Home Blog Page 1271

25 dicas de livros infantis para uma educação antirracista

São Paulo, SP 4/11/2021 – A representatividade é essencial para a constituição do sujeito. É necessário que todas as crianças se enxerguem na literatura –
Denise Guilherme, educadoraA educação antirracista deve ser praticada diariamente e precisa entrar no debate tanto nas escolas quanto nas famílias. Para apoiar pais a começar essa conversa em casa, o e-book reúne dicas de livros antirracistas indicados por especialistas.

O início da vida escolar foi para mim o divisor de águas: por volta dos seis anos entendi que ser negra era um problema para a sociedade, conta Djamila Ribeiro em seu Pequeno Manual Antirracista, publicado pela Companhia das Letras em 2019.

O problema a que se refere a filósofa e ativista é o racismo. “É impossível não ser racista tendo sido criado numa sociedade racista. É algo que está em nós e contra o que devemos lutar sempre”, defende Djamila no livro. A pauta antirracista precisa com urgência ocupar espaços e abrir possibilidades para o debate. O primeiro passo, então, é reconhecer o caráter estrutural do racismo.

Pesquisa divulgada em 2021 mostra a contraditória relação do brasileiro com racismo: enquanto 84% afirmam acreditar que há preconceito contra pessoas negras, apenas 4% reconhecem o preconceito em si. “É preciso responder: onde você guarda o seu racismo?”, questiona Ananda Luz, mestra em relações étnico-raciais e pesquisadora de literatura infantil.

A pauta antirracista deve ser cotidiana

O segundo passo é combater o racismo. De que forma? Nas atitudes mais cotidianas, defende Djamila Ribeiro: “Algumas atitudes simples podem ajudar as novas gerações, como apresentar para as crianças livros com personagens negros que fogem de estereótipos ou garantir que a escola dos seus filhos aplique a Lei 10639/2003, que inclui a obrigatoriedade do ensino da história africana e afro-brasileira.”

Para agir em casa casa e na escola

Uma educação antirracista é aquela que apresenta histórias, no plural, e histórias plurais, que conta e ouve narrativas diversas e que dialoga com os muitos saberes. Uma educação antirracista é voltada para a diversidade.

A diversidade é uma das questões que aparecem como as principais preocupações entre os pais, de acordo com pesquisa divulgada pelo Google em outubro de 2021. Entre as famílias, 49% se preocupam em preparar os filhos para combater o racismo, 44% a respeitar diferentes orientações sexuais e 47% em combater o bullying.

Se a educação antirracista é voltada para a diversidade, as famílias podem começar observando que lugares as pessoas negras ocupam nas escolas de seus filhos? As escolas estão aplicando a lei que garante o ensino da história africana? O que as crianças trazem para casa de percepções? Fala-se sobre essas questões o ano todo ou apenas durante o mês de novembro, quando se celebra o dia da Consciência Negra? Muitas vezes, nada disso acontece e o papel das famílias é fundamental para cobrar. “Não pode ser só função da escola construir um mundo que dialogue com a diversidade”, ressalta Ananda. As pessoas se relacionam em múltiplos espaços e esta relação deve ser de respeito.

Na família, atitudes como investir em brinquedos produzidos ou que representem pessoas negras e escolher livros que não reproduzam estereótipos são excelentes formas de apresentar mundos. Dialogar sobre os espaços que frequentam e onde se encontram, os lugares sociais que são obrigadas a ficar, inclusive a ausência. Por que em alguns lugares não se encontram pessoas negras? O que isso quer dizer? “Mas principalmente não ter medo de conversar sobre a questão racial com as crianças. Falar e escutar o que elas estão formulando e percebem sobre a temática para dialogar e poder apresentar outras possibilidades de ser, estar e agir nesse mundo”, conclui Ananda.

Literatura infantil: ponte para uma educação antirracista

Bons livros abrem espaço para conversas e é no diálogo que se aprende a escutar, a discordar, ampliar o olhar e conhecer outros pontos de vista. Por isso, para a prática de uma educação antirracista a literatura infantil é um recurso que pode contribuir tanto nas escolas quanto nas famílias. “A representatividade é elemento fundamental para a constituição do sujeito. Por isso, é fundamental que todas as crianças possam se enxergar na literatura”, explica a educadora Denise Guilherme, fundadora da A Taba, uma empresa especializada em curadoria de livros infantis.

Para trazer às famílias dicas de livros infantis que abordem temas como racismo, identidade e protagonismo negro, A Taba convidou três educadoras especialistas em literatura e que têm trabalhado há anos com a questão racial, discutindo-a a partir da literatura.

Dicas práticas para uma educação antirracista

A experiência em sala de aula e formações das especialistas deram origem a um guia com dicas práticas para uma educação antirracista, com sugestões de livros infantis que podem desencadear boas conversas sobre o tema. O e-book com dicas práticas para uma educação antirracista é gratuito e está disponível neste link.

Para ampliar a conversa com as famílias que entendem a urgência de falar sobre racismo com suas crianças, mas não sabem por onde começar, será realizado em 23 de novembro às 19 horas um bate-papo entre as educadoras Denise Guilherme e Ananda Luz, no canal da Taba no YouTube.

Website: http://www.ataba.com.br



Palestra debate SST, eSocial e tecnologia para gestão

4/11/2021 – Curso tratará de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), e ocorrerá em quatro encontros, que vão de 4 a 8 de novembro de 2021, sendo ministrados pelo consultor técnico e especialista em SST, Pedro Valdir Pereira

A RSData promove um curso sobre o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), eventos que surgiram com a aprovação da nova redação da Norma Regulamentadora Nº 01 (NR 01) pela publicação da Portaria 6.730, de 9 de março de 2020. O treinamento ocorrerá em quatro encontros, que vão de 4 a 8 de novembro de 2021, e serão ministrados pelo consultor técnico e especialista em SST, Pedro Valdir Pereira.

Segundo o palestrante, no curso serão abordados os novos conceitos e o alinhamento com a ISO 45001, além das principais diferenças entre o PPRA e o PGR.

Além disso, Pereira afirma que, para acompanhar a evolução do mundo, o mercado de trabalho passa constantemente por atualizações. Com o protagonismo da tecnologia e da transformação digital, as empresas tiveram que olhar atentamente para pautas antes não vislumbradas.

Uma delas, de acordo com o especialista, é o eSocial, projeto do Governo Federal criado basicamente com o objetivo de modernizar o modelo nacional das relações trabalhistas e ainda unificar as informações dos trabalhadores.

Com o curso, a ideia do palestrante é proporcionar ferramentas de apoio e orientação quanto às principais estruturas do planejamento estratégico e a gestão por resultados. As inscrições podem ser feitas no site www.rsdata.com.br



Airbus anuncia primeiro voo do A319 Neo com combustível 100% sustentável

A Airbus, Dassault Aviation, ONERA, o Ministério dos Transportes Francês e a Safran lançaram o primeiro estudo de voo de uma aeronave de corredor único que funciona com combustível de aviação sustentável (Sustainable Aviation Fuel, da sigla em inglês SAF) não misturado.

Durante o teste de voo realizado sobre a região de Toulouse no último dia 28, um motor CFM LEAP-1A de uma aeronave de teste Airbus A319 Neo operou com 100% de SAF. Os resultados iniciais dos testes de solo e de voo são esperados para 2022.

O SAF sem misturas é feito a partir de ésteres hidroprocessados e ácidos graxos (HEFA – Hydroprocessed Esters and Fatty Acids), que consiste basicamente em óleo de cozinha usado, bem como outras gorduras residuais. O HEFA é feito de hidrocarbonetos parafínicos e é livre de aromáticos e enxofre. Aproximadamente 57 toneladas de SAF serão utilizados durante a campanha de testes, com produção na Normandia, perto de Le Havre, na França.

O combustível de aviação sustentável também será utilizado para estudos de compatibilidade e operabilidade do motor dos Helicópteros Arrano Safran utilizados na família H160 da Airbus, que devem começar no próximo ano.

A Airbus é responsável pela caracterização e análise do impacto do combustível sustentável em solo e emissões a bordo. A Safran concentra-se nos estudos de compatibilidade relacionados ao sistema de combustível e adaptação do motor para aeronaves comerciais e helicópteros, bem como sua otimização para vários tipos de combustíveis que não agridem o meio ambiente.

O estudo – conhecido como VOLCAN (sigla de “VOL avec Carburants Alternatifs Nouveaux”, que significa voar com novos combustíveis alternativos) – contribui para os esforços globais de descarbonização, atualmente desenvolvidos em toda a indústria aeronáutica, e se beneficia de um financiamento do plano de recuperação France Relance, a parte dedicada à descarbonização da aviação, que é implementada pela DGAC (Direction générale de l’aviation civile) sob a supervisão de Jean-Baptiste Djebbari, Ministro dos Transportes da França.

O objetivo final do estudo é promover a implantação e o uso em larga escala de SAF e a certificação da matéria prima 100% sustentável para uso em aeronaves de corredor único e na nova geração de jatos comerciais.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Tecnologia inovadora contribui para a retomada do mercado de aeronaves

São Paulo, SP 4/11/2021 – A principal vantagem dos materiais compósitos é possibilitar a redução de peso das aeronaves. Somente a Embraer, terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, finalizou a venda de 30 aeronaves no terceiro trimestre de 2021. A empresa é uma das que investem em pesquisa dos chamados materiais compósitos, aliados do conceito de aeronave verde (green aircraft), que miram na redução das emissões de gases de efeito estufa.

Com o avanço da vacinação no mundo e a estabilização dos casos de Covid-19, o setor aéreo começa a ensaiar uma recuperação. A demanda é positiva especialmente para os fabricantes de aeronaves, que podem restabelecer seus planos de lançamento adiados por causa da pandemia do novo coronavírus. Somente a Embraer, terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, finalizou a venda de 30 jatos no terceiro trimestre de 2021

Segundo informações da empresa, foram nove jatos comerciais e 21 executivos entregues ao mercado. Até o último dia 30 de setembro, as encomendas de novas aeronaves totalizavam US$ 16,8 bilhões. O sucesso da Embraer, que já vendeu mais de oito mil unidades para todos os continentes desde sua fundação em 1969, se deve também aos seus esforços em aprimorar tecnologias e melhorar o desempenho de suas aeronaves.

Uma das tecnologias empregadas pela fabricante brasileira, e que também é usada por outros fabricantes ao redor do mundo, é o uso de materiais compósitos para melhorar o desempenho de asas e, consequentemente, de toda aeronave. Desde 2015, a empresa incentiva, em parceria com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o projeto Aplicação de Compósitos em Asas Alongadas, focado no desenvolvimento de tecnologias de junção dos reforçadores, utilizando compósitos de alto desempenho, uma combinação de fibra de carbono pré-impregnado em matriz de resina epóxi.

Especialista em manutenção aeronáutica, Kennedy Rodrigues Varella diz não ter dúvidas de que os materiais compósitos – especialmente na aviação – vieram para ficar e que seu emprego em grande escala na indústria está apenas no começo. Esses materiais nada mais são do que a junção entre fibra de carbono e metais na composição dos materiais que garantem mais leveza, resistência, eficiência e redução do consumo de energia. Segundo Varella, a principal vantagem dessa tecnologia é a redução de peso das aeronaves. “Essa redução pode chegar em mais de 25% do peso máximo de decolagem de um avião. Acrescento a essa vantagem o fato de os materiais compósitos não serem sujeitos à corrosão”, comenta.

Outra vantagem dos materiais compósitos é a maior resistência à fadiga, superior aos metais. De acordo com Kennedy Varella, a moldabilidade dos materiais também é melhor e mais simples, possibilitando grande flexibilidade de design. “Isso permite a construção de formas mais aerodinamicamente eficientes e complexas, muito usadas em superfícies primárias e secundárias de comando de voo”, explica o especialista com mais de 17 anos de atuação no setor da aviação civil.

A tecnologia foi usada no desenvolvimento da aeronave Hale (High Altitude Long Endurance), reproduzida no ITA e semelhante ao protótipo desenvolvido na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Por suas características, os compósitos são aliados do conceito de green aircraft (aeronave verde), bastante demandado atualmente, por conta da necessidade de redução das emissões de gases de efeito estufa, medida necessária para o combate das mudanças do clima.

Aeronaves “verdes” são o futuro da aviação mundial

Uma das novidades no mercado de aeronaves mais adequadas ao meio ambiente está sendo testada no Brasil neste início de novembro. A Embraer inicia, no Rio de Janeiro, uma simulação do uso de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL), chamada de EVE, para voos de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). A novidade pretende encurtar distâncias com o uso de aeronaves que parecem helicópteros, mas com custo mais acessível que os modelos convencionais. Nesta fase de testes, segundo a Embraer, serão realizados seis voos diários entre a Barra da Tijuca e o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).

A entrada da Embraer no mercado de aeronaves para uso em Mobilidade Aérea Urbana é pela Eve Urban Air Mobility, startup da empresa brasileira. Em junho, a Embraer anunciou que a primeira entrega de aeronaves elétricas está prevista para 2026. O primeiro lote, de 50 aeronaves, será desenvolvido para atender parceria com a Helisul Aviation, uma das maiores operadoras de helicópteros da América Latina.

A aeronave, que já vem sendo chamada de carro voador, vem sendo desenvolvida para fazer viagens curtas, mais rápidas e com redução de emissões de gases de efeito estufa, uma vez que o querosene usado na aviação, no caso de uma eVTOL será substituído por energia elétrica, adicionando uma vantagem a mais a esse modelo: o silêncio.



Escola de Gastronomia Chef Gourmet inaugura primeira franquia em SP

Campinas/SP 4/11/2021 – A franquia chega à região com objetivo de capacitar profissionais e atender entusiastas da GastronomiaEmpreendimento focado na formação de chefs de cozinha chega a Campinas no dia 13 de novembro

Ensinar a Gastronomia na prática é o objetivo da Escola de Gastronomia Chef Gourmet, que inaugurará a primeira unidade no estado paulista, no dia 13 de novembro, na cidade de Campinas/SP. A franquia chega à região com objetivo de capacitar profissionais e atender entusiastas da Gastronomia. Com quase 500 m² e dois andares, a Chef Gourmet Campinas oferecerá uma infraestrutura ampla e moderna para proporcionar aulas dinâmicas e permitir que os alunos vivenciem o dia a dia da profissão já em sala de aula.

À frente do empreendimento está o proprietário Mauricy Bizatto, engenheiro e empreendedor. “Estava procurando um negócio sólido, com rentabilidade e em um mercado em crescimento e não saturado. Encontrei a Chef Gourmet e verifiquei que Campinas ainda não tinha uma unidade”, conta. Ele ainda explica o motivo pelo qual escolheu a cidade para receber a primeira unidade da rede em São Paulo. “A cidade é um polo abastecedor da região e, por isso, nada melhor que Campinas para iniciar as operações da Chef Gourmet no interior de SP”, destaca Bizatto.

Entre as metas do negócio, está a projeção de atender centenas de alunos até o final do próximo ano. “Nossa expectativa é atender mais de 500 alunos até o final de 2022”, pontua o proprietário. Ao mesmo tempo, a Chef Gourmet Campinas irá gerar 12 vagas de emprego, com processo seletivo ainda em andamento. As matrículas para os cursos abrirão no dia 15 de novembro.

Inicialmente, a escola oferecerá mais de 10 cursos para atender profissionais da área e pessoas que têm a Gastronomia como hobby. Os cursos ofertados pela escola serão: Chef de Cuisine, Chef Cuisine Jr., Chef Pâtisserie e Boulangerie, Chef Boucherie, Sommelier Profissional, Bartender Profissional, Gestão de Negócios, Inglês Cultural, Cozinha por Hobby, Panificação e Confeitaria por Hobby e Sommelier por Hobby. Entre as principais apostas do proprietário estão os cursos de Chef de Cuisine e Chef Boucherie. “Acredito que o mercado da região necessita de profissionais capacitados na área gastronômica e o curso de Chef de Cuisine, por exemplo, oferece uma formação completa, abordando cozinha, gestão e inglês gastronômico”, explica Bizatto.

Com um modelo de franquia lançado recentemente, a rede de Escola de Gastronomia Chef Gourmet está em expansão pelo Brasil. Mais informações pelo site: www.escolachefgourmet.com.br, telefone (11) 9 8859-7967 ou Instagram www.instagram.com/chefgourmetcampinas. A Chef Gourmet Campinas está localizada na Avenida Brasil, 1335, no bairro Jardim Chapadão.

Website: http://www.escolachefgourmet.com.br



Como a Internet mudou a indústria global

A história da humanidade foi definida pelo desenvolvimento da indústria. Antes da invenção das máquinas, os seres humanos precisam dedicar horas do seu dia para realizar atividades básicas, como cortar lenha para aquecer suas casas e fiar algodão para criar tecidos. Entretanto, tudo mudou a partir da invenção da máquina a vapor.

Essa foi a primeira grande invenção humana que revolucionou a forma como a sociedade se organizava. Período que ficou conhecido como a primeira revolução industrial, o século XVIII ficou marcado pelos grandes avanços tecnológicos das sociedades, principalmente dos países da Europa. Com máquinas ajudando os humanos, a produção aumentou e as pessoas passaram a dedicar o tempo para outras atividades.

Estudar, cuidar da saúde, se divertir, realizar esportes, jogar e muitas outras atividades se tornaram possível porque a máquina a vapor ajudou as pessoas a produzirem mais em menor tempo. Foi um grande passo para a humanidade que também acelerou o processo de desenvolvimento de muitos país, ocasionando mais revoluções.

Ao longo dos séculos seguintes, a humanidade passou pela Segunda Revolução Industrial, quando o homem conseguiu transformar objetos naturais, como minérios, petróleos, gases, em energia. Além disso, com a Terceira Revolução Industrial, todo o mundo passou a se industrializar, foram criados os aviões, carros e as distâncias se encurtaram. E a humanidade não parou por aí.

A Revolução Tecnológica
Também conhecida como a Quarta Revolução Industrial ou Revolução Digital, esse período de transformações sociais, causado, em grande medida, pela invenção dos computadores e internet, se iniciou em 1950, em países desenvolvidos. No pós Segunda Guerra Mundial, os países perceberam a necessidade de desenvolver novas formas de comunicação.

Foi a partir do investimento estatal dos Estados Unidos em pesquisas de ponta que no final da década de 1960 surgiu o protótipo da internet tal como a conhecemos. A ARPANET foi uma agência norte-americana que tinha por objetivo interligar os dados dos computadores do país, localizados em grandes universidades que faziam pesquisas para o governo e bases militares.

Em 1990, percebendo o potencial do que haviam criado, os norte-americanos tornaram a rede pública e foi então que surgiu a World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), o famoso www que usamos antes de qualquer site que pretendemos acessar. Em três décadas a internet transformou a sociedade e mudou a indústria global.

Internet das Coisas
Para além de ser um espaço de conhecimento e diversão, com cursos, redes sociais, jogos de casino e muitas outras atividades e fontes de conhecimento, a internet é também um espaço de desenvolvimento econômico e industrial. A internet das coisas é o termo que designa essa função da internet. Com a eliminação das barreiras físicas, hoje tudo o que fazemos é por meio digital.

A tendência é que nos próximos anos tudo esteja conectado à internet, desde pessoas até carros, geladeiras, portas, janelas e tudo mais. A partir dessa integração de sociedade e objetos, haverá uma transferência de dados e informações nunca antes vista na história da sociedade. Inclusive, em uma velocidade cada vez maior, com a criação da rede 5G e posteriores que virão. Alguns números curiosos:

– Mais de 100 novos dispositivos são conectados à internet a cada segundo;
– Quase $70 bilhões são investidos todos os anos em soluções digitais;
– Cada pessoa possui, em média, 4 dispositivos conectados à internet;
– Em um futuro próximo, 50% do PIB mundial será derivado da economia digital.

Esse aumento de troca de dados e em alta velocidade já mudou a forma como as pessoas produzem. Atualmente, não é preciso ir até à fábrica ou ao escritório para trabalhar. Basta ter um computador com acesso à internet na rede interna da empresa para realizar as mesmas atividades que antes só eram realizadas presencialmente.

A Indústria 4.0
Além de mudar as regras de sociabilidade e de produção, a internet também tem transformando as indústrias. Com a invenção da impressora 3D, por exemplo, é possível imprimir qualquer item, objeto, ferramenta e até uma casa, sem movimentar um dedo, apenas criando o projeto no computador e pedindo para que a impressora imprima.

É uma revolução que vai mudar toda a sociedade. Com a inutilização das indústrias, cada vez mais pessoas precisarão se reinventar, aprender a programar e se acostumar com a presença das máquinas no nosso dia a dia. Possivelmente, em breve as máquinas farão todo o trabalho pesado e os humanos se dedicaram a atividades de lazer e criação.

Parece um filme de ficção científica, é verdade, mas trata-se do cenário do mundo nas próximas décadas. Cada vez mais será comum conhecer pessoas que viajaram ao espaço, conheceram novos planetas, quando não, se mudaram para estações espaciais em Marte ou na Lua. A humanidade está evoluindo em uma velocidade nunca vista e devemos inventar a internet e as tecnologias.

Portanto, quem quer acompanhar essas mudanças deve ficar atento às novidades e se preparar para um futuro sem trabalho e com tempo livre. Talvez nós não chegamos a vivenciar esse mundo, mas é bem possível que nossos filhos e netos estejam vivos quando a humanidade enviar as primeiras espaçonaves tripuladas de pessoas que querem viver no espaço sideral.



Professores de Educação Física podem se tornar donos de escolas de futebol

São Paulo 4/11/2021 – O projeto também contempla um curso de aperfeiçoamento para o aprendizado da metodologia da Inter de Milão.Iniciativa da Inter Academy Brazil, escola oficial da Inter de Milão, possibilita que, com baixo investimento, o profissional tenha seu próprio negócio com a bandeira do clube italiano.

A Educação Física é a segunda carreira mais procurada nas universidades do país. Dados do Censo Nacional de Educação apontam que 35 mil professores se formam por ano no Brasil.

A falta de vagas no mercado de trabalho e a baixa remuneração são os principais obstáculos enfrentados por esses profissionais, além da falta de estrutura para o desenvolvimento do trabalho.

Dados da pesquisa “Escola, Movimento e Esporte: Cenário de Desenvolvimento Humano Integral”, feita pelo Instituto Península em parceria com a consultoria Plano CDE aponta que a precariedade de materiais e infraestrutura esportiva nas escolas é o principal empecilho para a oferta adequada de aulas de educação física. Para contornar o problema, um terço deles (32%) leva seu próprio equipamento de casa para a escola. Outros 29% promovem com os alunos atividades de reciclagem de materiais para uso na educação física.

Nesse cenário, a Inter Academy Brazil, rede oficial de escolas de futebol da Inter de Milão, lançou um projeto para democratizar o acesso dos professores de educação física ao mercado de trabalho.

A iniciativa possibilita que, com baixo investimento, o profissional tenha sua própria escola de futebol Inter Academy. Basta encontrar um campo ou quadra para as aulas. “Não cobramos taxa de franquia, mas apenas o valor necessário para a compra dos materiais de treinamento, que serão propriedade do professor e a verba para compra da identidade visual da Inter”, afirma o CEO da Inter Academy, Marcelo Bernardo. Ele acrescenta que vários professores optam por convidar amigos que queiram investir para serem sócios: “o amigo entra com o investimento e o professor com o trabalho”, explica.

O projeto também contempla um curso de aperfeiçoamento para o aprendizado da metodologia da Inter de Milão. De acordo com Bernardo, a qualificação dos professores é um dos pilares da Inter Academy Brazil, que conta com 60 unidades em 15 Estados pelo país.

Website: http://www.interacademybrazil.com.br



UX Group fecha parceria para viabilizar inteligência artificial em logística

São Paulo, SP 4/11/2021 – Com a parceria fechada com a RaizeAI, vamos iniciar uma nova fase de identificação de oportunidades para explorar estes dados da melhor maneira e trazer valorObjetivo é avaliar formas de aplicar a tecnologia nos sistemas de gestão de fretes, possibilitando análises de dados avançadas que tragam retorno financeiro para os e-commerces

A UX Group, logtech brasileira especializada em logística e transporte inteligentes, acaba de selar parceria com a startup RayzeAI, empresa especializada em inteligência artificial sediada em Palo Alto, na Califórnia. O objetivo é avaliar formas de aplicar a tecnologia nos sistemas de gestão de fretes, possibilitando análises de dados avançadas que tragam retorno financeiro para os e-commerces.

De acordo com Thiago Preihs, fundador da UX Solutions, vertical de tecnologia da UX Group, a principal dificuldade do setor é a confiabilidade das informações, que estão armazenadas em sistemas diferentes e em arquivos com formatos diversos, sem consistência. “Este problema é recorrente em praticamente todos os setores e impede a implementação de tecnologias para análises mais profundas dos dados”, explica ele.

Pensando na solução deste problema, Preihs revela que a UX Solutions vem investindo nos últimos anos em uma plataforma robusta, capaz de garantir integridade das informações relacionadas a vendas, rastreamento, cotação de fretes, entre outras informações. “Nosso intuito é reunir dados de qualidade para dar um segundo passo em direção à análise destas informações”, afirma o executivo. “Com a parceria fechada com a RaizeAI, vamos iniciar uma nova fase de identificação de oportunidades para explorar estes dados da melhor maneira e trazer valor”, detalha Preihs.

Atualmente, dois clientes participam de projetos pilotos no qual informações valiosas estão sendo lapidadas, um deles é a Estrela10, loja virtual de departamentos. “Temos uma série de iniciativas no radar para minerar informações e extrair valor”, diz ele.

Entre os obstáculos enfrentados pelos e-commerces e que devem ganhar solução com as tecnologias resultantes desta parceria está a definição do prazo de entrega para mais ou para menos dias. Segundo Preihs, a ideia é que a empresa ofereça tecnologia capaz de ajustar dinamicamente os prazos, refletindo sobre dois fatores: regiões onde os prazos estipulados são sempre maiores que o previsto e que possam ser reduzidos, e também considerando os custos de reclamação.

“A reclamação na venda online tem um custo alto para os negócios, tanto financeiro quanto para a imagem da marca. Ela implica em cancelamento de pedidos, trocas, acionamento de diferentes áreas e ações na justiça, portanto este é um dado sensível que deve ser trabalhado e a tecnologia é fundamental para uma solução eficiente”, finaliza o executivo.

Website: https://uxgroup.com.br/



Zynga lança o novo jogo FarmVille 3 mundialmente

A Zynga anunciou hoje o lançamento mundial de FarmVille 3, a mais nova edição de sua emblemática franquia FarmVille. O jogo social que simula atividades de uma fazenda já está disponível mundialmente para download em dispositivos iOS e Android, além de Mac M1.

Doze anos e mais de 700 milhões de downloads depois do lançamento mundial do FarmVille original em 2009, FarmVille 3 dá vida a um mundo repleto de beleza e um rico elenco de personagens animados e animais interativos.

A adorada guia Marie retornaàfranquia para receber de volta a comunidade de FarmVille e cumprimentar os novos jogadores enquanto constroem suas propriedades e concluem desafios. Ela estará ao lado de um elenco inédito de agricultores com diferentes experiências e habilidades que vão ajudar os jogadores com novos elementos do jogo, inclusive novas fazendas personalizáveis e a criação de gado.

À medida que entram nesse mundo novo, os jogadores podem adotar, criar e alimentar filhotes de mais 150 espécies e ser recompensados por seus esforços de criação com produtos da fazenda como lã e manteiga.

FarmVille 3 envolve os jogadores com uma nova experiência visualmente deslumbrante de FarmVille repleta do clima de aventura, conexão social e espírito agricultor que centenas de milhões de fãs passaram a adorar”, comentou Bernard Kim, presidente editorial da Zynga. “Convidamos calorosamente uma nova geração de jogadores a conhecerem os adoráveis novos personagens e animais de FarmVille que prosperam em uma paisagem rural deslumbrante e cheia de sentimento e humor.”

Novos recursos do jogo
Diversos animais. Colecione, crie e alimente mais de 150 espécies de animais que vão desde produtivas galinhas e vacas até tigres exóticos e alpacas fofinhas.

Diferentes agricultores. Conheça 30 personagens com habilidades práticas — como culinária, pesca, corte de lenha e artesanato — que vão ajudar você na construção de sua fazenda.

Um mundo natural e vibrante. Controle padrões climáticos com mecânicas dinâmicas no jogo para acelerar seus cultivos, aumentar o rendimento da pesca ou ganhar mais moedas.

Personalize tudo. Vista seus agricultores com roupas da estação como uma fantasia de abóbora para o Halloween ou dê um toque pessoal a sua fazenda, estábulo ou veículo escolhendo entre várias opções de designs temáticos como decoração moderna ou vitoriana.

Recursos de jogabilidade social agradáveis. Forme sua própria “cooperativa” para trocar produtos com outros jogadores e cooperar para vencer eventos e obter decorações únicas.

A partir de hoje, os jogadores que baixarem o título nas próximas duas semanas vão receber um kit de início especial com recursos interativos para ajudar a personalizar suas fazendas, como elementos decorativos e a foto de “Early Bird” (adotante inicial) no perfil.

Para ver imagens e vídeos de FarmVille 3, clique aqui.

FarmVille 3 já pode ser baixado gratuitamente em dispositivos iOS, Android e Mac M1.



Alexa comemora seu segundo aniversário no Brasil

Essa semana a Amazon comemora 2 anos desde o lançamento de Alexa no Brasil e 7 anos do serviço de voz no mundo. A Alexa está em constante evolução e aqui no país é projetada e desenvolvida por brasileiros para brasileiros. A cada dia, a Alexa se adapta mais à cultura local. “Alexa, bom dia” é uma das ativações mais solicitadas por aqui: foi dita mais de 38 milhões de vezes nos últimos 12 meses, 4 vezes mais do que no primeiro ano no país.

No mesmo período, a Amazon lançou seis novos modelos de seus dispositivos Echo e Fire TV, entre eles o Echo Show 10, uma reinvenção completa do Echo com tela, com display HD que se move automaticamente conforme as pessoas interagem com a Alexa, acompanhando o deslocamento do cliente no ambiente, e o Fire TV Stick 4K, que traz controle remoto inteligente com a assistente.

Outra evolução significativa foi vista entre os dispositivos domésticos conectados com Alexa, tornando mais fácil para as pessoas usarem Alexa em suas casas inteligentes. Hoje, são mais de 650 produtos compatíveis ou com Alexa embutida, fabricados por marcas como Samsung, LG, Multilaser, Intelbras, Positivo, Philips Hue, entre outras, tornando a automação residencial mais fácil e acessível.

Ao longo dos últimos 12 meses, os clientes contaram com a Alexa para execução de diversas tarefas. O comando de acender ou apagar a luz esteve entre os principais, ativado nada menos do que 320 milhões de vezes pelos brasileiros com equipamentos de casa de inteligente. Configurar alarmes e lembretes também esteve entre os pedidos mais populares, ativado em mais de 26 milhões de interações. Consultar a previsão do tempo é outra interação que esteve entre as principais, solicitada mais de 34 milhões de vezes no último ano.

“Estamos muito felizes em comemorar o segundo aniversário da Alexa no Brasil com tantos novos dispositivos e recursos que ajudam a tornar a vida das pessoas mais fácil e divertida, dando a elas um bem muito valioso: tempo”, diz Talita Taliberti, Country Manager da Alexa na Amazon Brazil.

Tecnologia em favor da acessibilidade
Nos últimos 2 anos, a Alexa tornou-se uma aliada das pessoas com deficiência no Brasil, oferecendo ferramentas para ajudar em sua autonomia e independência ao realizar tarefas por comando de voz para ligar e desligar as luzes, ativar o ar condicionado, ou simplesmente escolher uma música. Em 2020, a Amazon incentivou os desenvolvedores a criar skills voltadas para essa comunidade, com o Prêmio Alexa de Acessibilidade.

Com as inscrições do prêmio, a Alexa ganhou 98 novas skills, como a vencedora “Memória Sonora”, que ajuda no desenvolvimento mental e na cognição, e a segunda colocada “Onde eu guardo isso”, que ajuda as pessoas a se lembrarem onde guardaram objetos.

Para continuar apoiando a comunidade de pessoas com deficiência, a Alexa fez parte do Teleton 2021, uma campanha da AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência) de incentivo a doações para a ONG, trazendo informações sobre o programa na voz da Alexa e divulgando histórias de como a IA apoia profissionais de saúde que cuidam de pessoas com deficiência e pessoas assistidas pela instituição.

Curiosidades sobre o segundo ano de Alexa no Brasil
– “Alexa, bom dia”, foi dito mais de 38 milhões de vezes.
– “Alexa, tudo bem?” foi perguntado mais de 5,8 milhões de vezes.
– “Alexa, boa noite” foi dito mais de 28 milhões de vezes.
– “Alexa, me conte uma piada” foi solicitado mais de 20 milhões de vezes.
– “Alexa, cante uma canção” foi pedido mais de 6 milhões de vezes.
– “Alexa, me conte uma história” foi dita mais de 1 milhão de vezes.
– “Alexa, cante parabéns a você” já foi pedido mais de 1,2 milhão de vezes.
– “Alexa, imite o Bob Esponja”, foi dito também mais de 600 mil vezes.
– “Alexa, solte um pum”, foi solicitado mais de 1 milhão de vezes.

Cuidados com a saúde
A Alexa também fez parte da vida dos brasileiros nesses anos desafiadores. Os usuários puderam contar com a Alexa para saber mais sobre a Síndrome de Burnout, graças ao conteúdo em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP); sobre a prevenção do coronavírus com a skill do Hospital Albert Einstein e o status das vacinações.

Outras skills trazidas por várias marcas têm ajudado as pessoas a cuidar da saúde mental, meditar e relaxar, como Meditopia, uma das skills mais populares de meditação.

Diversão e jogos
O segundo ano de Alexa no Brasil também foi marcado pelos jogos de voz. Jurassic World Challenge foi lançado recentemente pela Universal Studios; um dos jogos mais populares, o jogo de adivinhação Akinator, foi jogado mais de 3,4 milhões de vezes no último ano, seguido pelo “Jogo do Milhão”, que foi jogado mais de 2,1 milhões de vezes no mesmo período.

A Galinha Pintadinha é outra skill de entretenimento muito popular, e já foi ativada mais de 1,6 milhão de vezes desde novembro de 2020. A Alexa entreteve clientes com jogos, cantando errado e imitando celebridades como Galvão Bueno ou personagens como o Bob Esponja. Também homenageou personalidades e esteve presente em datas comemorativas brasileiras em 2021, como em um “Bom dia” com a Elza Soares, cumprimentos de Gilberto Gil durante a Festa Junina, homenagem ao aniversário de Roberto Carlos, além de uma interação com a Juliette, trazendo sua nova música.

Interações divertidas
A Alexa também conta com inúmeras interações divertidas. Basta perguntar ou pedir:

– “Alexa, toca sertanejo”
– “Alexa, sextou”
– “Alexa, tudo bem?
– “Alexa, sorte ou revés?”
– “Alexa, como se diz Eu te amo em Francês?”
– “Alexa, ache meu celular”
– “Alexa, conte uma história”
– “Alexa, canta um samba”
– “Alexa, leia meu livro no Kindle”
– “Alexa, adiciona Bananas na lista de compras”
– “Alexa, canta errado”
– “Alexa, me acorde com a música X às 7h
– “Alexa, você pode miar?”
– “Alexa, timer de 20 minutos
– “Alexa, com que roupa eu vou?”
– “Alexa, quando é o próximo jogo do Corinthians?”
– “Alexa, é verdade esse bilhete?”
– “Alexa, quais são as notícias?”
– “Alexa, biscoito ou bolacha?”
– “Alexa, me assusta”
– “Alexa, vai chover amanhã?”
– “Alexa, que horas são agora em Madrid?”
– “Alexa, me conte um segredo”
– “Alexa, me surpreenda com uma bebida selecionada”
– “Alexa, imite a Aracy da Top Therm”
– “Alexa, o que o Robin diria?”
– “Alexaa, como eu encontro o Chuck Norris?”
– “Alexa, modo gás hélio”
– “Alexa, o que aconteceu em dezembro de 81?”
– “Alexa, modo novela mexicana”
– “Alexa, modo adolescente”
– “Alexa, canta parabéns para cachorro”
– “Alexa, diz um trava-línguas”
– “Alexa, quando dá 100 reais em dólares?”
– “Alexa, hoje é dia do que?”
– “Alexa, diga um número de 1 a 10”
– “Alexa, o que acontece se você pisar em uma peça de Lego?”
– “Alexa, está bom de tempero?”
– “Alexa, toque a campainha”
– “Alexa, de uma risada de bandido”
– “Alexa, Imite um mosquito”
– “Alexa, quem veio antes o ovo ou a galinha?”
– “Alexa, soletre a palavra paralelepípedo”
– “Alexa, como eu encontro o Chuck Norris?”
– “Alexa, ache meu celular”
– “Alexa, conte uma história”

“Alexa, feliz aniversário”
A Alexa completa seu sétimo aniversário no mundo e 2 anos de Brasil no próximo sábado, dia 6 de novembro. Para comemorar, uma playlist com as músicas mais pedidas para a Alexa no país está à disposição dos clientes no Amazon Music. Basta pedir “Alexa, toque sua playlist de aniversário” para ouvir músicas que vão desde pop até sertanejo.

A playlist também pode ser acessada neste link. Novos clientes poderão ainda experimentar o streaming de áudio de qualidade premium por três meses ao assinarem o serviço Amazon Music Unlimited. A oferta vale por tempo limitado.

Ainda em novembro, a Alexa responderá a perguntas sobre seu signo e compartilhará detalhes divertidos sobre si mesma. Ao longo do último ano, perguntas sobre os signos foram feitas mais de um milhão de vezes.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Empresas focam na adequação e proteção do seu ecossistema após ciberataques

A elevação do número de incidentes cibernéticos fez com que as empresas busquem a adequação aos padrões de segurança de modo a fortalecer a resiliência a ataques cibernéticos de todos os ecossistemas aos quais estão inseridas.

A preocupação das empresas com riscos cibernéticos foi crescente nos últimos anos, e acentuou-se durante a pandemia, uma vez que os projetos de transformação digital e adaptação ao “novo normal” tiveram seus tempos de concepção e implantação encurtados e acelerados.

O cenário pandêmico, juntamente com a aceleração digital das empresas, provocou um aumento no número de incidentes cibernéticos, conforme dados do relatório  IBM X-Force Threat_Intelligence_2021.

Diante deste cenário e com a preocupação das empresas com a “blindagem” cibernética de seus ecossistemas, houve uma mobilização por parte de autarquias, agências reguladoras e associações de empresas, no sentido de promoverem e fomentarem boas práticas para a implementação de controles cibernéticos por parte das empresas que fazem parte do ecossistema, promovendo assim a elevação de maturidade e aumentar a resiliência a ataques cibernéticos dos envolvidos.

Resoluções, regulamentações e frameworks com objetivo comum – aumentar a resiliência a ataques cibernéticos do ecossistema

Na vanguarda deste processo, o Banco Central do Brasil, em 2018, através da Resolução nº 4.658, estabelecia controles para estruturação de política cibernética por parte das instituições autorizadas por esta autarquia, bem como estabeleceu processos para avaliação de seus fornecedores no momento da contratação, de modo a certificar que as empresas que compõem o ecossistema financeiro possuam controles cibernéticos. Neste ano de 2021, uma nova Resolução (n° 4893) foi publicada, com alterações mínimas e complementares ao que estava disposto na Resolução n° 4658.

Outro setor da economia altamente regulado, o elétrico, também tem buscado consenso para a definição de uma regulamentação de controles cibernéticos para infraestrutura de missão crítica com o objetivo de mitigar o risco de ocorrência de incidentes de segurança cibernética no setor elétrico. Ainda que não haja um consenso, a alternativa definida consiste em criar marcos regulatórios (enforcement regulatório) para estabelecer que agentes do setor estabeleçam uma política de segurança cibernética.

“Independentemente do setor ou ecossistema no qual a empresa está inserida, o objetivo destas resoluções, regulamentações ou frameworks é aumentar a resiliência a ataques cibernéticos dos atores envolvidos, uma vez que, além da troca de informações e/ ou interconexões sistêmicas entre as empresas, há uma interdependência de processos e atividades, por exemplo, se pensarmos no setor industrial”, explica Eduardo Camolez, sócio da Safeway, consultoria especializada em Segurança, Risco e Compliance.

Neste sentido, a indústria automotiva também tem se preocupado com o tema de riscos cibernéticos e em adequar as empresas envolvidas em seu ecossistema. Recentemente, a IATF 16949, ainda que tenha o foco em qualidade, publicou uma atualização para a cobertura de controles cibernéticos,  uma vez que o setor possui uma grande integração entre as empresas e, em caso de um incidente cibernético, todo o ecossistema poderia ser impactado. 

Preocupação com riscos cibernéticos deve manter-se em alta

As empresas buscam adequação de seus ambientes, seguindo as diretrizes para implantação de controles cibernéticos, de acordo com as resoluções, regulamentações e frameworks, contudo, é cada mais comum a busca por um seguro cibernético, de modo a cobrir, ao mesmo tempo, riscos patrimoniais e responsabilidade civil, em caso de ocorrência de um incidente cibernético. Somente no ano de 2021 houve um aumento de mais de 130%.

Importante ressaltar que o seguro deve ser um controle complementar na estratégia cibernética da empresa e que o nível de sua maturidade cibernética impactará diretamente na sua contratação, sendo, portanto, indispensável ter um plano de adequação que habilitará a empresa a manter-se apta a desenvolver negócios em seu ecossistema.

Para Eduardo Camolez, a preocupação com a resiliência a ataques cibernéticos das empresas só vai aumentar. “É notável o aumento de demanda por projetos de continuidade de negócios, ou revisão destes nos últimos meses. Vale ressaltar que o processo de continuidade engloba outros tipos de riscos, não somente cibernéticos”, afirma.



Veja dez dicas para quem vai encarar os grandes vestibulares

Por Filippo Mario N.G.Fogaccia *

Os vestibulares de final de ano estão chegando, então acompanhe algumas dicas importantes caso você vá prestar a prova em algumas faculdades.

ANTES DA PROVA

1) Organizar-se para estudar com antecedência – revisões e provas de anos anteriores

– Organizar revisões periódicas, como no meio do semestre, nas férias de julho e do final do ano, e, neste último caso, começando um mês antes do vestibular.

– Tentar não deixar acumular muita coisa, afinal todo vestibulando sabe que matéria atrasada faz parte da rotina.

– Estudar com base em versões anteriores da prova é um bom método de organização de estudo. Peça sempre a orientação de professores e coordenadores, pois existe um momento certo para isso

2) Exercite a capacidade de concentração por longos períodos

– Estudar todo dia amplia a atenção e o condicionamento psicológico para realização da prova.

– Veja algumas dicas para se concentrar na hora de estudar e/ou fazer provas.

– Adequar o espaço para o estudo – ter uma mesa ou bancada próprias para estudar (cama, chão ou sofá não!) com todos os materiais próximos – incluindo lanche, água – para não ter desculpas para parar de estudar.

– Escrever é fundamental – anote os pontos principais quando faz leitura ou assiste a vídeo-aulas. Escrever é um ótimo exercício cognitivo, que põe cérebro e memória para trabalhar.

– Criar rotina parecida com aulas presenciais – ajuda a criar hábito e acostumar o corpo, melhorando rendimento e concentração. Estabeleça horários para estudar, para assistir às aulas, almoçar etc.

– Desligar as distrações – na prova ou se estiver estudando, manter o celular desligado ou, se assistindo a vídeo-aulas, desligar as notificações. Afaste-se das distrações – animais de estimação inclusive! São ótimas companhias, mas são grandes fontes de distração durante os estudos

– MEXA-SE! Levante-se em pequenos intervalos (a cada 2h) por 10 a 15 minutos, pois o corpo cansará rapidamente sentado na mesma posição, seja estudando ou fazendo prova.

– Atenção à alimentação – evite ingerir alimentos muito gordurosos, pois demandam muita energia para digestão e podem dar sono, prejudicando a concentração. Manter-se hidratado ajuda o bom funcionamento do cérebro e a manutenção da atenção.

– Durma bem – cerca de 8h por noite. O sono é fundamental para a consolidação da memória de longo prazo, essencial para o render nos estudos. Um bom sono reparador ajuda a manter a atenção e a concentração ao longo do dia.

3) Faça pequenos simulados em casa para treinar o ritmo.

– Programe pequenos simulados (por exemplo com 30 testes) calculando o tempo de 3 minutos por questão, utilizando duas ou três disciplinas diferentes para testar seus conhecimentos. Isso permite que você treine habilidade de estratégia e tempo de prova.

4) Dedicação à redação é fundamental

– Produza textos sempre que possível – o ideal é um por semana – para aprimorar a agilidade.

– Leia muito – o hábito de leitura é essencial para maximizar o desempenho – enriquece vocabulário e repertório.

5) Prepare-se para diferentes tipos de provas

– Envolva-se com todo tipo de questão, mesmo que queira apenas um único tipo de vestibular.

– Fazer questões de diversos tipos e diferentes graus de dificuldade aumenta a sagacidade e a segurança para fazer as provas.

NO DIA DA PROVA

6) Clareza e objetividade nas provas dissertativas

– O avaliador busca clareza e objetividade. Por isso, não é preciso escrever além do solicitado. Por exemplo, se pedir para citar e não pediu para explicar, apenas cite. Não explique, não se estenda, pois perderá um tempo precioso. Se pedir para justificar, justifique. Ordene bem as respostas no papel, mantendo coerência e coesão e as destaque. Qualquer coisa diferente do comando pode reduzir pontos.

7) Pule questões difíceis.

– Deve-se considerar a pontuação da prova como um todo, então não podemos ficar presos na mesma questão por muito tempo.

– Não existe certo ou errado com relação à ordem de execução, contanto que o tempo seja suficiente para concluir o exame.

– Comece pelas questões mais fáceis e deixe as mais difíceis para o final, concentrando-se nelas com muita atenção.

8) Atenção aos enunciados.

– Não entendeu? Leia devagar, pois potencializa a atenção

– Grife detalhes que julga importantes

– Releia os excertos para conferir se não deixou de responder.

9) Não complique enunciados simples.

– Não fique desconfiado de questões fáceis. Sim, elas existem no vestibular.

– Não as complique, siga o enunciado e resolva!

– Caso fique com dúvida, assinale e deixe para o final.

– Primeiro termine a prova e depois revise o que estiver pendente.

10) Não caia em armadilhas mentais.

– Não se preocupe, por exemplo, se no gabarito aparecem três letras iguais e em sequência. Não significa que é pegadinha.

– Confie na sua preparação ao longo do ano e nos conhecimentos que conquistou.

* Filippo Mario N.G.Fogaccia é professor e coordenador de Vestibular do Colégio Presbiteriano Mackenzie

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Samsung apresenta campanha de TVs pré-Black Friday para ajudar consumidor na busca do modelo ideal

Quem busca 15 anos de liderança global, encontra Samsung. Este é o mote da nova campanha da marca, que traz os principais atributos de sua linha de televisores. A nova comunicação é voltada a um público cada vez mais conectado e atento às novidades, mostrando não apenas os vários tipos de TVs disponíveis, mas os diferenciais de inovação, design e tecnologia de cada uma delas.

“No cenário atual, principalmente nas semanas que precedem a Black Friday, a maioria dos consumidores já está pesquisando qual produto pretende levar para casa. É nossa missão mostrar que a Samsung tem em seu portfólio o produto perfeito para criar a melhor experiência possível, seja em qualidade de imagem, som, recursos interativos, tamanho de tela ou design. E nossa campanha chega justamente com esse objetivo, mostrar que nossos televisores são a melhor opção, seja qual for a necessidade do consumidor”, diz Rodrigo Menezes, gerente sênior de Digital Marketing da Divisão de Consumer Electronics na Samsung Brasil.

Os filmes dessa campanha 360 serão veiculados na TV aberta, paga e no digital, cinema, out of home e contam com uma linguagem dinâmica e digital para exemplificar os principais benefícios do consumidor que opta pelos modelos de TV Samsung, seja Neo QLED, QLED, Crystal UHD ou The Frame, além de Soundbars.

Também estão previstas ações com influenciadores e creators, que, por meio de conteúdos originais e engajadores, mostrarão os detalhes da linha de televisores da Samsung a uma audiência ávida por novidades.

Confira os filmes completos da campanha em aqui.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Relatório aponta novos malwares e “rebranding” de grupo cibercriminoso entre as vulnerabilidades de outubro

A ISH Tecnologia divulgou relatório mensal onde aponta as principais vulnerabilidades e ameaças digitais encontradas pela sua equipe de pesquisa e avaliação de riscos no mês de outubro.

Em outubro, destacou-se o descobrimento de um malware do mesmo grupo responsável pelo massivo ataque à Solar Winds no fim de 2020, além de um grupo cujo modus operandi é muito semelhante ao responsável pelo ataque à Colonial Pipeline, nos Estados Unidos, colocando pesquisadores em dúvida se talvez não se trate dos mesmos cibercriminosos atuando com outro nome.

Confira a lista das vulnerabilidades encontradas e como se defender delas:

FoggyWeb – novo Malware
Consiste num novo Malware pertencente ao grupo cibercriminoso NOBELIUM, o mesmo responsável pelo massivo ataque à Solar Winds no fim de 2020. O FoggyWeb é utilizado para extração de dados de máquinas invadidas e execução de componentes por meio de uma brecha no ADFS, componente de softwares desenvolvidos pela Microsoft que permite logon único a diversos sistemas dentro de uma organização.

Como se defender? Para melhor proteção e uso do ADFS, a Microsoft indica os passos listados aqui .

Vulnerabilidade Zero Day no Apache HTTP Server
O Apache é um programa básico de servidor Web utilizado para visualizar páginas da internet por meio de diferentes estações de trabalho. O fato de ser uma vulnerabilidade Zero Day significa que, em sua descoberta, ainda não existia uma atualização para corrigi-la, foi encontrada antes que os programadores pudessem reagir. Por meio dela, conteúdos sensíveis utilizados no servidor podem ser vazados.

Como se defender? A versão 2.4.51 do Apache HTTP Server diz corrigir a brecha. Além disso, a ISH recomenda aplicar a configuração “require all denied” (requisitar todos os negados) a todos os documentos fora da raiz do diretório Web.

Ransomware Black Matter
Ransomware cuja atividade está registrada desde julho de 2021, o Black Matter consiste em um “Ransomware enquanto serviço”, que no jargão de cibersegurança, significa que criminosos utilizem ferramentas já desenvolvidas de outros malwares para executarem os ataques.

Seu funcionamento é muito parecido com o do grupo DarkSide, que entrou para as manchetes pelo ataque ao maior oleoduto dos Estados Unidos em 2021, o que tem feito pesquisadores analisarem que talvez seja o mesmo grupo, atuando com um nome diferente.

Como se defender? Não existe nenhuma bala de prata contra os ransomwares, mas sim uma lista de boas práticas a serem seguidas, como utilizar senhas fortes, exigir autenticação multifatorial sempre que possível e implementar políticas de backup e restauração.

Mystery Snail
Mais um Malware que foi detectado, neste caso pela equipe da Kaspersky. Trata-se de um malware utilizado amplamente em cenários de espionagem de dados de empresas de TI, instituições diplomáticas e companhias que atuam em setores de defesa.

Como se defender? A lista de serviços potencialmente alvos do Mystery Snail foi disponibilizada pela Microsoft aqui.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


realme apresenta novo smartphone realme GT Neo 2

A realme apresentou hoje seu lançamento global, o realme GT Neo 2. A mais nova adição da linha GT chega com a expectativa de ser um “flagship killer”, ou seja, um destruidor de concorrentes. O aparelho está disponível para compra na loja oficial da marca no Aliexpress em duas configurações: 8GB de RAM + 128GB de armazenamento e 12GB de RAM + 256GB de armazenamento.

O realme GT Neo 2 é o primeiro modelo do estúdio de design móvel da companhia, o realme Design Studio. Ele possui tecnologia AG em seu desenvolvimento e processamento com 7 nano-multicamadas, alcançando um acabamento com textura dupla e superfície mais lisa. O smartphone pesa apenas 189g e será disponibilizado em três cores: NEO Green, NEO Blue e NEO Black.

O modelo vem com processador Qualcomm Snapdragon 870 5G, conhecido por seu bom e equilibrado desempenho. Seu GTMode 2.0 foi projetado para otimizar a experiência de jogos, melhorando o desempenho da CPU e a taxa de amostragem por toque. O aparelho também foi equipado com a primeira tela HDR 10+ da marca, com 120Hz e tecnologia E4 AMOLED. Este display tem taxa de amostragem por toque de 600Hz e 1300 nits de máximo brilho.

O aparelho vem com um carregador 65W SuperDart, tecnologia de carregamento rápido que permite que o smartphone seja totalmente carregado em apenas 36 minutos. A bateria de 5000mAh do aparelho confere carga suficiente para um dia inteiro, mesmo para usuários extremamente ativos, segundo a marca.

O armazenamento é de até 256GB UFS 3.1 para garantir a máxima velocidade de transmissão de dados. O smartphone ainda tem uma câmara de vapor em aço inoxidável com partículas de diamante em 8 camadas que é capaz de reduzir a temperatura do celular em até 18 graus, mantendo o aparelho mais frio mesmo quando muito exigido.

Câmeras e áudio
Sua câmera principal é de 64MP com IA para fotos em alta resolução, e a câmera frontal de 16MP possui filtros que simulam o efeito presente em filmes e um modo de fotografia urbana. Suas duas caixas acústicas estéreo Dolby Atmos proporcionam a melhor experiência sonora do segmento.

Outra novidade é que a comunidade global da realme foi oficialmente lançada e permite que usuários e executivos da empresa se conectem e interajam de qualquer lugar do mundo, promovendo uma verdadeira conexão entre comunidade e marca. Este espaço servirá como grupo oficial de comunicação para saber das últimas atualizações, com lançamentos de produtos e eventos da comunidade sendo anunciados para que usuários possam se atualizar sobre o universo da realme.

Algo que chamou a atenção é que a realme publicou o vídeo do lançamento global no canal realme Brasil do YouTube, o que pode significar que este modelo também será lançado oficialmente em nosso país. Só nos resta aguardar!

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Gerenciador de Contas Inativas do Google protege a privacidade de contas inativas e de usuários após sua morte

Google

O Google possui uma série de mecanismos para proteger a privacidade das pessoas. Por meio do Gerenciador de Contas Inativas, o usuário consegue garantir a preservação das suas informações pessoais e impede ataques que possam ser realizados a partir desses perfis. A configuração visa oferecer uma solução para contas abandonadas ou inativas em razão do falecimento do usuário.

Ao se inscrever no Gerenciador, o usuário deve definir três questões importantes: o momento em que a conta deve ser considerada inativa, quem deve ser avisado e o que deve ser compartilhado em tal situação e se a conta pode ou não ser deletada.

É possível escolher entre 3, 6, 12 ou 18 meses sem nenhuma atividade para que o Google tome algumas medidas em relação à conta. O Google mandará um aviso um mês antes do prazo escolhido pelo usuário, por meio de uma mensagem de celular e de um e-mail enviado para um endereço fornecido pela pessoa. É possível ainda optar por deixar uma Resposta Automática no Gmail, com uma linha de assunto escolhida pela pessoa e uma mensagem explicando que aquela conta está inativa.

Caso o usuário deseje que a Conta Google inativa seja deletada, uma vez que a conta se torna inativa, o Google pode deletar todo o conteúdo ou enviá-lo para os contatos que a pessoa escolher. O usuário pode escolher até 10 pessoas que o Google deverá avisar depois que a conta se tornar inativa (elas não serão notificadas no momento em que essa opção for configurada).

O dono da conta também pode conceder a essas pessoas acesso a parte de seus dados. A lista pode incluir coisas como fotos, contatos, e-mails, documentos e outros dados específicos que o usuário decidiu compartilhar com aqueles contatos. Caso a pessoa decida compartilhar dados com contatos de sua confiança, o e-mail enviado para esses contatos vai incluir uma lista dos dados que o usuário pediu para compartilhar e um link para que o contato escolhido baixe esses dados. Os contatos de confiança terão até três meses para baixar os dados. Depois disso, eles serão excluídos.

Se o usuário optar por deletar a Conta Google, isso irá incluir dados compartilhados de forma pública (como vídeos no YouTube ou blogs no Blogger). É possível conferir quais dados estão associados à conta por meio do Painel do Google. Quem usa um Gmail na Conta do Google não terá mais acesso a esse endereço de e-mail depois que a conta se tornar inativa. Também não será mais possível manter o mesmo nome de usuário da conta Gmail inativada.

Configurar um plano para conta inativa é uma medida simples, que ajuda a proteger dados, garante a segurança da conta caso ela se torne inativa e permite que o legado digital da pessoa seja compartilhado com contatos de confiança, se por ventura o usuário não puder mais acessar a conta. Vale lembrar que na recente violação à T-Mobile, em agosto, informações de contas pré-pagas inativas foram acessadas através de antigos arquivos de cobrança. Ou seja: contas inativas podem representar um risco grave à segurança.

No Mês de Consciência sobre Cibersegurança, o Google reforça a importância de seus usuários fazerem o Check-up de Privacidade – que envia lembretes sobre o Gerenciador de Contas Inativas aos usuários periodicamente -, e revisem suas configurações de privacidade por meio da Conta do Google.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Netflix adiciona cinco jogos a seu aplicativo Android em todo o mundo

Se você já olhou para o aplicativo Netflix em seu celular e pensou que estava faltando algo, aposto que você não considerou que a plataforma fosse inserir jogos. Agora a empresa acredita que adicionar jogos à sua experiência móvel é uma boa ideia e, após um anúncio inicial em julho, testes começaram oficialmente em um mercado em agosto.

Agora a plataforma está pronta para levar os jogos da Netflix ao mundo. A partir de hoje, as pessoas que usam o aplicativo Netflix para Android tem acesso a cinco jogos para celular: Stranger Things: 1984, Stranger Things 3: The Game, Shooting Hoops, Card Blast e Teeter Up.

Tudo que você precisa é de uma assinatura do Netflix para poder jogar. Os games são gratuitos, sem taxas adicionais e compras no aplicativo. 

Seus jogos serão automaticamente padronizados com a preferência de idioma que você definiu em seu perfil Netflix e, se o seu idioma específico ainda não estiver disponível para algum jogo específico, o padrão será o inglês. 

Os jogos não estarão disponíveis nos perfis infantis. Alguns jogos podem exigir uma conexão com a Internet, mas outros estarão disponíveis para jogar offline.

Fonte: GSMArena

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Brenda Gomes leva o prêmio da melhor tatuagem do evento na 2ª Tattoo Week Online

São Paulo 3/11/2021 – A Tattoo Week tem muita gratidão a todos que acompanharam o evento online, deixando-nos entrar em suas casas e estúdios – Esther Gawendo, CEO do evento.Evento bate recorde de audiência com 1 milhão e 200 mil visualizações no YouTube em três dias e foi transmitido da Black Princess House, em São Paulo. A mineira Brenda Gomes leva o prêmio da melhor tatuagem do evento na 2ª edição da Tattoo Week online

Leva o troféu da melhor tatuagem na Tattoo Week, a tatuadora Brenda Gomes, de Patos de Minas, Minas Gerais, com o trabalho em estilo Ornamental. Sua vitória teve a unanimidade dos jurados. O melhor procedimento de piercing foi do piercer Lucas Pierre. Na categoria Revelação ganhou Lucas Meriton.

A grande vencedora da melhor tattoo do evento ganha uma viagem a Cancun com acompanhante; US$ 1.000 da empresa Cam Supply; R$ 10 mil em produtos da Fórmula 47; R$ 5 mil em produtos da Pynguym Tattoo Suply; R$ 3mil em produtos da Rattori e um superkit de móveis para estúdio de tatuagem da Pontual Tattoo Móveis. “Nosso objetivo é reconhecer através dos prêmios toda a excelência, a perfeição e a inovação do trabalho vencedor, que traz visibilidade e conceito para a arte na pele”, destaca Enio Conte, tatuador e diretor da Tattoo Week. Foram inscritos 354 trabalhos de tattoo e piercing nas 27 categorias.

Nesta edição, participaram jurados ilustres, de renome internacional, como os tatuadores Jay Freestyle (Canadá), Cris Okapi (Alemanha), Luiz Lopes (EUA), e Yallzee, influencer e tatuador caribenho que participa como jurado em mais de 30 concursos no mundo. Integram ainda a lista dos conceituados jurados Karlla Mendes (Austrália), Alexandre Dallier, Caio Cruz, Rodrigo Koala, Luciano Souza, Richard Arthur, Marco Treviso, Bola, Gustavo Teixeira, Sallus, Toxyc, Rapha Lopes e Ibrahim. No piercing, os jurados foram Renan Muza, Leopoldo, Gui Cyhad, Lexie, André Fernandes, Rubem Trigueiro e Will da Klan.

Segundo Esther Gawendo, CEO da Tattoo Week, “a Tattoo Week tem muita gratidão a todos que acompanharam o evento online, deixando-nos entrar em suas casas e estúdios”. Mas Gawendo e Conte, os dirigentes do evento, revelam a preferência pela Tattoo Week presencial e já anunciaram a 8ª Tattoo Week Rio, presencial, nos dias 20, 21 e 22 de maio, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. “Será um grande evento, onde poderemos reunir os melhores tatuadores do mundo, que foram obrigados a se distanciar com a pandemia. Estaremos juntos fazendo a melhor Tattoo Week Rio de todos os tempos”, promete a diretora. Ela anuncia também a volta presencial da 10ªTattoo Week SP em outubro de 2022 ao Expo Center Norte.

A CEO da Tattoo Week acredita que o recorde de público do evento comprova o grande crescimento do mercado da arte na pele na pandemia, que alcançou um aumento de mais de 50%.

Miss Tattoo Week é a enfermeira Amanda Miranda, atuante na linha de frente contra a Covid, no Amapá

Com o concurso de Miss e Mister, a Tattoo Week prova que é um evento de alcance nacional. Do norte do Brasil, da cidade do Macapá, no Amapá, foi escolhida a Miss Amanda Miranda e no sul do país, da cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, o novo Mister Tattoo Week, Thiago Chaveiro.

Ação social com pacientes oncológicas

Trinta pacientes oncológicas, que tiveram câncer de mama, receberam a doação de micropigmentação de sobrancelha. Foram escolhidas pacientes do SUS com atestado médico liberando o procedimento. A ação teve apoio do Instituto Brasil +Social/ Projeto Driblando o Câncer.

Arte e saúde

O evento deu visibilidade ao Outubro Rosa, recebendo o oncologista Davi Liu, da Unifesp, e abriu a campanha do Novembro Azul com a presença do urologista Julio Carvalho, da Sociedade Brasileira de Urologia, que deu entrevista sobre o câncer de próstata e as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), que vem crescendo no país.

No segmento arte, foi entrevistada a artista plástica multiarte, Soberana Ziza, que falou sobre sua trajetória e da conexão das artes plásticas com a arte na pele. Ela anunciou sua primeira exposição individual em São Paulo este mês na Galeria Choque Cultural e na Casa Pretahub.

Serviço
www.tattooweek.com.br

Website: http://www.tattooweek.com.br



Belvitur e Flytour apresentam nome da holding que se chamará BeFly

3/11/2021 – Se o setor precisa de uma chacoalhada, nós vamos, mais uma vez, fazer diferente e estar à frente desse movimento – Marcelo Cohen, CEO da holding BeFlyApós a Belvitur anunciar a aquisição da Flytour, a nova empresa apresenta o nome da holding, que se chamará BeFly. Uma composição de Belvitur + Flytour. Be é o futuro, vem do ser e o fazer, e Fly é o que norteia, o resgate da cultura e de uma história reconhecida pelo mercado. O nome foi anunciado hoje em uma live para o lançamento do mais novo e maior ecossistema de turismo do Brasil.

O processo de criação ficou a cargo da equipe da agência LED Project e do novo time da Marca, que promoveram um resgate do DNA da Flytour, arrojada, visionária e referência no setor. A união das duas empresas vai devolver a credibilidade visando o futuro, construindo um ecossistema em que a tecnologia e o atendimento de pessoas são fundamentais para a evolução.

O CEO da holding, Marcelo Cohen, sempre acreditou que a tecnologia deve reinventar o modelo de negócios do turismo com as pessoas que inovam o pensar, o ser e o fazer para se criar o novo. “Se o setor precisa de uma chacoalhada, nós vamos, mais uma vez, fazer diferente e estar à frente desse movimento”, comentou ele.

O empresário afirmou que com a mudança na marca, foi dado mais um passo importante na jornada rumo à tecnologia e inovação, que encurta caminhos. Sem deixar de lado as pessoas que reduzem a distância. Uma experiência integrada e mais fácil, conduzida por pessoas com novos pensamentos e novas atitudes.

Durante a live, além do anúncio da holding, foi apresentado também o site da BeFly e suas redes sociais. Pegando carona na nova marca, e a Flytour também passou por um rebranding. As marcas ficaram mais modernas e digitais.

A nova Flytour é o resgate das origens e cultura Flytour. Segundo a Diretora de Marketing da holding, Flávia Possani, a nova marca é a representação de uma transformação muito maior que está acontecendo dentro da empresa, e será refletida em todos os pontos de contato e jornada do cliente, na experiência com os serviços. A empresa melhorou a tipografia pensando no digital, com uma paleta de cores em tons mais vivos. Além disso, refez os símbolos do sol que significa renovação, das asas que são o foco, e o movimento que simboliza a essência devolvendo a credibilidade da empresa. Todos os pontos de vendas serão atualizados ao longo dos próximos meses.

Website: http://www.befly.com.br



Franchising de Saúde, Beleza e Bem-estar cresce na pandemia

São Paulo – SP 3/11/2021 – A crescente busca por tratamentos estéticos pode impulsionar ainda mais o franchising da área de Saúde, Beleza e Bem-estar nos próximos mesesNo terceiro trimestre de 2021, o segmento apresentou alta de 21,2% em relação ao mesmo período do ano anterior; especialista traça um panorama da área e traz orientações para quem deseja investir no setor

O setor de franquias cresceu em plena pandemia de Covid-19. Segundo dados da “Pesquisa de Desempenho 2º Trimestre 2021”, realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do setor mostra forte recuperação quando comparado com o ápice dos efeitos da pandemia, no segundo trimestre de  2020. Comparado com o mesmo período de 2019, antes da pandemia, porém, o faturamento foi 4,6% menor.

Entre as áreas em destaque, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar apresentou alta de 17,4% em relação ao segundo trimestre de 2019 e 21,2% em relação ao mesmo período de 2020.

Médica responsável pela área técnica da QuantumLife, rede de franquias que atua no setor, Dra. Letícia Fontes acredita que “a área cresceu nos últimos meses com a  decisão dos pacientes em aproveitar a quarentena para realizar procedimentos mais invasivos, além do redirecionamento de recursos que seriam utilizados para outros fins, como viagens e atividades sociais que foram restritas nesse período”.

Dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) revelam que os brasileiros dedicaram mais tempo – e dinheiro – aos cuidados pessoais durante o confinamento, o que levou a alta de 161,7% nas vendas de produtos de cuidados com a pele durante os dez primeiros meses de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Paralelamente, a Dra. Fontes cita os dados da ABF, que demonstram que “o desempenho do segmento é melhor que a média do setor de franquias e só tende a crescer nos próximos anos”. Atualmente, pontua ela, “no mercado de franchising, a área de Saúde, Beleza e Bem-estar é a 2ª maior, com quase 20% de franquias”.

“Passada a fase mais crítica da pandemia, ainda estamos com uma demanda reprimida, que indica que a crescente busca por tratamentos estéticos pode impulsionar ainda mais o franchising da área nos próximos meses”, afirma.

Os desafios para a gestão de uma rede de franquias

Segundo a especialista, manter o padrão de qualidade da empresa matriz é o maior desafio para franqueadores de diversos segmentos, exigindo treinamento, controle de qualidade e padrão de comportamento.

“Gerenciar uma rede de franquias é desafiador para qualquer franqueador. O que difere as redes bem-sucedidas das demais são os manuais bem construídos, assim como a padronização da identidade visual da marca, os procedimentos operacionais, as plataformas on-line e a consultoria de campo permanente”, analisa.

A responsável técnica da QuantumLife destaca que há diversas opções de franquias no segmento, mas que os empreendedores que buscam investir na área devem pesquisar para encontrar a alternativa mais viável para o seu perfil.

“Após identificar uma franquia interessante, é necessário fazer uma análise de lucratividade. Além do mais, é preciso avaliar a experiência do franqueador e o suporte oferecido e verificar a saúde financeira da franquia e o cumprimento às exigências legais”, diz.

Em tempo, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) destaca a importância do estudo da COF (Circular de Oferta da Franquia), documento desenvolvido pelo franqueador que apresenta as condições gerais do negócio, abarcando aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes. 

A Dra. Fontes cita, ainda, a Nova Lei de Franquias (Lei n.° 13.966/2019), sancionada em março de 2020, que revogou e substituiu a Lei nº 8.955/94, obrigando as redes que operam no país a revisar e atualizar seus instrumentos jurídicos e dados iniciais a serem transmitidas ao candidato à franquia.

“Na esteira de dois anos em que os cuidados e necessidade de saúde e segurança sanitária foram mais exigidos e consumidos, o segmento de franquias de Saúde, Beleza e Bem-estar faturou mais de R$ 35 bilhões em 2020 e há a tendência de alto faturamento em 2021. Os indicativos reforçam a viabilidade de investimento do setor, mas é preciso cautela para tomar uma decisão assertiva”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.quantumlife.com.br/

Website: https://www.quantumlife.com.br/



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »