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Do SMB à expansão internacional, Apdata espera forte crescimento nos próximos anos

Nesta entrevista Manoel José da Rocha, Vice-presidente da Apdata, uma das maiores empresas de sistema de RH genuinamente brasileira, fala sobre as complexidades do mercado de sistemas de recursos humanos no Brasil.

Destaca que a empresa não foi pega de surpresa pela transformação digital e cloud, já que há muitos anos já fornece serviço remoto de acesso a folha de pagamento. Com mais de 400 funcionários diretos, sendo parte desse número alocado internamente em diversas empresas, se posiciona como “a companhia de desenvolvimento de sistemas que mais entende a complexa legislação de RH no Brasil”.

Seus planos para os próximos anos vão da entrada no mercado SMB – Small and Medium Business, ou Pequenas e Médias Empresas (PME) -, à expansão internacional e pretende estar em todos os países da América Latina, Espanha e Portugal na Europa, Canadá e Estados Unidos na América do Norte.

Veja agora a entrevista e deixe seus comentários.


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Moovit e Secretaria Municipal dos Transportes firmam parceria durante a Semana da Mobilidade, em São Paulo

Código promocional para passageiros do Moovit Carpool vai dar desconto de R$ 30,00 

O Moovit, aplicativo de mobilidade urbana, e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), ligada à Prefeitura de São Paulo, anunciam parceria para incentivar ​​o transporte…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…coletivo e compartilhado na capital da Semana da Mobilidade, que será realizada até 23 de setembro.

O acordo prevê uma série de ações de para engajar os paulistanos a usarem melhor o transporte urbano, como o lançamento de um código promocional (“CARONASP”), que dará R$ 30,00 de desconto (sendo R$ 8,00 por viagem) para os passageiros do Moovit Carpool, ferramenta de carona solidária dentro de cidades – por enquanto disponível na capital paulistana.

Haverá ainda uma campanha com peças publicitárias que estarão espalhadas em 29 terminais rodoviários da capital, como Terminal Pinheiros, Terminal Lapa e Sacomã, com mensagens sobre as vantagens das caronas compartilhadas para se chegar mais rápido ao destino (abaixo), além do envio de mensagens push (notificação) aos usuários do aplicativo, com a agenda as atividades que serão realizadas na capital em torno da Semana da Mobilidade.

Outra iniciativa será a inclusão do planejador de viagens do Moovit no site oficial da Semana da Mobilidade
(​​semanadamobilidade.prefeitura.sp.gov.br), permitindo consultar tanto do celular quanto do desktop os melhores trajetos usando o transporte público em mais de 100 cidades brasileiras.

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Vivendo de forma segura no mundo digital

* Por Anthony Giandomenico

Nos últimos meses, os noticiários estavam cheios de reportagens sobre cibercriminosos usando diferentes tipos de ataques para desativar dispositivos ou redes, roubar informações ou sequestrá-las para cobrar um resgate. De acordo com o Relatório de Ameaças do segundo trimestre de 2017, foram documentados cerca de 184 bilhões de vulnerabilidades totais. Enquanto a maioria desses ataques visava grandes redes comerciais, também havia um aumento significativo em ameaças e informações direcionadas a dispositivos de usuários individuais.

Alguns desses ataques, como o sequestro de páginas do Facebook, são frequentemente usados para coletar informações pessoais dos usuários e seus amigos online como parte de uma operação de roubo de identidade. Ao mesmo tempo, vimos um aumento nas aplicações maliciosas que imitam sites legítimos, como bancos, prestadores de serviços de saúde ou outros serviços que são usados pela internet. Esses ataques são projetados para roubar suas informações pessoais e financeiras.

Durante o último trimestre, também vimos o crescimento contínuo de ataques de tipo ransomware destinados a hospitais ou instituições de serviços financeiros, mas também vimos um enorme aumento dessas ameaças para usuários individuais. A maioria dos ataques de ransomware são enviados como um arquivo mal-intencionado anexado a um e-mail. Uma vez que é inserido e ativado, o ransomware pode criptografar o disco rígido e reter a informação, em troca do pagamento de um resgate.

Também surgiu uma nova família de ataques que visa uma ampla gama de dispositivos conectados em casa, como consoles de jogos, TVs inteligentes, câmeras de segurança digitais e até dispositivos inteligentes que se conectam através do sistema Wi-Fi doméstico. Os cibercriminosos atacam esse tipo de dispositivo com o objetivo de controlá-los remotamente, coletando suas informações ou instalando códigos maliciosos que lhes permitem adicionar milhões de dispositivos comprometidos semelhantes a uma grande arma cibernética conhecida como botnets, que pode ser usada para gerar enormes volumes de tráfego que saturam e extinguem as redes de empresas online escolhidas como alvo do ataque ou que paralisam o tráfego da Internet.

O que podemos fazer sobre isso? Aqui estão quatro recomendações que podem ser implementadas imediatamente para tornar a experiência online mais segura.

Controlar as redes sociais
Os cibercriminosos criam páginas ou contas falsas e, em seguida, enviam pedidos de amigos cujo objetivo é roubar informações ou transformá-las em um link que leva a sites infectados. Verifique sempre a página de informações pessoais da pessoa que envia o pedido: quando foi criado, ano em que você se formou na faculdade ou começou a trabalhar ou se reconhece as fotografias ou exibe apenas fotos que pareçam ter sido baixadas de um banco de imagens. Se a pessoa que envia o pedido de amizade é alguém que conhece, verifique se eles têm amigos em comum. Verifique suas informações pessoais, em caso de dúvida, entre em contato direto para descobrir se a pessoa criou um novo perfil, caso contrário sua conta pode ter sido sequestrada ou duplicada.

Verificar Transações Online
A primeira coisa a lembrar é que os bancos nunca enviam pedidos para revisar contas ou pedir verificações de senha. Esses pedidos, seja online ou via e-mail, podem ser ignorados ou excluídos. Se você receber um e-mail ou uma página do navegador com um link em anexo, você sempre deve verificar o URL do site antes de inseri-lo. O endereço deve começar como um endereço real: www. (O nome do banco) .com, o logotipo está correto? A gramática é boa e não tem erros de ortografia? Em caso de dúvida, você deve entrar diretamente no site oficial do banco ou ligar para a instituição financeira para garantir que o pedido seja legítimo.

Inspecionar E-mail
A maneira mais comum para que os usuários baixem um software malicioso ou malware em seus sistemas é através de um anexo de um e-mail. Esta é a regra: você NUNCA deve clicar em um anexo ou um link para uma página da Web que vem em um e-mail de alguém que não é conhecido, que não tenha sido solicitado ou não parece totalmente legítimo.

Atualizar dispositivos
Isso é muito importante, mas também pode exigir maior esforço e trabalho. É aconselhável fazer um inventário dos dispositivos de casa que estão conectados à Internet, como telefones, TVs, câmeras de segurança, roteadores e/ou pontos de acesso sem fio. Em seguida, pesquise on-line para ver se há vulnerabilidades que os afetam ou patches, para garantir que os dispositivos e aplicativos estejam trabalhando com os últimos patches e versões de seus sistemas operacionais.

Agora vivemos num mundo digital e o cibercrime faz parte desta nova realidade. Todos aprendemos a bloquear nossos carros, colocar fechaduras de segurança em nossas portas, olhar os dois lados antes de atravessar uma rua e evitar becos escuros durante a noite. É hora de desenvolver os mesmos hábitos quando navegamos em ambientes digitais. Como no mundo físico, não podemos estar 100% seguros, mas se somos um pouco mais cautelosos e incluímos mais segurança nas ferramentas e aplicações que usamos e desenvolvemos, o mundo digital em que vivemos será muito mais seguro.

* estrategista Sênior de Segurança da Fortinet

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99 dá descontos de 25% durante a Semana Nacional de Mobilidade em São Paulo

Benefício tem limite de R$ 15,00 por corrida e é válido apenas para chamadas iniciadas próximas a estações de metrô, trem e terminais de ônibus

A 99, startup nacional de mobilidade urbana, oferece descontos de 25% aos passageiros durante a Semana Nacional de Mobilidade, promovida pela Prefeitura de São Paulo entre os dias 18 e 25 de setembro. O benefício é válido para corridas iniciadas nas…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…proximidades de estações de Metrô e da CPTM e terminais de ônibus da cidade da capital paulista.

“Com essa iniciativa, queremos que as pessoas deixem o carro em casa e utilizem a 99 como um complemento ao transporte público de uma forma rápida, barata e segura”, aponta Ana Guerrini, Gerente de Políticas Públicas e Pesquisa da 99. “Queremos contribuir para o uso racional de diferentes modais, reduzindo o tempo do usuário no trânsito”.

Para aproveitar o desconto, o usuário precisa acessar as opções de pagamento do aplicativo, tocar na opção “Inserir Cupom de Desconto” e digitar o código “SPSEMTRANSITO”, sem as aspas. Ao clicar no botão “Confirmar”, o sistema habilita o cupom de 25% de desconto (com limite de R$ 15 por corrida).

Ao todo, cada passageiro pode utilizar o desconto 16 vezes (dois cupons por dia), da 0h do dia 18/09 até às 23h59 de 25/09. As corridas só serão válidas para corridas iniciadas a um raio de 250 metros das estações de Metrô e da CPTM além de terminais de ônibus da cidade de São Paulo. O pagamento é feito apenas por cartão cadastrado no aplicativo ou PayPal.

Organizada pela Prefeitura de São Paulo, a Semana Nacional de Mobilidade conta com dezenas de debates e eventos que vão tratar sobre segurança no trânsito, qualidade do transporte público e redução de acidentes de trânsito. A 99 participa como parceira oficial do evento.

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Aplicativos e soluções democratizam o acesso a serviços de saúde, transporte, segurança, educação e até alimentação

“São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, (e) a assistência aos desamparados”, é o que prevê o Artigo 6º da Constituição Federal brasileira. Na prática, infelizmente, poucos têm acesso aos recursos que garantam essas necessidades, nem mesmo quando…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…dispõem de condições financeiras para tal. O acesso, em muitos casos, é dificultado por questões de tempo e localização, por exemplo.

Os recursos da internet e de outros campos da tecnologia, porém, vêm facilitando o antes complicado percurso rumo ao pleno atendimento. Confira alguns exemplos de aplicativos e soluções que baseiam suas atividades em melhorar o dia a dia das pessoas ao fornecer serviços básicos de qualidade.

Farmácias e programas de desconto em medicamentos
Emergências relacionadas à saúde podem acontecer a qualquer hora e lugar. Saber onde conseguir determinado medicamento, independentemente da localização, é uma facilidade que o app gratuito GoPharma oferece aos seus usuários. Com ele é possível não apenas saber onde estão as farmácias mais próximas, mas também qual o estabelecimento tem a maior probabilidade de ele achar o produto que está sendo buscado. Após analisar a distância e o tempo levado para checar à farmácia, o usuário é quem decide onde ele vai comprar o seu remédio. O app também possibilita ao comprador identificar e participar de programas de descontos da indústria farmacêutica, benefícios que acabam deixando o valor final mais em conta. Disponível para Android e iOS.

Segurança monitorada e compartilhada
O projeto Vigilância Solidária, da Tecvoz, consiste em unir os moradores e conscientizá-los que a solidariedade entre os vizinhos, no quesito segurança, é uma ferramenta de policiamento preventivo. O funcionamento depende da integração e comunicação dos moradores. Caso alguém perceba algo incomum na região, deve avisar seus vizinhos e acionar a polícia militar. O sistema conta com tudo o que há de mais atual na tecnologia: câmeras IP de alta resolução que efetuam o envio das imagens diretamente para a plataforma na nuvem da Tecvoz, garantindo disponibilidade imediata e múltiplos acessos simultâneos. Acesse o site a conheça.

Doação de alimentos que estão sobrando
Reduzir o desperdício de alimentos pela metade até o ano de 2030 é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aprovados pelas Nações Unidas em 2015 – atualmente, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de comida é desperdiçada mundialmente a cada ano. Com isso em mente, o aplicativo Copia foi criado a fim de aproximar quem tem comida sobrando com quem realmente vai utilizá-la. O app já recuperou mais de 360 toneladas de alimentos que seriam descartados, o que proveu comida a cerca de 690 mil pessoas. Por enquanto, o Copia atende apenas regiões da Califórnia, nos Estados Unidos, mas deve crescer em breve. Conheça a proposta no site.

Carona compartilhada e econômica
A plataforma líder mundial quando o assunto é a partilha do automóvel funciona ao juntar condutores que têm lugares livres no carro com passageiros à procura de uma forma alternativa e mais barata de viajar. Com mais de 35 milhões de usuários em todo o mundo, o BlaBlaCar promove o encontro entre “companheiros de viagem” para que dividam os custos do trajeto. Segundo estimativas da própria empresa, é possível economizar até 70% no valor de uma viagem. Baixe para Android e iOS.

Plataforma de sala de aula virtual
Uma sala de aula digital, com todos os recursos que a mídia oferece. Esse é o conceito que norteia a plataforma Edmodo. Por meio de recursos intuitivos e armazenamento ilimitado, os educadores podem criar grupos rapidamente, atribuir lições de casa, agendar testes, gerenciar progressos, entre outras funcionalidades. A integração completa ao Google Apps for Education, ao Microsoft Office e ao OneNote também facilita o processo para alunos e professores, que não precisam mais lembrar de várias senhas ou clicar fora da plataforma para acessar suas contas.

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Quatro sinais de que seu smartphone requer um cuidado especial

Os brasileiros conferem o celular 78 vezes diariamente. É o que diz uma pesquisa realizada com 2 mil pessoas entre 18 e 55 anos pela consultoria Deloitte. Com tanta intensidade no uso, é necessário que o aparelho…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…esteja apto a cumprir as necessidades dos usuários. Por isso, aqueles que apresentam lentidão ou outros problemas, talvez não sirvam mais para aguentar o tranco do cotidiano.

Mas quando é a hora certa de levar ao suporte técnico? José Alves Braga Neto, especialista em tecnologia e fundador da plataforma nerd2.me, startup que funciona como um Uber dos técnicos de TI, explica como saiber identificar:

Travamento
Memória insuficiente por excesso de apps e arquivos armazenados, interferência no sistema operacional por programas como Root (Android) e JailBreak (IOS), atualizações de apps, vírus, programas rodando em segundo plano ou no fundo de tela, como por exemplo, papéis de parede animados, são algumas das razões para que seu dispositivo deixe de funcionar repentinamente. Esses são alguns dos principais motivos para resolver levar o objeto a um especialista que o deixará como novo.

Bateria não dura
Hoje em dia o telefone não serve apenas para realizar ligações, mas também para tirar fotos, fazer vídeos, ouvir música, atualizar as redes sociais e se comunicar por mensagens com a lista de contatos. Tudo isso exige bastante da bateria. Aprender com um especialista a manter seu celular funcional e gerenciar o consumo de energia desligando configurações de Wi-Fi, Bluetooth e GPS, atualizações frequentes, redução de brilho da tela e widgets são soluções mais baratas do que substituí-lo.

Desliga sozinho
Algumas causas desse problema podem ser excesso de calor, conflitos de hardware ou software ou ainda peças mal encaixadas. Outro sintoma é quando o aparelho não carrega, mesmo estando horas ligado à tomada, pode ser resolvido simplesmente com a troca do cabo do carregador ou com a limpeza da entrada da fonte de energia.

Comportamento estranho
Não é incomum ver donos de smartphones perdendo a cabeça com seus aparelhos. Muitas pessoas chegam a ‘maltratar’ fisicamente seu celular quando ele começa a ter um comportamento ‘rebelde’: programas às vezes não abrem, param do nada, não atualizam e até reiniciam o smartphone tornando praticamente impossível usá-lo. A nerd2.me oferece um atendimento de apenas 15 minutos por celular, whatsapp ou e-mail por um valor acessível e abaixo do mercado, em que seria possível resolver essa questão.

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Cibersegurança e as boas práticas de gerenciamento no mercado brasileiro

* Por Cristina de Fiori

Hoje não se discute mais se a sua empresa sofrerá um ataque virtual, mas sim quando isso acontecerá. Os riscos cibernéticos vieram para ficar. Com o uso cada vez mais…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”] …corrente dos canais digitais, as empresas se tornam alvos altamente expostos às ações de diversas características e naturezas.

O WannaCry elevou o tópico ‘segurança digital’ no ranking de preocupações executivas, afetando mais de 230 mil sistemas ao redor do mundo por meio de técnicas de phishing, como empresas, serviços de saúde, operadoras de telecomunicações, empresas de transporte, organizações governamentais, bancos e universidades, causando um prejuízo de dezenas de milhares de dólares. Mais recentemente, o Petya, outro ransomware, afetou não só os países europeus, e impactou também o Hospital do Câncer de Barretos.

Muitas empresas se enganam ao achar que o seu business não é atrativo o bastante para sofrer ameaças, mas as pesquisas revelam que não existe atividade que não seja sedutora aos vários perfis de agentes criminosos. A motivação deles é variada e extensa, visando à obtenção do acesso a informações de clientes, banco de dados, plano de negócios, senhas e propriedade intelectual.

Existem inúmeros tipos de malwares na prateleira dos hackers: phishing, ransomware, spyware, worm, vírus encaminhados com spams, entre outros. A lista evolui constante e rapidamente, o que requer, como primeira ação, a conscientização de todos os colaboradores sobre, por exemplo, a importância de não abrir e-mails de destinatários desconhecidos ou links e arquivos anexos que pareçam suspeitos. Esses descuidos, aliás, entram no guarda-chuva de ‘ameaças internas’, em que o risco parte de dentro da própria organização, incluindo ainda os ataques propositais, como vazamento de dados.

O desenvolvimento dessa cultura de mitigação de riscos é fundamental, assim como outras formas de recursos para evitar essas situações: criptografia de dispositivos tecnológicos, testes de phishing, melhoria de controle de SPAM, dupla autenticação de senhas para acesso a redes, controle efetivo e rigoroso de acessos e atualização de aplicativos e firmware. Trata-se de um trabalho conduzido por vários departamentos, envolvendo, naturalmente, a área de tecnologia, mas também risco e compliance e outras, dependendo do caso.

Importante mencionar ainda que um programa de cibersegurança efetivo compreende tópicos como governança, compliance, consultoria de risco, segurança de software, gestão de segurança de rede, educação e conscientização dos colaboradores, continuidade do negócio e recuperação de desastres. Também envolve identificação dos dados (quais são, onde estão e como estão protegidos), monitoramento de segurança, governança de identidades e acessos e, dependendo do tipo de empresa, governança global.

Algumas análises podem ainda fazer com que a empresa inteira tenha um entendimento comum sobre ameaças e adversários, assim como estabelece as camadas necessárias para evitá-los ou como se defender, definindo um programa de segurança da informação, política e processos bastante abrangentes, que devem ser ajustados e melhorados continuamente.

Não à toa, a ANBIMA publicou em 3 de agosto de 2016 um Guia de Cibersegurança, com o objetivo de citar práticas efetivas para orientar a implantação de um programa efetivo de segurança cibernética, contribuindo para o aprimoramento da segurança digital no mercado financeiro e de capitais do Brasil. A proposta não é a de exaurir o que pode ser feito em relação ao assunto, mas, antes de tudo, ser um norte para que as instituições possam se programar e se proteger contra estas ameaças que colocam em risco toda a estrutura do negócio.

Dessa forma, muitas instituições aderentes à ANBIMA já estão se adequando e definindo sua política de cibersegurança e procedimentos relacionados, de segurança preventiva ou corretiva. Além disso, está em tramitação o Projeto de Lei 5.276/2016, que dispõe sobre a privacidade de dados e estipula, dentre outros assuntos, a necessidade da proteção dos dados pessoais, medidas de segurança para protegê-los e o que deve ser feito em caso de vazamento. Todo esse cenário já tem se traduzido em ações práticas. Cerca de 40% das empresas listadas da Bolsa de Valores, por exemplo, já incluem em seus relatórios informações sobre investimentos em segurança digital.

As empresas globais já vêm se adiantando e se adequando a esse cenário, garantindo segurança e conferindo tranquilidade aos seus clientes. É nítido o movimento do mercado em se preparar e proteger de forma adequada, seja pela forma de autorregulação ou por iniciativas corporativas internas, ainda que as ameaças desse setor sejam contínuas e evoluam rapidamente.

* Cristina Maria de Fiori é Gerente de Compliance e do Jurídico na Claritas Investimentos.

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Inovações para o varejo são apostas de startups para alavancar o negócio

Cresce o número de startups que oferecem soluções para tirar o varejo da crise

De acordo com o Liga Insights Retail – levantamento realizado pela aceleradora Liga Ventures –, existem hoje mais de 215 startups de varejo no Brasil. Essas novas empresas oferecem…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…soluções inovadoras que podem ajudar a reverter a crise do varejo físico – que teve queda de 4,5% nas vendas só em 2016 – e vem pautando a necessidade de inovação do setor.

Um desses exemplos é a Menu.com.vc – marketplace que conecta a indústria alimentícia ao mercado de restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes. A startup foi acelerada pela InoVativa Brasil e pela Liga Autotech, programa de aceleração por verticais temáticas da Liga Ventures (liga.ventures) e já recebeu mais de R$ 1 milhão de um grupo de investidores do setor.

Inovação para o varejo = crescimento
A plataforma da Menu.com.vc foi criada em 2016 pelos empreendedores Leonardo Almeida e Gustavo Penna e tem como objetivo otimizar o processo de compra dos comerciantes, tornando rápido e eficiente o abastecimento de estabelecimentos, como bares e restaurantes.

O marketplace permite que pequenas e médias empresas comprem os mais diversos produtos diretamente da indústria – reduzindo o tempo com cotações e visita a distribuidores. Os produtos saem direto do estoque da indústria para o restaurante e são entregues em menos de 24h.

“Nossa ideia é fazer com que os comerciantes negociem diretamente com os fornecedores – sem intervenção de intermediários – o que possibilita preços mais baixos e melhores condições de compra. Para a indústria também há vantagens, pois por meio da plataforma é possível alcançar mais clientes, além de reduzir os gastos com frete, já que o marketplace permite dividir a entrega com outras empresas”, explica Leonardo Almeida, CEO da startup.

A startup cresce aceleradamente e está avaliada em mais de R$ 20 milhões. Atualmente, a plataforma conta com mais de 60 indústrias que atendem 3 mil comerciantes e a meta é atingir 10 mil estabelecimentos até o fim do ano.

Aceleração de startups do setor
A Liga Ventures, aceleradora focada em gerar negócios entre startups e grandes corporações, lançou a Liga Retail – o primeiro programa de aceleração de startups do Brasil totalmente focado em prospectar, selecionar e acelerar startups de varejo e consumo em conjunto com grandes empresas do setor.

A Liga Retail vai selecionar startups ligadas aos mercados de varejo e consumo que passarão por um programa de aceleração de quatro meses em São Paulo. Durante o período, as startups poderão explorar oportunidades de negócios com as grandes empresas participantes, ter acesso a mentorias com executivos do setor e com a rede de mentores da Liga Ventures, além de um amplo networking com potenciais parceiros e investidores. Nenhuma contrapartida em participação societária ou propriedade intelectual é exigida das startups aceleradas. As startups interessadas e que possuam sinergia com o setor podem se pré inscrever pelo site liga.ventures/retail/

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Smartphone impulsiona automação no comércio e indústria

Tornar processos mais eficientes, inovar perante a concorrência, oferecer mais qualidade e aumentar a produtividade tem sido metas seguidas pelas empresas de comércio e serviços para ganhar a atenção de mais consumidores. O modo como as ferramentas e aplicações tecnológicas facilitam as rotinas do comércio tem ajudado empresas e clientes a ganharem facilidades e rapidez.E a evolução começa a partir do smartphone.

O consumidor relaciona a automação diretamente à tecnologia e inovação. É o que mostra o estudo “Diagnóstico da automação no Brasil”, realizado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com o apoio metodológico da GfK Brasil. Dos 2.003 consumidores entrevistados – acima de 18 anos, das classes A, B e C – 69% deles possuem smartphones que os auxiliam em várias atividades diárias. E um dado interessante é que 36% deles aproveitam os aplicativos de lojas, tanto do atacado quando do varejo, para orientarem suas compras.

A conexão à internet está cada vez mais relacionada ao smartphone, mas também é identificada dentro das residências, onde 42% delas já afirmam possuir Smart-TVs.

Perfil identificado
O estudo aponta que o setor de comércio e serviços possui automação nos sistemas de gestão do ponto de vendas e de estoque, além de proporcionar mais proximidade com os clientes. Das 2.169 empresas de comércio e serviços já entrevistadas, 65% investiram em canais de relacionamento com os clientes e 25% delas já conseguem identificar as características do perfil dos seus consumidores.

Com periodicidade trimestral, o estudo analisa a influência dos recursos tecnológicos no comportamento do consumidor e como esse fenômeno alterou a interação entre ele, empresas e produtos. A apuração é realizada em todas as capitais do país para uma visão detalhada da adoção e impacto da automação.

Inovação e produtividade
Para o setor supermercadista, os resultados podem direcionar as estratégias para atendimento de demandas com a agilidade que o varejo necessita. “A adoção dos novos recursos proporcionados pela tecnologia orienta empresas à inovação e ganhos de produtividade; já o consumidor, assume uma nova relação com o varejo e vivencia novas experiências que lhe dão mais qualidade de vida”, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

O estoque tem sido outra preocupação das empresas de comércio e serviços, já que a administração correta dos itens disponíveis evita perdas e valoriza o capital investido. Por isso, 37% das empresas entrevistadas adotaram a leitura ótica para gestão do estoque.

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Dia Nacional do Teatro: ir a adaptações teatrais de livros pode ajudar aluno no Enem e vestibular

Para os vestibulandos, tudo o que puder auxiliar na hora da prova é válido – portanto, é uma boa estudar por meio de aulas, resumos, filmes e, até mesmo, peças teatrais. Nesta terça-feira, 19 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Teatro, expressão artística que frequentemente se vale do conteúdo de obras literárias tradicionais para compor suas peças, seja através de adaptações fiéis, seja fazendo alterações na história original.

Como os vestibulares cobram conteúdo de muitos destes livros, conferir uma adaptação teatral pode ser uma experiência agregadora de estudo que, inclusive, pode fazer a diferença no momento de resolver… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…uma questão de Literatura do Enem ou do vestibular. De acordo com Priscila Câmara, professora de Literatura e Gramática do Stoodi, plataforma de estudo a distância, assistir às peças teatrais pode funcionar como uma revisão e complementar a preparação para o vestibular, além de aliviar a tensão do dia a dia de estudos.

“Estudar por meio do teatro ajuda, mas também não adianta apenas assistir às peças. O ideal é que o aluno leia o livro inteiro, estude e leia as resenhas críticas, para que os filmes e peças relacionadas à literatura funcionem com um ‘algo a mais’ na preparação. Até porque, muitas peças fazem alterações nas obras originais. Por isso, é sempre bom observar se a adaptação é fiel ao livro e confirmar o conteúdo com um professor”, explica.

Nos vestibulares mais concorridos do país, possuir este diferencial mencionado pela professora pode ser o fator decisivo quando o assunto é a aprovação. A Fuvest, por exemplo,cobra dez livros na prova deste ano. A boa notícia é que muitos deles foram adaptados para o teatro: Iracema, de José de Alencar; Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; O Cortiço, de Aluísio Azevedo; As Cidades e as Serras, de Eça de Queirós; Vidas Secas, de Graciliano Ramos; Minha Vida de Menina, de Helena Morley; Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade; Sagarana, de Guimarães Rosa e Mayombe, do escritor sul-africano Pepetela.

Se existe alguma dúvida sobre como esse conteúdo será transmitido, a professora esclarece, “Geralmente a Fuvest apresenta os trechos do livro e pedirá para que o aluno resolva uma questão de gramática ou ortografia”. Para Priscila, assistir às peças faz com que o aluno entre em contato com pontos primordiais para o entendimento da obra, como enredo, personagens e contexto. “É possível observar também qual o tempo, se é cronológico ou psicológico, se há digressões. Este tipo de mudança pode ser identificada se houver uma variação brusca na luz ou alguma marcação como esta. No entanto, há coisas que ficam mais difíceis identificar. Os tipos de narradores, por exemplo, é menos provável que haja essa figura entre os participantes da peça”, orienta.

O vestibulando Vinícius Fernandes, de 19 anos, identificou-se tanto com esse formato que decidiu prestar vestibular para Artes Cênicas, na Fuvest. Ele conta que, recentemente, assistiu a uma adaptação de Vidas Secas que o ajudou a entender melhor o contexto histórico onde a história transcorre. “Ir neste tipo de peça facilita o entendimento do livro que, muitas vezes, tem uma linguagem mais complexa do que aquela que é apresentada no palco. Acho super válidas estas formas alternativas de estudar, principalmente para o Enem, que cobra do aluno um conteúdo menos formal”, conclui.

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Plataforma digital une paciente e médico por geolocalização

Vida Class foi criada com o intuito de diminuir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecer mais opções para milhões de brasileiros que não possuem convênio médico

O Brasil atualmente abriga cerca de 160 milhões de pessoas que não possuem convênio médico e dependem 100% da saúde pública. Este cenário tornou possível o nascimento da plataforma Vida Class, que está no mercado para unir o paciente e o médico por geolocalização.

Com a proposta de oferecer acesso a serviços de saúde a preços competitivos para essa população que não possui convênio médico, a Vida Class disponibiliza…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…serviços das mais diversas especialidades, bem como exames de imagens e laboratoriais, sem que o usuário tenha que pagar qualquer mensalidade ou uma taxa de adesão. O cliente só paga uma taxa administrativa quando efetivamente adquirir uma consulta ou um procedimento.

Para Vitor Moura, CEO da startup, a criação da Vida Class também ajuda a diminuir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS), onde a população chega a esperar até seis meses para agendar uma consulta ou exame. “Você passa de meses a anos para ser atendido e enquanto isso acontece, as doenças estão se agravando e esses brasileiros são esquecidos e morrem nas filas. Portanto, dar acesso rápido a um exame e uma consulta acelera diagnóstico”, alerta o CEO, dando ênfase ao impacto social que a Vida Class gera.

Por oferecer serviços médicos a preços acessíveis para o paciente, a Vida Class torna a saúde democrática, popular, no qual o indivíduo é cada vez mais empoderado e decisor de suas próprias escolhas. É uma relação win-win em que paciente e médicos são beneficiado pela velocidade no serviço, agendamentos em tempo real, diminuição da usual burocracia brasileira, antecipação de diagnóstico e facilidade no pagamento/recebimento.

A plataforma funciona pelo site ou por meio de um aplicativo. “O usuário realiza o cadastro de forma gratuita, e pode fazer a busca pelo serviço que precisar: consultas médicas ou exames à sua escolha e ainda com filtro por preço ou proximidade”, diz Vitor. São, ao todo, três diferentes serviços: agendamento de consultas, agendamento de exames e descontos em farmácias por intermédio do Vida Class Farma, (atualmente em mais de 22 mil farmácias em todo o país, com descontos de até 60% em 95% dos medicamentos comercializados no Brasil). Para este serviço, é necessário aderir a uma mensalidade de R$ 7,99, que tem como contrapartida um bônus mensal de R$ 8,00 nos celulares pré-pagos.

Com mais de 10 mil parceiros cadastrados, para consultas e exames, a expectativa da startup é aumentar para 50 mil o número de prestadores e 500 mil usuários cadastrados até o final de 2018. A Vida Class realiza todas as suas transações a partir do site (www.vidaclass.com.br/) ou pelo próprio aplicativo disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play. “A nossa ideia é fazer com que toda a população brasileira se beneficie de ótimos serviços, como os oferecidos em clínicas particulares, com o diferencial do preço acessível”, finaliza Vitor.

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Os 40 anos são os novos 30 para a mulher? Isso não vale para fertilidade

* Por Dr. Edson Borges Jr

O congelamento de óvulos é a técnica reprodutiva mais procurada por mulheres que desejam ter filhos, mas pretendem adiar a gestação. Muitas buscam, antes de tudo, a realização profissional e a independência financeira. Outras pretendem no futuro fazer uma “produção independente.”

O congelamento de óvulos é a técnica reprodutiva mais procurada por mulheres que desejam ter filhos, mas pretendem adiar a gestação. Muitas buscam, antes de tudo, a realização profissional e a independência financeira. Outras pretendem…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…no futuro fazer uma “produção independente”.

Vale lembrar também que o congelamento de óvulos leva a mulher a um nível de igualdade com os homens sobre o momento ideal para ter filhos. Como a fertilidade do sexo masculino é mais longa (geralmente só congelam o sêmen por questões de saúde), a idade para ter um filho não costuma ser um problema para eles. Enfim, com o congelamento dos óvulos, elas passam a ter o direito de escolher o melhor momento para ser mãe sem pressão social, familiar ou profissional.

No entanto, atenção: os óvulos envelhecem. Com isso, claro, cai a qualidade.

Todos os óvulos da mulher já estão “prontos” antes de seu nascimento. A partir daí existe uma diminuição progressiva do número de gametas. Os números são impressionantes. Após a menarca (início dos ciclos menstruais), o organismo da mulher “gasta” cerca de 1.000 óvulos por mês, havendo uma diminuição importante, tanto na quantidade quanto na qualidade, após os 35 anos.

Por isso, é importante que a mulher nessa situação procure um especialista, que vai avaliar sua reserva ovariana, principalmente quando fatores hereditários apontam para a menopausa precoce.

A taxa mensal de fecundidade em mulheres entre 20 e 30 anos é de cerca de 30%. Depois dos 35 anos, cai para menos de 15%. A partir de 40 anos, a queda da função reprodutiva é muito grande.

Assim, o ideal é que a mulher faça o congelamento dos óvulos quando tiver entre 31 e 35 anos, mas aquelas que estão na faixa entre 35 e 40 anos também podem se beneficiar da técnica, embora nesse caso a probabilidade de gestações seja menor.

A partir dos 40 anos, o sucesso do procedimento é bem mais raro, pois a fertilidade feminina entra em rápido declínio.

Com esse tipo de providência, a mulher se livrará do peso da ansiedade e das cobranças em relação à maternidade, que costumam gerar tanta insegurança quando confrontada com suas relações pessoais e profissionais.

É comum hoje ouvirmos dizer que os “40 anos são os novos 30”. É verdade quando o assunto é beleza, mas não quanto à fertilidade.

* Dr. Edson Borges Jr. é especialista em reprodução humana e diretor científico do Fertility Medical Group

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Conheça mitos e verdades sobre a asma

Uma das doenças respiratórias de maior prevalência na população brasileira é a asma. A maior parte dos brasileiros conhece alguém que tem a doença ou já ouviu falar nela, mas é justamente por ser uma doença comum e atingir cerca de 10% da população brasileira e mais de 300 milhões de pessoas no mundo que se criaram, ao longo do tempo, alguns mitos sobre a asma. Essas informações, muitas vezes contraditórias, levam pacientes e cuidadores a…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…se sentirem inseguros em relação às causas e sintomas da doença e, por isso, é muito importante esclarecer os equívocos mais comuns da população em relação a ela e ao seu tratamento.

A asma é uma doença crônica e inflamatória, de causa alérgica, que leva a falta de ar, fadiga e uma sensação de chiado no peito. Quando não é tratada de forma adequada, pode provocar sérios impactos sobre a vida do paciente, tais como insônia, fadiga e diminuição do nível de atividades diárias, o que pode comprometer a ida à escola ou ao trabalho. De acordo com o Dr. José Roberto Megda Filho, Pneumologista da Residência de Clínica Médica do Hospital Universitário de Taubaté e membro das Sociedades Brasileira e Europeia de Pneumologia, “Um dos mitos mais comuns sobre a doença é o de que crises de falta de ar são naturais para quem tem asma. Na verdade, quando tratada adequadamente, a asma pode ter seus sintomas controlados – o que confere uma melhor qualidade de vida e geralmente nenhum impacto na rotina do paciente, que pode até ser atleta, se quiser”.

Existem parâmetros que ajudam a identificar uma asma não controlada: de acordo com a GINA (Global Initiative for Asthma), é preciso procurar um especialista quando o paciente apresentou algum dos itens abaixo nas últimas quatro semanas:

  • Sintomas diurnos mais de duas vezes por semana
  • Despertares noturnos devido à asma
  • Uso de medicamento de resgate mais de duas vezes por semana
  • Qualquer limitação de atividade devido à asma

Dados da pesquisa “Panorama da Saúde Respiratória do Brasileiro”, encomendada pela farmacêutica Boehringer Ingelheim do Brasil ao IBOPE Inteligência, revelam que embora 91% dos asmáticos considerem a doença como “controlada”, 72% percebem consequências da asma em atividades de rotina. Isso  reforça que, para garantir uma melhor qualidade de vida para os pacientes, o tratamento da asma deve envolver mais do que o gerenciamento das crises. Por isso, é importante conhecer estes seis mitos e verdades sobre a doença:

Asma tem cura
Mito. A asma é uma doença crônica e, como tal, não tem cura, mas pode ter seus sintomas controlados. De acordo com o Dr. Megda, “Alguns pacientes, seja por conta do tratamento, por não entrarem em contato com elementos que desencadeiam os sintomas, ou até mesmo, por perceberem muito pouco os seus sintomas, podem passar meses ou anos sem apresentar crises de falta de ar e, por isso, acreditam ter sido curados”. No entanto, estas pessoas continuam a ter asma e, se não fizerem o tratamento adequado, podem sentir limitações no seu dia a dia e até voltar a ter crises.

Só devo acionar meu médico em caso de crise
Mito. Por ser uma doença crônica, o tratamento da asma deve ser feito de forma contínua. “Interromper as crises, que são apenas uma manifestação pontual da doença, não é suficiente. O paciente que sabe que tem asma deve fazer consultas regulares com um pneumologista para a definição do melhor tratamento de longa duração. Com o tratamento contínuo da asma, o paciente vive mais e com melhor qualidade de vida ”, afirma o Dr. Megda.

Pessoas com asma não podem praticar exercícios físicos
Mito. Ao contrário do que pensa grande parte da população, pacientes que fazem o tratamento adequado da asma não só podem praticar exercícios como podem vir a se tornar atletas, se quiserem. Inclusive, os exercícios podem ser fortes aliados do tratamento, mas é muito importante que os pacientes sigam orientações médicas para a realização de atividades físicas de maior intensidade.

Asma e bronquite são doenças diferentes
Verdade. Enquanto a asma é uma doença crônica, de causa genética e alérgica e que geralmente é diagnosticada ainda na infância, a bronquite pode se manifestar de duas formas: aguda (geralmente provocada por um vírus e acompanhada de um quadro gripal, com duração de, em média, duas semanas) ou crônica (uma inflamação sem cura provocada, na maior parte dos casos, pelo fumo). Nas palavras do Dr. Megda: “Um dos nomes para a asma é ‘asma brônquica’, o que leva algumas pessoas a confundirem a doença com a bronquite, que, ao entender dos pacientes, é uma doença mais inofensiva. Por isso, as diferenças entre as duas devem ser levadas em conta para garantir o melhor tratamento para o paciente”.

Fatores externos podem piorar o quadro da asma
Verdade. Embora não seja causa da doença, a exposição aos chamados “alérgenos”, como ácaros, poluição ou fumaça de cigarro, por exemplo, deve ser evitada, pois pode desencadear crises de tosse seca e falta de ar nos pacientes, agravando o quadro da asma e podendo levar a consequências mais graves.

A asma é uma doença inofensiva
Mito. Quando o paciente não recebe o tratamento adequado para a doença, as crises de falta de ar podem impor sérias limitações à sua rotina e, em casos extremos, levar até ao óbito. De acordo com dados do DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil), três pessoas com idade entre 5 e 64 anos morrem a cada dia por asma no Brasil.

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FAPESP e Microsoft darão R$ 4,5 milhões para projetos comerciais de inteligência artificial

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Microsoft Brasil anunciaram ontem, 19 de setembro, uma Chamada de Propostas para seleção e apoio a projetos de pesquisa sobre visão computacional aliada à inteligência artificial. Serão selecionadas ideias de ferramentas com aplicação em frentes como mobilidade urbana, segurança pública e industrial e de infraestrutura. O valor compartilhado pelas duas partes para apoio por até quatro anos a projetos selecionados, desenvolvidos em cooperação, pode chegar a R$ 4,5 milhões.

Os tópicos de interesse comum nesta chamada são: análise de vídeos e imagens para reconhecimento de ações, rastreamento de objetos, análise de multidões, detecção de pessoas e segmentação de objetos.

As propostas devem ser apresentadas por pesquisadores ligados a instituições de pesquisa e ensino superior públicas ou privadas no Estado de São Paulo até 11 de dezembro de 2017. Os resultados serão divulgados em 11 de maio de 2018.

“A colaboração com a Microsoft é uma das mais antigas e profícuas da FAPESP. A empresa valoriza a pesquisa avançada e tem atividades próprias intensas, garantindo uma colaboração efetiva. Nesta chamada de propostas de pesquisa a temática em visão computacional aliada à Inteligência Artificial se relaciona muito bem com o interesse da FAPESP em temas relacionados à Manufatura Avançada”, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

A chamada está prevista no segundo Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre FAPESP e Microsoft, assinado em 2012. O financiamento aos projetos selecionados será feito de acordo com as normas do Programa FAPESP Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), voltado para o desenvolvimento de produtos e processos de alta tecnologia em parceria com empresas.

“Essa é uma iniciativa muito importante para fomentar a pesquisa científica de ponta que, no futuro, vai promover avanços em questões cruciais para a sociedade por meio do uso de Inteligência Artificial”, afirma Luiz Pires, diretor do Laboratório de Tecnologia Avançada da Microsoft Brasil.

Seleção
A seleção das propostas utiliza a metodologia de análise pelos pares, que leva em consideração pareceres sobre o mérito das propostas feitos por especialistas não vinculados à Fundação, em atividade no Brasil e no exterior.

A FAPESP e a Microsoft firmaram o primeiro acordo para cooperação em pesquisa em dezembro de 2006. Em oito Chamadas de Propostas anteriores foram selecionados e apoiados 21 projetos colaborativos que produziram avanços científicos em Tecnologia da Informação e Comunicação, voltados a soluções em áreas e temas como saúde, planejamento agrícola, biodiversidade, mudanças climáticas, ambiente, bioenergia, integração de indivíduos com necessidades especiais e prestação de serviços públicos via Web, entre outros.

Lançamento de Chamada de Propostas FAPESP-Microsoft 2017

Data: 18 de setembro de 2017
Informações em: https://www.fapesp.br/11235
Sobre o PITE: www.fapesp.br/pite

 

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Brasileiros criam drone para monitorar espécies ameaçadas

“Dronequi” é o apelido do primeiro drone das Américas desenvolvido para observação e detecção de muriquis-do-norte (brachyteles hypoxanthus), maior primata do Brasil, espécie que beira a extinção. O equipamento é pioneiro em vários aspectos e representa uma revolução no segmento de voo aéreo não tripulado e também no monitoramento de espécies, pois conta com visão dupla: uma câmera colorida em altíssima resolução e outra com visão termal, que é sensível ao calor emitido por seres vivos mesmo em ambientes de difícil visibilidade, como florestas, por exemplo.

Inovador, o Dronequi também chama a atenção por sua configuração. Com 8 kg, 90 cm de diâmetro e capacidade de voo de até 15 minutos, o equipamento amplia o alcance e a visão de biólogos que antes dependiam apenas de binóculos para acompanhar os muriquis.

De acordo com o biólogo e idealizador do projeto, Fabiano Melo, professor da Universidade Federal de Viçosa, membro do MIB (Muriqui Instituto de Biodiversidade) e da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, o drone traz o melhor da tecnologia para a conservação da natureza. “Antes, nosso método era entrar na mata e contar os macacos individualmente. Agora, com o drone, temos uma câmera colorida de altíssima resolução e outra sensível ao calor registrando exatamente a mesma cena, o que nos auxilia a localizar e contabilizar os animais em novos grupos e, principalmente, indivíduos isolados”, comemora Fabiano, que também é consultor voluntário da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

As imagens geradas pelo Dronequi são compiladas pelo software Murilabs, que sincroniza a visão das duas câmeras, aliando as informações do GPS do equipamento, para determinar a posição exata dos macacos. Com um sistema de inteligência artificial será possível treinar o software para descartar a detecção de outras espécies de animais. “Desenvolvemos um algoritmo inovador e exclusivo para esse projeto, que consegue, automaticamente, detectar um muriqui-do-norte na imagem térmica com base no calor gerado pelo animal e no seu padrão de movimentação, mesmo que ele esteja camuflado nas copas das árvores, habitat natural da espécie”, conta Marcos Costa, engenheiro mecatrônico e diretor de sistemas embarcados da Storm Security, empresa responsável pelo desenvolvimento do Dronequi.

Além de monitorar muriquis, o equipamento poderá ser usado para diversos fins, como localização e resgate de pessoas, por exemplo, explica o engenheiro de software, Marcos Lima. “O software tem capacidade de aprendizado e certamente vai elevar o nível da análise de dados gerados pelo drone. Esse é só o começo da utilização desse tipo de tecnologia”, avalia.

O projeto, 100% brasileiro, é fruto de uma parceria entre a equipe da Storm Security, com biólogos da ONG MIB e apoio da Fundação Grupo Boticário de Conservação da Natureza. O projeto também conta com a parceria da Reserva do Ibitipoca e da Fundação Biodiversitas.

Soluções para a espécie
A espécie do muriqui-do-norte conta com apenas 900 indivíduos na natureza e é considerada como “criticamente em perigo” pela mais recente lista divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente. A classificação está atrás somente da “extinta da natureza”. Na Mata Atlântica, habitat natural da espécie, as fêmeas têm o costume de migrar entre os grupos, diferente dos machos que permanecem a vida inteira em um mesmo bando. Com essa migração, as fêmeas acabam muitas vezes ficando perdidas em pequenos fragmentos da mata e o drone vai auxiliar também neste momento: encontrando animais isolados e minimizando o risco de perdê-los.

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Maioria das B2B brasileiras faz marketing digital sem estratégia clara

Mesmo que adotado largamente, o marketing digital ainda passa por um processo de maturação no mercado brasileiro. É o que revelou o estudo O status do marketing B2B no Brasil, realizado pela Intelligenzia, agência de marketing digital com foco em B2B. Segundo a pesquisa, 62% das empresas B2B brasileiras que trabalham com marketing de conteúdo não possuem uma estratégia clara para sua criação.

O marketing digital se tornou uma das principais armas dos negócios B2B na geração de mais oportunidades – e isso se dá, principalmente, devido à queda das estratégias offline, acompanhada da diminuição, nas últimas duas décadas, dos veículos offline voltados para o B2B. O destaque fica para o segmento de TI, que mais utiliza as estratégias digitais – provavelmente por ter sido o mais atingido pelo encolhimento da mídia impressa tradicional que cobria este segmento.

“Apesar de cada vez mais empresas buscarem o marketing de conteúdo para gerar novas oportunidades, a falta de uma estratégia clara reduz seus resultados. Menos de 30% das empresas têm como prioridade entregar o conteúdo certo para a pessoa certa, no momento certo. Assim é impossível criar qualquer conteúdo relevante que de fato impacte o consumidor B2B”, afirma a CEO da Intelligenzia, Emilia Bertolli.

Além da falta de estratégia, o estudo mostrou que a geração de leads é o principal objetivo de marketing das organizações B2B brasileiras, sendo citado por 75% dos entrevistados do estudo, que teve como base entrevistas realizadas com profissionais de 300 empresas. Diante deste cenário, o maior balizador do sucesso da estratégia de marketing digital é a quantidade de leads gerados, citada por 58% dos participantes da pesquisa como métrica usada para determinar se o marketing está dando resultado.

Segundo a CEO da Intelligenzia, o foco em quantidade em detrimento da qualidade, uma diferença significativa em relação ao mercado americano, é uma abordagem que pode levar a um gasto excessivo de recursos na busca por um volume que, no B2B, é influenciado por vários fatores.

Conteúdo
“Temos visto muitas empresas recorrendo ao marketing de conteúdo com o intuito de aumentar rapidamente a geração de leads, porém, no B2B, os leads não vêm aos montes. Se o seu objetivo é apenas aumentar a geração de leads, sua estratégia está errada. Levando em consideração que os índices de conversão ainda dependem de uma série de outros fatores do ciclo de vendas, são os leads de qualidade que têm mais chances de fazer a diferença”, explica Emilia.

A pesquisa O status do marketing B2B no Brasil  teve como base as respostas a um questionário enviado para profissionais da área de marketing e comunicação – envolvendo coordenadores, gerentes e diretores de marketing dos segmentos de alimentos, automotivo, bens de consumo, comunicação e gráficas, construção e engenharia, distribuição, educação, financeiro, hospitais e saúde, indústria, infraestrutura, logística, serviços, tecnologia e transportes.

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Falha no Outlook e Office 365 afeta usuários pela manhã

Usuários do programa de e-mail da Microsoft e da suíte de apps de escritório da mesma marca estão com dificuldades desde a manhã de hoje, 18 de setembro. O Outlook e o Office 365 enfrentam problemas técnicos em pontos da Europa e muitas pessoas que dependem de comunicação global não conseguem logar ou executar funções nos programas.

A falha está concentrada na Inglaterra e parte da Europa, reportou a Microsoft. O site DowDetector, que monitora falhas e repercussões em redes sociais, emitiu o alerta que algo estava fora do normal e imediatamente vários usuários começaram a ver que o problema não era só deles. Houve pico de 1.500 reclamações nas estatísticas do site.

Por volta da 11h30, o perfil oficial do Office 365 no Twitter avisou que os problemas técnicos existiam e a empresa estava tomando providências.

O DowDetector avisou que scammers (criminosos digitais que enviam e-mails com ofertas falsas) estavam surgindo. Os e-mails ofereciam suporte e assistência para quem estivesse com os problemas, mas remetiam para sites maliciosos ou com programas que infectam o equipamento do usuário.

https://twitter.com/Office365Status/status/909779744190803971

Por volta das 12h30, o perfil do Office 365 avisava que ainda havia instabilidades e não havia prazo para restaurar o serviço sem as interrupções e falhas apontadas pelos usuários.

https://twitter.com/Office365Status/status/909797609463844864

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Mercado brasileiro de tablets tem novo recuo de vendas

As vendas de tablets no Brasil tiveram novo recuo nos meses de abril, maio e junho deste ano. Segundo o estudo IDC Brazil Tablets Tracker, realizado pela IDC Brasil, o mercado caiu 8% no segundo trimestre de 2017 em comparação ao mesmo período do ano passado. Ao todo foram vendidos 790 mil máquinas contra 860 mil em 2016. A receita total foi de R$ 400 milhões, 11% a menos do que no segundo trimestre de 2016, mas 9% a mais na comparação com o primeiro trimestre de 2017.

A IDC destaca também a alteração do tíquete médio no período. Em comparação com o primeiro trimestre de 2017, o valor médio dos aparelhos teve alta de 6%, passando de R$ 477, de janeiro a março, para R$ 505, de abril a junho. Na comparação ano a ano, houve crescimento de 14%, já que o tíquete médio no segundo trimestre de 2016 foi de R$ 443.

“Os aparelhos de melhor qualidade tiveram mais espaço no período. O setor está empenhado em mostrar que os tablets não são apenas para entretenimento e sim para educação, trabalho e para consumo de conteúdo em geral”, argumenta Wellington La Falce, analista de mercado da IDC Brasil.

Retração
Para a IDC, até o fim de 2017 devem ser comercializados 3,75 milhões de tablets, o que consolida o recuo de 6% nas vendas ante 2016, quando 4 milhões foram vendidos. “A receita total de 2017 deve fechar o ano em R$ 1,967 bilhão. O que representa uma retração de 6% na comparação com os números do último ano”, conclui La Falce.

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Hackers injetam malware no CCleaner e afetam milhões

Pesquisadores de segurança digital da Talos-Cisco alertam que uma das versões do software de limpeza de dispositivos CCleaner foi alvo de uma infecção de malware. Hackers descobriram uma brecha nos servidores oficiais de download e injetaram um programa malicioso, afetando milhões de usuários em todo o mundo.

“Por um período de tempo, a legítima versão assinada do CCleaner 5.33, que foi distribuída pela Avast, também continha uma carga útil de malware em vários estágios que acompanhava a instalação”, alerta a equipe Talos.

A versão gratuita não foi atingida, já que não possui atualização automática. Ela exibe apenas um aviso e o usuário precisa instalar o novo programa manualmente.

O CCleaner foi baixado mais de 2 bilhões de vezes, de acordo com a Avast Piriform, e ganha 5 milhões de novos usuários a cada semana. O programa que limpa lixo eletrônico e ajuda na organização de registros e arquivos é um dos mais populares para quem usa computadores de mesa ou mesmo smartphones. É um produto de sucesso e isso o faz um alvo de hackers.

A Avast Piriform, que distribui o programa, disse que conseguiu reverter a situação, que pode ter atingido cerca de 2,27 milhões de usuários “A Piriform acredita que esses usuários estão seguros agora, pois a investigação indica que foi capaz de desarmar a ameaça antes de poder fazer qualquer dano”. O próprio aplicativo foi capaz de identificar a ameaça e limpá-la na versão danificada.

Confiança
O ataque dos hackers está sendo considerado incomum, já que o alvo parece ter sido a confiança dos usuários na empresa em vez da queda do sistema em si. Ainda não se tem pistas se isso foi um ataque isolado ou faz parte de um plano maior, que pode envolver a confiança nos servidores de distribuição de atualizações desse tipo de programa.

“Em muitas organizações, os dados recebidos de fornecedores comuns de software raramente recebem o mesmo nível de escrutínio que que é aplicado ao que é visto como fontes não confiáveis. Os atacantes mostraram que estão dispostos a manipular essa confiança para distribuir o malware enquanto não são detectados” pressupõe a Talos.

ATUALIZAÇÃO: a Avast enviou o seguinte comunicado para a imprensa.

“A Cisco possui um grande número de downloads do CCleaner, o que é irrelevante. Independentemente do histórico do número de downloads do CCleaner, o número inicial de usuários que usaram o software afetado por esse incidente foi de 2,27 milhões. E, devido à nossa ação imediata para atualizar a nossa base de usuários, agora, apenas 730 mil permanecem na versão 5.33.6162. O incidente afetou apenas usuários desta versão (5.33.6162) instalada na versão Windows de 32 bits. Esses usuários estão seguros agora, pois a nossa investigação indica que conseguimos desarmar a ameaça antes que ela pudesse causar qualquer dano.

A Cisco afirma que é preciso restaurar o sistema para remover a ameaça. Isso está incorreto. A atualização para o CCleaner 5.34 remove o malware (o qual não pode mais prejudicar o usuário), porque o servidor foi desligado pela Avast. No caso do CCleaner Cloud, o software foi atualizado automaticamente. Para os usuários do CCleaner para desktop, recomendamos baixar e instalar a versão mais recente do software, que está disponível no: https://www.piriform.com/ccleaner/download/standard

O blog da Cisco afirma que eles foram a fonte de identificação da ameaça. Isso também está incorreto. A Cisco não foi a fonte de informações sobre essa ameaça. Nós sabíamos desta ameaça quando nos contataram no dia 14 de setembro e já tínhamos agido para detê-la. A Avast soube sobre o incidente em 12 de setembro, quando imediatamente deu início a um processo de investigação. Também aplicou as devidas leis americanas, para resolver a questão. A pedido das autoridades responsáveis ​​pela execução das leis nos EUA, apenas pode tornar pública a referida violação até que tivesse sucesso em derrubar o servidor.”

 

 

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Redes sociais: uma faca de dois gumes

por Gabriela Szprinc *

O mundo virtual se tornou inestimável (e inescapável) para qualquer empresa que se preze – esteja ela presente apenas no universo online ou também no offline. Mas, como todo ambiente cujo controle é etéreo, pode se tornar altamente perigoso. Ter um perfil ativo nas redes sociais requer, portanto, muito cuidado por parte da corporação. Até porque, se o sucesso de uma ação gera repercussão positiva imediata e viral, isso também é verdade quando há uma crise. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Alguns pontos são importantes para se manter a salvo (ou pelo menos a uma distância segura) de problemas. O primeiro é contar com um especialista na área, alguém capaz de antever iniciativas com teor “incendiário”. Ele vale cada centavo, acredite.

A seguir, algumas dicas que considero essenciais para o bom convívio entre empresa e redes sociais:

Crie conteúdo de qualidade
Independentemente da rede social, não adianta ser mais do mesmo quando o assunto é comunicação digital. Ou você cairá em um abismo de ideias feitas – e, o que é pior, velhas. Tenha em mente os assuntos que são caros a sua empresa e também relevantes para seus potenciais clientes. Não se deixe levar pela sedução do conteúdo falsamente informativo, cujo objetivo é meramente comercial. As redes sociais já estão repletas de gente tentando vender produtos e serviços, você não pode ser mais um.

Desenvolva uma agenda de ações
Pode ser um Excel ou um Power Point, não importa. Mas você precisa ter ciência, desde o primeiro momento, do que deseja a curto, médio e longo prazos com sua incursão pelo mundo virtual. Que mensagem pretende passar? Com quem deseja falar? Como impactar esse universo de usuários? Que linguagem usar? Quantos posts/mensagens/vídeos por dia deve postar? Tudo precisa estar muito bem desenhado e planificado antes de se adentrar em qualquer rede social, seja ela o Facebook, o Instagram, o YouTube, o Twitter etc.

Não frustre seu cliente com postagens caóticas
Esta dica tem a ver com a dica de cima: uma vez que você decidir a quantidade de postagens por dia (ou por semana, enfim), transforme essas postagens em um relógio. Isso significa que, se você quer enviar um post sempre às 10h da manhã, esse horário precisa ser cumprido religiosamente. O respeito a essa ação cotidiana cria laços poderosos com os internautas.

Recebeu uma pergunta via rede social? Responda!
Seu cliente é o que há de mais importante. E seu potencial cliente também. Lembre-se: as redes sociais potencializam a capacidade dos usuários/internautas de conversarem com sua empresa. E isso significa dizer que você passa a ter um canal direto de relacionamento, o que é uma conquista e tanto. Mas tenha em mente que esse poder é uma faca de dois gumes. Cliente mal atendido (ou ignorado) via redes sociais se torna, facilmente, um inimigo poderoso. E o que é pior: destila sua frustração também via redes sociais.

Tenha a concorrência sempre na alça de mira
E aqui não estou me referindo a imitar o que ela estiver fazendo – embora seja absolutamente saudável fazer isso. Mas, mais importante do que isso, é aprender com os erros que seus concorrentes cometem nas redes socias. Esteja atento às crises pelas quais eles passam e invista na identificação dos motivos que as ocasionaram. Ou seja: use o fracasso alheio para alavancar seu sucesso.

Erros gramaticais? Jamais!
Uma coisa é postar usando a metalinguagem típica das redes sociais – principalmente a do Twitter, até por causa do espaço reduzido de caracteres. Mas um post com erro gramatical pode se tornar um pesadelo. Nesse quesito, todo cuidado é pouco. Se for possível, invista em um serviço de revisão online (há diversas empresas que fazem isso) para se manter a salvo de vexames. E nem pense em usar palavras de baixo calão, não importa o quão coloquial você pretenda ser em sua face digital.

Use encurtadores de URL
Esta é outra dica que ganha ainda mais importância se sua rede social favorita for o Twitter. Mas, mesmo no caso do Facebook, Instagram etc., evite postar links completos, pois eles atrapalham muito a leitura dos textos (principalmente se forem textos curtos). Há vários sites na internet que encurtam URLs. Os mais famosos são o o migre.me ou o bit.ly.

Essas são algumas ações que considero importantes quando o assunto é relacionamento com clientes via redes sociais. Como sempre, deve prevalecer o bom senso. Tenho certeza de que, seguindo os sete conselhos acima, você estará bem posicionado nessa selva que é o mundo virtual.

* Gabriela Szprinc é Head de Pequenas e Médias Empresas e de Responsabilidade Social do PayPal Brasil

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