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“Gerando Valor no Ambiente de Estagnação do Brasil”. Confira as dicas desse estudo da BCG

Para superar os obstáculos atuais, gerar significativo valor aos acionistas e aumentar as receitas, as empresas brasileiras devem agir agressivamente para aumentar a eficiência em todos os níveis da corporação. É o que afirma o estudo do The Boston Consulting Group.

De acordo com o relatório, intitulado “Gerando Valor no Ambiente de Estagnação do Brasil”, as companhias devem remodelar sua estratégia comercial de modo a dedicar mais tempo aos clientes e reduzir as tarefas burocráticas. Suas operações devem ser mais efetivas e a suas estruturas organizacionais simplificadas e racionalizadas. Além disso, aponta o estudo, as empresas devem criar mais acordos para terem retornos rápidos nas suas cadeias de suprimentos e também garantir que seus investimentos serão realizados da melhor maneira.

“Não é fácil migrar e implementar um modelo focado em produtividade. Isso normalmente implica em uma grande mudança cultural e em…[MAIS]



Epson lança máquina de reciclagem de papel das impressoras

Imagine poder utilizar todo o papel das impressões erradas e recusadas novamente sem ter de gastar com transporte e serviço de um centro de reciclagem. Isso pode ser realidade com o novo lançamento da Epson, o PaperLab promete revolucionar a reciclagem no escritório, destruindo de forma segura documentos e transformando em novas folhas de papel em um processo seco.

A PaperLab é capaz de produzir 14 folhas A4 por minuto e 6.720 folhas em uma jornada de oito horas, desde que haja matéria prima suficiente para tal. Também trabalha com formato A3 e outros tamanhos, além de diversas gramaturas da folha. Inclusive cartões de visita, papel em cor e até mesmo…[MAIS]



Se você tem um Ford e um iPhone, prepare-se para usar a Siri no carro

Os proprietários de veículos da marca Ford, entre 2011 e 2016, terão seus carros um pouco mais parecido com smartphones. A montadora anunciou que vai liberar uma atualização do seu sistema de infotainment SYNC para que todas as funções de interação sejam feitas com o comando de voz Siri, da Apple, disponível no iPhone.

Infotainment é um neologismo da indústria que une as palavras informação e entretenimento. São centrais que controlam diversas atividades do carro que antes só estavam nos samartphones. Os carros da Ford já tinham uma interação desse tipo no SYNC, mas o sucesso da Siri parece ter agradado mais os consumidores e a Ford decidiu deixar a escolha por conta do motorista.

A mudança deve alcançar 5 milhões de veículos da marca, que possuem o MyFord Touch. Com a atualização, que pode ser baixada no site criado pela montadora, os motoristas poderão…[MAIS]



Samsung pode pagar US$ 548 mi em épica briga sobre patente com a Apple

A épica disputa judicial entre Samsung e Apple sobre a patente de design do iPhone pode estar no fim após quatro anos de trâmites. A empresa coreana concordou em pagar US$ 548 milhões para encerrar o caso em que era acusada de copiar o aparelho da Apple.

A disputa começou em 2011, quando a Apple alegou que a Samsung usava tecnologias patenteadas sem permissão em modelos de smartphones. Ontem foi divulgado que uma declaração conjunta, protocolada num…[MAIS]



Aplicativo ajuda quem tem TDAH e outras limitações adaptativas

A Indra e a Escola Superior de Cômputo (ESCOM) do Instituto Politécnico Nacional (IPN) da Cidade do México desenvolveram a UIKA (língua de origem asteca que significa “acompanhar”), um aplicativo para dispositivos móveis de gerenciamento de tarefas destinadas às pessoas com deficiência intelectual.

A deficiência intelectual caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior à média, associado a limitações adaptativas que podem ocorrer em aspectos como comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, funções acadêmicas, lazer e trabalho.

A UIKA permite criar, organizar e acompanhar tarefas por meio de um administrador, que funciona como uma agenda de forma muito simples. O usuário pode acessar a qualquer momento sua lista de…[MAIS]



Maioria dos passageiros de ônibus ainda ignora cinto de segurança

O uso do cinto de segurança ainda é ignorado pela maioria de usuários de linhas de ônibus intermunicipais. Pesquisa realizada pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP) constatou que 60% dos passageiros não usavam o equipamento em abordagens feitas por agentes.

A sondagem foi feita em 174 viagens em linhas entre São Paulo e os municípios de…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…São Roque, Atibaia, São José dos Campos, Jacareí e Cubatão em trechos de ida e volta. Em 144 viagens, motoristas não orientaram os passageiros a usarem o cinto de segurança. Somente em 32 veículos (22%), o cinto de segurança era usado por mais de 60% dos passageiros.

Nas demais viagens, o condutor do veículo informou aos passageiros sobre a importância do equipamento. Em 11 delas (37%), a orientação surtiu efeito e foi constatado o uso do dispositivo. A orientação do condutor sobre o cinto de segurança elevou o percentual de utilização em 15%, daí a importância do alerta, concluiu avaliação da ARTESP.

Não existe lei no Brasil que puna o motorista ou empresa de ônibus por conta da não utilização do cinto de segurança pelos passageiros. Uma ampla campanha será desenvolvida pela ARTESP para estimular o uso do equipamento que pode salvar vidas.

A Agência recomenda ainda aos passageiros que quaisquer irregularidades percebidas em relação a cintos ou outros dispositivos de segurança devem ser comunicados à ouvidoria do órgão, pelo telefone 0800 727 8377 ou pelo site www.artesp.sp.gov.br/ouvidoria.

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Empresa 100% brasileira lança primeiro produto popular para casas inteligentes

Foi na Irlanda, onde morou 3 anos, que Thaynan Mariano, hoje CEO da Ideia Labs, concebeu seu primeiro produto rumo à popularização da internet das coisas no Brasil. “Lá fora, já é muito comum. Mas o produto que chega aqui é inviável para a maioria da população”, explica ele. A lâmpada desenvolvida pela empresa é feita de LED e, por isso, economiza até 80% de energia e dura 25 vezes mais, se comparada às lâmpadas incandescentes.

Sem necessidade alguma de adaptação, pode ser usada no bocal convencional de qualquer casa e é controlada via WiFi, por smartphone, coisa que a grande maioria hoje já possui. Segundo Thaynan, a economia pode ser…[MAIS]



Procura por carros com câmbio automático cresce na internet

Com a chegada de novos players no mercado e o incremento de itens de série em modelos de entrada como ar-condicionado, direção hidráulica e kit conectividade, o brasileiro já busca outros opcionais para ter mais conforto e segurança. Um deles é o câmbio automático. As intenções de compra com automóveis equipados com a transmissão cresceram no período de um ano nos sites especializados em classificados de veículos.

As ofertas de automóveis com o opcional também aumentaram. O estoque virtual da Web Motors, um dos sites do setor, cresceu 30,4%, passando de 84,1 mil, em outubro do ano passado, para 109,8 mil, no décimo mês de 2015. Na comparação com setembro a alta foi de três pontos percentuais. A gama de automáticos inclui modelos com transmissão sequencial, que oferece a opção para o comando manual, e o CVT, com marchas continuamente variáveis.

Para especialistas do setor, a procura por carros com transmissão manual ainda é maior, mas o comportamento do brasileiro começa a mudar. “O carro automático deixou de ser um sonho de consumo remoto para se transformar em uma realidade prática. Hoje há diversas alternativas no segmento de seminovos e usados com preços acessíveis”, afirma. “Atualmente, a transmissão automática é o grande diferencial de um veículo, assim como no passado foi o ar-condicionado e a direção hidráulica”, explica Rafael Constantino, gerente de marketing da Web Motors.

Adeus, pelados
A crise do setor automotivo deixou o brasileiro mais exigente. Além de dar preferência para modelos usados, com idade entre quatro e oito anos, o consumidor já não dá tanta importância para os carros “pelados”. Ar-condicionado, direção elétrica e trio elétrico já são itens exigidos na hora da compra.

Os opcionais de conforto já aparecem em mais da metade dos carros anunciados, segundo pesquisa divulgada neste ano por empresas de classificados de veículos online. O ar-condicionado aparece em 77% do estoque virtual, um aumento de 9% em relação a 2011.

Já o volume de veículos equipados com trio elétrico representa 82% do total de anúncios. O vidro elétrico representa 79% e alarme, 66%. A direção hidráulica teve uma alta de três pontos percentuais, passando para 79% dos modelos anunciados.

Opcionais mais robustos também ganham mais espaço. É o caso de DVD Player, sensores de chuva e de estacionamento. O GPS integrado também está em mais veículos, passando de 0,1% dos veículos, em 2011, para 7,6%.

E os itens obsoletos ainda são encontrados nas buscas online por automóveis. Apesar da redução, ainda é possível visualizar modelos com toca-fitas (2%) e disqueteira (3%). Em 2011, os anúncios eram 4% e 5%, respectivamente.



O fim da Lei do Bem e seus impactos na sociedade

* Por David González

Quando a lei 11.196, popularmente conhecida como Lei do Bem, foi criada em 2005, havia um objetivo muito claro: acelerar a inclusão digital de uma grande parcela da população brasileira por meio de uma série de isenções fiscais sobre a produção de PCs e outros eletrônicos em território brasileiro. Estas isenções, especificamente sobre o PIS/Pasep e Cofins, foram expandidas em 2008 para contemplar também smartphones e tablets, adequando-se assim à evolução natural que pelo qual o uso de dispositivos eletrônicos passou nos últimos anos.

Os benefícios advindos pela Lei do Bem nestes 10 anos são inquestionáveis. Os incentivos para a produção nacional de computadores, notebooks, tablets e smartphones resultaram em uma expansão do número de empresas estrangeiras que optaram pela fabricação local, gerando empregos e receitas para o país. Segundo estimativas do Ministério da Fazenda publicadas no…[MAIS]



Tentativas de fraude no varejo aumentaram 30% em 2015

Enquanto se preparam para a temporada de compras de fim de ano, os varejistas e os consumidores também devem estar atentos ao aumento da ocorrência de fraudes online em todos os canais, de acordo com novos dados de referência da ACI Worldwide. Os dados*, baseados em centenas de milhões de transações de grandes varejistas mundiais, preveem mudanças comportamentais dos consumidores. As principais descobertas incluem:

– Um aumento significativo nas tentativas de fraude de cartão não presente (CNP):

– As taxas de fraude aumentaram: em 2015, 1 em cada 86 transações foi uma tentativa fraudulenta contra 1 a cada 114 transações em 2014;

– As taxas de tentativa de fraude, em volume, aumentaram 30% em comparação com 2014, com os consumidores fazendo mais compras por meio de dispositivos online e com os emissores de cartões de créditos agindo de forma mais lenta para encerrar as contas após a atividade fraudulenta;

– A mudança para cartões de créditos mais seguros com chips EMV (em vigor nos EUA desde 01 de outubro de 2015) vai tornar o controle das transações com cartões de presentes mais rigoroso, fazendo com que os fraudadores se voltem a canais de comércio eletrônico.

– Devido às recentes violações de dados e a contínua convergência para compras on-line, os varejistas não podem arriscar uma abordagem conservadora neste fim de ano as taxas de tentativa de fraude, por valor, aumentaram 33% em comparação com o mesmo período em 2014

– A tendência atual aponta para montantes fraudulentos com valores mais baixos, mas com uma frequência maior:

– O valor do tíquete médio (ATV) da fraude e as compras individuais realizadas por…[MAIS]



Com OnStar e MyLink, Chevrolet Cobalt ganha em conectividade

A Chevrolet trabalha para que o modelo Cobalt tenha um patamar superior de sofisticação no mercado brasileiro. O sedã mais espaçoso do segmento passa a agregar sofisticação e tecnologia inéditas com a chegada da linha 2016.

O carro traz a segunda geração do MyLink (que faz sua estreia nacional no sedã) e isso dá um toque especial ao painel do veículo, com modernidade e frescor no painel, que tem quadro de instrumento com iluminação em LED e velocímetro digital.O sistema OnStar e o multimídia MyLink de segunda geração são outros itens de série do Cobalt Elite.

Outra novidade interessante são os botões na base do espelho retrovisor central. Eles comandam o exclusivo sistema OnStar da Chevrolet. Por meio deles, o usuário entra em contato com uma central de atendimento 24 horas e pode usufruir de serviços de emergência, concierge e de conectividade. Há ainda um aplicativo para smartphones, que permite monitorar e comandar diversas funções do veículo remotamente.

“Essa integração ocorre de forma mais simples e segura pois diversas funções podem também ser acionadas por comando de voz, o que ajuda o condutor a manter-se focado no trânsito e com as mãos no volante”, explica William Bertagni, vice-presidente de engenharia da GM.

Com a nova tecnologia será possível, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários, consultar condições de…[MAIS]



Despedida de Rogério Ceni deve gerar 10 mil acessos simultâneos ao Wi-Fi do Morumbi

Cerca de 65 mil ingressos para o jogo de despedida de Rogerio Ceni foram colocados à venda. Depois de 25 anos defendendo as cores do São Paulo F.C, o goleiro artilheiro recebe uma justa homenagem do clube, dos jogadores e torcedores e a Linktel, que fornece a rede de Wi-Fi no Estádio do Morumbi estima mais de 10 mil acessos simultâneos para a transmissão de fotos e vídeos em alta definição e velocidade sobre a despedida daquele que foi o jogador que mais vestiu a camisa do Tricolor Paulista. A festa de despedida começa às 20 horas do dia 11 de dezembro com a expectativa de estádio lotado.

Para a Linktel, a parceria com o São Paulo F.C. tem rendido ótimos resultados. Desde a inauguração do serviço Wi-Fi no Estádio do Morumbi e áreas sociais e esportivas do clube, o serviço contabilizou mais de 176 mil acessos, com mais de 38 mil usuários conectados na rede para acesso à Internet em alta velocidade através de seus dispositivos móveis.

A rede oferecida pela Linktel é a única da América Latina a oferecer o serviço NGH2.0- Next Generation Hotspot, criada a partir da associação entre as maiores operadoras de telecomunicações do mundo para garantir autenticação automática e acesso criptografado para a segurança ao usuário. Outra característica do serviço é a…[MAIS]



Novo malware cria o ramo de extorsão compartilhada e divide 10% do roubo de dados com ‘clientes’

De acordo com a Trend Micro – especializada na defesa de ameaças digitais e segurança na era da nuvem – mais um novo serviço de ransomware foi introduzido, prometendo fornecer a qualquer pessoa meios para lançar ataques com direito a ficar pelo menos com 10% dos procedimentos.

Chamada de CryptoLocker Service, a operação fornece a seus clientes – mesmo aqueles sem conhecimentos técnicos avançados ou experiência – um crypto ransomware que pode ser configurado de acordo com suas preferências.
Para obter a carga básica do CryptoLocker Service, os clientes interessados devem fazer um pagamento inicial de US$ 50 dólares.

Depois de pagar essa soma, o usuário pode especificar a quantia do resgate exigida para decodificar os arquivos da vítima e…[MAIS]



Morreu o Flash?

A Adobe anunciou que mudará o nome do Flash, mas não muito. A partir de 2016, o Flash Professional passará a se chamar Animate Professionale se tornará “a principal ferramenta da Adobe para animação em HTML5”. A versão cliente ainda sobreviverá e está em desenvolvimento. Por enquanto, seu nome é Flash Player 12. A companhia alertou nos comunicados oficiais que a medida é apenas um “reposicionamento da marca”.

O anúncio foi encarado como o primeiro prego no caixão do produto, que vinha sendo criticado com fervor desde 2010, quando o então CEO da Apple, Steve Jobs, publicou uma carta explicando os motivos pelos quais nunca colocaria Flash em seus produtos. Talvez esse seja um ponto de vista radical, mas nessa virada de 2015 para 2016 é impossível dizer que o Flash está mais vivo do que nunca.

Nos cinco anos após esse marco da carta de Steve Jobs, a tecnologia de animação da Adobe teve diversas baixas. Vulnerabilidades foram achadas quase que seguidamente e…[MAIS]



Siemens compra a Polarion, de ciclo de vida de aplicativo

A Siemens fechou um acordo para adquirir a Polarion, desenvolvedora da primeira solução corporativa de gerenciamento de ciclo de vida de aplicativo (ALM) baseada em navegador. O software é uma parte integral do desenvolvimento de produtos em todos os setores e o ALM permite que os fabricantes integrem, verifiquem e validem de forma contínua o crescimento de conteúdo do software que eles constroem em seus produtos. A Polarion é líder no mercado de ALM, alavancando uma arquitetura aberta, exibindo gerenciamento de código fonte de última geração e oferecendo suporte às necessidades de desenvolvimento de código aberto.

Como uma das principais desenvolvedoras mundiais de soluções para gerenciamento do ciclo de vida do produto (Product Lifecycle Management – PLM), a Siemens irá adicionar as ofertas Polarion ao seu software Teamcenter, tornando o ALM uma parte integral do processo de desenvolvimento de produto. Esta aquisição irá reforçar ainda mais o…[MAIS]



Barretos ganha polo de robótica para ensino superior

O Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) inaugurou na última segunda-feira, dia 1º de dezembro, em seu campus, o primeiro Polo Robótico de Ensino Superior do Brasil. A conquista é fruto de um convênio da instituição com a maior fabricante de robôs industriais do mundo – Yaskawa Motoman Robótica – e um integrador de processos, a ENTEV integração robótica e visa despertar o interesse da região para a importância da tecnologia robótica e fomentar a formação robótica.

Na oportunidade, o reitor da instituição – Reginaldo da Silva, reitor do Centro Universitário da. Fundação Educacional de Barretos, destacou a importância do espaço para a comunidade acadêmica, “O Unifeb começou com a engenharia, hoje metade dos alunos são da engenharia e o oferecimento de alta tecnologia nesta área irá contribuir muito para o avanço do desenvolvimento de Barretos e região”, disse.

O pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da instituição – Fernanda Scarmato, lembrou do início da parceria, “Parecia algo muito distante trazer robôs para o Unifeb e hoje percebemos que é…[MAIS]



Mobilidade e flexibilidade são os destaques de Ultrabook da Dell. Veja agora

Mobilidade com flexibilidade. A autonomia da bateria e a tela touch foram os recursos que mais surpreenderam Hilton Tedeschi, responsável pela área de Infraestrutura Tecnológica da Copersucar, no Ultrabook da Dell. Veja mais detalhes dessa experiência neste segundo vídeo da série.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Desenvolvimento de aplicações é aposta da Stefanini com ADS

A Stefanini, provedora global de soluções de negócios baseadas em tecnologia, aposta em desenvolvimento de aplicações, customização e implementação de soluções para os diversos setores da economia, tais como varejo, finanças, indústria e governo.

Batizado de Application Development Services (ADS), o modelo de negócios baseia-se em um conjunto de recursos, processos e metodologias, que utiliza as melhores práticas criadas para o processo de desenvolvimento, testes e manutenções dos softwares.

O objetivo é construir soluções que alavanquem dados de todas as fontes possíveis para antecipar e entregar as funcionalidades adequadas e o conteúdo apropriado. De acordo com Braulio Lalau de Carvalho, vice-presidente da Stefanini, a atividade de desenvolvimento de aplicações de negócios está evoluindo de forma muito rápida e ganhando novas facetas à medida que também avançam os novos modelos de entrega. “Oferecemos manutenção e sustentação de aplicações visando agregar valor por meio da…[MAIS]



Brazil é o 61⁰. em ranking de desenvolvimento de telecomunicações

O mundo já possui aproximadamente 7,1 bilhões de assinaturas de telefones móveis, uma penetração que chega a 95% de todos os habitantes do planeta. Os dados estão no Measuring the Information Society Report 2015, realizado pela União Internacional de Telecomunicações (ITU), divulgados hoje, 30 de novembro.

A principal parte desse relatório é o Índice de Desenvolvimento de Telecomunicações, chamado IDI. A evolução das tecnologias de comunicações a distância tem evoluído nos últimos 5 anos, de acordo com o ITU, e houve melhora em praticamente todas as 167 nações analisadas. O Brasil ocupa a 61a. Colocação no IDI, em 2010 era o 73⁰.

Nas Américas, o Brasil fica em 8⁰. lugar. É superado pela Costa Rica, Chile,…[MAIS]



Cinco iniciativas que fazem o mundo da tecnologia mais acolhedor para as mulheres

Neste ponto, não há segredos: há uma notável falta de mulheres que trabalhem no que é conhecido como indústrias STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática). Mesmo entre as principais empresas de tecnologia mais avançadas dos Estados Unidos, como Apple e Google, a pequena porcentagem de mulheres engenheiras é um grande problema. Sim, ele está ganhando cada vez mais atenção a nível nacional e internacional, mas muitas pessoas ainda estão alarmadas porque a situação de seus colegas não está melhorando na velocidade desejada.

No entanto, a notícia não é de todo ruim. Felizmente, há uma série de programas e iniciativas que estão cientes deste problema e estão trabalhando para criar um impacto real e concreto, com foco na oferta de melhores e mais tentadoras oportunidades para as mulheres nos sectores STEM. Aqui estão as cinco grandes iniciativas que se esforçam para fazer o mundo da tecnologia mais acolhedor para as mulheres.

1- Rede de ex Alunas “Girls Who Code”
Girls Who Code é um grupo de mulheres que em todos os Estados Unidos estão trabalhando duro, defendendo e lutando para eliminar todos os fatores que possam desencorajar  engenheiras em prosseguir com seus objetivos de carreira no mercado de trabalho. Começando desde o ensino médio,  GWC visa educar as mulheres sobre a essência da codificação e incentivá-las por meio de palestras e outros programas, E que sua paixão pela codificação seja levada em conta desde á escola para o mundo do trabalho.

Girls Who Code anunciou recentemente um novo recurso em sues trabalhos: GWC Hire Me Campaign. Esta iniciativa oferece criar meios de contato entre as graduadas dos programas GWC com ex-alunas que já estão trabalhando em grandes empresas de tecnologia, com a intenção de criar um canal para as programadoras, que no mundo da tecnologia não têm acesso prioritário. Para mencionar apenas alguns dos grandes nomes que apoiam  a campanha Hire Me, estão IBM, Microsoft, Adobe, e LinkedIn.

2-Bolsas de Estudo Toptal para Mulheres Programadoras
– Enquanto Toptal ganhou as manchetes por ser uma empresa que opera completamente de forma remota, as mais recentes ondas da empresa a este respeito têm a ver com o lançamento das Bolsas de Estudo Toptal para Mulheres Programadores, a última parcela em seus esforços em curso para expandir a diversidade na tecnologia.

A bolsa está aberta a todas as mulheres em todo o mundo e concede u$ 5.000 em dinheiro para as selecionadas a serem usados para fins educacionais e profissionais com o intuito de alcançar as suas aspirações em indústrias STEM. As bolsas também fornecem um ano de orientação personalizada semanal com…[MAIS]



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