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Curitiba sedia Festival Internacional de Videomapping e tem inscrições abertas

O FIV – 1° Festival Internacional de Videomapping (técnica de projeção e interação de vídeos em superfícies) acontece em Curitiba, entre os dias 25 e 27 de agosto, com projeções em uma das mais icônicas construções do centro histórico da capital paranaense, o Paço da Liberdade. As inscrições já estão abertas e as obras podem ser submetidas até às 23h59 do dia 29 de julho, de maneira gratuita. O festival é internacional e, portanto, está aberto para participação de artistas do mundo inteiro. 

De acordo com a organização do FIV, o festival já conta com inscrições de três continentes. Com apoio da Lacta, realização da Labirinto e incentivo do Profice, o edital premiará os melhores trabalhos com valores de 5 mil reais para o primeiro lugar, 2 mil reais para o segundo lugar e 1 mil reais para o terceiro lugar. Além dos valores em dinheiro, softwares de criação do nicho de videomapping também farão parte da premiação.

Com o objetivo de promover a cultura global e ampliar o acesso às novas formas de arte aos locais, o Festival Internacional de Videomapping traz vida e energia para a cena do audiovisual. Gabriela Vernet, produtora do FIV, explica que o festival é uma excelente oportunidade para os artistas que começam a explorar a técnica. 

“O Festival quer ser uma tela em branco para artistas que não dispõem dos equipamentos necessários para o mapeamento, mas que saibam lidar com os softwares de produção. Isso garante uma pequena parcela de democratização da estrutura necessária para aperfeiçoar o mercado e conectar pessoas”, ela conta. Também serão realizadas oficinas e conversas com realizadores durante os dias de evento e as projeções serão transmitidas ao vivo na internet, através das redes sociais.

O local escolhido para as projeções – o Paço da Liberdade – é Patrimônio Histórico Nacional e foi inaugurado em 1916. A ideia de realizar o evento no edifício, que fica na região central de Curitiba – perto de praças, estações e pontos de ônibus, onde há bastante movimento ao longo do dia – é tornar toda a experiência das projeções acessível ao público, convidando-o a revisitar o espaço através das intervenções propostas por cada artista.



Como homenagear projetos e pessoas que impactam positivamente?

Os Negócios de Impacto e todos seus atores desse Novo Ecossistema nascem da vontade de protagonizar soluções efetivas para os mais diversos desafios socioambientais por meio de sua atividade principal, oferecendo modelos para empreender de uma forma escalável e financeiramente sustentável com um propósito maior. Para participar da edição do Prêmio Impactos Positivos 2022, os projetos cadastrados em todas as categorias devem cumprir obrigatoriamente estes requisitos.

E para valorizar todas as outras iniciativas, como organizações sem fins lucrativos, projetos e pessoas que impactam positivamente seu universo, a sociedade civil pode indicar um homenageado por fazer a diferença. Este homenageado receberá um certificado digital do Impactos Positivos 2022 que pode ser baixado e compartilhado para todo mundo saber sobre suas nobres ações.

As indicações são realizadas de acordo com as categorias abaixo no impactospositivos.com/homenagem.

Cidadão de Impacto:

 Líderes que geram impacto positivo em nossa sociedade/comunidade

 Liderança no âmbito Ambiental, Cultural, Econômico ou Social

Instituição de Impacto:

 Instituição sem fins lucrativos que agem em frentes que impactam positivamente nossa sociedade/comunidade

 Ação no âmbito Ambiental, Cultural, Econômico ou Social

Comunicador de Impacto:

 Comunicadores e meios de comunicação que ativamente educam e informam de forma positiva nossa sociedade/comunidade

 Engajamento no âmbito Ambiental, Cultural, Econômico ou Social.


Sobre o Prêmio Impactos Positivos

Criado em 2020, o Prêmio Impactos Positivos, conhecido como o “Oscar do Bem”, reconhece empresas e organizações que desenvolvem projetos, iniciativas e negócios inovadores que impactam positivamente a sociedade, contribuindo para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Tem como patrocinador o Sebrae Nacional, parceiros institucionais a Enimpacto e o Pnud e apoiadores as organizações Assis e Mendes, Capitalismo Consciente, Gonew.co, Humanizadas, Innov8, Instituto da Transformação Digital e Pinho Pinheiro.

São considerados negócios de impacto os empreendimentos que conciliam a promoção de impacto social ou ambiental positivo com o retorno financeiro, por meio da oferta de produtos e serviços, fomentando o desenvolvimento de uma economia mais sustentável, inclusiva e regenerativa.

Mais conteúdos sobre o ecossistema de impacto e informações do Prêmio Impactos Positivos estão disponíveis em: impactospositivos.com



Redes de franquias crescem mais de 8% no 1º trimestre do ano

Segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias referente a janeiro a março de 2022, realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), demonstra que o setor permanece em ritmo de recuperação, atento aos desafios de um ambiente macroeconômico com inflação e juros em alta. O estudo apontou que as redes de franquias cresceram 8,8% em faturamento no 1º trimestre frente a igual período do ano passado, com uma receita que passou de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões. Na comparação com o 1º tri de 2020, quando o faturamento registrado foi de R$ 41,537 bilhões, o avanço foi de 4,4%. 

O mercado agrega a comercialização de experiências como viagens e spas, além do segmento de roupas, acessórios, joalheria, perfumaria, entre outros. Dentro desse mercado, os quiosques de luxo são alternativas para investidores que pretendem comercializar o conceito em produtos para o público classe A.

Esse pode ser um modelo ideal para empresários aplicarem um investimento médio, com redução no aluguel, menores taxas e maior mobilidade do ponto comercial, assim como outras opções existentes no mercado.

“Com mais milionários no mundo, as redes de franqueadores se tornou ainda mais aquecido e alinhado ao formato de vendas em quiosques, que funcionam em grandes shopping centers, aeroportos, galerias, entre outros espaços, as vendas têm aumentado de forma espontânea, devido ao pós-pandemia”, lembra Nilton Gabas, fundador da franquia de luxo Jack Sir.

O consumo de produtos de alto padrão tem ido além dos carros e imóveis, podem-se destacar por exemplo, o segmento de luxo pessoal. “A mudança de posicionamento das marcas no mercado de luxo também ocorreu no mercado brasileiro. O esperado para 2022 é que o crescimento apresentado continue, uma vez que este nicho não ficou desaquecido no Brasil mesmo durante crise causada pela pandemia”, comenta Nilton.

Ainda segundo a mesma pesquisa, as redes de franquia mantiveram seus planos de expansão, aponta o levantamento da ABF. A variação no primeiro trimestre de 2022 representou um acréscimo de 2.771 operações de franchising no país, totalizando 173.770 unidades. Entre janeiro e março deste ano foram inauguradas 4,0% operações frente a 3,3% no mesmo período do ano passado, e encerradas 2,2%, com um saldo positivo de 1,8%. Já os repasses tiveram uma leve alta, subindo de 0,5% das unidades no primeiro tri de 2021 para 0,8% em igual período de 2022.

“É perceptível a alta na grande demanda por acessórios masculinos, como joias de prata, pulseiras, chapéu panamá, cosméticos, entre outros itens exclusivos. Além disso, os ambientes de vendas onde os quiosques fazem toda a diferença para atingir esse público e garantir as vendas”, finalizou o fundador da Jack Sir.



Retrofit: estruturas metálicas são opção para renovação de prédios comerciais

Começou na segunda-feira (18) a limpeza e a retirada de materiais queimados da parte interna do edifício incendiado na região da Rua 25 de Março, no centro de São Paulo (SP). De acordo com a prefeitura, ainda não é possível estimar um prazo para que a demolição do prédio seja finalizada, por conta das características da obra.

O prédio no edifício da Rua Barão de Duprat começou a pegar fogo no domingo (10), mas o incêndio só foi controlado na quinta-feira (14). No local, funcionam cerca de 4,2 mil lojas e circulavam, em média, entre 150 mil e 300 mil pessoas por dia, conforme publicado pela Agência Brasil.

Para o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, professor da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da USP (Universidade de São Paulo), o edifício incendiado poderia ser alvo da Lei do Retrofit, consoante publicação do Jornal da USP. Sancionada no último ano, a lei 17.577/2021 aprovou a revitalização de prédios antigos e propôs a concessão de incentivos fiscais para estimular sua requalificação.

Na edição de Cotidiano na Metrópole, além da fiscalização, Bonduki defende a necessidade de um maior investimento na reabilitação de edifícios antigos que não foram concebidos para uso comercial.

Na visão de Victor Simões, sócio-diretor da Cobervickas Estruturas Metálicas – empresa que atua com fabricação, instalação e montagem de estruturas metálicas -, as estruturas metálicas podem ser utilizadas na renovação de prédios comerciais. “As estruturas metálicas possuem a vantagem de já virem moldadas de fábrica. Assim, para lugares de acessos difíceis, como o reforço de um prédio existente, ela [estrutura metálica] acaba sendo uma opção de execução mais fácil”. 

Para Victor, outro ponto interessante das estruturas metálicas é a sua alta resistência, o que permite a utilização de pilares e vigas menores do que as de concreto, ocupando menos espaço nas edificações que o concreto.

Segundo o especialista, há uma série de tendências no retrofit de prédios comerciais com estruturas metálicas. “Muitas empresas estão investindo em residências estudantis e studios. Elas [iniciativas privadas] compram construções antigas e fazem toda a parte de adequação interna e de fachada, de modo a otimizar os espaços e modernizar o prédio – o que chamamos de retrofit, técnica de revitalização de construções antigas”.

Inaugurado em 1922, o Hotel Glória, no Rio de Janeiro (RJ), encerrou as atividades em 2013, após a falência do grupo EBX. O hotel histórico, que foi o primeiro cinco estrelas do país, receberá o investimento de R$ 250 milhões de retrofit, que deve preservar e recuperar a fachada. A previsão é que as obras terminem daqui há quatro anos, em 2026, quando o edifício reabrirá as portas – desta vez como um residencial com 266 apartamentos de metragens e quatro lojas no térreo.

O sócio-diretor da Cobervickas Estruturas Metálicas destaca que em prédios existentes há lugares que necessitam de reforços estruturais e que não existe espaço ou possibilidade para confecção de fôrmas para concreto. “Além da estrutura metálica ser mais vantajosa em muitos casos, existem situações em que ela é o único sistema estrutural que se aplica, por já vir pronto de fábrica”, finaliza Simões.

Para mais informações, basta acessar: https://www.cobervickas.com.br/



Plataforma móvel 5G é a revolução da banda larga, diz pesquisador de tecnologias

Dados da pesquisa anual “Uso da TI – Tecnologia de Informação nas Empresas”, da FGV (Fundação Getúlio Vargas), revelam que há cerca de 242 milhões de smartphones em uso no Brasil, uma média de mais de um dispositivo por habitante. Em um país com ampla adesão digital, a chegada do 5G – a quinta geração das redes móveis, que deve suceder a rede 4G, promete revolucionar a relação dos brasileiros com o mundo virtual.

Segundo informações da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) devem receber a tecnologia a partir de sexta-feira (29).

As capitais atendem às condições necessárias para a execução da faixa de 3,5 GHz, ao contrário de São Paulo (SP) que, conforme declaração do presidente do grupo responsável por acompanhar a implementação do 5G no Brasil, Moisés Moreira, “ainda não cumpriu as condições necessárias que consistem no início das atividades”, contrariando o que tinha sido previsto pelo Ministérios das Comunicações e a Anatel no início de julho.

Brasília (DF) foi a primeira cidade do país a receber a tecnologia, em 6 de julho de 2022. Segundo a Anatel, todas as capitais devem receber a frequência até o dia 29 de setembro. Para os municípios que possuem população igual ou superior a 500 mil habitantes, a previsão de liberação é a partir de 1º de janeiro de 2023.

Lenardo José Saraiva de Castro, sócio da Lca Negócio em Inovação Tecnológica, engenheiro formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e pesquisador de tecnologias, explica que a tecnologia 5G amplia a conectividade, introduz a ultrabaixa latência, bem como uma altíssima velocidade de conexão, a um custo menor. Por meio da inovação, coisas, máquinas, carros e pessoas estarão conectadas on-line em alta velocidade.

“A 5G impacta toda atividade econômica e sua cadeia deve gerar 23 milhões de empregos, acrescentar, até 2035, US$ 13.1 trilhões (R$ 69,51 trilhões) na economia mundial e 256 bilhões (R$ 1358,31 bilhões) de investimentos em pesquisa e desenvolvimento pelos próximos quinze anos”, reporta Castro, citando dados do estudo Economic Impact Report, elaborado pela Qualcomm.

5G oferece novas oportunidades de tecnologia

O engenheiro de inovação explica que a capacidade massiva de conexão do 5G viabiliza a IoT (Internet of Things, na sigla em inglês –  Internet das coisas, em português). Assim, máquinas, equipamentos, sensores conectados e controle à distância devem transformar a indústria e os serviços.

“A ultrabaixa latência traz o que faltava para digitalização dos transportes, viabilizando a massificação dos carros autônomos. Já na telemedicina, o controle remoto crítico e preciso está disponível às inúmeras aplicações que exigem”, informa.

Segundo Castro, a velocidade de pico de 20 Gbps deve fazer com que as atuais conexões pareçam “coisa de museu”. Ele destaca que, no Brasil, a velocidade mediana de conexão móvel de dados é 22,77 Mbps, enquanto a mundial é de 31,01 Mbps, conforme o site Speedtest. “Essa velocidade é multiplicada por mil na 5G e vai reduzir um download de filme em UHD de 4G de tamanho, por exemplo, para menos de meio segundo”.

Segundo o especialista em inovação tecnológica, até a necessidade de download irá desaparecer com a conectividade, latência e alta velocidade da 5G. “Uma nova versão de laptops, computadores, tablets com tudo na nuvem, sem HD, disponibilizará conteúdos em tempo real. Aliás, o Brasil está atrasado na corrida do 5G, mais de 70 países já tem cidades conectadas com a quinta geração de redes móveis”.

Para Castro, com o 5G, as oportunidades são infinitas: “No país, temos uma das maiores densidades de equipamentos digitais do mundo e nos adaptamos muito bem às novas tecnologias”, pontua. “Agora, o desafio é aproveitar o momento para participar da cadeia de produção da 5G, produzindo inovação, conteúdos, aplicativos, serviços e produtos que rodem na plataforma. Afinal, o mercado de tecnologia brasileiro já é grande e viabiliza produtos e serviços para exportar para o mundo”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: lenardo@lcaconsulting.com.br http://www.lcaconsulting.com.br/



Mercado de nanopartículas de prata deve movimentar US$ 6,6 bilhões até 2030

As nanopartículas de prata possuem aplicação em diversos segmentos da indústria devido à sua alta condutividade elétrica, além das características ópticas e térmicas. Mas são as suas propriedades biológicas que devem gerar um aumento significativo na demanda pelo produto ao longo dos próximos anos. De acordo com o relatório recentemente publicado pela Allied Market Research, o mercado global de nanopartículas de prata, que gerou US$ 1,5 bilhão em negócios em 2020, deverá movimentar US$ 6,6 bilhões até 2030, com uma taxa de crescimento anual de 15,6%.

Embora o cenário pandêmico tenha trazido efeitos negativos para o crescimento do mercado por conta das medidas restritivas aplicadas por diversos países, o estudo aponta que as propriedades antimicrobianas e antivirais das nanopartículas de prata devem atrair a atenção de empresas de diversos segmentos preocupadas com o elevado número de microrganismos potencialmente nocivos em seus produtos.

No ano passado, a Amerisleep conduziu uma pesquisa nos Estados Unidos que comparou o número de bactérias encontradas na roupa de cama de um grupo de voluntários com outros objetos domésticos. Os testes mostraram que, depois de apenas uma semana de uso contínuo, os lençóis e fronhas acumularam 17 mil vezes o número de bactérias que estavam presentes no assento do banheiro. Outro item que faz parte do dia a dia e possui alto índice de contaminação são os aparelhos celulares — um estudo do Centro Universitário Devry Metrocamp já mostrou que os smartphones podem abrigar mais de 23 mil microrganismos, como fungos e bactérias.

De olho nesses números, empresas estão investindo no uso de nanopartículas de prata para desenvolver produtos resistentes à contaminação por parte de microrganismos como vírus e bactérias. Isso é possível por conta da característica dos íons de prata, que possuem uma carga positiva e atuam como um imã para promover a ruptura da membrana celular desses microrganismos. Com base nos resultados da pesquisa, a tecnologia tem sido utilizada no processo de fabricação de itens que vão desde edredons até as lentes oftalmológicas, com as nanopartículas de prata formando uma espécie de escudo natural de defesa.

“A cooperação com instituições acadêmicas é um passo fundamental para o desenvolvimento de novos tratamentos que ajudem a manter a saúde dos olhos”, afirma Marcelo Frias, Diretor de Marketing da ZEISS na América Latina, empresa alemã especializada na fabricação de lentes para óculos. O executivo explica que as nanopartículas de prata são inseridas no interior da lente para combater e inibir o crescimento de 99,9% dos vírus e bactérias na superfície do produto, reduzindo assim a chance de contaminação por parte do usuário. “A preocupação com a higiene das lentes é uma constante entre os usuários de óculos e isso se tornou ainda mais latente nos últimos anos”, completa Frias.

Aplicação no Brasil

No Brasil, as pesquisas envolvendo o uso de nanoprata estão focadas no desenvolvimento de roupas hospitalares capazes de eliminar o novo coronavírus de sua superfície. Recentemente, cientistas da USP e da UFSCar criaram um tecido feito à base de poliéster, algodão e micropartículas de prata capaz de inativar fungos, bactérias e vírus.

No estudo feito em parceria com a Universitat Jaume I, da Espanha, e com a empresa paulista Nanox, amostras do coronavírus foram coletadas no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Os vírus foram cultivados e colocados em contato com o tecido contendo as micropartículas de prata. E em apenas dois minutos, 99,9% dos vírus SARS-Cov-2 foram eliminados.

“A quantidade de vírus que colocamos em contato com o tecido é muito superior à que uma máscara de proteção é exposta e, mesmo assim, o material foi capaz de eliminar o vírus com essa eficácia”, disse o professor da USP, Lúcio Holanda Júnior, em entrevista à Agência FAPESP.



Inteligência de dados auxilia campanhas eleitorais e gestões públicas

Segundo um estudo conduzido pela PwC (PricewaterhouseCoopers), a pedido da Microsoft, a IA (Inteligência Artificial) poderá contribuir em mais de US$ 15,7 trilhões (R$ 83,30 trilhões) para a economia global até 2030, um avanço de aproximadamente 4,4% em relação à data de realização da pesquisa.

Na administração pública, a tecnologia digital vai além dos algoritmos de captação, análise e gestão de dados. Exemplo disso, a Alice (Sistema de Análise de Licitações e Editais) do TCU (Tribunal de Contas da União) – um robô desenvolvido para identificar irregularidades em licitações e pregões eletrônicos da administração federal – evitou mais de R$ 504 milhões em danos aos cofres públicos apenas em 2021, conforme publicado pelo Jornal da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Diante de resultados como esse, um estudo inédito busca investigar a IA como método para o desenvolvimento de campanhas eleitorais personalizadas, com base no big data e no deep learning. A obra “Inteligência Artificial e o impacto da tecnologia no desenvolvimento de campanhas políticas: uma análise das campanhas dos candidatos para as prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo em 2020” conta com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). 

Para André Maranhão, Founder & CSO da Ray Consulting, empresa de Inteligência de dados, esses elementos têm se tornado cada vez mais importantes principalmente em campanhas políticas a fim de auxiliar os candidatos a serem mais assertivos em suas comunicações com a sociedade.

“Ter dados, tanto na gestão privada como na pública, pode catalisar tomadas de decisões assertivas. Em campanhas políticas, não é diferente: entender bem o seu eleitor, as suas regiões e anseios, a partir de dados respaldados, é uma alternativa para que o candidato possa direcionar o conteúdo, a praça e, até mesmo, a forma com que seus anúncios e sua presença serão circulados na sociedade”, explica Maranhão.

Assim, prossegue, candidatos que possuem essa visão clara e trazem a perspectiva data driven a suas campanhas conseguem direcionar as abordagens de forma mais rápida, eficiente e menos custosa para o eleitor que deseja converter.

Big Data e a política

Para Maranhão, com a evolução tecnológica cada vez mais rápida, é possível que a utilização de ferramentas como o big data possam ser cada vez mais inseridas no contexto político.

“A tecnologia e a gestão data driven vieram para impactar a forma com que as pessoas vivem, se comunicam e trabalham. Em média, gestores que se guiam por dados costumam ter 60% mais acertos. Na gestão pública, não pode ser diferente: o Brasil precisa acertar mais, precisa trazer insumos para direcionar a resolução de problemas sociais e acelerar o crescimento econômico”, articula.

Na visão do especialista, é necessário que haja um acompanhamento próximo dos dados envolvendo a gestão pública do país para entender onde há problemas e como resolvê-los. “Consultorias em dados, big datas e ERPs [Enterprise Resource Planning, na sigla em inglês – Planejamento dos Recursos da Empresa, em português] trazem uma visualização de elementos e precisam ser um dos principais focos do novo governo. Afinal, o que não pode ser medido e transformado em dados, não pode ser gerenciado”.

Ele destaca que, no Brasil, a gestão de dados é algo que vem sendo trazido como perspectiva: “O DataSUS é um claro exemplo, mas comparado à Europa, Ásia e América do Norte, estamos atrasados aproximadamente dez anos“.

Inteligência de dados auxilia campanhas eleitorais e gestões públicas

“Ao firmar uma candidatura, é comum buscar a assessoria de uma agência de publicidade ou se guiar com uma equipe de comunicação própria, sendo claro o enfoque no marketing. Apesar disso, o alinhamento apenas ao marketing guiado à criatividade, por si só, não é o bastante para atingir a assertividade”, considera Maranhão.

Ele explica que, em casos onde um candidato tem um curto espaço de tempo para circular ideias a um público específico, dados são fundamentais para uma campanha política que traga pautas que estão, de fato, sendo cobradas pela sociedade.

“Além do mais, os dados são essenciais para que um candidato possa dialogar rapidamente com o público que busca entender mais propostas sobre temas específicos. Trata-se de uma uma tendência: quem não ‘surfá-la’ agora poderá se tornar ultrapassado em poucos meses”, afirma o especialista.

Para concluir, o Founder & CSO da Ray Consulting explica que uma empresa de Inteligência de dados é uma alternativa para a atuação política, pois busca democratizar a informação por meio da tecnologia e contribuir para um ecossistema cada vez mais direcionado por dados, tornando a tomada de decisão rápida, escalável e acessível.

“Tanto para campanhas eleitorais como para a gestão pública, é necessário entender informações latentes sobre o mercado e a sociedade. O Brasil nunca precisou tanto de gestores públicos capazes de sanar dores da sociedade e impulsionar o crescimento econômico, como agora – e a inteligência de dados é uma alternativa latente para esta questão”, finaliza Maranhão.

Para mais informações, basta acessar: https://rayconsulting.com.br/



Mercado varejista se reúne em Foz do Iguaçu

Um dos maiores eventos do setor na América Latina, o Varejo Experience Brasil será realizado nos dias 17 e 18 de agosto em Foz do Iguaçu (PR com grandes profissionais do varejo nacional, que poderão trocar experiências com seu público. Já estão confirmadas as presenças de Mário Gazin, Luciano Hang, Vicente Falconi, Geraldo Rufino, Cris Arcangeli, Roberto Shinyashiki, Pablo Spyer, Pedro Renaut, Luiz Fernando Lucas, Leandro Karnal, Carlos Busch, Caito Maia, Carlos Bessa, Camila Farani, José Luiz Tejon, João Kepler, Maressa Juricic, Felipe Bovolon e Osmar Della Valentina (Presidente do Grupo Gazin).

O Varejo Experience Brasil nasceu da visão e da vontade de Mário Valério Gazin, fundador do Grupo Gazin. “Eu acredito que não podemos medir esforços para desenvolver o varejo brasileiro, porque ele é a escola de todos nós, gerador de empregos e riqueza. Por isso, precisamos compartilhar conhecimento, aprender e aplicar em nossas empresas e em nossa vida”, revela.

Entre os temas que serão apresentados estão:

ECONOMIA: um raio X do momento econômico brasileiro e mundial e suas implicações no dia a dia das empresas e das pessoas, além de como acompanhar as mudanças e agir em um mundo tão complexo.

FUTURO DO VAREJO: as tendências e inovações que estão transformando a relação entre clientes e empresas de uma forma nunca vista.

–  AGENDA ESG e o PACTO GLOBAL DA ONU: uma nova forma de ver a atuação das empresas, priorizando o cuidado com o meio ambiente, responsabilidade social e governança, sendo lucrativa e sustentável ao mesmo tempo.

LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS: o novo varejo exige pessoas mais bem preparadas e com novas habilidades. Como gerir e estimular essa nova força de trabalho?

NOVOS CANAIS DE ATENDIMENTO, NEGÓCIOS DIGITAIS, JORNADA DO CONSUMIDOR E METAVERSO: clientes conectados, exigentes e com sede de tecnologia. Não é mais suficiente a experiência do cliente, agora é a hora do engajamento, do metaverso, da Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Machine Learning, da empatia e da conexão de propósito. É hora de aprender a estar onde o cliente está, sempre com a melhor solução.

– LGPD e COMPLIANCE: informações e dados estão disponíveis em todos os lugares a qualquer momento. Como utilizá-las e protegê-las? Quais as regras, normas, direitos e deveres de pessoas e organizações?

– SAÚDE E BEM-ESTAR: bem-estar e qualidade de vida têm tudo a ver com o varejo. É momento de aprender como viver o varejo plenamente, sem descuidar do bem mais precioso: a saúde.

Os ingressos podem ser adquiridos no site: www.varejoexperience.com.br.



Radware apresenta novos algoritmos de crypto mitigation

A Radware, fornecedora de soluções de segurança cibernética e entrega de aplicações, anunciou que atualizou seu Bot Manager com um novo conjunto de algoritmos de crypto mitigation. Inspirados pelas metodologias de blockchain, os algoritmos ajudam a preencher as lacunas de segurança, nas quais bots sofisticados evitam soluções tradicionais de CAPTCHA para prejudicar um site ou aplicação. Ao mesmo tempo, permitem que visitantes genuínos do site desfrutem de uma experiência de usuário sem atrito e sem CAPTCHA.

De acordo com pesquisa da Radware houve um aumento de 144% nos ataques de bots de quarta geração entre 2021 e 2022 e, embora o uso de CAPTCHAs tenha sido o método mais popular para impedi-los, esse método pode reduzir a qualidade da experiência dos usuários e aumentar a frustração dos clientes e a rotatividade. Além disso, usando várias técnicas para evitar o uso de fingerprinting de plugins anti CAPTCHA e de farms de resolução, o operador de bots pode evitar completamente essa solução, o que torna a proteção um desafio nunca visto.

“O problema do bot malicioso continua crescendo para organizações de todos os tamanhos. Os bots maliciosos são usados para tudo que possamos imaginar, desde a retirada de ingressos para shows até a estocagem de fórmulas para bebês, de consoles de videogames, da aquisição de contas até fraudes de cartão de crédito”, citou Dr. David Aviv, Chief Technology Officer da Radware. “Embora os CAPTCHAs sejam uma opção de mitigação popular e funcionem bem para alguns casos de uso, eles não são mais capazes de defender contra os escaláveis e sofisticados bots da atualidade. As organizações devem migrar suas soluções tradicionais para um mecanismo de defesa em várias camadas, que possa mitigar até mesmo os ataques de bots mais avançados.”

Para combater essas táticas, os novos algoritmos de crypto mitigation da Radware formam a base para uma nova postura de zero trust para aplicações web e APIs expostas publicamente. Como a mitigação ocorre nos bastidores, ela se torna invisível para os visitantes, o que dificulta a adulteração por parte dos atacantes e cria uma melhor experiência web para os usuários finais. Para reforçar a segurança da aplicação, a mitigação também é contínua e trabalha com períodos de carência próximos de zero para manter as máquinas de bot maliciosas ocupadas e esgotar seus recursos, bem como para conter a motivação do operador em atacar.



Digitalização pode adiar o Dia de Sobrecarga da Terra em 21 dias

Segundo um levantamento feito pela Schneider Electric, a partir da adoção de tecnologias de energia e automação industrial em edifícios, redes elétricas e processos da indústria, seria possível adiar a data do Dia da Sobrecarga da Terra em 21 dias (em 2022, o dia da sobrecarga ocorre no dia 28 de julho mundialmente e, no Brasil, em 12 de agosto). A pesquisa foi realizada em parceria com o Global Footprint Network.

O Earth Overshoot Day, nome pelo qual a data é conhecida globalmente, marca o momento em que a humanidade passa a utilizar mais recursos da natureza do planeta do que é possível renovar em um ano completo. Com isso, a partir desse dia, a sociedade começa a ter uma “dívida” com o meio ambiente, além de acumular dióxido de carbono na atmosfera. Com exceção de 2020, quando a data foi adiada para 22 de agosto, o Earth Overshoot Day tem acontecido cada vez mais cedo, o que pode gerar sérias consequências para o meio ambiente. No ano passado, por exemplo, foi em 29 de julho.

“As empresas tendem a olhar para a sustentabilidade como um desafio de longo prazo que é difícil de conciliar com as necessidades de retorno em curto e médio prazo. Mas a realidade é que estamos em um cenário onde os mercados estão encontrando maiores expectativas dos consumidores por transparência e rastreabilidade e, ainda, estão expostos a recursos ecológicos cada vez mais escassos e com preços voláteis. Além disso, as companhias têm chances otimizadas de garantir financiamento e o valor de longo prazo dos ativos se investirem na estratégia correta”, afirma Rafael Segrera, presidente da Schneider Electric para América do Sul. 

De acordo com uma pesquisa da Amcham Brasil, divulgada em 2021, 95% das empresas participantes deram início a algum tipo de ação sustentável. Além disso, 37% afirmaram ter essas demandas em um planejamento ativo, mas ainda em fase de mapear todos os pontos a serem trabalhados. Atualmente, cerca de 70% do faturamento total da Schneider Electric estão atrelados ao tema da sustentabilidade. Para impulsionar ainda mais essa participação, no Brasil, a empresa anunciou que está dobrando seus serviços de consultorias sustentáveis em 2022.

“As tecnologias que podem ajudar as empresas a atuar para postergar o dia da sobrecarga já existem e estão disponíveis no mercado. Como a energia é central para três das cinco alavancas para adiar a data, a implementação de soluções digitais para os edifícios inteligentes, para a indústria 4.0 e para converter as redes elétricas em redes descarbonizadas e descentralizadas já seria capaz de adiar a data por 21 dias”, diz Segrera. Outro fator crucial, na visão dele, é o engajamento da cadeia de fornecimento. De acordo com um estudo da Disclosure Insight Action (CDP), as emissões destas podem ser de duas a sete vezes maiores que as emissões provenientes das operações diretas das empresas, dependendo da indústria. 

“Existem diversas tecnologias no mercado para que as empresas possam começar sua transformação. Além disso, há organizações que auxiliam na construção de uma jornada sustentável por meio de consultorias e parcerias. Juntos, é possível, sim, mudarmos a data”, conclui o presidente da Schneider Electric para América do Sul.



Pautas sociais, ambientais e de governança chamam a atenção para a ESG

O consumo está sendo cada vez mais impactado no sentido de “quem faz e como faz”. É o que sugere um estudo da agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, divulgado pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). De acordo a pesquisa, 87% dos consumidores entrevistados dão preferência a empresas com compromisso socioambiental.

A análise também mostra que 70% dos entrevistados, inclusive, não se importam em pagar um pouco mais por produtos ou serviços de corporações atentas à questão socioambiental.

Paralelamente, um levantamento conduzido pela Nielsen Holdings revelou que 62% das pessoas preferem trabalhar e 59% priorizam investir em negócios com responsabilidade social. A sondagem, realizada em 50 países, também descobriu que 66% dos consumidores preferem comprar produtos e serviços de empresas que tenham programas que contribuam com a sociedade. 

Luiz Otávio Goi Junior, especialista que faz parte do FestQuali, acredita que a facilidade de informação tem motivado esse olhar mais preocupado da sociedade sobre as marcas que consome. “Hoje, é muito mais fácil ter acesso a dados sobre os problemas ambientais e sociais do que no passado, assim como sobre suas causas”.

Para Goi Jr., elementos como a fragilidade social, que foi potencializada com a chegada da pandemia de Covid-19, e a indignação do público geral com os escândalos de corrupção em empresas e instituições de renome também trouxeram a sociedade para “a roda de conversa”.

Com isso, prossegue o especialista, também veio à tona a necessidade de discussão sobre os impactos das empresas e marcas e sobre a opção de escolha de quem busca não fazer parte de impactos negativos da ESG (Environmental, Social e Governance, na sigla em inglês – Ambiental, Social e Governança, em português). A abordagem é utilizada para avaliar e nortear ações de corporações em prol de objetivos sociais e práticas voltadas ao meio ambiente.

Empresas devem se posicionar 

Goi Jr. chama a atenção para o fato de que o comportamento de uma sociedade cada vez mais consciente exige uma resposta assertiva por parte das corporações. “As empresas devem criar programas estratégicos internamente para que possam se alinhar a essas demandas no mercado, que são crescentes”.

Segundo o especialista, a ação principal nas empresas deve estar conectada a entender quais são os impactos gerados junto às partes interessadas, denominados “stakeholders”, e oferecer uma resposta a esses impactos de forma proativa. “As empresas, principalmente no Brasil, esperam muito a regulação pública para agir e, diante da atual demanda do mercado, existe uma necessidade de proatividade que antecede essa visão”.

ESG merece atenção

Neste ponto, Goi Jr. destaca que é comum que uma organização se pergunte como implementar o ESG em suas atividades: “Antes de tudo, é necessário ter sua missão, visão e valores muito claros. Se você não tiver o ESG na sua visão, não será possível implementá-lo. Portanto, o processo ideal é rever e entender onde a empresa deseja estar em determinado tempo quanto às agendas ESG”.

Depois disso, acrescenta, é preciso desenvolver um processo de aculturação interna, onde os valores da empresa e dos colaboradores devem estar conectados, para que seja possível gerar propósito e reduzir os impactos da mudança cultural.

“Com empresa e colaboradores alinhados, fica fácil partir para o próximo estágio, que é verificar seus riscos, escutar os stakeholders e elaborar as ações que atendam às demandas ambientais, sociais e de governança”, explica Goi Junior. “Vejo muitas empresas começando pelo último passo, e essas, provavelmente, serão as que não terão uma agenda ESG duradoura”, complementa.

Para concluir, o especialista informa que “ESG no AGRO” está entre as pautas do FestQuali Paraná, que irá ocorrer entre os dias 7 e 9 de novembro, em Curitiba (PR). 

Para saber mais, basta acessar: https://festquali.com.br/



Pesquisa revela salário acima dos R$ 386.000 por ano para desenvolvedores de TI

Nos Estados Unidos da América, onde a procura por desenvolvedores com skills em segurança digital acontece há anos, os profissionais com esses diferenciais ocupam uma outra faixa salarial. Segundo a pesquisa “Average Security Software Developer Salary”, do portal de oportunidades de trabalho Payscale, em 2022 um desenvolvedor treinado em disciplinas de cibersegurança receberá, em média, um salário anual de US$ 73.980,00. Por mês, a remuneração ficaria na faixa de US$ 6.165,00 ou R$ 32.181,30, na conversão direta, com o dólar atual valendo R$ 5,22.

Estudo do IDC Brasil, divulgado em abril de 2022, revela que, no país, o investimento em nuvem chegará a R$ 12,2 bilhões até o final do ano. O segmento que mais cresce é a nuvem pública, que avançou 36% em relação a 2021. De acordo com o relatório “State of Application Strategy 2022”, levantamento realizado pela F5 a partir de entrevistas com 1.500 líderes de ICT Security de todo o mundo – incluindo 109 profissionais da América Latina -, mais de 75% das empresas estão implementando aplicações na nuvem.

Dentro do grupo de gestores, no Brasil, 84% afirmaram estar envolvidos em ao menos um projeto de transformação digital. O foco é na modernização de aplicações como o Internet Banking de um banco, ou o engine de vendas de um portal de e-Commerce, entre milhares de plataformas que, hoje, rodam de forma distribuída na nuvem.

Andrew Oteiza, Solutions Engineer Manager da F5 LATAM, conta que de acordo com o relatório anual Octoverse, do Github, o Brasil é o quinto maior país em número de desenvolvedores, mas que por um outro lado, a falta de conhecimento dos times que desenvolvem aplicações sobre as melhores práticas em segurança digital causam perdas aos próprios desenvolvedores, às organizações onde trabalham e à economia digital do Brasil. “Do ponto de vista da carreira do desenvolvedor, esse contexto coloca o profissional numa categoria comum”. Oteiza afirma isso com base na pesquisa “Qual é o salário de Desenvolvedor De Software no Brasil?”, realizada pela Glassdoor, em julho de 2022, indicando que os salários dos desenvolvedores brasileiros ficam na faixa de R$ 5.000,00 a R$ 15.000,00 ao mês.

Para Andrew, da F5, fica claro, portanto, que a conquista de conhecimento em segurança digital traz dividendos ao desenvolvedor. Ele explica que a nuvem em seus vários formatos – privada, pública e híbrida – é o principal ambiente onde rodam as aplicações responsáveis pelos processos de negócios das organizações brasileiras e, que as empresas no Brasil estão cada vez mais atentas a esse desafio – encontrar desenvolvedores altamente treinados com skills em segurança -, e pagar altos salários por eles.



Turismo na Serra Gaúcha conta com museus e parques premiados

A Serra Gaúcha tem se destacado por alguns números recentes do mercado do turismo. Segundo levantamento do site de reservas Booking, a região ocupa o segundo lugar entre os 10 destinos brasileiros mais procurados para viagens de férias neste ano. Além disso, o Booking também constatou que Gramado, cidade vizinha de Canela, é um dos 8 destinos mais desejados para conhecer em 2022. 

O mês de julho é marcado pelas férias escolares, o que faz dele um período de alta temporada para viagens familiares. As atividades existentes na região, como os parques e museus, assim como o clima típico gaúcho, assim como os eventos que ocorrem em Gramado e Canela são opções para quem busca um passeio perto de casa.

 “A região da Serra Gaúcha é tradicionalmente conhecida por sua paisagem, cultura e também pela infraestrutura. O investimento no turismo passa tanto pela preservação da arte e natureza local quanto pela modernização e reforma de museus e parques, por exemplo”, comenta Tiago Cardoso, diretor de marketing do Parque Terra Mágica Florybal de Canela, recentemente eleito pelo Tripadvisor, através do prêmio Traveller’s Choice, como 10º melhor parque do mundo. A premiação ocorre anualmente e é calculada com base na qualidade, quantidade de avaliações e classificações dos viajantes para experiências, passeios, atividades e atrações.

Para Tiago, devido à pandemia de Covid-19, os dois últimos anos podem ter contribuído para que o público demonstrasse maior interesse em atrações nacionais. “Após a retomada do turismo, muitas pessoas que tinham viagem marcada para o exterior optaram por explorar o Brasil e seus destinos turísticos e a Serra Gaúcha é um deles”, comenta. Ainda de acordo com o diretor de marketing, cada vez mais é notável que, com a abertura de diversos parques temáticos, a região vem se tornando mais que um destino de lua de mel, mas sim um local para famílias. 

Rosa Helena, secretária de Turismo da cidade de Gramado, reforça tal afirmação. “Os eventos que a cidade promove são dedicados para esse público de famílias com crianças, como o Natal Luz, a Páscoa, a Festa da Colônia e o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado”, finaliza. 

Para saber mais, basta acessar: https://gramado.blog.br/



Aumento no valor dos combustíveis favorece compras em strip malls

Uma pesquisa recente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga) indica que oito a cada dez brasileiros fazem a maior parte das compras perto de casa. Esse movimento, motivado pela necessidade de maior conveniência e menor deslocamento, intensificou-se após o aumento no preço dos combustíveis.

De acordo com o estudo, atualmente, os strip malls são a opção principal de 46,3% dos entrevistados, batendo supermercados (29,6%), hipermercados (22,2%) e comércio online (20,4%).

Os centros de proximidade – ou strip malls – são empreendimentos que mesclam serviços diversos, com um mix de lojas que se complementam para atender às necessidades primárias do consumidor.

Em geral, quem procura os strip malls está no caminho para casa e precisa fazer uma compra ou ter acesso a um serviço rapidamente. Por isso, redes de farmácia, academias, restaurantes, supermercados e lojas de conveniência e serviços são muito comuns nesse tipo de empreendimento.

“A maior prova do crescimento e fortalecimento dos strip malls é que grandes redes, como Raia Drogasil, São Paulo e Pague Menos, além de fast foods como McDonald’s e Burger King, mini mercados como Carrefour Express, Minuto Pão de Açúcar, Oxxo e as pet shops Cobasi e Petz, além de redes de outros segmentos, têm aumentado seus planos de expansão para este e os próximos anos”, explica Marcos Saad, sócio da MEC Malls, que faz o desenvolvimento e a gestão de strip malls.

Outro dado que corrobora com essa tendência é o estudo “Impactos da Mobilidade Urbana no Varejo”, conduzido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae.

A pesquisa indica que, embora o crescimento do comércio online seja uma tendência mundial, o comércio perto de casa ainda segue na preferência dos consumidores como principal local de compra do dia a dia.

Os números da pesquisa indicam que o comércio perto de casa é preferência de 77% dos entrevistados. Em 2017, o estudo apontou um percentual de 84% para as lojas físicas mais próximas.

“Grande parte das pessoas que fazem compras perto de casa optam pelos strip malls devido à comodidade. Há, ainda, quem aponte a agilidade e a facilidade como principais motivos para escolher esses locais”, complementa Saad, que também preside a Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls).



Menopausa – O que é necessário saber sobre reposição hormonal?

A menopausa é o nome dado à última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, e que marca o fim da fase reprodutiva da vida da mulher. A menopausa acontece quando o estoque de óvulos, que foram liberados desde a puberdade, mês a mês, acabam. Mesmo sendo um processo natural e fisiológico, essa mudança muitas vezes vem acompanhada de alguns sintomas que, por vezes, incomodam e afetam a qualidade de vida da mulher.

Alguns dos sintomas mais recorrentes da menopausa são: ondas de calor, calores e suores noturnos, insônia, alterações de humor, alterações no peso e queixas ligadas à saúde íntima e ao sistema urinário, como secura vaginal, dor durante a relação sexual e infecções urinárias de repetição, entre outros.

Com isso, nos últimos anos, cada vez mais as mulheres têm optado por um tratamento de reposição hormonal, também conhecido como TRH.

Segundo o Endocrinologista Dr. Aloísio Vargas “os hormônios são responsáveis por fazer o seu sistema reprodutor trabalhar, metabolizam o que você come, cuidam do seu sono, influenciam no seu humor e muito mais, atuando como uma central de controle de todos os nossos sistemas vitais”.

Os hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas e cada um possui um efeito específico que regula as várias funções do corpo humano.

A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) realizada com Implantes Bioidênticos é a forma mais estável e duradoura de realizar uma reposição hormonal, com vantagem de utilizar doses menores e sem necessidade de passagem pelo fígado.

O Dr. Aloísio defende que entre os benefícios da reposição hormonal como a melhora das ondas de calor e dos outros sintomas incômodos do climatério citados acima, ocorre também um fortalecimento dos ossos, pele, cabelos, melhora da libido, disposição, distribuição de gordura, apetite, diminuição do risco de doença cardiovascular, memória, entre outros.

É recomendado buscar mais informações sobre a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) com um médico de confiança, que acompanhe o quadro clínico de forma mais completa. De preferência, com um especialista em endocrinologia e reposição hormonal.



O poder da lingerie sexy para a autoestima das mulheres

Não importa como você é ou que corpo tem, se você souber escolher a lingerie, estará fazendo um bom investimento. A lingerie sexy transforma, inspira, estimula e emociona. Permite que as mulheres mostrem toda a sua beleza em privacidade, são roupas íntimas que dirão muito sobre você no momento em que as usar.

Mas como é possível que a roupa íntima tenha tanto poder para a autoestima da mulher e para o momento íntimo entre um casal? 

A lingerie sexy vai levantar o seu humor
A roupa interior é muito mais do que isso por si só. A lingerie certa para o seu corpo e para os seus gostos pessoais fará com que se sinta tão bonita como realmente é. Roupas íntimas farão você se sentir incrível,  mesmo se você estiver tendo um dia ruim, colocar um delicado pedaço de seda ou renda fará você sentir vontade de desfrutar de sua intimidade como um casal.

O poder da lingerie sexy é projetado em dois aspectos principais de nossas vidas; A primeira e mais importante é o poder na sua segurança pessoal, com certeza você já ouviu falar sobre autoestima, amor próprio e como na medida em que cada mulher tem um nível adequado de autoestima, ela se sente mais confortável com a forma como está e como ele se parece. 

Então, para iniciar o processo com uma percepção mais positiva de nós mesmos, convido você a concorrer a uma mudança e uma reforma na sua gaveta de roupas íntimas.

Muitas mulheres relatam que quando vestem uma boa lingerie feminina se sentem mais sexy, confiantes, bonitas, mesmo que ninguém mais saiba que estão usando; o fato de se sentir bem consigo mesma faz com que ela projete sensualidade, beleza e segurança pessoal. Por isso, é muito importante que você se sinta linda, bonita, única e especial para poder projetar isso para os outros, e começar pela calcinha é uma excelente opção.

Lembre-se muito bem de começar, e sempre comece a fazer por você e para você.

Portanto, o segundo aspecto, que não é segredo para ninguém, é como a lingerie se torna um motivador para os casais; é que há muitas pessoas que expressam o quanto gostam de ver seus parceiros em roupas íntimas, e é que, neste caso, a lingerie feminina pode ser usada com essa intenção erótica e sedutora. Então já sabe, seja para segurança pessoal, para se sentir mais bonita, sensual, confortável, única, ousada ou como parte de um delicioso jogo de sedução, vá em frente e invista na lingerie de sua preferência.

Encontre a lingerie que combina com você
Hoje existem muitos tipos de opções de roupas íntimas, e só vai depender do seu gosto e do formato do seu corpo que você encontre a que mais combina com você. Pense no seu corpo (seja realista) e  procure uma lingerie que valorize as áreas do seu corpo que você mais gosta, mas que tire o foco aquelas que você prefere que fiquem escondidas.  

Por exemplo, se quiser realçar os seios mas esconder a cintura e as ancas, pode optar por uma camisola sensual. Pense no que você quer alcançar e procure a peça que combina com você.

Na ShopLibido você encontra diversas lingeries para deixar seus momentos íntimos ainda mais especiais. Confira!



Especialista alerta para a importância de se fazer o check-up cardiológico

As doenças cardiovasculares são responsáveis por mortes prematuras, perda de qualidade de vida, além de impactos adversos econômicos e sociais. Em todo o mundo, mais de 17 milhões de pessoas morrem em decorrência delas todos os anos. De acordo com o Estudo GBD 2019 e a base de dados do SUS, elas são a causa número 1 de morte no Brasil.

Há estimativas de que até 85% das mortes prematuras e 50% das situações em que ocorreram um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral, poderiam ter sido evitadas pela prevenção ou detecção precoce do problema. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento das doenças cardiovasculares. Mas, muitas vezes, o paciente não sente nenhum problema na fase inicial da doença, daí a importância do acompanhamento médico “principalmente nos tempos atuais, em que o impacto de novas doenças e do stress na saúde das pessoas é cada vez mais frequente, um check-up cardiológico torna-se de suma importância para a manutenção da qualidade de vida”, explica o Dr. Eduardo Henrique, cardiologista da clínica Mater Dei Cardio Imagem e do Mater Dei Santa Genoveva.

No centro de Imagem, o check-up cardiológico inclui a avaliação cardíaca completa, que é projetada para incluir os testes necessários que podem fornecer aos médicos informações importantes sobre a condição do sistema cardiovascular, e compreende: ecocardiograma, eletrocardiograma, holter 24h, teste ergométrico, MAPA, etc. “Dispomos de equipamentos de alta tecnologia, o que torna mais ágil a liberação de laudos para os clientes, e uma equipe médica experiente, disponível, com agendas todos os dias da semana”, diz o médico.

O lugar oferece um amplo espectro de cuidados, tornando-se referência na região por prestar um serviço humanizado, de qualidade, com compromisso e respeito aos clientes e oferecer a garantia de um excelente atendimento, em um espaço de acolhimento e cordialidade.

Abaixo, os exames realizados:

● Eletrocardiograma – É um registro gráfico da atividade elétrica do coração. A eletrocardiografia é um método indolor, seguro e rápido, que dura apenas alguns minutos. O paciente deve ficar imóvel para que o resultado seja válido. Até doze eletrodos são colocados no peito e membros, a fim de registrar como o coração bate. O computador registra as informações e as exibe em um monitor ou papel na forma de ondas. Com base na forma da onda e na duração do intervalo, é possível notar distúrbios no funcionamento do coração.

● Teste ergométrico – É um teste de esforço e que mostra como o coração funciona durante a atividade física. Como o exercício faz o coração bater mais forte e mais rápido, o teste pode revelar problemas com o fluxo sanguíneo dentro do coração. O paciente deve caminhar em uma esteira ou andar de bicicleta ergométrica, enquanto o ritmo cardíaco, pressão arterial e respiração são monitorados.

● Ecocardiograma – Usando o mesmo mecanismo do ultrassom, por meio do som das batidas do coração é possível fazer uma imagem do coração e suas estruturas, como válvulas e câmaras. O médico avalia se o coração está batendo normalmente, se o fluxo sanguíneo está adequado, além de identificar possíveis problemas anatômicos, como orifícios ou espessamento das paredes do músculo e defeitos nas válvulas cardíacas.

● Duplex Scan – Método de ultrassom não invasivo que mede o fluxo sanguíneo através das artérias carótidas, as grandes artérias que vão do coração até o cérebro, passando pelo pescoço. Em geral, é o primeiro teste feito para avaliar o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

● MAPA – A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial durante 24 horas é uma forma de medir e controlar a pressão arterial elevada (hipertensão) e permite o aferimento da pressão arterial durante um período de 24 horas, estando o paciente acordado ou em repouso. Na maioria dos casos, as leituras são feitas a cada 20 a 30 minutos, durante o dia, e a cada hora, à noite.

● Holter 24h – É, também, um teste contínuo para registrar a frequência e o ritmo do coração por 24 horas. O paciente usa um monitor Holter por 12 a 48 horas, enquanto segue a rotina diária normal. O dispositivo pode detectar não apenas a frequência e o ritmo do coração, mas também quando o paciente sente dores no peito ou apresenta sintomas de batimentos cardíacos irregulares ou arritmia.



Brasil passa dos 66,5 milhões de inadimplentes em maio

Segundo o mais recente Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, realizado pelo Serasa Experian em maio de 2022, o número de inadimplentes atingiu um novo recorde no país, chegando a 66,58 milhões de pessoas. Esse valor representa um aumento de 0,68% em relação ao número de devedores do mês de abril apresentando a quinta alta seguida.

Um dos dados presentes no estudo que chama a atenção, é o valor médio das dívidas, em que rompeu a barreira de 1 salário mínimo, atingindo o valor de R$ 1.212,41, representando um aumento de 0,88% em relação ao mês de abril. Além disso, conforme o Mapa da Inadimplência de maio, existem cerca de 229,52 milhões de dívidas no país, então multiplicando o valor médio das dívidas pela quantidade de dívidas no país, é possível encontrar o valor total das dívidas presentes no Brasil, atingindo o valor de R$ 278,27 bilhões de reais.

Considerando a faixa etária dos inadimplentes, é possível observar através dos dados fornecidos pela Serasa Experian, que o grupo de pessoas de 26 até 40 anos representam 35,2% do total de inadimplentes do país, e os jovens adultos até 25 anos fazem parte apenas de 12,5% do total de devedores.

Por outro lado, o Serasa também observou em seu levantamento, em que a faixa etária de 18 a 30 anos, representa 39,72% do total de pessoas que negociaram suas dívidas através do Serasa Limpa Nome. Evidenciando que os jovens adultos são a maior parcela da população que negocia suas inadimplências.

Nesse mesmo estudo está descrito que, dentre os segmentos que sofrem com o descumprimento das responsabilidades financeiras de seus clientes, os mais atingindo são os bancos e cartões de crédito, que possuem aproximadamente R$ 78,42 bilhões de valor a receber.

Esse cenário de aumento de inadimplência causa um impacto negativo direto nas instituições financeiras, conforme os Estudos Especiais do Banco Central e matéria publicada pela EFIC Soluções, esse impacto gera um aumento das taxas de juros e torna os processos de análise de crédito mais rígidos pelas instituições financeiras para emissão de empréstimos e cartões de crédito.

Mesmo com esse impacto negativo aumentando a dificuldade de pessoas inadimplentes ou com score baixo em emitirem um cartão de crédito, o valor transicionado por esse meio de pagamento cresceu 42,26% em relação ao mesmo período de 2021, segundo informações da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.

A projeção para concessão de crédito também vai na contramão da alta de inadimplência do país. De acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos, a expectativa é uma ligeira alta no valor de 2,6% no volume de concessões de crédito no geral. Além disso, a liberação de crédito para famílias possuí uma projeção de aumento no valor de 3% no mês de junho em comparação a maio, incentivado pelo crédito rural visando a safra 2022/2023.

Para o segundo semestre de 2022, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), a tendência é uma diminuição do porcentual de famílias endividadas em situação de maior vulnerabilidade, que recebem até 10 salários mínimos. Após atingir o pico de 78,1%, no mês de abril, de famílias dessa faixa de renda, com uma ou mais contas atrasadas, o mês de maio e junho apresentaram uma queda para 77,4% e 76,7% respectivamente. Esse número deve diminuir ainda mais esse ano, impulsionado pelas medidas governamentais recentes com a PEC 1/2022, na qual causa um impacto direto e a curto prazo na população mais vulnerável financeiramente, porém o porcentual deve voltar a um patamar maior em 2023, segundo o Doutor em economia da FEARP/USP Luciano Nakabashi.



Energia solar: agronegócio tem perspectiva de expansão do setor

Uma das fontes de energia mais utilizadas atualmente em todo mundo é a proveniente da energia solar. Por ser extremamente acessível, ela depende apenas da instalação de placas fotovoltaicas, feitas de silício, material que permite a transformação da luz solar na energia consumida. O Brasil, por ser um país tropical e ensolarado, mostra uma adesão que cresce a cada ano na prospecção da energia solar.  

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), o país atingiu os 14 gigawatts de capacidade instalada, potência igual à da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu e a estimativa que em 2024 o Brasil tenha, aproximadamente, 887 mil sistemas de energia ligados às redes de distribuição. Outra estimativa da Absolar demonstra que até 2050 a geração de energia distribuída pode angariar R$ 140 bilhões em novos investimentos ao país, concretizando a redução de R$ 150 bilhões em custos com termelétricas.

Devido aos contínuos aumentos na conta de energia e aos ganhos de rentabilidade dos sistemas fotovoltaicos, as expectativas em relação à produção de energia solar rural para as próximas décadas também são bem altas. Por isso, especialistas acreditam que a energia solar no agronegócio é uma maneira de eliminar gastos de forma sustentável. Desde o ano de 2012, os investimentos no setor alcançaram mais de R$ 3 bilhões, o mesmo responsável por mais de 13% de toda potência solar distribuída instalada no Brasil.

Com essa projeção, o crescimento da utilização da energia limpa e renovável proveniente do sol tende a crescer muito mais no Brasil. De acordo com levantamentos de várias empresas do setor, em 2020, o país registrava 29.333 sistemas de energia solar rural instalados, sendo que, até o fim de 2021, o número saltou para 61.294, que produzem mais de 1,2 gigawatt (GW) de potência. Vale destacar que o setor é o terceiro com maior número de conexões e potências instaladas, tendo na dianteira as instalações de energia solar fotovoltaica residencial e comercial. Na visão de empresas fornecedoras de energia solar, como a SOL Copérnico, o aumento expressivo e contundente demonstra que a utilização da matriz solar como base energética de instalações rurais é uma vertente que veio para ficar.

No ambiente rural, a energia solar atua na parte de iluminação, irrigação, ordenha, proteção dos espaços, refrigeração e ventilação para animais e plantas. Essa fonte energética permite maior eficiência na estrutura como um todo, já que não gera ruídos e nem poluição. Vale destacar ainda que o PIB do agronegócio no Brasil cresceu em 8,36% em 2021 e a participação no PIB brasileiro chega a 27,4%, fatores que podem ser muito mais bem rentabilizados com uma profusão de instalações energéticas tendo como matriz principal a luz solar, limpa, renovável e inesgotável. 

Ações como o Pró-Sol, projeto lançado pelo governo federal em 2020, preveem o incentivo do uso de matrizes energéticas renováveis. Essa política pública consiste na isenção do pagamento obrigatório da taxa à concessionária local aos empresários rurais. Estima-se que nos próximos cinco anos haja um investimento de entes públicos e privados na ordem de R$ 10 bilhões em projetos de energia solar. 

Todo investimento feito em energia solar destinado ao agronegócio tem curto prazo de recuperação, que em média acontece em três anos e meio. A adoção do sistema de matriz energética proveniente da energia solar rende 95% de economia na luz, fato que permite ao produtor investir em outros segmentos e aumentar a sua lucratividade e eficiência do seu negócio. Além disso, o sistema apresenta baixos custos nas manutenções preventivas e corretivas, mesmo que haja uma produção de cerca de 12 horas por dia. Este processo oferece uma autonomia energética concreta e assim os produtores não precisam mais depender de outras fontes, como a rede de energia elétrica padronizada no modelo atual. 

Somada à economia, o uso da tecnologia permite que os negócios se tornem mais sustentáveis e amigáveis com a agenda ESG, gerando desenvolvimento e perspectivas para o futuro em relação à preservação de recursos. 



Painéis solares podem contribuir com a redução de CO2?

Estudos realizados ao longo das últimas décadas apontam que os níveis de CO2 na atmosfera contribuem para a poluição do ar, a chuva ácida e o efeito estufa. Tudo isso faz com que a Terra aqueça, o que, por sua vez, causa uma série de danos ambientais. Isso ocorre pelo fato de que o composto químico, formado por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono, retêm calor nas camadas mais baixas da atmosfera, resultando neste desequilíbrio climático.

Nesse sentido, uma das principais causas do aquecimento global é o aumento do efeito estufa, que ocorre quando combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, são queimados. Sendo assim, uma das principais opções para reduzir as emissões de CO2 na atmosfera é substituir as fontes convencionais de energia por matrizes limpas.

A energia solar auxilia na descarbonização por não emitir nenhum gás poluente, oferecendo a melhora na qualidade do ar como um todo, acrescenta o profissional. “Por isso, a energia fotovoltaica é considerada uma importante aliada para a redução da emissão de gases do efeito estufa no Brasil e no mundo, diz Wagner Ogura, gerente de vendas da Sunova Solar Brasil, empresa que atua com módulos fotovoltaicos para projetos residenciais, comerciais e usinas de grande porte.

A título de exemplo, o gerente de vendas da Sunova Solar Brasil cita que a Âmbar – engenharia do Grupo JBS, a maior empresa de carnes do país – é uma das empresas que vêm aderindo, cada vez mais, à instalação de painéis solares. “A cada dia, vemos mais distribuidores, tanto instaladores e integradores do setor solar, como os clientes finais, em busca de geração de energia limpa”.

A Âmbar Energia inaugurou no dia 14 de julho a UFV Âmbar Saltinho, localizada na cidade de Saltinho, interior de São Paulo. Trata-se da primeira usina solar inaugurada pela companhia, que deu início em 2021 a um plano de aportes na tecnologia fotovoltaica. Ao todo, foram investidos R$ 23 milhões para a construção do empreendimento.

O complexo é composto por quatro plantas, que somam 5,1 MWp. Foram utilizados 9.408 painéis monofaciais de 550 W da Sunova e 16 inversores de 250 kW da Sungrow, conforme dados da Âmbar. A estimativa é que o sistema irá evitar a emissão de 12.193 toneladas de CO2 na atmosfera, o mesmo que o plantio de quatro mil novas árvores por mês.

A companhia informa que a energia gerada pela UFV Âmbar Saltinho suprirá a demanda de diversos clientes, entre eles a Swift e produtores integrados da Seara, ambos pertencentes à JBS. Além disso, as residências dos colaboradores de todo grupo J&F na região também serão abastecidas com a energia gerada pela usina solar, com desconto em relação à fatura da distribuidora.

“Além da Âmbar, empresas de grande porte, como a Votorantim Energia, Petrobras, Vale, CBA e Gerdau, também estão em busca de energia solar. Então, é importante dar destaque para esse tipo de negócio”, diz Ogura.

Fundada em 2016, a Sunova Solar é uma empresa multinacional fornecedora de soluções de sistemas integrados com foco em P&D e fabricação de produtos solares distribuídos globalmente e no desenvolvimento de usinas fotovoltaicas. Em junho de 2021, a empresa enviou quase 2 GW de módulos cumulativos em todo o mundo.

Produção de CO2 retraiu durante a pandemia

Um estudo desenvolvido pela Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço – agência norte-americana), revelou que as concentrações de CO2 no hemisfério norte caíram de fevereiro a maio de 2020 – com o advento das medidas de quarentena e isolamento social, empreendidas em todo o mundo, em decorrência da pandemia de Covid-19 – e voltaram a subir no verão. A análise, realizada por meio do OCO-2 (Orbiting Carbon Observatory-2), identificou uma redução anual estimada de 3% a 13%.

O OCO-2 mediu as quedas de CO2 atmosférico a partir do espaço. Cobrindo o globo todos os dias, o satélite oferece um volume de dados de alta precisão, demonstrando os efeitos das ações do ser humano de forma quase simultânea. A pesquisa combinou os dados com análises e modelagens fornecidas pelo GEOS (Goddard Earth Observing System), também da Nasa.

Para mais informações, basta acessar: https://www.sunova-solar.com/po/



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