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Chatbots para saúde: tecnologia oferece inúmeros benefícios

11/8/2021 – Investir em chatbots para a saúde, ferramentas essas que são dotadas de Inteligência Artificial (IA), é uma das soluções encontradas para aproximar médicos e pacientes.

Atualmente tem sido cada vez mais comum encontrar empresas e instituições investindo em chatbots para saúde. Essa procura se intensificou por conta do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, fazendo com que gestores, profissionais e pacientes buscassem novas formas de se conectar e interagir.

Um exemplo de como os chatbots para saúde geram resultados positivos é um estudo divulgado recentemente por um grupo de pesquisadores do Instituto Laura Fressatto (de Curitiba), da PUCPR, e da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), mostrando que os teleatendimentos médicos com o uso de IA auxiliaram a reduzir a sobrecarga do sistema de saúde durante a pandemia.

Para a pesquisa, divulgada na revista científica “Frontiers in Digital Health”, uma plataforma de telessaúde foi analisada em três cidades brasileiras durante a pandemia: Curitiba, São Bernardo do Campo e Catanduva. Os pesquisadores apontaram que:

• Ao interagir com chatbots para saúde, quase metade (45%) dos mais de 24 mil pacientes atendidos foram classificados com sintomas leves da doença;
• Cerca de 30% foram diagnosticados com sintomas moderados e apenas 14,2% foram apontados como casos graves de Covid-19.

Assim, essa tecnologia se mostrou fundamental para proporcionar atendimentos remotos de forma prática e ágil ao mesmo tempo em contribuiu para priorizar a recomendação dos órgãos de saúde de somente recorrer a um hospital em casos mais severos.

Qual a finalidade dos chatbots para saúde?

Primeiramente é importante destacar que o chatbot é um software capaz de simular e manter uma conversa de maneira semelhante aos seres humanos. De modo geral, o recurso tem sido utilizado por empresas para atender clientes, responder dúvidas, dar informações e, em alguns casos, até para vender por meio de sites ou redes sociais.

Da mesma forma que nos demais segmentos, o chatbot visa tornar os processos do cotidiano mais simples e dinâmicos, o mesmo acontece quando se trata dos chatbots para saúde. Isso porque eles promovem soluções capazes de otimizar tarefas e proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente aos pacientes, além de reduzir custos. Mas os benefícios dos chatbots para saúde não se restringem a isso, uma vez que também é possível automatizar o relacionamento com os pacientes, como agendamento e cancelamento de consultas, esclarecimento de dúvidas frequentes, orientações gerais referentes a exames e procedimentos, e muito mais.

Os chatbots para saúde são úteis para todas as partes envolvidas. As clínicas, hospitais e profissionais por conseguirem atender as demandas dos pacientes sem que isso sobrecarregue as equipes, que podem dedicar suas energias a tarefas mais complexas.

Além dos pacientes, que conseguem ter um atendimento a qualquer momento, independentemente do horário de funcionamento do estabelecimento. Outras vantagens que os chatbots para saúde proporcionam:

• Respondem às principais dúvidas dos pacientes;
• Os chatbots para saúde estão aptos para realizar a triagem virtual e avaliar o nível de necessidade de atendimento, indicando em quais casos o paciente deve se dirigir até a clínica ou hospital;
• Os bots também podem auxiliar o paciente a ter acesso aos resultados dos exames;
• Com os chatbots as instituições podem enviar pesquisas de satisfação aos pacientes e coletar feedbacks para aprimorar os atendimentos e serviços;
• O bot pode ajudar na prospecção de novos pacientes, possibilitando que o chatbot seja programado para responder às perguntas feitas nos anúncios de publicidade em redes sociais;
• Os chatbots para saúde podem ser programados para enviarem disparo automático de lembrete de consulta, via SMS, e-mail, mensagem no WhatsApp, Facebook Messenger, entre outras plataformas.

Dr. Wilson: como os chatbots para saúde auxiliam as pessoas

Ajudar a salvar vidas pode ser o objetivo de um assistente virtual? A resposta é sim. Por mais que grande parte das pessoas ainda esteja presa à ideia de que os chatbots são para ajudar a vender, eles também têm outras capacidades. Um dos cases da InBot é a prova disso.

Dr. Wilson

O Doutor Wilson foi criado para salvar vidas por meio do conhecimento e prevenção, o bot tira todas as dúvidas dos usuários sobre água, doenças negligenciadas, prevenção, cuidados e outros assuntos relevantes sobre meio ambiente e saúde.

As funcionalidades do Doutor Wilson vão muito além de simplesmente responder uma pergunta. Ele ajuda pessoas que não têm nenhum tipo de informação a reconhecerem as doenças e principalmente, prevenir o contágio, pois evitar é sempre melhor do que remediar.

Dicas sobre como agir e para onde ir em eventos naturais (catástrofes), economia de água e energia também podem ser consultadas com o Dr. Wilson. Recentemente, o chatbot também tem ajudado pessoas que buscam informações sobre o novo coronavírus, como transmissão, sintomas, prevenção, diagnóstico, tratamentos e vacinas.

Website: https://www.inbot.com.br/blog/chatbots-para-saude/



Pesquisa mostra que 63% dos brasileiros gastam dinheiro em jogos online no celular

Embora a pandemia causada pela Covid-19 tenha impactado o poder aquisitivo de muitos no Brasil, a nova pesquisa da Nimo TV revela que os brasileiros continuaram a investir em compras dentro de jogos virtuais para smartphone.

O levantamento indica que, pelo menos, 63% dos gamers do país gastam dinheiro com objetos para melhorar sua performance durante competições online ou até para customizar o estilo e roupas de seus avatares nos jogos; além de outros dados sobre o comportamento do jogador mobile.

Neste sentido, 52% das pessoas consultadas declararam possuir mais de dois jogos instalados no celular, enquanto 48% disseram ter até dois. A pesquisa também indica que além do smartphone, 43% também costuma jogar em outras plataformas, como computador ou console. 57% ainda prefere competir apenas com jogos mobile.

A pesquisa, realizada com 2,7 mil usuários da Nimo TV no Brasil nos dias 21 e 22 de julho, também aborda o tipo de conexão que estes jogadores utilizam na hora da competição online: 95% dos brasileiros usam a rede Wi-Fi para jogar, enquanto apenas 5% utilizam das redes 3G ou 4G para as partidas.

“Este aspecto e comportamento, com certeza, foi evidenciado pela pandemia, pois, neste caso, o que conta não é apenas o desempenho do jogo de acordo com a velocidade de internet, mas também o lugar no qual o jogador se encontra, visto que o distanciamento social incentivou as pessoas a ficarem em casa”, ressalta Rodrigo Russano Dias, Head de PR e Social Media na Nimo TV Brasil. “É mais um fator que mostra o quanto o novo normal tem impactado no nosso dia a dia e até na rotina dos jogadores mobile”, finaliza.

Outros dados
Ainda segundo a pesquisa, 69% dos jogadores assistem torneios de esports de jogos mobile e a maioria, 81%, baixa apenas jogos gratuitos.

Cabe destacar ainda a última pesquisa da plataforma, divulgada em junho de 2021, revelou que 62% dos brasileiros jogam mais de duas horas por dia durante o distanciamento social, sendo que 57% disseram que precisaram trocar o smartphone para jogar games mais pesados e obter maior aproveitamento durante as partidas.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Hillstone Networks apresenta nova solução SD-WAN autônoma

A Hillstone Networks, provedora líder de soluções de proteção de infraestrutura, lançou hoje uma versão dedicada da sua solução rede de área ampla definida por software (software-defined wide-area network, SD-WAN) como parte da sua versão 5.0 da Hillstone Security Management Platform (HSM). A solução SD-WAN autônoma trata da crescente necessidade por mais largura de banda, como também da maior disponibilidade de rede e requisitos de qualidade para melhor atender aplicativos com sensibilidade de latência, e para garantir que a força de trabalho híbrida atual tenha a infraestrutura de rede segura que precisa para manter a produtividade.

A corrida para a nuvem acelerada pela pandemia em curso, uma força de trabalho cada vez mais híbrida e móvel que demanda uma experiência de usuário de qualidade, como também computação de borda são os principais impulsionadores para uma solução SD-WAN segura. A Hillstone entrega avançados recursos SD-WAN que incluem:

  • Orquestração simplificada com automação de sobreposição avançada e provisionamento zero contato, que permite o provisionamento de dispositivos na implementação em campo com ajustes pré-configurados para reduzir significativamente a sobrecarga de configuração, acelerar a entrega de serviços e aumentar a confiabilidade, especialmente em implementações de grande escala.
  • Visibilidade de rede unificada global com monitoramento de saúde dinâmico, que oferece não apenas alarmes em tempo real através da webUI, e-mail ou aplicativos sociais, mas também traz dados e estatísticas melhoradas para solução de problemas e otimização adicionais.
  • Desempenho otimizado de aplicativo com roteamento inteligente e reconhecimento de conteúdo, que aumenta e otimiza o desempenho do aplicativo, garantindo uma excelente experiência do usuário direcionando o tráfego de maneira inteligente com base no(s) aplicativo(s) ou serviço(s), e na(s) política(s) exigida(s).

“Atualmente as organizações ainda encontram dificuldade para equilibrar o suporte e a segurança de uma força de trabalho híbrida em um cenário de potencial aumento de ataques cibernéticos”, disse Tim Liu, co-fundador e diretor de tecnologia da Hillstone Networks. “Projetamos a solução Hillstone SD-WAN com segurança totalmente integrada para tratar dos pontos críticos gerados pelas necessidades das empresas e tendências de mercado atuais, e para garantir que equipes de TI possam proteger com confiança e eficiência suas redes e aplicativos, enquanto entregam uma excelente experiência para seus usuários finais”.



Empresas relatam ganhos com locação de frotas: economia com gestão, manutenção e pessoal

Empresas que trocam frotas próprias por alugadas estão reduzindo seus custos com pessoal, manutenções, gestão de documentos e ainda garantem veículos em boas condições sem a necessidade de investimentos em ativos. Esses são os principais ganhos da locação, apontados pelos clientes em pesquisa realizada pela Marbor Frotas Corporativas.

A Marbor perguntou a alguns clientes quais as vantagens da locação de veículos em comparação com frotas próprias. A gerente de Serviços Corporativos da Reichhold do Brasil, Vivien Tsujiguchi Rinaldi, apontou três fatores principais: manutenção terceirizada; gestão da documentação (incluindo impostos e seguros) e assistência 24 horas em todo o Brasil.

Ela destaca, no entanto, que o maior benefício observado por sua empresa desde que se tornou cliente da Marbor é a gestão terceirizada de todas as manutenções – preventivas e corretivas – o que deixa de ser uma preocupação para os usuários dos veículos. Outra vantagem, segundo a executiva, é a possibilidade de contar com carro reserva em caso de manutenção.

Perguntada se recomendaria a locação de frotas para outras empresas, ela afirma que sim e cita algumas situações em que essa opção é mais adequada que uma frota própria: “Quando não se tem ou não quer ter mão de obra interna focada em um sistema que não é o core business da empresa; ou quando não se tem o valor de investimento para um ativo (aquisição de veículo)”, relata Vivien Tsujiguchi Rinaldi.

Frota mais nova

Já a mineradora CMOC observa outros ganhos na locação. Para o analista administrativo Carlos Junior, essa opção é mais vantajosa para empresas que desejam “manter uma frota mais nova e com maior quantidade de veículos”.

Entre os benefícios observados pela CMOC com a locação, ele aponta ainda “a gestão terceirizada das documentações de vários veículos”. Na condição de cliente, o analista classifica como “ótimo” o serviço prestado pela Marbor Frotas Corporativas.

Vantagens na logística

A locação pode ser mais vantajosa até mesmo para empresas que têm o transporte no centro de seus negócios. É o caso de operadores logísticos e distribuidores de produtos. A Sakamoto, sediada em Guarulhos, atua neste setor e aponta os benefícios da terceirização: “Redução de custos e não preocupação com os veículos”, diz João Pedro Pini, gestor de frotas da Sakamoto.

Sediado em Mogi das Cruzes (SP) e com mais de 30 anos de atividades, o Grupo Marbor atua em três linhas de negócios: imobiliária, de hotelaria e de terceirização de frotas.

No setor imobiliário, a companhia investiu na revitalização de seus pontos comerciais, na Vila Helio, região central de Mogi. Inspirada na arquitetura toscana, a Vila se tornou um novo polo de gastronomia e serviços da cidade.

Na mesma região, o grupo também mantém o Hotel Marbor, inaugurado nos anos 1990 e que passou recentemente por um retrofit dos apartamentos, além de reformulação da gestão.

Hoje, o Grupo Marbor atua nacionalmente, por meio da Marbor Frotas Corporativas, que oferece serviços de terceirização de veículos leves, caminhões e empilhadeiras em todas as regiões do país, atendendo de pequenas empresas a grandes indústrias.



Samsung apresenta o primeiro processador de 5nm da indústria

A Samsung anunciou hoje o seu novo processador para wearables, o Enyxos W920. Ele é construído com um modem LTE e é o primeiro da indústria a ser feito com um avançado processador de 5nm (nanômetros) e litografia com luz ultravioleta extrema, o que permite uma poderosa, mas eficiente performance que é demandada pela próxima geração de wearables.

“Wearables como smartwatches não são mais apenas um gadget legal para se ter. Eles já são uma parte crescente do nosso estilo de vida, que te ajudam a se manter saudável, seguro e alerta”, disse Harry Cho, vice-presidente de marketing de System LSI na Samsung Electronics. “Com o Exynos W920, os wearables do futuro poderão rodar aplicativos com interfaces visualmente belas, além de oferecer uma experiência de usuário mais responsiva enquanto te mantem contectado com a rápida conexão LTE”.

O Exynos W920 inclui dois núcleos Arm Cortex-A55 para um processamento de alto desempenho e com baixo consumo de energia, e uma GPU Arm Mali-G68 que melhora o desempenho de CPU em torno de 20% e traz um desempenho gráfico dez vezes melhor do que seu antecessor. Com núcleos atualizados e desempenho aprimorado, o Exynos W920 permite que os aplicativos abram mais rápido, além de uma interface de usuário gráfica 3D (GUI) mais atraente e interativa nas telas qHD (960 × 540) dos dispositivos.

Mesmo com os recursos e aprimoramentos mais recentes, o Exynos W920 vem no menor formato atualmente disponível no mercado para wearables com Fan-Out Panel Level Packaging (FO-PLP). A tecnologia incorpora Exynos W920, circuito interno de gerenciamento de energia (PMIC), LPDDR4 e placa de multimídia integrada (eMMC) no mesmo conjunto, usando a configuração System-in-Package-embedded Package on Package (SiP-ePoP). O tamanho compacto do processador permite criar smartwatches com baterias maiores ou designs mais elegantes.

O recurso Always-on-display (AOD) para wearables, especialmente smartwatches, é amplamente adotado, pois torna fácil olhar rapidamente a hora, notificações, chamadas perdidas e muito mais, sem a necessidade de ativar o relógio. Em vez de ligar a CPU principal, o W920 ativa um processador de tela de baixo consumo dedicado, o Cortex-M55, reduzindo o consumo de energia da tela no modo AOD em comparação com o modelo Exynos anterior.

Para uma melhor experiência conectada, mesmo em movimento, o Exynos W920 é integrado com um modem 4G LTE Cat.4, bem como um Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) L1 para rastreamento de velocidade, distância e elevação durante atividades ao ar livre.

O Exynos W920 oferece suporte para nova plataforma unificada de wearables da Samsung construída em conjunto com o Google, e será usado pela primeira vez no próximo modelo Galaxy Watch (que deverá ser apresentado no Galaxy Unpacked de hoje!).

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A influência da comunicação externa nos resultados da empresa

11/8/2021 – A comunicação externa tem grande impacto na competitividade e reconhecimento da marca

Com o crescimento das redes sociais, se torna mais desafiante fazer a gestão de marca. Isso porque qualquer usuário torna-se um possível crítico, e em segundos pode expor uma opinião negativa sobre um negócio. Por isso, toda empresa precisa, de alguma maneira, monitorar e manter um canal de diálogo aberto com o público externo. Essa ponte pode ser construída através da comunicação externa.

A comunicação externa é o modo como a corporação se posiciona perante a imprensa, as comunidades, os consumidores, os fornecedores e a sociedade em geral. O intuito é manter um bom relacionamento com os públicos de interesse, para assim reforçar o nome, melhorar a reputação da empresa e torná-la marca referência, para que os consumidores se lembrem da empresa inconscientemente ao buscarem determinado produto ou serviço que ela atende.

Comunicação externa e competitividade

A maneira de se comunicar acaba influenciando a vantagem competitiva do negócio. Isso inclui o posicionamento da marca, a conquista de novos clientes e até mesmo o fechamento de parcerias.

Em outras palavras, os resultados da empresa são influenciados pela melhora do conceito geral do negócio perante os consumidores. A confiança aumenta e a mensagem passa a fazer parte do cotidiano dos clientes, de forma direta ou indireta.

Segundo uma pesquisa, 62% das empresas já pretendiam aumentar os investimentos com a gestão de marca no ano de 2019. Já no primeiro trimestre de 2020, os investimentos com publicidade aumentaram 27,6% em comparação com o trimestre anterior.

Diante disso, entende-se que a atenção para comunicação externa tem crescido nos últimos anos, pois cada vez mais as empresas percebem que esses investimentos resultam em crescimento na competitividade e no faturamento

A gestão de marca começa internamente

Não adianta a empresa apenas focar em estratégias e investimentos com comunicação externa, se o relacionamento com o público interno, ou seja, os colaboradores, não está bom.

Isso porque os colaboradores são o primeiro público de um negócio. Portanto, se estiverem infelizes com o relacionamento e a comunicação dentro do ambiente corporativo, podem ser propulsores de comentários negativos sobre a marca.

Da mesma forma, se estiverem satisfeitos com o relacionamento e se a comunicação interna for transparente e efetiva, os colaboradores se tornarão embaixadores da marca, influenciando a reputação da empresa positivamente fora do ambiente corporativo, seja por meio das redes sociais ou conversas cotidianas.

Canais de comunicação interna e externa

Uma ótima forma de impulsionar a comunicação tanto dentro do ambiente corporativo, quanto externamente, é utilizando TVs Corporativas. Essas ferramentas automatizam a distribuição de comunicados e notícias, tornam a comunicação mais dinâmica e chamativa e podem ser colocadas em diversos locais, de acordo com o propósito delimitado.

Se a qualidade das mensagens e a eficácia das ferramentas utilizadas na comunicação externa são comprovadas, o caminho natural é que os resultados do negócio melhorem gradativamente. Mas, para que os objetivos sejam alcançados, deve haver comprometimento e união de vários esforços.

Assinado por: Aloisio Arbegaus, Diretor do Mobuss TV
*Pesquisa: https://www.abrhbrasil.org.br/cms/62-das-empresas-vao-aumentar-os-investimentos-em-employer-branding/

Website: https://www.teclogica.com.br/comunicacao-corporativa/



Nova geração de biotecnologia para algodão da Bayer chega ao mercado na safra 21/22

11/8/2021 – Bollgard®️ 3 RRFlex elevará a proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura e trará mais flexibilidade no manejo de plantas daninhas

Após estudos em 128 locais de pesquisa e mais de 17 mil ensaios de germoplasma, a Bayer anuncia sua nova biotecnologia Bollgard® 3 RRFlex, que chega ao cotonicultor brasileiro na safra 21/22 com o objetivo de entregar maior proteção contra as principais lagartas que atacam o algodoeiro e mais flexibilidade ao manejo de plantas daninhas.

Durante os últimos cinco anos, a Bayer trabalhou de forma colaborativa com a cadeia cotonicultora, contando com o apoio de uma rede de pesquisadores e produtores, para desenvolver uma biotecnologia inovadora, com foco em produtividade e sustentabilidade. “Trazer uma nova biotecnologia para o campo não é uma tarefa simples. É algo que construímos junto com a indústria, especialistas da academia e do setor e, principalmente, com o agricultor”, afirma o líder do Negócio de Algodão da Bayer para a América Latina, Rafael Mendes.

O resultado só se mostrou possível graças a importantes evoluções em Bollgard® 3 RRFlex. O lançamento faz parte da estratégia da Bayer para o manejo de insetos na cultura do algodão e levará ao cotonicultor ampla proteção contra os danos causados pelas principais lagartas que atacam a cultura, como falsa medideira, curuquerê, lagarta rosada e lagarta da maçã, além de adicionar proteção contra espécies de lagartas dos complexos Spodoptera spp e Helicoverpa spp. No que tange ao controle de plantas daninhas, o produtor continuará a ter a flexibilidade para usar o herbicida glifosato em seu manejo.

“Alcançamos resultados bastante positivos em produtividade, sanidade e qualidade de fibra, com muito investimento em pesquisa científica e testes de campo. Na comparação com os principais checks (variedades similares existentes no mercado), registramos um potencial aumento de produtividade de aproximadamente 6 arrobas de pluma/ha e potencial de redução de US$ 328,00/ha no custo médio com inseticidas em relação a materiais não Bt”, explica Mendes.

Manejo começa pela biotecnologia

“Dentro de nosso modelo colaborativo de desenvolvimento de tecnologias para algodão, Bollgard® 3 RRFlex será disponibilizada pelos nossos parceiros licenciados em novas cultivares, como a Deltapine, Embrapa, o Instituto Mato-Grossense de Algodão (IMA) e a Tropical Melhoramento & Genética (TMG). Serão trazidos ao mercado materiais que buscam suprir as necessidades do produtor, levando em consideração, por exemplo, ciclo e resistência a doenças de acordo com as especificidades de cada região”, reforça Rafael Mendes.

Para Francisco Soares, CEO da TMG, o uso da biotecnologia é essencial para garantir mais rentabilidade ao cotonicultor. “Esta inovação traz mais segurança no manejo de pragas e plantas daninhas e, consequentemente, confere uma melhora nos índices de produtividade e qualidade da pluma. O desenvolvimento de novas gerações de biotecnologia para algodão, como a Bollgard® 3 RRFlex , trouxe uma evolução para toda a cadeia da cotonicultura brasileira, desde o agricultor até a indústria de fiação. Sem dúvida, temos uma produção do cultivo muito mais sustentável e competitiva do que há 10 anos, sem esta tecnologia”, diz soares.

O plantio e a manutenção de áreas de refúgio continuarão sendo essenciais para preservar os benefícios de tecnologias Bt, como Bollgard® 3 RRFlex, por dificultar a seleção de insetos resistentes. “Ao reservar 20% da lavoura para o plantio de sementes não Bt a uma distância máxima de 800 metros da área com a tecnologia, é possível reduzir significativamente a proliferação de insetos resistentes, o que contribui para a sustentabilidade do cultivo e eficácia da tecnologia”, finaliza Mendes. Ao preservar a longevidade da biotecnologia, o produtor continua ganhando benefícios por mais tempo e mantém melhor competitividade e ganhos para toda a cadeia de produção de algodão.

Tradição na proteção e manejo da cultura do algodão

Desde 2005, a Bayer tem contribuído para o crescimento do cenário da cotonicultura brasileira com o lançamento de sua primeira biotecnologia Bollgard® para o setor. Com a segunda geração, Bollgard® II RRFlex, além da resistência a pragas, a tecnologia possibilitou redução do custo ao produtor pela maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas por meio da tecnologia RRFlex™ (tolerante ao glifosato). Nos últimos 15 anos, a Bayer passou a ocupar a liderança do mercado, no mesmo período em que o cotonicultor brasileiro aumentou em quase 150% a produção nacional da pluma — passando de 938 mil toneladas (2000/2001) para 2,3 milhões de toneladas (2020/2021), conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Nosso comprometimento e parceria com a cadeia produtiva do algodão é de longa data e acreditamos que a inovação tenha um papel fundamental no cultivo de um algodão sustentável”, afirma o diretor de Negócios para Soja e Algodão da Bayer para o Brasil, Fernando Prudente. “Nos preparamos muito durante os últimos anos para trazer uma solução que impacte o dia a dia e os resultados do cotonicultor. Agora, estamos prontos para escrever mais um capítulo dessa história, com a chegada da biotecnologia Bollgard® 3 RRFlex”, completa Prudente.  

Website: http://www.bayer.com.br



Prefeitura de Campinas institui rede municipal de proteção à mulher

Campinas, SP 11/8/2021 – “Vamos dispor de uma rede de proteção para encarar de frente esse desafio”, afirmou Dário SaadiA Rede Municipal de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher será composta por órgãos governamentais e não governamentais

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, e a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, assinaram sexta-feira, dia 6, um decreto que cria a Rede Municipal de Proteção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. A nova lei marca o aniversário de 15 anos de criação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).

“A violência contra a mulher é uma chaga e precisamos extinguir, pela conscientização e pela repressão, essa ferida em nossa sociedade. Vamos dispor de uma rede de proteção para encarar de frente esse desafio”, afirmou Dário Saadi.

Para a secretária Vandecleya Moro, a iniciativa da Prefeitura de Campinas cria um marco na proteção aos direitos da mulher. “Como sempre destaco, política pública se faz com união de forças. A rede de proteção para a mulher encontra agora um instrumento de articulação que aumenta expressivamente sua eficiência”, destaca.

A Rede Municipal de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher será composta por órgãos governamentais e não governamentais a convite da coordenadoria de políticas públicas para mulheres. A medida visa orientar e propor a elaboração de protocolos e a organização de fluxo de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar no município de Campinas. Vai também acompanhar os dados de notificação compulsória de violência doméstica, sexual e/ou outras violências nos serviços de saúde.

A rede, igualmente, vai buscar a formação de servidores e lideranças visando a capacitação para orientações sobre questões relacionadas aos direitos da mulher. O propósito é buscar informações junto aos órgãos responsáveis pela aplicação da Lei Maria da Penha, visando o acompanhamento de medidas protetivas utilizadas e dos processos julgados de acordo com a lei.

Violência contra a mulher
Segundo dados da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp divulgados em 2019, a incidência em Campinas é de 3,18 casos de feminicídio a cada 100 mil mulheres. A média do Estado de São Paulo é de 2,4 mortes a cada 100 mil habitantes. No país, a média nacional é superior: de 4,8 mulheres mortas por feminicídio a cada 100 mil habitantes.

A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas presta dois tipos de serviço para coibir a violência doméstica: o Ceamo (Centro de Apoio à Mulher Operosa) e o Seravi (Serviço de Responsabilização e Reeducação ao Autor de Violência da Cidade de Campinas).

O Ceamo atende a mulher vítima de violência em Campinas. Conta com uma equipe de profissionais para acolher, atender e prestar apoio jurídico, social e psicológico à mulher em situação de violência doméstica, realizando atendimento individual, familiar ou em grupo. O serviço da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas funciona na Rua Francisco Glicério, nº 1269 – Vila Lídia e dispõe de um telefone 0800 para atender o público: 0800-777-1050, mas também atende no telefone 3236-3619. O e-mail é ceamo@campinas.sp.gov.br.

O Seravi realiza o acompanhamento de agressores, com atendimento visando a conscientização contra a violência às mulheres. Faz parte da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, e atuará de forma articulada com os demais serviços da rede, com sentido de contribuir para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres.

A Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública tem o programa Guarda Amigo da Mulher, que visa dar proteção a vítimas de violência doméstica, e a Sala Lilás, para acolher vítimas e apoiar mulheres com uma equipe multidisciplinar. “Temos cerca de 250 mulheres cadastradas voluntariamente para esse programa e estamos disponíveis para aprofundar essa parceria”, afirmou o secretário Christiano Biggi Dias.

Website: https://www.campinas.sp.gov.br/governo/assistencia-social-seguranca-alimentar/



Atividade humana aqueceu significativamente a Terra, informa relatório de organização internacional

São Paulo 11/8/2021 – O relatório não prevê o futuro, no entanto sua descoberta mais importante é que existem vários futuros climáticos possíveis.Vários futuros climáticos ainda são possíveis. É tarde demais para reverter os danos causados ao clima do planeta Terra, mas não é tarde demais para mudar de curso imediatamente para evitar que as coisas piorem muito, afirma Daniel Maximilian Da Costa, presidente do Latin American Quality Institute

Este é o consenso científico apresentado ontem, através de um relatório, aos líderes mundiais pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC por suas siglas em inglês). É a síntese mais completa da ciência do clima disponível, com base em uma revisão de milhares de trabalhos de pesquisa que avaliam como a combustão de carvão, petróleo e gás alterou o clima da Terra e, com ele, o destino humano.

O relatório não prevê o futuro, no entanto sua descoberta mais importante é que existem vários futuros climáticos possíveis.

As emissões cumulativas de gases de efeito estufa, lideradas pelos EUA e países da Europa desde o início da era industrial, e mais recentemente pela China, não apenas aqueceram o planeta, mas também o colocaram em rota para piorar muito nos próximos 20 anos, de acordo com o relatório.

O painel conclui que a temperatura média global provavelmente aumentará 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais em 2040, e continuará a aquecer por mais 10 anos. Nesse meio tempo, quase 1 bilhão de pessoas podem enfrentar ondas de calor com risco de vida pelo menos uma vez a cada cinco anos, constata o relatório.

O planeta enfrentará mais ondas recordistas de calor como visto no Canadá em julho e no sul da Europa na semana passada, inundações mais frequentes como as vistas na Bélgica, Alemanha e China e secas mais frequentes como no Brasil, nos Andes e no oeste dos EUA, assim como o aumento do nível do mar que ameaçará as cidades costeiras.

Mas ainda é possível limitar o aquecimento na metade do século e prevenir consequências muito piores, diz o relatório. Os autores do relatório mostram cada cenário como se estivessem segurando um par de binóculos para ver a estrada à frente e os caminhos que se ramificam.

Cabe aos líderes das nações e o setor privado determinar o caminho a seguir. Limitar o aumento da temperatura requer grandes mudanças estruturais na maneira como o mundo produz eletricidade, esfria e aquece edifícios, se movimenta e produz alimentos.

Portanto, a escolha diante desses líderes se resume a esta: eles poderiam seguir políticas que injetem mais gases de efeito estufa na atmosfera e assim aquecer ainda mais o planeta ou podem substituir os combustíveis fósseis por energia limpa e parar de derrubar as florestas como acontece atualmente no Brasil.

Os EUA prometeram reduzir suas emissões em cerca de 40% até 2030, em comparação com os níveis de 1990. A União Europeia têm metas mais ambiciosas de redução de emissões e, ao contrário dos EUA, os países europeus transformaram esses compromissos em lei.

A China, que hoje responde por cerca de 30% das emissões globais dos gases de efeito estufa, disse apenas que suas emissões atingirão um pico antes de 2030. A Índia, que responde por cerca de 6% hoje, disse que aumentaria drasticamente as fontes de energia renováveis, mas nada sobre quando suas emissões começariam a diminuir.

“Este relatório não é a primeira avaliação detalhada dos riscos climáticos. Cientistas ofereceram repetidamente essas informações e muitos políticos e o setor privado os ignoraram repetidamente. A questão agora é se os cidadãos, tendo visto os riscos de perto, forçarão seus líderes a agir”, comenta Daniel Maximilian Da Costa, presidente do Latin American Quality Institute.

O relatório do IPCC deixa claro que o mundo tem conhecimento científico, capacidade tecnológica e financeira para enfrentar as mudanças climáticas. Agora é preciso ter vontade política para iniciar as mudanças sem precedentes que são necessárias para estabilizar a temperatura.

Website: http://www.laqi.org



Associação quer ampliar parceria com prefeituras e implantar gratuitamente coletores de lâmpadas usadas em ecopontos

Desde que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída no Brasil, ficou claro que a responsabilidade pela destinação final ambientalmente adequada de alguns materiais, como as lâmpadas que contêm mercúrio em sua composição, deve ser compartilhada por fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e o poder público.

Um exemplo de proximidade com os consumidores são os ecopontos, instalados por prefeituras municipais ou secretarias de Meio Ambiente em diversas cidades do país, que pela conveniência e praticidade ganham papel fundamental na logística reversa de lâmpadas.

Com o objetivo de estimular o descarte correto desses materiais, a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização sem fins lucrativos responsável pela gestão do processo no país, implantou pontos de coleta em ecopontos de 29 municípios em oito estados (Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e vai disponibilizar gratuitamente mais coletores, para regiões pré-determinadas pelo Acordo Setorial.

Qualquer município pode ter um coletor Reciclus gratuitamente e recebe da Associação todo o suporte necessário para instalação e solicitações de coleta. Ter um coletor Reciclus no ecoponto facilita o descarte pelos consumidores e contribui para criar no público uma maior consciência ambiental.

Sem contar que, ao descartar as lâmpadas usadas nesses coletores, ao invés de jogar no lixo comum, os consumidores domésticos têm a garantia da coleta, transporte e destinação ambientalmente correta, por meio de recicladores homologados.

Atualmente, a Reciclus conta com 2.761 pontos de coleta em 587 municípios de todas as regiões do país, e quer ampliar sua atuação. Desde 2017, em todo o Brasil, a Reciclus já deu a destinação correta a mais de 16 milhões de lâmpadas.

As prefeituras interessadas em aderir ao programa Reciclus e implementar um coletor nos ecopontos podem entrar em contato pelo telefone (11) 98469-1113, ou pelo e-mail reciclus@reciclus.org.br.

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.



Passaporte Universitário: colégio promove a tradicional feira de profissões online

11/8/2021 – Até o dia 9 de setembro, jovens do Ensino Médio poderão conhecer um pouco sobre vários cursos

Uma pergunta que todos escutam no decorrer da infância e adolescência é “O que você vai ser quando crescer?”. Com o fim do Ensino Médio, é muito comum se deparar com essa dúvida: qual profissão seguir? Escolher a carreira pode ser um desafio. Pensando nisso, o Colégio Sigma, em Brasília, irá promover, entre os dias 9 de agosto e 9 de setembro, uma nova edição do Passaporte Universitário Online. Alunos da Universidade de Brasília (UnB) irão dar palestras, através da plataforma Zoom, compartilhando suas experiências em cursos de Engenharias, Humanidades e Saúde.

O evento – gratuito e aberto a toda a comunidade escolar de Brasília – é voltado principalmente para os alunos da 3ª série do Ensino Médio. Durante quatro semanas, os jovens vão poder conhecer um pouco sobre vários cursos e tirar dúvidas. “O Passaporte Universitário irá ajudar os jovens a escolher a carreira que mais combina com seu perfil e seus interesses”, afirma Robson Caetano, coordenador da Secretaria de Cursos. “Além de ser uma oportunidade para os alunos que já se decidiram de conhecerem ainda mais sobre o curso pretendido”, finaliza.

Para participar, basta se inscrever pelo link https://mailchi.mp/sigmadf/pu2021.

PROGRAMAÇÃO:

SAÚDE – a partir das 17h
10/8 – Medicina Veterinária, Medicina, Psicologia e Biotecnologia;
16/8 – Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Farmácia e Saúde Coletiva;
17/8 – Nutrição, Odontologia, Fisioterapia e Enfermagem.

HUMANIDADES – a partir das 17h
23/8 – Jornalismo, Audiovisual, Publicidade e Comunicação Organizacional;
24/8 – Design, Economia, Contabilidade e Administração;
26/8 – Direito, Ciências Sociais, Relações Internacionais e Ciência Política.

ENGENHARIAS – a partir das 17h
30/8 – Engenharia Aeroespacial, Engenharia Civil, Ciência da Computação e Engenharia da Computação;
31/8 – Engenharia Ambiental, Arquitetura, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica;
8/9 – Engenharia Elétrica, Engenharia de Software, Engenharia de Redes e Engenharia de Energias;
9/9 – Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Produção, Engenharia Automotiva e Engenharia Química.



Empresa brasiliense cria projeto com foco na saúde mental e física dos colaboradores

Com o propósito de incentivar a busca por uma vida saudável entre seus colaboradores, a Tecnisys, empresa de TI, elaborou em parceria com o Grupo ELO (administrador do plano de saúde da empresa) o projeto TecSaudável. Lançado em fevereiro deste ano, o programa reúne 28 colaboradores que são orientados a praticarem regularmente atividades físicas e ter uma alimentação saudável. “A OMS estima que 30% a 50% das pessoas desenvolveram algum tipo de problema de saúde durante a pandemia. Lançamos o projeto para acompanharmos de perto o nosso time nesta relação com a saúde física e mental”, explica Laryssa Lisboa, Gerente de Recursos Humanos da Tecnisys. “O equilíbrio emocional e o bem-estar físico contribuem para o rendimento profissional e o clima organizacional”, conclui.

O projeto, que irá até dezembro, já traz resultados positivos. Eduardo Caetano, Analista de Suporte da Tecnisys, já perdeu 5,8 kg. O primeiro exame de bioimpedância assustou o jovem de 19 anos quando indicou que a sua idade corporal correspondia a uma pessoa de 46 anos “Na hora que descobri que estava muito acima da média ligou um alerta interno. Sempre tive muita facilidade de emagrecer e gosto de fazer atividades físicas. Voltei a praticar corrida e me alimentar melhor imediatamente”, conta.

O analista comenta que a reeducação alimentar – com menos carboidratos, mais alimentos saudáveis e menor quantidade – o ajudou ter um sono melhor e se sentir menos cansado após a jornada de trabalho “O TecSaudável não é só emagrecimento. É uma mudança de estilo de vida”, explica. “Ter colegas de trabalho nesse projeto é um grande incentivo. Ajuda bastante o fator ‘competição’”, conclui.

Os inscritos recebem orientações remotas de profissionais da área de saúde, podendo ser encaminhados para consultas presenciais. “Fizemos neste mês a 1ª bioimpedância para acompanharmos as conquistas dos colaboradores. A próxima está prevista para setembro”, comenta Angelina Silva, Enfermeira, do Grupo ELO. Aqueles que apresentarem qualquer tipo de alteração nos exames terão acompanhamento mensal de uma enfermeira do Grupo, por telefone, e com o suporte do ELO Concierge – para agendamento de exames e consultas.

Receitas e Ginástica Laboral

Os participantes do projeto TecSaudável receberam um e-books com receitas simples e de baixa caloria para auxiliar no cardápio do dia a dia. “Para o segundo semestre estamos preparando uma série de exercícios para os colaboradores realizarem no ambiente de trabalho ou em casa para melhorar a saúde e evitar lesões”, explica Angelina.



Gosta de esportes? TCL lança quiz esportivo, com muitos prêmios

Para aproveitar toda a movimentação do momento entorno dos esportes, a TCL criou o SportQuiz TCL, em que apaixonados pelo tema poderão se cadastrar no site e participar. Ali, eles deverão responder às perguntas online relacionadas a diversas modalidades esportivas.

Os participantes que acertarem o maior número de respostas no menor tempo concorrem a prêmios diários e acumulam pontos para concorrer no ranking final. Ao indicar o quiz aos amigos, os participantes ganham pontos extras e mais chances de ganhar.

“A ideia de trazer a promoção, apoiar o esporte e nossos embaixadores é fomentar ainda mais este segmento, que nos traz tantas emoções em diversas categorias. Em um momento tão conturbado que estamos atravessando, precisamos de mais inspiração. A superação que motiva o esporte também é o nosso dia a dia como empresa”, conta Camila Nagamine, gerente de Marketing da SEMP TCL.

Mesmo que este ano tenha sido mais um ano atípico e desafiador na manutenção de campeonatos, os calendários esportivos de 2021 já começaram a mostrar maior otimismo com a aceleração da vacinação e, com isso, as expectativas crescem nesta continuidade do semestre.

A TCL segue reforçando sua presença nesta área esportiva, apoiando o futebol brasileiro através do patrocínio da CBF e dos árbitros da seleção. Neste segundo semestre, a marca ainda terá um olhar dedicado aos desafios no universo do surf – acontecerão cerca de nove campeonatos ainda este ano.

Prêmios SPORTQUIZ TCL
1 TV TCL QLED C715 55’’
1 SOUNDBAR TCL TS7010
20 SMARTPHONES TCL 10SE
30 FONES TCL MOVEAUDIO S150
500 VOUCHERS LOOKE DE 2 MESES

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Digitalização amplia negócios de pequenos comerciantes de alimentos e bebidas

Durante a pandemia, a digitalização dos pequenos comércios foi essencial para manter vivos os negócios. Os marketplaces cresceram e se especializaram com vendas por meio de plataformas simples de usar e que ajudaram os lojistas a expandirem sua atuação digital através do e-commerce. Dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) apontam uma alta de 68% de todo o e-commerce no país em 2020.

No caso dos pequenos varejos, o comércio virtual não só sustentou os negócios como veio para ficar. É o caso da Sandra Quintas, 52 anos, que conseguiu ampliar seu negócio no auge da primeira onda da pandemia, utilizando o ecossistema Wabi, que reúne quatro plataformas para pequenos varejos de alimentos e bebidas, especialmente aqueles que não estavam digitalizados antes da pandemia.

Uma parte do espaço do restaurante da empresária, o D’Forno, localizado no bairro Sacomã/Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, foi adaptada para vender produtos de mercearia. “Passamos a comercializar alimentos e bebidas industrializados através do aplicativo Wabi Casa, uma plataforma de delivery que funciona de forma similar ao Uber”, explica Sandra. O consumidor entra no aplicativo, faz o pedido e o primeiro pequeno varejo da região que aceitar fica com a venda e a responsabilidade da entrega. O frete não é cobrado ao cliente.

Para Sandra, entrar no aplicativo logo no início do isolamento social salvou seu negócio. Em março deste ano, toda sua família foi contaminada pela Covid-19 e alguns foram hospitalizados. “Nesse momento, precisei fechar o restaurante, mas a mercearia continuou “bombando”. O aplicativo foi minha única fonte de renda”, afirma ela, que faz de 60 a 70 entregas por dia, o que aumentou seu faturamento mensal em 50%.

Indo ao encontro desta demanda crescente e ampliando a oferta de produtos no ecossistema, surge mais uma alternativa, o Wabi Foods, criado para que bares e restaurantes também vendam pela plataforma. A solução permite que comerciantes, microempreendedores e grandes marcas digitalizem seus produtos de forma ágil e sem burocracia.

O serviço está disponível para bares e restaurantes do Rio de Janeiro e São Paulo. No aplicativo Wabi, os comerciantes têm apenas a responsabilidade de receber os pedidos e providenciar a entrega.

Uma vez ativo na plataforma, o restaurante ganha um ícone dentro do aplicativo Wabi. A partir daí, o acesso dos consumidores é simples, basta baixar o app, informar o endereço local, escolher o bar ou restaurante, fazer o pedido e aguardar a entrega. O valor do frete será definido por cada loja.

“É mais uma alternativa para acessar pequenos estabelecimentos locais e também grandes redes de fast food. Como a venda de produtos industrializados já está consolidada no ecossistema Wabi, resolvemos expandir para bares e restaurantes. A pandemia mostrou que a venda digital é um caminho sem volta. Ficou muito evidente a necessidade de o setor tradicional do varejo migrar para o ambiente online e entendemos que nossa missão é contribuir fornecendo ferramentas para que todos prosperem”, afirma Carla Papazian, gerente geral do Wabi Brasil.



Edtech com sistema de ensino 100% digital e adaptável para as escolas é selecionada para programa de aceleração “BID AO CUBO”

A EXP for School, startup que une tecnologia e conteúdo, oferecendo um sistema de ensino 100% digital e online para instituições de ensino, foi selecionada para o programa de aceleração “BID AO CUBO” Norte e Nordeste. É a única edtech a ser selecionada para essa edição do programa.

Esse é o mais novo programa de aceleração de startups, oferecido pelo Cubo Itaú, em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em que startups com soluções tecnológicas de impacto positivo receberão, durante quatro meses, mentorias e conexões com a rede de investidores e especialistas do Cubo, BIDI e Darwin Startups.

O foco são empresas das regiões Norte e Nordeste do país, consideradas inovadoras e com uso intensivo de tecnologia, com metas claras de expansão e com potencial de escala e de gerar impacto social e/ou econômico em populações pobres e vulneráveis na América Latina e no Caribe. Ao todo,15 startups foram selecionadas.

O EXP for School surgiu no final de 2020, quando a startup de educação básica, Explicaê e a D2L, empresa canadense e terceira maior player de educação digital do mundo, uniram tecnologia e conteúdo para atender escolas do ensino médio e fundamental. Atualmente, ela se tornou um sistema de ensino 100% digital e online, personalizável e adaptável ao cronograma e planejamento pedagógico das escolas, facilitando a transformação para o Ensino Híbrido, além de ser 80% mais barato que os sistemas de ensino tradicionais.

O negócio foi lançado, em meio à pandemia e seus efeitos sobre o mercado de educação. De uma hora para outra, as instituições tiveram de suspender as aulas presenciais e adotar modelos 100% digitais de ensino. O problema é que a maioria delas não estava preparada – e muitas ainda não estão – para enfrentar os desafios da transformação digital.

“Ser selecionado para um dos programas de aceleração mais reconhecidos e com menos de um ano de existência, nos mostra que estamos no caminho certo como uma empresa inovadora, com crescimento e gestão sustentáveis e que tem um importante papel na transformação da sociedade por meio da Educação”, explica o Cofundador e CEO do EXP for School, Bruno Oliveira.

Cerca de 120 mil alunos do Ensino Médio da rede pública do Estado do Amazonas já usam o EXP for School. É uma solução pensada, principalmente, nas pequenas e médias instituições de ensino, as mais atingidas pela crise e que não têm verba e nem estrutura para oferecer um modelo de ensino à distância. O preço cobrado por aluno é menor que R$ 30 mensais “Todo esse movimento tem por trás o propósito de democratizar o ensino híbrido. Qualquer escola, de grande, médio ou pequeno porte consegue adotar a solução”, finaliza Oliveira.



Samsung registra aumento de participantes na oitava edição do Solve for Tomorrow no Brasil

A 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que desafia todos os envolvidos na rede pública de ensino a desenvolverem soluções para demandas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), teve o prazo de inscrições encerrado no dia 19 de julho.

Em seu segundo ano acontecendo de maneira 100% remota, o Prêmio, em comparação a última edição, registrou aumento de 22% na participação de estudantes, como também em 40% na de professores e 52% na de escolas.

Em 2021, a iniciativa recebeu inscrições de todos os estados brasileiros, com destaque para São Paulo, Santa Catarina e Ceará. Entre as temáticas, projetos de produção sustentável (consumo consciente, gestão de resíduos), Saúde (bem-estar, alimentação e fome), Educação e Preservação e recuperação da Biodiversidade.

“Mesmo com o distanciamento social, percebemos com o aumento do número de inscritos que o Solve for Tomorrow tem ampliado o seu alcance e incentivado os participantes a buscarem soluções para demandas locais por meio da criatividade. Temos, como um de nossos objetivos, que as futuras gerações alcancem seu pleno potencial por meio da Educação, como indica a nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Em 2021, a iniciativa, que tem edições anuais no país desde 2014, tem como uma das novidades um envolvimento ainda mais próximo com professores e alunos, por meio de workshops e mentorias virtuais, realizadas inclusive por voluntários da Samsung, tanto no período de inscrições quanto para os semifinalistas e finalistas. Incluindo a oitava edição, que encontra-se em andamento, a iniciativa já envolveu 165.036 estudantes, 22.753 professores e 5.497 escolas públicas.

“É muito importante chegar em mais professores(as) e estudantes de diferentes regiões do país. Isso mostra que há, além de uma demanda por projetos de investigação científica, uma possibilidade de ampliar a formação de alunos e alunas para a pesquisa e o protagonismo por meio das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias. O aumento no número de inscrições nos possibilita atuar mais de perto na redução das desigualdades educacionais, ao oferecermos, de forma gratuita formação, materiais de apoio e mentoria”, afirma Ana Cecília Arruda, Coordenadora de Programas e Projetos do CENPEC Educação.

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do CENPEC Educação.

Confira o cronograma para a edição brasileira de 2021 do Solve For Tomorrow:

Até 19 de julho – Inscrições, com workshops virtuais para auxiliar as equipes
21 de julho a 22 de agosto – Avaliação dos projetos que cumpriram os critérios de participação
24 de agosto – Anúncio dos semifinalistas
28 de agosto a 30 de setembro – Mentorias aos semifinalistas
8 de outubro – Anúncio dos finalistas
13 de outubro a 8 de novembro – Mentorias aos finalistas
12 a 17 de novembro- Votação para definir vencedores do Júri Popular
17 de novembro – Avaliação da comissão para definir vencedores nacionais durante a II Mostra Respostas para o Amanhã
18 de novembro – Cerimônia de anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri Popular

Premiação
Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com 1 notebook Samsung Flash.

Finalistas: Cada estudante das 10 equipes finalistas será contemplado com 1 Notebook Samsung Flash.

Vencedores pelo júri popular: Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” para as escolas dos três projetos eleitos pelo público e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e o respectivo professor orientador.

Vencedores nacionais
Cada escola desses projetos será contemplada com uma Smart TV Samsung

1º lugar: Cada aluno da equipe vencedora será contemplado com 1 smartphone Galaxy Samsung.

2º lugar: 1 tablet Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

3º lugar: 1 Smartwatch Samsung Active para cada um dos alunos da equipe vencedora.

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Motorola apresenta primeiro reality gamer do segmento no Brasil

A Motorola é a primeira empresa do segmento no Brasil a realizar o sonho de milhares de gamers brasileiros ao lançar um reality show voltado exclusivamente para jogadores de esportes eletrônicos: o programa Power 2 Game.  As inscrições irão até o dia 22 de agosto.

O programa pretende revelar pro-players que irão representar a equipe Flamengo Esports, time brasileiro de esportes eletrônicos vinculado a tradicional equipe de futebol, no jogo League of Legends: Wild Rift, da Riot Games. A iniciativa tem como objetivo revelar novos talentos e será realizada em parceria com o grupo de entretenimento e especialista em games BBL. 

“Queremos inspirar as pessoas mostrando como a tecnologia pode ajudá-las a alcançar seus objetivos. A iniciativa abre espaço para que amadores do e-sport se transformem em jogadores profissionais de um jeito divertido, em um programa com formato inédito de exibição”, afirma Juliana Mott, head de Marketing da Motorola Brasil.

As inscrições serão feitas de forma online e gratuita em todo território brasileiro. Os interessados devem se inscrever pelo site: As vagas são limitadas. O projeto pretende combinar o formato consolidado de reality show com o universo dos esportes eletrônicos.

Após a inscrição, os jogadores passarão por um processo de seleção, para disputar uma fase eliminatória que definirá os 20 jogadores que serão confinados. O projeto terá duração de cinco meses, com término previsto para dezembro deste ano. Os campeões irão assinar um contrato de seis meses para representar a Flamengo Esports e irão produzir conteúdos próprios para o canal do YouTube do projeto Power 2 Game.

Para Maine Gurzoni, CBO da BBL, o projeto, além de mostrar o potencial do mercado gamer para as marcas, dará oportunidades para novos talentos nacionais se tornarem conhecidos por um grande público que acompanha o segmento. “Sabemos que existem milhões de jogadores que têm o sonho de viver o game. O caminho até lá é repleto de obstáculos e é  por isso que temos orgulho em fazer parte do Power 2 Game”, comenta.

“É uma grande alegria poder trazer novos talentos para perto. O Power 2 Game ajuda não só a colocar o Wild Rift, literalmente, na mão de muitas pessoas, como também é um incentivo para fortalecer ainda mais a comunidade de mobile gamers“, afirma Priscila Queiroz, head de Publishing da Riot Games. 

Confira abaixo o calendário inicial
De 5 de agosto a 22 de agosto – Período de Inscrições
28 de agosto a 2 de outubro – Processo de seletivas

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TOTVS anuncia programa de estágio com 125 vagas em nove cidades brasileiras

A TOTVS anuncia o lançamento de seu programa de estágio. São 125 vagas abertas para estudantes das áreas de tecnologia e design, para posições de developers, suporte técnico e UX (experiência do usuário). As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de setembro.

As vagas estão disponíveis para candidatos de nove cidades brasileiras: Assis (SP), Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Cianorte (PR), Goiânia (GO), Joinville (SC), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). É importante que os candidatos tenham disponibilidade para trabalhar 30 horas por semana.

“A TOTVS é uma grande apoiadora do crescimento e da produtividade do mercado de tecnologia do Brasil, e por isso é um orgulho abrir as portas para ampliar o número de profissionais capacitados para esse setor, apoiando a qualificação de estudantes que, ainda na faculdade, podem aprender na prática fazendo parte da maior empresa de tecnologia do Brasil. E para TOTVS o ganho também é gigante: afinal inovação faz parte do nosso DNA, e certamente estes estudantes chegarão para ajudar ainda mais nesse processo”, comenta Izabel Branco, vice-presidente de Relações Humanas da TOTVS.

Para as vagas de developers e suporte técnico, os candidatos devem estar matriculados em cursos de formação em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia da Informação, Ciências da Computação, Engenharia de Software ou áreas correlatas. Já aqueles que se interessarem pelas vagas voltadas para a área de UX, os estudantes devem estar cursando Web Design, Design Gráfico ou outras áreas correlatas. Para ambas as áreas, os estudantes devem ter a previsão de conclusão do curso entre dezembro de 2022 e julho de 2023.

Após a inscrição, os candidatos passarão por uma etapa de testes online e, com a aprovação nesta etapa, seguirão para entrevistas com o RH e, em seguida, com gestores da TOTVS. As inscrições podem ser feitas até o dia 10/09 no site.

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Conheça os golpes mais comuns no Facebook e saiba como evitá-los

O Facebook continua sendo uma das mais populares plataformas para interação com outras pessoas, com mais de 2,85 bilhões de usuários ativos mensais. Isso também atrai todos os tipos de golpistas que procuram lucrar às custas de usuários desavisados. Apesar das medidas defensivas que o Facebook implementa para evitar que os golpes cheguem aos usuários, alguns inevitavelmente conseguem fazê-lo. Nesse sentido, com ajuda da ESET, listamos as formas mais comuns com as quais os golpistas tentam enganar os usuários para obter dados pessoais e dinheiro.

Entre eles, estão os golpes de phishing, empréstimos falsos por meio do Facebook, contas clonadas, golpes relacionados a concursos, criptomoedas, doações falsas ou avisos. Acompanhe mais abaixo:

Golpes de phishing
O principal objetivo dos cibercriminosos nesses golpes é roubar informações pessoais para usá-las em outras atividades criminosas, que vão desde o roubo de identidade até a venda de dados nos mercados da dark web.

Nesse caso, o cibercriminoso se faz passar pelo próprio Facebook, pedindo para fazer login com a desculpa de redefinir a senha ou outra informação similar, tentando transmitir um senso de urgência, e inclui um link para fazer login na conta. No entanto, o link leva a uma cópia falsa da página de login, que coleta as credenciais de acesso e dá aos golpistas acesso à conta.

Existem vários sinais que podem alertar o usuário de que ele está enfrentando um caso de phishing. Por exemplo, se o e-mail que chega em sua caixa de entrada começar com uma saudação genérica ou usar seu ID de e-mail associado, em vez de ser personalizado com o nome do usuário.

Além disso, se o endereço de e-mail do remetente parecer errado ou não estiver associado a um e-mail oficial do Facebook. Outro sinal revelador é se o e-mail contém erros de ortografia.

Empréstimos falsos no Facebook
Começa com um golpista compartilhando postagens ou enviando mensagens diretas (após enviar pedidos de amizade) para vítimas em potencial, alegando oferecer empréstimos instantâneos a taxas de juros muito baixas; tudo o que eles precisam é de uma pequena taxa inicial. O texto geralmente inclui algum tipo de história de fundo que visa inspirar confiança, como a de que o credor é um empresário de sucesso com um histórico “comprovado” de fazer empréstimos a centenas de clientes satisfeitos.

No entanto, um dos sinais reveladores do golpe é que o texto das mensagens geralmente contém vários erros gramaticais e de sintaxe. Além disso, é difícil provar qualquer uma das alegações, pois essas são apenas as palavras do golpista, tentando convencer as vítimas em potencial a não se beneficiarem de seu dinheiro. Esses mensagens existem em inglês e espanhol. Nestes casos, é recomendável ignorar essas publicações e reportá-las.

Contas clonadas do Facebook
Neste cenário, o cibercriminoso clona todo um perfil de mídia social em uma conta separada para se passar por um usuário. Outra opção pode ser clonar a conta de um conhecido e tentar entrar em contato com os usuários se passando por amigo ou parente.

O objetivo geralmente é cometer alguma forma de fraude conhecida, como pagar uma taxa adiantada por algum serviço ou benefício, ou alegar que está com problemas e precisará enviar dinheiro para ajudar o suposto conhecido. Os golpistas também podem tentar afetar o usuário por meio de um ataque de phishing ou enviando um link que leva a um conteúdo supostamente engraçado ou empolgante, mas pode infectar seu dispositivo com malware.

Para verificar se uma conta foi clonada, é possível pesquisar o seu próprio nome na barra de pesquisa do Facebook. No caso de ser contatado por um suposto contato conhecido com uma mensagem suspeita, recomenda-se a verificação entrando em contato com essa pessoa por outro meio, como uma mensagem de texto ou um telefonema.

Golpes através do Facebook Live
Envolve o que, à primeira vista, parece ser um vídeo ao vivo que tem como suposto protagonista uma celebridade, que é quem faz o vídeo. O golpista criará uma conta falsa na rede social em que se faz passar pela identidade da celebridade, copiando as informações do perfil oficial, e usará algumas gravações de uma sessão ao vivo que a celebridade fez em algum momento e a editará para os efeitos da fraude. Também é possível incluir um convite para participar de um jogo em que o primeiro a responder ganha um prêmio.

Se os fãs participarem, o golpista irá contatá-los diretamente, com o objetivo de convencê-los a compartilhar informações confidenciais ou enviar dinheiro de suas contas; isso pode ser feito compartilhando um link para um site malicioso. Se em alguma “Live” houver páginas e grupos do Facebook que não sejam os oficiais, é recomendável não entrar.

Golpes de promoções no Facebook
Os golpes de promoção atraem os usuários sob o pretexto de que eles poderiam ganhar algo grande com pouco ou nenhum esforço de sua parte. Uma página ou conta falsa é criada na qual eles se passam por uma marca, uma celebridade, uma banda e, em seguida, um sorteio ou concurso é criado. Eles geralmente emulam competições legítimas, pedindo aos usuários que curtam, comentem, marquem, registrem-se e compartilhem a promoção para expandir seu alcance.

Depois de concluírem essas tarefas, as vítimas em potencial são contatadas para enviar seus dados pessoais, preencher uma pesquisa, visitar um site malicioso ou realizar uma ação semelhante que as levaria a compartilhar suas informações pessoais. Como costuma acontecer, a vítima não ganhará nada, mas perderá informações confidenciais ou fará com que os golpistas ganhem dinheiro ao responder a uma pesquisa.

Golpes de criptomoeda
O objetivo desses golpes é induzir o usuário a compartilhar informações confidenciais, informações de pagamento ou acesso a uma carteira de criptomoeda, ou transferir criptomoedas para o criminoso. O golpe, geralmente, contém um link que, provavelmente, irá redirecionar para um site onde você terá que preencher dados pessoais e até mesmo acessar as credenciais de carteiras de criptomoedas. Depois que os cibercriminosos obtêm os dados de que precisam, eles podem usá-los para cometer fraude de identidade, sacar dinheiro de sua carteira ou até mesmo usar os dados para pressioná-lo a investir em vários esquemas fraudulentos.

Como alternativa, existe um esquema no qual publicam uma mensagem em perfis geralmente comprometidos, em que prometem enviar seu dinheiro digital para um endereço de criptomoeda válido e que, para isso, retornarão o dobro do valor enviado; no entanto, nada disso acontece.

Anúncios fraudulentos e golpes de compras
O golpista tenta persuadir o usuário a clicar em um anúncio que o redireciona para um mercado fraudulento, oferecendo produtos com grandes descontos. Isso geralmente inclui itens de luxo, como óculos Ray-Ban ou outros benefícios. Seja qual for o caso, assim que você chegar à instância de compra, a “loja falsa” pode coletar informações pessoais e detalhes de pagamento, o que pode levar a fraude de identidade e cobrança acumulada de cartão de crédito.

Caso o anúncio não seja para um site solicitando informações, o objetivo provavelmente será inserir informações confidenciais, como detalhes de cartão de crédito.

Golpes de doação falsa
Neste caso, os golpistas tentam abusar da empatia e da disposição das pessoas para ajudar os outros, criando instituições de caridade falsas ou se passando por pessoas reais. Às vezes, os golpistas tentam lucrar com uma tragédia recente, como desastres naturais, acidentes ou outros eventos trágicos que aumentam as chances de que as pessoas estejam dispostas a doar.

Por outro lado, também existem várias causas que recebem doações ao longo do ano, como instituições de caridade que envolvem doenças específicas ou que lutam contra a crise climática. Para conseguir dinheiro de pessoas empáticas, os cibercriminosos criam uma página ou grupo no Facebook alegando ser uma instituição de caridade, solicitando doações para qualquer uma das várias causas e tentam pressionar os usuários a doar postando fotos delicadas ou vídeos chocantes e usando a emoção para incentivá-los.

Falsos avisos
Neste caso, os golpistas se fazem passar pelo Suporte do Facebook e, em seguida, enviam mensagens aos proprietários de uma página (empresas-alvo) alegando que violaram a política de conteúdo e são acusados ​​de “Violação de direitos autorais”. A mensagem contém um link para “oficialmente” entrar em contato com o Suporte do Facebook com um adendo informando que os proprietários da página têm entre 24 e 48 horas para responder ou a página/conta será suspensa. Este é um hoax para obter as credenciais de login para acessar a página. Se o link incluído for clicado, você será redirecionado para um formulário que precisará ser preenchido e, em seguida, será redirecionado para uma página de login falsa do Facebook.

Se você receber uma mensagem direta, evite clicar nos links e entrar em contato direto com o Suporte do Facebook, que cuidará do problema e provavelmente impedirá a ação do golpista.

“Embora o Facebook seja relativamente rígido no que diz respeito ao policiamento do conteúdo que aparece em sua plataforma, os cibercriminosos permanecem criativos e engenhosos. Eles tentam encontrar e aproveitar qualquer oportunidade em seu sistema de moderação de conteúdo do Facebook para espalhar seus golpes e enganar o maior número possível de usuários para se beneficiar de seu dinheiro suado”, comenta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.

O mais importante é: jamais clique em links ou acredite em tudo o que aparecer na sua tela. Sempre desconfie e cheque se a informação é verdadeira nos canais oficiais, ou mesmo entre em contato por telefone com pessoas caso venham te pedir dinheiro.

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Quais bairros de São Paulo são mais buscados para comprar imóvel?

São Paulo – SP 10/8/2021 – O Grupo SP Imóvel realizou uma pesquisa detalhada sobre os bairros mais buscados para comprar imóvel em cada região da cidade de São Paulo

Conhecida por ser a mais populosa cidade do Brasil com mais 12 milhões de paulistanos, São Paulo é o município com grande poder econômico. Pois é na capital paulista que estão localizados os maiores centros financeiros do país.

E ao escolher morar em São Paulo será possível contar com a melhor infraestrutura do país como bancos, escolas, universidades, supermercados, hospitais, shoppings e tudo que precisa para ter uma vida completa na maioria dos bairros que compõe a capital paulista.

Os bairros de São Paulo apresentam uma arquitetura única e moderna. E na hora de escolher um local para morar, de acordo com agentes do mercado imobiliário, os compradores levam em conta alguns fatores como: infraestrutura completa para receber a família, praticidade e qualidade de vida.

De acordo com o banco de dados do Grupo SP Imóvel, de janeiro a julho de 2021, o Bairro de Santana é o mais buscado para comprar imóvel na Zona Norte, com 1.253.406 pesquisas. Na segunda posição dos bairros mais pesquisados para comprar imóvel na Zona Norte é o Tucuruvi com 941.097 buscas no Portal. E na sequência está o bairro do Tremembé com 632.269 buscas por imóvel na região.

Já na Zona Leste de São Paulo, nos sete primeiros meses do ano, o Tatuapé é o bairro mais pesquisado para comprar imóveis, com 1.215.297 pesquisas. O segundo bairro mais procurado para comprar imóvel na região é Itaquera com 795.602 buscas. Na terceira posição é o bairro da Penha com 720.860 buscas.

Na região da Zona Oeste, o bairro mais pesquisado para comprar imóvel de janeiro a julho em 2021 é Perdizes com 151.040 buscas. O segundo mais procurado é Pirituba com 135.507 buscas. E na sequência está o bairro da Barra Funda com 97.637 buscas por imóvel na região.

O bairro do Ipiranga é o mais buscado para comprar imóvel na Zona Sul de São Paulo neste ano de 2021 com 379.854 pesquisas. O segundo bairro mais procurado é a Vila Mariana com 224.407 pesquisas e na terceira posição é o birro da saúde com 181.253 buscas.

O SP Imóvel listou os três bairros mais buscados por zona (norte, sul, leste e oeste) nos Portais do Grupo para comprar imóvel em São Paulo de janeiro a julho de 2021. A tabela abaixo também possui o valor médio do metro quadrado dos apartamentos de 2 dormitórios e 1 vaga de garagem dom média de 50 a 60m² dos respectivos bairros citados.

Região

Bairro

Qtd. de Buscas

Valor do m²

Zona Norte

Santana

1.253.406

R$ 6.916,00

Zona Norte

Tucuruvi

941.097

R$ 6.242,88

Zona Norte

Tremembé

699.780

R$ 5.403,38

Zona Leste

Tatuapé

1.215.297

R$ 6.848,99

Zona Leste

Itaquera

795.602

R$ 4.402,18

Zona Leste

Penha

790.019

R$ 5.454,97

Zona Oeste

Perdizes

151.040

R$ 8.999,83

Zona Oeste

Pirituba

135.507

R$ 4.946,67

Zona Oeste

Barra Funda

97.378

R$ 8.769,26

Zona Sul

Ipiranga

379.854

R$ 7.536,50

Zona Sul

Vila Mariana

224.407

R$ 9.602,35

Zona Sul

Saúde

181.253

R$ 8.191,84

Fonte: Banco de Dados do Grupo SP Imóvel de janeiro a julho de 2021

Website: http://www.spimovel.com.br



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