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Tecnologia na contabilidade: saiba como reduzir e controlar inadimplência no set

A economia brasileira vive um período desafiador em 2022. Em meio a uma forte retração corporativa, demissões em grandes escalas e a alta de juros, o risco da inadimplência no setor contábil também aumenta, uma vez que seus clientes são empresas sujeitas a este cenário. Segundo a superintendência de pesquisa macroeconômica do Santander, a alta da taxa básica de juros (Selic) prevista pelo mercado para os próximos meses deve desacelerar a recuperação das atividades econômicas e dos empregos que ocorreu nos últimos meses. A taxa de juros projetada para este ano é de 14,25%.

Em um escritório de contabilidade, o não cumprimento dos pagamentos pode impactar diretamente na organização estratégica. “Este planejamento pode contemplar melhorias para o escritório e colaboradores, como capacitação e treinamento, novos benefícios, aquisição de novas tecnologias para modernizar processos ou expansão do negócio. A inadimplência dos clientes pode frustrar e adiar esses planos”, comenta Cristiane Andrade, Contadora e Diretora do Sucesso do Contador na Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem.

Cristiane avalia que ações econômicas externas e um mercado estagnado podem contribuir para o aumento da inadimplência contábil, mas a tecnologia surge como um caminho para ajudar na organização e controle financeiro das empresas do setor. “Os profissionais precisam buscar recursos para automatizar os processos e, dessa forma, ter maior controle em tempo real da movimentação financeira do escritório e de seus clientes. Assim, será possível entender quais empresas estão inadimplentes, há quanto tempo, quais os motivos e pensar em soluções em conjunto, até mesmo, para auxiliar aquele cliente. Olhando para dentro de casa, sempre pensamos em como nossos clientes e parceiros contábeis poderão ser impactados por esses pontos, o que nos fez desenvolver um sistema mais completo e unificado que possa agir para evitar ‘dores de cabeça’ causadas pela gestão financeira”, diz a contadora.

A automatização de processos, por meio de softwares contábeis onlines e integrados, como visto com os ERPs, contribui para a gestão financeira, além de otimizar tempo e produtividade dos colaboradores, que poderão centralizar esforços em tarefas mais estratégicas. Dentre as vantagens, possibilita aos contadores ter maior controle do fluxo de caixa e em tempo real, além de conciliação bancária automática, controle de contas a pagar e a receber, planejamento financeiro empresarial, resumo financeiro diário, antecipação de recebíveis online, relatórios personalizados para cada cliente, controle de centro de custos, emissão e controle de boletos, além de conta corrente digital e linha de crédito, sem necessidade de garantias.

Além do cenário desafiador do mercado, Cristiane considera que imprevistos acontecem e um cliente pode, até mesmo, esquecer um pagamento. “Eventualidades podem ocorrer com qualquer cliente e, nesses casos, a tecnologia também pode ser uma aliada do contador. É possível automatizar o processo de gestão de contratos, a emissão de boletos ou implementar uma régua de cobrança automática. Esses passos ajudarão na gestão dos clientes e a lembrá-los sempre de suas obrigações financeiras”, afirma a diretora da Omie.

Por fim, a boa relação com o cliente é fundamental para evitar maiores problemas. “É fato que a inadimplência pode acontecer até com os melhores clientes. Além da tecnologia como aliada nos processos e troca com as empresas, o fator consultivo também é essencial. Entender a realidade daquele cliente e tentar ajudá-lo a resolver seu problema trará benefícios para ambas as partes”, avalia Cristiane. A executiva ainda complementa que negociar as dívidas ou fazer acordos para pagamentos mais acessíveis pode fortalecer a relação com o cliente, além do contador receber pelo serviço prestado.

 



Portugal é o destino internacional mais buscado por brasileiros

O buscador de viagens Kayak divulgou, no início deste ano, um ranking com os destinos internacionais mais procurados por brasileiros em 2021. Portugal foi o único país com duas cidades na lista: Lisboa, em primeiro lugar, e Porto, em décimo. Para o segundo semestre de 2022 o buscador também indicou, recentemente, que o país europeu segue sendo a principal escolha dos brasileiros, com as mesmas cidades.

O país possui diversas opções de atrativos que unem história, cultura, praias e boa gastronomia. As temperaturas em cada estação são bem definidas: altas no verão, amenas no outono e, no inverno, o frio rigoroso como em outros países da europa. Além disso, os turistas brasileiros contam com a facilidade de comunicação por conta da similaridade da língua.

Portugal possui uma ampla gama de redes de hospedagens para todos os tipos de público. Outras regiões portuguesas, como Sagres, Quinta do Lago, no Algarve e Cascais, por exemplo, também possuem uma variedade de hotéis com padrão luxo e 5 estrelas. “Os brasileiros são a terceira nacionalidade que mais se hospeda por aqui. A boa estrutura de hospedagem como um ambiente tranquilo, próximo de belas praias voltadas para esportes aquáticos e mergulho, quadras de tênis, campos de golfe, Spas e restaurantes de alta gastronomia são alguns atrativos que atraem as famílias, por exemplo”, comenta Chitra Stern, fundadora do Elegant Group que administra a rede portuguesa Martinhal Family Hotels & Resorts.

Além do turismo

De acordo com as informações do relatório do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a população brasileira vivendo no em Portugal ultrapassou o número de 200 mil pessoas no ano de 2021. A nacionalidade brasileira mantém-se como a principal comunidade estrangeira residente, representando 29,3% do total, se tratando do valor mais elevado desde 2012.

A partir de uma iniciativa voltada aos investidores, entre eles os que buscam o Golden Visa (ou Visto Gold Portugal), um programa de cidadania ou residência por investimento existente na Europa, o Grupo Martinhal Residences lançou um projeto que traz opções de investimento e moradia em Lisboa. Alguns investidores têm buscado variar suas aplicações fora de seu país de origem e Portugal pode ser uma opção promissora.

“Lisboa oferece alta qualidade de vida a um preço mais baixo se comparado a outras capitais europeias. Para os brasileiros ainda existe a vantagem representada pelo idioma comum e o atrativo para adquirir o Golden Visa”, complementa Chitra.

Para saber mais, basta acessar: https://www.martinhal.com/pt/



Instituição de ensino de Manaus oferece atendimento gratuito em clínicas

O Centro Universitário Fametro oferece à população de Manaus, capital do Amazonas, serviços gratuitos de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia nas clínicas de saúde da instituição. 

Segundo os dados da coordenação de clínicas, o primeiro semestre deste ano teve mais de 9 mil atendimentos, entre população em geral e público interno da Fametro. Os serviços mais procurados foram psicologia e fisioterapia.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida Constantino Nery, nº 3378, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus, ao lado do Colégio Fametro.

As unidades da Fametro Leste (Av. Autaz Mirim, n° 8565, zona Leste) e Fametro Cachoeirinha (Av. Castelo Branco, n° 429, zona Sul) também oferecem serviços com a clínica de psicologia.

 Interessados em buscar atendimentos para estes serviços podem ir diretamente à recepção das unidades ou ligar para mais informações, nos números (92) 98423-0823 ou 3090-3019.

Formação e acesso à saúde

De acordo com a coordenadora das clínicas da Fametro, a professora Maria Auxiliadora Ferreira, para realizar os atendimentos, os alunos, já em períodos avançados do curso, contam com a supervisão de professores de acordo com cada área. 

A iniciativa, segundo ela, compreende espaços de formação e prática na área da saúde, além de possibilitar um acesso maior a estes serviços para a população.

“As clínicas de saúde têm como principal objetivo proporcionar ao acadêmico vivências do cotidiano profissional e interação de conhecimentos teóricos com a prática da área de formação. Permite também esse acesso a serviços para pessoas que não conseguem, por algum motivo, atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica. 

Clínica de Psicologia 

O serviço psicológico atende crianças, adolescentes, adultos e idosos, e tem como um dos principais intuitos identificar transtornos de personalidade, ansiedade, Transtorno de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), crises traumáticas, entre outros. 

Clínica de Fisioterapia

Com capacidade para atender 28 usuários por turno, a clínica oferece cinco especialidades, são elas: gerontologia, ortopédica, neurológica, pediátrica e atendimento pós-Covid. 

Clínica de Fonoaudiologia

Os atendimentos compreendem avaliações e sessões de terapia fonoaudiológica para crianças, como diagnóstico de atraso no desenvolvimento da linguagem, que é o mais prevalente, cerca de 90% dos casos, sendo o TEA o mais predominante. 

A clínica também lida com casos de transtorno fonético e fonológico, alterações de leitura e escrita, atraso simples de linguagem, entre outros.

Clínica de Nutrição

Oferece serviços nutricionais de segurança alimentar e atenção dietética, além de práticas fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde com o objetivo de prevenir doenças. 

A clínica também conta com atividades de avaliação nutricional e entrega de plano alimentar.

Serviço Social

Ainda de acordo com a coordenadora Maria Auxiliadora, o curso de Serviço Social da Fametro é o responsável pelo acesso aos serviços das clínicas e realiza o diagnóstico social de cada usuário, analisando se o interessado se enquadra no perfil da política da clínica para o atendimento imediato.



Quase 34 milhões de pessoas não têm acesso à internet no Brasil, diz pesquisa

Mesmo com a necessidade de se ter uma ferramenta como a internet nos dias atuais, muitas pessoas no Brasil seguem sem dispor dessa tecnologia. De acordo com estudo do Instituto Locomotiva e da empresa de consultoria PwC, feito em março de 2022, 33,9 milhões de brasileiros seguem desconectados no país, além de 86,6 milhões que não conseguem se conectar todos os dias.

A pesquisa ainda avaliou que o percentual de “desconectados” no país chega a 20% entre as pessoas com mais de 16 anos. Entre os “meio conectados” e os “parcialmente desconectados” equivalem a 25% e 26% da população, respectivamente. Dentre alguns fatores pelos quais muitos brasileiros não conseguem ter acesso à internet, ou quase não ter, estão a instabilidade do sinal da internet (48%), a velocidade da internet (44%) e a qualidade do sinal (44%). 

Tal problema atinge e tem sido um desafio para a educação brasileira. Sobretudo durante a pandemia de coronavírus, o Brasil evidenciou que a dificuldade com conexão também traz consequência de ensino básico. Ao mesmo tempo que, segundo o levantamento, 88% das escolas privadas tiveram aulas realizadas por meio online, o percentual de escolas públicas que possuem acesso a esse recurso foi de 59%.

Há razões para que o Brasil não tenha conseguido suprir a necessidade do acesso à tecnologia nos dias atuais. Para o presidente da PwC, Marco Castro, um dos principais motivos é a desigualdade existente no pais, que faz com que haja carências de investimento em tecnologia e educação via online no Brasil. “A gente tem uma carência de mão de obra. Hoje em dia, você não encontra profissionais de tecnologia para suprir total necessidade que o mercado tem e, cada vez mais, a gente tem a crença de que toda empresa, no futuro, será uma empresa de tecnologia”.

O mandatário do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, corrobora com a visão de Marco, e faz um apelo à autoridades e governos para que o acesso à internet seja mais democrático. “O abismo digital tem rosto. Ele é negro, pobre e mais velho. Por isso, precisamos que políticas públicas sejam promovidas para mudar essa realidade e reduzir a desigualdade”.

Ainda de acordo com o estudo da PwC, 13,5% milhões de domicílios no Brasil têm conexão de banda larga móvel via modem ou chip, que é mais lenta para acessar a internet. Nove em cada dez deles são das classes C,D e E. Para 68% das pessoas entrevistadas pelo Instituto Locomotiva e pela PwC, o custo alto dos serviços de internet no Brasil é um grande empecilho para não os contratar.  

“Com o isolamento social, medida de prevenção a Covid-19, milhões de brasileiros passaram a depender ainda mais da Internet e das TIC de maneira geral para realizar atividades de trabalho remoto e ensino à distância. Mas a falta de acesso à Internet e o uso exclusivamente por celular, especialmente nas classes D e E, evidenciam as desigualdades digitais presentes no país, e apresentam desafios relevantes para a efetividade das políticas públicas”, destaca Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Sinal via satélite pode ser opção

Se para muitos a conexão não chega ou chega com pouca qualidade, uma solução pode ser buscar por outras alternativas para ter uma vida virtual mais atuante. Uma delas é a conexão via satélite, principalmente para quem vive em áreas rurais. Esse modelo de internet está em expansão. Em fevereiro de 2022, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o uso de internet banda larga via satélite pelos consumidores brasileiros.

“Desde outubro de 2021 com operação comercial nos EUA, a Starlink tem como proposta possibilitar o acesso à internet em qualquer local do planeta apenas com uma antena. Esse serviço já é ofertado por outras operadoras globais, mas resta saber se será mais rápido e estável como anunciado pela empresa uma vez que sua rede estiver completa”, conta o professor de Engenharia Elétrica da FEI, Marcio Mathias, especialista na indústria de sistemas de telecomunicações e no desenvolvimento de serviços de rede inteligente e sistemas multiplex.



Fotos podem ser fundamentais para vender peças em brechós de luxo via e-commerce

A frase “uma imagem vale mais que mil palavras” pode ser a mais pura verdade quando se trata de venda on-line através de sites e redes sociais. É com as fotos que se torna possível mostrar ao cliente todos os detalhes e informações da peça e, dessa forma, fazê-lo ter interesse.

Na internet, diferente das lojas presenciais, os consumidores não possuem o poder de pegar o produto e provar antes de efetuar a compra, e por isso ter boas imagens em um site ou canal de venda, tiradas de forma nítida e clara, que sejam capazes de substituir essa falta do toque, pode ser uma porta de entrada para a fidelização do cliente.

Entregar boas fotos pode ser a chave para um negócio de sucesso. Em entrevista, Sílvia Oshiro, fotógrafa na empresa Brechó Closet de Luxo, explica a importância de se ter boas fotos no mercado de second-hand de luxo que mostrem a originalidade e autenticidade da marca, deixando claro todos os detalhes das peças, trazendo a atenção do cliente e convertendo em possíveis vendas.

Como deve ser o ambiente na hora de fotografar as peças?

“O ambiente precisa ser um local com boa iluminação ou, caso deseje algo mais natural, o local precisa ter alguma entrada de luz. A iluminação é essencial para um bom resultado. É indispensável também a presença de ferramentas e acessórios que possam colaborar para deixar a foto perfeita, tanto ferramentas de fotografia, como câmera, lentes, celular e ring light, como acessórios decorativos para compor a foto”.

Quais são os melhores tipos de fotos para apresentação do produto?

“Sem dúvidas as fotos minimalistas. Fotos minimalistas são mais cleans e chamam mais atenção para o produto, podendo ou não conter acessórios e composições, porém sem tirar o foco do produto, afinal, o produto a ser comercializado precisa estar em evidência para o seu cliente entender o que está de fato está sendo vendido”.

Como são feitas as fotos dos produtos de second-hand de luxo?

“Antes de tudo, é essencial que os produtos estejam com boa aparência. Por se tratarem de peças de segunda mão, é necessário que elas passem por uma higienização, e se for, por exemplo, uma peça de couro, precisa haver uma hidratação dele para que a peça fique no seu melhor estado de conservação, para que a partir de então começemos o processo de fotografar. Quando vou fotografar um determinado produto, analiso todos os detalhes, os sinais de uso, perfeições e imperfeições para assim poder retratar na imagem. Como normalmente fotografo produtos que serão vendidos, é preciso mostrar através das fotos todos e quaisquer mínimos detalhes para que o cliente, na hora da compra, possa estar ciente do real estado da peça”.

Porque é importante as imagens quando se fala de vendas on-line no mercado de brechós de luxo?

“Quando você compra algo de forma presencial é possível tocar, sentir a textura, provar, calçar, ver como fica no corpo e acaba sendo mais fácil de decidir se vai comprar ou não. Quando a compra é feita de forma on-line através de um site, uma rede social ou algum outro canal de venda no qual não é possível ver o produto pessoalmente é mais complicado, então o fotografo na hora de produzir as imagens da peça a ser vendida precisa ter a sensibilidade de passar todos os detalhes para o cliente, sem que haja dúvida por parte dele. É preciso lembrar que peças de luxo possuem um valor elevado, e por isso é preciso mostrar todos os detalhes e informações através das fotos. Tirar fotos de ângulos diferentes ou no corpo de alguma modelo vai fazer o seu cliente ter uma noção do seu tamanho e de como ficará no seu corpo. Fotos das partes internas de bolsas mostrarão a ele se condiz com a peça que ele está procurando para carregar, por exemplo, suas coisas do dia a dia. Quando falamos de peças dentro do mercado de second-hand, é imprescindível que se tenha fotos do real estado do produto e dos sinais de uso aparentes. Ter fotos de todos os mínimos detalhes mostrarão um diferencial e muito mais, mostrará o quanto a empresa é séria, transparente e comprometida com o seu cliente”.

Para saber mais basta acessar www.brechoclosetdeluxo.com.br



Empresa funerária cria joint venture com Diocese em São Paulo

O Grupo Zelo, empresa especializada em serviços funerários, inicia neste mês uma parceria pioneira com a Diocese de Piracicaba, para gestão dos serviços e operações do Cemitério Parque da Ressurreição.

A joint venture profissionaliza a prestação de serviços funerários de Piracicaba e outras 14 cidades da região, incluindo a comercialização de jazigos, planos de assistência funerária e cremação. Trata-se de um modelo que até então não havia sido praticado pela empresa e abre portas para mais parcerias desse tipo com outras dioceses brasileiras.

O acordo entre o Grupo Zelo e o Parque da Ressurreição irá proporcionar, ainda, a retomada de obras sociais e de caridade da Diocese. O retorno financeiro obtido com a parceria será utilizado na manutenção e ampliação do cemitério-jardim e para iniciativas de caridade da Igreja Católica, por meio de projetos sociais do cemitério. Entre eles estará o Centro de Convivência Infantil (CCI) do bairro Novo Horizonte, em Piracicaba, que havia sido interrompido em gestão anterior, mas será reaberto como ação social do Parque da Ressurreição.



Setor jurídico tem auxílio de tecnologias para enfrentar novas demandas

A transformação digital está mudando as formas de se comunicar e trabalhar. Inovações surgem a cada dia, visando facilitar a rotina das pessoas e de diversos segmentos e, neste cenário, também têm sido criadas várias soluções de tecnologia no setor jurídico.

Junto a isso, a conexão entre o mundo virtual e o real traz novas demandas e oportunidades para os profissionais. Porém, é preciso estar atento às novidades e acompanhar a movimentação do mercado.

Segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), o Brasil lidera o ranking mundial na criação de tecnologias no setor jurídico. Além da importância, essa informação mostra que o país pode ser o berço de inovações disruptivas que impactarão a área do Direito em âmbito global.

Os impactos no setor jurídico

Aloisio Arbegaus, Diretor Comercial do InContract, afirma que as soluções de tecnologia no setor jurídico buscam trazer mais eficiência e produtividade para as tarefas do dia a dia. Resultando em modernização do segmento e redução da burocracia nos processos. “Dessa forma, é possível atender a demandas inéditas, ao mesmo tempo em que se confere mais segurança às informações que estão sendo tratadas“.

Além disso, o fácil acesso à tecnologia também influencia na publicidade digital do jurídico. A possibilidade de investir em marketing não só aumenta o leque de clientes dos profissionais, mas também agrega às suas reputações, deixando claro quem possui notoriedade sobre determinado nicho. 

Outro fato que traz impactos para o segmento, é que, hoje, as atividades designadas aos advogados também começam a englobar termos como criptografia, blockchain e metaverso

“Por isso, os profissionais que estão se formando já precisam ter conhecimentos sobre os novos conceitos e inovações do setor. Diante disso, ter noções em Direito Digital se torna praticamente obrigatório”, completa Aloisio.

A adaptação às novas tecnologias

Diversas demandas estão migrando para o digital. Julgamentos, consultorias jurídicas e assinatura de documentos, por exemplo, são processos que já não demandam a presença física. Hoje, o compartilhamento de informações e as reuniões podem ser feitos de maneira totalmente remota. Isso economiza tempo, recursos e também elimina os problemas ligados à logística.

Aloisio explica que vários segmentos perceberam que utilizar dispositivos móveis pode facilitar muito a rotina, e o jurídico está entre eles. “A mobilidade possibilita aos profissionais trabalharem a qualquer momento, mesmo que estejam em lugares geográficos diferentes. Os smartphones são um dispositivo no qual as pessoas já estão habituadas, por isso, a realização de atividades a partir de aplicativos e recursos móveis se torna tão aderente”.

Ele finaliza dizendo que a tecnologia vem para apoiar, mas nada substitui o trabalho intelectual e analítico que deve ser realizado por especialistas da área. “Nesse cenário, é fundamental que os advogados iniciem a transição de tecnologias no escritório, assim como busquem se informar sobre as novidades da área. Isso exige uma constante observação do mercado e especializações sobre diferentes assuntos”.

*Assinado por: Aloisio Arbegaus, Diretor Comercial do InContract.



Samsung apresenta novos monitores Odyssey G40 e G32 com foco no público gamer

A Samsung apresenta mais duas novidades em seu portfólio de produtos para o público gamer com o lançamento dos monitores Odyssey G40 e Odyssey G32, já disponíveis no mercado nacional pelos principais varejistas e na loja online da marca. Os lançamentos, em versões de polegadas variadas, chegam para reforçar a família Odyssey de monitores gamers da Samsung, com diferenciais que tornam a gameplay muito mais fluida, seja para amadores ou jogadores profissionais. Confira os detalhes de cada modelo:

Monitor Odyssey G40 – 25 e 27 polegadas
Inédito no mercado brasileiro, o monitor Odyssey G40 chega nas versões de 25 e 27 polegadas para atender a diferentes perfis de gamers. Entre os recursos, o destaque vai para a resolução FHD e o painel IPS, que oferece cores claras e um amplo ângulo de visão de 178º ao usuário, garantindo maior clareza a partir de qualquer posição. Já a taxa de atualização de 240Hz e o tempo de resposta de 1ms eliminam qualquer atraso para uma jogabilidade emocionante e fluida, apresentando quadros sem nenhum borrão.

A compatibilidade G-Sync também mantém a placa de vídeo do PC e o painel sincronizados para eliminar cortes, atrasos de tela e rasgos de imagem, enquanto as cenas de jogo rápidas e complexas permanecem estáveis e sem repetições com o AMD FreeSync Premium, que aumenta a vantagem competitiva do jogador.

Para descobrir áreas escondidas durante as partidas, o usuário também pode ajustar a tela para a proporção 21:9 com a Ultrawide Game View. O monitor Odyssey G40 ainda facilita a rotina dos gamers com o Auto Source Switch+, que detecta quando os dispositivos conectados estão ligados e muda instantaneamente para o novo sinal de fonte, enquanto o suporte ergonômico dá ao usuário a opção de girar, inclinar e ajustar o monitor para o maior conforto, até que todos os inimigos da partida estejam em perfeita visão.

Monitor Odyssey G32 – 24 e 27 polegadas
O modelo de monitor Odyssey G32, disponível nas versões de 24 e 27 polegadas, também é uma excelente opção para os apaixonados por games, já que têm taxa de atualização de 165Hz, eliminando o atraso e o desfoque dos movimentos nas partidas, o que contribui para uma jogabilidade cheia de ação, mas, ainda assim, suave.

Com o tempo de resposta de 1ms, os pixels da tela do Odyssey G32 respondem de maneira quase instantânea, permitindo que a ação rápida flua com precisão similar à do mundo real, correspondendo aos reflexos do jogador.

O AMD FreeSync Premium, por sua vez, oferece a tecnologia de sincronização adaptativa que reduz o atraso de tela, rasgos de imagem e a latência de entrada, assegurando assim que cada cena flua sem interrupções. Para quem passa bastante tempo em frente à tela, o Eye Saver Mode minimiza a luz azul para manter os olhos relaxados e confortáveis, mesmo em longos perídos de jogos. A tecnologia Flicker FreePlay do monitor também contribui para o conforto total dos gamers, removendo continuamente a cansativa e irritante oscilação da tela, causando menos distração ou tensões oculares.

Por fim, o suporte ergonômico – que permite giros, inclinações e ajustes para uma visão perfeita – e o design sem bordas em três lados, que revela o espaço máximo de tela, permitem uma experiência única na gameplay. Com esse modelo, inclusive, é possível alinhas duas telas de forma precisa em uma configuração com dois monitores e não perder nenhum detalhe, mesmo nas junções.

Preço e disponibilidade
Os novos monitores Odyssey G40 e G32 da Samsung já estão à venda nos principais varejistas do país e na loja online da marca. Preços sugeridos:

Odyssey G32 de 24 polegadas: a partir de R$ 1.959,00
Odyssey G32 de 27 polegadas: a partir de R$ 2.359,00
Odyssey G40 de 25 polegadas: a partir de R$ 2.899,00
Odyssey G40 de 27 polegadas: a partir de R$ 3.199,00

Promoção do Dia dos Pais
Para celebrar o Dia dos Pais, a Samsung preparou uma seleção especial de produtos em sua linha de monitores com descontos especiais que podem chegar a até R$ 700. Os consumidores que acessarem a loja online da marca e utilizarem o cupom PAIS2022 poderão adquirir os melhores modelos para cada tipo de usuário por um valor promocional.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


ESales implementa solução da Privacy Tools em atenção á LGPD

A eSales é mais uma empresa que decidiu se juntar à Privacy Tools em busca de segurança quanto aos direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, por meio da  Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD.

De acordo com o Chief Security Officer (CSO) da eSales, Rudimar Grass, os primeiros meses de adaptação às exigências da LGPD foram focados na aprendizagem da plataforma e da Lei. Contamos com o apoio do suporte e comercial da Privacy Tools, para que tudo ocorresse o mais rápido possível dentro da plataforma, ao mesmo tempo que capacitamos nossos colaboradores com certificações de Data Protection Officer”, enaltece.

DPO e três times envolvidos na implementação

Depois desse período, segundo Grass, o processo ocorreu de forma natural. “Seguimos com nosso Data Protection Officer (DPO) e a área de Segurança da Informação fazendo a gestão da plataforma da Privacy Tools, dos pedidos dos titulares e acompanhamento das atualizações nos processos e novos tratamentos”, complementa.

Para executar o processo de integração foram envolvidos diretamente os times de infraestrutura, desenvolvimento, Segurança da Informação e DPO. No entanto, o CSO Rudimar Grass ressalta que todos os setores auxiliaram no processo para garantir o mapeamento completo de todo o ciclo de tratamento de dados dentro da eSales. 

“Implementar uma gestão de segurança é vital”

Analisando o maior desafio para a proteção de dados na área de tecnologia, Grass cita a adequação de softwares e bases legado. “Por serem tecnologias antigas a adequação é mais complexa, custosa e por vezes pode comprometer a performance da aplicação”, observa.

“Dessa forma, implementar uma gestão de segurança da informação efetiva, que contemple medidas paliativas de segurança, que garantam a proteção dos dados tratados em ambientes legados, é vital para toda e qualquer empresa”, conclui o CSO da eSales.

Tecnologia e segurança lado a lado

 Juntas, elas oferecem especialidades próprias para cada elo da cadeia de negócios, criando soluções completas e agregando valor a toda rede de conexões empresariais dos mais de 20 mil clientes. O propósito da eSales é transformar os processos produtivos dos clientes e do mercado através de plataformas de gestão alinhadas aos conceitos da Indústria 4.0, eis a importância de manter e aprimorar a segurança de dados.

Para auxiliar nesse processo, a Privacy Tools ajuda a transformar a maneira como as organizações protegem e gerenciam a privacidade dos dados pessoais. Atendendo mais de 500 empresas de diversos segmentos no Rio Grande do Sul e nas demais regiões do país, a Privacy Tools tem como clientes Petros, Farmácia São João, Calçados Beira Rio, Synnex, Banco RCI e Grupo RBS.

Sobre a eSales

A eSales desenvolve softwares de integração que englobam soluções logísticas, financeiras, de file transfer, analytics e documentos fiscais para a cadeia de negócios. As ferramentas da empresa são homologadas com mais de 60 instituições financeiras e atendem a mais de 2800 clientes por todo o Brasil. Com sedes em Porto Alegre, São Paulo e Brasília, lançou recentemente a Theke by eSales, plataforma focada em Open Finance.



Lideranças brasileiras participam da Assembleia da Woccu, na Escócia

A cidade de Glasgow, na Escócia, recebeu a Assembleia Geral do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito da Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na sigla em português) entre os dias 17 a 20 de julho. Segundo a organização, o evento é a maior conferência de crédito do mundo e busca proporcionar aprendizados e conexão entre profissionais do campo.

Este ano, a assembleia da Woccu reuniu mais de 1.500 profissionais de cooperativas de crédito de todo o mundo. Dentre as comitivas presentes, a brasileira marcou presença com a participação de mais de 300 pessoas – a segunda maior. Dados do último relatório divulgado pelo Woccu indicam que existem mais de 86 mil cooperativas de crédito em 118 países. De forma conjunta, elas atendem cerca de 375 milhões de associados.

Lucila Simão, CEO do Instituto Fenasbac – empresa que atua com Gestão de Pessoas, Gestão Ambidestra, Liderança, Cultura, Soluções ESG, Gestão Corporativa e Finanças -, avalia de forma positiva a realização da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito.

“Foi incrível estar presente e participar das discussões. A Woccu é um evento muito importante para o cooperativismo, que reúne representantes do mundo todo em um só lugar para falar de impactos reais, futuro, tendências e cooperação entre países”, afirma. 

Na visão da CEO, quem faz parte do ecossistema “coop” precisa participar dessas trocas e acompanhar as tendências mundiais.

“É um movimento com muito potencial. Este ano, foram abordados temas como a criação de um fundo comunitário para financiar projetos, inclusão financeira, educação, diversidade, equidade e inclusão, práticas ESG (Environmental, Social e Governance, na sigla em inglês – Ambiental, Social e Governança, em português) e finanças sustentáveis. Pautas importantes, principalmente em países como o nosso”, acrescenta. 

Cultura alinhada ao propósito pode impulsionar transformações e impactos reais

Para Simão, a transformação só ocorre quando há o real entendimento do propósito e quando, dentro de uma empresa, passa a existir movimentos para concretizá-lo em ações. “Já no cooperativismo, por sua vez, o movimento é mais natural: o cooperativismo nasceu para mudar realidades, impactar pessoas e gerar prosperidade”.

A CEO do Instituto Fenasbac destaca que os resultados alcançados devem estar alinhados aos princípios do cooperativismo e, mais do que isso, ser constantemente revisados, mensurados e comunicados. “Envolver os colaboradores deixando claro a necessidade de inovar com interesse genuíno na comunidade, na transformação de realidades e nos resultados relevantes, é uma prática efetiva e potente para a gestão”.

É a partir daí, prossegue, que as pessoas enxergam sentido na expansão, no crescimento e na necessidade de levar o cooperativismo para todos os cidadãos. “É olhando para o propósito sendo cumprido diariamente que o colaborador aprimora sua entrega”.

No Brasil, o cooperativismo está em processo de expansão, afirma Simão. “E, felizmente, mais pessoas estão sendo impactadas. É um mercado que movimenta o PIB (Produto Interno Bruto), com serviços em diferentes setores como o agronegócio, consumo, crédito, educação, infraestrutura, habitação, produção, mineração, trabalho, saúde, turismo, lazer e transporte – algo que pode acelerar a recuperação econômica”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://ifenasbac.com.br/



Brasil ocupa a segunda posição no ranking em downloads de apps para e-commerce

O Relatório dos Setores do E-commerce, da Conversion – Agência de Search Engine Optimization (SEO), apontou recentemente que os acessos aos aplicativos chegaram a crescer em média 2,8% quando comparado aos meses anteriores. As navegações em sites e aplicativos de e-commerces somaram aproximadamente 26,1 bilhões de acessos nos últimos 12 meses.

Segundo este Relatório, o setor de Educação, Livros e Papelaria registrou um crescimento de 3,17% em acessos aos apps, o que indica o aumento do interesse por tais produtos, o qual, consequentemente leva ao aumento do volume de produção no ramo de indústrias gráficas, conforme relata o diretor comercial da gráfica online FuturaIM, Wellington Luiz.

Outro dado apontado por este Relatório é que em junho deste ano, houve uma média de 74% de acessos a e-commerces, sendo que 51,8% dessas navegações foram via mobile (navegador mobile + tablets) e 21,9% via aplicativos.

Para a plataforma de Analytics de Marketing Mobile Adjust, em 2021 a América Latina apresentou um aumento de 14% em downloads de aplicativos de e-commerce. E quando o assunto é o período em que o usuário fica logado e interagindo no app, com acessos a outras sessões, a América Latina revelou um crescimento de 32% em comparação ao ano de 2020, levando em conta que o usuário costuma ficar em média 10,56 minutos nos aplicativos de lojas virtuais, chegando a atingir 1 bilhão de horas em 2021, com um aumento de 18% na taxa anual.

A Adjust mostra, inclusive, que o Brasil foi destaque em usabilidade de apps, sendo considerado o segundo país que mais fez download de aplicativo de e-commerce em 2021, chegando a ultrapassar a China e ficando atrás apenas da Índia.

Para a Adjust, quando se refere a estatística mundial, as vendas de e-commerce via mobile no varejo atingiram o valor de US$ 3,56 trilhões em todo o mundo em 2021, cerca de 22,3% a mais do que em 2020. E a pesquisa ainda mostra que o uso de cupons tende a crescer 56,5% até 2025, para atrair novos usuários e retê-los na plataforma do app.

De acordo com a Wolfgang Digital as compras feitas pelos smartphones têm aumentado, já que agora representam 55% da receita de e-commerce e 70% do tráfego. Sendo que através dos desktops são 36% da receita e 22% do tráfego, e com os tablets são 9% da receita e 8% do tráfego.

Outra pesquisa feita no 1º trimestre de 2021 pela empresa americana, Jungle Scout, a qual entrevistou 1.000 pessoas, constatou que os principais motivos que levam o consumidor a comprar em lojas online são: frete grátis, melhores preços, conveniências, comparações de preços e variedades de produtos.

O diretor da Gráfica FuturaIM, Wellington Luiz, explica que agora também faz parte desse índice, já que desenvolveu um aplicativo para sua empresa. 



Três dicas para as locadoras e concessionárias planejarem a frota

O mercado de locação de veículos representa 70% dos mais de 15 mil CNPJs com registro focados em mobilidade urbana, incluindo assinaturas de automóveis (pessoas físicas ou jurídicas), terceirização de frotas e rent a car. Nesse mercado altamente competitivo e em constante transformação, um dos grandes desafios dos líderes de negócio é manter uma operação eficiente com uma frota adequada ao momento do negócio e às necessidades dos clientes.

“Vejo muitas locadoras, principalmente as de pequeno e médio porte, perdendo cliente e amargando prejuízos por razões que poderiam ser resolvidas com planejamento, orientação especializada e automatização de processos. Algumas operam no vermelho sem uma visibilidade total dessa perigosa situação”, explica André Ricardo Vieira, CEO da Solution4Fleet.

O executivo reconhece que gerir um negócio relacionado à mobilidade urbana não é tarefa fácil, principalmente em um período em que o perfil do usuário de veículos está passando por transformações significativas. Porém, ele destaca que os riscos de prejuízos podem ser mitigados com três boas práticas básicas:

1. Elaboração de um plano de negócio 

Idealmente, nenhuma empresa deveria iniciar atividades sem um plano de negócio. Nele, devem estar registrados todos os fatores necessários para que o negócio opere da maneira adequada. De forma bastante resumida, é possível dizer que esse documento deve incluir avaliação do custo para implementação e manutenção do negócio, origem desses recursos financeiros, projeção de venda do produto ou serviço – pelo menos nos dois primeiros anos – e a forma como se obterá lucro com a atividade.

2. Apoiar-se na expertise de profissionais experientes

Por ser uma ação muito complexa e vital para o sucesso do negócio, é muito importante que a elaboração do plano de negócio seja realizada por uma consultoria especializada com profundo conhecimento da operação que se deseja criar e capacidade de avaliar o potencial de crescimento, bem como o perfil dessa expansão. A ideia é que esse trabalho seja realizado em conjunto com os líderes da organização, garantindo o caráter de customização. É dessa iniciativa, aliás, que sairá o dimensionamento adequado da frota de veículos a serem adquiridos, um fator que impacta diretamente nas condições e taxas de financiamento.

3. Combinação de estratégia e tecnologia ao precificar a locação

A rentabilidade do negócio é composta por muitas variáveis e uma delas é a precificação correta do produto ou serviço. No caso do aluguel de carros, esse cálculo precisa considerar as taxas de juros cobradas na aquisição do bem, a natural depreciação do automóvel e os custos de manutenção, documentação, seguro e multas, além da lucratividade mínima que preserve a saúde financeira do negócio. Aqui, a recomendação é manter um processo automatizado e personalizável para saber quanto cobrar de cada cliente, longe de possíveis falhas humanas ou operacionais.

“O segredo dos negócios que conseguem driblar os desafios do mercado com menos transtornos está na capacidade de manter o foco no presente, mas mantendo o futuro no radar. Assim, torna-se mais possível corrigir rotas de maneira assertiva”, destaca Vieira.



Aumento de trabalhadores na construção reflete crescimento do setor como um todo

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Construção Civil é o setor que mais cresceu em número de pessoas ocupadas entre maio de 2020 e maio de 2022, registrando o aumento de 29,8%. O Grupo Isorecort, especializado na fabricação de EPS, tem vagas abertas na produção de peças para o segmento, que vem apresentando forte recuperação.

“Hoje, o setor da construção é uma das atividades econômicas que mais têm gerado oportunidades de trabalho no país. Da nossa parte, temos notado crescimento significativo na demanda pelos sistemas construtivos em EPS, temos dezenas de vagas abertas e acreditamos que isso seja reflexo da recuperação do setor como um todo”, avalia Rodrigo Rezende, Gerente Administrativo do Grupo Isorecort.

EPS na Construção Civil

Já disseminados tanto nos Estados Unidos como em diferentes países da Europa e da Ásia, os projetos de casas em EPS ou “casas de isopor” ganham espaço no Brasil, já estando presentes nas cidades de Caraguatatuba (SP), Engenheiro Coelho (SP), Ourinhos (SP), Paraguaçu Paulista (SP), Pirassununga (SP), São Carlos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Vinhedo (SP), São José do Rio Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Alfenas (MG), Cambuí (MG) e Varginha (MG), entre outras.

Segundo a Engenheira Civil Karen Peroni Maia, do Grupo Isorecort, a escolha por EPS ao invés de tijolos ou paredes de alvenaria traz rapidez para a obra, por não exigir o uso da argamassa, que leva maior tempo de preparo e aplicação para a aderência dos blocos. “Trata-se de um sistema construtivo que já vem pronto, com acessórios de reforço estrutural para as ligações entre os painéis, dispensando a execução de vigas e pilares e acelerando o processo construtivo”, explica.

O EPS é um material 100% reciclável, composto por 98% de ar e somente 2% de matéria-prima, e livre de CFC. A fim de contribuir com o descarte zero de resíduos, a empresa coleta as sobras do processo de fabricação de seus produtos e as recicla internamente. Além disso, ela implementou um sistema de logística reversa junto aos seus clientes, cooperativas credenciadas e parceiros, promovendo a conscientização ambiental e o reaproveitamento do material.



Trutec comemora segundo ano de atuação na construção civil

A Trutec acaba de completar dois anos e já comemora os avanços tecnologicos da construção civil no país. Atuando como um ecossistema de construtechs e proptechs, a empresa conta com soluções que transformam a realidade das jornadas das obras, desde a gestão até os canteiros.

“As construtoras e incorporadoras utilizam as tecnologias para transformar a qualidade das obras. Além de toda a parte prática das funcionalidades das soluções, o impacto de nossas startups chega às métricas de ESG (Environmental, Social e Governance), pois influenciam em toda a cadeia de sustentabilidade”, diz Alexandre Quinze, CEO da Trutec.

Os números da atuação da Trutec comprovam este desempenho. Já são mais de 3000 obras utilizando a eficiência tecnológica das soluções, totalizando um valor de mais de 500 clientes atendidos em todo o país e no exterior. “Nossa perspectiva para finalizar este ano é um cenário muito positivo, esperamos crescer mais de 50% até o final de 2022”, conta Quinze.

As soluções chegaram para mudar o “mindset” de construtoras e incorporadoras sobre a forma de gestão das obras, compreendendo a necessidade de se pensar em todo o ciclo de vida da edificação. “Tanto trabalho e resultados como estes nos trazem a certeza de estarmos em um caminho promissor, com muito a ser conquistado ainda, mas evoluindo na direção correta”, conclui Quinze.



Montblanc apresenta smartwatch Summit 3: Luxo elevado para vestir no pulso

A Montblanc continua sua evolução na relojoaria inteligente com o lançamento do smartwatch Montblanc Summit 3, um novo relógio conectado totalmente dedicado ao conceito Montblanc´s Luxury Business Lifestyle.

A mais recente geração do smartwatch da Maison é uma expressão de luxo elevado com uma caixa feita à mão em titânio leve, mostradores configuráveis ​​inspirados na herança da Montblanc em relojoaria combinados com couro de bezerro feito à mão e pulseiras de borracha. O smartwatch Montblanc Summit 3 é equipado com a versão mais recente do Wear OS do Google e inclui uma variedade de aplicativos para atender às necessidades funcionais do seu proprietário.

“O smartwatch Montblanc Summit 3 leva a relojoaria inteligente de luxo a novos patamares, combinando materiais premium com todas as funcionalidades que nossos clientes precisam enquanto navegam em seu dia de forma mais contínua e eficaz. As opções de personalização também são extensas para refletir diferentes identidades de estilo”, diz Nicolas Baretzki, CEO da Montblanc.

O ápice da personalização
A linha inclui três versões do smartwatch: caixa Titanium Grey com pulseira de couro de bezerro preto e pulseiras de borracha azul; caixa Titanium Black combinado com pulseira de couro de bezerro preto e pulseiras de borracha pretas; e a caixa Titanium Bicolor emparelhado com um Montblanc Extreme 3.0, com pulseira de couro de bezerro verde britânico e pulseiras de borracha preta.

Já o mostrador do relógio possui opções de design a fim de refletir a personalidade do dono tanto quanto o próprio relógio. A elegância característica da Montblanc e a atenção aos detalhes foram transferidas para as novas adições de mostradores, dando ao proprietário do relógio ainda mais opções de escolha.

A coleção contém mostradores inspirados na herança relojoeira tradicional da Montblanc, como os mostradores Geosphere, Bohème ou 1858. Também inclui opções mais modernas e digitais, que unem beleza e tecnologia, proporcionando ao usuário insights úteis, como o monitoramento diário de suas metas de saúde.

Cada smartwatch Montblanc Summit 3 vem com uma pulseira de couro e uma pulseira de borracha para um visual mais casual. Além disso, uma variedade maior de pulseiras adicionais da linha Montblanc Summit e novos modelos complementam a seleção principal.

Transformando um estilo de vida rápido em um estilo de vida saudável
O smartwatch incorpora um conjunto de aplicativos de saúde com a capacidade de rastrear metas e insights de saúde e bem-estar. Inclui rastreamento de passos, monitoramento do sono, registrando as diferentes fases do sono e medição de oxigênio no sangue. O aplicativo de fitness evoluiu sua oferta com uma variedade de exercícios que podem ser rastreados para maximizar seu impacto ao longo do tempo.

Versatilidade para navegar melhor em todos os momentos da vida diária
Equipado com o Wear OS, o Montblanc Summit 3 utiliza o sistema mais comum atualmente, em que o proprietário pode adicionar todos os aplicativos necessários para atender as suas necessidades. O novo relógio oferece uma experiência personalizada e que melhora a vida para aproveitar ao máximo o dia. Você pode navegar pelo mundo passo a passo em seu pulso com o Google Maps ou usar o Google Pay como uma maneira rápida e simples de pagar em lojas em trânsito.

Atendendo a necessidade de desempenho duradouro dos clientes, o smartwatch Montblanc Summit 3 apresenta maior capacidade de bateria em comparação com o Summit 2, uma ampla gama de ferramentas de suporte para maximizar a experiência do ciclo de vida completo, bem como substituição de bateria pelo Montblanc Service.

Além disso, o smartwatch é entregue em uma embalagem de papel sustentável.

Preço e disponibilidade
O modelo já está disponível nas lojas e butiques da marca, e seu preço sugerido é a partir de R$ 10.149,00.

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Estudo indica que 90% das empresas possuirão data center este ano

O serviço de data centers está se tornando cada vez mais imprescindível no mundo dos negócios, seu uso é vital no suporte de cargas de trabalho de legado e aplicações com requisitos específicos.

De acordo com estudo da International Data Corporation (IDC) Brasil, aproximadamente 90% das empresas possuirão data center particular ou terceirizado no ano de 2022.

As companhias, na busca de otimizar sua performance, constataram ser fundamental a aquisição de um centro de processamentos de dados para manter as funções corporativas em funcionamento e proteger todas as suas informações.

Este sistema compreende e-mails, uso de ferramentas de gestão e relacionamento, banco de dados, ERP (Sistemas de gestão empresarial), Big Data, serviços de colaboração, inteligência artificial, entre outras coisas.

Segundo relatório divulgado pelo Grupo Dell’Oro, no mês de fevereiro, os gastos globais com infraestrutura de data center crescerão 10% nos próximos cinco anos, alcançando a marca de US$ 350 bilhões. Para o ano de 2022, pesquisa do Gartner aponta um aumento de 4,7% nas despesas mundiais com data center, chegando a U$ 226,4 bilhões.

Outro fator que impulsionou o uso de data centers no meio corporativo foi a pandemia, que ocasionou uma série de mudanças na estrutura do trabalho. Ernie Pickens, vice-presidente da CommScope, afirma que este ano algumas tendências do ano passado seguirão impactando os data centers: “O trabalho remoto e a migração para a nuvem sobrecarregam os data centers, gerando uma maior demanda de seus serviços pelas empresas”, diz Pickens.

Segundo o vice-presidente da CommScope, o trabalho remoto se tornará um estilo de trabalho padrão. “Todo o uso de videoconferência para trabalho, educação e entretenimento em 2021 teve um grande impacto no data center, e veremos essa tendência se expandir em 2022”, conclui o vice-presidente.



Dia dos Pais deve movimentar R$ 24,09 bilhões no comércio

A reabertura das lojas físicas e o retorno da rotina fora de casa sem nenhuma restrição devem incrementar as compras para o Dia dos Pais. A expectativa dos lojistas é movimentar R$ 24,09 bilhões no comércio nacional, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. Os dados mostram que pelo menos 63% dos consumidores – ou aproximadamente 101,8 milhões de pessoas – deverão comprar pelo menos um item para presentear seus pais nesta data.

A pesquisa também revelou que 34% dos entrevistados pretendem gastar o mesmo valor que em 2021. Já 29% desejam desembolsar mais, e 26% querem gastar menos. Entre os produtos preferidos estão as roupas (54%), seguidas de perfumes e cosméticos (37%), calçados (35%) e acessórios (25%).

Em relação aos canais disponíveis para compras, oito em cada dez entrevistados (66%) pretendem comprar em lojas físicas, principalmente em shoppings centers (35%), nos shoppings populares (17%) e em lojas de departamento (14%). No entanto, 34% dos consumidores entrevistados devem comprar a maior parte dos presentes pela internet, sendo 70% em sites e 30% em aplicativos.

O estudo mostra ainda que grande parte dos consumidores utilize o pagamento à vista (68%) ou parcelado através do cartão de crédito (32%). O cartão de benefício consignado Credcesta, oferecido aos servidores públicos, por exemplo, espera um aumento de 15% em relação ao uso do cartão. “As compras via cartão podem ser uma alternativa para aqueles que pretendem estender o prazo de pagamento ou pensam em comprar um produto mais caro e parcelar o valor”, afirma Fernando Mascarenhas, diretor comercial do Banco Master.



Obesidade pode agravar apneia do sono e outras doenças

A falta de um sono adequado é um problema cada vez mais presente na realidade do brasileiro. É o que aponta uma pesquisa recente realizada por professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo, publicado pela revista científica Sleep Epidemiology, entrevistou um total de 2.635 adultos em todas as regiões do país, constatando que 65,5% deles admitiram ter algum tipo de problema com o sono. A maioria, principalmente mulheres, alegou problemas como insônia, interação constante com smartphones e presença de outra pessoa com ronco ao dormir. 

No mesmo sentido, outra pesquisa científica aponta a frequência igualmente constante na população de outro problema correlato: a obesidade. De acordo com o estudo sobre o impacto da epidemia de obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS), realizado por 17 pesquisadores do Brasil e do Chile, a parcela da população brasileira com excesso de peso aumentou de 42,6% em 2006 para 55,4% em 2019, podendo chegar a 68% em 2030. Já a soma das pessoas obesas saiu de 11,8% para 20,3% no mesmo período, com projeção para 26% daqui a oito anos. 

A associação entre obesidade e distúrbios do sono tem sido observada há muitos anos, por muitos outros estudos científicos realizados ao redor do mundo. De acordo com a professora Arlete Cristina Granizo Santos, do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), ela pode ser observada tanto em homens quanto em mulheres. Porém, o que diferencia entre os sexos é o período onde existe uma maior susceptibilidade para a apneia do sono. 

Nas mulheres, os fatores predisponentes, com destaque ao aumento do abdome, são mais prevalentes a partir da menopausa. “Nos estudos desenvolvidos nas duas últimas décadas sobre a associação da apneia obstrutiva do sono (AOS)  e seus efeitos no organismo, observou-se que há uma íntima relação dessa condição com a gordura visceral, com a influência da obesidade, sendo uma via de duas mãos. Isso significa que o aumento da gordura visceral pode causar a AOS, assim como a AOS pode influenciar de forma significativa o acúmulo da gordura visceral”, explica Arlete.

A professora afirma que no período pós-menopausa, devido às alterações hormonais, ocorre ganho de peso e aumento do depósito de gordura central na grande maioria das mulheres. O sobrepeso e a obesidade acarretam a diminuição da luz da coluna aérea pelo acúmulo de gordura entre as fibras musculares, aumentando a área de colapsibilidade na faringe, que originará os roncos e a apneia obstrutiva do sono. “Da mesma forma, o ganho de peso, através do volume abdominal maior  pelo acúmulo de gordura, compromete a expansão torácica durante os movimentos respiratórios reduzindo o gradiente de pressão, que leva à colapsibilidade da via aérea superior”, acrescenta. 

Arlete reitera que a qualidade de vida é muito afetada pelos distúrbios do sono. “O sono fragmentado como ocorre na AOS, não é reparador, prejudicando a rotina do portador de uma dessas afecções, pelo cansaço frequente, sono diurno excessivo, cefaleia e até depressão. Mais preocupante, é a instalação da síndrome metabólica com riscos danosos à saúde, que culminam com o diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica ou até mesmo um infarto agudo do miocárdio”, alerta. 

Como prevenir?

Para evitar os problemas causados pela apnéia e outros distúrbios do sono, a professora indica, inicialmente, uma avaliação médica otorrinolaringológica, a fim de descartar fatores obstrutivos na via aérea superior, que devem ser tratados. Doenças que favoreçam o acúmulo de gordura visceral e desequilíbrios hormonais também devem ser investigados e tratados.

As medidas para uma melhor qualidade do sono precisam ser tomadas, porém com os cuidados para um estilo de vida saudável, como uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos. Evitar o tabagismo e uso de álcool, e o consumo de substâncias estimuladoras como café, chá preto ou chá mate, próximo do horário do sono, para o relaxamento adequado para o sono profundo. “Além disso, é recomendado não fazer refeições noturnas com grandes quantidades de alimento. O ambiente em que dorme é também muito importante. A temperatura e a iluminação devem ser adequadas, e não utilizar celular, computador ou iPad no momento em que se deita para dormir”, orientou Arlete.

(com informações da Agência Brasil)



Clean beauty: especialista comenta sobre beleza sustentável

A sustentabilidade se tornou um ponto crucial no mundo da beleza. O conceito de “clean beauty” ainda é novo, mas já vem fazendo sucesso entre os consumidores. Um exemplo do aumento do interesse por esse tipo de cosmético é o relatório de tendências da ABIHPEC e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o qual aponta que 41% dos brasileiros têm interesse em maior variedade de produtos de beleza e cuidados pessoais com ingredientes de origem natural.

Sabrina Rosa, presidente da De Sirius, empresa criadora de uma linha de produtos veganos, à base de ingredientes de origem amazônica, comenta sobre o impacto que essa tendência poderá causar no futuro. “O conceito de clean beauty (em protuguês, beleza limpa) refere-se a produtos que não prejudicam o corpo nem o planeta. Ou seja,  produtos veganos (livres de qualquer elemento de origem animal) e cruelty-free (sem testes em animais), fabricados majoritariamente com ingredientes naturais”.

Além disso, a especialista destaca que, para ser categorizado dessa forma, é preciso que os cosméticos sejam desenvolvidos com segurança em toda a cadeia de produção, focando na qualidade, além da origem dos ingredientes. “A ideia de clean beauty é, não somente cuidar da saúde do planeta, mas das pessoas. Assim, os cosméticos também não devem conter ativos que podem causar alterações hormonais, irritação cutânea ou alergias”.

A tendência já mostra seus efeitos na economia. Segundo relatório do British Beauty Council, o mercado global de beleza natural deve atingir 17 bilhões de libras em 2024 (cerca de R$ 127 bilhões). Além disso, de acordo com a consultoria Grand View Research, a venda de produtos de beleza orgânicos deve atingir US$ 25,11 bilhões até 2025 (cerca de R$ 136 bilhões). No Brasil, o mercado de cosméticos naturais já movimenta cerca de R$ 3 bilhões por ano.

Para Sabrina, o conceito de clean beauty deve continuar crescendo cada vez mais no mundo todo, tanto na economia, quanto no meio-ambiente. “O conceito de clean beauty veio para suprir as necessidades dos consumidores preocupados com a própria saúde e com a natureza, além de incentivar o consumo consciente em outros públicos que ainda não estavam familiarizados com o movimento. Essa tendência deve ter um impacto positivo no mundo todo, ainda mais no cenário atual de preocupação com o aquecimento global”, destaca.



Dia Nacional da Saúde: Rede de clínicas se unem em ampla campanha de check-up por preços reduzidos

Em anos em que a medicina e a ciência têm sido tão fundamentais no país e no mundo, celebrar uma data comemorativa relacionada à saúde é uma missão importante. No dia 05 de agosto, comemora-se no Brasil o Dia Nacional da Saúde.

A data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz – 05 de agosto de 1872. Cruz foi um importante personagem na história brasileira para o combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola. Além disso, fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Federal, transformado em 1908 em Instituto Oswaldo Cruz.

Com um calendário de saúde bastante intenso, em que meses passaram a ser apropriados por órgãos e institutos para lembrar a população sobre doenças específicas, dar ênfase a uma data voltada à saúde global e sanitária também merece atenção e espaço.

Além de ser lembrada por organismos públicos e por uma agenda coletiva nacional do setor da saúde no país, instituições privadas também se engajam nesta causa. Exemplo disso é a iniciativa do Cartão de TODOS, que juntamente com sua rede de clínicas parceiras, a AmorSaúde, irão realizar uma campanha nacional na semana do Dia Nacional da Saúde.

De 01 a 05 de agosto, mais de 300 unidades e clínicas de todo o Brasil irão oferecer check-up (com exames de Hemograma, Ureia, Creatinina, Glicose, Lipidograma, TSH ultrassensível e Vitamina D, incluindo consulta com clínico geral) por R$ 99. O objetivo das empresas é incentivar mais de 17 milhões de brasileiros filiados ao Cartão e usuários da rede de clínicas a realizarem consultas e exames de rotina para prevenção de doenças.

Para mais informações, acesse o site.

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