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Smartphone impulsiona automação no comércio e indústria

Tornar processos mais eficientes, inovar perante a concorrência, oferecer mais qualidade e aumentar a produtividade tem sido metas seguidas pelas empresas de comércio e serviços para ganhar a atenção de mais consumidores. O modo como as ferramentas e aplicações tecnológicas facilitam as rotinas do comércio tem ajudado empresas e clientes a ganharem facilidades e rapidez.E a evolução começa a partir do smartphone.

O consumidor relaciona a automação diretamente à tecnologia e inovação. É o que mostra o estudo “Diagnóstico da automação no Brasil”, realizado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com o apoio metodológico da GfK Brasil. Dos 2.003 consumidores entrevistados – acima de 18 anos, das classes A, B e C – 69% deles possuem smartphones que os auxiliam em várias atividades diárias. E um dado interessante é que 36% deles aproveitam os aplicativos de lojas, tanto do atacado quando do varejo, para orientarem suas compras.

A conexão à internet está cada vez mais relacionada ao smartphone, mas também é identificada dentro das residências, onde 42% delas já afirmam possuir Smart-TVs.

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Perfil identificado
O estudo aponta que o setor de comércio e serviços possui automação nos sistemas de gestão do ponto de vendas e de estoque, além de proporcionar mais proximidade com os clientes. Das 2.169 empresas de comércio e serviços já entrevistadas, 65% investiram em canais de relacionamento com os clientes e 25% delas já conseguem identificar as características do perfil dos seus consumidores.



Com periodicidade trimestral, o estudo analisa a influência dos recursos tecnológicos no comportamento do consumidor e como esse fenômeno alterou a interação entre ele, empresas e produtos. A apuração é realizada em todas as capitais do país para uma visão detalhada da adoção e impacto da automação.

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Inovação e produtividade
Para o setor supermercadista, os resultados podem direcionar as estratégias para atendimento de demandas com a agilidade que o varejo necessita. “A adoção dos novos recursos proporcionados pela tecnologia orienta empresas à inovação e ganhos de produtividade; já o consumidor, assume uma nova relação com o varejo e vivencia novas experiências que lhe dão mais qualidade de vida”, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

O estoque tem sido outra preocupação das empresas de comércio e serviços, já que a administração correta dos itens disponíveis evita perdas e valoriza o capital investido. Por isso, 37% das empresas entrevistadas adotaram a leitura ótica para gestão do estoque.

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