Business people shaking hands in office

Cresce o número de startups que oferecem soluções para tirar o varejo da crise

De acordo com o Liga Insights Retail – levantamento realizado pela aceleradora Liga Ventures –, existem hoje mais de 215 startups de varejo no Brasil. Essas novas empresas oferecem…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…soluções inovadoras que podem ajudar a reverter a crise do varejo físico – que teve queda de 4,5% nas vendas só em 2016 – e vem pautando a necessidade de inovação do setor.

Um desses exemplos é a Menu.com.vc – marketplace que conecta a indústria alimentícia ao mercado de restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes. A startup foi acelerada pela InoVativa Brasil e pela Liga Autotech, programa de aceleração por verticais temáticas da Liga Ventures (liga.ventures) e já recebeu mais de R$ 1 milhão de um grupo de investidores do setor.

Inovação para o varejo = crescimento
A plataforma da Menu.com.vc foi criada em 2016 pelos empreendedores Leonardo Almeida e Gustavo Penna e tem como objetivo otimizar o processo de compra dos comerciantes, tornando rápido e eficiente o abastecimento de estabelecimentos, como bares e restaurantes.

O marketplace permite que pequenas e médias empresas comprem os mais diversos produtos diretamente da indústria – reduzindo o tempo com cotações e visita a distribuidores. Os produtos saem direto do estoque da indústria para o restaurante e são entregues em menos de 24h.

“Nossa ideia é fazer com que os comerciantes negociem diretamente com os fornecedores – sem intervenção de intermediários – o que possibilita preços mais baixos e melhores condições de compra. Para a indústria também há vantagens, pois por meio da plataforma é possível alcançar mais clientes, além de reduzir os gastos com frete, já que o marketplace permite dividir a entrega com outras empresas”, explica Leonardo Almeida, CEO da startup.

A startup cresce aceleradamente e está avaliada em mais de R$ 20 milhões. Atualmente, a plataforma conta com mais de 60 indústrias que atendem 3 mil comerciantes e a meta é atingir 10 mil estabelecimentos até o fim do ano.

Aceleração de startups do setor
A Liga Ventures, aceleradora focada em gerar negócios entre startups e grandes corporações, lançou a Liga Retail – o primeiro programa de aceleração de startups do Brasil totalmente focado em prospectar, selecionar e acelerar startups de varejo e consumo em conjunto com grandes empresas do setor.

A Liga Retail vai selecionar startups ligadas aos mercados de varejo e consumo que passarão por um programa de aceleração de quatro meses em São Paulo. Durante o período, as startups poderão explorar oportunidades de negócios com as grandes empresas participantes, ter acesso a mentorias com executivos do setor e com a rede de mentores da Liga Ventures, além de um amplo networking com potenciais parceiros e investidores. Nenhuma contrapartida em participação societária ou propriedade intelectual é exigida das startups aceleradas. As startups interessadas e que possuam sinergia com o setor podem se pré inscrever pelo site liga.ventures/retail/

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA