizar aplicativos de renderização em 3D e criação de conteúdo 4K+ com agilidade.
O KC3000 é produzido com 3D TLC NAND de alta densidade, instalado no formato padrão da indústria M.2 2280, e sua maior capacidade de armazenamento possibilita que os usuários aproveitem as velocidades PCIe 4.0. Com a combinação de desempenho e resistência, o KC3000 é reforçado com um discreto dissipador de calor em grafeno para manter o SSD frio mesmo durante o uso de programas que demandam mais da memória do computador.
“Com a ascensão de aplicativos que demandam grande volume de dados, os consumidores precisam de cada vez mais soluções de alto desempenho, com altas capacidades de armazenamento”, afirma Paulo Vizaco, diretor executivo da Kingston Brasil e diretor de Etail na América Latina. “Ao utilizar a tecnologia PCIe 4.0 de última geração, com o KC3000 podemos fornecer armazenamento rápido e confiável para atender às necessidades de uma ampla gama de clientes no mercado”, completa.
O KC3000 está atualmente disponível nas capacidades de armazenamento de 512 GB, 1, 2 e 4 TB GB. O KC3000 é possui garantia limitada de cinco anos e suporte técnico gratuito. Para obter mais informações, visite o site da Kingston.
Outro lançamento da marca é seu novo SSD da linha Kingston FURY, o novo SSD Kingston FURY Renegade, próxima geração PCIe 4.0 NVMe M.2 drive para gamers, entusiastas e heavy users. O dispositivo oferece desempenho de ponta com capacidade elevada usando o mais recente controlador Gen 4×4 e 3D TLC NAND.
Ao utilizar a largura de banda disponível do PCIe 4.0, o SSD Kingston FURY Renegade atinge velocidades de até 7.300 MB/s de leitura e até 7.000 MB/s de gravação, entregando também até 1.000.000 IOPS (Input/Output Operations Per Second) para proporcionar ao jogador uma incrível estabilidade e uma ótima experiência durante os jogos.
A unidade é desenvolvida para reduzir o tempo de carregamento dos games e aplicativos, facilitar a transmissão e captura, como também garantir o aumento da capacidade responsiva do sistema. Com opções de até 4 TB de armazenamento, os usuários poderão manter uma extensa biblioteca com seus jogos favoritos, mídias e ainda sobrará espaço.
O SSD Kingston FURY Renegade combina um fino formato M.2 e um discreto e avançado dissipador de calor em grafeno que mantém o SSD frio mesmo durante o uso intenso, permitindo um desempenho superior para PCs e notebooks sem precisar de espaço adicional para os tradicionais dissipadores, sendo também compatível com a solução da própria placa mãe do sistema.
“O Kingston FURY Renegade SSD ultrapassa os limites da tecnologia PCIe Gen4 para fornecer aos seus usuários uma alta performance para aprimorar as configurações dos jogos e melhorar a experiência como um todo”, afirma Paulo Vizaco, diretor executivo da Kingston Brasil e diretor de Etail na América Latina. “É possível também combinar o Kingston FURY Renegade SSD com a linha de memória Kingston FURY para turbinar ainda mais o setup”, adiciona.
Ambos os modelos já estão disponíveis no mercado, com garantia de 5 anos e suporte local gratuito.
18/11/2021 – A APIMEC Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) realizará o Encontro Setorial APIMEC Logística e Sustentabilidade, no dia 25 de novembro de 2021, das 14:00 às 17:00, e discutirá questões de inovação e estratégia no setor de transportes.
O segundo painel do Encontro Setorial APIMEC Logística e Sustentabilidade ocorrerá no dia 25 de novembro de 2021, das 15:30 às 16:45, e terá como tema “Transportes e Reversa”. O painel será moderado por Luiz Fernando de Almeida Bello, Membro do Conselho Suplente da APIMEC Brasil, e contará com apresentações de Sandra Calcado, Gerente de Relações com Investidores, Estratégia e ESG da Log-in; e Leonardo Romano, Diretor de Supply Chain e Inovação Logística da Natura Co.
O evento promovido pela APIMEC Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) será em formato híbrido, com possibilidade de participação presencial exclusiva para associados, no Hotel Prodigy Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), no dia 25 de novembro de 2021, das 14:00 às 17:00, e com transmissão simultânea on-line aberta ao público em geral.
Ao final do evento, será lançado o livro ABAMEC APIMEC 50 anos.
O evento tem o objetivo de trazer informações setoriais para profissionais de investimento e investidores.
O Encontro Setorial APIMEC Logística e Sustentabilidade conta com o patrocínio do Itaú Unibanco, além do apoio institucional das seguintes entidades: ABAAI (Associação Brasileira dos Agentes Autônomos de Investimentos), ABRACOM (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), FACPC (Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis), FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores).
APIMEC Brasil – A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais é uma entidade de pessoas físicas, com fins técnicos, culturais e não lucrativos. Completou 51 anos, sendo uma das mais longevas e relevantes entidades do mercado, promovendo eventos técnicos e educacionais, sendo que desde 2010 realiza, também, a atividade de autorregulação do analista de valores mobiliários. Entre associados e analistas credenciados e certificados, congrega diretamente em torno de 2.500 profissionais de investimento, distribuídos em todo território nacional.
Serviço: Encontro Setorial APIMEC Logística e Sustentabilidade Data: 25 de novembro de 2021 Local: Hotel Prodigy Santos Dumont – Rio de Janeiro – RJ Evento híbrido, com transmissão simultânea on-line. Os inscritos que optarem por acompanhar o evento pela Internet receberão um link de acesso à plataforma Inscrições, programação completa e mais informações: https://encontrosetorial.apimecbrasil.com.br/
Assessoria de Imprensa e Comunicação da APIMEC Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) Rodney Vergili / Rafael V. Pereira / Natália Martins Digital Assessoria-Comunicação Integrada Fones (11) 5081-6064 + 55 (11) 9 9123-5962 rodney@digitalassessoria.com.br
18/11/2021 – Trabalho distribuído reforça tendência de empresas com força de trabalho e funcionamento 24 horas por dia.
Com a retomada das atividades presenciais, empresas e trabalhadores buscam definir qual será o modelo de trabalho daqui por diante. Algumas corporações reduziram seus escritórios e já não têm espaço físico suficiente para reunir todos os seus colaboradores ao mesmo tempo.
Desde o início da pandemia da COVID-19, todos tiveram que se adaptar ao novo contexto. Empresas que nunca haviam planejado trabalhar remotamente tiveram que colocar seus funcionários online. E as que planejavam ou estavam iniciando esta transição, as chamadas remote-friendly, tiveram que acelerar seus planos. O que aconteceu foi uma corrida em busca de ferramentas e soluções para replicar escritórios físicos em salas de reuniões virtuais.
O home office se tornou sinônimo de trabalho remoto, já que as pessoas estavam confinadas em suas casas. Mas o significado de “remoto” está assumindo um significado diferente do que tinha dois anos atrás. Há um novo modelo se estabelecendo no mundo: o do colaborador que nunca irá à empresa. Até porque muitas delas já não tem mais instalações físicas. É o que é chamado de trabalho distribuído ou descentralizado, do inglês distributed work.
Neste modelo, as empresas não possuem sede física ou escritórios e sua força de trabalho é distribuída em qualquer lugar do mundo. A comunicação é geralmente assíncrona e os colaboradores talvez nunca conheçam uns aos outros. Um modelo que tem duas principais vantagens: uma força de trabalho verdadeiramente diversa, com pessoas de diferentes países, culturas e realidades, e funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia. Segundo um estudo da McKinsey&Company, as empresas com maior diversidade de gênero em suas equipes são 21% mais propensas a ter lucratividade acima da média do que demais e as étnicas e culturalmente mais diversas, 35% a mais.
Transparência, a confiança e a autonomia: os pilares do trabalho distribuído
Uma das empresas consideradas referência no trabalho distribuído é a Automattic, proprietária do WordPress, o software de código aberto para criação de sites e blogs, que começou com uma postagem no blog. Desde sua criação, 16 anos antes da pandemia, sua força de trabalho, que hoje tem 1.700 pessoas, é totalmente remota e distribuída.
A transparência, a confiança e a autonomia dos trabalhadores aparecem como um dos grandes pilares na operação de uma empresa distribuída. Outro fator importante é a segurança da informação, pois o acesso aos dados da empresa é global em variados dispositivos e pontos de acesso, tornando a gestão de riscos um ponto fundamental. Somado a isso temos o aspecto regulatório e legal.
Um dos países mais avançados neste sentido é a Estônia que passou por uma grande transformação digital e de desburocratização, visando atrair novas empresas e profissionais. O país do norte da Europa oferece o e-Residency, um serviço de residência eletrônica que possibilita criar e gerir empresas de forma totalmente remota.
Ao que tudo indica, a sociedade está diante de uma nova mudança nas relações de trabalho que deve dar origem a uma regulamentação global de direitos trabalhistas.
São Paulo 18/11/2021 – Apresentada pelo Santander e realizada pela Universia, o primeiro dia de live reunirá em 16 de novembro de 2021 professores e especialistas em um festival online sobre ENEM, vestibulares, carreiras, métodos de estudo e autoconhecimento; o evento irá contar com uma aula exclusiva de Gil do Vigor sobre educação financeira e com a participação do PodPah
A Universia e o Santander confirmam a realização da 3ª edição do Preparadão Live, formato digital do maior festival de educação do Brasil, o Preparadão Universia. A live inicial será realizada em 16 de novembro deste ano e contará com mais de 10 aulas preparatórias de diversos temas.
Entre os convidados desta edição, estão o economista Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, que dará uma aula exclusiva de educação financeira para os estudantes; e os criadores do PodPah, maior podcast do país, que entrevistarão alguns profissionais para esclarecer dúvidas sobre ENEM, carreiras e o cotidiano no mercado de trabalho, fazendo jus à fama de trazer personalidades ilustres que combinam carisma com o poder de ensinar.
Apresentado pela youtuber Camila Loures, o evento terá duas lives para os alunos que irão realizar exames do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e dos principais vestibulares do país, com conteúdos que auxiliam na decisão sobre a escolha do curso e da carreira.
Já o time dos professores conta com os integrantes da plataforma Me Salva!, como o Xuxu (geografia), o Filipe (redação), o Caio (matemática) e a Flávia (química). O Me Salva!, um tradicional parceiro do Preparadão Universia, trará também um Raio-X do ENEM, comandado por André Corleta, diretor de ensino da plataforma. Corleta passará dicas e métodos de organização e planejamento para estudar em casa, além de informações valiosas para quem vai prestar a prova do ENEM em 2021.
A live também contará com André Vasco, ex-VJ da MTV, que apresentará pílulas, de um minuto cada, sobre as profissões do futuro que já estão emergindo no mercado. O evento vai trazer o que tudo sobre inovação e tecnologia para apresentar dicas tanto para o ENEM quanto para os principais vestibulares do país, além de conteúdos que apoiem na decisão sobre a escolha do curso e da carreira.
Para o CEO da Universia, Anderson Pereira, a terceira edição será ainda mais qualificada. “Em 2020 conseguimos superar os desafios de fazer o evento de forma 100% online. Hoje, com os aprendizados das edições anteriores, vamos trazer os melhores conteúdos para os alunos que irão prestar o ENEM e outros processos seletivos. A nossa missão é ajudar na formação intelectual para os futuros profissionais do mercado e trazer um pouco de descontração para este momento tão importante na vida dos estudantes”, explica.
Na edição de 2019, o Preparadão conquistou o título do Guinness World Records™ da maior aula de Biologia do mundo. O recorde foi batido por 5.019 estudantes que estiveram no festival de educação Preparadão Universia, iniciativa que combina pedagogia com entretenimento.
Desde 2020, o evento segue com o formato de lives, abordando a preparação para ingresso no Ensino Superior e carreiras. Neste ano, Nestlé e Zurich Santander serão os patrocinadores oficiais do Preparadão 2021. A Claro é a parceira de mídia para o evento. Teremos duas lives: a primeira em 16/11 e a segunda em 31/01. Inscreva-se no site Preparadão – Rumo ao futuro (universia.net) e fique por dentro de tudo o que vai rolar nesse Preparadão.
18/11/2021 – A construção sustentável é a prática de tornar o meio ambiente mais saudável com base em princípios ecológicos, através do uso materiais renováveis e recicláveis na construção de novas estruturas, bem como reduzir o consumo de energia e o desperdício.
Atualmente, tornou-se cada vez mais importante para todos os setores da economia pensar sobre os impactos que causam no meio ambiente e o que pode ser feito para minimizar esses impactos. A indústria da construção civil, por sua própria natureza, é grande usuária de recursos naturais e, devido às crescentes preocupações com as mudanças climáticas e a natureza finita desses recursos, há uma pressão crescente sobre as empresas de construção para reduzir os impactos que causam no meio ambiente. E à medida que o mundo olha para a sustentabilidade, a construção deve seguir o mesmo caminho. Por isso, a indústria da construção civil tem tido um foco crescente na sustentabilidade, e a construção sustentável vem apresentando grande expansão por todo o mundo como uma nova abordagem que melhora a maneira como as pessoas vivem e constroem. Segundo o CREA-SP, no Brasil, a procura por projetos de construção sustentável teve um crescimento de 25,7% no ano de 2020, em comparação a 2019. Embora existam desafios envolvidos na adoção de métodos de construção sustentáveis, também há grandes benefícios.
A construção sustentável é a prática de tornar o meio ambiente mais saudável com base em princípios ecológicos, através do uso de materiais renováveis e recicláveis na construção de novas estruturas, bem como reduzir o consumo de energia e o desperdício. O principal objetivo da construção sustentável é reduzir o impacto da indústria no meio ambiente e, segundo o engenheiro especialista em inovações em construção sustentável, Fernando Augusto Keller Silva, a sustentabilidade na construção concentra-se nos seguintes princípios: conservar, reutilizar, reciclar/renovar, proteger a natureza, criar atóxicos e de alta qualidade.
Keller ainda aponta: “Embora muitos setores diferentes da economia estejam fazendo o que podem para adotar práticas sustentáveis, o setor da construção é único porque tem a chance de afetar significativamente a forma como essas práticas são aplicadas. Isso se deve à grande quantidade de materiais e energia que a indústria utiliza”.
De acordo com a Escola de Sustentabilidade da Cadeia de Suprimentos, obras de construção civil em países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) usam 25-40% da energia total, 30% das matérias-primas, 30-40% das emissões globais de gases de efeito estufa e 30-40% da geração de resíduos sólidos. É por isso que a construção sustentável está se desenvolvendo como uma solução.
Há uma ideia de que a construção sustentável é cara, o que pode torná-la uma opção menos atrativa. Entretanto, o relatório de 2018 do World Green Building Council (Conselho Mundial de Construção Verde) mostra que, apesar da preocupação com os custos, os proprietários de edifícios verdes relatam que a economia vem através da redução dos custos operacionais graças aos materiais sustentáveis usados.
De acordo com o especialista, a construção sustentável não termina quando a construção está concluída; o próprio edifício deve ter um impacto reduzido sobre o meio ambiente ao longo de sua vida útil. Isso significa que o projeto do edifício deve incorporar elementos que tenham uma influência positiva contínua no impacto ambiental do edifício. Isso pode incluir isolamento adequado para evitar perda de calor, painéis solares para reduzir o consumo de energia e materiais de construção com longa vida útil.
O uso de tecnologia de gerenciamento de projetos, materiais de construção ecológicos e técnicas de manufatura verdes são apenas algumas das maneiras pelas quais a construção está se movendo em direção à sustentabilidade ambiental e econômica. A construção verde, também conhecida como edifício verde, traz muitos benefícios não só para o meio ambiente, mas também para os construtores e seus clientes.
Além do potencial de construção sobre habitats selvagens, o uso de energia da indústria de construção é alto. O maquinário pesado usado na construção ainda depende fortemente de combustíveis fósseis, e mesmo o uso ineficiente de eletricidade pode resultar na queima desnecessária de combustíveis fósseis mais abaixo na linha de fornecimento de energia. Na verdade, a indústria da construção é responsável por incríveis 36% do uso mundial de energia e 40% das emissões de CO2, de acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
A fabricação e o transporte de materiais podem ter um grande impacto nas emissões de carbono. A mineração de matérias-primas pode resultar na poluição dos lençóis freáticos locais. Ainda de acordo com o PNUMA, a fabricação de concreto resultou em mais de 2,8 bilhões de toneladas de CO2, um número que só vai aumentar à medida que 4 bilhões de toneladas de concreto são despejados a cada ano. A construção também pode resultar em resíduos perigosos, e o descarte inadequado desses resíduos pode resultar em poluição que afeta não apenas o meio ambiente, mas também a saúde das pessoas que vivem naquela área.
Segundo Keller, esses impactos negativos podem ser minimizados com investimento em construção sustentável, pois os materiais utilizados nesse tipo de construção são fabricados a partir da reciclagem dos rejeitos que seriam descartados no meio ambiente. Sendo assim, segundo ele, a construção sustentável está apenas iniciando e será a construção do futuro.
“Casas e prédios construídos com garrafas pet, containers se tornando moradias e escritórios, reciclagem de lixo para a fabricação de tijolos e acabamentos em geral, implantação de fontes de energia limpa como a energia solar, e muito mais… isso é a essência da construção sustentável que acredito que será a construção do futuro.”, conclui ele.
São Paulo 18/11/2021 – Só a padronização no sistema de classificação de iniciativas de sustentabilidade, ou seja, a taxonomia única, vai permitir a avaliação e comparação entre as várias iniciativas ESG
Tendência global em todos os segmentos, o conceito ESG, relacionado às boas práticas ambientais, sociais e de governança, está no centro das mais importantes discussões mundiais. E a enorme repercussão global da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) é uma boa medida de quanto governos, pessoas e organizações devem se voltar ao tema da sustentabilidade em todos os seus aspectos. Os debates irão incluir tanto o custo da tonelada de CO2 quanto a taxonomia.
Olhando as três variáveis ESG, Governança é uma dimensão que vem sendo abordada há décadas pelo mercado de capitais e financeiro. O Social tem avançado por meio da inclusão, ações comunitárias e outras iniciativas com impacto social. Já o E de meio ambiente, por sua complexidade e impacto, tem sido o centro de discussões nacionais e internacionais.
No segmento financeiro, a União Europeia saiu na frente com as regras do Regulamento para Divulgação de Finanças Sustentáveis, em vigor desde março. No Brasil, o Banco Central incluiu a sustentabilidade como um dos pilares da Agenda BC#, e reforçou essa mensagem ao divulgar recentemente a primeira edição de seu Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas. Outra importante resolução foi o programa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para fomentar investimentos vinculados ao reflorestamento e à geração de energia limpa, entre outros.
Entre os birôs de crédito, a movimentação também já ocorre por meio de iniciativas relacionadas à diversidade das equipes, otimização de recursos em ações setoriais, promoção do crédito sustentável e da educação financeira, medidas que impactam na forma como pessoas e empresas consomem e investem.
No entanto, a falta de padronização no sistema de classificação de iniciativas de sustentabilidade, ou seja, a taxonomia, tem sido apontada como um dos principais desafios para que os diversos setores de atividade entrem em consonância com as melhores práticas internacionais.
Na avaliação de Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), definir a taxonomia é fundamental para se ter uma linguagem comum e um padrão. “Dessa forma será possível medir para, na sequência, compreender o impacto das ações implementadas, reduzindo assimetrias e visões conflitantes sobre as mesmas práticas”, analisa. Ele argumenta que, dada a complexidade do tema, muitos debates e estudos estão em andamento e várias taxonomias têm sido estabelecidas, como a da União Europeia. “Não existe uma taxonomia global, mas a perspectiva é de estabelecimento de uma taxonomia única para melhor avaliação e comparação entre as várias iniciativas ESG”, avalia.
Sobre as perspectivas para o Brasil, Sfeir lembra que “quando analisamos as iniciativas ESG nos mercados de capital e financeiro, por exemplo, vemos oportunidades para o Brasil tirar mais proveito dessas informações, criando um círculo virtuoso de crédito positivo e transparente”. E salienta que os reguladores, como o Banco Central, têm tomado a liderança com iniciativas como a criação do Bureau Verde, com critérios de sustentabilidade para o crédito rural. Outra medida de destaque para o segmento foi o Guia Ambiental, Social e Governança (ASG), lançado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).
A seu ver, o Brasil precisa consolidar o uso das práticas ESG na concessão de crédito às empresas. Mas ele acredita que o uso de tecnologias como IoT e a iminência do 5G, que vão capturar novos dados, combinados com Machine Learning e Inteligência Artificial, que vão facilitar o entendimento da complexidade desses dados, tendem a impulsionar ESG no sistema financeiro, atingindo também as operações e o mercado de crédito. “Talvez leve ainda algum tempo, mas chegaremos lá. ESG é uma realidade que veio para ficar”, finaliza.
São Paulo/ SP 18/11/2021 – A democratização ao acesso médico privado ajuda a população na ingresso a centros e clínicas hospitalares mais completos em infraestrutura.Por conta da pandemia da COVID-19, muitos brasileiros que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde), isto é, que não possuem convênio médico privado, estão recorrendo a planos de saúde alternativos pela economia e estado sanitário grave que o Brasil está enfrentando.
Após o início da pandemia em 2020, o acesso à saúde se tornou um temor constante entre as casas de muitos brasileiros, principalmente pelo colapso do Sistema Único de Saúde, o SUS, durante o período. Com os leitos de UTIs lotados e a falta de recursos como respiradores, a população tem buscado outras alternativas para garantir mais segurança.
Segundo dados de 2020 divulgados pelo Instituto de Saúde Suplementar, o IESS, apenas 45 milhões de brasileiros têm acesso a um convênio médico privado, ou seja, cerca de 80% da população não tem. Nas cidades do interior do Brasil esse número é pior: 1 a cada 20 pessoas tem plano de saúde somente. Os números surpreendem, mas existe uma boa motivação por trás. Além da preocupação com a saúde ter se tornado prioridade entre os brasileiros, a democratização ao acesso médico privado também é prevalência entre o mercado de saúde, que inova em relação às opções de planos e a acessibilidade de acordo com as necessidades da população.
Medida essa que, por sua vez, demonstra uma reação: o Boletim Covid-19, juntamente com a ANS, divulgou um aumento de 0,36% no mês de setembro de 2021, comparando com o mês de junho. O informativo foi realizado com a coleta de dados de obtidas pelas 74% das operadoras. Mesmo com uma melhora apresentável, estima-se pela ANS que, até setembro de 2021, 25% da população está coberta com planos de saúde.
Visto essa disparidade, alavancada em meio a maior crise sanitária da atualidade, novas empresas paralelas aos convênios médicos surgiram oferecendo clínicas populares, descontos em consultas e clubes de vantagens. Em outras palavras, hoje, é possível contratar planos de benefícios em saúde, que diminuem ou abatem os preços de consultas médicas, exames e alguns outros procedimentos a seus associados.
Luiz Alves, CEO da Único Saúde Brasil – sistema de beneficiárias em saúde -, destaca crescimento da empresa nesse ramo e como que o mercado está agradando os brasileiros: “Estamos falando de um país que detém mais de 13 milhões de desempregados, segundo estudos da IBGE e da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) em Outubro de 2021. É um número muito alarmante, que foi intensificado pela pandemia com os preços inflacionados. Também colocamos em pauta os convênios tradicionais que ainda são inviáveis pelos seus planos, em uma indústria que não passava por reformulações, até agora. As pessoas buscam por economia, principalmente neste estado sanitário, sem ter que abrir mão da saúde ou da qualidade. Era uma oportunidade certa para agirmos e o crescimento foi exponencial”, pontua Luiz.
Segundo dados da ANS e divulgados pela FenSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), mais de 1 milhão de brasileiros aderiram a planos de saúde alternativos, principalmente pelo custo-benefício. Conforme novos dados do IESS, 555 mil brasileiros se tornaram beneficiários de convênios médicos, apenas no último ano. Vale ressaltar que até 2020, pelo menos 150 milhões de brasileiros dependiam exclusivamente da saúde pública, segundo informações reveladas pelo IBGE. O censo não foi atualizado para os parâmetros atuais.
Porto Belo – SC 18/11/2021 – A previsão de ocupação no litoral Catarinense é de 95% e o Ministério do Turismo aposta em turismo sustentável como uma das tendências econômicas para o futuro do Brasil
O avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil já corresponde a 57% da população imunizada nesse mês de novembro, segundo o G1, e a abertura dos espaços de lazer e entretenimento começou a ser feita em todo o país. Este panorama colabora para que a economia reaqueça ainda mais e o setor de Turismo volta a compor parte do quadro de apostas do governo para o crescimento econômico.
Nesse sentido, na última Confederação as Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), ocorrida no último dia 3 de novembro, o ministro do Turismo, Gilson Machado, disse que aposta no ecoturismo como chave para unir conscientização ambiental, crescimento econômico no setor e preservação de biomas, a partir da concessão de parques nacionais para empresas privadas. Segundo o ministro: “É algo que todos ganham. Ganha o meio ambiente, em primeiro lugar, que é o nosso grande foco, ganha as populações locais, com emprego, renda, desenvolvimento, empregos verdes, e ganha também o Brasil e o mundo, que tem acesso a essas belezas naturais incríveis que nós temos no Brasil”.
Com a diminuição de infecções em território nacional e latino-americano, aos poucos a circulação entre fronteiras passou a fazer parte do cotidiano dos países vizinhos. Desde o dia 19 de outubro, as fronteiras do Brasil e da Argentina voltaram a abrir para a circulação de moradores e turistas. De acordo com o G1, ainda, Santa Catarina, que é um dos estados que mais recebe turistas argentinos e de demais regiões da América do Sul, está se preparando para receber uma grande quantidade de turistas para o réveillon de 2022. A estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis é de que a ocupação das hospedagens chegue a 95% em Florianópolis e região.
Indo de encontro com as diretrizes do Ministério do Turismo, o Brasil tem uma gama grande de pontos turísticos que se enquadram dentro da perspectiva de turismo sustentável. Parques nacionais já vêm há um tempo mostrando possibilidades de avanço para o desenvolvimento local prezando pela manutenção da fauna e flora, como o Parque Nacional da Chapada Diamantina, da Chapada dos Guimarães, do Iguaçu, entre outros. Neste ano, o litoral do Sul passou a fazer parte também dessa gama de pontos turísticos sustentáveis. A organização sem fins lucrativos Green Destinations, que busca reconhecer os locais sustentáveis para o turismo, aprovou os municípios de Bombinhas e Tibau do Sul como destinos exemplos nesse segmento.
Além das possibilidades de eventos coletivos que exigem: comprovantes de vacinação das duas doses das vacinas; testes RT-qPCR feitas nas últimas 72 horas; uso de máscaras em ambientes fechados e ambientes com climatização que regulam e garantem a boa qualidade do ar, há a possibilidade do turismo outdoor, que minimiza a possibilidade de contaminação do novo coronavírus através da aglomeração nestes ambientes mais delimitados. Trilhas, surf, escalada, sendboard, canoagem e passeios de barcos são algumas das possibilidades de atividades seguras para quem quer aproveitar a alta temporada no litoral Sul do país.
De acordo com o portal comerciossc.com.br, o turismo é responsável por 12% do PIB estadual de Santa Catarina e movimentou entre 2018 e 2020 aproximadamente R$ 33 bilhões. Desse modo, constata-se que muitas famílias dependem do turismo para obter renda. Para Vinicius Guedes, CEO da Safety Yatchs, empresa do segmento de aluguel de lanchas em Balneário Camboriú: “devido à vacinação espera-se uma forte chegada dos turistas no litoral catarinense, as cidades de Florianópolis e Balneário Camboriú especulam um aumento em torno de 3 vezes em números de turistas no final deste ano. Com isso, esperamos sentir uma injeção de demanda em nosso serviço”.
Vinicius ainda alerta sobre a importância de uma programação cuidadosa para que a experiência seja a melhor possível: “Devido ao alto número de turistas é normal crescer a demanda em todo o setor de serviços. Portanto, é necessário tomar cuidado com a reserva da data e embarcação, passeio com guia turísticos, hotéis e pousadas. Sugerimos sempre realizar a reserva de forma antecipada, assim não corre o risco de ficar sem passeio e frustrar seus dias pelo nosso litoral”. O site da Secretaria de Turismo de Santa Catarina apresenta um leque de destinos, eventos, serviços e dúvidas para quem deseja passar a temporada no Sul do Brasil.
São Paulo -SP 18/11/2021 – O tutor deve garantir a segurança do animal adequando o local onde ele vive com a instalação de telas protetoras.É preciso zelar e cuidar muito bem da saúde deles para desfrutar de sua companhia por muito tempo.
Há milhares de anos, os gatos fazem parte da história e da mitologia em várias partes do mundo. “O Brasil, com a segunda maior população de pets do mundo, nunca teve tantos felinos ocupando um lugar de destaque no coração das pessoas”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios (www.revistaecotour.news).
O gato é um animal muito limpo. Ele dedica boa parte do seu tempo para limpar seus próprios pelos, e estar com eles limpos e brilhantes é sinal de boa saúde. Com idade avançada, aproximadamente aos 12 anos, eles apresentam mudanças no organismo, entre elas a redução na capacidade de digerir e absorver nutrientes. Por isso, o gato idoso precisa de um alimento específico de alta qualidade, que contenha fontes de proteínas de alto valor biológico, com alta concentração de aminoácidos essenciais e que sejam de fácil digestão.
“Gato idoso tem tendência a perder peso, por isso é muito importante adotar um alimento Super Premium, que vai contribuir para uma boa absorção e melhor aproveitamento do alimento”, explica o médico-veterinário Flavio Silva.
Existe uma preocupação de que os gatos podem transmitir toxoplasmose para as mulheres grávidas. As duas formas em que o gato pode adquirir o toxoplasma são por ingestão de carne de caça, seja de roedor ou de aves, ou então receber carne crua na sua dieta contendo os cistos do toxoplasma.
De acordo com a veterinária Fernanda Cioffetti, se uma pessoa tem um gato que usa a caixa de areia para fazer suas necessidades, mesmo estando contaminado e eliminando o parasita naquele período, se a limpeza da caixa é feita diariamente e a pessoa mantém bons hábitos de higiene pessoal, não levando a mão suja até a boca, os riscos de contaminação são nulos. “Com bons hábitos de higiene e cuidados especiais com a alimentação do gato, a convivência entre mamãe, bebê e o pet é mais do que saudável e livre de doenças”, enfatiza a veterinária.
Estima-se que 500 milhões de pessoas no mundo são positivas para a toxoplasmose. O que poucos sabem é que a maneira mais comum disso ocorrer é por meio da ingestão de carnes cruas, malpassadas e outros derivados contaminados, além de ingestão de água de caixas d´água de locais que não fazem higiene constante e ingestão de legumes, verduras e frutas mal lavadas.
“Segundo a pesquisa realizada pela pesquisa feita pela Hill’s Pet Nutrition 42% dos tutores oferecem o alimento na quantidade que o gato quer comer, enquanto apenas 17,43% seguem a quantidade recomendada na embalagem e, somente, 7,56%, o que o veterinário recomendou”, relata Vininha F. Carvalho.
Os gatos são muito flexíveis e, com rapidez, conseguem se contorcer e cair de pé. Isso não significa que possam sobreviver a uma queda de uma altura elevada. O tutor deve garantir a segurança do animal adequando o local onde ele vive com a instalação de telas protetoras.
Os gatos têm, por natureza, a necessidade de arranhar. Antes de comprar um arranhador para gatos, ou até mesmo confeccioná-lo, é preciso identificar qual tipo de superfície seu gato prefere arranhar. É preciso descobrir se a preferência dele é por superfícies horizontais ou verticais, com texturas lisas, ásperas ou enrugadas.
Quando convivem no mesmo ambiente, gatos e cães são bons companheiros. Juntos desenvolvem brincadeiras e têm uma relação muito harmoniosa. “Cabe aos tutores serem os responsáveis por promover essa boa convivência e promoverem um lar repleto de muito amor”, conclui Vininha F. Carvalho.