Home Tech Digital Como a Internet mudou a indústria global

Como a Internet mudou a indústria global

A tendência é que nos próximos anos tudo esteja conectado à internet

A história da humanidade foi definida pelo desenvolvimento da indústria. Antes da invenção das máquinas, os seres humanos precisam dedicar horas do seu dia para realizar atividades básicas, como cortar lenha para aquecer suas casas e fiar algodão para criar tecidos. Entretanto, tudo mudou a partir da invenção da máquina a vapor.

Essa foi a primeira grande invenção humana que revolucionou a forma como a sociedade se organizava. Período que ficou conhecido como a primeira revolução industrial, o século XVIII ficou marcado pelos grandes avanços tecnológicos das sociedades, principalmente dos países da Europa. Com máquinas ajudando os humanos, a produção aumentou e as pessoas passaram a dedicar o tempo para outras atividades.

Estudar, cuidar da saúde, se divertir, realizar esportes, jogar e muitas outras atividades se tornaram possível porque a máquina a vapor ajudou as pessoas a produzirem mais em menor tempo. Foi um grande passo para a humanidade que também acelerou o processo de desenvolvimento de muitos país, ocasionando mais revoluções.

Ao longo dos séculos seguintes, a humanidade passou pela Segunda Revolução Industrial, quando o homem conseguiu transformar objetos naturais, como minérios, petróleos, gases, em energia. Além disso, com a Terceira Revolução Industrial, todo o mundo passou a se industrializar, foram criados os aviões, carros e as distâncias se encurtaram. E a humanidade não parou por aí.

A Revolução Tecnológica
Também conhecida como a Quarta Revolução Industrial ou Revolução Digital, esse período de transformações sociais, causado, em grande medida, pela invenção dos computadores e internet, se iniciou em 1950, em países desenvolvidos. No pós Segunda Guerra Mundial, os países perceberam a necessidade de desenvolver novas formas de comunicação.



Foi a partir do investimento estatal dos Estados Unidos em pesquisas de ponta que no final da década de 1960 surgiu o protótipo da internet tal como a conhecemos. A ARPANET foi uma agência norte-americana que tinha por objetivo interligar os dados dos computadores do país, localizados em grandes universidades que faziam pesquisas para o governo e bases militares.

Em 1990, percebendo o potencial do que haviam criado, os norte-americanos tornaram a rede pública e foi então que surgiu a World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), o famoso www que usamos antes de qualquer site que pretendemos acessar. Em três décadas a internet transformou a sociedade e mudou a indústria global.

Internet das Coisas
Para além de ser um espaço de conhecimento e diversão, com cursos, redes sociais, jogos de casino e muitas outras atividades e fontes de conhecimento, a internet é também um espaço de desenvolvimento econômico e industrial. A internet das coisas é o termo que designa essa função da internet. Com a eliminação das barreiras físicas, hoje tudo o que fazemos é por meio digital.

A tendência é que nos próximos anos tudo esteja conectado à internet, desde pessoas até carros, geladeiras, portas, janelas e tudo mais. A partir dessa integração de sociedade e objetos, haverá uma transferência de dados e informações nunca antes vista na história da sociedade. Inclusive, em uma velocidade cada vez maior, com a criação da rede 5G e posteriores que virão. Alguns números curiosos:

– Mais de 100 novos dispositivos são conectados à internet a cada segundo;
– Quase $70 bilhões são investidos todos os anos em soluções digitais;
– Cada pessoa possui, em média, 4 dispositivos conectados à internet;
– Em um futuro próximo, 50% do PIB mundial será derivado da economia digital.

Esse aumento de troca de dados e em alta velocidade já mudou a forma como as pessoas produzem. Atualmente, não é preciso ir até à fábrica ou ao escritório para trabalhar. Basta ter um computador com acesso à internet na rede interna da empresa para realizar as mesmas atividades que antes só eram realizadas presencialmente.

A Indústria 4.0
Além de mudar as regras de sociabilidade e de produção, a internet também tem transformando as indústrias. Com a invenção da impressora 3D, por exemplo, é possível imprimir qualquer item, objeto, ferramenta e até uma casa, sem movimentar um dedo, apenas criando o projeto no computador e pedindo para que a impressora imprima.

É uma revolução que vai mudar toda a sociedade. Com a inutilização das indústrias, cada vez mais pessoas precisarão se reinventar, aprender a programar e se acostumar com a presença das máquinas no nosso dia a dia. Possivelmente, em breve as máquinas farão todo o trabalho pesado e os humanos se dedicaram a atividades de lazer e criação.

Parece um filme de ficção científica, é verdade, mas trata-se do cenário do mundo nas próximas décadas. Cada vez mais será comum conhecer pessoas que viajaram ao espaço, conheceram novos planetas, quando não, se mudaram para estações espaciais em Marte ou na Lua. A humanidade está evoluindo em uma velocidade nunca vista e devemos inventar a internet e as tecnologias.

Portanto, quem quer acompanhar essas mudanças deve ficar atento às novidades e se preparar para um futuro sem trabalho e com tempo livre. Talvez nós não chegamos a vivenciar esse mundo, mas é bem possível que nossos filhos e netos estejam vivos quando a humanidade enviar as primeiras espaçonaves tripuladas de pessoas que querem viver no espaço sideral.



Previous articleProfessores de Educação Física podem se tornar donos de escolas de futebol
Next articleEscola de Gastronomia Chef Gourmet inaugura primeira franquia em SP