Home CORPORATE Pequenas e Médias Empresas: como o SEO pode ser um diferencial competitivo...

Pequenas e Médias Empresas: como o SEO pode ser um diferencial competitivo em 2021



São Paulo, SP 24/1/2021 – Investir em SEO torna-se uma opção democrática para bater de frente com concorrentes de diferentes portes.Análise sobre como o Marketing Digital e o SEO podem ser um diferencial competitivo para pequenas e médias empresas.

O ano de 2020 deixou marcas significativas na economia de empresas no mundo todo. No Brasil, negócios fecharam, empresas buscaram formas de reduzir custos e foi necessária uma reinvenção para conseguir driblar os impactos da economia.

A crise provocada pela Covid-19 deixou uma coisa cristalina: as empresas devem estar presentes no ambiente digital. A Internet, mais do que em qualquer outro ano, foi a principal válvula de escape para enfrentar a conturbada situação. 

Nesse contexto de recuperação em 2021, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) terão um papel fundamental. Para efeito de comparação, no ano anterior, as PMEs apresentaram um forte crescimento. De acordo com um estudo do Sebrae e da FGV, os pequenos negócios já representam 30% do PIB nacional.

Considerando o dado, é natural imaginar que neste ano esse perfil de empresa estará ainda mais em evidência. Diante deste cenário de consolidação das PMEs, uma pergunta é muito importante e será explicada neste conteúdo: qual é o diferencial competitivo para esse tipo de negócio?

A resposta? Marketing Digital e estratégias de SEO.

Entendendo melhor o que é Marketing Digital

Antes de mais nada, é importante explicar o conceito de Marketing Digital. 

Trata-se de um conjunto de atividades que uma empresa executa on-line com a finalidade de atrair novos clientes, estabelecer uma relação direta com o público e aprimorar a identidade da marca. 

Entre os seus pilares estão o SEO e o Marketing de Conteúdo.

A importância do SEO e do Marketing de Conteúdo 

Para quem não está familiarizado com o termo, SEO é abreviação de Search Engine Optimization – em tradução livre: otimização para mecanismos de buscas

Basicamente, são técnicas e estratégias utilizadas para fazer um determinado website aparecer nas primeiras posições em mecanismos de buscas, como Google e Bing. Em linhas gerais, é uma excelente forma de chamar a atenção do público-alvo antes dos concorrentes.

Mas como isso funciona?

Primeiramente, é essencial reforçar uma coisa: qualquer trabalho de SEO exige tempo. Entre os especialistas, o consenso é de que para um resultado bacana é necessário – no mínimo – seis meses. Ou seja, essa alternativa de marketing é um investimento a longo prazo.

Um bom projeto de SEO estrutura-se em cima de muito estudo, constância e alguns fatores técnicos. 

No âmbito técnico, deve-se destacar três tópicos:

  • Palavras-chave: toda vez que um conteúdo é publicado em um site, usa-se uma palavra-chave para mostrar ao mecanismo de busca qual é o termo principal daquela página. 

Nesse caso, há dois tipos de palavras-chave: as head tail (cauda curta) e as long tail (cauda longa). Elas são amplamente utilizadas, mas o foco de cada uma é diferente. 

Para facilitar, um exemplo: alguém resolveu escrever um conteúdo sobre esportes. 

Exemplo de cauda curta neste tema: esportes 

Exemplo de cauda longa: esportes aquáticos

Dessa maneira, a compreensão fica mais fácil: as palavras-chave de cauda longa são mais específicas; enquanto as de cauda curta, mais generalizadas. 

Em termos de posicionamento nos mecanismos de buscas, é mais simples fazer uma página com uma cauda longa aparecer nas primeiras posições, pois a concorrência é menor. 

  • Volume de buscas x Dificuldade do termo: esse item é essencial para o uso correto de palavras-chave. Atualmente, existem inúmeras ferramentas que otimizam o trabalho de quem realiza ações de SEO. Praticamente todas elas oferecem um dado muito interessante: o volume de busca para determinado termo e a sua dificuldade para aparecer nas primeiras posições.

Mais um exemplo:

De acordo com o site SEMrush, a palavra “esportes” possui 550 mil buscas mensais, e a dificuldade para posicionar um conteúdo nesse termo é de 94% em um total de 100%. 

Já o termo “esportes aquáticos” possui 4,4 mil buscas mensais e a sua dificuldade para ranqueamento é de 74%. 

O ideal é sempre encontrar equilíbrio entre o volume de buscas e a dificuldade do termo.

  • Link Building: esse tópico é um pouco mais complexo, mas essencialmente refere-se à construção de uma rede de links internos e externos para o site. Os robôs dos motores de buscas valorizam (e muito) conteúdos que possuem links. Mas claro, quando eles são posicionados de forma natural e que façam sentido para a experiência do usuário ao navegar em seu website. 

SEO e PMEs – Vale a pena o investimento?

Naturalmente, empresas de diferentes portes dispõem de um valor variado para investimentos em marketing e publicidade. 

Grandes corporações conseguem colocar muito mais capital em estratégias mais sólidas de marketing, explorando tanto SEO quanto outras alternativas mais rápidas, como publicidade paga. 

Contudo, pequenas e médias empresas, nem sempre, possuem um valor alto para aplicar nesse tipo de serviço. Ou seja, é preciso fazer cada centavo render. 

É justamente nessa situação que o SEO pode ser o diferencial competitivo para PMEs.

Diferentemente de um anúncio pago, por exemplo, as técnicas de SEO não priorizam quem paga mais. Se uma multinacional e um pequeno empreendedor produzem o mesmo tipo de conteúdo e a mesma quantidade, quem sairá em vantagem não é aquele que pagou mais caro, mas sim quem fez a melhor produção. 

Portanto, agora que os serviços on-line estão em voga, investir em SEO torna-se uma opção democrática para bater de frente com concorrentes de diferentes portes.

Onde encontrar especialistas em SEO?

Em uma rápida pesquisa é possível encontrar inúmeras agências de Marketing Digital. Entretanto, é recomendável cuidado ao contratar este serviço, uma vez que tornou-se comum o surgimento de agências que prometem mundos, mas na prática, não fazem nada. 

Nesse caso, o ideal é conhecer melhor a história da empresa que deseja contratar, verificar quantos anos de experiência ela tem e os principais cases de sucesso.

Em São Paulo, mais precisamente no bairro da Mooca, um dos principais destaques na área de marketing e publicidade é a Agência Multlinks. Com mais de 12 anos no mercado, tornou-se referência na elaboração de projetos de SEO e Marketing de Conteúdo para pequenas e médias empresas. 

Mais informações no website da agência: https://www.multlinks.com.br/

Pequenas e Médias Empresas: como o SEO pode ser um diferencial competitivo em 2021

Website: https://www.multlinks.com.br/



Previous articleTendência: e-commerce se tornou um grande aliado nos negócios
Next articleViagem dos sonhos: consórcio de serviços permite que o turista se planeje com antecedência