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Evolução da demanda por crédito e vendas de cotas de consórcio desmistificam a crença de concorrência entre ambos

Atibaia, SP 2/6/2021 – Há quem deseje bens e serviços de imediato, enquanto há os que querem uma opção acessível e com menor custo, além de outros que são planejadores e consumistasNa comparação semestral, as variações do “Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito”, divulgado pela Serasa Experian, a partir de dezembro de 2010 até dezembro de 2020, em relação às variações de “Vendas de Cotas de Consórcio”, divulgadas pela ABAC, nos mesmos períodos, observa-se que há momentos em que a demanda por um mecanismo cresce e o outro também. Por outro lado, quando um apresenta retração, o outro acompanha e também se reduz.

Com uma população de 215 milhões de habitantes, o Brasil possui um grande mercado consumidor. Considerando dados do IBGE, desse total, 94,4 milhões são pessoas que trabalham formal e informalmente.

Da população ativa, 54,9 milhões são trabalhadores com carteira assinada, sendo 31,7 milhões do sexo masculino e 23,2 do sexo feminino. Já os informais somam 39,5 milhões, sendo 22,5 milhões do sexo masculino e 17 milhões do sexo feminino.

Na segmentação dos ocupados por faixa etária, observa-se que 14 milhões de trabalhadores têm de 16 a 24 anos; 35,7 milhões, de 25 a 39 anos; 21,4 milhões, de 40 a 49 anos; e 23,3 milhões, de 50 anos ou mais.

“Dá para imaginar a diversidade de expectativas, sonhos e necessidades que um mercado tão grande e variado tem”, diz Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. “Consumidores que, em diferentes momentos de suas vidas, demandam soluções específicas que atendam seus objetivos. Há os que desejam bens e serviços de imediato, enquanto há aqueles que querem uma opção mais acessível e com menor custo, além de outros que são planejadores e consumistas”, complementa.

Quando o consumidor não tem possibilidade de comprar à vista, o mercado disponibiliza um leque de alternativas objetivando atender a todos. Há muito se discute ou se compara duas escolhas de compra. A primeira por crédito ou empréstimo, utilizando as várias linhas de financiamentos, ou, uma segunda, via consórcio, com suas características e peculiaridades exclusivas.

“O que pretendemos mostrar aqui é que, mediante a análise dos dados totalizados nos últimos onze anos, há inexistência de uma correlação, isto é, uma não exclui a outra e nem está relacionada com a outra”, esclarece Barbagallo.

Na comparação semestral, as variações do “Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito”, divulgado pela Serasa Experian, a partir de dezembro de 2010 até dezembro de 2020, em relação às variações de “Vendas de Cotas de Consórcio”, divulgadas pela ABAC, nos mesmos períodos, observa-se que há momentos em que a demanda por um mecanismo cresce e o outro também. Por outro lado, quando um apresenta retração, o outro acompanha e também se reduz.

“A magnitude varia, porém o movimento é o mesmo”, reafirma Barbagallo. “Todavia, em algumas ocasiões há oscilações contrárias, mesmo assim isso não indica uma correlação negativa entre ambos”, conclui o economista.

Depreende-se que as variações para cima ou para baixo na procura do financiamento ou do consórcio, nos mesmos períodos, evidenciam que, o que influencia na escolha por um ou por outro são fatores comuns em qualquer análise econômica, como, por exemplo, renda, recessão, crescimento ou retração no nível de emprego, fatores mercadológicos, entre outros.

“Cada ferramenta de crédito, financiamento ou autofinanciamento, é adequada à necessidade individual do consumidor, relativa a um perfil específico”, diz Barbagallo. “Como dito inicialmente, a diversidade de expectativas, sonhos e necessidades é que irá determinar a definição de cada um”, finaliza.

Website: http://www.abac.org.br



Com evidências de que o tabagismo agrava sintomas da COVID-19, pacientes buscam apoio para deixar o cigarro

2/6/2021 – Programa de Combate ao tabagismo da Amil atendeu mais de 1.600 beneficiários nos últimos dois anos. Dia Mundial Sem Tabaco (31/5) alerta para os riscos do tabagismo, responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano, segundo a OMS

Além das doenças já conhecidas devido ao tabagismo, uma pesquisa realizada recentemente pelo Imperial College de Londres com 2,4 milhões de pessoas mostrou que fumantes apresentaram 14% mais risco de infecção pela COVID-19 e 50% mais chances de desenvolver sintomas mais graves da doença. A maior vulnerabilidade dos fumantes à COVID-19 foi confirmada também pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Atentos para essa realidade, muitas pessoas passaram a buscar ajuda para parar de fumar durante a pandemia.

Na operadora de planos de saúde Amil, pessoas que querem parar de fumar contam com a ajuda de um grupo multidisciplinar composto por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos. Nos últimos 2 anos, o programa já atendeu mais de 1.670 pessoas. Para não interromper o atendimento durante a pandemia, a Amil apostou no modelo remoto para suporte aos participantes do programa de combate ao tabagismo.

“Uma enfermeira liga para o paciente para avaliar seu grau de motivação, dar dicas para resistir ao desejo de fumar, estimular que o paciente seja o seu próprio agente de mudança e aconselhar sobre como prevenir recaídas. Também identifica se é necessária alguma ação específica da coordenação do cuidado, como agendamento de consulta via telemedicina ou apoio do psicólogo, nutricional, dentre outros”, explica a coordenadora do programa de combate ao tabagismo da Amil, a psicóloga Nathalia Pereira.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano. Desse total, em torno de 7 milhões de mortes são resultado do hábito de fumar e 1,2 milhão é composto por um grupo de não fumantes expostos passivamente à fumaça do cigarro. 

Website: http://www.amil.com.br



LG anuncia nova linha de Lava e Seca Smart com inteligência artificial e aumento da capacidade

A LG anunciou hoje sua nova linha de Lava e Seca Smart com modelos de até 13kg, que traz um aumento de 2 quilos se comparado a linha atual. Trazendo todas as facilidades da tecnologia da Inteligência Artificial, o lançamento da LG otimiza o processo de higienização das roupas, aumentando ainda mais a autonomia dos consumidores.

Os modelos de lava e seca 13kg LG, além da alta capacidade, apresentam sistema de inteligência artificial AI DD (Artificial Intelligence Direct Drive) que analisa, com base em um estudo de 20.000 combinações de lavagens acumuladas, o peso e os tipos de tecido dentro do tambor, fornecendo o melhor padrão de lavagem e protegendo até 18% a mais as roupas.

A lavadora pode identificar, por exemplo, uma carga mista de camisetas e calças de tecidos diferentes e, em seguida, programar o ciclo de lavagem para usar movimentos, temperaturas e tempos personalizados, adequados para uma lavagem ideal. Com seis opções de movimento, as roupas permanecem novas e macias, até nos tecidos mais delicados.

Além disso as máquinas são equipadas com tecnologias exclusivas, como a evolução da lavagem a seco. O Steam+ gera o verdadeiro vapor por meio do aquecimento da água, reduzindo em até 99,9% os agentes alergênicos, deixando as roupas higienizadas e 30% mais fáceis de passar. Já o Steam Refresh permite que o consumidor desodorize e higienize, de forma eficaz, roupas que foram usadas, mas não necessitam de lavagem, eliminando odores de comida, cigarro, entre outros.

Com o Turbo Wash 360º, os ciclos de lavagem podem ficar até 30 minutos mais rápidos. Ao todo, são 4 jatos, que fazem com que a água alcance com profundidade cada parte dos tecidos, sem comprometer a eficiência. O destaque da função é o ciclo TurboWash 39, que permite lavar até 5kg de roupas em apenas 39 minutos.

Muito mais eficiente, durável e silencioso, o motor Direct Drive é acoplado direto no tambor, o que dispensa o uso de correias e polias e diminui os pontos de atrito, garantindo estabilidade e segurança com 10 anos de garantia LG.

Segurança e resistência
Aliado a toda a tecnologia não foi deixada de lado a segurança, pois as portas dos modelos são instaladas com travas para criança e contam com vidro temperado, que não risca e é resistente a altas temperaturas e impactos. A parte externa dos modelos é robusta e o cesto interno é fabricado em aço inox.

Tamanho compacto
Mesmo com maior capacidade, a nova lava e seca LG 13kg tem apenas 5cm a mais de profundidade do que o modelo de 11kg, ideal para novas famílias que aumentaram o volume, sem necessitar de espaços maiores.

Aplicativo LG ThinQ
Além de alterar ciclos de lavagem, adicionar funções extras e fazer download de ciclos adicionais, com o aplicativo LG ThinQ é possível monitorar o funcionamento da lava e seca de qualquer lugar, inclusive por comandos por meio de assistentes de voz.

“Pesquisas recentes de mercado apontam que, na seara de lavadoras automáticas, a procura por produtos acima de 12 quilos passa dos 70%. A LG está na vanguarda ao inovar o estilo de vida do consumidor com novas soluções. Agora, com mais capacidade nas lavadoras front-load, esperamos ampliar as possibilidades de cuidados com as roupas em casa, pensando em tornar o dia a dia ainda mais fácil e prático”, destaca Marcel Souza, Gerente Executivo de linha branca da LG.

“Além de toda a tecnologia e praticidade, as novas lava e seca ainda colaboram com o bolso do consumidor. Em uma pesquisa interna, analisamos a média de valores praticados pelas três maiores redes de lavanderias na região de São Paulo, e constatamos que, em um ano, a economia pode chegar a aproximadamente R$ 1.000 ao higienizarmos roupas de cama tamanho king size em casa”, completa Souza.

Preço e disponibilidade
As novas máquinas chegam aos maiores varejistas e lojas especializadas do país em cinco modelos. São 4 opções de lava e seca e 1 lavadora, disponíveis nas cores aço escovado, aço escovado preto e branco. O valor sugerido é a partir de R$ 4.599,00 (apenas lavadora).

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Cisco anuncia novo líder para o Brasil

A Cisco anunciou que Ricardo Mucci é o novo Country Manager da empresa no Brasil. O executivo vai liderar os negócios da empresa e apoiar clientes, governos e parceiros no desenvolvimento de novas aplicações para transformação digital.

Mucci está na Cisco desde 2017 como diretor do Setor Público no Brasil e recentemente também do segmento de Enterprise. Focado em crescimento dos negócios e transformação digital, o executivo conduziu projetos transformacionais em várias cidades do país. No ano passado, a Cisco apoiou a continuidade de atividades essenciais em saúde, educação e judiciário, durante a pandemia, por meio da adoção de tecnologias. Mucci também tem trabalhado para a ampliação do programa de educação e empregabilidade, o Cisco Networking Academy, com parcerias com governos em todo o país.

“Como um líder focado no crescimento dos negócios e transformação digital, Mucci terá um papel importante para apoiar nossos clientes e parceiros em suas jornadas digitais enquanto os negócios caminham para o chamado modelo híbrido, destaca Laércio Albuquerque, vice-presidente da Cisco América Latina.

A Cisco está presente no Brasil desde 1994 com investimentos estratégicos no país, incluindo o programa global de aceleração digital, Cisco Brasil Digital e Inclusivo. Comprometida em construir um futuro inclusivo para todos, a Cisco também atua no país com o Cisco Networking Academy, que oferece capacitação na área de TI e negócios, formando mais de 359 mil estudantes desde sua chegada ao Brasil. Com uma cultura de diversidade e inclusão que coloca as pessoas em primeiro lugar, a companhia foi escolhida como a melhor empresa para trabalhar por importantes rankings do GPTW, como Étnico-Racial, LGBTQI+ e Primeira Infância.

“Estou muito animado e honrado com a oportunidade de liderar a Cisco do Brasil. As empresas e governos têm avançado rapidamente na transformação digital e queremos ajudar nossos clientes no desenvolvimento de novas aplicações seguras e preparadas para o futuro mundo híbrido, onde a nuvem deve estar no centro de tudo”, destaca Ricardo Mucci, novo Country Manager da Cisco do Brasil. “Tudo isso também será possível com o fortalecimento do nosso já conceituado ecossistema de Canais”, completa.

Ricardo Mucci atua no setor de tecnologia há 27 anos. Antes da Cisco, o executivo foi diretor para o setor público na Oracle e também atuou em empresas como IBM e Telefônica. Mucci é graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista, possui MBA pela Fundação Dom Cabral e Pós MBA na Kellogg School of Business, além de outras formações pela Fundação Getúlio Vargas com foco em Gestão de Políticas Públicas, Telecomunicações e Banking.

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VW lança o SUV Taos e pré-venda de 300 unidades termina em minutos. Conheça agora.

A VW acaba de fazer o lançamento do VW Taos no Brasil, sua nova categoria de SUV, que fica entre o T-Cross e o Tiguan.

Produzido na Argentina é montado sobre a moderna plataforma MQB e o motor potente 250 TSI, que é turbo e garantia de ser econômico pelo porte do carro.

Ele chegará às lojas no final desse mês de junho e é a mais nova aposta da montadora, que com ele completa sua linha de SUVs que a ela chama de família SUVW.

Conheça tudo sobre ele ouvindo o Podcast e compartilhe nas suas redes sociais.

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Confira sete dicas para cuidar dos pés no inverno

Botas, sapatos fechados, meias e meias-calças. É verdade que os pés ficam bem escondidinhos no inverno, mas não podemos esquecer de cuidar deles também nos dias frios, afinal, este ambiente quentinho e abafado das vestimentas e calçados é o habitat ideal para o desenvolvimento de fungos e bactérias que causam frieiras e micoses, além do ressecamento típico dessa época.

“Muitas pessoas esquecem de cuidar dos pés nesse período mais gelado do ano, mas é nessa estação que surgem esses problemas”, explica Maria de Lourdes Pinheiro, podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet.  

O cuidado com as unhas e a pele da região é fundamental em todas as estações do ano, lembra a podóloga, que ensina algumas dicas especiais para esse momento:

– Escolha sapatos confortáveis que não apertem os dedos para evitar que unhas encravem
– Dê preferência às meias de algodão que absorvem melhor o suor dos pés e permite que respirem
– Alterne os sapatos que utiliza e deixe-os em local arejado após o uso 
– Hidrate os pés com cremes específicos para a região 
– Utilize produtos bactericidas nos sapatos e nos pés para evitar fungos e bactérias 
– Seque bem os pés após o banho, para prevenir micoses e frieiras
– Procure profissional especializado em podologia ao menos duas vezes por mês

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Samsung discute métodos de diagnósticos por ultrassom para gestações de alto risco

O mês de junho começa com mais uma edição do Samsung Health Tech Sessions. No dia 1º, às 20h (de Brasília), o tema “Doppler na Artéria Cerebral Média nos fetos PIG e AIG”, com presença do médico convidado Dr. Pedro Pires, Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Fetal, será a grande atração do terceiro de mais um webinar da série que fala sobre como a tecnologia está revolucionando a saúde.

“A Samsung sempre promove o debate da comunidade médica e os estudos em torno da saúde da mulher, sobretudo durante a gravidez. E o Doppler na artéria cerebral dos fetos é um tema importante e que gera muitas dúvidas na comunidade médica sobre vitalidade fetal. Por isso, fomentamos discussões relevantes que contribuam com a disseminação de conhecimento prático e aplicado. Queremos ouvir e propor ideias para que possamos evoluir e, quem sabe, termos avanços importantes na utilização da já consagrada tecnologia Doppler”, disse Walter Brandstetter Júnior, Gerente Clínico da Divisão de HME da Samsung Brasil.

Para participar, as inscrições para o evento podem ser feitas através deste formulário.

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AeC tem 1.000 vagas abertas em São Paulo

A AeC está com 1.000 vagas abertas para a unidade localizada na Chácara Santo Antônio, na capital paulista. Todas as oportunidades são para atendente. As contratações irão até o final deste mês de junho.   

Para participar da seleção é preciso ter mais de 18 anos e ter concluído o Ensino Médio. Não é necessário ter experiência prévia na função. Os interessados devem se cadastrar no site. A primeira etapa do recrutamento é realizada pela internet. 

Além de remuneração compatível com o mercado, os contratados terão direito a plano de saúde e plano odontológico.   

Há vagas tanto para trabalho presencial quanto para home office. A definição do modelo de jornada ocorrerá durante a seleção, por isso é desejável que os candidatos possuam infraestrutura para a jornada em home office. P

ara aqueles que atuarão na unidade, a empresa fornece máscaras de proteção individual e kit de higienização. A AeC reforça que cumpre todas as recomendações de distanciamento e de prevenção à Covid-19 feitas pelas autoridades de saúde.

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NVIDIA apresenta sua placa mais poderosa para jogos: a GeForce RTX 3080 Ti

A NVIDIA revelou hoje duas adições à família GeForce RTX: a GeForce RTX 3080 Ti e a GeForce RTX 3070 Ti, disponíveis em breve em sua rede global de parceiros GeForce.

Com a arquitetura NVIDIA Ampere, a GeForce RTX 3080 Ti é a nova GPU de jogos da linha RTX
As GPUs da geração anterior lidavam com os mais ambiciosos jogos de suas eras, porém títulos como Cyberpunk 2077 e Watch Dogs: Legion elevaram o realismo e, com ele, as demandas para as placas de vídeo modernas.

Movida pela arquitetura NVIDIA Ampere, a RTX 3080 Ti oferece um salto incrível em desempenho e fidelidade, com recursos como Ray Tracing, aumento de performance com o NVIDIA DLSS e redução de latência com o NVIDIA Reflex. Além de recursos de streaming do NVIDIA Broadcast e memória adicional para acelerar os aplicativos de criação mais populares.

“Dado o enorme sucesso das tecnologias RTX, os jogadores e criadores ficarão impressionados com o desempenho e os recursos que a GeForce RTX 3080 Ti oferece”, disse Jeff Fisher, vice-presidente sênior da unidade de negócios GeForce da NVIDIA. “Como o novo carro-chefe da família RTX, a GeForce RTX 3080 Ti é a atualização definitiva para entusiastas de GPU de qualquer geração”.

Desempenho Insuperável
Em uma variedade de títulos DirectX e Vulkan com Ray Tracing, a GeForce RTX 3080 Ti é uma potência em jogos que também apresenta menor latência para melhor capacidade de resposta e uma vantagem para títulos competitivos jogados por milhões de gamers por todo o mundo.

Para os jogadores que ainda usam a popular GTX 1080 Ti, a RTX 3080 Ti é 2x mais rápida na rasterização tradicional e muito mais rápida com Ray Tracing e outros recursos habilitados.

A GeForce RTX 3070 Ti traz um desempenho impressionante para sua faixa de preço, oferecendo 1,5x mais performance sobre a GeForce RTX 2070 SUPER e 2x os quadros por segundo com a GeForce GTX 1070 Ti, lançada em 2017.

Perfeito para criadores também
O trabalho dos mais de 45 milhões de profissionais de criação pelo mundo exige mais de seu hardware do que nunca, portanto as GPUs GeForce RTX 3080 Ti também oferecem níveis elevados de desempenho de criação.

Com a plataforma NVIDIA Studio e equipado com 12 GB de memória GDDR6X para aplicativos criativos, o RTX está acelerando o principal aplicativo de fotografia (Adobe Photoshop), o principal aplicativo de edição de vídeo (Adobe Premiere Pro), o principal Aplicativo de transmissão (OBS) e todos os principais renderizadores 3D. Existem agora mais de 70 softwares de criação de conteúdo que suportam Ray Tracing acelerado por RTX, DLSS ou recursos de IA.

NVIDIA DLSS: o presente de IA que os jogadores amam
A IA está revolucionando os jogos – da física à simulação de animação, passando pela renderização em tempo real e recursos de transmissão assistida por IA. Movido por processadores dedicados em GPUs GeForce RTX chamados Tensor Cores, o NVIDIA DLSS aumenta as taxas de quadros enquanto gera belas imagens de jogos nítidas e dá aos jogadores desempenho para maximizar as configurações de Ray Tracing e aumentar as resoluções.

A adoção da tecnologia DLSS foi rápida, e a quantidade de títulos deve aumentar ainda mais com o suporte nativo nos principais motores gráficos da atualidade: Unreal Engine e Unity Engine. A linha de franquias de jogos que usam DLSS para oferecer um novo nível de gráficos inclui Battlefield, Call of Duty, Cyberpunk 2077, Fortnite, Minecraft, Tomb Raider e muitos mais.

NVIDIA Reflex e Broadcast: A combinação perfeita
A tecnologia NVIDIA Reflex reduz a latência do sistema, tornando os jogos mais responsivos e dando aos jogadores em títulos multiplayer competitivos uma vantagem sobre os adversários. Atualmente, 12 dos 15 jogos de tiro competitivos mais populares suportam Reflex, incluindo Apex Legends, Call of Duty: Black Ops Cold War, Call of Duty: Warzone, Fortnite, Overwatch, Rainbow Six Siege e Valorant. A tecnologia também está chegando em Escape from Tarkov e Crossfire.

NVIDIA Broadcast é um conjunto de aprimoramentos de IA de áudio e vídeo, incluindo fundos virtuais, captura de movimento e remoção avançada de ruído, que os usuários podem aplicar em bate-papos, chamadas do Skype e videoconferências.

Disponibilidade e preço
Não há previsão da chegada desse modelo ao Brasil. O preço dos modelos lá fora deve partir de US$ 999 (RTX 3080 Ti) e US$ 599~699 (RTX 3070 Ti).

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PODCAST – Uma nova ordem mundial de negócios corporativos está em andamento com a Pandemia

Neste Podcast com Jonas Rogério Carvalho, coordenador de vendas corporativas do atendimento corporativo do Senac São Paulo, falamos sobre as vendas no mercado B2B, ou seja, o ambiente de negócios entre empresas abalado pela pandemia.

Realmente o cenário não é dos mais animadores e houve uma transformação para uma nova realidade, pois segundo ele jamais será como antigamente devido às mudanças ocorridas e isso afeta não só as corporações diretamente, mas toda a cadeia produtiva de serviços que gravitava ao redor delas.

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Renata Oliva Battiferro é a nova diretora de Relações com Investidores da Positivo Tecnologia

A Positivo Tecnologia anuncia a chegada de Renata Oliva à diretoria de Relações com Investidores. A executiva contribuirá com o objetivo da área de estreitar ainda mais o relacionamento da empresa com acionistas, investidores, órgãos regulatórios, além de agentes que integram a comunidade financeira nacional e internacional.

Renata tem passagens por empresas como Unibanco, Comgás, Smiles, CSU CardSystem e, mais recentemente, na Track & Field, onde trabalhou como Head de RI. Ela também é membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI).

Na Positivo Tecnologia, Renata será responsável por transmitir informações sobre a empresa ao mercado com base nos princípios da transparência e boas práticas de governança corporativa.

“A chegada da Renata faz parte da nossa estratégia de fortalecer cada vez mais o relacionamento com o mercado, em um momento em que estamos diversificando nossos negócios e aprimorando a compreensão assim como o acompanhamento dos principais indicadores da Companhia”, diz Caio Gonçalves de Moraes, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Positivo Tecnologia.

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FAB revisa IFFM4BR, do qual o sistema de criptografia da Kryptus para os jatos Gripen F-39 E/F faz parte

Campinas 31/5/2021 – Instituto de Aeronáutica (IAE) revisou o subsistema de criptografia CM4-B da empresa durante evento de avalição de projeto preliminar do sistema IFFM4BRr

A Kryptus desenvolveu o subsistema de criptografia CM4-B, que passou na revisão técnica multidisciplinar do IFFM4BR feita pela equipe do Instituto de Aeronáutica (IAE), ligado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O subsistema CM4-B já está há um ano sendo desenvolvido.

O programa IFF Nacional (do inglês Identification Friend or Foe, ou identificação de amigo ou inimigo) tem como objetivo o desenvolvimento de artefatos que serão utilizados no Programa F-X2, responsável pelo reequipamento e modernização da frota de aeronaves militares supersônicas da Força Aérea Brasileira (FAB) e que inclui a aquisição de 36 caças F-39 Gripen E/F.

A revisão, chamada de PDR, do inglês Preliminary Design Review, teve como objetivo atestar que a equipe do projeto fosse capaz de estabelecer uma linha base para todos os subsistemas (hardware, software, sistemas humanos e de suporte) e arquiteturas subjacentes, visando garantir que o sistema tivesse uma expectativa razoável de satisfação dos requisitos técnicos, logísticos e industriais (RTLI) dentro do orçamento e cronograma alocados.

Durante evento para analisar a maturidade tecnológica de cada um dos produtos em desenvolvimento, o DCTA informou que, “a despeito dos enormes desafios em se desenvolver um sistema tão complexo quanto o IFF Modo 4 Nacional, após demonstrar o atendimento dos critérios estabelecidos, o projeto passou pela revisão sem dívidas técnicas”. “Dessa forma, foi atestada a maturidade do projeto e sua aderência ao arrojado cronograma, o qual precisa atender a janela de integração para as próximas etapas de desenvolvimento do novo Gripen”, completa o comunicado.

A Kryptus está desenvolvendo, em parceria com a equipe de engenharia do IAE, o criptocomputador CM4-B, que será integrado ao F-39 Gripen E/F. Além do CM4-B, outros subsistemas que compõem o IFFM4 também foram avaliados.

Um dos critérios para a escolha da Kryptus no desenvolvimento do sistema criptográfico, além da alta capacitação técnica em projetos de segurança cibernética e ciberdefesa, foi o fato de ser uma empresa 100% nacional. “Em conflitos, é fundamental que o subsistema criptográfico do IFF seja de domínio nacional, já que a subversão deste componente crítico pode permitir, por exemplo, que aviões inimigos sejam identificados como amigos em um ataque aéreo, penetrando profundamente nas linhas de defesa”, comenta Roberto Gallo, diretor geral da Kryptus.

Segundo ele, nas últimas décadas, o avanço dos sistemas de armas, principalmente em torno da missilística, mudou o paradigma de identificação de plataformas —aeronave, navios, carros de combate — de visual e baseado em assinaturas, para um sistema ativo, baseado em criptografia. Essa evolução foi necessária para se automatizar a resolução de alvos, evitando fogo amigo, e, ao mesmo tempo, para atender aos avanços relacionados aos armamentos com capacidades BVR (do inglês Beyond Visual Range, ou além do alcance visual).



Força feminina e sua relevância no mercado será tema de palestra

Ribeirão Preto, SP 31/5/2021 – Evento online e gratuito acontece neste sábado, 29, das 10h às 11h e encerra o ciclo de palestras do Fest’in, festival da APP Ribeirão. A diretora de marketing da Weclix e a presidente do Instituto Rede Mulher Empreendedora participarão do Painel: “Mulheres, Protagonismo e Inspiração!”

Neste sábado, 29 de maio, das 10h às 11h, Kátia Andrade, diretora de marketing da Weclix, provedora de internet via fibra óptica que já está presente em mais de dez cidades do interior do estado de São Paulo, participará do Fest’in, festival da APP Ribeirão.

“Receber um convite para participar de um evento tão grandioso como o Fest’in é motivo de muito orgulho. Mais do que nunca as empresas e marcas devem conduzir seus objetivos pautando a humanização, especialmente nos tempos difíceis que estamos vivendo. Então, nada melhor do que ver que as campanhas elaboradas por estudantes estão seguindo com esse propósito”, diz Kátia.

A diretora de marketing da Weclix participará do “Painel Mulheres, protagonismo e Inspiração!” ao lado da Ana Fontes, presidente do Instituto Rede Mulher Empreendedora, empreendedora do ano pela IstoÉ Dinheiro e eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes. Na ocasião as palestrantes falarão sobre humanização de gênero.

“Participar de um debate com a Ana Fontes, uma profissional incrível, que admiro, respeito e me inspiro, para falar sobre o protagonismo da mulher, sem dúvidas será sensacional. Sabemos que com o passar dos anos conquistamos grandes avanços, mas ainda há muitos desafios para ampliar o nosso espaço, especialmente nas áreas majoritariamente masculinas”, explica Kátia.

O Fest’in, que já está na sua 20ª edição é voltado aos estudantes e profissionais do mercado de comunicação e tem como objetivo ampliar e atualizar conhecimentos nas áreas de comunicação, inovação e tecnologia.

Neste ano, os participantes do Concurso Social tiveram que desenvolver uma campanha publicitária com o tema “Em tempos de tecnologia, como ser mais humano?”. O tema foi escolhido por estudantes que compõem a APP Estudantil. As peças foram julgadas por profissionais de agências e veículos regionais. O shortlist ficará disponível no último dia do Fest’in, juntamente com a premiação.

O festival reúne ainda, através do ciclo de palestras, profissionais de diversas áreas da comunicação, como publicitários, jornalistas, produtores, criativos, influencers digitais, designers, estrategistas digitais, entre outros. Todos são referências em seus campos de atuação, que compartilham experiências singulares sob a forma de palestras, cases e workshops.

Para acessar o evento basta se cadastrar por meio do site https://festin.gothr.com.br/login.

Website: http://festin.com.br



Ressecamento da pele no inverno: como manter a pele saudável nesse período

31/5/2021 – Cinco cuidados para manter a pele hidratada e saudável na estação mais fria do ano

Quando o inverno se aproxima é comum que a pele fique mais ressecada e os lábios rachados. Isso acontece porque a queda no índice de umidade do ar e as temperaturas
mais baixas fazem com que as pessoas transpiram menos, deixando a pele desidratada.

Além disso, hábitos típicos do inverno, como tomar banho quente, provocam a remoção da oleosidade natural da pele. Portanto, a melhor forma de enfrentar o problema é fazer a reposição de todos os nutrientes usando produtos hidratantes que sejam adequados para cada tipo de pele.

“No inverno, as pessoas precisam promover a reposição desses nutrientes perdidos. Ativar células, como fibroblastos para estimular a síntese de colágeno e remover células mortas, são mecanismos eficazes para manter a pele hidratada por mais tempo”, afirma Antônio Guillen, CEO da Novexpert Brasil, empresa de origem francesa pioneira na utilização de substâncias 100% naturais e veganas.

O especialista aponta ainda que ingredientes ativos, como complexo de ômegas vegetais, ácido hialurônico e vitamina C, revitalizam a cútis e ainda promovem um ‘long lasting effect’, prolongando o efeito de hidratação na pele’. “Outro ponto importante a ressaltar é equilibrar a flora bacteriana da pele que é prejudicada durante o frio, especialmente em peles sensíveis, para isso uso de probióticos cutâneos associados à novaxylina, um tipo de alga que adapta a pele às diferentes condições climáticas e ainda apresenta atividade antioxidante e mecanismos anti-aging aumentando a longevidade das células”, acrescenta Guillen.

Ácido hialurônico é o melhor amigo da pele
Quando o assunto é falta de nutrientes, que leva ao ressecamento da pele no inverno, o ácido hialurônico, uma substância natural produzida pelo próprio corpo, que pode ser chamado de pioneiro na reposição de substâncias hidratantes. Isso porque o ácido hialurônico consegue devolver a hidratação e repor o viço da pele. Séruns, hidratantes faciais, corporais e até mesmo os labiais que possuem o ácido hialurônico na sua composição devem estar sempre na necéssaire para ajudar no ressecamento da pele ou lábios durante o inverno.

5 procedimentos contra o ressecamento da pele
Além dos cuidados com a alimentação, que também traz consequências para a pele, é importante fazer uso adequado dos produtos. Esses os 5 tipos de produtos que podem ajudar a prevenir o ressecamento e tratar a pele no inverno:

• Sérum com ácido hialurônico – esses produtos ajudam na hidratação da pele, fazendo com que o ressecamento diminua, além de trazer um efeito lifting;

• Máscaras faciais com ácido hialurônico – assim como o sérum, máscaras faciais contendo na composição o ácido hialurônico irão ajudar a recuperar o vigor da pele;

• Máscaras de argila rosa – elas trazem um efeito detox para a pele, é a mistura da argila vermelha com a branca, ideal para as peles sensíveis e delicadas. Possuem propriedades suavizantes, anti-inflamatórias, adstringentes, revitalizadoras, cicatrizantes, além de serem calmantes para a pele.

• Creme hidratante com hidrobiótico – é ideal para as peles secas e pode ajudar na restauração da pele, além de ser anti-inflamatório, anti-infeccioso e antioxidante.

• Lip’up – hidratante labial – os lábios também sofrem nessa época do ano, ficando ressecados e rachados, por isso o hidratante é um verdadeiro aliado dos lábios. Ele suaviza o ressecamento, hidrata e ajuda na prevenção de rugas na região.

“Nós acreditamos que todos os produtos para tratar a pele, inclusive para combater o ressecamento no inverno, devem se utilizar de substâncias naturais e veganas que não agridem a pele e prolongam a proteção”, conclui Antônio Guillen.

Website: https://www.novexpert-lab.com.br/



Saúde mental das crianças pode ser afetada pela pandemia

São Paulo – SP 31/5/2021 – A insônia ou o sono excessivo, o isolamento, o pessimismo são algumas características que podem significar a presença de uma patologiaPsicóloga explica como identificar os sinais de ansiedade e depressão na infância.

Mais de um ano depois do início da pandemia do novo coronavírus, e com o Brasil vivendo hoje o pior momento da crise sanitária, é difícil encontrar alguém que não esteja sentindo mais ansiedade ou estresse que o normal. O medo e as incertezas diante do futuro podem afetar muito as pessoas. Por que seria diferente com as crianças?

Embora sejam menos vulneráveis ao novo coronavírus, tendo menos risco de adoecer gravemente caso sejam infectadas, as crianças podem ser muito afetadas pela pandemia.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), um ano após a declaração de pandemia, todos os indicadores de infância regrediram. No mundo todo, há mais crianças vivendo em situação de pobreza extrema, sem acesso ao ensino à distância e sem serviços de apoio à saúde mental, por exemplo. O isolamento social também aumentou o número de crianças ansiosas.

Uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP) com cerca de 7 mil pais de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos apontou, com base nas respostas dos pais, que 27% têm apresentado, durante a pandemia, sintomas de ansiedade e depressão em nível clínico, que precisam de avaliação profissional.

Como identificar sinais de ansiedade e depressão

A psicóloga infantil Brenda Magalhães explica que a ansiedade é uma resposta natural do organismo, mas ela pode se tornar patológica mesmo durante a infância. Portanto, se os sintomas são frequentes e a criança paralisa diante de situações que geram medo, é preciso atenção.

“Crianças que apresentam comportamentos ansiosos podem demonstrar alguns sinais, tais como preocupar-se exageradamente com o desempenho escolar, ficar apreensivas com situações que sequer aconteceram na vida delas, apresentar um padrão de comportamento perfeccionista e sentir medo do distanciamento/afastamento dos pais”, detalha.

Os sintomas de depressão são um pouco diferentes. Segundo a psicóloga, os pais ou cuidadores precisam ficar atentos ao comportamento dos pequenos para identificar possíveis mudanças repentinas. Normalmente, as pessoas associam depressão à tristeza, mas sentir-se triste é algo comum na vida de todos, incluindo as crianças. Nesses casos, é importante observar se a tristeza é algo passageiro ou duradouro.

“Os comportamentos mais comuns em crianças que apresentam quadros de depressão são os que envolvem a perda do interesse dessa criança nas atividades que antes eram interessantes e proveitosas. A insônia ou o sono excessivo, o isolamento, o pessimismo, além de falas que expressam sentimentos de inferioridade são algumas características que podem significar a presença de uma patologia”, explica Brenda.

Fale sobre emoções com as crianças

Alguns adultos evitam conversar abertamente sobre emoções com as crianças, pois acreditam que elas não vão entender. No entanto, esse deve ser um assunto entre pais e filhos, principalmente quando o filho experimenta sensações desagradáveis. “Para isso, os cuidadores precisam ajudar os pequenos a nomear os sentimentos, a saber reconhecê-los e identificar em que situações eles podem surgir, além de explicar que às vezes eles serão desagradáveis, mas sempre passageiros.”

Além disso, é fundamental que os sentimentos da criança sejam validados pelos pais. Brenda afirma que o assunto deve ser conversado de maneira didática e acessível, conforme a idade da criança. Uma dica é usar recursos como livros, vídeos ou filmes para falar sobre as emoções.
Um sentimento que, infelizmente, tem sido frequente no último ano é o luto. Com mais de 450 mil mortes por covid-19 registradas no Brasil desde o início da pandemia, é inegável que muitas famílias estão enlutadas. E esse sentimento também atinge as crianças que perderam avós, tios, parentes próximos ou até mesmo ficaram órfãs. Assim como acontece com os adultos, o luto de cada criança é diferente e isso deve ser respeitado.

“Esse sentimento não tem um prazo ou fórmula única, mas a família não pode deixar que a criança passe por esse processo sem apoio. É importante que a morte não seja um tabu entre a família, e que a criança possa aos poucos entender que a vida tem fases e que a morte é uma delas”, diz Brenda. “A família precisa acolher os sentimentos que vêm a partir do luto da criança, deixar que ela fale ou faça homenagens à pessoa que se foi, além dos parentes estarem emocional e fisicamente disponíveis para ela. “No caso de crianças menores, que podem ter dificuldade de entender algumas expressões, é válido falar sobre o luto de forma lúdica.

Rotina e saúde emocional

A rotina pode ser uma grande aliada da saúde mental, pois a previsibilidade ajuda a reduzir a ansiedade. Com as crianças, a lógica é a mesma. Manter uma rotina faz com que elas se sintam mais seguras. “Uma vez que elas sabem o que vão fazer durante o dia, dificilmente vão se sentir ansiosas e isso também vai ajudá-las a lidar com as regras do ambiente. Essa prática da rotina também influencia o desenvolvimento da autonomia, o que pode refletir em outras fases da vida, com esse comportamento formando adolescentes e adultos com uma facilidade para organização”, afirma a psicóloga.

Durante a pandemia, é interessante criar uma rotina com horários pré-definidos para refeições, estudo, brincadeiras, atividades e sono de qualidade, sempre respeitando a faixa etária de cada criança. Contudo, Brenda destaca a importância de que a rotina seja algo flexível, pois a criança pode ter dificuldades de se adaptar a alguma tarefa, dependendo da sua idade. “De fato, é importante que a criança cresça com a percepção de que regras são necessárias, mas ter flexibilidade e saber se adaptar a novas situações também faz-se importante”, explica.

Website: http://www.farmabit.com.br



Bayer anuncia nova fase da iniciativa Carbono com benefícios para agricultores

31/5/2021 – Além de promover práticas agrícolas sustentáveis, PRO Carbono pode aumentar produtividade e rentabilidade nas lavouras

A multinacional de saúde e nutrição Bayer dará mais um passo rumo à construção de uma agricultura carbono neutro a partir desta safra 2021/2022. Em um trabalho conjunto com produtores rurais e parceiros, a companhia lança o PRO Carbono, programa parte da iniciativa Carbono Bayer que oferece novas vantagens para os agricultores brasileiros dispostos a ampliar sua produtividade e a aumentar o sequestro de carbono no solo a partir da adoção de práticas agronômicas sustentáveis.

“A agricultura brasileira já é uma das mais sustentáveis do planeta, mas há espaço para crescimento”, destaca Eduardo Bastos, diretor de Sustentabilidade da divisão agrícola da Bayer para a América Latina. “Quando intensificamos o manejo através de práticas agronômicas sustentáveis, ampliamos a possibilidade de extrair o real valor de cada germoplasma, produzindo mais e com mais sustentabilidade”, afirma.

“A partir de programas como o PRO Carbono, os agricultores poderão ser recompensados não apenas pelo que e quanto produzem, mas também pela forma como produzem — o que materializa um de nossos compromissos globais de sustentabilidade e parte fundamental do esforço para que a agricultura seja cada vez mais protagonista para solucionar os desafios climáticos do planeta”, diz Bastos.

Participantes do PRO Carbono deverão implementar práticas de manejo que possibilitem o aumento da retenção de carbono no solo. Em contrapartida, poderão usufruir de benefícios como: análise de fertilidade e de carbono do solo, acesso a conteúdos e profissionais que são referência no tema e suporte de uma consultoria técnica.

A iniciativa também vai possibilitar ganhos significativos ao longo de três anos, conforme explica Fabio Passos, diretor do Negócio de Carbono da Bayer para a América Latina. “A partir dos projetos e estudos científicos que já realizamos, estimamos que, ao final do programa, será possível obter um potencial ganho médio de mais de 10% em produtividade e de mais de 6% em rentabilidade, sem contar o aumento do carbono no solo, do aporte de palha e de biodiversidade. Trata-se de um projeto pioneiro e queremos construir os resultados juntos com os agricultores.”

Como funciona

Em 2020, foi lançado o projeto inicial da iniciativa Carbono Bayer, que só no Brasil contou com mais de 400 produtores, com foco em soja e milho, em 15 estados, ultrapassando 80 mil amostras de solo analisadas. A partir dos avanços e aprendizados do primeiro ano, o programa entra agora em um novo momento, que contemplará um número ainda maior de agricultores.

Assim como ocorreu na primeira fase, os produtores do PRO Carbono precisam atender a pré-requisitos de conformidade social e ambiental — entre eles, respeito ao código florestal, às áreas de preservação e não estar em área indígena ou quilombola. Também é necessário ser usuário ou aderir à licença Plus da plataforma de agricultura digital Climate FieldView™, fundamental para coleta, análise e rastreabilidade dos dados e que pode ser obtida gratuitamente por clientes com três ou mais estrelas no programa de relacionamento Impulso Bayer.

Os agricultores selecionarão um talhão de mais de 30 hectares para participar do programa durante três anos. Um serviço de consultoria dará o apoio necessário para que cada participante adote um rol de práticas de manejo sustentáveis, como plantio direto, cultivo de cobertura e/ou rotação de cultura, e de impulsionadores de produtividade e carbono (como otimização do uso de fertilizantes, adoção de biotecnologia, soluções de proteção de cultivos e ajustes de densidade no plantio).

Desafios e parcerias

A Bayer lidera os esforços para, com base em trabalho colaborativo, ciência e tecnologia de ponta, construir um ecossistema de carbono na agricultura brasileira, junto com produtores rurais e parceiros. Por meio do PRO Carbono, oferece ao agricultor um modelo economicamente atrativo, no qual a sustentabilidade é indispensável e em que atores — indústrias, bancos, governo, acadêmicos, entre outros — se conectam e criam soluções que vão além da cadeia agrícola.

Junto com a intensificação de práticas sustentáveis e o aumento de produtividade, os produtores que integrarem o ecossistema de carbono poderão ter acesso a benefícios oferecidos por apoiadores da iniciativa. A primeira instituição a anunciar apoio é o banco Itaú BBA, que está comprometido em construir uma solução de financiamento para apoiar os clientes do programa Carbono Bayer, com vistas a melhorar suas práticas agronômicas e reduzir a pegada de carbono.

Para o enfrentamento desses desafios, destaca-se a participação da Embrapa, que envolve três centros de pesquisas nessa parceria público-privada: Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Instrumentação e Embrapa Meio Ambiente. A Empresa possui vasta expertise e lidera, há mais de duas décadas, pesquisas nas áreas de mudanças climáticas globais e agricultura, em sistemas produtivos nos diferentes biomas brasileiros, com relevantes resultados sobre sequestro de carbono no solo.

No projeto de pesquisa desenvolvido com a Bayer, a Embrapa contribui com tecnologias que incluem métodos analíticos inovadores. Assim, deve gerar rigorosas avaliações de ciclo de vida dos sistemas de produção considerando as emissões e remoções em toda a cadeia de produção agrícola, com foco na consolidação do mercado de carbono e descarbonização da economia.

A Embrapa também contribuirá na vertente de Agricultura Digital, com métodos inéditos de modelagem e simulação computacional acoplada a algoritmos inteligentes de última geração, que proporcionarão credibilidade e economia à quantificação do carbono em grande escala. Aliado a isso, todo o trabalho é validado com um olhar independente de um time de experts formado por pesquisadores ligados a instituições renomadas, como Esalq/USP, Unesp, UEPG, UFRGS e UFMG.

Complementam a lista de parceiros a Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto, responsável por nivelar e disseminar informações sobre as melhores práticas de manejo, além de startups e consultorias que tornarão possível cocriar o ecossistema de carbono e potencializar os resultados.

Website: http://www.agro.bayer.com.br



Conectividade elevará produção agropecuária no país

Mato Grosso 31/5/2021 – A conectividade rural pelo modelo telecom contribuiria para o incremento de R$ 47,56 bilhões e R$ 101,47 bilhões para o primeiro e segundo cenários.Desenvolvido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o estudo “Cenários e Perspectivas da Conectividade para o Agro” apresenta cenários para a cobertura de internet no modelo telecom (sinal 2G, 3G, 4G) em um horizonte até o ano 2026.

Um estudo divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aponta que apenas 23% do espaço agrícola brasileiro possui algum nível de cobertura por internet e, mesmo assim, o Brasil consolidou-se como potência agroambiental no cenário mundial. Com a iluminação das áreas rurais ainda sem conectividade, o Brasil passará por grande transformação na forma de produzir no campo e criará novos paradigmas para o setor. As informações traçarão ações inéditas para ampliação da conectividade rural a partir de tecnologias de internet banda larga como o modelo satélite, cabo de fibra ótica e telecom, que inclui a nova geração 5G. Desenvolvido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o estudo “Cenários e Perspectivas da Conectividade para o Agro” apresenta cenários para a cobertura de internet no modelo telecom (sinal 2G, 3G, 4G) em um horizonte até o ano 2026.

Em um primeiro cenário seria aproveitada a capacidade de transmissão de 4.400 torres já existentes no Brasil. Isso permitiria ampliar a cobertura atual de 23% nas áreas rurais para 48% de iluminação de sinal no território agrícola nacional, proporcionando um aumento de 4,5% do Valor Bruto de Produção (VBP). Um segundo cenário compreende a instalação de 15.182 novas torres, que seriam suficientes para suprir uma cobertura final de 90% da demanda de conectividade no campo e traiam um acréscimo de 9,6% no VBP.

Com o VBP projetado de R$ 1,057 trilhão, atualmente, a conectividade rural pelo modelo telecom contribuiria para o incremento de R$ 47,56 bilhões e R$ 101,47 bilhões para o primeiro e segundo cenários, respectivamente.

Carlos César Floriano destaca importância da conectividade

De acordo com o CEO do Grupo VMX Agro, Carlos César Floriano, a garantia da conectividade em áreas estritamente rurais possibilita, além de maior produtividade e geração de riqueza no campo, difusão do conhecimento a partir da prestação de assistência técnica e capacitação online, especialmente, a pequenos e médios produtores. É uma oportunidade, também, de manter o jovem no campo ao proporcionar, cada vez mais, acesso de qualidade a Ater 5.0, modalidade educacional em crescimento no país. “Em empresários do agronegócio recebem esses estudo com muito otimismo, pois dependemos da melhoria da tecnologia para avançarmos em nossos processos produtivos”, afirma Carlos César Floriano.

Para atingir escolas rurais e comunidades longínquas, a conectividade será provida por meio do modelo de satélites geoestacionários. Em parceria com o Ministério das Comunicações, serão conectados em uma primeira fase 156 comunidades e assentamentos rurais distribuídos em 134 municípios de 10 estados, prioritariamente das regiões Norte e Nordeste.

Até o momento, 51 pontos de conectividade já foram instalados em assentamentos dos estados de Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba e Sergipe, levando em consideração aspectos de densidade populacional e índice de desenvolvimento humano (IDH).

A tecnologia satelital permite a comunicação de dados em banda larga a partir de faixa dedicada a essa transmissão com alta velocidade e qualidade para locais remotos e de difícil acesso. É o caso da região amazônica, onde cabo de fibra óptica e antenas não chegam ou sua viabilidade é remota. 

Como alternativa para a interiorização da banda larga no país, outro modelo de conectividade é apresentado como opção pelo Mapa. São os chamados white spaces ou espaços ociosos, que estão disponíveis no espectro da radiodifusão e poderiam ser ocupados por empresas operadoras de rede de internet.

A tecnologia, no entanto, ainda depende regulamentação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que colocou o tema em consulta pública em maio de 2020.

Em outro panorama, no qual a agricultura digital já é realidade, o uso da internet das coisas demanda um sinal de internet 5G para conexão entre coisas (principalmente objetos) e organismos biológicos como é o caso de plantas e animais. Sensores permitem, assim, a captação de informações de componentes de solo, de componentes de plantas e de desempenho animal. Os dados capturados são processados em plataformas e sistemas, subsidiando o produtor na tomada de decisão dentro da porteira, no sistema produtivo; e fora dela, quando a produção vai para o varejo, processamento, indústria, distribuição, até a mesa do consumidor.  

Para começar a ser utilizada no Brasil, a tecnologia 5G aguarda leilão da nova geração de internet, previsto para o segundo semestre deste ano. Enquanto isso, 20 projetos-pilotos serão implementados pelo Ministério das Comunicações, sendo sete deles em áreas rurais. O primeiro já foi inaugurado em Rondonópolis (MT), no último dia 11. As demais instalações estão previstas para as seguintes localidades: Padef (DF), Londrina (PR), Uberaba (MG), Ponta Porã (MS), Rio Verde (GO) , Petrolina (PE), Bebedouro (SP).

A conectividade via fibra óptica também pode atender regiões rurais desde que próximas ao perímetro urbano, já que depende de cabeamento para a conexão de internet. O modelo é considerado de alta performance sendo imune a interferências e falhas de sinal.

Para a implantação de algumas infraestruturas de conectividade, o Mapa atuará em parceria com os entes de governo para disponibilização de linhas de crédito com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), do qual participará do comitê gestor, ainda pendente de regulamentação via decreto.

A conectividade é apenas a infraestrutura para a chegada da internet às comunidades rurais. A partir desse caminho pavimentado outras camadas como aplicações e serviços digitais serão a alavanca para o agro digital. Assim, o desenvolvimento de plataformas e programas de internet das coisas no campo; a integração de bancos e plataformas de dados para prover painéis estratégicos; o desenvolvimento de marketplaces digitais dentre outras aplicações se tornam fundamentais para o segmento.

Website: http://vmxagro.com.br/



Grupo Mater apresenta programa de fidelidade Clube Pro

São Paulo 31/5/2021 – Serviço, que oferece cashback de até 3% a profissionais do segmento, pode ser utilizado em supermercados, lojas e postos de combustível, dentre outros

Clube Pro é o mais novo programa de fidelidade do Grupo Mater. Destinado a eletricistas, arquitetos, técnicos de manutenção, profissionais de serviços, engenheiros, dentre outros, o serviço oferece cashback de compras realizadas, treinamentos, workshops, visitas aos centros de distribuição do grupo e a instalações de fornecedores parceiros, além de promoções e descontos exclusivos.

Para participar do Clube Pro basta o interessado preencher o formulário de inscrição disponível nas duas lojas físicas do grupo, Elétrica Neblina e Elétrica PJ. O profissional já sai da loja com o cartão em mãos, apto a iniciar as compras e acumular benefícios. Importante: o cartão é totalmente gratuito.

São três os níveis do programa: Ouro, Prata e Bronze. E o que definirá a classificação de fidelidade – e o percentual de retorno – serão as compras realizadas pelo período de três meses. Tudo o que o profissional adquirir em ambas as lojas do Grupo Mater gerará cashback de até 3% no cartão Clube Pro.

Os créditos acumulados no cartão Clube Pro poderão ser utilizados em supermercados, lojas e postos de combustíveis, bem como nas próprias lojas Elétrica Neblina e Elétrica PJ. O participante do clube também poderá realizar saques em caixas eletrônicos 24h.

Esta é a primeira fase do programa de fidelidade. O Grupo Mater já está trabalhando para ampliar as vantagens e os benefícios da iniciativa com o objetivo de expandir o vínculo com seus clientes.

Grupo Mater
www.grupomater.com.br

Elétrica PJ Elétrica Neblina
Fone 11-3649-9800 Fone: 11-3619-1600
Whats 11-97542-0420 Whats: 11-94518-8420
eletricapj@eletricapj.com.br neblina@neblina.com.br

Informações para imprensa
Erica Munhoz
F: (11) 99994-1895
munhoz_erica@hotmail.com

Website: http://www.grupomater.com.br



Itaúsa S.A.: Aprovação da cisão da participação na XP e criação da XPart

São Paulo (SP) 31/5/2021 – Itaúsa comunica aos seus acionistas e ao mercado que o Federal Reserve Board (“FED”) manifestou-se favoravelmente em relação à segregação do referido investimento.

ITAÚSA S.A. (“Itaúsa”), em continuidade aos Fatos Relevantes de 4 de novembro de 2020, 30 de novembro de 2020, 1º de fevereiro de 2021 e 28 de maio de 2021, acerca da reorganização societária envolvendo o investimento do Itaú Unibanco Holding S.A. (“Itaú Unibanco”) na XP Inc. (“XP”), comunica aos seus acionistas e ao mercado que o Federal Reserve Board (“FED”) manifestou-se favoravelmente em relação à segregação do referido investimento, conforme deliberado em assembleia de acionistas do Itaú Unibanco em 31 de janeiro de 2021. Aguarda-se, ainda, que tal operação de segregação seja homologada pelo Banco Central do Brasil.

Com a manifestação do FED, implementam-se nesta data a reorganização societária do Itaú Unibanco e a consequente constituição da XPart S.A. (“XPart”), fazendo com que os acionistas do Itaú Unibanco tenham direito ao recebimento de participação acionária na XPart na mesma quantidade, espécie e proporção das ações por eles detidas no Itaú Unibanco, sendo que as ações do Itaú Unibanco e os American Depositary Receipts – ADRs continuarão a ser negociados com o direito ao recebimento de valores mobiliários da XPart até a data de corte (“ex-direito” de recebimento de valores mobiliários da XPart), que, uma vez determinada, será prontamente informada ao mercado.

Com isso, a Itaúsa passa a ter direito a uma participação acionária na XPart equivalente à que detém no Itaú Unibanco, ou seja, 37,32% e, consequentemente, uma participação no capital total da XP de 15,12%.

Em complemento ao fato relevante da Itaúsa de 28 de maio, caso a incorporação da XPart pela XP fosse implementada na presente data, considerando a quantidade atual de ações em circulação do Itaú Unibanco, a relação de troca seria a seguinte: 43,17 ações da XPart por 1 ação Classe A ou Brazilian Depositary Receipts – BDR da XP. A relação de troca definitiva e os demais desdobramentos da incorporação da XPart pela XP serão informados ao mercado e aos investidores oportunamente.

São Paulo (SP), 31 de maio de 2021.

 

ALFREDO EGYDIO SETUBAL

Diretor de Relações com Investidores

Website: https://www.itausa.com.br/



Cinco tendências do e-commerce para o segundo semestre

31/5/2021 – Por conta da pandemia causada pelo coronavírus as pessoas precisam respeitar as determinações do isolamento social. Desse modo, o comércio eletrônico continua crescendo e deve trazer algumas mudanças no segundo semestre.

O ano de 2020 foi atípico para muitos, mas mesmo em meio à pandemia as vendas on-line no Brasil cresceram quase 74%. Destacaram-se as categorias equipamentos e materiais para escritório e informática, que representaram 42% do total de vendas, seguidas por móveis e eletrodomésticos, com 26%, e vestuário em terceiro, com 12%, de acordo com dados divulgados pela ABComm e Compre&Confie.

Esses números são resultado do isolamento social e de as empresas terem adaptado suas vendas ao “novo ambiente”. Desde o início da pandemia, mais de 135 mil lojas iniciaram as vendas pelo e-commerce para se manterem no mercado. Assim, o ano de 2021 pode mudar o cenário do e-commerce. Ao que tudo indica, o comércio eletrônico vai continuar subindo. Portanto, é preciso conhecer algumas possíveis novidades no setor.

1 – Voice Commerce (comércio por voz)

Tecnologias de assistente virtual já permitem marcar um item na lista de compras do mercado, por exemplo. Em locais já é possível comprar apenas conversando com o aparelho celular, com a Alexa ou o Google Home. Nos Estados Unidos, um em cada quatro usuários, no mínimo, compraram via comando de voz, de acordo com uma pesquisa realizada pelo eMarketer. A tendência é que a compra por voz se torne cada vez mais cotidiana.

2 – Omnichannel

Ao expandir o conceito de multicanal, chega-se ao omnichannel, por meio do qual o consumidor não sente diferença entre os canais de venda, suprindo suas necessidades, independentemente de onde, quando ou por qual meio. É necessário criar uma percepção positiva da experiência do usuário, colocando o consumidor como foco das atenções.

3 – Concentração do mercado

Apenas 17 empresas representam 85% do comércio eletrônico no Brasil (SEMrush, 2020). A capacidade de investimento, o conhecimento acumulado ao longo dos anos de existência e a economia de escala diminuindo os custos tornam a competição com as grandes empresas quase impossível hoje em dia, mas, ao focar o negócio em algum segmento específico, a tendência é se aproximar do cliente (fidelizando e gerando recorrência) e, com isso, aumentar a margem de lucro. Lojas de nicho continuarão existindo em conjunto com os grandes players, atendendo aos consumidores de forma mais próxima.

4 – Pagamentos digitais

Este ponto está diretamente ligado ao comércio eletrônico, pois sem ele a compra não acontece. É importante que o lojista se atente aos meios de pagamento, uma vez que a diversificação de métodos evita o abandono de carrinho. Algumas modalidades de pagamento em alta são carteiras digitais, pagamento por aproximação, QR Code e PIX. Nos três primeiros meses de 2020, houve aumento de 36% nas compras por aproximação. Existem, ainda, diversos programas de cashback, em que o usuário se cadastra e recebe um percentual de volta em sua conta).

5 – Inteligência artificial no e-commerce

Com vitrines de recomendação personalizada para cada usuário com base no histórico de busca e pesquisa. Além disso, os chatbots de atendimento, como a Lu da Magazine Luiza e Bia do Bradesco, estão sempre aprimorando e entregando resultados “humanos” de interação com o cliente – assim trazem agilidade e eficiência na resolução de problemas que o consumidor pode ter.

É imprescindível que os lojistas que queiram se manter no novo ambiente se adaptem às novas práticas de mercado e saibam se atualizar constantemente.

* Por Fábio Pereira, executivo de e-commerce no Brasil e membro da diretoria de varejo da ABComm 



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