Home Blog Page 1582

Confira 4 Dicas para evitar o sedentarismo durante o isolamento social

Recentemente, o diretor de Promoção da Saúde da Organização Mundial da Saúde, Ruediger Krech, fez um alerta sobre uma nova pandemia que pode acometer a população mundial: o sedentarismo.

Hoje, de acordo com a autoridade, aproximadamente 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa. A prática regular de exercícios é fundamental para a prevenção de diversas doenças como câncer, diabetes tipo 2 e disfunções cardíacas. Além disso, o movimento do corpo também beneficia a mente com a redução dos sintomas da depressão, ansiedade e melhora o raciocínio lógico, memória e atenção. 

“Antes as pessoas caminhavam na rua, subiam escadas, se movimentavam mais. Agora, devido ao isolamento social, o sedentarismo envolve muito mais fraqueza muscular, dores nas articulações, aumento do peso corporal, dentre outras consequências. Antes da pandemia, 34% da população brasileira fazia Exercício Físico. Atualmente, menos da metade está se movimentando”, aponta Caroline Pederneiras, educadora física na TopMed.

É importante ressaltar que um estudo realizado por pesquisadores brasileiros, divulgado no final de novembro, aponta que a prática de atividades físicas pode reduzir em 34,3% a prevalência de hospitalizações por Covid-19.

Pensando nisso, separamos dicas valiosas para manter o corpo em movimento sem precisar frequentar a academia.

Confira:

Frequência é o segredo
Muitas pessoas não estão acostumadas a fazer exercícios físicos e costumam exagerar na intensidade das atividades em casa. A recomendação é fazer 60 minutos de movimentação corpórea todos os dias. Vale yoga, alongamento, subir escadas e caminhar pelos cômodos.

Fazer exercícios em casa com próprio peso do corpo, como apoio, agachamento e prancha, também são válidos. Além deles, atividades aeróbicas como polichinelo e correr no lugar, também são boas opções.

A especialista aponta que ao realizar exercícios de intensidade moderada, semanalmente, de maneira sistemática e planejada o corpo humano produz em mais quantidade a enzima antioxidante (superóxido dismutase), na qual tem a finalidade de proteger os órgãos vitais como, pulmão e coração. Contribuindo com a restauração dos órgãos diante de inflamações geradas por  diversas doenças. 

Tecnologia a seu favor
A tecnologia pode ser uma ótima aliada para quem busca se mexer mais. Procure músicas que te animem na hora de se exercitar e faça movimentos que estão de acordo com as suas limitações. Começou a doer, está incomodando muito?  Pare. Respire. E, depois, retome!

Para todas as idades
Vale lembrar que o movimento do corpo é importante para todas as fases da vida. Para tornar esse momento mais agradável dance, faça atividades em parceria. Seja presencialmente ou por videochamada convide familiares e amigos a participar desse momento.

Ar livre
Caso seja liberado na sua cidade e se sinta seguro, saia para caminhar na rua ou até mesmo na praça mais próxima. Mantendo o distanciamento, o uso da máscara e seguindo o protocolo de cuidados ao voltar para a residência não há problema.

Esqueça o tempo
Para quem não possui o hábito do exercício, prender-se ao tempo de execução dá a sensação de angústia, porque a pessoa quer acabar logo. “A dica é procurar conteúdos que tenham o tempo exato da atividade. Pode ser um vídeo, podcast ou até mesmo músicas que sirvam como cronômetro para o momento. Assim, fica muito mais fácil tornar a prática prazerosa”,  finaliza Caroline.



A LGPD e o valor precioso dos dados

Por Alexandre Resende *

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) tem sido assunto frequente no mundo corporativo e na imprensa. Sancionada em 2018, ela entrou em vigor em setembro de 2020 com o objetivo de regulamentar o tratamento de dados pessoais de clientes e usuários por parte de empresas, sejam elas públicas ou privadas.

O objetivo é assegurar que as informações disponibilizadas não sejam usadas de formas que não tenham sido autorizadas. Uma proteção aos consumidores e uma grande responsabilidade para as companhias que hoje enxergam dados como ouro.

Para se ter ideia do valor de uma informação pessoal, é importante saber que grandes empresas já fazem a medição de seu “valuation” (termo em inglês que significa “Valoração de Empresas”) pelos ativos de dados que têm. A Coca-Cola, por exemplo, uma das marcas mais valiosas do globo, tem informações de consumo do mundo inteiro que estão começando a fazer parte de seu valor global.

No entanto, esses dados não são da companhia, mas sim do João, da Maria e de tantos outros consumidores do popular refrigerante e de outros famosos produtos.

E por que a atribuição de tamanho valor a algo que pertence a terceiros? Porque dados pessoais são usados para gerar inteligência de negócio, além de poder proporcionar maiores fluxos de caixa futuros às companhias. Marcas que sabem com quem estão falando saem na frente. Entender o público profundamente nunca foi tão precioso.

E uma vez que nós, pessoas físicas, cedemos nossas informações às empresas precisamos ter consciência do que será feito com elas – como serão usadas, armazenadas e quem terá acesso a elas. Termos de concordância se tornaram mandatórios e, a partir do momento em que aceitamos compartilhar nossas informações, as empresas são obrigadas a cuidar delas, evitando ao máximo seu vazamento.

Da teoria para a prática
Lanço aqui um questionamento: A LGPD vai fazer com que as empresas não troquem dados entre si? É provável que não. Inclusive, o consumidor já vem sendo avisado sobre essa possibilidade. Recentemente, o WhatsApp enviou aos usuários uma atualização de sua política de privacidade, e informou que passará a compartilhar os dados do seu público com as empresas do Facebook. Imaginam quantas empresas o Facebook tem?

É importante que esses termos passem a ser lidos pelos consumidores com atenção, antes de serem assinados, evitando assim, que se espantem caso temas centrais de suas conversas com colegas no aplicativo de mensagens começarem a surgir em forma de anúncio no seu feed.

Voltando ao início da reflexão e considerando que o valor dos negócios hoje se baseia em dados, seria inocência pensar que eles não serão usados como moeda. Mas o que pode ocorrer em alguns casos é a troca de dados sem a identificação da pessoa. A quem aquele dado pertence não seria o que mais importa. O que vale é contar com os atributos como fonte de aprendizado de máquina. Dessa forma, se creditaria mais ética ao processo.

O Brasil já conta com a ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados) e uma de suas atribuições é punir empresas que estiverem desrespeitando a lei. O órgão, porém, ainda está em maturação e não existe uma equipe 100% definida para dar conta do desafio. Hoje, a fiscalização na prática ocorre em contratos, sob pena de multa, nos quais se exige que fornecedores estejam aderentes à lei. Como não era de se estranhar, o cumprimento das regras se deu antes pelo fórceps econômico do que pela consciência em si.

Aqui, o compartilhamento de dados ainda costuma ser mais visto como algo que fere a nossa privacidade de forma negativa. Um exemplo é o caso emblemático de uma conhecida empresa que foi multada porque estava usando a geolocalização de usuários e trabalhando esses dados sem o consentimento deles. Quando o consumidor toma um grande susto ao, por exemplo, passar em frente a uma loja e imediatamente receber uma mensagem com sugestão de compra naquele local, ele pode se sentir invadido e exigir seus direitos de privacidade.

Sob outra perspectiva
Mas se pararmos para pensar, a personalização – tão importante nas relações comerciais atuais, e valorizada pelos cidadãos – só é possível graças ao uso de dados. Importante lembrar que a utilização correta das informações pessoais pode trazer benefícios para os dois lados – empresa e consumidor.

Imagina se na hora de passar no caixa de uma farmácia, por exemplo, você soubesse como o seu CPF pode ser usado depois daquela compra? Se o atendente deixasse claro que a drogaria usa alguns dados para entender o padrão de consumo e avaliar se pode oferecer condições melhores para produtos diversos, inclusive para seus medicamentos de uso contínuo? Se a farmácia deixasse bem claro que, se puder compartilhar sua informação com o laboratório fabricante do medicamento, para ele analisar a possiblidade de te vender sempre com desconto um remédio que vai usar para o resto da vida, você não iria achar legal?

Claro que tudo isso precisa ser feito com o aceite dos consumidores. Assim, eles saberiam tudo o que estão fazendo, qual a intenção de uso e, também, teriam o total direito de falar no caixa da farmácia, “por favor apaga meu CPF”. E o atendente na mesma hora responder: “Sim senhor(a), veja aqui, não tem mais nada registrado”.

As preferências sugeridas pela Netflix são outro exemplo claro. Quanto maior a personalização, melhor tende a ser a experiência do usuário. O grande problema é que muitos business, na ânsia de coletar o máximo possível de informações, se esqueceram, ou não se preocuparam tanto em tomar conta delas. Se isso acabou acontecendo nos últimos anos, foi motivo para acender um alerta vermelho perante as autoridades de defesa do consumidor, o que incentivou a criação da LGPD.

Espero que, em um futuro próximo, possamos reconhecer os benefícios que a lei nos trouxe e ainda nos trará, e que a conduta responsável de empresas seja, de fato, colocada em prática. Dados são tesouro, para consumidores e companhias. Que cada um faça a sua parte a fim de usufruí-los com a máxima sabedoria.

* Alexandre Resende é CIO da Sercom e CEO da ContactOne

Colaboraram Rodrigo Branco, CDO, e Ricardo Simonato, gerente de Segurança da Informação, ambos da Sercom.



Dicas de otimização para mecanismos de busca

Rio de Janeiro, RJ 25/1/2021 – Além de otimizar a página e artigos, é importante investir em otimização de imagens.Rodrigo Darzi, especialista em marketing digital da Agência IMMA, cita dicas de otimização voltadas a sites de busca.

SEO é um elemento muito importante para qualquer estratégia de marketing digital. Por isso, para uma empresa, é crucial descobrir algumas dicas de otimização para mecanismos de buscas.

No entanto, existem muitas dicas que podem ajudar uma marca nesse quesito. Rodrigo Darzi, especialista em marketing da Agência IMMA, agência de marketing digital, explica algumas das principais dicas:

O primeiro conselho dado por Rodrigo é usar palavras-chave. Segundo ele, as palavras-chave são os termos que são digitados pelo usuário na barra de buscas do Google. Esses termos são usados pelo algoritmo da plataforma para selecionar os resultados mais relevantes de acordo com a busca.

Para o especialista, é fundamental utilizar esse fator de forma inteligente. Isso significa que toda página ou conteúdo produzido por uma marca deve conter uma palavra-chave. “O ideal é que essa palavra-chave seja específica e que ela seja repetida ao longo da página de forma orgânica. Fazer isso de forma forçada e artificial pode resultar em penalizações por parte do Google”, explica Darzi.

Otimizar as imagens é a segunda dica dada por Rodrigo. As imagens de um site, segundo ele, são muito importantes para o SEO. A razão para isso é que o Google possui um serviço de busca visual, o Google Imagens. Assim, através dele, diversos usuários podem encontrar um site por conta de uma palavra-chave. Desse modo, a otimização de imagens se faz necessária para aumentar o alcance da página de uma marca.

A terceira e última dica dada por Darzi é transformar as URLs em URLs amigáveis. URLs amigáveis são URLs legíveis, que não contêm muitos números ou símbolos. “Essas URLs atuam de forma positiva na otimização. Portanto, é uma boa ideia garantir que as URLs do site sejam legíveis e que elas contenham as palavras-chave de cada página”, concluiu.

Para aproveitar dicas de otimização de mecanismos de busca da maneira correta, o ideal é contar com a ajuda de uma equipe especializada no assunto. E uma forma de conseguir acesso a esse tipo de time é contratando uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA.

Website: https://www.agenciaimma.com.br/



Janeiro Branco: campanha chama atenção para saúde mental da população

O Brasil ocupa o 1º lugar do ranking de países com a população mais ansiosa do mundo. Segundo o último levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), são 18,6 milhões de pessoas com algum tipo de transtorno emocional, mas quando procurar ajuda ainda é um tabu.

Dá para entender, portanto, porque a psicóloga carioca Ana Café enfatiza a importância da campanha Janeiro Branco, que tem por objetivo chamar atenção para a saúde mental e promover conhecimento e compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias.

Ainda de acordo com a OMS, uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida. Só a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e é a principal causa de algum tipo de incapacidade, e os números vêm crescendo ainda mais por conta da pandemia mundial da covid-19.

Mesmo assim, os investimentos dos países no tratamento não correspondem à alta demanda. Para Ana Café, “um dos principais focos da campanha visa alertar principalmente os jovens, e alertar que depressão é uma doença e tem tratamento”, explica a psicóloga.

A escolha do mês de janeiro não é por acaso, já que o fim do ano e início de um novo pode causar ou aumentar a ansiedade pela frustração de não ter cumprido metas ou anseio por mudanças, principalmente na atual circunstância em que é preciso seguir regras de isolamento social e muitas famílias estão perdendo parentes e pessoas próximas. “Embora seja liderada por psicólogos, a ideia é que, aos poucos, essa cultura sobre a saúde mental seja fortalecida e disseminada na sociedade brasileira, com desmistificação de crenças populares e estigmas sobre o assunto”, ressalta Ana.

A demora em procurar ajuda piora a condição do paciente. “As duas frases que eu mais ouço na clínica são: ‘eu não queria tomar remédio’, na primeira consulta, e ‘eu não queria parar de tomar os remédios’, na consulta seguinte. A gente tem muita resistência porque existem muitos mitos: ficar viciado, bobo, impotente, engordar. Isso tem que acabar, porque depressão é doença e deve ser tratada da forma adequada”, finaliza.



A importância de os pais entenderem como funcionam os corpos de seus filhos e como isto afeta a saúde e a qualidade de vida deles

Rio de Janeiro, RJ 26/1/2021 – A pior coisa para os pais é ver um filho doente. Saber como e quando agir é fundamental aos pais de forma a evitar que problemas que podem ser resolvidos sem maiores esforços se tornem uma dor de cabeça.

Cuidar e manter os filhos sempre saudáveis é, sem dúvidas, a maior preocupação de pais, sobretudo quando esses são pais de primeira viagem. Independentemente disso, é muito comum ficarem confusos sobre o que fazer quando surge algum problema de saúde com os filhos. Saber como agir quando algum problema aparece, e mais cedo ou mais tarde isso acaba acontecendo, é o desejo de todo pai e mãe comprometidos com a boa saúde de seus filhos.

Pensando nisso os pediatras e professores universitários, Pedro Paulo Rodrigues e Yvon Toledo Rodrigues escreveram o livro: “Noções básicas do recém-nascido à adolescência”, onde respondem dúvidas mais frequentes dos pais e trazem informações sobre a saúde de crianças e adolescentes. A intenção do livro não é substituir o acompanhamento médico, mas tão somente, desmistificar crenças acerca da saúde infantil e fazer com que pais e mães se tornem mais atentos e assertivos em relação à saúde dos filhos.

Com 11 capítulos, o livro pode ser considerado um manual de consulta sobre cuidados com os filhos, onde os especialistas tratam de questões como vacinação, primeiros socorros domésticos e de emergência, doenças comuns na infância, administração de medicações infantis, alimentação, idade escolar, drogas, acidentes, dentre muitos outros tópicos de interesse daqueles que assumiram a importante tarefa de criar filhos.

Trata-se de um livro completo, que oferece ao leitor um leque amplo de informações, com mais de 400 perguntas e respostas, abordando questões desde a preparação da família para a chegada do bebê à escolha do pediatra, remédios proibidos na gestação, o parto etc.

Para mais informações, basta acessar o link:
https://www.lojabarralivros.com/nocoes-basicas-do-recem-nascido-a-adolescencia

Website: http://www.barralivros.com



Dependência digital, um problema de todos, em especial pais, professores, gestores de recursos humanos e psicólogos

Rio de Janeiro, RJ 26/1/2021 – O tema vem crescendo em importância, ano a ano, tanto no Brasil como no mundo, diante dos impactos nocivos que a dependência digital vem provocando, afetando negativamente a saúde, o desempenho profissional e as relações interpessoais.

Um mundo mais acessível, regido pela comunicação instantânea e informação abundante, aproximou as pessoas e proporcionou novas formas de consumir notícias e cultura, mudando de forma decisiva o jeito como as pessoas interagem entre si e com o mundo a sua volta.

Todo esse avanço nas comunicações e informação aproximou pessoas e proporcionou novas formas de interação social e profissional. Mas tanta inovação também veio acompanhada de novos problemas. Tais avanços criaram uma preocupante relação de dependência de usuários com seus respectivos aparelhos digitais. E por estranho que pareça, a mesma tecnologia que aproxima pessoas antes distantes, também pode afastar os indivíduos do convívio social.

No âmbito profissional, embora os avanços tecnológicos proporcionem ganho de produtividade, e novas formas de fazer negócio, o uso abusivo da internet pelas equipes de trabalho acaba, em muitos casos, anulando esse ganho. Em algumas situações, esse uso descontrolado da tecnologia chega a provocar queda significativa na produtividade da equipe.

O livro: “Dependência digital: tecnologias transformando pessoas, relacionamentos e organizações”, de autoria de Lucio Laje Gonçalves, estudioso do assunto e colaborador do Instituto DELETE da UFRJ, explora bem o tema, ao mostrar tanto os benefícios do uso consciente das tecnologias, mas também as mazelas do uso ininterrupto das mídias eletrônicas e como isso pode afetar a saúde, a produtividade e as relações interpessoais.

Trata-se de leitura recomendada para psicólogos, pais e educadores, profissionais da saúde e a todos que se preocupam em viver com mais qualidade.

Mais informações podem ser obtidas no link:
https://www.barralivros.com/dependencia-digital

Website: http://www.barralivros.com



Diferença entre marcas e patentes e como identificá-las

Jundiaí, São Paulo. 26/1/2021 – Ambos os serviços são feitos pelo INPI, mas será que todos os empreendedores sabem a real diferença entre a marca e a patente?Quais as diferenças entre marcas e patentes? E para que servem?

No momento atual, em que o empreendedorismo e as startups crescem a cada dia, torna-se mais atrativa a procura para registrar uma marca ou patentear um produto.

Ambos os serviços são feitos pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), e têm como base a Lei nº 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial), mas será que todos os empreendedores sabem a real diferença entre a marca e a patente?

A marca é a vitrine de um negócio ou a identidade do produto/serviço, ou seja, é o sinal, o desenho, o nome pelo qual um negócio será conhecido pelos clientes e concorrentes. O registro da marca impede que outras pessoas ou outras empresas usem o nome da marca protegida, sem o consentimento do seu dono, ou seja, o registro da marca é uma proteção para o negócio e para os serviços e produtos oferecidos.

Além disso, com o registro da marca e com o tempo, aquela marca pode se tornar mais valiosa, como é o exemplo da Nike, McDonald’s e outras marcas, que apenas com um simples desenho ou símbolo já é possível identificar a sua força e significância no mercado.

As marcas podem ser registradas para:
1. Produtos ou serviços, ou seja, a marca é utilizada para distinguir produtos ou serviços de outros idênticos;
2. De certificação, que é usada para atestar a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas técnicas;
3. Coletivas, que são as marcas utilizadas para identificar produtos ou serviços que pertencem à mesma entidade, como é o exemplo do grupo P&G, The Coca Cola Company etc.

As marcas podem ser compostas por palavras (nominativa), desenhos e símbolos (figurativa), a junção destes elementos ou uma grafia estilizada própria (mista) ou ainda seu formato (tridimensional), como a garrafa estilizada no refrigerante Fanta, da Coca-Cola – o formato da garrafa do produto faz parte da sua marca.

Quando uma marca é registrada no INPI, seu uso no Brasil torna-se exclusivo por 10 anos, a partir da data da concessão desta marca, e este período pode ser prorrogado por sucessivos períodos de 10 anos.

Já as patentes, são uma forma de proteção para produtos/métodos de produção inovadores. É uma proteção às invenções, ligadas a novos produtos, novas tecnologias, novos processos de fabricação etc.

A proteção das patentes é concedida por um determinado período, e passado este tempo, a invenção perde a exclusividade no mercado comercial e outras empresas podem utilizá-la.

Importante mencionar que uma vez registrada a patente, esta já torna-se pública. Por este motivo a empresa Coca-Cola nunca registrou a fórmula do famoso refrigerante, por exemplo.

Com a concessão da patente, tem-se a exclusividade da comercialização e do uso da inovação do produto como um todo, pelo período entre 15 e 20 anos, além de possibilitar a exploração comercial via licenciamento.

Para ser patenteável, a invenção deve atender a alguns requisitos, como: 1. Novidade: quando a invenção constituir algo desconhecido para a comunidade científica; 2. Atividade Inventiva: quando o autor da invenção demonstrar que a invenção veio através de seu esforço, e não por mero acaso; 3. Aplicação Industrial: diz respeito à utilidade que a invenção possui, ou seja, a invenção deve ser útil.

Para concluir, é importante destacar quais são os tipos de patentes que existem, ou seja, quais são suas naturezas:
1. De Invenção – quando é um ato original decorrente da criação e esforço do homem;
2. De Modelo de Utilidade – quando há um ato inventivo que melhore o funcionamento de um produto, ou ainda em sua fabricação.

Tanto a marca quanto a patente são destinadas ao INPI, e são controladas e fiscalizadas por este órgão do Governo Federal, para que recebam o Certificado de Registro, no caso das marcas, ou a Carta-Patente, no caso das patentes.

Em média, a concessão pelo INPI pode demorar cerca de 3 anos, somente em casos excepcionais este prazo pode chegar a 10 anos (caso de patentes de difíceis complexidades, por exemplo), mas, apesar da demora, a importância destes registros e proteções sobressai o tempo de espera.

Desta forma, apesar do processo relativamente longo para a concessão, a proteção que este traz aos empresários torna-se ainda mais importante para o desenvolvimento do negócio.

Giovanna Luz Carlos
Advogada, graduada em direito com ênfase em Direito Civil pelo Centro Universitário Padre Anchieta – FADIPA (2019) inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo (OAB/SP). Pós graduanda em Processo Civil pela Faculdade Damásio de Jesus. Advogada na TM Associados.

Website: https://tmassociados.com/



Cor, forma e ação são tendências de design para 2021

Maringá, PR 25/1/2021 – Logotipos responsivos, fotografias autênticas e tie-dye estão entre as tendências de design para este ano. E, claro, liberdade criativa sempre em alta.

Apesar das incertezas do cenário econômico para este ano, um setor que vem se destacando é o do design. Devido à pandemia, houve uma transformação das formas de comprar e vender, além do aumento da presença de empresas nas mídias sociais. Como consequência, o mercado vem exigindo cada vez mais profissionais capacitados na área do design.

Um designer pode exercer o seu trabalho de forma livre, autêntica, autoral ou baseado em referências diversas, em muitos níveis de profissionalismo. Entretanto, as rápidas e constantes mudanças no mercado de comunicação vêm fazendo com que esses profissionais precisem aprimorar cada vez mais suas técnicas e conhecimentos, além de estarem sempre a par de novas tendências de estilo, técnica e mecanismos de publicidade.

A seguir, algumas tendências para o design em 2021:

Animações lúdicas e intimidades na natureza

Em se tratando de vídeos e animações, os dados da empresa global Shutterstock apontam um aumento nas pesquisas por estilos de animação excêntrica e lúdica, em termos como “fantasia” e “abstrato líquido”. Há também um aumento de pesquisa por cenas sublimes e íntimas na natureza, como “vista aérea da montanha”, “praia tempestuosa”, “vista aérea de penhasco” e “dunas”.

Logotipos responsivos

Da mesma forma que os sites precisam ser responsivos para proporcionarem uma melhor experiência ao usuário, os logotipos também precisam se adaptar ao tamanho da tela. Sendo assim, devido ao grande número de acesso às redes através de dispositivos móveis, essa responsividade dos logotipos está entre as tendências do design para 2021.

Post carrossel

Os carrosséis são compartilhados principalmente no Instagram e no LinkedIn e continuarão em alta nessas redes. De acordo com uma pesquisa da Socialinsider, os posts carrossel têm uma taxa média de engajamento maior do que a de imagens estáticas e vídeos.

Fotografias autênticas

Segundo a Epics, a demanda por fotos autênticas e espontâneas é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos. Com o bombardeio de informações o tempo todo, o foco da fotografia mudou para coisas mais tangíveis. A ideia é retratar o cotidiano, com fotografias que capturam momentos únicos.

Tons fluídos e tie-dye

Os termos “mármore líquido”, “arte fluida”, “kintsugi” e “tinta à base de álcool” tiveram destaque nas pesquisas pelo relatório da Shutterstock, demonstrando o aumento do interesse das pessoas por tons fluídos e translúcidos. A busca por “tye-dye” também cresceu bastante, e é um padrão que vem marcando presença nas campanhas.

Cordas e músicas empolgantes

Em relação a músicas, o relatório da Shutterstock apontou um crescimento no número de downloads de faixas com cordas, notando-se uma tendência para músicas que emocionam. Músicas empolgantes e divertidas, com instrumentos ousados e intensidades sonoras arrebatadoras, também vêm se mostrando em alta.

O time de criação e desenvolvimento da agência de marketing digital Digimax Brasil está sempre a par das tendências de design, assinando boas plataformas, acompanhando os principais canais de informação, feiras do setor e plataformas de referência. Dessa forma, o time consegue alinhar técnica e estética e entregar sempre os melhores resultados para os clientes.

Website: https://www.digimaxbrasil.com.br/



Meditação guiada oferece 5 minutos de pausa para conectar

25/1/2021 – Disponível gratuitamente pelo canal do YouTube, meditação de Fernanda Cunha é acessível para iniciantes, trazendo estado de presença e paz interior para qualquer pessoa, mesmo aquelas que desistem da ideia de meditar porque acreditam que não conseguem.

Depois de um ano muito intenso, com tantos desafios, incertezas e perdas para muitas pessoas, o momento da pausa se faz urgente para a saúde mental. Mais do que importante, a pausa neste início de ano é necessária e renovadora, para que aconteça um reset em todo o sistema e, assim, um novo ciclo se inicie, renovados na fé, na esperança e na confiança.

“Estamos todos exaustos e passando por situações que deixam nosso cérebro e nossas emoções sobrecarregados, nos tirando do estado de presença e trazendo consequências como ansiedade, irritabilidade, insônia e até depressão”, explica Fernanda Cunha, professora de yoga e yoga dance.

As pausas proporcionadas pelas meditações e pela presença que elas proporcionam permitem uma desintoxicação de tantas informações e estímulos externos. São uma oportunidade para digerir emoções que não tiveram tempo de serem acessadas diante das mudanças rápidas que acontecem e exigem um agir veloz de cada indivíduo.

“A meditação guiada permite um momento para parar e se conectar com você mesmo, com a sua respiração para que você escute o que seu corpo diz e possa descansar sua mente. As pausas são medicinais porque elas nos dão a oportunidade de olhar e sentir com mais profundidade que vida estamos levando e o que é realmente importante e essencial para nós. Sem a pausa, ficamos adormecidos no automático e não sentimos ou enxergamos. Somos literalmente engolidos pelo mundo”, finaliza Fernanda.

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=A-v5KsBNG5s&t=9s

Website: http://www.fernandacunhayoga.com.br



Empresa líder em aplicativos de negócios investe em mudanças para o mundo pós-pandemia

25/1/2021 – Consolidada mundialmente, Zoho busca conquistar novos clientes no Brasil por meio de seus serviços

Qualquer empresa que se dedique a proporcionar uma boa experiência para seus clientes precisa investir em ferramentas que atendam às necessidades de seus usuários. As plataformas de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente são a melhor maneira de fornecer uma experiência satisfatória para consumidores e prestadores de serviços.

Com tantas alternativas no mercado, é importante pesquisar para conhecer todas as ferramentas disponíveis e selecionar a que melhor se adapta às necessidades dos clientes. De acordo com um estudo da Zoho, uma das empresas que oferece maior diversidade de aplicativos empresariais com integração de serviços, mais da metade das empresas tem problemas em se comunicar ou acompanhar seus clientes.

Entendendo que essa é a realidade da maioria das empresas, a Zoho analisou as demandas do mercado para oferecer ferramentas que melhor atendam às organizações, visto que existem variáveis e especificidades dentro de cada negócio. Desenvolvendo assim serviços que auxiliam no controle e gestão de empresas, de startups a grandes companhias, com softwares para gestão do RH às Redes Sociais. Com mais de 20 anos de experiência no mercado e uma ‘app suite’ com mais de 40 aplicativos agrupados para criar um sistema operacional completo para empresas, a empresa possui atualmente mais de 50 milhões de usuários em mais de 180 países em todo o mundo.

Novo normal

Devido à pandemia, o uso da internet e as vendas on-line mais do que dobraram globalmente, resultado de mudanças no padrão de consumo da população mundial. As empresas buscam adotar novas estratégias de gestão que possibilitem uma experiência de primeira linha ao cliente, desde o momento da navegação até a escolha de um produto ou serviço para compra até o pós-venda, principalmente se houver necessidade de assistência.

À medida que as pessoas se ajustavam a um novo normal – do trabalho remoto ao aprendizado virtual – empresas introduziram diversos programas e ferramentas para ajudar organizações necessitadas em todos os mercados. Foram softwares para aulas on-line, para ONGs, para ajudar no trabalho remoto e para auxiliar na volta ao escritório com segurança. A grande maioria deles, disponibilizados gratuitamente, para ajudar o maior número de empresas possíveis, como iniciativas desenvolvidas por empresas para aproximar a digitalização das empresas, possibilitando que elas tenham acesso a um serviço de software de qualidade em um momento de necessidade. Ações que ficarão na história da empresa e guiarão ações futuras.

Solução completa para gestão empresarial

As pequenas empresas são o coração e a alma das comunidades, e com os proprietários de negócios lutando mais do que nunca, empresas têm como objetivo trazer tecnologia de gerenciamento de relacionamento com o cliente de classe mundial para empresas de todos os tamanhos a um preço extremamente acessível, como uma solução de CRM centrada em pipeline focada exclusivamente em pequenas e microempresas que ainda não precisam de um CRM completo e elaborado.

Com muitas opções no mercado, empresas se destacam por seu sistema operacional voltado para negócios. A amplitude e integração de serviços garantem um sistema informatizado e interligado entre todas as áreas da empresa. Tudo isso, é claro, seguindo os protocolos de segurança e garantindo a proteção dos dados da companhia. No Brasil, empresas se preparam para expandir suas atividades no país para dar apoio a uma forte rede de parceiros que representam suas soluções em vendas e suporte.

Website: https://bit.ly/zoho-br



Vacina contra a Covid-19 e procedimentos estéticos

25/1/2021 – Reações registradas em pacientes que usaram preenchedores são leves, transitórias e não devem ser motivo de preocupação, esclarece dermatologista

Recentemente um relatório divulgado pela Food and Drug Administration (FDA), agência que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, alertou para possíveis reações adversas causadas pela vacina da Moderna contra a Covid-19 em pessoas que possuem aplicações de preenchimento labial ou facial.

O estudo envolveu 3000 voluntários e 3 deles apresentaram efeitos adversos depois de tomarem a vacina. Essas pessoas tinham se submetido aos procedimentos pouco antes da vacinação e apresentaram inchaço e inflamação, o que foi corrigido com o uso de anti-inflamatórios a curto prazo.

“Esses sintomas não são uma exclusividade das vacinas contra o coronavírus. E costumam ser causados também por outros medicamentos, imunizantes ou gatilhos externos”, explica a Dermatologista Valéria Campos, que teve acesso ao estudo da FDA.

Segundo a médica, é Importante lembrar que os preenchedores faciais são muito usados no mundo todo e podem ser temporários ou permanentes. “Como exemplo temos o silicone, o polimetilmetacrilato, a hidroxiapatita de cálcio, entre outros. Todos esses têm risco maior de reações tardias, do tipo corpo estranho”.

Entre os biodegradáveis está o ácido hialurônico, que é o mais usado atualmente. Esse componente é encontrado em abundância no organismo, o que diminui o risco de reações alérgicas. Entretanto, o paciente não está livre de complicações, que podem ocorrer imediatamente após a aplicação ou aparecer em até 2 semanas após o procedimento, ou a longo prazo, ocorrendo anos depois”, explica Valéria, que afirma também que “está muito cedo para dizer se o efeito é um caso de ETIP (edema tardio intermitente persistente), já que os quadros regrediram após o uso de anti-inflamatórios e os relatos mostram que os processos foram leves e temporários, ninguém precisou ser hospitalizado e não houve nenhum caso de choque anafilático”.

É importante entender que a toxina botulínica é um neuromodulador usado na forma injetável para relaxar os músculos, e não houve relação entre a vacinação e a toxina, diferente dos preenchimentos dérmicos, usados para preencher linhas finas e rugas e remodelar a aparência. “Já os bioestimuladores são substâncias que, quando injetadas na pele, estimulam o nosso organismo a produzir colágeno. Seu mecanismo de ação consiste na estimulação dos fibroblastos, células responsáveis pela síntese do colágeno, em resposta a uma inflamação tecidual subclínica. A produção de colágeno se inicia cerca de dez dias após a aplicação. O tratamento é normalmente seguro, pois a substância aplicada na pele é biocompatível e biodegradável e, após alguns meses, é totalmente degradada e eliminada do organismo, permanecendo no local apenas o colágeno que foi sintetizado e ainda não existem relatos de efeitos colaterais com esse tipo de produto”, pondera.

A pergunta que não quer calar é: qual é o tratamento seguro para quem planeja se vacinar contra a Covid-19? “Depende do tipo do preenchimento, o ácido hialurônico tem menor risco, e a data do procedimento também é importante. Um outro ponto a ser verificado é o histórico do paciente sobre alergias ou reações adversas. Uma dica é verificar com seu dermatologista o período de duração e que tipo de preenchimento foi aplicado. Certifique-se de receber o certificado do produto injetado, ou pelo menos fotografar a embalagem do produto. Outras opções disponíveis, e sem contraindicações, são os tratamentos a laser e ultrassom microfocado”, finaliza a especialista.

Mais informações em: www.ageimagem.com.br

Website: https://clinicavaleriacampos.com.br/



Cresce a busca por tratamentos de reprodução assistida no Brasil

25/1/2021 – Mesmo com a pandemia o número de tratamentos aumentou em 11%, assim como a individualização de cada tratamento e a humanização dos processos. Especialistas da Clínica Fertipraxis explicam

O 13º Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio), produzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, mostra que o número de procedimentos de reprodução assistida continua a crescer no Brasil, em mais um ano consecutivo. O relatório mais recente foi publicado no final de maio de 2020 e traz os dados mais atualizados da pesquisa, realizada ao longo do ano de 2019.

“Os números traduzem uma realidade que acompanhamos no dia a dia no consultório. A reprodução humana assistida passou a ser cada dia mais presente na vida de casais que, sem sucesso nas tentativas naturais, recorrem aos especialistas para identificar problemas, trata-los e dar continuidade na realização do sonho da gravidez”, aponta a Dra. Maria do Carmo Borges.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), casais que não usam métodos contraceptivos durante 12 meses e não conseguem engravidar podem ser inférteis. E de acordo com a organização, só no Brasil são 8 milhões de pessoas. Em 2019 o número de fertilizações aumentou 2% e no ano anterior o aumento foi maior que 18%. Ainda de acordo com estes dados o protagonismo brasileiro em relação aos procedimentos apontam o crescimento da confiança das pessoas nas técnicas de reprodução assistida. A média da taxa de fertilização in vitro (FIV) nos bancos de células e tecidos germinativos (BCTG) do país atingiu o percentual de 76%, um padrão elevado diante do cenário médio internacional, que exige resultados acima de 65%.

“A média de fertilização nesse patamar mostra que a qualidade e efetividade dos tratamentos só cresce. Isso representa o trabalho sério desenvolvido por todos os profissionais do setor, que se aperfeiçoam e buscam o que há de mais moderno sempre”, explica o Dr. Roberto Antunes. “Outro aspecto importante é a busca pela humanização do tratamento, com apoio de equipe multidisciplinar, atendimento via telemedicina e apoio integral aos pacientes. “Temos que pensar que a carga emocional das terapias para infertilidade é bastante intensa. Alguns casais conseguem enfrentar bem, mas com ajuda externa e humanização das etapas, o impacto é muito positivo”, destaca o especialista.

Reprodução Assistida e COVID

Com a evolução da pandemia de COVID-19, os tratamentos de reprodução que haviam sido interrompidos, por orientação da ANVISA e dos órgãos de saúde, voltaram a ser realizados, analisando cada caso individualmente. O último boletim do órgão regulador deixa a critério dos especialistas a definição sobre a continuidade imediata dos tratamentos. Isso porque, quando se fala em fertilidade, o tempo termina sendo um inimigo. “Há casos em que é possível programar e postergar. É o exemplo de casais que acabaram de identificar infertilidade, estão começando a investigar as causas, mas são, de modo geral, pessoas ainda jovens. Mas em outros casos, especialmente quando a mulher já passou dos 35 anos, o risco de postergar o tratamento é muito alto. O mesmo vale para casos em que se descobre uma doença como um câncer, por exemplo”, finaliza o Dr. Marcelo Marinho.

Mais informações em: www.ageimagem.com.br

Website: http://fertipraxis.com.br/



Segundo estudo, pandemia fez crescer casos de doenças psicossomáticas

APUCARANA/PR 25/1/2021 – O especialista em Hipnose Clínica Vinicius Campos fala sobre a importância da saúde mental, a busca pelo desenvolvimento humano e autoconhecimento para desenvolver um equilíbrio entre corpo e mente.

Segundo a OMS, a depressão é a doença que mais contribui com a incapacidade no mundo. Ela é também a principal causa de mortes por suicídio, com cerca de 800 mil casos por ano. Além da depressão, a entidade indica que, ao redor do mundo, 264 milhões de pessoas sofrem com transtornos de ansiedade, uma média de 3,6%.

O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população. Pesam nesse cenário fatores socioeconômicos como pobreza, desemprego e ambiente, incluindo o estilo de vida em grandes cidades.

Como é possível mudar essa realidade? Como seres humanos, é necessário enxergar a vida no contexto de algo maior, seja ele religioso, espiritual, filosófico ou político. Algo que dê um sentido maior para a existência em si.
O desafio de estresse é o desafio da vida. Como seres humanos em evolução existem escolhas. As habilidades da Programação NeuroLinguística (PNL) e da Hipnose Clínica podem ensinar aos interessados em canalizar e aproveitar toda energia positiva. Apesar de todos os desafios envolvidos, o desenvolvimento humano serve como base para levar uma vida alegre e produtiva.

Website: https://institutoviniciuscampos.com.br/



Construção civil e indústria do aço têm projeção de crescimento para 2021

Serra, ES 24/1/2021 – A previsão para 2021, segundo o Instituto Aço Brasil, é de um avanço de 5,3% das vendas de aço no país.Com expectativa de maior demanda de serviços, a Cedisa Central de Aço já está traçando estratégias para atender o segmento e oferecer o melhor atendimento.

Após um ano de pandemia, o mercado está iniciando 2021 com maiores expectativas de crescimento. Entre os setores que se destacam está o da construção civil, que sofria com crises desde meados de 2014, quando a rentabilidade chegou a cair cerca de 9%. Já em 2020 houve um processo de retomada na área, sendo a responsável pelo maior número de geração de empregos durante o surto de Covid-19. Neste ano a projeção é a mesma: especialistas indicam que apenas a construção civil tem potencial para gerar mais de 200 mil empregos.

A expectativa de retomada deste setor é um ótimo indicativo de crescimento para outras áreas, principalmente da indústria do aço, do concreto e de máquinas, que estão intimamente ligadas com a construção civil. A previsão para 2021, segundo o Instituto Aço Brasil, é de um avanço de 5,3% das vendas de aço no país. Para a Coordenadora Comercial da Cedisa e Engenheira Civil, Lara Dalla Bernardina, esse crescimento pode ser atribuído, entre outros fatores, à necessidade de atender as demandas do setor de construção civil.

“A expectativa de crescimento para o setor em 2021 é de 4%, o que se aproxima dos números de 2013. Esta projeção é muito boa para o mercado e, consequentemente, para a indústria do aço, que, junto com a do concreto, está estritamente ligada à construção civil. Estamos otimistas com o cenário nacional para o aumento das vendas.”

Muito presente em obras de edificações, o aço se destaca no custo-benefício para a construção civil, sendo altamente versátil e resistente, o que oferece um excelente desempenho para as estruturas, além de reduzir os custos da obra e ser um produto de fácil manuseio e transporte.
Para o mercado da construção civil, o aço está disponível em vários formatos no mercado, possibilitando a utilização dele em diversas fases da obra.
Na Cedisa Central de Aço, por exemplo, é possível encontrar a matéria-prima para edificações nos formatos de tela soldada, vergalhão, arame, treliça, chapas, vigas, perfis e telhas.

A diversificação deste produto nas obras permite a construção de projetos mais inovadores e que ocupam menos espaço. Para auxiliar na compra, a Cedisa possui consultores especializados no segmento de construção civil, oferecendo um serviço personalizado e soluções para atender todas as necessidades dos clientes, auxiliando na escolha do melhor material para cada demanda. Em 2021, a equipe pretende focar ainda mais nas estratégias de vendas, dando todo o suporte para o setor

A Cedisa Central de Aço atua no mercado há 45 anos e tem como missão oferecer um amplo mix de produtos com qualidade e excelência em distribuição e beneficiamento de aço. Sediada na Serra – ES, possui outras duas filiais, em Recife e Salvador, dois escritórios, em Duque de Caxias e Macaé, e representantes espalhados por todo o território nacional. A partir destes locais, atende todo o Brasil, com o desejo de inovar e transformar aço em solução.

Website: http://www.cedisa.com.br



Intolerância a produtos químicos pode estar relacionada à doença chamada Sensibilidade Química Múltipla.

Rio de Janeiro 24/1/2021 – Cientistas estudam o motivo de algumas pessoas desenvolverem estes sintomas com mais intensidadeA doença é rara e está sendo estudada por organismos de saúde.

Cheiro forte é algo que normalmente pode provocar um incômodo em algumas pessoas, mas em um determinado grupo pode acarretar sintomas fisiológicos que podem ter impactos na saúde e na rotina pessoal desses indivíduos. Cientistas estudam o motivo de algumas pessoas desenvolverem estes sintomas com mais intensidade, o que é conhecido como Sensibilidade Química Múltipla. A SQM (Sensibilidade Química Múltipla) pode também ser conhecida como Intolerância Química Severa e é uma doença rara e de difícil diagnóstico. O processo da doença se dá na ação do produto químico diretamente sobre as células do organismo, levando o corpo a reagir expressamente a esse contato e assim desenvolver os sintomas. Para identificar se esse é o caso do paciente, exames médicos diferenciados precisam ser aplicados para uma melhor leitura do diagnóstico por parte do médico responsável pelo caso.

Muitos pacientes que buscam ajuda médica nesses casos chegam relatando reações como dor de cabeça, reações na pele, vômito e outros efeitos, porém, em muitos deles pode se tratar de uma doença alérgica respiratória ou de pele, por exemplo. O que ocorre nesses casos é que o paciente alérgico possui uma mucosa já normalmente inflamada. Essa inflamação faz com que a região seja mais sensível a cheiros e contatos com produtos químicos e isso faz com que a mucosa desse paciente responda com mais sensibilidade. Dessa forma, não quer dizer que todos os pacientes que sentem algum tipo de sintoma possuem necessariamente a Síndrome Química Múltipla. Por isso é muito importante o acompanhamento e diagnóstico médico, para que cada quadro clínico seja estudado pelo profissional de saúde. 

Outra importante ação é quanto ao controle do ambiente, que é  o conjunto de cuidados que a pessoa tem com o espaço físico em que ela vive, seja em casa ou no escritório, por exemplo. O médico Marcello Bossois coordena há quinze anos o Projeto Brasil Sem Alergia no Estado do Rio de Janeiro e destaca a importância dos cuidados com a limpeza do ambiente. Além da rotina de limpeza, ele orienta que os pacientes devem evitar a convivência com objetos que normalmente acumulam poeira e ácaro, como bichos de pelúcia, tapetes e cortinas. 

O Projeto Brasil Sem Alergia costuma receber em suas redes sociais, dúvidas sobre assuntos relacionados à saúde. Essa procura se intensificou depois do início da epidemia. O projeto conta hoje com um canal no YouTube e possui algumas listas de reprodução de vídeos onde o médico se aprofunda em alguns temas.

Em alguns casos, os sintomas da Sensibilidade Química Múltipla podem ser confundidos com outras doenças alérgicas. É então necessário buscar orientação médica para que através de exames específicos seja identificado o real caso de cada pessoa. Somente após a confirmação do que acomete o paciente é que o tratamento pode ser definido. O Brasil Sem Alergia tem ajudado na identificação de algumas doenças e na melhoria do quadro da saúde respiratória desses pacientes, algo que durante a pandemia se torna ainda mais essencial.

Website: https://g.co/kgs/C4LPd7



Viagem dos sonhos: consórcio de serviços permite que o turista se planeje com antecedência

24/1/2021 – Modalidade é opção segura para adquirir um serviço sem prejudicar o orçamento

Na hora de programar uma viagem pelo Brasil ou para o exterior, planejar com antecedência é essencial para tornar a experiência inesquecível – seja para pesquisar mais sobre o destino escolhido ou para conseguir preços mais justos em serviços locais. Assim, o consórcio de viagem, modalidade dentro do segmento do consórcio de serviços, se torna uma opção para quem está economizando os recursos para a experiência de viajar.

Segundo José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, o consórcio é uma opção segura de adquirir um bem ou serviço sem prejudicar o orçamento familiar. “A modalidade é a melhor escolha para quem quer realizar a viagem dos sonhos”, afirma. O consorciado pode escolher diversos valores de cartas de crédito para realizar uma viagem nacional ou internacional, além de incluir também serviços adicionais como ingressos, passeios e transfer.

Como funciona?
O consórcio disponibiliza cartas de crédito para a aquisição de bens e serviços, como imóveis, carros novos e seminovos, caminhões, máquinas e equipamentos agrícolas, aeronaves, embarcações e até a viagem dos sonhos. Os interessados se organizam em um grupo, que receberá quantias mensais de todos os integrantes, durante um período previamente estabelecido, para criar uma poupança conjunta. Durante esse tempo, os clientes têm a possibilidade de contemplação por sorteio ou mediante oferta de lances livres e fixos, podendo embutir parte do valor ofertado na carta de crédito.

Dados do mercado
O consórcio de serviços apresentou alta de 59% entre os meses de janeiro e setembro de 2020. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), a modalidade teve um crescimento na venda de novas cotas, em comparação com o mesmo período do ano de 2019.



Pequenas e Médias Empresas: como o SEO pode ser um diferencial competitivo em 2021

São Paulo, SP 24/1/2021 – Investir em SEO torna-se uma opção democrática para bater de frente com concorrentes de diferentes portes.Análise sobre como o Marketing Digital e o SEO podem ser um diferencial competitivo para pequenas e médias empresas.

O ano de 2020 deixou marcas significativas na economia de empresas no mundo todo. No Brasil, negócios fecharam, empresas buscaram formas de reduzir custos e foi necessária uma reinvenção para conseguir driblar os impactos da economia.

A crise provocada pela Covid-19 deixou uma coisa cristalina: as empresas devem estar presentes no ambiente digital. A Internet, mais do que em qualquer outro ano, foi a principal válvula de escape para enfrentar a conturbada situação. 

Nesse contexto de recuperação em 2021, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) terão um papel fundamental. Para efeito de comparação, no ano anterior, as PMEs apresentaram um forte crescimento. De acordo com um estudo do Sebrae e da FGV, os pequenos negócios já representam 30% do PIB nacional.

Considerando o dado, é natural imaginar que neste ano esse perfil de empresa estará ainda mais em evidência. Diante deste cenário de consolidação das PMEs, uma pergunta é muito importante e será explicada neste conteúdo: qual é o diferencial competitivo para esse tipo de negócio?

A resposta? Marketing Digital e estratégias de SEO.

Entendendo melhor o que é Marketing Digital

Antes de mais nada, é importante explicar o conceito de Marketing Digital. 

Trata-se de um conjunto de atividades que uma empresa executa on-line com a finalidade de atrair novos clientes, estabelecer uma relação direta com o público e aprimorar a identidade da marca. 

Entre os seus pilares estão o SEO e o Marketing de Conteúdo.

A importância do SEO e do Marketing de Conteúdo 

Para quem não está familiarizado com o termo, SEO é abreviação de Search Engine Optimization – em tradução livre: otimização para mecanismos de buscas

Basicamente, são técnicas e estratégias utilizadas para fazer um determinado website aparecer nas primeiras posições em mecanismos de buscas, como Google e Bing. Em linhas gerais, é uma excelente forma de chamar a atenção do público-alvo antes dos concorrentes.

Mas como isso funciona?

Primeiramente, é essencial reforçar uma coisa: qualquer trabalho de SEO exige tempo. Entre os especialistas, o consenso é de que para um resultado bacana é necessário – no mínimo – seis meses. Ou seja, essa alternativa de marketing é um investimento a longo prazo.

Um bom projeto de SEO estrutura-se em cima de muito estudo, constância e alguns fatores técnicos. 

No âmbito técnico, deve-se destacar três tópicos:

  • Palavras-chave: toda vez que um conteúdo é publicado em um site, usa-se uma palavra-chave para mostrar ao mecanismo de busca qual é o termo principal daquela página. 

Nesse caso, há dois tipos de palavras-chave: as head tail (cauda curta) e as long tail (cauda longa). Elas são amplamente utilizadas, mas o foco de cada uma é diferente. 

Para facilitar, um exemplo: alguém resolveu escrever um conteúdo sobre esportes. 

Exemplo de cauda curta neste tema: esportes 

Exemplo de cauda longa: esportes aquáticos

Dessa maneira, a compreensão fica mais fácil: as palavras-chave de cauda longa são mais específicas; enquanto as de cauda curta, mais generalizadas. 

Em termos de posicionamento nos mecanismos de buscas, é mais simples fazer uma página com uma cauda longa aparecer nas primeiras posições, pois a concorrência é menor. 

  • Volume de buscas x Dificuldade do termo: esse item é essencial para o uso correto de palavras-chave. Atualmente, existem inúmeras ferramentas que otimizam o trabalho de quem realiza ações de SEO. Praticamente todas elas oferecem um dado muito interessante: o volume de busca para determinado termo e a sua dificuldade para aparecer nas primeiras posições.

Mais um exemplo:

De acordo com o site SEMrush, a palavra “esportes” possui 550 mil buscas mensais, e a dificuldade para posicionar um conteúdo nesse termo é de 94% em um total de 100%. 

Já o termo “esportes aquáticos” possui 4,4 mil buscas mensais e a sua dificuldade para ranqueamento é de 74%. 

O ideal é sempre encontrar equilíbrio entre o volume de buscas e a dificuldade do termo.

  • Link Building: esse tópico é um pouco mais complexo, mas essencialmente refere-se à construção de uma rede de links internos e externos para o site. Os robôs dos motores de buscas valorizam (e muito) conteúdos que possuem links. Mas claro, quando eles são posicionados de forma natural e que façam sentido para a experiência do usuário ao navegar em seu website. 

SEO e PMEs – Vale a pena o investimento?

Naturalmente, empresas de diferentes portes dispõem de um valor variado para investimentos em marketing e publicidade. 

Grandes corporações conseguem colocar muito mais capital em estratégias mais sólidas de marketing, explorando tanto SEO quanto outras alternativas mais rápidas, como publicidade paga. 

Contudo, pequenas e médias empresas, nem sempre, possuem um valor alto para aplicar nesse tipo de serviço. Ou seja, é preciso fazer cada centavo render. 

É justamente nessa situação que o SEO pode ser o diferencial competitivo para PMEs.

Diferentemente de um anúncio pago, por exemplo, as técnicas de SEO não priorizam quem paga mais. Se uma multinacional e um pequeno empreendedor produzem o mesmo tipo de conteúdo e a mesma quantidade, quem sairá em vantagem não é aquele que pagou mais caro, mas sim quem fez a melhor produção. 

Portanto, agora que os serviços on-line estão em voga, investir em SEO torna-se uma opção democrática para bater de frente com concorrentes de diferentes portes.

Onde encontrar especialistas em SEO?

Em uma rápida pesquisa é possível encontrar inúmeras agências de Marketing Digital. Entretanto, é recomendável cuidado ao contratar este serviço, uma vez que tornou-se comum o surgimento de agências que prometem mundos, mas na prática, não fazem nada. 

Nesse caso, o ideal é conhecer melhor a história da empresa que deseja contratar, verificar quantos anos de experiência ela tem e os principais cases de sucesso.

Em São Paulo, mais precisamente no bairro da Mooca, um dos principais destaques na área de marketing e publicidade é a Agência Multlinks. Com mais de 12 anos no mercado, tornou-se referência na elaboração de projetos de SEO e Marketing de Conteúdo para pequenas e médias empresas. 

Mais informações no website da agência: https://www.multlinks.com.br/

Website: https://www.multlinks.com.br/



Tendência: e-commerce se tornou um grande aliado nos negócios

Sorocaba, SP 24/1/2021 – Com a pandemia, o crescimento de e-commerces que já vinha sendo registrado, tornou-se mais intenso com empresas e consumidores se adaptando ao novo hábito.

Os canais de vendas on-line ganharam ainda mais destaque em 2020, devido às restrições e recomendações de segurança em relação à pandemia mundial da Covid-19. Como diversas lojas físicas, em todo o país, tiveram de baixar suas portas, os consumidores encontraram na internet uma forma para continuar comprando o que precisavam.

Segundo dados da Ebit | Nielsen, plataforma de opinião de consumidores do Brasil, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020, a maior alta em 20 anos.

Diversas empresas que nunca tinham vendido on-line passaram a usar meios alternativos para atender a demanda, o que ajudou muitas delas a se manter e crescer na pandemia. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) registrou mais de 150 mil novas lojas on-line no segundo e terceiro trimestres de 2020.

Para acompanhar essa tendência e a mudança de comportamento do consumidor, a empresa Wyda expandiu sua área de atuação no mercado e lançou um e-commerce com alguns dos produtos da sua linha de alumínio e não alumínio. 

Lançada oficialmente em setembro de 2020, a loja virtual é destinada ao público B2C, ou seja, os consumidores finais dos produtos de embalagens. Desta forma, mesmo com forte presença no varejo e demais estabelecimentos, a marca abre um novo canal de vendas a fim de garantir o abastecimento de todos os seus clientes, principalmente aos que não conseguem ir até um distribuidor parceiro ou ponto de venda. 

De acordo com dados da ABComm, entre abril e setembro do ano passado, 11,5 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra on-line. 

Os consumidores de embalagens podem adquirir, na mesma plataforma, diversos produtos em alumínio – como folhas de alumínio, assadeiras e baixelas – até a linha não alumínio: filme de PVC, sacos multiuso e sacos com fechamento zip.

A pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, feita pelo BigData Corp junto com a PayPal Brasil, durante a pandemia, revela que os pequenos negócios estão em evidência nesse modo de venda: 88,7% do total possui até 10 mil visitas por mês.

Além da praticidade e do conforto de comprar e receber produtos sem sair de casa, uma loja virtual pode ajudar a aumentar a presença da marca e garantir que clientes em potencial encontrem informações sobre produtos e possam compará-los. Segundo pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) 97% dos compradores buscam informações na internet antes de realizar suas compras.

“A Wyda está atenta às mudanças e deseja ir além do mercado tradicional. Com isso, podemos atingir todo o Brasil com segurança a todos os nossos consumidores. A pandemia do novo coronavírus reforçou a importância do ambiente digital em qualquer setor, e quem atender a essas demandas com antecedência sairá na frente de seus concorrentes”, afirma Cadu Migliorini, responsável pelo marketing da Wyda. 

Cadu completa dizendo que essa iniciativa traz novos desafios à empresa, que tem como compromisso oferecer produtos de qualidade a favor da praticidade e organização de alimentos. “Lançar o e-commerce oficial da marca é uma iniciativa importante, tendo em vista a crescente demanda dos consumidores adeptos às compras on-line. Foi um grande desafio coordenar este projeto com todos os setores da empresa, mas estamos bastante felizes com o resultado e confiantes no sucesso destas inovações”, finaliza.

Apesar de muitos negócios terem feito essas mudanças para o período de pandemia, isso não significa que o e-commerce sofrerá uma retração quando o comércio abrir totalmente. Em 2021 o comércio on-line deve permanecer aquecido e as empresas podem dar os próximos passos, como a incrementação dos canais logísticos, integração com as redes sociais, além de unir o digital com as lojas físicas, incorporando estoque para entrega de compras on-line e com o cruzamento da venda virtual feita por vendedores das lojas físicas.

Mais detalhes sobre a nova loja virtual da empresa Wyda estão no link: https://loja.wyda.com.br

Website: https://loja.wyda.com.br



Empresas anunciam parceria que promete revolucionar setor logístico

Curitiba, PR 22/1/2021 – A expectativa é que a plataforma gere ganho para toda a cadeia, embarcadores, transportadores e motoristas. Maior produtividade da frota e geração de ganhos para todos os envolvidos, especialmente para os caminhoneiros, são os grandes objetivos da Cargolift e da startup Matrixcargo, que investiram pesado em inteligência artificial

<

p dir=”ltr”>Pelas estradas do país circulam pouco mais de 2 milhões de caminhões, segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Mas, nem sempre as viagens têm cargas quando os motoristas estão voltando para casa. E um caminhão rodando vazio é um alto gasto para o transportador. Em outras viagens, alguns veículos andam com muitos espaços na carroceria, mas poderiam compartilhar o transporte de mercadorias para redução de custo e mais lucro dos envolvidos. Outros deslocamentos demoram além do necessário, por conta das janelas de espera para carregamento ou descarregamento do caminhão. Tudo porque alguns processos, na maioria das operadoras logísticas, ainda são manuais, com dezenas de planilhas e, mesmo com tantos números, falta análise dos dados.

Ao viver na pele esta situação, e compreendendo que diversos setores estavam perdendo em lucratividade, a operadora logística Cargolift, responsável por cerca de 15 mil viagens mensais, resolveu investir em algo que pudesse otimizar seus resultados. Foi aí que ajudou no desenvolvimento da startup curitibana Matrixcargo, cujo objetivo é automatizar processos de logística por meio de inteligência artificial. O valor dos investimentos é mantido em segredo.

“Nosso time viajou para o Vale do Silício (EUA), Europa e Israel, em busca de inspiração. Não encontramos nada parecido que reunisse todas as ferramentas que precisávamos, foi quando apostamos na Matrixcargo. Sempre pensamos de forma disruptiva e a parceria entre as empresas vai trazer muitos benefícios para ambas. Especialmente aos caminhoneiros, que terão o seu trabalho otimizado e poderão ganhar mais. Nosso objetivo é o ganha-ganha”, explica o CEO da Cargolift, Markenson Marques.

A Cargolift é a primeira cliente da Matrixcargo. Por enquanto a startup oferecerá o serviço Otimizador Matrix. Trata-se de um robô que interage com todas as áreas da operadora, gera agilidade e automação dos processos, além de desburocratizá-los. “A expectativa é que a plataforma gere ganho para toda a cadeia, embarcadores, transportadores e motoristas. Esperamos reduzir em até 70% os custos com deslocamento vazio, aumentando a produtividade da frota própria e agregados, e em consequência proporcionar redução de custos para os nossos clientes”, destaca o CCO da transportadora, Marcos Rosa.

Para lidar com o robô, e também fazê-lo aprender os dados da operadora logística, bem como do setor de transportes, a Cargolift precisou contratar “professores de robôs”. “Usamos este termo para descrever a atuação do nosso novo tipo de colaborador. Essas contratações vão de encontro com a qualidade das informações que precisamos no sistema. O robô precisa entender o nosso processo, as nossas informações, então a gente busca profissionais e está desenvolvendo pessoas para que elas possam alimentar o sistema corretamente, e ensinem o robô a expertise que reunimos ao longo de 26 anos para que ele possa atender às nossas necessidades”, explica Natalia Anile Santos, gerente corporativa de gente e gestão da Cargolift.

O robô faz parte da CCO Matrix, a central de controle operacional que está sendo inaugurada este mês na Cargolift. Além de acompanhar tudo que acontece em todas as suas viagens, a operadora consegue depurar milhares de dados em segundos. E é por isso que a Matrixcargo já nasce com um grande know how em operações logísticas. Aliou colaboradores experientes na área e uma das maiores operadoras logísticas da região sul à nova realidade do setor, que foi impulsionada pelas compras online, segundo Guttemberg Silva, gerente de projetos da startup. “Para o cenário atual, em um momento onde as plataformas de e-commerce crescem vertiginosamente nesta nova realidade de pandemia, a Matrixcargo, através do Otimizador Matrix, traz ao mercado processos logísticos mais assertivos, reduzindo o número de veículos de carga em viagens vazias, maior aproveitamento das caixas de carga por veículo nas estradas e rotas inteligentes, reduzindo, assim, o número de quilômetros improdutivos”, afirma.

Ao reduzir a quantidade de veículos transitando sem carga, há também a redução da poluição proveniente dos caminhões, segundo o engenheiro de machine learning da Matrixcargo, Angelo Manzatto. “Como o objetivo é trazer uma redução significativa no deslocamento de veículos transitando sem carga, isso também vai contribuir para a redução de emissão de CO2”.

A parceria entre a Cargolift e a Matrixcargo, neste primeiro momento, está desenvolvendo um projeto piloto, mas já prevê o lançamento de outros produtos. “A Matrixcargo possui um laboratório incrível com a parceria gerada com a Cargolift. Conseguimos validar nossas hipóteses em um ambiente real, gerando soluções que realmente geram impacto. E logo apresentaremos outros produtos ao setor logístico”, anuncia Rodrigo Favero, cofundador e CTO da Matrixcargo.  

“Sonhamos com a transformação que estamos vivendo hoje lá em 2017, quando reunimos nossa equipe em um evento para pensar de forma disruptiva. As mudanças no setor logístico precisam ocorrer de forma colaborativa. Precisamos pensar em todos os envolvidos na cadeia, principalmente no caminhoneiro. Quando as outras ferramentas da Matrixcargo estiverem disponíveis, certamente será uma revolução no setor”, conclui Markenson Marques.

Website: https://www.cargolift.com.br



Universidade federal oferece Pós-graduação à Distância em Restauração Florestal

Dois Vizinhos, PR 22/1/2021 – Somente no Brasil, a previsão é de restaurar 12 milhões de hectares até 2030. Curso de Especialização 100% on-line, em 12 meses, com início em 15 de março. O aluno escolhe o dia e horário da aula, fazendo o curso no seu ritmo.

A restauração florestal promove a reconstrução gradual das florestas e outros ecossistemas naturais e urbanos, através da recomposição de sua estrutura arbórea, biodiversidade, e funções ecológicas. Com o plantio de árvores e outras formas de vida, o restauro de áreas degradadas possibilita o desenvolvimento sustentável com serviços ambientais de grande importância para a economia, além da melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas no planeta Terra.

Para se ter uma ideia de tal importância, em 2020, mais de 11 mil cientistas de 153 países declararam o “Estado de Emergência Climática Global”. Eles estimaram que somente a Restauração Florestal pode contribuir com até 1/3 do sequestro de carbono necessário para minimizar o aquecimento global até 2030. Para lidar com esse estado de emergência, a ONU declarou que em 2021 inicia a “Década de Restauração de Ecossistemas” do planeta. Somente no Brasil, a previsão é de restaurar 12 milhões de hectares até 2030, diz o Professor Fernando Bechara da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

E para formar recursos humanos para esse novo mundo e mercado de trabalho superaquecidos, até 14 de fevereiro estão abertas as inscrições para 50 vagas do curso de Pós-graduação em Restauração Florestal, totalmente à distância (100% on-line) da UTFPR. Podem se matricular pessoas interessadas com nível superior em qualquer área. O curso inicia em 14 de março e o aluno se forma em 12 meses. As aulas são assíncronas, ou seja, o aluno escolhe o dia e horário da aula, fazendo o curso no seu ritmo. As disciplinas estão separadas em dois módulos: o primeiro dá bases sobre Ecologia Florestal, Botânica, Solos e Geoprocessamento; o segundo traz conteúdo específico sobre educação ambiental, legislação, silvicultura, tecnologias de restauração e empreendedorismo. Em cada disciplina, o aluno trabalhará um aspecto de seu próprio “Projeto de Restauração de Áreas Degradadas” que, ao final do curso, já estará praticamente pronto e será apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso.

Taxas de matrícula: [http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=443]. Dúvidas no WhatsApp (46) 9972-9010 ou em restauracaoflorestal@gmail.com.

Website: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/especializacao/dv/restauracao-florestal



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Podcast – A tecnologia de áudio e vídeo Dolby faz parte...

0
Para saber como ela nasceu e ganhou o mercado global, ouça ou veja agora o Podcast, que está bem legal, curta o vídeo, inscreva-se no canal e compartilhe nas redes sociais.

Podcast – Fusca na veia

Últimas Notícias

Translate »