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Viagem dos sonhos: consórcio de serviços permite que o turista se planeje com antecedência

24/1/2021 – Modalidade é opção segura para adquirir um serviço sem prejudicar o orçamento

Na hora de programar uma viagem pelo Brasil ou para o exterior, planejar com antecedência é essencial para tornar a experiência inesquecível – seja para pesquisar mais sobre o destino escolhido ou para conseguir preços mais justos em serviços locais. Assim, o consórcio de viagem, modalidade dentro do segmento do consórcio de serviços, se torna uma opção para quem está economizando os recursos para a experiência de viajar.

Segundo José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, o consórcio é uma opção segura de adquirir um bem ou serviço sem prejudicar o orçamento familiar. “A modalidade é a melhor escolha para quem quer realizar a viagem dos sonhos”, afirma. O consorciado pode escolher diversos valores de cartas de crédito para realizar uma viagem nacional ou internacional, além de incluir também serviços adicionais como ingressos, passeios e transfer.

Como funciona?
O consórcio disponibiliza cartas de crédito para a aquisição de bens e serviços, como imóveis, carros novos e seminovos, caminhões, máquinas e equipamentos agrícolas, aeronaves, embarcações e até a viagem dos sonhos. Os interessados se organizam em um grupo, que receberá quantias mensais de todos os integrantes, durante um período previamente estabelecido, para criar uma poupança conjunta. Durante esse tempo, os clientes têm a possibilidade de contemplação por sorteio ou mediante oferta de lances livres e fixos, podendo embutir parte do valor ofertado na carta de crédito.

Dados do mercado
O consórcio de serviços apresentou alta de 59% entre os meses de janeiro e setembro de 2020. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), a modalidade teve um crescimento na venda de novas cotas, em comparação com o mesmo período do ano de 2019.



Pequenas e Médias Empresas: como o SEO pode ser um diferencial competitivo em 2021

São Paulo, SP 24/1/2021 – Investir em SEO torna-se uma opção democrática para bater de frente com concorrentes de diferentes portes.Análise sobre como o Marketing Digital e o SEO podem ser um diferencial competitivo para pequenas e médias empresas.

O ano de 2020 deixou marcas significativas na economia de empresas no mundo todo. No Brasil, negócios fecharam, empresas buscaram formas de reduzir custos e foi necessária uma reinvenção para conseguir driblar os impactos da economia.

A crise provocada pela Covid-19 deixou uma coisa cristalina: as empresas devem estar presentes no ambiente digital. A Internet, mais do que em qualquer outro ano, foi a principal válvula de escape para enfrentar a conturbada situação. 

Nesse contexto de recuperação em 2021, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) terão um papel fundamental. Para efeito de comparação, no ano anterior, as PMEs apresentaram um forte crescimento. De acordo com um estudo do Sebrae e da FGV, os pequenos negócios já representam 30% do PIB nacional.

Considerando o dado, é natural imaginar que neste ano esse perfil de empresa estará ainda mais em evidência. Diante deste cenário de consolidação das PMEs, uma pergunta é muito importante e será explicada neste conteúdo: qual é o diferencial competitivo para esse tipo de negócio?

A resposta? Marketing Digital e estratégias de SEO.

Entendendo melhor o que é Marketing Digital

Antes de mais nada, é importante explicar o conceito de Marketing Digital. 

Trata-se de um conjunto de atividades que uma empresa executa on-line com a finalidade de atrair novos clientes, estabelecer uma relação direta com o público e aprimorar a identidade da marca. 

Entre os seus pilares estão o SEO e o Marketing de Conteúdo.

A importância do SEO e do Marketing de Conteúdo 

Para quem não está familiarizado com o termo, SEO é abreviação de Search Engine Optimization – em tradução livre: otimização para mecanismos de buscas

Basicamente, são técnicas e estratégias utilizadas para fazer um determinado website aparecer nas primeiras posições em mecanismos de buscas, como Google e Bing. Em linhas gerais, é uma excelente forma de chamar a atenção do público-alvo antes dos concorrentes.

Mas como isso funciona?

Primeiramente, é essencial reforçar uma coisa: qualquer trabalho de SEO exige tempo. Entre os especialistas, o consenso é de que para um resultado bacana é necessário – no mínimo – seis meses. Ou seja, essa alternativa de marketing é um investimento a longo prazo.

Um bom projeto de SEO estrutura-se em cima de muito estudo, constância e alguns fatores técnicos. 

No âmbito técnico, deve-se destacar três tópicos:

  • Palavras-chave: toda vez que um conteúdo é publicado em um site, usa-se uma palavra-chave para mostrar ao mecanismo de busca qual é o termo principal daquela página. 

Nesse caso, há dois tipos de palavras-chave: as head tail (cauda curta) e as long tail (cauda longa). Elas são amplamente utilizadas, mas o foco de cada uma é diferente. 

Para facilitar, um exemplo: alguém resolveu escrever um conteúdo sobre esportes. 

Exemplo de cauda curta neste tema: esportes 

Exemplo de cauda longa: esportes aquáticos

Dessa maneira, a compreensão fica mais fácil: as palavras-chave de cauda longa são mais específicas; enquanto as de cauda curta, mais generalizadas. 

Em termos de posicionamento nos mecanismos de buscas, é mais simples fazer uma página com uma cauda longa aparecer nas primeiras posições, pois a concorrência é menor. 

  • Volume de buscas x Dificuldade do termo: esse item é essencial para o uso correto de palavras-chave. Atualmente, existem inúmeras ferramentas que otimizam o trabalho de quem realiza ações de SEO. Praticamente todas elas oferecem um dado muito interessante: o volume de busca para determinado termo e a sua dificuldade para aparecer nas primeiras posições.

Mais um exemplo:

De acordo com o site SEMrush, a palavra “esportes” possui 550 mil buscas mensais, e a dificuldade para posicionar um conteúdo nesse termo é de 94% em um total de 100%. 

Já o termo “esportes aquáticos” possui 4,4 mil buscas mensais e a sua dificuldade para ranqueamento é de 74%. 

O ideal é sempre encontrar equilíbrio entre o volume de buscas e a dificuldade do termo.

  • Link Building: esse tópico é um pouco mais complexo, mas essencialmente refere-se à construção de uma rede de links internos e externos para o site. Os robôs dos motores de buscas valorizam (e muito) conteúdos que possuem links. Mas claro, quando eles são posicionados de forma natural e que façam sentido para a experiência do usuário ao navegar em seu website. 

SEO e PMEs – Vale a pena o investimento?

Naturalmente, empresas de diferentes portes dispõem de um valor variado para investimentos em marketing e publicidade. 

Grandes corporações conseguem colocar muito mais capital em estratégias mais sólidas de marketing, explorando tanto SEO quanto outras alternativas mais rápidas, como publicidade paga. 

Contudo, pequenas e médias empresas, nem sempre, possuem um valor alto para aplicar nesse tipo de serviço. Ou seja, é preciso fazer cada centavo render. 

É justamente nessa situação que o SEO pode ser o diferencial competitivo para PMEs.

Diferentemente de um anúncio pago, por exemplo, as técnicas de SEO não priorizam quem paga mais. Se uma multinacional e um pequeno empreendedor produzem o mesmo tipo de conteúdo e a mesma quantidade, quem sairá em vantagem não é aquele que pagou mais caro, mas sim quem fez a melhor produção. 

Portanto, agora que os serviços on-line estão em voga, investir em SEO torna-se uma opção democrática para bater de frente com concorrentes de diferentes portes.

Onde encontrar especialistas em SEO?

Em uma rápida pesquisa é possível encontrar inúmeras agências de Marketing Digital. Entretanto, é recomendável cuidado ao contratar este serviço, uma vez que tornou-se comum o surgimento de agências que prometem mundos, mas na prática, não fazem nada. 

Nesse caso, o ideal é conhecer melhor a história da empresa que deseja contratar, verificar quantos anos de experiência ela tem e os principais cases de sucesso.

Em São Paulo, mais precisamente no bairro da Mooca, um dos principais destaques na área de marketing e publicidade é a Agência Multlinks. Com mais de 12 anos no mercado, tornou-se referência na elaboração de projetos de SEO e Marketing de Conteúdo para pequenas e médias empresas. 

Mais informações no website da agência: https://www.multlinks.com.br/

Website: https://www.multlinks.com.br/



Tendência: e-commerce se tornou um grande aliado nos negócios

Sorocaba, SP 24/1/2021 – Com a pandemia, o crescimento de e-commerces que já vinha sendo registrado, tornou-se mais intenso com empresas e consumidores se adaptando ao novo hábito.

Os canais de vendas on-line ganharam ainda mais destaque em 2020, devido às restrições e recomendações de segurança em relação à pandemia mundial da Covid-19. Como diversas lojas físicas, em todo o país, tiveram de baixar suas portas, os consumidores encontraram na internet uma forma para continuar comprando o que precisavam.

Segundo dados da Ebit | Nielsen, plataforma de opinião de consumidores do Brasil, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020, a maior alta em 20 anos.

Diversas empresas que nunca tinham vendido on-line passaram a usar meios alternativos para atender a demanda, o que ajudou muitas delas a se manter e crescer na pandemia. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) registrou mais de 150 mil novas lojas on-line no segundo e terceiro trimestres de 2020.

Para acompanhar essa tendência e a mudança de comportamento do consumidor, a empresa Wyda expandiu sua área de atuação no mercado e lançou um e-commerce com alguns dos produtos da sua linha de alumínio e não alumínio. 

Lançada oficialmente em setembro de 2020, a loja virtual é destinada ao público B2C, ou seja, os consumidores finais dos produtos de embalagens. Desta forma, mesmo com forte presença no varejo e demais estabelecimentos, a marca abre um novo canal de vendas a fim de garantir o abastecimento de todos os seus clientes, principalmente aos que não conseguem ir até um distribuidor parceiro ou ponto de venda. 

De acordo com dados da ABComm, entre abril e setembro do ano passado, 11,5 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra on-line. 

Os consumidores de embalagens podem adquirir, na mesma plataforma, diversos produtos em alumínio – como folhas de alumínio, assadeiras e baixelas – até a linha não alumínio: filme de PVC, sacos multiuso e sacos com fechamento zip.

A pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, feita pelo BigData Corp junto com a PayPal Brasil, durante a pandemia, revela que os pequenos negócios estão em evidência nesse modo de venda: 88,7% do total possui até 10 mil visitas por mês.

Além da praticidade e do conforto de comprar e receber produtos sem sair de casa, uma loja virtual pode ajudar a aumentar a presença da marca e garantir que clientes em potencial encontrem informações sobre produtos e possam compará-los. Segundo pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) 97% dos compradores buscam informações na internet antes de realizar suas compras.

“A Wyda está atenta às mudanças e deseja ir além do mercado tradicional. Com isso, podemos atingir todo o Brasil com segurança a todos os nossos consumidores. A pandemia do novo coronavírus reforçou a importância do ambiente digital em qualquer setor, e quem atender a essas demandas com antecedência sairá na frente de seus concorrentes”, afirma Cadu Migliorini, responsável pelo marketing da Wyda. 

Cadu completa dizendo que essa iniciativa traz novos desafios à empresa, que tem como compromisso oferecer produtos de qualidade a favor da praticidade e organização de alimentos. “Lançar o e-commerce oficial da marca é uma iniciativa importante, tendo em vista a crescente demanda dos consumidores adeptos às compras on-line. Foi um grande desafio coordenar este projeto com todos os setores da empresa, mas estamos bastante felizes com o resultado e confiantes no sucesso destas inovações”, finaliza.

Apesar de muitos negócios terem feito essas mudanças para o período de pandemia, isso não significa que o e-commerce sofrerá uma retração quando o comércio abrir totalmente. Em 2021 o comércio on-line deve permanecer aquecido e as empresas podem dar os próximos passos, como a incrementação dos canais logísticos, integração com as redes sociais, além de unir o digital com as lojas físicas, incorporando estoque para entrega de compras on-line e com o cruzamento da venda virtual feita por vendedores das lojas físicas.

Mais detalhes sobre a nova loja virtual da empresa Wyda estão no link: https://loja.wyda.com.br

Website: https://loja.wyda.com.br



Empresas anunciam parceria que promete revolucionar setor logístico

Curitiba, PR 22/1/2021 – A expectativa é que a plataforma gere ganho para toda a cadeia, embarcadores, transportadores e motoristas. Maior produtividade da frota e geração de ganhos para todos os envolvidos, especialmente para os caminhoneiros, são os grandes objetivos da Cargolift e da startup Matrixcargo, que investiram pesado em inteligência artificial

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p dir=”ltr”>Pelas estradas do país circulam pouco mais de 2 milhões de caminhões, segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Mas, nem sempre as viagens têm cargas quando os motoristas estão voltando para casa. E um caminhão rodando vazio é um alto gasto para o transportador. Em outras viagens, alguns veículos andam com muitos espaços na carroceria, mas poderiam compartilhar o transporte de mercadorias para redução de custo e mais lucro dos envolvidos. Outros deslocamentos demoram além do necessário, por conta das janelas de espera para carregamento ou descarregamento do caminhão. Tudo porque alguns processos, na maioria das operadoras logísticas, ainda são manuais, com dezenas de planilhas e, mesmo com tantos números, falta análise dos dados.

Ao viver na pele esta situação, e compreendendo que diversos setores estavam perdendo em lucratividade, a operadora logística Cargolift, responsável por cerca de 15 mil viagens mensais, resolveu investir em algo que pudesse otimizar seus resultados. Foi aí que ajudou no desenvolvimento da startup curitibana Matrixcargo, cujo objetivo é automatizar processos de logística por meio de inteligência artificial. O valor dos investimentos é mantido em segredo.

“Nosso time viajou para o Vale do Silício (EUA), Europa e Israel, em busca de inspiração. Não encontramos nada parecido que reunisse todas as ferramentas que precisávamos, foi quando apostamos na Matrixcargo. Sempre pensamos de forma disruptiva e a parceria entre as empresas vai trazer muitos benefícios para ambas. Especialmente aos caminhoneiros, que terão o seu trabalho otimizado e poderão ganhar mais. Nosso objetivo é o ganha-ganha”, explica o CEO da Cargolift, Markenson Marques.

A Cargolift é a primeira cliente da Matrixcargo. Por enquanto a startup oferecerá o serviço Otimizador Matrix. Trata-se de um robô que interage com todas as áreas da operadora, gera agilidade e automação dos processos, além de desburocratizá-los. “A expectativa é que a plataforma gere ganho para toda a cadeia, embarcadores, transportadores e motoristas. Esperamos reduzir em até 70% os custos com deslocamento vazio, aumentando a produtividade da frota própria e agregados, e em consequência proporcionar redução de custos para os nossos clientes”, destaca o CCO da transportadora, Marcos Rosa.

Para lidar com o robô, e também fazê-lo aprender os dados da operadora logística, bem como do setor de transportes, a Cargolift precisou contratar “professores de robôs”. “Usamos este termo para descrever a atuação do nosso novo tipo de colaborador. Essas contratações vão de encontro com a qualidade das informações que precisamos no sistema. O robô precisa entender o nosso processo, as nossas informações, então a gente busca profissionais e está desenvolvendo pessoas para que elas possam alimentar o sistema corretamente, e ensinem o robô a expertise que reunimos ao longo de 26 anos para que ele possa atender às nossas necessidades”, explica Natalia Anile Santos, gerente corporativa de gente e gestão da Cargolift.

O robô faz parte da CCO Matrix, a central de controle operacional que está sendo inaugurada este mês na Cargolift. Além de acompanhar tudo que acontece em todas as suas viagens, a operadora consegue depurar milhares de dados em segundos. E é por isso que a Matrixcargo já nasce com um grande know how em operações logísticas. Aliou colaboradores experientes na área e uma das maiores operadoras logísticas da região sul à nova realidade do setor, que foi impulsionada pelas compras online, segundo Guttemberg Silva, gerente de projetos da startup. “Para o cenário atual, em um momento onde as plataformas de e-commerce crescem vertiginosamente nesta nova realidade de pandemia, a Matrixcargo, através do Otimizador Matrix, traz ao mercado processos logísticos mais assertivos, reduzindo o número de veículos de carga em viagens vazias, maior aproveitamento das caixas de carga por veículo nas estradas e rotas inteligentes, reduzindo, assim, o número de quilômetros improdutivos”, afirma.

Ao reduzir a quantidade de veículos transitando sem carga, há também a redução da poluição proveniente dos caminhões, segundo o engenheiro de machine learning da Matrixcargo, Angelo Manzatto. “Como o objetivo é trazer uma redução significativa no deslocamento de veículos transitando sem carga, isso também vai contribuir para a redução de emissão de CO2”.

A parceria entre a Cargolift e a Matrixcargo, neste primeiro momento, está desenvolvendo um projeto piloto, mas já prevê o lançamento de outros produtos. “A Matrixcargo possui um laboratório incrível com a parceria gerada com a Cargolift. Conseguimos validar nossas hipóteses em um ambiente real, gerando soluções que realmente geram impacto. E logo apresentaremos outros produtos ao setor logístico”, anuncia Rodrigo Favero, cofundador e CTO da Matrixcargo.  

“Sonhamos com a transformação que estamos vivendo hoje lá em 2017, quando reunimos nossa equipe em um evento para pensar de forma disruptiva. As mudanças no setor logístico precisam ocorrer de forma colaborativa. Precisamos pensar em todos os envolvidos na cadeia, principalmente no caminhoneiro. Quando as outras ferramentas da Matrixcargo estiverem disponíveis, certamente será uma revolução no setor”, conclui Markenson Marques.

Website: https://www.cargolift.com.br



Universidade federal oferece Pós-graduação à Distância em Restauração Florestal

Dois Vizinhos, PR 22/1/2021 – Somente no Brasil, a previsão é de restaurar 12 milhões de hectares até 2030. Curso de Especialização 100% on-line, em 12 meses, com início em 15 de março. O aluno escolhe o dia e horário da aula, fazendo o curso no seu ritmo.

A restauração florestal promove a reconstrução gradual das florestas e outros ecossistemas naturais e urbanos, através da recomposição de sua estrutura arbórea, biodiversidade, e funções ecológicas. Com o plantio de árvores e outras formas de vida, o restauro de áreas degradadas possibilita o desenvolvimento sustentável com serviços ambientais de grande importância para a economia, além da melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas no planeta Terra.

Para se ter uma ideia de tal importância, em 2020, mais de 11 mil cientistas de 153 países declararam o “Estado de Emergência Climática Global”. Eles estimaram que somente a Restauração Florestal pode contribuir com até 1/3 do sequestro de carbono necessário para minimizar o aquecimento global até 2030. Para lidar com esse estado de emergência, a ONU declarou que em 2021 inicia a “Década de Restauração de Ecossistemas” do planeta. Somente no Brasil, a previsão é de restaurar 12 milhões de hectares até 2030, diz o Professor Fernando Bechara da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

E para formar recursos humanos para esse novo mundo e mercado de trabalho superaquecidos, até 14 de fevereiro estão abertas as inscrições para 50 vagas do curso de Pós-graduação em Restauração Florestal, totalmente à distância (100% on-line) da UTFPR. Podem se matricular pessoas interessadas com nível superior em qualquer área. O curso inicia em 14 de março e o aluno se forma em 12 meses. As aulas são assíncronas, ou seja, o aluno escolhe o dia e horário da aula, fazendo o curso no seu ritmo. As disciplinas estão separadas em dois módulos: o primeiro dá bases sobre Ecologia Florestal, Botânica, Solos e Geoprocessamento; o segundo traz conteúdo específico sobre educação ambiental, legislação, silvicultura, tecnologias de restauração e empreendedorismo. Em cada disciplina, o aluno trabalhará um aspecto de seu próprio “Projeto de Restauração de Áreas Degradadas” que, ao final do curso, já estará praticamente pronto e será apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso.

Taxas de matrícula: [http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=443]. Dúvidas no WhatsApp (46) 9972-9010 ou em restauracaoflorestal@gmail.com.

Website: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/especializacao/dv/restauracao-florestal



Currículo: quatro pontos mais avaliados pelos recrutadores

Campinas, SP 22/1/2021 – O currículo é a primeira forma de contato com um recrutador ou empresa. Mas como um candidato cria um currículo que o apresente de maneira clara e objetiva?A entrada ou reingresso no mercado de trabalho pode ser um desafio. Seja qual for o cenário, ambos requerem cuidado e atenção para que o sucesso seja atingido.

Tanto a entrada no mercado de trabalho quanto uma transição de carreira são cenários que trazem novas oportunidades e desafios. Estruturar um bom currículo é o primeiro passo para superar esses desafios. Todo candidato precisa se atentar ao momento do mercado e como pode se apresentar a ele da melhor forma possível.

Segundo Matheus Bueno, gestor de RH com passagem em diversas empresas de grande porte no Brasil, o currículo ideal age em parceria com o profissional ali representado. Sua função é possuir informações sobre as experiências adquiridas ao longo do tempo e apresentadas de forma alinhada à posição desejada. Além disso, Matheus reforça, no curso que ministra na plataforma EaD da FM2S , a importância de uma estrutura limpa, objetiva e que converse com o avaliador.
Por isso, antes de encaminhar um currículo para uma oportunidade, existem quatro pontos que todo candidato deve considerar. Afinal, são os mais avaliados pelos recrutadores. São eles:

1 – Criatividade: um currículo deve ser criativo, mas de uma forma que não condene informações relevantes em função do design.
2 – Resumo: uma apresentação prévia das informações, dá a empresa uma maior noção sobre os objetivos do candidato.
3 – Clareza: descrever uma trajetória profissional com clareza de informações facilita a compreensão e pode destacar o profissional avaliado. Dados como a rotina, responsabilidades da posição e projetos que o candidato participou são bastante úteis.
4 – Alinhamento: os requisitos da vaga devem ser cumpridos, portanto, precisam estar presentes no seu currículo. É importante alinhar o currículo a cada envio, considerando a respectiva oportunidade desejada.

Além disso, Matheus, que hoje atua como gerente de gente e gestão, mas também cultura e desenvolvimento, apresenta duas dicas extras. Segundo ele, os recrutadores têm um olhar diferente para currículos que apresentam resultados e fatos, portanto, exemplificar, brevemente, um projeto implantado e os resultados obtidos é bastante válido. A segunda dica é complementar à primeira e se resume em “você é um fazedor ou um conquistador?”, a diferença está justamente ligada à obtenção de resultados significativos na carreira. Para os recrutadores, os conquistadores ganham destaque – principalmente em multinacionais – já que exprimem uma experiência clara e fundamentada em projetos e processos.

No mais, competências valorizadas pelo mercado, como as top skills do profissional do futuro, ou hard e soft skills como a empatia, comunicação assertiva e resolução de conflitos, devem ser consideradas por todos os candidatos. Desde os ingressantes no mercado quanto os que estão em busca de transição.

Adquirir e aprimorar tais competências serve como diferencial e, após a avaliação do currículo, podem garantir o avanço para uma etapa de entrevista ou dinâmica.

Para saber mais, basta acessar os canais FM2S, ou entre em contato:
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Cursos: https://ead.fm2s.com.br/cursos/
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Ranking anual da América Economía Intelligence avalia as melhores instituições de saúde da América Latina

Niterói, RJ 22/1/2021 – Complexo Hospitalar de Niterói está entre os 10 melhores do Brasil

A AméricaEconomía Intelligence, revista que realiza pesquisas e rankings dos principais temas de interesse de executivos e empresários latino-americanos, posicionou o Complexo Hospitalar de Niterói no 48º lugar entre os melhores hospitais da América Latina em 2020 – e o 10º entre os representantes do Brasil.

A pesquisa reuniu as melhores instituições hospitalares, por meio de uma pesquisa com os médicos dessas instituições e um questionário detalhado que leva em consideração itens como eficiência, segurança, gestão do conhecimento, experiência do paciente, capacidade e capital humano.

De acordo com a Dra. Ilza Fellows, diretora-geral do CHN, o resultado da pesquisa revela o esforço de toda a equipe para prestar uma assistência segura, com um bom desfecho clínico e humanidade nas relações.

A Rede Ímpar também está representada no ranking com os hospitais 9 de Julho e Santa Paula, ambos de São Paulo.



Vacina Covid-19: Infectologista estima até seis meses para frear a pandemia

Salvador/BA 22/1/2021 – Temos que ter em mente que nosso maior aliado no combate à Covid-19 ainda é o afastamento social e os cuidados de higienização, que devem continuar.Infectologistas apontam que a vacinação é muito importante no enfrentamento da pandemia e que o início da aplicação das doses é um grande passo, porém é preciso manter as medidas de prevenção.

Uma das notícias mais esperadas no último ano se tornou realidade: foi iniciada a vacinação contra a Covid-19.

A vacinação terá diversas etapas e deve se prolongar por alguns meses.  Por isso, é importante ficar alerta para que a população não relaxe nos cuidados de prevenção contra a doença, o que poderia levar a um aumento substancial dos casos.

O médico infectologista da S.O.S. Vida, Matheus Todt, aponta que a vacinação é muito importante no enfrentamento da pandemia e que o início da aplicação das doses é um grande passo.

Ele alerta, porém, que, além do fato da vacinação ser em várias etapas, pois depende da disponibilidade de doses e insumos, serão necessários alguns meses para que ela ajude a frear o coronavírus

 

Início da imunização

Para que o cenário de pandemia seja revertido, o infectologista avalia que serão necessários em torno de 4 a 6 meses. Isso porque é preciso, inicialmente, que cerca de 70% das pessoas que são grupo de risco estejam vacinadas. Além disso, o efeito imunizador das vacinas não é imediato.

“Demanda algum tempo. Se a vacina tem duas doses, por exemplo, a imunização é apresentada em até 15 dias depois da segunda dose. Ou seja, até que se vacine este percentual de pessoas e que todas estejam já apresentando imunidade, temos que ter em mente que nosso maior aliado no combate à Covid-19 ainda é o afastamento social e os cuidados de higienização, que devem continuar”, pontua.

Matheus cita o exemplo do Reino Unido e da Alemanha, que após iniciar a vacinação adotaram medidas de restrição para assegurar o isolamento e evitar o contágio.

A vacinação começa pelos trabalhadores da saúde, população idosa com 75 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais, que vivem em instituições de longa permanência, asilos ou instituições psiquiátricas e indígenas, aldeados e povos de comunidades ribeirinhas.

Até que a vacinação seja uma realidade para grande parte da população brasileira, as armas contra a Covid-19 continuam sendo as mesmas: lavar as mãos com frequência com água e sabão ou álcool em gel, usar máscara e, ao máximo possível, ficar em casa e evitar aglomerações.

 

Descuido com medidas de prevenção

Com a chegada do verão, as notícias de aglomerações nas praias, bares e festas, especialmente em localidades turísticas se tornaram mais recorrentes, resultando no aumento de casos de Covid-19.

A infectologista da S.O.S. Vida, Monique Lírio, afirma que a segunda onda na Europa já comprovou o que esse relaxamento das medidas de higiene e afastamento social pode gerar.

“Vimos que na Europa os casos começaram a baixar bastante em um determinado período. Como eles estavam próximos ao verão, as pessoas começaram a sair mais, viajar, e isso fez com que a Covid-19 voltasse fortemente em muitos países. Aqui no Brasil não chegamos nem a ter essa baixa substancial de casos, mas o que vemos é que muitas pessoas estão saindo e se comportando como se o vírus não estivesse mais circulando”, aponta.

Monique salienta que é importante que, para além das medidas do poder público, as pessoas mantenham a responsabilidade individual de tomarem os cuidados indicados para controle da pandemia, protegendo a si mesmas e aos outros.

“A sensação que temos é que as pessoas perderam o medo da doença, mas é importante destacar que ela ainda está em um cenário muito grave e cabe a cada um não relaxar dos cuidados.

Estamos em um país no qual muitas pessoas são dependentes do transporte público e precisam de seu trabalho diário para sobreviver, por isso não podem deixar de sair. O problema é sair sem necessidade e fazer grandes aglomerações, sem cuidados como a lavagem das mãos e a máscara”, enfatiza.



Aniversário de SP: 5 dicas de trajetos para aproveitar a cidade de bike

São Paulo está completando 467 anos de muita história, a cidade conhecida por nunca parar, nos últimos anos, viu o número de ciclistas crescer. Um dos passos para esse progresso é a maior adesão ao uso de bikes como meio de transporte. A cidade tem hoje 566,5 km de malha cicloviária , sendo três trechos novos e permanentes. 

– Pelas ciclofaixas nas Avenidas Liberdade e Paulista, os ciclistas apreciam pontos como a belíssima Igreja Ortodoxa, o Centro Cultural Vergueiro e as ruelas temáticas da Liberdade;

– Com a nova ciclofaixa permanente da Avenida Brasil com a Henrique Schaumann, os usuários conseguem ir de Pinheiros até o Parque Ibirapuera pedalando;

– É possível chegar ao Centro Empresarial por meio das pedaladas nas ciclofaixas que ligam Avenida Lineu de Paula Machado e Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, das estações Villa Lobos à Berrini;

– Quem mora ou trabalha na Vila Mariana, tem à disposição a nova ciclofaixa permanente da Avenida Domingos de Moraes que conecta com Rua Vergueiro e Paulista;

– Outra nova ciclofaixa é a da Avenida Rebouças, inclusive, a mais longa e que percorre centros empresariais, estabelecimentos, praças, equipamentos culturais, entre outros, até o centro.

“O tempo médio de viagens em São Paulo é de 31 minutos, em distâncias de  aproximadamente 5 km. 73% das viagens, em 2020, foram feitas em dias de semana, comprovando a aderência dos usuários à bike como meio de transporte”, ressalta Nicole Barbieri, gerente regional da Tembici.

“De abril para novembro, registramos um aumento de mais de 150% no número de novos usuários. De fato, a pandemia acelerou um movimento que vem sendo fomentado e cada vez mais será intensificado”, complementa Barbieri.

Em um levantamento realizado pela empresa, o Bike Sampa registrou em 2020 mais de 60 milhões de minutos pedalados, além de mais de 11 milhões de quilômetros percorridos, o equivalente a dar 275 voltas na Terra. E ainda, o projeto contribuiu com a  economia de 816 toneladas de CO².

Desconto na bike
Em comemoração ao aniversário de São Paulo, a Tembici disponibilizou o código de desconto “SP467” no app do Bike Itaú, em que o plano Básico Mensal sai por apenas 

R$ 4,67 na adesão,  equivalente a 84% do valor original, para novos usuários ou usuários sem plano ativo.

Importância da intermodalidade e infraestrutura cicloviária
A empresa dispõe de 2.600 bikes e aproximadamente 260 estações distribuídas pela cidade, muitas estão próximas a estações de metrô e terminais de ônibus. Aproximadamente 20% das viagens com as bikes compartilhadas começam ou terminam em estações próximas a pontos de transporte público, ou seja, 1 a cada 5 viagens do Bike Sampa, que funciona 24 horas, são originadas em estações de integração modal. 

A integração modal nas grandes cidades permite que pessoas que vivem longe das regiões centrais acessem o sistema de transporte, característica muito comum nos centros urbanos brasileiros, onde há uma grande periferia residencial e a concentração de empregos e atividades estão localizadas no centro da cidade, exigindo o deslocamento de muitas pessoas em grandes distâncias.

A ciclofaixa é um dos principais propulsores na adesão de uso das bikes, passando segurança e conforto ao usuário durante o trajeto, podendo pedalar ao lado de amigos e outros ciclistas em um lugar privado de carros e veículos de grande porte. A ciclofaixa também aumenta a velocidade média do ciclista e permite chegar ao destino em tempo menor. 

Recomendações de uso da bike
Alinhado às recomendações dos órgãos de saúde como a OMS, desde o início da pandemia, a empresa reforçou o processo de higienização das bikes e estações desde o início da pandemia.

Além da limpeza diária com álcool 70%, ainda no centro de operações, todas as bikes são lavadas com cloro diluído em água. Mesmo com a limpeza recorrente, a empresa recomenda que os usuários também apliquem álcool em gel nas mãos antes e depois de utilizar as bicicletas, além de fazer uso de máscaras.



Último dia para garantir vaga no Warm Up Embaixadores da Inovação

Educadores interessados em participar do Warm Up Embaixadores da Inovação têm até esta sexta-feira, 22 de janeiro, para fazer a inscrição no programa que desde 2018 oferece conteúdo e capacitação sobre inovação na educação.

Este ano, o treinamento será online, de 22 a 26 de fevereiro, das 17 às 19h, e mostrará aos futuros embaixadores da inovação como desenvolver com os alunos a metodologia do aprender brincando. Serão 5 oficinas hands-on, com diversas soluções para dar um start na formação LEGO Education.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site de Tecnologia Educacional, área da Positivo Tecnologia.

Mais que um evento ou um curso, o Warm Up Embaixadores da Inovação, proporciona uma imersão completa que trabalha de forma prática e dinâmica cada um dos pilares estabelecidos: inovação, educação 4.0, robótica educacional, cultura maker, pensamento matemático, STEAM e competências socioemocionais.

Além disso, educadores que se inscreverem previamente receberão kits workshop LEGO® Education.Warm Up Embaixadores da Inovação

Serviço
Quando: de 22 a 26 de fevereiro de 2021
Horario: das 17h às 19h
Inscrições: https://conteudo.tecnologia.educacional.com.br/warmup-fev2021
Vagas: limitadas



Empresas de produtos sustentáveis devem ter como premissa o cuidado com o meio ambiente

São Paulo – SP 22/1/2021 – Cuidar do meio ambiente é se preocupar com a natureza e usar com responsabilidade os recursos naturais.

Atualmente, muito se fala em práticas sustentáveis. Todas elas voltadas ao consumo consciente dos recursos naturais, visando a sua manutenção para as próximas gerações. Ao mesmo passo em que os discursos aumentam, cresce também a quantidade de empresas interessadas em fabricar produtos que auxiliem as pessoas a adotarem essas práticas. Percebe-se isso pela vasta gama de possibilidades de recicláveis e reutilizáveis encontrados no mercado.

De acordo com a Nielsen, empresa de dados, análises e insights para o varejo, o consumidor brasileiro já apresenta características sustentáveis como definidoras da compra, como a opção por embalagens recicláveis, biodegradáveis ou retornáveis. Para a Canubio, fabricante de canudos de papel, a ideia de comercializar um produto que de alguma maneira contribua para o meio ambiente é inspiradora. “A empresa surgiu da iniciativa de quatros empresários que se uniram para desenvolver, produzir e comercializar um produto diferenciado: canudos de papel com uma qualidade Premium”, destaca a Canubio, que pontua ainda que além do fornecimento, o desejo da qualidade é um grande diferencial. “É preciso oferecer um produto que realmente seja funcional, não só na teoria, como também na prática”, afirma.

O lançamento de um novo produto no mercado é sempre um risco. Para investir de maneira mais assertiva, os empresários costumam avaliar a rentabilidade a médio e longo prazo. E uma das formas de mensurar isso é estar atento ao que o mercado pede. “Durante a pandemia muitas empresas fecharam, mas muitas outras abriram. Isso mostra que muitas vezes é preciso se adaptar não só ao que o empresário deseja, mas ao que o consumidor espera”, reforçou a Canubio.

A empresa ressalta também que o cuidado com o meio ambiente é contínuo e, por isso, a Canubio se manteve forte durante o ano de 2020. “Vendemos hoje um produto fruto de muito trabalho de pesquisa e vontade de contribuir para a preservação do meio ambiente de maneira prática”, diz. Para a empresa, a perspectiva é que a cada ano as pessoas se conscientizem mais e assim busquem práticas que contribuam para a preservação do meio ambiente. “O cuidado de usar canudos biodegradáveis nos estabelecimentos já é um grande avanço e a tendência é isso se consolidar cada dia mais”, afirmou.

O consumo de canudos biodegradáveis é uma das formas de contribuir para a preservação do meio ambiente. Para se ter uma ideia da responsabilidade do comércio deste tipo de produto, a fabricação deve atender à norma ABNT 15448, que dispõe sobre biodegradação e compostagem, de maneira a comprovar suas propriedades por meio de testes em laboratórios certificados.

Cuidar do meio ambiente é se preocupar com a natureza e com a vida na terra, já que os recursos naturais são fundamentais para a fabricação dos mais variados produtos.

Website: https://www.canubio.com.br/



Empreendedores utilizam internet para impulsionar vendas durante a pandemia

Feira de Santana, BA 22/1/2021 – A ideia é motivar para que as empreendedoras entendam a importância de gerenciar a própria marca e se sobressair no mercado on-lineE-book gratuito traz dicas de como impulsionar os negócios na internet

A pandemia do novo coronavírus mudou os hábitos da população no mundo inteiro. Diversos aspectos foram afetados, entre eles a forma de consumo. Segundo um levantamento online realizado com mais de 1,7 mil entrevistados pela NZN Intelligence, a plataforma de inteligência e pesquisa da NZN, 71% dos brasileiros afirmam que pretendem aumentar o volume de compras online. De olho nessa mudança e com a necessidade de também mudar as estratégias para se manterem vivos no mercado, pequenos empreendedores perceberam a importância de trabalhar no mundo digital.

Com essa ascensão dos negócios no mundo digital, a consultora na área de comunicação, Mariana Mendonça, entendeu a necessidade de profissionalização para pequenos empreendedores. Com um trabalho voltado especialmente para mulheres, público que já chega ao número de cerca de 24 milhões no Brasil, segundo dados do Sebrae, a consultora criou o e-book gratuito “Comunicação para Negócios”, em parceria com a designer de Moda Ana Luiza Pinheiro. A publicação traz dicas para melhorar ou para impulsionar os negócios na internet.

A consultara na área de comunicação lembra que durante a pandemia, especialmente os pequenos negócios foram os afetados devido à crise econômica que se desencadeou no país. De acordo com dados levantados pela startup de gestão empresarial Chsys, 78% das pequenas empresas tiveram faturamento reduzido em 30% e apenas 15% delas estavam preparadas para um momento como esse.

“A ideia é aproveitar esse momento, onde todas as pessoas estão de alguma forma tentando se reinventar, para incentivar que as mulheres empreendedoras estudem e descubram uma nova forma de trabalhar, já que hoje o digital está muito forte e é um grande aliado para os negócios. A ideia é motivar para que as empreendedoras entendam a importância de gerenciar a própria marca e se sobressair no mercado on-line, que está cada vez mais competitivo”, afirmou Mariana Mendonça.

Dicas de como usar melhor a rede social Instagram fazem parte do e-Book (https://negociosparaelas.wixsite.com/ebook), que ensina de forma simples e prática, como aproveitar da melhor maneira a rede social, que se tornou uma das mais populares do Brasil e conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais no mundo.

Website: https://negociosparaelas.wixsite.com/ebook



Na onda do podcast, profissionais de marketing encontraram a solução para se manterem atualizados

São Paulo, SP 22/1/2021 – No Marketing Digital existe uma grande pressão para ficar atualizado o tempo todo. Nós resolvemos isso criando um podcast.Notícias do Marketing é um podcast diário que compartilha as novidades da área de maneira leve, objetiva e bem-humorada.

O crescimento observado na área de Marketing Digital não é recente, mas, definitivamente, deu um grande salto em 2020. O tempo em que a informação era recebida apenas quando pesquisada em plataformas de buscas ficou no passado. A realidade atual é da era do excesso de informação.

Para entender a proporção, um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) aponta que o Brasil registrou um aumento mensal de 400% no número de lojas que abriram vendas através da Internet durante o período de pandemia. Em consequência, formou-se uma grande batalha entre as marcas para conseguir a atenção dos consumidores – o que não deixa de ser uma boa notícia para os profissionais que viram a sua demanda aumentar.

Por outro lado, a pressão que há sobre os profissionais de marketing que precisam produzir conteúdo de qualidade, diariamente, enquanto tentam acompanhar todas as mudanças e novidades da área, também teve um crescimento significativo.

“Acompanhar o ritmo das mudanças no mercado digital é um grande desafio. Eu sempre procurei por um podcast rápido que me deixasse atualizado com as últimas novidades do mercado. Como não encontrei nada parecido, achei que estava na hora de iniciar o projeto. Um grande amigo, o Vinícius Gambeta, se interessou em participar e nós fundamos o Notícias do Marketing”, diz Estêvão Soares, especialista em estratégia digital.

Foi assim que surgiu o podcast Notícias do Marketing, onde Estêvão Soares e Vinícius Gambeta abordam diariamente os acontecimentos mais recentes na área, de maneira leve, objetiva e bem-humorada.

“É realmente muito difícil acompanhar tudo que acontece, principalmente pelo dinamismo da área para manter os colegas de profissão atualizados. Uma dose diária de informação, sabe? Agora os episódios são tão vitais para começar o dia quanto o próprio café”, diz Vinícius Gambeta, um dos apresentadores do programa. 

O podcast Notícias do Marketing foi lançado em maio de 2020 e já conta com mais de 120 programas publicados. Com cerca de 15 minutos de duração, os episódios são liberados de segunda a sexta-feira, pontualmente, às 07h. 

 

Serviço

O que: Podcast Notícias do Marketing
Onde: Spotify, Apple Podcasts e praticamente qualquer outro agregador.
Para mais informações, basta seguir o perfil oficial no Instagram.

 

Apresentadores

  • Estêvão Soares, especialista em Estratégia Digital, escritor do livro Mentropia, fundador do SMXP e Estrategi.ca.
  • Vinicius Gambeta, proprietário da Agência de Bolso e criador do Trendcast – podcast que aborda temas relacionados ao marketing digital.

Website: https://noticiasdomarketing.com



Cabine fotográfica misteriosa vira história de livro de terror

Rio de Janeiro, RJ 22/1/2021 – O livro reúne histórias de personagens com caminhos cruzados

O gênero de literatura terror está em ascensão no mundo. Segundo levantamento da Nielsen, as vendas de livros de terror, nos últimos três anos, saltaram de 17% a 18%. O autor paulista Lucas Mariano lança “Fotografia Zumbi”, livro de terror baseado em uma cabine fotográfica misteriosa que aparentava ter somente um “defeito de fabricação”. No livro, a cabine fotográfica muda de repente as vidas das famílias fotografadas, que começam a mudar de rumo: após cliques e flashes, o sobrenatural se manifesta, e o medo se instala na sociedade que abriga a terrível cabine fotográfica.

No livro, Lucas, também autor do livro “Rigor Mortis” (Autografia, 2020), constrói uma atmosfera de assassinatos, ciúmes, tristezas e depressão, explorando dramas cotidianos misturados à literatura gótica. A maior inspiração para o escritor produzir o livro vem de autores clássicos do terror como Stephen King e Clive Barker.

“Fotografia Zumbi” é uma obra cheia de mistérios e surpresas a cada página virada. O livro reúne diversos personagens que têm seus caminhos cruzados em algum momento da trama, e é indicado aos amantes de um bom e envolvente terror. Segundo o próprio autor, “apesar de o livro ter alguns temas que podem ser considerados pesados para uma parte da população, eu espero que as pessoas entendam os motivos para os quais eles estão lá”.

Lucas Mariano, paulista, mestre em Química, é professor universitário e dedica suas horas vagas à leitura de livros de suspense, terror, horror e ficção científica. A experiência adquirida ao longo dos anos com estas leituras o inspirou a começar a escrever romances do gênero terror, ambientadas na cidade de Campinas.

Website: https://www.autografia.com.br/produto/fotografia-zumbi/



ELSYS amplia linha de dispositivos segurança

A ELSYS está ampliando seu portfólio de segurança, para quem quer ter a sua casa ainda mais conectada e inteligente. São duas novidades: uma maçaneta inteligente, um dispositivo digital para controle de acesso que substitui a maçaneta tradicional; e a nova geração do videoporteiro, com ampla visão por meio de até quatro monitores internos. 

Com sistema Bluetooth para sincronizar ao seu smartphone, o diferencial da maçaneta inteligente é a instalação prática pois não requer substituição da fechadura apenas da maçaneta. Caso, você se mude, o dispositivo pode ser levado sem qualquer preocupação. 

O acesso é por meio de senha numérica gravada no teclado digital. E através do aplicativo ELSYS+ é possível programar senhas temporárias à distância, ou seja, caso você esteja viajando e aluga seu imóvel, você consegue liberar o acesso ao hóspede de onde estiver e pelo tempo que desejar. Além disso, é armazenado o histórico de acessos. 

“Nos últimos anos estamos lançando soluções que trazem o conceito de casa conectada. A maçaneta inteligente é um dispositivo que proporciona conforto, segurança e chega ao mercado em uma fase que o consumidor tem procurado proteger sua residência junto a comodidade e praticidade. ”, comenta Claudio Blatt, diretor comercial da ELSYS. 

Para trazer ainda mais segurança ao atender suas visitas, o videoporteiro cabeado permite a instalação de até três monitores adicionais totalizando quatro com o que já acompanha o kit, de 4 e 7 polegadas, o que possibilita o controle da entrada de pessoas.

Com sistema de visão noturna, microfone e áudio presentes, nesta atualização o dispositivo passa a contar com a função “não perturbe”, que silencia a campainha, além de um novo design para o monitor interno. 

Preço e disponibilidade
A fechadura tem preço sugerido de R$ 699,90, enquanto o porteiro tem preço sugerido de R$ 499,90. Em breve, todas as informações estarão disponíveis no site.

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Cidadania portuguesa para netos está mais simples, mas ainda há dúvidas

Lisboa, Portugal 21/1/2021 – Com a mudança na lei, para comprovar vínculo com a comunidade nacional, o neto de português deverá apenas demonstrar domínio da língua portuguesa.Especialistas falam sobre os documentos necessários para a concessão da cidadania e sobre os bisnetos de portugueses.

Em 2020, a Lei da Nacionalidade Portuguesa (Lei nº 37/81) foi assunto de debate e alterações pela Assembleia da República em Portugal. Repetindo o que ocorreu nas vezes anteriores em que a lei foi modificada, as novas alterações têm gerado dúvidas sobre o impacto que o novo texto terá nos processos de nacionalidade. Vale lembrar que a Lei da Nacionalidade Portuguesa tem sido alvo de várias mudanças nos últimos anos. Antes de novembro de 2020, a última alteração na lei ocorreu em 2017.

Dentre os pontos que têm gerado grande interesse e dúvida estão os critérios para a atribuição da nacionalidade portuguesa aos netos de portugueses. Para estes casos as alterações estão a ser avaliadas como positivas. Para Thiago Huver, advogado especializado em processos de cidadania portuguesa e sócio da Martins Castro, as mudanças deixaram a lei mais objetiva e clara no que se refere à comprovação de vínculo com a comunidade nacional portuguesa, ponto que vinha dificultando o requerimento da nacionalidade por parte de netos estrangeiros de portugueses.

Com as mudanças, a comprovação do vínculo passou a se dar por meio claro e objetivo, sendo agora o domínio da Língua Portuguesa o critério escolhido para se estabelecer a ligação do neto com a comunidade portuguesa. Sobre essa alteração o advogado esclarece que “com a mudança na lei, para comprovar vínculo com a comunidade nacional, o neto de português deverá apenas demonstrar domínio da língua e se o requerente for natural de um país em que o Português é a língua oficial esse requisito está satisfeito.” A atual redação da Lei poderá beneficiar milhares de brasileiros lusodescendentes que antes esbarravam na dificuldade de comprovação de vínculo. 

Outros critérios da nacionalidade portuguesa para netos de portugueses

Além do vínculo, os netos de portugueses precisam comprovar também a nacionalidade portuguesa do avô/avó. A Lei da Nacionalidade Portuguesa estabelece que essa comprovação deve ser feita através do assento (certidão) de nascimento ou do batistério do avô/avó português. A apresentação de um desses documentos é indispensável para o início do processo de atribuição da nacionalidade portuguesa. 

Para aqueles que não têm um desses documentos em mãos, a historiadora e genealogista Camila Amaral explica que “é possível solicitar uma cópia do assento de nascimento ou mesmo do batistério em Portugal. Para isso é preciso reunir informações que ajudem a identificar onde esses registros estão e ter certeza de que são de fato do português de origem pelo qual estamos a procurar”. Segundo a historiadora, o nome completo, a data de nascimento, a filiação (nome dos pais), o concelho e a freguesia na qual nasceu o português de origem são importantes para que a busca pela documentação seja bem-sucedida.

As alterações na lei e os bisnetos

Outra dúvida recorrente após as mudanças no texto da lei está relacionada aos bisnetos de portugueses. A Lei da Nacionalidade Portuguesa determina que possuem o direito à atribuição da nacionalidade “os indivíduos com, pelo menos, um ascendente de nacionalidade portuguesa originária do 2.º grau na linha reta que não tenha perdido essa nacionalidade”. Isso significa que, para que um bisneto tenha direito, é preciso que antes o neto solicite e tenha ele mesmo a nacionalidade portuguesa.

Essa possibilidade se abre, pois o neto que consegue a nacionalidade passa a ser considerado português desde o seu nascimento. Assim, quem, em princípio, era bisneto de português, passa a ser considerado filho de português, já que seu pai/mãe (neto de português) agora é também português. É nesse contexto que o bisneto passa a ter direito à atribuição da nacionalidade. Por essa razão, nos casos em que o neto de português já é falecido, a nacionalidade não pode ser requerida pelo bisneto, uma vez que não há previsão legal que ampare pedidos para a descendência além dos netos.

Website: https://martinscastro.pt



Setor de saúde privado atinge o maior número de empregos do ano em novembro de 2020

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O estoque de emprego na cadeia privada de saúde registrou o maior número do ano em novembro de 2020. Dos 4,3 milhões empregados no setor de saúde, 3,4 milhões eram vínculos do segmento privado com carteira assinada, o que representa 78% do total. É o que aponta o “Relatório de Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde”, produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Na comparação de 3 meses, entre agosto e novembro de 2020, o setor de saúde privado cresceu 1,1%, enquanto o público teve redução de 1,1%. A maior queda na saúde pública ocorreu na região Norte, com baixa de 2,6%.

Para José Cechin, superintendente executivo do IESS, os números reforçam a importância que a cadeia da saúde suplementar tem sobre o mercado de trabalho brasileiro. “O setor privado de saúde tem apresentado desempenho consistente no segundo semestre de 2020, com saldo de emprego positivo desde maio do ano passado. No acumulado do ano, até novembro, acrescentou aproximadamente 130 mil postos de trabalho formal à economia nacional”, comenta. “O que equivale a 37% do saldo acumulado em todos os setores”, acrescenta o executivo.

De janeiro a novembro de 2020, o subsetor que mais gerou empregos na cadeia da saúde privada foi o de Prestadores, com saldo acumulado de mais de 105 mil postos formais, enquanto o de Fornecedores registrou saldo positivo de mais de 22 mil vagas. As Operadoras tiveram saldo acumulado de 1,1 mil, sendo o primeiro positivo desde março de 2020, o que pode ser indicativo de retomada do emprego nesse subsetor.

No intervalo de três meses, entre agosto e novembro de 2020, o mercado de trabalho total cresceu 2,8%, mas se excluir os empregos gerados na cadeia da saúde, a alta foi de 3,1%. “Isso porque o setor público tem registrado sucessivas quedas. Ainda assim, o setor privado tem compensado as baixas, tornando o saldo da cadeia da saúde positivo como um todo”, analisa Cechin. “A região Sudeste, por exemplo, perdeu, em novembro, 6,7 mil vagas na esfera pública, contrastando com o desempenho do segmento privado nessa região, com saldo positivo de 13 mil postos de trabalho”, completa.

No comparativo de três meses, houve redução de 1,3% no total do emprego na esfera estadual da saúde pública, resultado do desempenho de três regiões. O Centro-Oeste registrou baixa de 5,6%, enquanto Norte e Sudeste tiveram queda de 4,3% e 2,0%, respectivamente.

No âmbito federal, a cadeia da saúde apresentou variação negativa de 6,3%, puxada pela região Sudeste, com queda de 10,5% e Nordeste, com baixa de 5,9%. Já os dados das secretarias de saúde dos municípios coletados até o momento contabilizam 488.973 mil empregos na saúde, resultado de um crescimento de 0,1% em relação a agosto de 2020.

Não existe no Brasil uma base de dados que disponibiliza o total de pessoas empregadas no serviço público municipal na área de saúde. O IESS está levantando informações do emprego na saúde nos sites de cada prefeitura. Até o momento o Instituto conseguiu dados de 292 municípios, cuja população representa 55,8% da população nacional.

A íntegra do boletim pode ser acessada por meio do link http://bit.ly/Emprego_IESS

Website: http://bit.ly/Emprego_IESS



Como construir uma carreira sem experiência: especialistas dão dicas

O número de pessoas que têm entre 18 e 24 anos no mercado de trabalho subiu no final de 2019, segundo pesquisa realizada pelo IBGE. Os dados divulgados apresentam uma tendência de alta no mercado entre as pessoas jovens.

Entretanto, jovens ainda representam a maior porcentagem de pessoas desempregadas dentre todas as faixas etárias.
Um levantamento realizado pelo Acreditamos em Jovens em parceria com a empresa argentina Trendsity mostra que 77% das pessoas jovens entrevistadas acreditam que a falta de experiência é um dos fatores que as impedem de conseguir um emprego formal. Por esse motivo, o cenário no mercado de trabalho não é o mais animador para essa faixa etária.

Elias Eugênio, que é engenheiro de computação na empresa WatchGuard, revela a forma que encontrou para superar essa barreira enfrentada pelas pessoas jovens e adquirir conhecimento para atuar na área desejada: “no meu primeiro ano no ensino técnico de informática, percebi que não estava preparado, mas que precisava começar. Na época, tinha uma banda aqui na cidade e eu me ofereci, juntamente com um amigo, a fazer o site deles. Depois fiz coisas mais pessoais e fui procurando projetos que me agregavam conhecimento”.

A Catho, uma das maiores redes de busca de emprego, aponta que a construção de um currículo é essencial e serve como forma de apresentação da pessoa profissional. No entanto, o portfólio pode ser o diferencial que destaca a pessoa profissional das demais concorrentes. Essa foi a forma que Edy Segura, engenheiro de software, encontrou para conseguir um emprego, ainda que não tivesse experiência na área desejada.

Hoje, o engenheiro trabalha na Inatel, instituto dedicado à formação de pessoas profissionais em telecomunicação e tecnologia. Edy conta ter utilizado o que estava ao seu alcance para conseguir a vaga almejada: “eu trabalhava com manutenção de computadores e fazia curso técnico. Mas eu queria mudar de ramo e trabalhar com desenvolvimento web , apesar de não ter experiência nessa área. Na época, gravei um CD, coloquei todos os projetos que realizei no curso e entreguei com o meu currículo. Depois de três semanas, recebi a ligação para fazer uma entrevista, mesmo tendo somente a experiência que o curso me proporcionou”.

Além de uma boa construção de currículo e portfólio, as pessoas podem utilizar competências comportamentais a seu favor para construir uma carreira mesmo sem experiência. Também conhecidas como soft skills, essas habilidades auxiliam a pessoa profissional a se destacar em meio a concorrência, ainda que se trate de uma iniciante. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) indicou que uma boa pessoa profissional possui habilidades técnicas e comportamentais, ou seja, deve se desenvolver por completo.

A Team Leader da WatchGuard, Carina dos Santos, acredita que dentre essas habilidades comportamentais, uma delas é a essencial quando se trata de ingressar no mercado sem experiência: “a curiosidade é muito importante, porque ela desperta a busca pelo conhecimento. Muitas pessoas que estão começando trazem novidades e isso é muito bom para o time. Somado a isso, o suporte das pessoas que já tem uma experiência permite que todas as pessoas cresçam juntas”.
Assim como Carina, Julio César ressalta a importância das soft skills, principalmente no campo de desenvolvimento web: “eu considero que as pessoas que estão no mundo do desenvolvimento precisam ter três características: a curiosidade, vontade de fazer acontecer e não ter vergonha de perguntar. Apesar de ser uma área complexa, é muito unida e nós trocamos muito conhecimento”.

Os eventos online e meetups também são uma forma de se alcançar a carreira desejada. Por conta da pandemia, essas reuniões tiveram que passar por transformações para que pudessem acontecer, o que para muitas pessoas isso foi vantajoso, uma vez que elas puderam participar dos encontros independentemente de onde estivessem.
Para Elias é o momento de aproveitar esses eventos e transformá-los em algo positivo: “para quem está começando, o ponto-chave é aproveitar o que está ao seu redor. Muita coisa está mais acessível e um exemplo disso são esses eventos online, como os meetups”. O engenheiro de software da Inatel concorda e adiciona: “a participação nesses eventos ajuda muito a olhar em volta e trocar experiência. Nos auxilia a ter uma visão geral e criar networking”.

Um levantamento realizado em 2016 pela The Survey Group revelou que cerca de 85% das vagas são preenchidas por meio do networking. Eugênio destaca não apenas a importância de ter contatos nesse início de carreira sem experiência, como também ter um portfólio organizado: “muitas oportunidades virão do networking , mas organizar seu GitHub e seu portfólio também lhe dá experiência. Quando analiso um currículo, a primeira coisa que observo é a organização do GitHub.”

Edy vê o GitHub como uma rede social das pessoas da área de tecnologia, que pode ser uma boa ferramenta para aquelas que querem se inserir no mercado: “o GitHub é a rede social dos desenvolvedores. Ao invés de compartilhar fotos, você compartilha códigos”.

A Team Leader da WatchGuard aponta a relevância em ter contato com esses códigos: “observar o código de outras pessoas e se perguntar o que a levou a fazê-lo daquela forma é uma maneira de aprender”. Ela ainda adiciona outras formas de se adquirir conhecimento: “no open source e em muitos cursos que te permitem começar do zero”.
A dica de Júlio é aproveitar a fase de aprendizado e ter consciência de que experiência é algo adquirido ao longo do tempo: “todo mundo vai começar um dia. Então, não tenha medo! Todas as pessoas passam pelo estágio de aprendizado. A ausência de experiência não é um demérito, não deixe de ir atrás”.

Website: http://betrybe.com



Plano odontológico é investimento de destaque no Brasil

Ipatinga, MG 21/1/2021 – O plano odontológico é um investimento que está atraindo a cada dia mais os brasileiros. Isso se deve às suas vantagens que trazem acessibilidade à saúde bucal.O plano odontológico, assim como o plano de saúde, vem com o propósito de facilitar a vida dos beneficiários e tornar ainda mais acessíveis os procedimentos de sua cobertura. Com isso, esse investimento se destaca em todo o Brasil, atraindo a cada dia mais pessoas.

O plano odontológico é um investimento duradouro para a sua saúde bucal, visando tornar a sua manutenção ainda mais acessível.

Os cuidados quanto à saúde bucal não se limitam à escovação como muitos pensam. Além da escovação, da passagem do fio-dental, e do uso do enxaguante bucal, há as visitas regulares ao consultório odontológico e os procedimentos periódicos.

Tendo isso em vista, o plano dentário tem como objetivo principal deixar ainda mais fácil o acesso aos cuidados do dentista, e tornar as visitas à clínica odontológica mais frequentes.

O que é plano odontológico?

O plano odontológico é um investimento que engloba um conjunto de prestações de serviços da clínica odontológica. Trata-se de um convênio dentário que possui semelhanças com os planos de saúde, dessa vez englobando a odontologia.

Esse benefício pode ser adquirido nas próprias clínicas odontológicas, por meio de empresas específicas de planos ou através de um corretor. São vários os tipos de planos odontológicos sendo oferecidos no mercado, e o plano ideal pode ser encontrado através de uma pesquisa.

Os planos odontológicos, assim como os de saúde, possuem mensalidades, essas que medem o seu acesso aos benefícios oferecidos. A variação de preço é grande e depende da quantidade de serviços cobertos pelo plano.

Um dos benefícios do plano odontológico é justamente a margem de preço, que no final é consideravelmente abaixo dos procedimentos e tratamentos feitos isoladamente.

Também esse fato fez com que o número de adesões do plano aumentasse em grande proporção, chegando a mais de 26.130.620 adeptos nacionalmente captados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no mês de outubro/2020.

No ramo odontológico, quanto à adesão de planos, foi verificado um crescimento de 0,71% em relação ao mês de setembro e de 3,78% em relação a outubro de 2019. Esses dados da ANS confirmam que os brasileiros estão cada vez mais investindo nessa categoria.

Quais os benefícios do plano a ser considerados?

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista estão entre as medidas de manutenção da saúde bucal, é a partir delas que o profissional é capaz de orientar e identificar alguma complicação com antecedência.

Como o plano dentário tem benefícios e exclusividade, consultas de rotina ao consultório dentista se transformam em uma motivação.

Logo, o valor mensal é estável, há mais conforto em visitar a clínica com frequência, e assim, realizar a manutenção e os procedimentos necessários no momento certo.

Dessa forma, é através desse acompanhamento fiel que o relacionamento com o dentista fica ainda mais próximo e assertivo, assim como o tratamento fica ainda mais aprofundado.

Variedade e acessibilidade

O grande leque de procedimentos e tratamentos que o plano dentário envolve faz com que ele seja compatível com diferentes perfis, situações, exigências e necessidades. Os procedimentos de urgência e emergência possuem cobertura 24h, o que também traz tranquilidade perante imprevistos.

Seja limpeza dental, adesão do aparelho odontológico e clareamento dental, até o implante dentário, extração de siso e procedimentos de endodontia, o plano odontológico consegue cobrir desde tratamentos básicos até os mais específicos.

Ampla rede de acesso

Os convênios dentários contam com uma ampla rede de acesso, uma vez que as empresas que o oferecem possuem grande cobertura nacional. Essa cobertura permite que sempre haja uma clínica associada perto do cliente, o que traz ainda mais praticidade ao realizar o agendamento.

As redes credenciadas que estão envolvidas por um plano odontológico operam também por meio digital, por sites e aplicativos. Nessas plataformas estão todas as informações necessárias para a contratação do convênio e sobre os locais que a empresa atua.

Como funciona o plano odontológico?

O plano odontológico é contratado em uma empresa prestadora dos serviços odontológicos e possui uma taxa fixa mensal. Uma vez que o serviço é contratado pelo paciente, as consultas podem ser marcadas pelo telefone ou na própria clínica, ignorando a perícia e burocracia e simplificando o atendimento.

Os serviços prestados pelo plano são regulamentados pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar. É essa organização que indica quantos procedimentos mínimos cada plano deve conter, e quais são obrigatórios em qualquer modelo.

Quais os procedimentos e tratamentos inclusos?

Diante da quantidade de serviços que é preciso ter para compor um plano odontológico, a ANS define seus serviços a base de:

  • certos processos cirúrgicos;
  • urgência e emergência;
  • tratamentos preventivos;
  • periodontia;
  • prótese dentária;
  • tratamento de canal.

É indicado que a cobertura de clínicas e os profissionais relacionados a ela tenham a chance de ser apresentados pela empresa assim que o pacote de serviços é contratado, junto aos procedimentos e tratamentos inclusos.

Plano dentário: preços

Os planos dentários têm diferentes faixas de preço no mercado, por causa das mais diversas combinações existentes. Ademais, demais fatores podem colaborar para as diferenças de valor, como a rede da cobertura e amparo.

A associação relacionada aos interesses dos consumidores, Proteste, revelou por meio de uma pesquisa em 2017, que a faixa de preço mensal de um plano dentário varia de R$ 23 a R$ 129.

Como escolher o melhor plano odontológico?

Por fim, a escolha do plano odontológico ideal deve ser feita após uma pesquisa de mercado e depois de considerar os serviços e os preços dos disponíveis. Deve-se analisar também quais serviços serão mais utilizados ao longo da vida.

A acessibilidade e a localidade também são fatores importantes, já que na incidência de acontecimentos de urgência o tempo é determinante. Demais fatores a ser citados são o padrão da ANS, o prazo de carência e os serviços adicionais possíveis.

A garantia de acesso ao plano, como, por exemplo, aos planos odontológicos DentalVidas, faz com que não haja preocupações durante eventos e emergências do cotidiano, além das eventuais questões financeiras. Com as exigências cumpridas e uma melhor higiene bucal, se evita além dos problemas bucais, desconfortos nos âmbitos pessoal, social e profissional.

Website: https://dentalvidas.com.br/



Runtalent divulga mais de 37 vagas de emprego na área de tecnologia

Na contramão da crise provocada pelo coronavírus, a Runtalent anuncia a abertura de 37 vagas para a área de tecnologia.

Com os avanços tecnológicos dos últimos anos e a constante corrida pela transformação digital, as áreas que envolvem novas tecnologias demandam cada vez mais profissionais para atuarem em empresas que necessitam de uma infraestrutura tecnológica para suportar operações e os sistemas online.

Para suprir essa demanda, a empresa busca profissionais para 37 posições como: Analista Desenvolvedor PL/SQL, Desenvolvedor JAVA, Analista de Sistemas Front-End, Desenvolvedor Salesforce, Analista de Sistemas e outras. As vagas para diversas funções e níveis são distribuídas entre Alphaville, São Paulo e Minas Gerais, porém os profissionais de todo o país podem participar da seleção, pois as oportunidades podem ser exercidas remotamente.

Dentre os requisitos das vagas estão os perfis técnicos de acordo com cada função e também softs skills, como comprometimento, pró-atividade, trabalho em equipe, autonomia e organização. Durante este período de distanciamento social, a companhia adaptou processos de seleção com a realização de entrevistas, testes e contratações por meio virtual.

Para Adriana Matias, Head de Recursos Humanos, a empresa tem contribuído de forma assertiva nos projetos de seus clientes através de metodologias ágeis e inovadoras. “Com times 100% especializados em TI, a Runtalent oferece total suporte para os seus colaboradores, além de treinamentos e certificações, para que nossos parceiros estejam cada vez mais preparados para novas experiências profissionais em suas carreiras. Hoje, uma das principais preocupações do mercado é o desenvolvimento profissional. Temos ainda um olhar cuidadoso com nossos talentos, oferecendo um ambiente de constante aprendizado, treinamento e conhecimento em tecnologia. Aqui, nós valorizamos as experiências profissionais e pessoais, pois sabemos que o sucesso de um projeto depende das pessoas certas”, afirma a executiva.

Os novos contratados recebem em casa o kit de boas-vindas e equipamentos para auxiliar no trabalho, como computadores da companhia. Ao todo, desde o início da adoção do home office, mais de 270 profissionais entraram na empresa para atuar diretamente no mercado de tecnologia da informação, programação, análise de sistemas, entre outras áreas. Mais informações sobre as vagas podem ser encontradas no site da empresa.

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