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Projeto Brasil 1922 a 2022 traz a evolução da música e da arte

São Paulo 4/11/2021 – O Projeto 1922 a 2022 traz o som contagiante da São Paulo Big Band contextualizando a história da evolução da música e da arte Com apresentações gratuitas no Memorial da América Latina, o som instrumental da São Paulo Big Band comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Nos dias 05 e 06 de novembro, das 20h às 21h30, o projeto Brasil 1922 a 2022 trará uma imersão na história com apresentações da São Paulo Big Band no Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina.

Ao som de trilhas musicais, imagens de filmes e comentários do jornalista Irineu Franco Perpétuo, a Big Band relembra músicas e fatos marcantes que contribuíram para a evolução cultural brasileira influenciando a moda, arquitetura, artes plásticas, fatos históricos, filmes, música, cinema, literatura dando uma visão do que aconteceu no país ao longo desses anos.

Foram selecionados sucessos de grandes nomes que marcaram época no cenário musical como Pixinguinha, Vila Lobos, Raul Seixas, Legião Urbana, entre outros, que embalam a narrativa visual de fatos que influenciaram gerações em uma imersão na própria história com alegria e nostalgia. “A proposta da participação da São Paulo Big Band é realizar uma viagem musical, através da linguagem áudio visual com viés cultural, dando uma visão do que aconteceu no país ao longo desses anos até os dias atuais”, comenta Antonio Ribeiro, diretor geral e artístico.

O projeto contextualiza a evolução a partir do evento realizado no Teatro Municipal de São Paulo no ano de 1922, que apesar de não ter sido aclamado pela crítica, renovou o ambiente cultural e artístico e se tornou um marco para o crescimento das artes no Brasil.

As apresentações da São Paulo Big Band no projeto Brasil 1922 a 2022, criado pelo iCult – Instituto de Cultura e Cidadania fazem parte dos eventos comemorativos do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, idealizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceria com o Memorial da América Latina e realização da Amigos da Arte.

O show do dia 05 de novembro (sexta-feira) terá transmissão pela plataforma de streaming #CulturaEmCasa que será disponibilizada no site do projeto brasil1922a2022.com.br

Com apresentações para o público em geral e alunos de escolas públicas e privadas, a São Paulo Big Band tem shows agendados nas cidades de Santos (19 de novembro), Bertioga (10 de dezembro), Sorocaba, Guarulhos, Piracicaba e São José do Rio Preto.

SERVIÇO:
São Paulo Big Band, Projeto Brasil 1922 a 2022 no Memorial da América Latina
Dias: 05 (sexta-feira) e 06 (sábado) de novembro
Horário: das 20h às 21h30
Local: Memorial da América Latina, Auditório Simón Bolívar
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo – SP
Entrada do Público Portão 13 / Estacionamento Portão 15
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
Entrada Franca com retirada de ingressos pelo site brasil1922a2022.com.br

Mais detalhes sobre as apresentações pelo site da Agenda Tarsila https://agendatarsila.com.br/

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCbFX0y2tM_HTmIZ63ogHFXw

Website: https://brasil1922a2022.com.br/



O que significa Leitura X e qual a sua ligação com o PAF – ECF

Uberlândia MG 4/11/2021 – O PAF-ECF é conhecido principalmente pelos arquivos Leitura X e a Redução Z.Para aqueles comerciantes varejistas e atacadistas mais antigos, estes termos são bem familiares. Mas por conta da obrigatoriedade do novo modelo de NFC-e, muitos não sabem o que significam.

Antes de que seja falado sobre a Leitura X, se faz necessário um breve resumo do que é PAF-ECF, pois os dois termos estão interligados. Este termo significa Programa Aplicativo Fiscal – Emissor de Cupom Fiscal, e é utilizado como um conjunto de regras e normas estabelecidas para a frente de caixa e à forma de comunicação com a impressora fiscal. Ou seja, um conjunto de regras apresentadas ao sistema de emissão de cupom fiscal interligado à impressora fiscal.

Nem todos os sistemas estão adequados a este tipo de documento. “Com o UpGestão, seus vendedores conseguirão maior agilidade na hora de fazer o pedido de seus clientes, e encaminhar para o faturamento”, diz o CEO Vinícius Moura.

Ele foi criado a partir do Ato Cotepe 06/08 (que dispõe especificações de requisitos do PAF-ECF e do Sistema de Gestão utilizado por estabelecimento usuário de equipamento ECF, e revoga o anexo I do Ato COTEPE 25/04.) e o Convênio ICMS 15/08 (que dispõe normas e procedimentos relativos à análise do PAF-ECF destinado a enviar comandos de funcionamento ao equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF).

O PAF-ECF é conhecido principalmente pelos arquivos Leitura X e a Redução Z. Este último arquivo citado, é bem parecido com a Leitura X, diferenciando-se apenas que deve ser emitido uma vez por dia (de preferência no final do dia). Caso esqueça de emitir a Redução Z do dia, poderá emiti-la no primeiro momento do outro dia.

Este modelo também conta com a emissão do Documento Auxiliar de Vendas (a famosa DAV). Ele é o documento emitido e impresso antes de concretizada a operação ou prestação, para atender às necessidades operacionais do estabelecimento usuário de ECF na emissão e impressão de orçamento, pedido, ordem de serviço ou outro documento de controle interno do estabelecimento. Vale lembrar que a DAV não substitui o documento fiscal, e deverá ser utilizado exclusivamente para atender às necessidades operacionais do estabelecimento na emissão de orçamento, pedido, ordem de serviço ou outro documento de controle interno do estabelecimento, antes de concretizada a operação ou prestação.

Até o dia 11 de dezembro de 2019 existia apenas dois estados que ainda não aderiram à obrigatoriedade do novo modelo de Cupom Fiscal: Minas Gerais e Santa Catarina. No entanto, a partir de janeiro de 2020, Minas começa a reger a obrigatoriedade de acordo com o faturamento bruto anual de cada empreendedor, prometendo chegar até o final de dezembro de 2020 com a mudança total para o novo modelo.

E onde está a Leitura X nesta história?

Agora que foi possível entender o que é o PAF-ECF e seu objetivo, ficará mais fácil de ser entendido o que é a Leitura X. Ele é um documento fiscal gerado pelo sistema de frente de caixa e emitido pelo emissor de cupom fiscal. Ela contempla os valores acumulados de impostos como o ICMS e serve como um controle de vendas do dia a dia. A vantagem deste documento é que, ao contrário da Redução Z (fechamento fiscal diário das emissões de cupom fiscal), ela pode ser emitida a qualquer momento do dia, tudo isto sem afetar a impressora fiscal.

Dentro do documento de Especificação de Requisitos do PAF-ECF Versão 01.13 dos requisitos técnicos funcionais encontrados no ATO COTEPE/ICMS N° 6, DE 14 DE ABRIL DE 2008, é possível encontrar dois requisitos interligados à Leitura X:

1º O emissor de PAF-ECF deve conter a opção de comandar a impressão da Leitura X;

2º Ao comandar a emissão do documento Leitura X, o PAF-ECF deve imediatamente, após a emissão deste documento, emitir, pelo ECF, Relatório Gerencial denominado como “Controle de Encerrantes” que contém:

  • O número de identificação de cada tanque de combustível;
  • O número de identificação de cada bomba de abastecimento;

  • O número de cada bico de abastecimento e o respectivo tipo de combustível;

  • O valor de cada encerrante inicial do período, correspondente ao do primeiro abastecimento capturado da bomba após a emissão da última Redução Z (RZ anterior);

  • O valor de cada encerrante final do período, correspondente ao do último abastecimento capturado da bomba antes da emissão da Redução Z a que se refere este item (RZ atual);

  • O volume de cada tipo de combustível comercializado para o qual tenha sido emitido documento fiscal (CF ou NF) no intervalo entre a última Redução Z emitida (RZ anterior) e a Redução Z em emissão (RZ atual), acumulado conforme descrito no item 1 do requisito XXXII (para atender ao Requisito XXXIII, o PAF-ECF deve acumular, por dia de movimento a que se refere cada Redução Z emitida, o volume de cada tipo de combustível registrado em Cupom Fiscal ou Nota Fiscal e manter banco de dados destas informações).

Então pode ser concluído que a Leitura X tem por objetivo demonstrar os valores registrados no equipamento antes de iniciadas as operações de cada dia. Sendo assim, no início de cada dia, o contribuinte deverá emitir uma Leitura “X” de cada ECF em uso, devendo o cupom de leitura ser mantido junto ao equipamento no decorrer do dia para exibição ao Fisco, se solicitado, conforme observa-se no artigo 20 da Portaria CAT 55/98.

Vale lembrar que, com a mudança de obrigatoriedade de quase todos os estados do PAF-ECF para a NFC-e (ou CF-e), tanto a impressora fiscal quanto seus documentos devem ser guardadas pelo menos por cinco anos, para caso venha ser necessário a análise pelo fisco, as informações se encontrem intactas.

Como funciona a Leitura X no novo modelo de Cupom Fiscal?

Uma das vantagens do novo modelo de cupom fiscal, é que não é mais obrigatório a emissão de documentos como a Leitura X e a Redução Z. Com um bom sistema de gestão on-line e um bom ponto de venda (PDV), é possível que o controle das saídas e entradas do dia a dia seja feito de maneira rápida e natural, melhorando a gestão de sua empresa.

Website: https://www.upgestao.com.br/



Com menor burocracia, contabilidade online ganha força no país

São Paulo – SP 4/11/2021 – A contabilidade on-line oferece uma melhor experiência do empreendedor com a contabilidade, permitindo mais assertividade ao negócioCrescimento de Microempreendedores Individuais e de micro, pequenas e médias empresas no país amplia demanda por serviços de contadores no Brasil; especialista comenta sobre especificidades da contabilidade on-line

Em um momento em que os mais diversos setores da economia avançam a passos largos rumo à digitalização, o ramo contábil caminha nesta mesma direção, em um processo que ganhou força com as diversas mudanças no meio laboral advindas da pandemia de Covid-19. A combinação, nesse sentido, entre honorários menores, maior agilidade e controle do processo por parte do cliente pode explicar o avanço da contabilidade on-line no país, sobretudo no âmbito das pequenas e médias empresas.

Embora não existam pesquisas que apontem com precisão a fatia ocupada no mercado de contabilidade por empresas que prestam serviços de forma on-line, alguns dados podem indicar a relevância deste tipo de serviço nos dias atuais. 

Primeiramente, é preciso ressaltar o crescimento da demanda por serviços contábeis em 2020, visto que houve um crescimento de 8,4% de novos MEIs (Microempreendedores individuais) em relação a 2019, de acordo com o Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, fazendo com que este tipo de negócio represente 56,7% das empresas em atividade no Brasil. Além disso, no último ano, segundo o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), foram abertas 626.883 micro e pequenas empresas em todo o país – desse total, 535.126 eram microempresas (85%) e 91.757 (15%) eram empresas de pequeno porte.

Tal cenário faz com que haja uma natural demanda por serviços contábeis, sobretudo aqueles efetuados de forma célere, sem muita burocracia, como os oferecidos por empresas estabelecidas no meio digital. 

Uma possível aferição do crescimento no mercado dessas companhias pode ser observada pelo aumento da produtividade e do rendimento alcançado com o uso da tecnologia. De acordo com o relatório “The Practice of Now 2019”, realizado pela empresa de softwares britânica Sage, 90% dos contadores concordam que há uma mudança cultural profunda com a contabilidade digital, ao passo que 86% afirmam que a tecnologia aumentou a produtividade da empresa.

Outro estudo, realizado pela companhia de tecnologia neozelandesa Xero, realizada em 2017, apontou que as empresas contábeis que utilizam a contabilidade em nuvem registraram um crescimento de 15% ao ano, ante 4% das que não adotaram essas plataformas.

Menor burocracia e mais interação entre cliente e contador

Uma das primeiras definições encontradas sobre contabilidade digital pode ser encontrada no livro “Digital Accounting: The Effects of the Internet and ERP on Accounting” (“Contabilidade digital: os efeitos da Internet e do Planejamento de Recursos Empresariais” na contabilidade”, em tradução livre)”, de Ashutosh Deshmukh: “Representação das informações contábeis no formato digital, criando dados que podem ser manipulados e transmitidos por meio das tecnologias de comunicação e informação (TICs)”.

Não devendo ser confundida com a “contabilidade faça-você-mesmo”, que oferece softwares genéricos a um custo baixo, esta nova categoria de serviços chegou ao Brasil por volta de 2015 e, de acordo com Suany Nascimento, CEO da empresa de contabilidade on-line Já Calculei, tem ganhado força por conta da baixa burocracia proporcionada e da maior interação entre o cliente e o contador na resolução de dúvidas e problemas.

“O crescimento no mercado de micro, pequenas e médias empresas e a forte tendência do aumento dos MEIs têm gerado uma demanda maior pelos serviços on-line de contabilidade. Isso ocorre pela facilidade oferecida pelas empresas, com serviços totalmente digitais, a agilidade neste processo, e claro, o menor preço”, afirma. Com efeito, os principais tipos de serviços contratados por este empresários e empreendedores, segundo a executiva, são a abertura de empresa grátis, a migração de MEI (Microempreendedor Individual) para ME (Microempresário) e mudança de contador ou de escritório de contabilidade.

Para Nascimento, ao optar pelo serviço de contabilidade on-line, o cliente tem a possibilidade, por exemplo, de receber informativos sobre alterações na legislação, mantendo-se, assim, sempre atualizado. Além disso, o contato constante com especialistas via WhatsApp ou Telegram pode auxiliar na gestão da empresa. 

“A contabilidade on-line oferece uma melhor experiência do pequeno e médio empreendedor com a contabilidade, permitindo que ele realize de forma mais assertiva os controles de seu negócio”, diz.

Para saber mais, basta acessar: https://www.jacalculei.com.br/

Website: https://www.jacalculei.com.br/



Ambev volta a patrocinar premiação de jornalismo

São Paulo, SP 4/11/2021 – Companhia será um dos patrocinadores nível prata do Prêmio Comunique-se 2021

Uma das empresas mais inovadoras do Brasil, conforme destaca reportagem da Revista Forbes, a Ambev marcará presença no evento que é reconhecido pela imprensa como o “Oscar do Jornalismo Brasileiro”. A empresa será patrocinadora do Prêmio Comunique-se deste ano.

A Ambev foi responsável pela aquisição de cota de patrocínio nível prata na edição de 2021 da premiação organizada desde 2003 pelo Grupo Comunique-se. Dessa forma, a marca ganha vez em ações pré-realização do evento, como a inserção do logo em e-mails marketing e no site oficial da iniciativa — voltada a valorizar ano após ano o bom jornalismo e os destaques da mídia do país.

No caso, a edição deste ano marca o retorno da Ambev ao time de patrocinadores do Prêmio Comunique-se. A companhia já havia sido parceira da premiação em outras oportunidades. Em 2018, por exemplo, a presença se deu como patrocinadora da categoria “Sustentabilidade”. As edições de 2005 e 2010 do evento também foram realizadas em parceria com a companhia que, como destaca em seu slogan, vai “além dos rótulos”.

Website: https://premio.comunique-se.com.br/



Confiabilidade é a melhor oferta da Black Friday

Por Otoniel Ribeiro *

Estar à frente no que diz respeito à prevenção e ao combate aos crimes cibernéticos é considerado vital hoje para qualquer empresa, tanto do ponto de vista ao seu patrimônio quanto em relação à sua imagem diante dos clientes. Nesse momento em que se abre a temporada de compras de fim de ano, os consumidores redobram a atenção com a privacidade de seus dados. Nesse sentido, as marcas e marketplaces que transmitem maior confiabilidade são os que ganham a preferência no e-commerce – e por que não dizer o mesmo no mundo físico também?

As circunstâncias globais nos tornaram mais digitais, o que tornou a Black Friday de 2020 a mais digital da história. Não será diferente neste ano. Embora o panorama econômico do país não inspire alta no consumo, espera-se forte aumento no volume de vendas, principalmente antecipando as compras de Natal. Segundo pesquisa da Conversion divulgada na imprensa, a intenção de compra dos brasileiros nessa data deve aumentar 14,7%. A tendência do comércio eletrônico é grande, com 72% do público admitindo preferir essa modalidade de compra – lojas virtuais, aplicativos, sites. Ainda, 62,96% dos consumidores revelaram escolher as compras online por medo do contágio do coronavírus. No ano passado, este número era de 75,3%.

O tráfego de dados em função do volume de transações dos marketplaces, portanto, merece atenção especial, já que os riscos aumentam. O recente ataque cibernético a uma das maiores lojas de varejo do Brasil reacendeu esse questionamento: Como garantir vendas online seguras na BlackFriday/CyberMonday? Primeiro, as empresas devem estabelecer planos para monitorar e responder aos possíveis ataques. Vamos aos mais comuns mirando empresas de e-commerce:

DDoS – Ataques que geram a indisponibilidade de sistemas e causam frustrações aos clientes e prejuízos financeiros à empresa, já que vendas podem não ser efetivadas.

Páginas fraudulentas e uso indevido de marca – criminosos redirecionam o cliente para uma página falsa com a mesma imagem da sua empresa para roubo de dados sensíveis do como login, senha, dados pessoais, endereço, número de cartão de crédito, viabilizando a utilização dos dados para compras reais ou até negociando os dados na Deep Web para estelionatários.

Sequestro de estoque – A retenção de estoque pode acontecer através de um grande volume de compras com a opção de pagamento por boleto que não tem o pagamento efetivado, o que retém o produto durante todo o período da Black Friday/Cyber Monday.

Ransomware – Com o aumento do fluxo de e-mails nesta época, mensagens com anexos não confiáveis podem passar despercebidos e serem abertos, o que pode causar um prejuízo sem precedentes dentro da empresa, com a total parada de suas operações por horas ou até semanas dependendo do volume de dados afetados.

Diante das ameaças, é importante às empresas contarem com serviços capazes de detectá-las e tomarem ações para conter vulnerabilidades de seus ambientes contra sites fraudulentos, uso indevido de marcas e vazamento de dados sensíveis. Além disso, devem estar atentas a serviços capazes também de detectar e mitigar vulnerabilidades conhecidas em suas aplicações desde a revisão de código, passando por todo ciclo de desenvolvimento e Pentest direcionado, garantindo a segurança de suas aplicações em ambientes MultiCloud .

Cuidados como esses garantem a reputação das empresas diante de seu público e sua fidelidade. Assim, as compras serão tranquilas e não frustrarão ambas as partes.

* Otoniel Ribeiro é Diretor Sênior de Serviços da Agility

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Grão Direto e Bayer lançam selo de práticas sustentáveis para a venda de grãos

4/11/2021 – A presença do selo indicará quais agricultores na plataforma estão utilizando práticas agronômicas mais benéficas ao meio ambiente

A Grão Direto, maior plataforma digital para comercialização de grãos da América Latina, anuncia a introdução, em colaboração com a Bayer, do “Selo de Práticas Mais Sustentáveis” em seu marketplace digital. A presença do selo indicará quais agricultores na plataforma estão utilizando práticas agronômicas mais benéficas ao meio ambiente. A iniciativa permite que a startup, que tem várias outras ações que buscam incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis, proporcione ainda mais segurança, rastreabilidade e eficiência para as transações digitais de grãos no mercado físico.

Desenvolvido em colaboração com a equipe global de sustentabilidade da Bayer, o selo é concedido aos agricultores de acordo com os resultados de um questionário sobre práticas agrícolas sustentáveis. A metodologia atribui uma pontuação a aspectos específicos como plantio direto, uso de nitrogênio, manejo do solo, tipos de culturas de rotação, entre outros. Além disso, aqueles agricultores com menores pontuações são incentivados a conhecer mais e a adotar práticas que sejam mais benéficas ao meio ambiente. Após um piloto com mais de 200 agricultores brasileiros participantes, a iniciativa agora será estendida às dezenas de milhares de usuários da plataforma da Grão Direto. Além do selo, outros dados relacionados a ESG, organizados a partir de diferentes fontes — como órgãos governamentais e empresas de monitoramento e compliance — são utilizados para verificar, por exemplo, sobre apontamentos em lista de trabalho escravo ou junto ao IBAMA.

O apoio da Bayer foi essencial para a criação do selo de práticas sustentáveis. As equipes de produto e tecnologia da Grão Direto foram apoiadas por especialistas globais da multinacional, que serviram como consultores para tópicos relevantes do projeto piloto, incluindo a melhor maneira de abordar os agricultores, composição da pontuação, metodologia e resultados. A Leaps by Bayer, braço de investimento de impacto da Bayer, também participou de rodadas de investimento da Grão Direto em 2018 e 2021.

“Foi um trabalho colaborativo incrível”, afirma Frederico Marques, Head de Produto, CTO da Grão Direto e líder da iniciativa. “Nossa equipe se empenhou muito neste projeto: estivemos em contato com especialistas líderes em ESG, pesquisamos as referências de outros mercados, validamos a experiência do cliente e a aceitabilidade dos usuários e, é claro, definimos quais práticas agronômicas — e em que nível — são diferenciais para um melhor cuidado ambiental”. Para Marques, o apoio da Bayer foi excepcional: “É gratificante fazer parte de um grupo de trabalho com alguns dos maiores nomes do mundo em sustentabilidade, soluções para redução de emissões de carbono e produtos digitais para o agronegócio. A disponibilidade, gentileza e envolvimento destes profissionais nos dão ainda mais confiança de que estamos no caminho certo para sermos a plataforma digital de comercialização de grãos que mais incentiva a sustentabilidade no mundo”, enfatizou Marques.

“Como líder global em agricultura com escala e abrangência significativas, temos a grande responsabilidade de enfrentar os desafios impostos ao nosso sistema alimentar e o impacto da agricultura no meio ambiente. Para isso, acreditamos e confiamos em parcerias sólidas”, diz Matthias Berninger, Head de Assuntos Públicos, Ciência & Sustentabilidade da Bayer. “É exatamente por isso que trabalhamos com a Grão Direto para a criação do ‘Selo de Práticas Mais Sustentáveis’. Este é um grande exemplo de como incentivamos os agricultores a implantar soluções para obter melhores colheitas usando menos água, terra e energia”.

Democratização da informação e demanda do mercado

A disponibilidade de informações sobre sustentabilidade na plataforma Grão Direto também permitirá melhor controle a compradores de grãos, de diversos perfis e tamanhos, que ainda não possuem processos de compliance ambiental tão desenvolvidos. Dessa forma, a adoção de padrões de sustentabilidade na comercialização de grãos poderá ir além das grandes empresas, que já possuem setores próprios e específicos de ESG.

Com isso, a Grão Direto apoia e incentiva seus usuários a atender às crescentes demandas de sustentabilidade nos negócios com commodities agrícolas, aumentando a qualidade dos padrões e processos ao longo de toda a cadeia de originação de grãos. Além disso, através da tecnologia será possível oferecer maior nível de conhecimento e educação nos casos em que o sistema identifique oportunidades para melhoria nas práticas agrícolas dos usuários, aumentando o nível geral de sustentabilidade ao longo da cadeia. Esse incremento da consciência sobre a sustentabilidade em larga escala pode beneficiar uma variedade de biomas importantes, como a Amazônia e o Cerrado.

Posicionada como um marketplace, a Grão Direto tem como estratégia reunir, processar e disponibilizar — de forma integrada às jornadas comerciais de grãos — dados de ESG de diferentes fontes que produzem ativamente este tipo de informação. A startup atua como cliente das empresas de monitoramento e compliance, ajudando a distribuir seus produtos e serviços, facilitando sua conexão com novos clientes e parceiros, além de contribuir com seus modelos a partir dos dados gerados pela plataforma Grão Direto. A ideia é fornecer ao mercado, na hora certa e de forma integrada e acessível, as informações necessárias para que as transações em grãos sejam concluídas com rapidez, segurança e com o que há de mais moderno em compliance ambiental e social.

“O agricultor brasileiro não teme a sustentabilidade, já que a grande maioria é engajada e possui excelentes práticas que protegem o meio ambiente”, diz Frederico Marques. “O que eles buscam é uma forma simples, integrada e eficaz de demonstrar sua adequação”. O objetivo da Grão Direto é contribuir para a liderança do Brasil nesta questão. “Nossa visão para o futuro é assegurar que todos os grãos comercializados digitalmente através da plataforma tenham passado por critérios de mercado bem definidos em relação à sustentabilidade, além de promover as melhores práticas e processos para todos os produtores e compradores de grãos. O tema ESG abrirá ainda mais portas para os agricultores brasileiros e queremos impulsionar esse movimento apoiando um agronegócio eficiente, seguro e sustentável. Essa atual iniciativa é apenas o primeiro passo”, destaca Marques.

Website: http://www.bayer.com.br



Cremação de pets se apresenta como tendência no Brasil

São Paulo – SP 4/11/2021 – Quando o animal morre, o tutor se vê com a responsabilidade de fazer uma despedida digna e honrosa, como a cremaçãoO número de animais nos lares brasileiros cresceu 30% durante a pandemia; especialista explica como funciona a cremação de pets

Adotar um pet foi a saída para grande parte dos brasileiros que se viram, de uma hora para a outra, em uma situação de confinamento por conta da pandemia de Covid-19. Segundo a pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comac (Comissão de Animais de Companhia), houve aumento de 30% no número de animais em lares brasileiros durante o isolamento social.

Em 2020, a edição anterior do levantamento já havia identificado que os pets estavam presentes em mais de 37 milhões de domicílios do país, com 54 milhões de cachorros e quase 30 milhões de gatos, de diversas raças, totalizando 84 milhões de animais de companhia.

Claudio de Luna, CEO da Luna Assist – grupo de empresas do ramo funerário estabelecido no formato digital -, acrescenta que, assim como a presença dos pets nas casas dos brasileiros teve uma crescente no período analisado, a procura por modalidades como a cremação no caso dos óbitos dos animais também se tornou expressiva.

“Os pets se tornaram parte da família de grande parte das pessoas. Por isso, quando o animal morre, o tutor se vê com a responsabilidade de fazer uma despedida digna e honrosa, como a cremação”, afirma.

Especialista explica as características da cremação de pets

Luna afirma que empresas do setor funerário realizam a cremação de pets seguindo os mesmos parâmetros da cremação de seres humanos.

“É o mesmo procedimento, pois sabemos da importância do pet para a família. O animal aguarda em uma câmara fria até ser cremado. No ato da retirada, é feita a identificação junto aos dados do tutor, que seguem com o corpo até o momento da cremação e retirada das cinzas do forno crematório. Todos os procedimentos devem ser feitos com o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)”, explica. 

O especialista acrescenta que os serviços de cremação se estendem para além de cães e gatos, o que inclui todos os tipos de pets. “O mercado de animais exóticos vem crescendo muito. Já fizemos a cremação de minibode, porquinho da índia, ouriço, passarinhos, coelhos, entre outros de pequeno porte”.

Além da cremação, Luna afirma que as principais empresas do mercado oferecem suporte para as famílias. “Buscamos entender a necessidade do tutor de conversar, chorar, ou até mesmo receber um atendimento psicológico”. 

Segundo pesquisa realizada pela SNA (Sociedade Nacional da Agricultura), 61% dos tutores consideram os pets como um membro do lar. “Por isso, é natural que a perda do animal desencadeia um processo de luto, que deve ser reconhecido e vivido sem culpa”, afirma.

O CEO da Luna Assist chama a atenção para o fato de que, em momentos de dor como a perda de um pet, é necessário prestar atenção às empresas que oferecem a prestação do serviço. “Diversas clínicas veterinárias, em tese, oferecem a cremação, mas incineram os animais com outros resíduos. Outras empresas chegam ao ponto de descartar o corpo no lixo, alegando para a família que a cremação ocorreu como contratado”.

Uma pesquisa realizada em 2019 pelo IGc (Instituto de Geociências da USP (Universidade de São Paulo), indicou que, na cidade de São Paulo, 60% dos animais domésticos mortos são depositados em terrenos baldios, quintais, jardins ou sítios, 7% são colocados em sacos de lixo, 20% são entregues a Prefeitura ou abandonados na rua e apenas 13% são entregues a um veterinário – o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Prefeitura de São Paulo estima que 127 mil mortes de animais ocorram todos os anos.

Luna destaca que, antes de fechar um negócio com qualquer empresa, é necessário verificar se é legalizada e se possui, de fato, um forno de cremação para animais.

“É importante procurar por uma empresa séria, que preste o serviço de cremação especializado, onde o último adeus ao pet seja marcado com todo respeito, amor e carinho que ele merece”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://crematoriopet.com.br/

Website: https://crematoriopet.com.br/



XVI Fórum Internacional das Locadoras de Veículos promoveu debates para o setor

Belo Horizonte/MG 4/11/2021 – O Fórum foi um excelente momento para a Info Sistemas e, acreditamos que para todos os presentes no evento. Em debate sobre “Estudos de casos de inovação & startup”, a Info apresenta um hub de soluções integradas e inovadoras para uma gestão inteligente.

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro deste ano, aconteceu o XVI Fórum Internacional do Setor de Locação, promovido pela ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis. O evento ocorreu de maneira virtual e abordou, através de painéis conduzidos pelo presidente Paulo Miguel Júnior, as principais tendências e desafios enfrentados pelo setor.

No primeiro dia de evento foram apresentados painéis tendo como primeiro debate entre convidados e participantes os aprendizados da pandemia e as projeções para a atividade de locação de carros. Esse contou com a participação de dois convidados internacionais, o editor executivo da Bobit Business Media, Chris Brown e Joaquim Robalo, Secretário Geral da Associação Portuguesa das Locadoras. Brown compartilhou com os presentes como a falta de veículos novos está afetando as empresas de aluguel de carros norte-americanas e, diretamente de Portugal, Robalo apresentou um pouco do panorama do setor na Europa.

Dando continuidade à apresentação, o vice-presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, compartilhou com os presentes as projeções das locadoras no Brasil destacando a importância do setor e a união de forças para superar a crise. Foram destacados também os cálculos e projeções econômicas para o ano de 2022, incluindo crescimento do PIB, inflação, juros e taxa de câmbio.

O segundo painel do dia discutiu as mudanças de comportamento dos motoristas com relação ao uso dos veículos. A mobilidade, montadoras de veículos e concessionárias foram os assuntos de destaque entre os convidados.

A Info Sistemas participou no primeiro dia de encontro apresentando soluções tecnológicas para a segurança e gestão na administração das locadoras de veículos. Os participantes puderam conhecer um pouco do LOCAVIA e como ele pode organizar e facilitar a vida dos gestores do setor.

No segundo dia de fórum os debates estiveram concentrados nas questões da compra, aluguel e venda de seminovos. Foram avaliados os cenários e efeitos da escassez de veículos novos no mercado e as dificuldades de produção enfrentadas pelas montadoras. Os especialistas destacaram que embora seja difícil prever, esperam uma melhora, mesmo que pouca em 2022. Outro assunto de debate foi conduzido pelo Presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Adalberto Maluf, apresentando os aspectos como uso, cenários para a expansão de eletrificação e a infraestrutura cada vez mais presentes no país.

No último dia de evento a palavra foi inovação, Paulo Miguel Junior, presidente da ABLA, contextualizou: “a necessidade de fazer diferente diante dos desafios crescentes que o setor terá de superar”.

O primeiro painel do dia tratou sobre os impactos que os cenários políticos e econômicos trarão para a locação de veículos em 2022. Guilherme Dietze, assessor econômico da Fecomércio/SP, lembrou que “2022 será um ano eleitoral e que infelizmente não há indicativos que apontem em recuo mais rápido dos índices inflacionários no curto prazo”.

O diretor comercial da Ticket Log, Jefferson Fernandes avaliou que a “automatização e redução do custo operacional passam a ser fundamentais para manter lucros e veículos disponíveis pelo maior tempo possível”. Com a apresentação foi possível concluir que gerenciar uma frota não é fácil e as locadoras precisam se adequar às inovações para manter a competitividade no mercado.

Uma das apresentações do último dia tratou de Estudos de Casos de Inovação e Startups e o diretor de negócios da Info Sistemas Cássio Maia mostrou que a solução dentro do conceito de alavancar e profissionalizar a gestão das locadoras é o sistema LOCAVIA. Foi apresentado aos participantes soluções práticas e inovadoras que o sistema oferece, com uma interface simples e intuitiva o LOCAVIA é completo, capaz de reduzir tempo, aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços prestados. Destacou-se também o bom relacionamento, cumplicidade e parceria que a equipe da Info Sistemas tem com seus mais de 900 clientes espalhados em todo o Brasil e América Latina.

O Fórum foi importante para todos os presentes no evento. Foi possível atualizar aos momentos deste ano, previsões futuras e apresentar soluções para as locadoras que precisam e desejam inovações para superar as dificuldades e se manterem competitivas no mercado.

Com 3 dias de muito aprendizado e debates sobre temas atuais e importantes para o setor de locação chegou ao fim mais um Fórum realizado pela ABLA. Com a promessa de retorno no último trimestre de 2022, provavelmente de forma presencial.

Website: http://www.infosistemas.com.br



Mel tem propriedades para recuperar cabelos porosos

São Paulo 4/11/2021 – O mel tem a capacidade de selar as cutículas e atrair moléculas de água, hidratando e melhorando a flexibilidade dos fiosO mesmo mel usado para amaciar a pele, ajudar a cicatrizar espinhas e aliviar os sintomas da gripe pode ser utilizado para oferecer preenchimento, nutrição e umectação aos fios ásperos.

As propriedades cosméticas do mel são conhecidas desde a antiguidade, tanto que, segundo historiadores, Cleópatra, a Rainha do Egito, o usava em seus rituais de beleza. E a ciência já comprovou que tais benefícios realmente existem. “O mel possui ação nutritiva, cicatrizante, antisséptica e antioxidante por conter vitaminas C, E e do complexo B, além de minerais como magnésio e cálcio”, esclarece a farmacêutica Janaina Gonçalves Gomes, gerente industrial da Bio Extratus Cosméticos Naturais. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, o mel não favorece apenas os cuidados com a pele. Os cabelos também se beneficiam do alimento, especialmente pelo fato dele conter grande quantidade de açúcar. “Também chamado de sucralose, o ingrediente tem o poder de atrair moléculas de água, o que melhora a hidratação e, consequentemente, a flexibilidade e elasticidade da fibra capilar. Como ele também sela as cutículas, garante que a água e os nutrientes permaneçam no interior do fio, otimizando a reconstrução, o preenchimento e a resistência do cabelo de dentro para fora. Daí a explicação para o mel ser um dos ativos mais utilizados em produtos para cabelos severamente danificados, como é o caso dos que estão porosos”, explica a farmacêutica Janaina Gonçalves Gomes.

Características dos cabelos porosos

É fácil reconhecer um cabelo poroso: ele tem toque áspero, tende a manchar se for colorido com tintura permanente ou semipermanente e a quebrar quando é escovado, alisado ou descolorido. Por trás de tamanha fragilidade estão as lesões provocadas na camada superficial do fio, que deixam as cutículas abertas, o que facilita a perda da água e dos nutrientes de seu interior para o meio externo. E, quando a porosidade é intensa, surgem inclusive lacunas na estrutura interna do cabelo. “Entre os principais responsáveis por isso acontecer estão o uso excessivo e errado de descoloração, coloração, alisamento, progressiva, secador, prancha e exposição ao sol”, lista a cabeleireira Maria Aparecida dos Anjos, de São Paulo. Segundo ela, há quem pense que, nessas condições, a única saída seja cortar o cabelo. Mas isso nem sempre isso é necessário.

Na prática, a recomendação é, primeiro, recuperar os fios, tratar de dentro para fora, aproveitar inclusive o fato dele estar com as cutículas abertas, o que favorece a absorção dos princípios ativos presentes nos cosméticos. “Porém, tão fácil quanto os ingredientes entrarem, é eles saírem, o que deve ser controlado com a aplicação regular de produtos até que o cabelo se recupere”, indica a farmacêutica Janaina Gonçalves Gomes, que, além de xampu  e condicionador, recomenda fazer regularmente banhos de cremes , aplicar finalizadores nutritivos  e umectantes bifásicos. “Por serem multifuncionais, eles podem ser espalhados nos fios antes de dormir, retocados pela manhã e também ao longo do dia, sempre que a pessoa sentir necessidade de tratar, hidratar e condicionar os fios”, finaliza a especialista.

A diferença entre cabelo saudável e um poroso vista no microscópio.

Website: http://www.bioextratus.com.br



Maioria das empresas no Brasil ainda não implantou a lei de proteção de dados

São Paulo – SP 4/11/2021 – É incontestável que a norma entrou em vigor em pleno ano de pandemia [2020], ocasião em que muitos empresários mal sabiam se conseguiriam sobreviver.Pequenas e médias empresas, maiores empregadores do país, não têm estrutura financeira para fazer adequações necessárias. Advogado também cita também que entidades sindicais tem obrigações na fiscalização do uso de dados de trabalhadores.

Com os novos mercados digitais, os dados pessoais ganharam mais importância na economia para analisar o perfil dos consumidores. A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (nº 13.709) foi criada para regular o tráfego dessas informações, especificando diretrizes que empresas e entidades devem seguir. Só que, após anos de sua criação, a maioria das empresas brasileiras ainda não se adequou à nova realidade e podem ser multadas em valores que chegam a 50 milhões de reais.

Em palestra para a CONASCON, confederação que representa trabalhadores da Limpeza Urbana e Ambiental em todo Brasil, o advogado Fábio Rodrigues, especialista em LGPD e E-social, afirmou que o costume de deixar tudo para a última hora é um dos aspectos do atraso na implantação da LGPD nas empresas, mas não é o único motivo da demora nas adequações. “É incontestável que a norma entrou em vigor em pleno ano de pandemia [2020], ocasião em que muitos empresários mal sabiam se conseguiriam sobreviver aos nefastos efeitos econômicos, quanto mais se dedicarem à privacidade de dados”, explica.

Para o advogado, as pequenas e médias empresas são as que mais sofrem com a adequação. “Essas empresas são as que mais geram postos de trabalho e não possuem estrutura administrativa para se dedicarem aos ajustes legalmente exigidos, pois geram expressivos custos em seus processos e recursos humanos, materiais e tecnológicos”, alega. Fábio Rodrigues também alerta para a falta de fiscalização, por parte dos órgãos competentes. “É nítida a falta de fiscalização do poder público e a ausência de cobrança por parte de clientes e fornecedores, resultando em uma lamentável postergação da adequação à LGPD”, completa.

Fiscal da LGPD
Mas não são só empresas que devem se adequar, entidades que trabalham com dados também têm suas obrigações. Álvaro César Silva, da Cripto Assessoria, explica que o papel de fiscalizador da LGPD também cabe às entidades sindicais, por exemplo. “As empresas tratam dados pessoais e sensíveis do trabalhador, podendo expor informações que prejudiquem a categoria. Por isso mesmo, o sindicato deve acompanhar esse tratamento das informações e denunciar possíveis irregularidades”, alerta.

Para Moacyr Pereira, presidente da CONASCON, o cuidado com o manuseio de dados de trabalhadores é um ponto crítico e deve receber atenção das entidades de representação. “Estamos inclusive alertando e treinando sindicatos filiados a agir de acordo com a lei. Afinal, somos representantes legais do trabalhador, seja no respeito às leis de trabalho, quanto na segurança da informação dos funcionários das empresas. Tudo o que engloba os interesses dos trabalhadores pode e deve ser levado em conta pelo sindicato”, diz.

Um caso recente mostra essa jurisprudência na prática. Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Rio Grande do Sul entrou com ação civil pública contra a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre por danos morais coletivos contra seus funcionários. No caso, a empresa enviou por e-mail uma tabela com o nome, número da ação trabalhista e o valor que cada funcionário teria para receber de crédito, em todos os processos trabalhistas contra a empresa, expondo os empregados de forma constrangedora e indevida na intranet corporativa, causando uma indenização por danos morais. “Acredito que casos iguais a esse serão mais recorrentes, com a nova fase da LGPD em andamento no Brasil”, completou Álvaro César.

Website: http://www.conascon.org.br



De acordo com a realidade, os ATMs – os populares caixas eletrônicos – aderem à ESG e 5G

Neste Podcast conversei com Elias Rogério da Silva, Presidente da Diebold Nixdorf do Brasil, fornecedora de automação bancária e a maior fabricante de ATMs do país.

Falamos sobre como a evolução tecnológica é aplicada aos terminais ano após ano, pois em última análise são equipamentos com alta tecnologia e não podem ficar parados no tempo. Também conversamos sobre sustentabilidade, IoT (Internet das Coisas) e 5G.

Ouça agora o Podcast e compartilhe nas suas redes sociais.



25 dicas de livros infantis para uma educação antirracista

São Paulo, SP 4/11/2021 – A representatividade é essencial para a constituição do sujeito. É necessário que todas as crianças se enxerguem na literatura –
Denise Guilherme, educadoraA educação antirracista deve ser praticada diariamente e precisa entrar no debate tanto nas escolas quanto nas famílias. Para apoiar pais a começar essa conversa em casa, o e-book reúne dicas de livros antirracistas indicados por especialistas.

O início da vida escolar foi para mim o divisor de águas: por volta dos seis anos entendi que ser negra era um problema para a sociedade, conta Djamila Ribeiro em seu Pequeno Manual Antirracista, publicado pela Companhia das Letras em 2019.

O problema a que se refere a filósofa e ativista é o racismo. “É impossível não ser racista tendo sido criado numa sociedade racista. É algo que está em nós e contra o que devemos lutar sempre”, defende Djamila no livro. A pauta antirracista precisa com urgência ocupar espaços e abrir possibilidades para o debate. O primeiro passo, então, é reconhecer o caráter estrutural do racismo.

Pesquisa divulgada em 2021 mostra a contraditória relação do brasileiro com racismo: enquanto 84% afirmam acreditar que há preconceito contra pessoas negras, apenas 4% reconhecem o preconceito em si. “É preciso responder: onde você guarda o seu racismo?”, questiona Ananda Luz, mestra em relações étnico-raciais e pesquisadora de literatura infantil.

A pauta antirracista deve ser cotidiana

O segundo passo é combater o racismo. De que forma? Nas atitudes mais cotidianas, defende Djamila Ribeiro: “Algumas atitudes simples podem ajudar as novas gerações, como apresentar para as crianças livros com personagens negros que fogem de estereótipos ou garantir que a escola dos seus filhos aplique a Lei 10639/2003, que inclui a obrigatoriedade do ensino da história africana e afro-brasileira.”

Para agir em casa casa e na escola

Uma educação antirracista é aquela que apresenta histórias, no plural, e histórias plurais, que conta e ouve narrativas diversas e que dialoga com os muitos saberes. Uma educação antirracista é voltada para a diversidade.

A diversidade é uma das questões que aparecem como as principais preocupações entre os pais, de acordo com pesquisa divulgada pelo Google em outubro de 2021. Entre as famílias, 49% se preocupam em preparar os filhos para combater o racismo, 44% a respeitar diferentes orientações sexuais e 47% em combater o bullying.

Se a educação antirracista é voltada para a diversidade, as famílias podem começar observando que lugares as pessoas negras ocupam nas escolas de seus filhos? As escolas estão aplicando a lei que garante o ensino da história africana? O que as crianças trazem para casa de percepções? Fala-se sobre essas questões o ano todo ou apenas durante o mês de novembro, quando se celebra o dia da Consciência Negra? Muitas vezes, nada disso acontece e o papel das famílias é fundamental para cobrar. “Não pode ser só função da escola construir um mundo que dialogue com a diversidade”, ressalta Ananda. As pessoas se relacionam em múltiplos espaços e esta relação deve ser de respeito.

Na família, atitudes como investir em brinquedos produzidos ou que representem pessoas negras e escolher livros que não reproduzam estereótipos são excelentes formas de apresentar mundos. Dialogar sobre os espaços que frequentam e onde se encontram, os lugares sociais que são obrigadas a ficar, inclusive a ausência. Por que em alguns lugares não se encontram pessoas negras? O que isso quer dizer? “Mas principalmente não ter medo de conversar sobre a questão racial com as crianças. Falar e escutar o que elas estão formulando e percebem sobre a temática para dialogar e poder apresentar outras possibilidades de ser, estar e agir nesse mundo”, conclui Ananda.

Literatura infantil: ponte para uma educação antirracista

Bons livros abrem espaço para conversas e é no diálogo que se aprende a escutar, a discordar, ampliar o olhar e conhecer outros pontos de vista. Por isso, para a prática de uma educação antirracista a literatura infantil é um recurso que pode contribuir tanto nas escolas quanto nas famílias. “A representatividade é elemento fundamental para a constituição do sujeito. Por isso, é fundamental que todas as crianças possam se enxergar na literatura”, explica a educadora Denise Guilherme, fundadora da A Taba, uma empresa especializada em curadoria de livros infantis.

Para trazer às famílias dicas de livros infantis que abordem temas como racismo, identidade e protagonismo negro, A Taba convidou três educadoras especialistas em literatura e que têm trabalhado há anos com a questão racial, discutindo-a a partir da literatura.

Dicas práticas para uma educação antirracista

A experiência em sala de aula e formações das especialistas deram origem a um guia com dicas práticas para uma educação antirracista, com sugestões de livros infantis que podem desencadear boas conversas sobre o tema. O e-book com dicas práticas para uma educação antirracista é gratuito e está disponível neste link.

Para ampliar a conversa com as famílias que entendem a urgência de falar sobre racismo com suas crianças, mas não sabem por onde começar, será realizado em 23 de novembro às 19 horas um bate-papo entre as educadoras Denise Guilherme e Ananda Luz, no canal da Taba no YouTube.

Website: http://www.ataba.com.br



Palestra debate SST, eSocial e tecnologia para gestão

4/11/2021 – Curso tratará de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), e ocorrerá em quatro encontros, que vão de 4 a 8 de novembro de 2021, sendo ministrados pelo consultor técnico e especialista em SST, Pedro Valdir Pereira

A RSData promove um curso sobre o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), eventos que surgiram com a aprovação da nova redação da Norma Regulamentadora Nº 01 (NR 01) pela publicação da Portaria 6.730, de 9 de março de 2020. O treinamento ocorrerá em quatro encontros, que vão de 4 a 8 de novembro de 2021, e serão ministrados pelo consultor técnico e especialista em SST, Pedro Valdir Pereira.

Segundo o palestrante, no curso serão abordados os novos conceitos e o alinhamento com a ISO 45001, além das principais diferenças entre o PPRA e o PGR.

Além disso, Pereira afirma que, para acompanhar a evolução do mundo, o mercado de trabalho passa constantemente por atualizações. Com o protagonismo da tecnologia e da transformação digital, as empresas tiveram que olhar atentamente para pautas antes não vislumbradas.

Uma delas, de acordo com o especialista, é o eSocial, projeto do Governo Federal criado basicamente com o objetivo de modernizar o modelo nacional das relações trabalhistas e ainda unificar as informações dos trabalhadores.

Com o curso, a ideia do palestrante é proporcionar ferramentas de apoio e orientação quanto às principais estruturas do planejamento estratégico e a gestão por resultados. As inscrições podem ser feitas no site www.rsdata.com.br



Airbus anuncia primeiro voo do A319 Neo com combustível 100% sustentável

A Airbus, Dassault Aviation, ONERA, o Ministério dos Transportes Francês e a Safran lançaram o primeiro estudo de voo de uma aeronave de corredor único que funciona com combustível de aviação sustentável (Sustainable Aviation Fuel, da sigla em inglês SAF) não misturado.

Durante o teste de voo realizado sobre a região de Toulouse no último dia 28, um motor CFM LEAP-1A de uma aeronave de teste Airbus A319 Neo operou com 100% de SAF. Os resultados iniciais dos testes de solo e de voo são esperados para 2022.

O SAF sem misturas é feito a partir de ésteres hidroprocessados e ácidos graxos (HEFA – Hydroprocessed Esters and Fatty Acids), que consiste basicamente em óleo de cozinha usado, bem como outras gorduras residuais. O HEFA é feito de hidrocarbonetos parafínicos e é livre de aromáticos e enxofre. Aproximadamente 57 toneladas de SAF serão utilizados durante a campanha de testes, com produção na Normandia, perto de Le Havre, na França.

O combustível de aviação sustentável também será utilizado para estudos de compatibilidade e operabilidade do motor dos Helicópteros Arrano Safran utilizados na família H160 da Airbus, que devem começar no próximo ano.

A Airbus é responsável pela caracterização e análise do impacto do combustível sustentável em solo e emissões a bordo. A Safran concentra-se nos estudos de compatibilidade relacionados ao sistema de combustível e adaptação do motor para aeronaves comerciais e helicópteros, bem como sua otimização para vários tipos de combustíveis que não agridem o meio ambiente.

O estudo – conhecido como VOLCAN (sigla de “VOL avec Carburants Alternatifs Nouveaux”, que significa voar com novos combustíveis alternativos) – contribui para os esforços globais de descarbonização, atualmente desenvolvidos em toda a indústria aeronáutica, e se beneficia de um financiamento do plano de recuperação France Relance, a parte dedicada à descarbonização da aviação, que é implementada pela DGAC (Direction générale de l’aviation civile) sob a supervisão de Jean-Baptiste Djebbari, Ministro dos Transportes da França.

O objetivo final do estudo é promover a implantação e o uso em larga escala de SAF e a certificação da matéria prima 100% sustentável para uso em aeronaves de corredor único e na nova geração de jatos comerciais.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Tecnologia inovadora contribui para a retomada do mercado de aeronaves

São Paulo, SP 4/11/2021 – A principal vantagem dos materiais compósitos é possibilitar a redução de peso das aeronaves. Somente a Embraer, terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, finalizou a venda de 30 aeronaves no terceiro trimestre de 2021. A empresa é uma das que investem em pesquisa dos chamados materiais compósitos, aliados do conceito de aeronave verde (green aircraft), que miram na redução das emissões de gases de efeito estufa.

Com o avanço da vacinação no mundo e a estabilização dos casos de Covid-19, o setor aéreo começa a ensaiar uma recuperação. A demanda é positiva especialmente para os fabricantes de aeronaves, que podem restabelecer seus planos de lançamento adiados por causa da pandemia do novo coronavírus. Somente a Embraer, terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, finalizou a venda de 30 jatos no terceiro trimestre de 2021

Segundo informações da empresa, foram nove jatos comerciais e 21 executivos entregues ao mercado. Até o último dia 30 de setembro, as encomendas de novas aeronaves totalizavam US$ 16,8 bilhões. O sucesso da Embraer, que já vendeu mais de oito mil unidades para todos os continentes desde sua fundação em 1969, se deve também aos seus esforços em aprimorar tecnologias e melhorar o desempenho de suas aeronaves.

Uma das tecnologias empregadas pela fabricante brasileira, e que também é usada por outros fabricantes ao redor do mundo, é o uso de materiais compósitos para melhorar o desempenho de asas e, consequentemente, de toda aeronave. Desde 2015, a empresa incentiva, em parceria com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o projeto Aplicação de Compósitos em Asas Alongadas, focado no desenvolvimento de tecnologias de junção dos reforçadores, utilizando compósitos de alto desempenho, uma combinação de fibra de carbono pré-impregnado em matriz de resina epóxi.

Especialista em manutenção aeronáutica, Kennedy Rodrigues Varella diz não ter dúvidas de que os materiais compósitos – especialmente na aviação – vieram para ficar e que seu emprego em grande escala na indústria está apenas no começo. Esses materiais nada mais são do que a junção entre fibra de carbono e metais na composição dos materiais que garantem mais leveza, resistência, eficiência e redução do consumo de energia. Segundo Varella, a principal vantagem dessa tecnologia é a redução de peso das aeronaves. “Essa redução pode chegar em mais de 25% do peso máximo de decolagem de um avião. Acrescento a essa vantagem o fato de os materiais compósitos não serem sujeitos à corrosão”, comenta.

Outra vantagem dos materiais compósitos é a maior resistência à fadiga, superior aos metais. De acordo com Kennedy Varella, a moldabilidade dos materiais também é melhor e mais simples, possibilitando grande flexibilidade de design. “Isso permite a construção de formas mais aerodinamicamente eficientes e complexas, muito usadas em superfícies primárias e secundárias de comando de voo”, explica o especialista com mais de 17 anos de atuação no setor da aviação civil.

A tecnologia foi usada no desenvolvimento da aeronave Hale (High Altitude Long Endurance), reproduzida no ITA e semelhante ao protótipo desenvolvido na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Por suas características, os compósitos são aliados do conceito de green aircraft (aeronave verde), bastante demandado atualmente, por conta da necessidade de redução das emissões de gases de efeito estufa, medida necessária para o combate das mudanças do clima.

Aeronaves “verdes” são o futuro da aviação mundial

Uma das novidades no mercado de aeronaves mais adequadas ao meio ambiente está sendo testada no Brasil neste início de novembro. A Embraer inicia, no Rio de Janeiro, uma simulação do uso de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL), chamada de EVE, para voos de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). A novidade pretende encurtar distâncias com o uso de aeronaves que parecem helicópteros, mas com custo mais acessível que os modelos convencionais. Nesta fase de testes, segundo a Embraer, serão realizados seis voos diários entre a Barra da Tijuca e o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).

A entrada da Embraer no mercado de aeronaves para uso em Mobilidade Aérea Urbana é pela Eve Urban Air Mobility, startup da empresa brasileira. Em junho, a Embraer anunciou que a primeira entrega de aeronaves elétricas está prevista para 2026. O primeiro lote, de 50 aeronaves, será desenvolvido para atender parceria com a Helisul Aviation, uma das maiores operadoras de helicópteros da América Latina.

A aeronave, que já vem sendo chamada de carro voador, vem sendo desenvolvida para fazer viagens curtas, mais rápidas e com redução de emissões de gases de efeito estufa, uma vez que o querosene usado na aviação, no caso de uma eVTOL será substituído por energia elétrica, adicionando uma vantagem a mais a esse modelo: o silêncio.



Escola de Gastronomia Chef Gourmet inaugura primeira franquia em SP

Campinas/SP 4/11/2021 – A franquia chega à região com objetivo de capacitar profissionais e atender entusiastas da GastronomiaEmpreendimento focado na formação de chefs de cozinha chega a Campinas no dia 13 de novembro

Ensinar a Gastronomia na prática é o objetivo da Escola de Gastronomia Chef Gourmet, que inaugurará a primeira unidade no estado paulista, no dia 13 de novembro, na cidade de Campinas/SP. A franquia chega à região com objetivo de capacitar profissionais e atender entusiastas da Gastronomia. Com quase 500 m² e dois andares, a Chef Gourmet Campinas oferecerá uma infraestrutura ampla e moderna para proporcionar aulas dinâmicas e permitir que os alunos vivenciem o dia a dia da profissão já em sala de aula.

À frente do empreendimento está o proprietário Mauricy Bizatto, engenheiro e empreendedor. “Estava procurando um negócio sólido, com rentabilidade e em um mercado em crescimento e não saturado. Encontrei a Chef Gourmet e verifiquei que Campinas ainda não tinha uma unidade”, conta. Ele ainda explica o motivo pelo qual escolheu a cidade para receber a primeira unidade da rede em São Paulo. “A cidade é um polo abastecedor da região e, por isso, nada melhor que Campinas para iniciar as operações da Chef Gourmet no interior de SP”, destaca Bizatto.

Entre as metas do negócio, está a projeção de atender centenas de alunos até o final do próximo ano. “Nossa expectativa é atender mais de 500 alunos até o final de 2022”, pontua o proprietário. Ao mesmo tempo, a Chef Gourmet Campinas irá gerar 12 vagas de emprego, com processo seletivo ainda em andamento. As matrículas para os cursos abrirão no dia 15 de novembro.

Inicialmente, a escola oferecerá mais de 10 cursos para atender profissionais da área e pessoas que têm a Gastronomia como hobby. Os cursos ofertados pela escola serão: Chef de Cuisine, Chef Cuisine Jr., Chef Pâtisserie e Boulangerie, Chef Boucherie, Sommelier Profissional, Bartender Profissional, Gestão de Negócios, Inglês Cultural, Cozinha por Hobby, Panificação e Confeitaria por Hobby e Sommelier por Hobby. Entre as principais apostas do proprietário estão os cursos de Chef de Cuisine e Chef Boucherie. “Acredito que o mercado da região necessita de profissionais capacitados na área gastronômica e o curso de Chef de Cuisine, por exemplo, oferece uma formação completa, abordando cozinha, gestão e inglês gastronômico”, explica Bizatto.

Com um modelo de franquia lançado recentemente, a rede de Escola de Gastronomia Chef Gourmet está em expansão pelo Brasil. Mais informações pelo site: www.escolachefgourmet.com.br, telefone (11) 9 8859-7967 ou Instagram www.instagram.com/chefgourmetcampinas. A Chef Gourmet Campinas está localizada na Avenida Brasil, 1335, no bairro Jardim Chapadão.

Website: http://www.escolachefgourmet.com.br



Como a Internet mudou a indústria global

A história da humanidade foi definida pelo desenvolvimento da indústria. Antes da invenção das máquinas, os seres humanos precisam dedicar horas do seu dia para realizar atividades básicas, como cortar lenha para aquecer suas casas e fiar algodão para criar tecidos. Entretanto, tudo mudou a partir da invenção da máquina a vapor.

Essa foi a primeira grande invenção humana que revolucionou a forma como a sociedade se organizava. Período que ficou conhecido como a primeira revolução industrial, o século XVIII ficou marcado pelos grandes avanços tecnológicos das sociedades, principalmente dos países da Europa. Com máquinas ajudando os humanos, a produção aumentou e as pessoas passaram a dedicar o tempo para outras atividades.

Estudar, cuidar da saúde, se divertir, realizar esportes, jogar e muitas outras atividades se tornaram possível porque a máquina a vapor ajudou as pessoas a produzirem mais em menor tempo. Foi um grande passo para a humanidade que também acelerou o processo de desenvolvimento de muitos país, ocasionando mais revoluções.

Ao longo dos séculos seguintes, a humanidade passou pela Segunda Revolução Industrial, quando o homem conseguiu transformar objetos naturais, como minérios, petróleos, gases, em energia. Além disso, com a Terceira Revolução Industrial, todo o mundo passou a se industrializar, foram criados os aviões, carros e as distâncias se encurtaram. E a humanidade não parou por aí.

A Revolução Tecnológica
Também conhecida como a Quarta Revolução Industrial ou Revolução Digital, esse período de transformações sociais, causado, em grande medida, pela invenção dos computadores e internet, se iniciou em 1950, em países desenvolvidos. No pós Segunda Guerra Mundial, os países perceberam a necessidade de desenvolver novas formas de comunicação.

Foi a partir do investimento estatal dos Estados Unidos em pesquisas de ponta que no final da década de 1960 surgiu o protótipo da internet tal como a conhecemos. A ARPANET foi uma agência norte-americana que tinha por objetivo interligar os dados dos computadores do país, localizados em grandes universidades que faziam pesquisas para o governo e bases militares.

Em 1990, percebendo o potencial do que haviam criado, os norte-americanos tornaram a rede pública e foi então que surgiu a World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), o famoso www que usamos antes de qualquer site que pretendemos acessar. Em três décadas a internet transformou a sociedade e mudou a indústria global.

Internet das Coisas
Para além de ser um espaço de conhecimento e diversão, com cursos, redes sociais, jogos de casino e muitas outras atividades e fontes de conhecimento, a internet é também um espaço de desenvolvimento econômico e industrial. A internet das coisas é o termo que designa essa função da internet. Com a eliminação das barreiras físicas, hoje tudo o que fazemos é por meio digital.

A tendência é que nos próximos anos tudo esteja conectado à internet, desde pessoas até carros, geladeiras, portas, janelas e tudo mais. A partir dessa integração de sociedade e objetos, haverá uma transferência de dados e informações nunca antes vista na história da sociedade. Inclusive, em uma velocidade cada vez maior, com a criação da rede 5G e posteriores que virão. Alguns números curiosos:

– Mais de 100 novos dispositivos são conectados à internet a cada segundo;
– Quase $70 bilhões são investidos todos os anos em soluções digitais;
– Cada pessoa possui, em média, 4 dispositivos conectados à internet;
– Em um futuro próximo, 50% do PIB mundial será derivado da economia digital.

Esse aumento de troca de dados e em alta velocidade já mudou a forma como as pessoas produzem. Atualmente, não é preciso ir até à fábrica ou ao escritório para trabalhar. Basta ter um computador com acesso à internet na rede interna da empresa para realizar as mesmas atividades que antes só eram realizadas presencialmente.

A Indústria 4.0
Além de mudar as regras de sociabilidade e de produção, a internet também tem transformando as indústrias. Com a invenção da impressora 3D, por exemplo, é possível imprimir qualquer item, objeto, ferramenta e até uma casa, sem movimentar um dedo, apenas criando o projeto no computador e pedindo para que a impressora imprima.

É uma revolução que vai mudar toda a sociedade. Com a inutilização das indústrias, cada vez mais pessoas precisarão se reinventar, aprender a programar e se acostumar com a presença das máquinas no nosso dia a dia. Possivelmente, em breve as máquinas farão todo o trabalho pesado e os humanos se dedicaram a atividades de lazer e criação.

Parece um filme de ficção científica, é verdade, mas trata-se do cenário do mundo nas próximas décadas. Cada vez mais será comum conhecer pessoas que viajaram ao espaço, conheceram novos planetas, quando não, se mudaram para estações espaciais em Marte ou na Lua. A humanidade está evoluindo em uma velocidade nunca vista e devemos inventar a internet e as tecnologias.

Portanto, quem quer acompanhar essas mudanças deve ficar atento às novidades e se preparar para um futuro sem trabalho e com tempo livre. Talvez nós não chegamos a vivenciar esse mundo, mas é bem possível que nossos filhos e netos estejam vivos quando a humanidade enviar as primeiras espaçonaves tripuladas de pessoas que querem viver no espaço sideral.



Professores de Educação Física podem se tornar donos de escolas de futebol

São Paulo 4/11/2021 – O projeto também contempla um curso de aperfeiçoamento para o aprendizado da metodologia da Inter de Milão.Iniciativa da Inter Academy Brazil, escola oficial da Inter de Milão, possibilita que, com baixo investimento, o profissional tenha seu próprio negócio com a bandeira do clube italiano.

A Educação Física é a segunda carreira mais procurada nas universidades do país. Dados do Censo Nacional de Educação apontam que 35 mil professores se formam por ano no Brasil.

A falta de vagas no mercado de trabalho e a baixa remuneração são os principais obstáculos enfrentados por esses profissionais, além da falta de estrutura para o desenvolvimento do trabalho.

Dados da pesquisa “Escola, Movimento e Esporte: Cenário de Desenvolvimento Humano Integral”, feita pelo Instituto Península em parceria com a consultoria Plano CDE aponta que a precariedade de materiais e infraestrutura esportiva nas escolas é o principal empecilho para a oferta adequada de aulas de educação física. Para contornar o problema, um terço deles (32%) leva seu próprio equipamento de casa para a escola. Outros 29% promovem com os alunos atividades de reciclagem de materiais para uso na educação física.

Nesse cenário, a Inter Academy Brazil, rede oficial de escolas de futebol da Inter de Milão, lançou um projeto para democratizar o acesso dos professores de educação física ao mercado de trabalho.

A iniciativa possibilita que, com baixo investimento, o profissional tenha sua própria escola de futebol Inter Academy. Basta encontrar um campo ou quadra para as aulas. “Não cobramos taxa de franquia, mas apenas o valor necessário para a compra dos materiais de treinamento, que serão propriedade do professor e a verba para compra da identidade visual da Inter”, afirma o CEO da Inter Academy, Marcelo Bernardo. Ele acrescenta que vários professores optam por convidar amigos que queiram investir para serem sócios: “o amigo entra com o investimento e o professor com o trabalho”, explica.

O projeto também contempla um curso de aperfeiçoamento para o aprendizado da metodologia da Inter de Milão. De acordo com Bernardo, a qualificação dos professores é um dos pilares da Inter Academy Brazil, que conta com 60 unidades em 15 Estados pelo país.

Website: http://www.interacademybrazil.com.br



UX Group fecha parceria para viabilizar inteligência artificial em logística

São Paulo, SP 4/11/2021 – Com a parceria fechada com a RaizeAI, vamos iniciar uma nova fase de identificação de oportunidades para explorar estes dados da melhor maneira e trazer valorObjetivo é avaliar formas de aplicar a tecnologia nos sistemas de gestão de fretes, possibilitando análises de dados avançadas que tragam retorno financeiro para os e-commerces

A UX Group, logtech brasileira especializada em logística e transporte inteligentes, acaba de selar parceria com a startup RayzeAI, empresa especializada em inteligência artificial sediada em Palo Alto, na Califórnia. O objetivo é avaliar formas de aplicar a tecnologia nos sistemas de gestão de fretes, possibilitando análises de dados avançadas que tragam retorno financeiro para os e-commerces.

De acordo com Thiago Preihs, fundador da UX Solutions, vertical de tecnologia da UX Group, a principal dificuldade do setor é a confiabilidade das informações, que estão armazenadas em sistemas diferentes e em arquivos com formatos diversos, sem consistência. “Este problema é recorrente em praticamente todos os setores e impede a implementação de tecnologias para análises mais profundas dos dados”, explica ele.

Pensando na solução deste problema, Preihs revela que a UX Solutions vem investindo nos últimos anos em uma plataforma robusta, capaz de garantir integridade das informações relacionadas a vendas, rastreamento, cotação de fretes, entre outras informações. “Nosso intuito é reunir dados de qualidade para dar um segundo passo em direção à análise destas informações”, afirma o executivo. “Com a parceria fechada com a RaizeAI, vamos iniciar uma nova fase de identificação de oportunidades para explorar estes dados da melhor maneira e trazer valor”, detalha Preihs.

Atualmente, dois clientes participam de projetos pilotos no qual informações valiosas estão sendo lapidadas, um deles é a Estrela10, loja virtual de departamentos. “Temos uma série de iniciativas no radar para minerar informações e extrair valor”, diz ele.

Entre os obstáculos enfrentados pelos e-commerces e que devem ganhar solução com as tecnologias resultantes desta parceria está a definição do prazo de entrega para mais ou para menos dias. Segundo Preihs, a ideia é que a empresa ofereça tecnologia capaz de ajustar dinamicamente os prazos, refletindo sobre dois fatores: regiões onde os prazos estipulados são sempre maiores que o previsto e que possam ser reduzidos, e também considerando os custos de reclamação.

“A reclamação na venda online tem um custo alto para os negócios, tanto financeiro quanto para a imagem da marca. Ela implica em cancelamento de pedidos, trocas, acionamento de diferentes áreas e ações na justiça, portanto este é um dado sensível que deve ser trabalhado e a tecnologia é fundamental para uma solução eficiente”, finaliza o executivo.

Website: https://uxgroup.com.br/



Zynga lança o novo jogo FarmVille 3 mundialmente

A Zynga anunciou hoje o lançamento mundial de FarmVille 3, a mais nova edição de sua emblemática franquia FarmVille. O jogo social que simula atividades de uma fazenda já está disponível mundialmente para download em dispositivos iOS e Android, além de Mac M1.

Doze anos e mais de 700 milhões de downloads depois do lançamento mundial do FarmVille original em 2009, FarmVille 3 dá vida a um mundo repleto de beleza e um rico elenco de personagens animados e animais interativos.

A adorada guia Marie retornaàfranquia para receber de volta a comunidade de FarmVille e cumprimentar os novos jogadores enquanto constroem suas propriedades e concluem desafios. Ela estará ao lado de um elenco inédito de agricultores com diferentes experiências e habilidades que vão ajudar os jogadores com novos elementos do jogo, inclusive novas fazendas personalizáveis e a criação de gado.

À medida que entram nesse mundo novo, os jogadores podem adotar, criar e alimentar filhotes de mais 150 espécies e ser recompensados por seus esforços de criação com produtos da fazenda como lã e manteiga.

FarmVille 3 envolve os jogadores com uma nova experiência visualmente deslumbrante de FarmVille repleta do clima de aventura, conexão social e espírito agricultor que centenas de milhões de fãs passaram a adorar”, comentou Bernard Kim, presidente editorial da Zynga. “Convidamos calorosamente uma nova geração de jogadores a conhecerem os adoráveis novos personagens e animais de FarmVille que prosperam em uma paisagem rural deslumbrante e cheia de sentimento e humor.”

Novos recursos do jogo
Diversos animais. Colecione, crie e alimente mais de 150 espécies de animais que vão desde produtivas galinhas e vacas até tigres exóticos e alpacas fofinhas.

Diferentes agricultores. Conheça 30 personagens com habilidades práticas — como culinária, pesca, corte de lenha e artesanato — que vão ajudar você na construção de sua fazenda.

Um mundo natural e vibrante. Controle padrões climáticos com mecânicas dinâmicas no jogo para acelerar seus cultivos, aumentar o rendimento da pesca ou ganhar mais moedas.

Personalize tudo. Vista seus agricultores com roupas da estação como uma fantasia de abóbora para o Halloween ou dê um toque pessoal a sua fazenda, estábulo ou veículo escolhendo entre várias opções de designs temáticos como decoração moderna ou vitoriana.

Recursos de jogabilidade social agradáveis. Forme sua própria “cooperativa” para trocar produtos com outros jogadores e cooperar para vencer eventos e obter decorações únicas.

A partir de hoje, os jogadores que baixarem o título nas próximas duas semanas vão receber um kit de início especial com recursos interativos para ajudar a personalizar suas fazendas, como elementos decorativos e a foto de “Early Bird” (adotante inicial) no perfil.

Para ver imagens e vídeos de FarmVille 3, clique aqui.

FarmVille 3 já pode ser baixado gratuitamente em dispositivos iOS, Android e Mac M1.



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