No comentário dessa semana Claudio Carsughi fala da difícil situação do São Paulo para se classificar para a próxima fase da Libertadores e diz que tem dúvidas se o Paulo Henrique Ganso vai se dar bem no Fluminense, isso pelo seu estilo de jogo.
Para entender o porquê disso, veja o comentário.
Outros assuntos abordados no comentário são:
> O 7 x 1 do Santos na Copa do Brasil contra o Altos, na casa do adversário
> E a imensa diferença de premiação entre a Copa do Brasil, que paga ao campeão R$ 67 milhões e o Campeonato Brasileiro que paga ao vencedor menos da metade, ou seja, R$ 33 milhões.
Veja agora a Coluna do Carsughi, deixe seu comentário e seu Like.
Despedida de solteiro pode ser um grande problema e gerar muita tensão e apreensão para os noivos e noivas mais ciumentos. Diante disso, alguns relatam que preferem fazer uma comemoração mais tranquila só com os amigos mais chegados e alguns casais ultimamente estão optando por…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…comemorar juntos pelo fato de terem os mesmos amigos e a ideia costuma agradar.
De olho nesta tendência, a Agência Hangover – AH!, especializada neste tipo de evento vem oferecendo diversas opções a seus clientes. Eduardo Vespa, empresário e idealizador da agência afirma que “é preciso quebrar barreiras e fazer com que noivos e noivas realizem sua Despedida de Solteiro(a) e saibam da importância desse momento. E acreditem, mesmo juntos, a diversão é garantida”.
Confira algumas dicas de roteiros e opções de comemorações para os casais:
Paintball
Que tal um campeonato de paintball? As amigas e madrinhas da noiva de um lado e do noivo do outro! Vocês se divertem brincando e a adrenalina do jogo, completa todo o cenário!
Limousine
Para os que desejam uma Despedida de Solteiro(a) mais agitada, que tal um esquenta em uma limousine com música, comes e bebes? Os brindes personalizados não podem ficar de fora! O destino final pode ser bar ou balada da escolha do casal!
Maratona de Filmes
Já pensou em chamar os melhores amigos para uma maratona dos filmes preferidos do casal? Pode ser em uma própria sala de cinema ou na casa de alguém! Pipoca, refrigerante e guloseimas não podem faltar! Depois do cinema, podem ir em algum barzinho para bater papo e descontrair todos juntos.
Piquenique
Um piquenique com tudo incluso! Um dia ensolarado ou um lindo fim de tarde? Comidas gostosas, drinks refrescantes, doces, frutas e quem sabe os lanches da infância? Aqui o sabor da Despedida de Solteiro(a) é da escolha dos noivos!
Show
Uma noite com a playlist favorita do casal! Uma boa pedida é um show que marcou a história deles, com todos os seus amigos reunidos! Entrar sem fila, ficar em um lugar privilegiado e soltar a voz!
Cassino
Aqui estamos falando de mesas profissionais e todo o equipamento para uma noite com muitas luzes, jogos e brincadeiras temáticas! Aqui vale apostas em dinheiro ou apostas para pagar castigos!
Praia
Um final de semana incrível a beira mar! Churrasco, luau, piscina, praia e muita resenha é sempre uma ótima pedida para reunir os amigos nessa ocasião especial!
Cada casal é único e os noivos possuem gostos parecidos e diferentes. Mas se entrarem em um consenso de qual o tipo de comemoração será escolhido, a Despedida de Solteiro juntos pode ser incrível e muito divertida. “Aqui, já fizemos Despedidas juntos e sempre foi um sucesso. Essas opções são muito bacanas e agrada todos os convidados”, finaliza Eduardo.
A everis, multinacional de consultoria que oferece soluções de estratégia e de negócios, integrante do Grupo NTT DATA, é reconhecida, pelo 4º ano consecutivo, com a certificação Top Employers, concedida pelo Top Employers Institute, entidade holandesa, que é autoridade global em melhores práticas de Recursos Humanos (RH), com atuação em 118 países.
“Esta premiação representa um reconhecimento importante da excelência de nossas práticas de RH e das oportunidades qualificadas que oferecemos ao mercado nacional. Conquistá-la não é nada fácil, pois os critérios tornam-se mais rigorosos a cada ano, o que nos deixa muito orgulhosos por estarmos antenados e superarmos as expectativas na área de RH”, declara Rita Souza, diretora de People da everis Brasil.
Rita ressalta que o Top Employers se torna ainda mais especial por reforçar a capacidade da everis de atrair e reter talentos altamente especializados em um mercado no qual 44% dos jovens com ensino superior, entre 24 e 35 anos, não têm um emprego compatível com seu diploma, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Este cenário se deve à recuperação ainda lenta da economia nacional, que não está gerando empregos em quantidade compatível com o aumento da escolaridade da população. “Mas acreditamos que o setor empresarial já está se movimentando para mudar esta realidade e torcemos para que, assim como a everis, as empresas valorizem cada vez mais suas pessoas”, afirma a executiva.
Segundo a diretora de People da everis, “o principal capital da empresa é e sempre será o humano, pois a atuação da consultoria se baseia nos saberes e dedicação das pessoas, bem como em sua capacidade de avaliar necessidades de negócios de empresas dos mais variados setores e perfis para propor soluções cada vez mais assertivas e inovadoras”. Outra característica da consultoria é estar sempre em busca de talentos e investir na promoção de um ambiente profissional motivador e interativo a fim de sempre oferecer excelência no atendimento aos seus clientes.
Entre as razões para que a everis seja contemplada com o Top Employers há vários anos estão políticas bem-estruturadas e consistentes, como estratégias específicas para a conquista e manutenção de talentos; planejamento consistente da força de trabalho, tanto locada nas diferentes áreas internas, como nos projetos para seus clientes; e processos de integração, aprendizagem e desenvolvimento dos colaboradores eficazes.
“Temos uma cultura global de excelência, inovação e integração das equipes, independentemente dos países em que atuamos. Esta cultura nos norteia a dedicar especial atenção à gestão de desempenho, carreira e sucessão; ao desenvolvimento de lideranças e a oferta de compensações e benefícios coerentes com nossa atuação mercadológica”, explica Rita.
Outro aspecto relevante para a certificação pelo Top Employers Institute é o fato da everis ser uma grande geradora de empregos. Em 2019, por exemplo, a consultoria abrirá 1.200 vagas, entre novos postos (65%) e reposição de profissionais (35%). As oportunidades são para consultores especializados em diferentes tecnologias, como Java, .Net, Android, iOS, Salesforce, entre outras; cientistas de dados; Scrum Masters; Agile Coachs; arquitetos; automatizadores de testes e talentos recém-formados em Tecnologia da Informação (TI).
“Felizmente, mesmo diante das crises políticas e econômicas dos últimos anos, a everis conseguiu crescer e obter um aumento significativo do número de projetos, o que vem impulsionando a contratação de mais profissionais. Simultaneamente, devido a uma gestão eficiente de desempenho, temos a oportunidade de estar sempre atentos para renovar algumas posições”, esclarece a executiva.
A everis tem ainda como política global investir em programas constantes de capacitação e aperfeiçoamento profissional, que proporcionam inovação em suas ofertas aos clientes e garantem também desenvolvimento e crescimento aos profissionais. “Incentivar nossos profissionais a se aperfeiçoar é essencial para os negócios e o sucesso de nossa empresa, assim como para o fortalecimento de suas carreiras e trajetórias pessoais e profissionais”, destaca Rita.
Dentro desta política, um dos programas que se destaca é o “Becas” que, principalmente na área de Data & Analytics, possibilita que a everis inclua todos os anos jovens talentos em seus quadros. Desde 2017, por exemplo, aproximadamente 40 jovens recém-formados atuaram como trainees na empresa, dos quais 15 receberam propostas e foram integrados efetivamente à equipe em janeiro de 2019. “A maioria desses profissionais comenta nas entrevistas que se sente muito feliz com esse programa, pois é difícil encontrar vagas interessantes para recém-formados, pois a maioria das companhias do mercado exige ao menos um ano de experiência na área”, relata Rita.
Certificação Top Employers
Há 25 anos, o Top Employers Institute (TEI) certifica as melhores políticas e práticas de Recursos Humanos em 118 países, incluindo o Brasil. Neste período, a instituição teve a oportunidade de ver a transformação dos departamentos de Recursos Humanos em parceiros estratégicos para os negócios.
Ao conhecer e disseminar globalmente referências em RH, o TEI contribui para estimular a maior produtividade e a menor rotatividade nas empresas, com benefícios diretos para a geração de negócios, retenção de clientes e lucratividade.
Seu processo de certificação dura, em média, seis meses, é extremamente rigoroso e respeitado internacionalmente, porque inclui uma auditoria detalhada, com mais de 100 questões, que abrangem mais de 600 práticas de gestão de pessoas, respondidas diretamente pelos colaboradores das empresas participantes. A qualidade destas práticas e documentações de processos também são avaliados comparativamente às demais empresas participantes.
Para participar do Top Employers é necessário que a organização tenha um mínimo de 250 colaboradores nacionais ou 2.500 internacionais e que demonstre os mais altos padrões de excelência em gestão de RH.
A consultoria tem políticas de RH estruturadas e inovadoras, que a tornam uma referência no mercado e desejada por jovens talentos. É também uma das grandes empregadoras de profissionais qualificados. Em 2019, pretende contratar mais 1.200 profissionais
A temporada lírica 2019 do Theatro Municipal de São Paulo estreia com uma das mais famosas óperas cômicas: O Barbeiro de Sevilha (Il barbiere di Siviglia), de Gioachino Rossini, sob a direção musical de Roberto Minczuk, cênica de Cleber Papa e figurinos e cenários assinados por José de Anchieta.
As récitas acontecem nos dias… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…14,15,16,19,20, e 21, às 20h, e no dia 17 às 18h.
A obra é divertida, sem momentos de monotonia. Um dos trechos mais famosos, Fígaro… Fííígaro, é executado na primeira entrada do Barbeiro de Sevilha. A ária já foi parafraseada em desenhos animados, como o Pica-Pau.
No enredo, o Conde de Almaviva se apaixona por Rosina. Porém, a jovem tem um tutor, Dr. Bartolo, que a mantém presa dentro de casa, cercada por criados e músicos. Para se aproximar da amada, Almaviva passa a contar com a ajuda de Fígaro, que vende perucas para Rosina e faz o cabelo e a barba de Bartolo. A partir disso, surgem vários planos mirabolantes e hilários que divertem o público há mais de 200 anos.
Ópera O Barbeiro de Sevilha. Foto: Fabiana Stig
O barítono Michel de Souza será Fígaro, já tendo interpretado o Conde de Almaviva pela Scottish Opera na ópera As Bodas de Fígaro, do Mozart. David Marcondes reveza com ele. Marcondes é integrante do Coro Lírico Municipal de São Paulo e, nos últimos anos, o barítono destacou-se nos papéis: Marullo, em Rigoletto (2014), Amonasro, Aida (2015), e Zurga, Os Pescadores de Pérolas (2017).
O tenor Jack Swanson (Conde de Almaviva) faz sua estreia na América Latina. Aos 26 anos, natural de Minnesota (Estados Unidos), Swanson está em ascensão no mercado internacional. Após o Sara Tucker Study Grant, ele recebeu o Study and Career Grants, da Richard Tucker Music Foundation, importante prêmio dado a jovens cantores em início de carreira.
Dentre os estreantes em ópera no Theatro Municipal de São Paulo, está Anibal Mancini (Conde de Almaviva) e as sopranos Débora Dibi e Denise Yamaoka que se revezam no papel de Berta.
Como o Dr. Bartolo, está o baixo Sávio Sperandio. Experiente no papel, já interpretou o mesmo personagem no Teatro Colón, em Buenos Aires (2005), no Festival de Ópera de Ercolano/Itália (2007) e no Teatro Real de Madrid (2008). Em noites alternadas, o cantor Saulo Javan assume o papel. Ele já se apresentou no Theatro Municipal de São Paulo nas óperas The Rake’s Progress, Don Giovanni, La Bohème, Falstaff, Salomé, entre outras.
O Barbeiro de Sevilha
A obra de Gioachino Rossini estreou em 1816. Com libreto do escritor italiano, Cesare Sterbini, é inspirada numa peça homônima do francês Pierre Beaumarchais. Esta ópera foi encenada no Municipal a última vez em 1995. Em mais de 100 anos, o palco histórico de São Paulo acumula cerca de 36 montagens. De acordo com o maestro Roberto Minczuk, o sucesso mundial da obra se deve a sua leveza.
Ele também aponta algumas características sobre a composição. “A música é virtuosística e impressiona com passagens técnicas rápidas, tanto na parte dos solistas, como da orquestra. Interessante que ele utiliza os instrumentos, trompa, flauta, clarinete, de uma forma vocal e as vozes de uma maneira instrumental quando ele quer o virtuosismo, a articulação e a excitação que a história pede”, completa Minczuk.
Para o programa Ópera Curta, da Secretaria de Cultura do Estado, o diretor cênico Cleber Papa já fez uma releitura de O Barbeiro de Sevilha. Um dos diferenciais da montagem no Theatro Municipal será uma nova roupagem para alguns personagens considerados “secundários”.
“Não estamos reinventando a ópera, mas criando situações que se ajustam perfeitamente à maneira de contar a história proposta pelo compositor. Trouxe a minha versão das razões que levam o personagem Ambrogio ser tão sonolento e ampliei a presença cênica da Berta, uma criada que ganha outras dimensões no espetáculo”, acrescenta.
Papa convidou o diretor, cenógrafo e figurinista José de Anchieta para esta produção. “Tenho um enorme prazer em trabalhar com ele, principalmente por ser um artista de longa história. Propus a ele que caminhássemos para uma abstração cenográfica que recriasse a atmosfera de Sevilha (tem até uma bandeira da Andaluzia), com seus altos e baixos, balcões e varandas, janelas grandes, etc”, diz. Os dois atos se dividem entre uma vila em Sevilha e a casa de Rosina.
Ao todo, são 75 figurinos nesta produção. “Na questão do figurino não procurei me ater a 1890, 1870. Eu mesclei! Trouxe um pouco mais pra trás e avancei em algumas coisas pra não ficar preso a uma época. O Cleber queria algo mais despojado, criativo, inventivo. Muito embora, eu tenho os elementos básicos da época: as casacas, os gibões, os calções, sapatos”, explica Anchieta que assina o cenário e o figurino.
A comicidade desta ópera-bufa é transferida para as roupas. Os trajes terão uma pegada até circense, como, por exemplo, meias listradas coloridas, que os artistas usarão, inclusive, os pares discrepantes no palco. “Eu estou pedindo aos visagistas para exagerarem um pouco mais na peruca, linha Tim Burton, linha Fellini. Ter um tratamento de invenção, criação, não ficar só na peruca tradicional”, completa. Alguns tecidos foram confeccionados por meio da técnica do patchwork (união de tecidos com formatos variados).
Uma das personagens com mais trocas de figurino é Rosina que chega a usar de cinco a seis trajes diferentes na produção e também mudanças de perucas. “Uma roupa básica e ela usa saias sobrepostas”, explica Anchieta. Isso porque, como “prisioneira”, as peças são uma forma dela exibir sua fortuna.
Já o visagismo terá a sua referência no alvaiade, uma estética comum na época do Romantismo para clarear e dar uniformidade à pele do rosto. O Barbeiro de Sevilha é a última ópera do período Romântico.
A produção em dois atos tem aproximadamente duas horas e 30 minutos. Os ingressos variam de R$ 20 a R$ 120.
Serviço
O Barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini
Temporada: 14.02/15.02/16.02/17.02/19.02/20.02 e 21.02 [terça a sábado, às 20h. Domingo, às 18h
Local: Theatro Municipal de São Paulo | Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Ingresso: R$20,00 a R$120,00 [venda na bilheteria e site da Ingresso da Eventim]
Classificação: Livre (sugerido para maiores de 7 anos)
Duração: 2h30 | 2 atos
Direção musical: Roberto Minczuk
Direção Cênica: Cleber Papa
Cenários e Figurinos: José de Anchieta
Assistência de Figurino: Emilia Reily Regente do Coro Lírico Municipal: Mário Zaccaro
Com Orquestra Sinfônica Municipal
Coro Lírico
Elenco 1 [datas: 14, 16, 19, 21]
Fígaro (barítono) – Michel de Souza
Rosina (mezzo-soprano) – Luisa Francesconi
Conde de Almaviva (tenor) – Jack Swanson
Dr. Bartolo (baixo) – Sávio Sperandio
Don Basilio (baixo) – Carlos Eduardo Marcos
Fiorello (barítono) – Vítor Mascarenhas
Berta (soprano) – Débora Dibi
Sargento (baixo) – Andrey Mira
Ambrogio (ator) – Fabrizio Santos
Notário (ator) – Sergio Seixas
Elenco 2 [datas: 15, 17, 20]
Fígaro (barítono) – David Marcondes
Rosina (mezzo-soprano) – Luciana Bueno
Conde de Almaviva (tenor) – Anibal Mancini
Dr. Bartolo (baixo) – Saulo Javan
Don Basilio (baixo) – Matheus França
Fiorello (barítono) – Vicente Sampaio
Berta (soprano) – Denise Yamaoka
Sargento (baixo) – Andrey Mira
Ambrogio (ator) – Fabrizio Santos
Notário (ator) – Sergio Seixas
Fígaro
Michel de Souza, barítono
Michel de Souza iniciou seus estudos musicais e carreira no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, sua cidade natal. Em 2007 recebeu o 1º prêmio em música de câmara no concurso Maria Callas e, depois, graduou-se em órgão com nota máxima e louvor pela Escola de Música da UFRJ, onde também estudou canto.
É mestre com distinção pela Royal Scottish Academy of Music and Drama e fez parte do programa Jette Parker na Royal Opera House Covent Garden em Londres.
Tem atuado em diversas óperas como Le Nozze di Figaro de Wolfgang A. Mozart, A Flauta Mágica, também de Mozart, La Boheme de Giacomo Puccini, e Carmen de Georges Bizet. Participou do programa Emerging Artist da Scottish Opera na temporada 2010/2011, fez parte do Ensemble de solistas do Grand Thèâtre de Genève 2014/2015 e, recentemente, fez uma série de apresentações com a Orchestre National de Lyon.
David Marcondes, barítono David Marcondes se aperfeiçoou em canto na Universidade Federal de Minas Gerais e hoje é cantor do Coro Lírico Municipal de São Paulo, um dos grupos artísticos do Theatro Municipal. Recebeu prêmios como o de Revelação Vocal e o 1º Lugar Masculino no Concurso Internacional Maria Callas.
Nos últimos anos, o barítono destacou-se nos papéis de Quirino em Jupyra; Revolutionary Slave em Ça Ira, Alfio na Cavalleria Rusticana (2013); Escamillo em Carmem, Tom em Blue Monday, Marullo em Rigoletto (2014) e Amonasro em Aida (2015), Zurga em Os Pescadores de Pérolas (2017), Mandarim em Turandot (2018).
Rosina
Luisa Francesconi, mezzo-soprano Luisa Francesconi fez a sua estreia internacional no Teatro Argentina, em Roma, no papel de Cherubino em Le Nozze di Figaro, de Wofgang Amadeus Mozart. Representa também com grande sucesso outros papéis, como Romeo em I Capuleti ed I Montecchi, de Vincenzo Bellini; e Orfeo em Orfeo ed Euridice, de Christoph Willibald Gluck. Canta com frequência nos principais teatros brasileiros e italianos, e tem se apresentado regularmente também em Portugal. Seu repertório de concertos inclui atuações em Rapsódia para Contralto e Missa em Si Menor de Johann Sebastian Bach; Réquiem e Missa da Coroação de Wolfgang A. Mozart; Nisi Dominus de Antonio Vivaldi; Nona Sinfonia, Missa em Dó Maior e Fantasia Coral de Ludwig van Beethoven; Stabat Mater e Petite Messe Solemnelle de Gioachino Rossini, entre outros.
Luciana Bueno, mezzo-soprano Luciana Bueno apresenta-se regularmente como protagonista de ópera ou solista em concertos nas principais casas de concerto e teatros do Brasil. Atuou nas óperas Don Giovanni (Donna Elvira), Il Barbiere di Siviglia (Rosina) sob direção de Enzo Dara, O Mikado (Katisha), João e Maria de Humperdinck (João), Os Contos de Hoffmann (Giulietta), Falstaff (Meg Page), Cavalleria Rusticana (Lola), Otello de Rossini (Emilia), A Danação de Fausto (Marguerite), entre outras obras.
Seu repertório sinfônico inclui participações como solista no Gloria (Vivaldi), Missa em Dó Menor (Mozart), Messias (Häendel), Requiem (Verdi), Missa em Dó Maior e Nona Sinfonia (Beethoven), Lobgesang (Mendelssohn), Sete Canções Populares (Manuel de Falla), além de recitais que incluem música brasileira e barroca. Apresentou-se na Royal Opera Canadá como Suzuki em Madame Butterfly.
Reconhecida e requisitada intérprete de Carmen na ópera homônima, apresentou-se em montagens no Teatro Alfa, Teatro Amazonas, Palácio das Artes, Theatro São Pedro, Teatro Guaíra, Theatro Municipal de São Paulo e Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Dr.Bartolo
Sávio Sperandio, baixo
Sávio Sperandio é um dos artistas mais solicitados do Brasil. Cantou O Barbeiro de Sevilha no Colón, Festival de Ópera de Ercolano e Teatro Real de Madrid. No Festival Rossini cantou A Italiana em Argele Il Viaggio a Reims. Fez Don Pasquale no Teatro Real de Madri, Zelmira no Rossini Opera Festival e Una Cosa Rara no Palau de lês Arts Reina Sofía.
Apresentou-se com Osesp, Opes, OSMG, OSM, entre outras, com destaque para Réquiem (de Giuseppe Verdi), Messadi Gloria (Giacomo Puccini), O Messias (George Friedrich Handel), Réquiem (Wolfgang Amadeus Mozart), Nona Sinfonia e Missa Solemnis (Ludwig van Beethoven), Paixão Segundo São Mateus e Paixão Segundo São João (de Johann Sebastian Bach).
Recebeu os prêmios de Melhor Intérprete de Canção Brasileira no Concurso Carlos Gomes, Melhor Intérprete de Canção de Osvaldo Lacerda e Revelação do Ano no Prêmio Carlos Gomes.
Saulo Javan, baixo Saulo Javan é reconhecido pela crítica especializada como um dos principais artistas de ópera do Brasil. Presença constante em casas de concerto e ópera como a Sala São Paulo, Sala Minas Gerais e os Teatros Municipal de São Paulo, Municipal do Rio de Janeiro, São Pedro, Teatro da Paz, Tobias Barreto e Santa Isabel. Foi solista nas operas Lo Schiavo, Manon Lescaut, Eugene Oneguin, Magdalena, O Rouxinol, Aida, O Elixir do Amor e Don Pasquale, Gianni Schicchi e La Bohème, entre outras.
Integrou o elenco da Cia. Brasileira de Ópera como Don Bartolo em O Barbeiro de Sevilha e cantou a estreia mundial da ópera Dulcinéia e Trancoso. Nas temporadas 2013 e 2014 do Theatro Municipal de São Paulo, apresentou-se nas óperas The Rake’s Progress, Don Giovanni, La Bohème, Falstaff e Salomé.
Conde de Almaviva
Jack Swanson, tenor Jack Swanson está se tornando um dos mais procurados jovens tenores no mundo da ópera. Em 2019, Jack Swanson debuta nos papeis de Nemorino na ópera L’Elisir d’Amore e Sam Kaplan na ópera americana Street Scene. Para a opereta Candide, se apresenta em Paris e Marselha.
Além do Brasil, vive também o papel do Conde de Almaviva, na ópera O Barbeiro de Sevilha, em Portland nos Estados Unidos. Swanson tem 26 anos, é natural de Minnesota (Estados Unidos). Após o Sara Tucker Study Grant, ele recebeu o Study and Career Grants, da Richard Tucker Music Foundation, importante prêmio dado a jovens cantores em início de carreira.
Anibal Mancini, tenor lírico Anibal Mancini estudou canto na Unirio, foi um dos vencedores do 11º Concurso Maria Callas em 2011. Recentemente apresentou-se no Teatro Solís, de Montevideo, como Almaviva na ópera O Barbeiro de Sevilha, no Festival Amazonas de Ópera como Acis, na ópera Acis and Galatea, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Theatro São Pedro com a ópera Don Quichotte.
Outras participações incluem O Messias de Handel, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Palácio das Artes de Belo Horizonte, concerto de gala Rossini, As Bodas no Monastério (Antonio) de Prokofiev, Falstaff (Fenton) de G. Verdi, La Donna Del Lago (Uberto) de Rossini, Gianni Schicchi (Rinuccio) de G. Puccini.
Cleber Papa – Diretor Cênico da ópera O Barbeiro de Sevilha Com formação inicial em Comunicação (FAAP), Cleber Papa estudou Pintura e Escultura, Design, Direção de Produção de Cinema e TV e Piano e Teoria Musical como atividades complementares. Possui MBA em Economia da Cultura (FGV – SP). Desenvolve permanente trabalho de pesquisa e atualização nas áreas da Música, do Teatro e Ópera, na História da Arte e nas interfaces do pensamento contemporâneo.
Dos anos 1970 aos 1990, Cleber Papa dedicou-se a atividades relacionadas à publicidade e propaganda. Desde a década de 1990, dedica-se integralmente à atividade cultural, especificamente à ópera. Em 2009, foi um dos criadores da Companhia de Ópera Curta e do Programa Ópera Curta, a mais significativa ação de difusão da ópera em curso no país. Diretor cênico, cenógrafo e dramaturgo.
Em 2017 foi Diretor Artístico do Theatro Municipal de São Paulo e assumiu recentemente o cargo de diretor cultural do Museu da Imagem e do Som (MIS).
Roberto Minczuk – Diretor musical da ópera O Barbeiro de Sevilha e maestro titular da OSM Fez sua estreia internacional à frente da Filarmônica de Nova York. Depois disso, regeu mais de 100 orquestras internacionais.
Foi diretor artístico do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, diretor artístico adjunto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e maestro titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, sendo o primeiro artista a receber o Prêmio ConcertArte, de Ribeirão Preto. Venceu o Grammy Latino e foi indicado ao Grammy Americano com o álbum Jobim Sinfônico.
Atualmente, é maestro titular da Orquestra Sinfônica Municipal, maestro emérito da Orquestra Sinfônica Brasileira, da qual foi regente titular de 2005 a 2015, e maestro emérito da Orquestra Filarmônica de Calgary, no Canadá.
Mário Zaccaro – Regente titular do Coro Lírico Estudou regência com Eleazar de Carvalho e Robert Shaw, e orquestração com Cyro Pereira e Luis Arruda Paes. Foi diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica e regente assistente do maestro Isaac Karabtchevsky na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. De 1994 a 2013, foi regente do Coro Lírico Municipal de São Paulo, reassumindo a função em 2017.
Procura sempre introduzir inovações nas técnicas de preparação musical do corpo artístico. Maestro, compositor, arranjador e pianista, Zaccaro foi também professor de teoria, harmonia e percepção musical na Escola Municipal de Música de São Paulo.
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo No começo do século 20, as companhias líricas internacionais que se apresentavam no Theatro Municipal traziam da Europa seus instrumentistas e coros completos, pela falta de um grupo orquestral em São Paulo especializado em ópera.
A partir da década de 1920, uma orquestra profissional foi criada e passou a realizar apresentações esporádicas, tornando-se regular em 1939, sob o nome de Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Uma década mais tarde, o conjunto passou a se chamar Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e foi oficializado em lei de 28 de dezembro de 1949, que vigora ainda hoje.
A história da Sinfônica Municipal se confunde com a da música orquestral em São Paulo, com participações memoráveis em eventos como a primeira Temporada Lírica Autônoma de São Paulo, com a soprano Bidu Sayão; a inauguração do Estádio do Pacaembu, em 1940; a reabertura do Theatro Municipal, em 1955, com a estreia da ópera Pedro Malazarte, regida pelo compositor Camargo Guarnieri; e a apresentação nos Jogos Pan-Americanos de 1963, em São Paulo.
Estiveram à frente da Orquestra os maestros Arturo de Angelis, Zacharias Autuori, Edoardo Guarnieri, Leon Kasniefsky, Souza Lima, Eleazar de Carvalho, Armando Belardi e John Neschling. Roberto Minczuk é o atual regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.
Coro Lírico Formado por cantores que se apresentam regularmente como solistas nos principais teatros do país, o Coro Lírico Municipal de São Paulo atua nas montagens de óperas das temporadas do Theatro Municipal, em concertos com a Orquestra Sinfônica Municipal, e em apresentações próprias. O Coro Lírico foi criado em 1939 e teve como primeiro diretor o maestro Fidélio Finzi, que preparou o grupo para a estreia em Turandot, em 13 de junho de 1939. Em 1947, Sisto Mechetti assumiu o posto de maestro titular e somente em 1951 o coro foi oficializado, sendo dirigido posteriormente por Tullio Serafin, Olivero De Fabritis, Eleazar de Carvalho, Armando Belardi, Francisco Mignone, Heitor Villa-Lobos, Roberto Schnorrenberg, Marcello Mechetti, Fábio Mechetti e Bruno Greco Facio.
Atualmente regido por Mário Zaccaro, o Coro Lírico Municipal de São Paulo recebeu os prêmios de Melhor Conjunto Coral de 1996, pela APCA, e o prêmio Carlos Gomes 1997 na categoria Ópera.
Apura Cybersecurity Intelligence S.A. acaba de recrutar para o seu time o especialista Rodrigo Montoro
Com 18 anos em experiência na implantação de softwares de segurança, várias patentes de inovação e larga experiência em desafios no Brasil e no exterior relacionados à Resposta a Incidentes de Segurança da Informação, Montoro é agora o head de Pesquisa e Desenvolvimento da Apura, onde liderará os esforços de melhoria e desenvolvimento de novos produtos de Segurança e serviços gerenciados direcionados aos setores Financeiro, de Defesa e Forças da Lei.
A contratação faz parte da estratégia da empresa, alavancada pelo recente investimento feito na Apura pela Venture Capital Cedro Capital. Montoro anteriormente atuou como engenheiro senior de segurança e pesquisador na Neoway e trabalhou como SOC / Pesquisador na Clavis, Senior Security Administrator da Sucuri, e pesquisador da Spiderlabs/Trustwave.
Software house traz profissional do setor calçadista para fortalecer o time Executivo tem como missão a expansão e consolidação do crescimento da SetaDigital
A SetaDigital – companhia de Tecnologia da Informação especializada em desenvolvimento de soluções para o setor calçadista – acaba de contratar Rafael Reolon como diretor de expansão.
Reolon, que soma mais de dez anos de atuação como lojista, tanto em operações físicas quanto em e-commerce, tendo, inclusive, sustentado seus negócios nas soluções da SetaDigital durante este período, recebe a missão de expandir novos mercados e consolidar o crescimento da empresa.
“Vamos gerar resultados por meio do fortalecimento de nossas parcerias e da nossa equipe de expansão. Como ex-lojista, conheço as dores do setor calçadista e posso contribuir na construção de soluções voltadas ao sucesso dos nossos clientes, além de levar inovação com a nossa loja laboratório, a Sapati”, descreve Reolon.
Com mais de 70 colaboradores e 1,6 mil clientes, a SetaDigital está em plena expansão e com um projeto ambicioso de crescimento. “Neste cenário, estruturamos três frentes: desenvolvimento de produtos, expansão de mercado e o sucesso dos clientes. O reforço do Rafael para o nosso time visa consolidar nosso compromisso de contribuir constantemente com a evolução dos negócios dos nossos clientes.
Ele tem os valores muito alinhados aos nossos e será essencial à SetaDigital na condução da expansão comercial da organização em direção à liderança do mercado de soluções de tecnologia para o setor calçadista brasileiro”, acrescenta Vanderlei Kichel, CEO da SetaDigital.
Com a nova contratação, Kichel passa a direcionar seus esforços ao desenvolvimento de produtos, enquanto a diretora de relacionamento, Rosi Kichel, atuará no relacionamento com os lojistas que utilizam as soluções da SetaDigital.
Executiva tem como desafio continuar o crescimento
da empresa na área de Customer Experience
A Plusoft, empresa de Customer Experience, anuncia a contratação da Andreia Rebelo como Diretora de Vendas. A executiva assume a função com o objetivo de continuar acelerando o crescimento da empresa no mercado nacional.
“A Plusoft está entre as empresas mais inovadoras na área de Customer Experience. O desafio é intensificar o modelo de vendas em escala, impulsionar ainda mais a conquista de novos clientes e aumentar as oportunidades de cross-selling e upselling”, comenta Rebelo.
A Plusoft está em um ritmo de crescimento acelerado. Em 2018, as vendas aumentaram em 43% comparado com o mesmo período de 2017.
“Participarei de forma ativa na continuidade da trajetória de sucesso da Plusoft, que ultrapassa os 30 anos. Essa vasta expertise, aliada ao legado de importantes clientes, possibilita a oferta de soluções completas e implantações bem-sucedidas de forma rápida e com baixa necessidade de customização”, afirma a executiva, destacando a necessidade de fortalecer ainda mais a visibilidade do valor agregado das soluções Plusoft ao mercado.
“Queremos que cada vez mais empresas possam melhorar a experiência com uma única visão do histórico do cliente através das nossas soluções para Customer Experience”, complementa.
Andreia é formada em Psicologia, com MBA em Gestão de Negócios e pós-graduação em Gestão de Tecnologia pela FGV, Liderança 360º pela Abilio Diniz e MBA em coaching pela SBC. Possui mais de 16 anos na área de TI e, ao longo da sua carreira, ocupou importantes cargos em empresas nacionais e internacionais como Indra e
Resource IT.
“Estou animada por poder contribuir com a expansão de uma empresa como a Plusoft: moderna, realmente digital e com foco em crescimento orgânico e inorgânico”, comemora Rebelo.
Em evento no Hotel Fasano Boa Vista na cidade de Porto Feliz no Estado de São Paulo e teste drive na pista de Tatuí, a Ford lançou o EcoSport 2020 com a nova versão Titanium, que vem com design renovado e equipada com a tecnologia de pneus Run Flat, inédita na categoria. A linha continua a oferecer também as versões SE, FreeStyle e Storm.
O teste drive para jornalistas e influenciadores foi para andarmos com o carro para testar o novo pneu run flat desenvolvido pela Michelin, que permite rodar até 80 Km de distância a uma velocidade máxima de 80Km/h com um ou mais pneus completamente murchos ou até 280 Km com a aplicação do líquido que vem no kit de reparo e que pode ser utilizado por qualquer pessoa, pois é de fácil manuseio.
Conheça agora a nova versão do EcoSport 2020 nos próximos parágrafos, imagens e vídeos. Bem-vindo(a) à condução segura de um automóvel com pneus furados.
Apresentado no último Salão do Automóvel, o EcoSport Titanium 2020 foi um dos modelos mais comentados da mostra por renovar um dos elementos mais identificados com o design original do veículo. Sua nova traseira de linhas modernas e elegantes segue a tendência de SUVs de vocação mais urbana.
“Os consumidores que quiserem um EcoSport completo agora têm a possibilidade de optar por uma versão mais urbana ou mais aventureira, de acordo com a sua preferência e perfil de uso”, diz Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford.
Essa renovação visual vem acompanhada de um recurso importante de segurança.
Inovação
O EcoSport é o primeiro SUV no mercado brasileiro a trazer a tecnologia Run Flat, até então disponível somente em carros do segmento premium. Sua principal vantagem é a tranquilidade de não precisar parar o carro em situações que poderiam representar um risco à segurança.
Os pneus Run Flat, ou ZP (Zero Pressure), se caracterizam pelas laterais reforçadas que permitem continuar rodando mesmo se um deles perder totalmente a pressão, dentro de certos limites de distância e velocidade. Ou seja, em caso de furo o motorista é avisado pelo sistema de monitoramento de pressão dos pneus e não precisa interromper a viagem, podendo fazer o conserto depois, com segurança, no momento e local mais convenientes.
O novo EcoSport Titanium vem com pneus Michelin ZP que podem percorrer até 80 km à velocidade de 80 km/h com pressão zero.
Teste de rodagem a 80Km/h com UM pneu furado
Kit de reparo
Usando o kit de reparo que acompanha o veículo, essa distância é ampliada para 200 km, mantendo o mesmo limite de velocidade. Por essa razão, veículos equipados com a tecnologia Run Flat dispensam o uso de estepe, macaco e chave de roda.
Tecnologia de segurança
Os pneus Run Flat são usados por veículos especiais e do segmento premium no mercado mundial. Eles estão presentes principalmente na Europa, além da China, América do Norte, Índia e África. Sua tecnologia avançada foi desenvolvida com foco na segurança.
Teste de rodagem a 80Km/h com DOIS pneus furados
Durante o desenvolvimento do novo modelo, a Ford fez uma pesquisa com clientes para medir a sua aceitação e a maioria afirmou que se sentiria mais segura com essa tecnologia no veículo.
“Durante o Salão do Automóvel em São Paulo, quando explicamos essa tecnologia para as pessoas, 72% disseram que comprariam o veículo devido à segurança que ele traz”, diz Adriana Carradori.
Motorização e câmbio
Equipado com o avançado motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros, de 137 cv, e transmissão automática de seis velocidades com teclas “paddle shift” no volante, o EcoSport Titanium 2020 também chama a atenção pelo conteúdo e preço extremamente competitivos.
Preço Por R$ 103.890, ele já vem com: teto solar elétrico, sete airbags, sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado, painel “soft touch”, bancos de couro ecológico, sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave, central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, faróis de xênon, luzes diurnas de LED, sensor de chuva e rodas de liga leve de 17”.
Consumo de combustível O time de engenharia da Ford também desenvolveu uma nova calibração da direção elétrica e revisou os sistemas de suspensão e freios para garantir o desempenho, a dirigibilidade e a economia de combustível do EcoSport Titanium, que ficou 13 kg mais leve.
Conforto Acústico
Esse trabalho de refinamento envolveu também o conforto acústico da cabine, que continua a ser um dos melhores da categoria.
Linha completa
A linha EcoSport 2020 oferece uma gama completa de opções para o consumidor que busca um SUV moderno, completo e de personalidade. A versão de entrada a SE, com motor 1.5, já vem equipada com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de proteção anticapotamento, rodas de liga leve de 15” e central multimídia SYNC 2.5 com tela sensível ao toque de 7 polegadas. Seu preço é R$78.990 com transmissão manual e R$ 84.990 com a automática.
O modelo FreeStyle, com motor 1.5 e acessórios de estilo diferenciado, acrescenta itens como ar-condicionado automático e digital, câmera e sensor de ré, bancos em couro ecológico e tecido e rodas de liga leve de 16”, por R$85.890 na versão manual e R$91.890 na automática.
Comparativo de preços com a concorrência
O EcoSport Storm é o único da nova linha equipado com motor 2.0, de 176 cv, e tração 4WD, além de transmissão automática e design exclusivo. Vem com capa de estepe rígida personalizada, teto solar elétrico e outros equipamentos da versão Titanium, por R$108.390.
Outra vantagem da linha EcoSport 2020 é o custo de posse atraente, com preço competitivo de revisões, peças e seguro. As três revisões anuais do EcoSport Titanium, por exemplo, cobrindo o período de 36 meses de garantia, saem R$ 1.837 pelo sistema preço fixo da Ford.
Além disso, como promoção de lançamento os clientes que financiarem o SUV pela Ford Credit podem contratar o seguro da Mapfre pela taxa de 2,01% do valor do veículo, o mais barato do segmento.
Versões EcoSport 2020 e comparação geral com a concorrência
As imagens a seguir são informações oficiais da Ford
Você sabe o que é um algoritmo e como ele influencia sua vida? Trata-se de uma série de passos, regras ou procedimentos pautados pela lógica, que tentam solucionar um problema. Por exemplo: você precisa estar pronto para o trabalho às 8h00 da manhã.
Logicamente, você irá acordar às 6h30, se alimentar, tomar banho, escovar os dentes e se arrumar até, precisamente, estar pontualmente pronto para o trabalho.
Se todos esses passos deram certo, é porque você… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…conseguiu resolver o problema; então, o algoritmo funcionou. Pena – ou não – que nós, seres humanos, sempre nos atrasamos em acordar na madrugada. Porém, o computador não.
Nesse caso, o computador trocaria a sequência do que fazer até estar pronto para o trabalho, como acordar, escovar os dentes, tomar banho, se alimentar e se arrumar. Ou até sequências conflitantes, como se arrumar e depois ir para o banho.
Os algoritmos testam e comprovam os caminhos possíveis, para tentar entregar a melhor forma para você estar pronto às 8h da manhã.
Onde estão os algoritmos? Eles estão na sua mão, nesse momento, em celulares, tablets e computadores. Esses são os hardwares; já os algoritmos estão dentro deles, nos softwares: na lógica do computador.
Atualmente, eles já definem o conteúdo que você recebe nas redes sociais. Além disso, mostram qual seria o melhor conteúdo em um site específico para você, como uma sugestão de produtos ou filmes.
Eles também estão no mercado financeiro, definindo qual melhor investimento. Na área jurídica, auxiliando o trabalho de advogados em suas defesas, processos e contratos. Até na Medicina os algoritmos tem auxiliado nos diagnósticos e prognósticos.
Futuramente, ainda haverá grandes mudanças segundo a Ciência Quântica e da Computação, da Universidade Britânica de Heriot-Watt. A universidade está trabalhando na criação de computadores quânticos, máquinas que teriam uma capacidade enorme de processamento; portanto, uso de algoritmos que aprendem sozinhos, ou melhor, a inteligência artificial.
No fim, quem já decide é o computador, o celular ou tablet. Não é à toa que Malena Contrera nos alerta para o termo “usuários” de aparelhos. Estamos dependentes. Vivemos com aparelhos que contam nossas atividades físicas e biológicas, e que mandam até a gente beber água em determinada hora.
Já faz tempo que não pensamos e tiramos conclusões por nós mesmos, afinal, todo o conteúdo de notícias (seja fake news ou não) e das redes sociais, quando entregue para nós, já foi decidido pelos algoritmos. A cada dia estamos mais infantis e narcisistas por isso, afinal, não há diferença entre o que o algoritmo nos dá e o espelho d’água de Narciso.
O grande problema nisso tudo é que, apesar do algoritmo ser logicamente correto, nós seres humanos não somos inteiramente lógicos; somos falhos e, no fim, não queremos ficar prontos para o trabalho às 8h00; nós queremos mesmo é nos atrasar ou nem ir.
*Leonardo Torres, 28 anos, Palestrante, Professor e Doutorando em Comunicação e Cultura Midiática.
As férias podem ser uma ótima oportunidade de deixar o caos da cidade de lado e mergulhar na calmaria da natureza. Confira abaixo três parques que são… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…sinônimos de tranquilidade e conexão com o meio ambiente ao redor do mundo:
Parque de Namsskogan na Noruega
O Parque de Namsskogan é um ótimo local para ver de perto a vida selvagem da Noruega e avistar animais como ursos, linces, alpacas e alces. Os visitantes podem passar a mão e alimentar alguns dos animais, o que deixa o passeio ainda mais divertido. O parque possui toda uma estrutura de atrações e oferece até cabanas, onde é possível ficar hospedado por uma noite. Mais informações https://familieparken.no/
Vallée de Mai em Seychelles
Na ilha de Praslin, uma das principais do arquipélago de Seychelles, está localizado o Vallée de Mai. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Este parque abriga uma floresta intacta de palmeiras onde crescem cocos de mer, um dos símbolos do país. O coco é uma semente gigante e com um formato curioso que intriga os visitantes.
A floresta foi declarada uma reserva natural em 1966 e é casa de espécies de flora e fauna únicas. O local fica aberto para visitação todos os dias e há várias trilhas possíveis, que variam entre 1.5 Km a 4 Km de
Jardim Exótico em Mônaco
Apesar do caráter cosmopolita do Principado de Mônaco, o país desenvolveu uma política de desenvolvimento de parques e jardins, tornando-se o segundo da Europa com maior porcentagem de área verde. Um dos locais para fugir do ambiente urbano é o Jardim Exótico.
Inaugurado em 1933, o jardim ostenta centenas de espécies de plantas suculentas. Construído em um penhasco, os visitantes não só descobrem plantas e flores extravagantes, como têm uma vista excepcional do país e do Mar Mediterrâneo. Ali há também uma caverna que pode ser conhecida em um tour guiado. Mais informações https://www.jardin-exotique.mc/en
A Toyota do Brasil inicia, a partir de hoje, 30 de janeiro, vendas da versão X-Way, novidade para a linha Yaris 2019, em toda rede autorizada da marca no País.
O modelo foi uma das novidades apresentadas pela fabricante ao público na última edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado – veja o vídeo abaixo. A nova versão do compacto premium da Toyota chega com a missão de… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…atrair consumidores que privilegiam design descolado e moderno.
Com a adição do X-Way, o Yaris passa a oferecer uma das gamas mais completas em sua categoria, com 11 versões. O X-Way chegará às concessionárias a partir de 1º de fevereiro, com preço de R$ 78.990,00.
O modelo traz roda de liga leve com acabamento na cor preta, rack no teto, apliques de para-choque e para-lama, frisos nas laterais e logotipo X-Way na parte traseira. O nome da versão, de grafia personalizada, também aparece estampado nos tapetes do motorista e passageiro dianteiro.
Lançado em junho de 2018, o Yaris chegou com a proposta de representar um novo momento na vida dos brasileiros, da indústria, do mercado automobilístico e da Toyota. O X-Way é a extensão desta experiência diferenciada da família Yaris. Nesses primeiros sete meses, já foram comercializadas 32.233 unidades do Yaris em suas versões hatch e sedã.
Qualidade
A linha Yaris vem ganhando destaque no mercado pelo nível de equipamentos de série em relação ao seu segmento. A versão X-Way herdou os itens de conveniência, tecnologia e segurança, traço da alta qualidade do modelo.
Entre eles estão vidros e travas elétricas com função Auto/Up-Down e antiesmagamento para todas as janelas, controle de estabilidade, tração e assistente de subida, faróis de neblina dianteiros e traseiros, faróis com regulagem elétrica de altura, acendimento automático e função ‘Follow Me Home’.
O interior do modelo X-Way reúne sofisticação. Os bancos, em padrão couro, entregam ambiente luxuoso de conforto. Para elevar a experiência dos motoristas a uma direção mais funcional, o painel traz computador de bordo com tela de 4.2’’, dotado da tecnologia TFT em tela colorida de alta resolução, além de sistema multimídia Toyota Play+ Harman e câmera de ré integrada.
O Yaris X-Way tem ainda ar condicionado digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico e ajuste em botão fixado no descansa-braços, Smart Entry e sistema de partida sem chave tipo Start Button.
No quesito segurança, a versão mantém o alto padrão com freios ABS, sistema de assistência à frenagem (BAS) e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD). A direção é eletroassistida progressiva (EPS).
Desempenho
O motor 1.5L 16V flex do Yaris X-Way dispõe da tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i, sistema mundialmente consagrado pela marca, pois garante excelente desempenho, conforto e uma experiência única ao dirigir.
O câmbio, do tipo CVT, simula sete velocidades e beneficia, da mesma forma, desempenho com baixo consumo, atrelados a uma direção confortável. Trocas sequenciais também podem ser praticadas por meio das borboletas localizadas atrás do volante.
Com esta motorização, o Yaris X-Way atinge 110 cv de potência a 5.600 rpm com etanol e 105 cv a 5.600 giros trabalhando com gasolina. Seu torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina).
Cores
O Yaris X-Way pode ser encomendado nas cores sólidas Branco Polar e Vermelho Super; nas metálicas Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Preto Infinito e Azul Titã, além da opção Branco perolizado.
Garantia de três anos para Linha de Acessórios Yaris
Apesar de todas as versões do Yaris, tanto hatchback quanto sedã, já contarem com excelente nível de equipamentos de série, a Toyota desenvolveu uma ampla linha genuína de acessórios para o modelo, composta atualmente por mais de 40 itens.
O grande diferencial, no entanto, fica por conta da garantia exclusiva de três anos para todos eles, sem limite de quilometragem, desde que tenham sido adquiridos e instalados na rede autorizada de concessionárias Toyota.
Preços
Veja a tabela de preços completa da linha Yaris 2019:
Informações adicionais
Primeiras unidades chegarão às concessionárias em fevereiro, ao preço de R$ 78.990,00
Novidade da família do hatchback premium da marca, modelo equipa itens de série exclusivos e design arrojado
Versão oficialmente apresentada no último Salão Internacional de São Paulo tem motorização 1.5 16V flex com transmissão do tipo CVT
O Voyager, centro de entretenimento de realidade virtual (VR) do estúdio ARVORE, irá inaugurar em 30 de janeiro, no Morumbi Town Shopping, em São Paulo, o seu primeiro escape room em realidade virtual. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
A experiência inédita que mistura enigmas em múltiplas dimensões, muita diversão e tecnologia de ponta, tem a parceria de um dos principais estúdios da indústria do entretenimento, a Ubisoft, que desenvolveu “Escape The Lost Pyramid”, um conteúdo interativo multiplayer ambientado no universo do jogo Assassin’s Creed: Origins.
A nova atração é indicada para consumidores de todas as idades a partir de dez anos e amplia a tradicional dinâmica dos jogos de escape, em que os jogadores têm um tempo pré-definido para solucionar quebra-cabeças em equipe e escapar de um ambiente físico customizado de acordo com determinada história.
Experiência em realidade virtual
Com os recursos de realidade virtual, os usuários viverão aventuras que seriam impossíveis de se reproduzir na vida real, visitarão cenários incríveis e terão muito mais liberdade para explorar.
“O Voyager usa a realidade virtual para oferecer diversão real. É uma oportunidade única de imergir em dimensões variadas, interagir de uma nova forma com amigos e familiares, e viajar para qualquer lugar”, disse Ricardo Justos, CEO da ARVORE.
“Escape The Lost Pyramid” exige raciocínio lógico, pode ser jogado em equipes de dois ou quatro jogadores com mochilas-computador, óculos de VR e controles, e os participantes são livres para se movimentar pelo ambiente e interagir com o cenário de diversas formas.
Antes de começar as sessões, os times recebem orientações sobre uso dos equipamentos e narrativa. Não é necessário ser gamer ou conhecer a série Assassin’s Creed para se divertir, mas os fãs do jogo da Ubisoft identificarão diversas referências.
“Essa oportunidade reflete o intenso trabalho da Ubisoft para oferecer experiências inovadoras que aliem diversão, tecnologia de ponta e novas plataformas de jogos”, disse Bertrand Chaverot, diretor da Ubisoft na América Latina. “É uma oportunidade única de imergir no universo de Assassin’s Creed e viver experiências impossíveis na vida real”.
A história de “Escape The Lost Pyramids” começa em fevereiro de 1928, quando uma equipe de exploradores desaparece na Península do Sinai enquanto tentava chegar à Pirâmide Perdida de Nebka. Já na atualidade, os jogadores são convidados a entrar no Animus, uma máquina que permite acessar a memória genética de antepassados, para reviver as aventuras do grupo desaparecido e encontrar algo de muito valor que os exploradores estavam procurando.
O Voyager Escape funcionará de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 22h. Cada sessão dura até 60 minutos e o preço por jogador é de R$ 84,99.
Para acompanhar as novidades do escape room, acesse o site.
Serviço – Voyager Escape
Quando: De segunda a domingo
Horário: Das 10h às 22h (de segunda a sábado) e das 11h às 22h (domingo)
Onde: Morumbi Town Shopping (Av. Giovanni Gronchi, 5930 – Vila Andrade, São Paulo/SP – 05724-002)
A rodada do último final de semana (26 e 27 de janeiro) mostrou como está a situação dos quatro maiores times do Estado de São Paulo e seus respectivos técnicos nesse início de Paulistão e é essa a análise desta semana da Coluna do Carsughi.
Veja agora, deixe seu comentário e curta a página.
No findar do ano passado, duas medidas trouxeram esperança de que, finalmente, os políticos brasileiros começaram a reconhecer que a competitividade global do nosso país e o crescimento econômico passam, necessariamente, pelo incentivo à inovação e aos pequenos empreendimentos.
A primeira delas foi a aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei (PL) nº 420/2014, que cria a Empresa Simples de Crédito (ESC). Destinada à realização de operações de crédito voltadas para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, a mudança possibilita mais uma opção para empréstimos, financiamentos e operações de desconto de títulos para esse público, além das tradicionais instituições financeiras, cujo acesso muitas vezes é bem mais complicado, sobretudo para quem está iniciando um negócio.
Na abrangência de novidade no mercado é importante destacar as famosas startups, às quais o PL traz o Inova Simples, um regime especial simplificado que concede um tratamento diferenciado às iniciativas empresariais de caráter incremental e/ou disruptivo.
Segundo alegação da própria proposta, o objetivo é estimular a criação, formalização, desenvolvimento e consolidação desses negócios como agentes indutores de avanços tecnológicos, bem como a geração de emprego e renda. Através do Portal Redesim, as startups poderão contar com um rito sumário para abertura e fechamento da empresa, de forma simples e automática.
Fica permitido que o endereço da sede seja comercial, residencial, de uso misto, ou mesmo em parques tecnológicos, instituições de ensino, empresas juniores, incubadoras, aceleradoras e espaços compartilhados de trabalho na forma de coworking, com comunicação automática com o INPI para fins de registro de marcas e patentes. No mesmo ato terão CNPJ e constituirão conta bancária para receber aporte de recursos de investidores-anjo, por exemplo.
E, como um benefício ainda maior, tais recursos não serão considerados renda e destinar-se-ão exclusivamente ao custeio do desenvolvimento de projetos da startup. O que, particularmente, considero que impede a mudança de regime tributário simplificado, ainda que os recursos sejam superiores ao teto.
O ponto negativo é não permitir que o MEI constituído sob a forma de startup continue a fazer o recolhimento facilitado do tributo, por quantia fixa. Caso o empreendimento não tenha sucesso, a baixa do CNPJ será automática, mediante autodeclaração eletrônica.
A segunda Medida Provisória nº 869 trata, em edição do dia 27 de dezembro, da criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão responsável por normatizar e fiscalizar o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Ainda que a ANPD não tenha seguido as melhores práticas mundiais ao perder sua autonomia administrativa e financeira – visto que pela referida MP ficou vinculada à Presidência da República e não como autarquia independente -, fato é que sua criação é crucial para a efetiva implementação da lei.
Espera-se, assim, uma maior celeridade por parte das empresas em se adequarem às novas regras antes mesmo de entrarem em vigor. Afinal, estão expostas ao risco de sanções que podem chegar a R$ 50 milhões de reais por infração. Não adotar medidas técnicas e administrativas, como uma Política de Governança em Privacidade para evitar incidentes de segurança é uma das infrações, ainda que não haja efetivamente um vazamento de dados.
Apesar da necessidade de alguns reparos, espera-se que o Congresso Nacional imponha agilidade na apreciação tanto da MP como do PL, uma vez que o Brasil precisa fomentar a inovação e mostrar ao mundo que toma o devido cuidado com os dados pessoais. Pois, somente a partir dessas transformações poderá, efetivamente, competir em pé de igualdade com os grandes hubs inovadores globais.
*Dr. Rafael Fernandes Maciel é presidente do IGDD – Instituto Goiano de Direito Digital, atua como professor e advogado especialista em Direito Digital e Direito Empresarial. rafael@rafaelmaciel.com.br
A IDEMIA, empresa focada em Identidade Aumentada, anuncia João Fábio Valentin como seu novo diretor de negócios para a unidade brasileira.
O executivo assume a posição com o objetivo de consolidar as operações da companhia no segmento de cartões, soluções de segurança, identificação digital e serviços de alto valor agregado.
Engenheiro eletrônico de formação, com especialização na New York University e MBA em Administração e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas, Valentin tem um carreira bem-sucedida no setor de Tecnologia, tendo trabalhado por mais de 18 anos em companhias como CA Technologies e Siemens.
“Chego à IDEMIA com a missão de apoiar nossos clientes em seus projetos de inovação e transformação digital, colocando à sua disposição nossas soluções de biometria avançada, plataformas de identificação e onboarding digital”, afirma o novo Diretor de Negócios da empresa no Brasil. Valentin responderá diretamente a Marcelo Annarumma, presidente para América Latina.
Executivo responderá ao presidente da companhia para América Latina, Marcelo Annarumma.
Estamos na era dos vícios tecnológicos, que transformam nosso cotidiano há 20 anos e já são até considerados vícios inofensivos, porém, eles estão ocupando cada vez mais a rotina dos indivíduos, subtraindo horas da rotina e atenção focada no trabalho.
Há também os vícios tidos como perniciosos (comida, tabaco, álcool e drogas), mostrando que o cérebro seleciona comportamentos que, de forma ou outra, proporcionam prazer e, por isso, tendemos a repeti-los.
Assim, nossos vícios passam a ser a expressão de nossos comportamentos, como se tivéssemos nascido com eles e tivéssemos que mantê-los para sempre como marcas de nossa personalidade.
“A neurociência nos mostra que a plasticidade cerebral permite mudanças importantes, bem profundas, em nossa forma de ser e agir, abrindo espaço para a substituição de comportamentos viciosos por comportamentos virtuosos”, afirma a neurocientista e palestrante Carla Tieppo.
Segundo ela, é possível fazer uma análise do peso dos ciclos viciosos e dos ciclos virtuosos do cotidiano das pessoas, em especial na rotina de trabalho. e ajudá-las a desenvolverem mais controle sobre a dinâmica vícios e virtudes.
Entendemos como comportamentos virtuosos as atitudes que tomamos objetivando ganhos futuros e não somente ganhos imediatos.
As pessoas podem e devem escolher ciclos virtuosos em oposição a ciclos viciosos para obter resultados como largar o cigarro, emagrecer, cumprir prazos ou até mesmo para serem mais empáticas.
“Em nosso cérebro, os mecanismos que favorecem a escolha pelos vícios precisam de uma oposição consciente muito forte para que sejam substituídos por comportamentos virtuosos, mas isso é totalmente possível”, garante Tieppo.
A neurocientista acrescenta ainda que a melhor forma de lidar com esta dinâmica entre vícios e virtudes é promover o autoconhecimento e aumentar nossa resistência a frustrações, porque só os comportamentos virtuosos permitem obter virtudes.
Este processo pode ser bem-sucedido através do conhecimento, da determinação e da adoção de mecanismos que promovem a construção de hábitos saudáveis.
Se você está lendo esse artigo, muito provavelmente é um comerciante online ou trabalha em algum e-commerce. Certo? Se sim, com certeza se lembra das várias alterações realizadas pelos Correios em seus serviços de envio, ocorridas ao longo de todo o ano passado, principalmente pelo fato de ter sido um, dos inúmeros afetados com as mudanças, além é claro, do próprio cliente.
Diante disso, reuni aqui embaixo não somente tudo que ocorreu, como também indico alternativas para você que ainda se encontra sem saber o que fazer ou acha que não descobriu a melhor saída para a situação. Boa leitura!
Cota mínima
Uma das mais importantes foi a extinção, dentre os contratos de coleta e entrega, do plano sem cota mínima de quantidade de envio. Atualmente é necessário um piso de R$2 mil reais por mês em frete, além do despacho de pelo menos 66 encomendas.
Dependendo do porte do e-commerce, este é um montante que nem sempre você chega a gastar, portanto, caso opte pelo plano mínimo oferecido, poderá ficar no prejuízo.
Pense comigo: suponhamos o valor mínimo de R$2.000,00 e ao início das atividades o contratante efetivou R$1.000,00 de postagem dentro de um mês. Automaticamente, os Correios lançará uma complementação financeira de R$1.000,00 para compensação do valor mínimo de R$2.000,00. Nesse caso, você acaba tendo um prejuízo de R$ 1.000,00 e não valerá a pena.
Neste caso, a opção é continuar remetendo as mercadorias da forma tradicional. Ou seja, embalando-as e levando até a agência dos Correios mais próxima. Sim, pode dar um pouco mais de trabalho, mas é mais uma forma de economizar.
Cilíndrico? Maior que 70 cm? Adicione R$ 79
Você despacha mercadorias em embalagens cilíndricas? Ou com dimensão acima de 70 cm? Já deve saber que desde setembro elas sofreram um adicional de R$ 79 no envio. Os Correios alegam que invólucros que se movem, como tubos, por exemplo, atrapalham as esteiras que os carregam, pois acabam travando-as e prejudicando o processo.
Digamos que envie, mensalmente, 20 pacotes neste formato – cilíndrico ou acima de 70 cm. No final do mês serão R$ 1.580 e ao final de um ano R$ 18.960 gastos apenas com esta taxa adicional. Com esse montante é possível investir em melhorias no e-commerce e até mesmo aumentar o número de vendas.
Para driblar essa cobrança, uma alternativa a despeito do formato é reembalar o produto, deixando-o retangular. Quando o problema for o tamanho, tente redistribui-lo dentro da caixa para que a dimensão final não ultrapasse os 70 cm.
Itens importados
Outra mudança bastante discutida foi a implementação da taxa de R$ 15,00 em mercadorias vindas do exterior, independentemente de serem ou não tributadas. De acordo com os Correios, a demanda para a entrega de encomendas internacionais subiu 40% em 2017, na comparação com 2016, passando de 100 mil objetos para 300 mil processados por dia, impactando diretamente no acúmulo de itens parados em Curitiba.
Levando em consideração que na grande maioria das vezes os produtos adquiridos têm um preço baixo, a taxa pode corresponder ao valor total do objeto ou até mesmo superá-lo, deixando-o mais caro e inviabilizando a compra em sites estrangeiros.
Até mesmo porquê, vamos supor que você compre vários itens acreditando que todos virão em um único pacote e, com isso, pagará os mesmos R$ 15,00, certo? Errado, pois eles chegarão ao Brasil em pacotes separados e devem ser taxados, cada um, sob o valor estipulado. Dependendo do volume de compras, você pode acabar gastando um bom dinheiro só com essa taxa de Despacho Postal.
Outra opção?
Com todas essas alterações, uma saída para os vendedores online é verificar junto a sua plataforma de e-commerce se ela possui algum serviço que facilite o envio, como emissão de etiquetas, sincronização das informações do despacho com a plataforma, etc. Dessa forma é possível diminuir os custos operacionais e oferecer um frete mais baixo ao cliente, em comparação ao custo de balcão dos Correios.
Por fim, para quem possui ou deseja montar uma loja virtual, a entrega das mercadorias é algo essencial. Ela deve ser muito bem pensada, pois pode fazer toda a diferença no sucesso ou fracasso das vendas.
*Thiago Mazeto é head de experiência do cliente da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb.
Um novo ano se aproxima e, com ele, surgem dúvidas e questionamentos sobre nossa vida, como o que desejamos manter e o que queremos mudar nos próximos meses – inclusive profissionalmente.
Passo essencial, o plano de carreira é o guia da vida profissional e torna muito mais simples fazer escolhas boas e conscientes ao longo da carreira. Porém, muitas pessoas deixam seu futuro nas mãos do gestor ou do RH da empresa. “Esse é um erro muito comum e os profissionais acabam à deriva. Na verdade, a única pessoa responsável pela sua carreira é você mesmo”, orienta Ricardo Fazanaro, gerente de carreira da Randstad.
Papel e caneta na mão? Então confira os quatro passos listados pelo executivo para definir seu planejamento e comece 2019 com o pé direito na profissão.
1. Defina seu propósito de carreira
Esta etapa é fundamental, mas muitas pessoas acabam pulando. O propósito da carreira ajudará a guiar seus passos e aplicar filtros durante toda a sua trajetória, avaliando eventuais oportunidades com olhar crítico de quem você é como profissional. Seu propósito pode ser apenas pessoal, como virar gerente, ou social, como contribuir para a melhoria da sociedade.
2. Elenque os cargos pelos quais quer passar
Qual é o cargo máximo que você quer chegar? Quer empreender? Quais são os feitos que você deseja alcançar na sua trajetória? Essas perguntas são importantes para que você tenha um alvo, uma meta a perseguir. Definido o objetivo máximo, liste quais são os cargos, projetos e etapas intermediárias, com seus respectivos períodos. Ex.: quero ser diretor em 4 anos.
3. Saiba qual será sua estratégia
Uma vez que você já sabe quais são as etapas que precisará percorrer, é momento de traçar sua estratégia. Avalie quais são os cursos, idiomas e habilidades que você precisará alcançar em cada momento de sua carreira. A partir do prazo definido, você também definirá a intensidade e urgência de cada um desses itens.
4. Avalie a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Quando não fazemos essa avaliação, podemos ser pegos de surpresa ou nos arrepender tarde demais. Reflita sobre suas metas pessoais e o estilo de vida que deseja ter. Assim, conseguirá encontrar o meio termo ideal entre vida profissional e pessoal, além de definir quais são os sacrifícios que está disposto a fazer em cada momento da carreira.
Elaborar um perfil para as redes sociais já é uma tarefa que intimida muita gente. E quando queremos fazer parte de algum site de relacionamento, então? Tanta gente que parece legal, fotos incríveis, descrições atrativas e inteligentes.
“Não quero ser simplesmente mais um, mas não sei como fazer diferente”, é o que mais escuto no meu trabalho como matchmaker.
Preparar um perfil que se destaque dos demais, apesar de parecer uma missão quase impossível, pode ser mais simples se você seguir algumas dicas que selecionamos. Acredite, elas ajudam muito!
Antes de tudo, principalmente antes de começar a escrever, faça uma autoanálise. Dedique um tempo para refletir sobre si mesmo com muita verdade.
Elenque o que considera as suas principais qualidades, por exemplo, extroversão, inteligência, dedicação, facilidade de expor opiniões, empatia, fazer algum trabalho voluntário, amar esportes e por aí vai.
Faça uma lista sincera, não invente aquilo que você não é, e, ao lado, os defeitos que acredita ter, mas que pretende melhorar: timidez, falta de vontade própria, teimosia, insegurança etc.
Você não precisará expor tudo isso, mas ter uma relação de qualidades e defeitos próprios colaborará para você encontrar o que tem de mais interessante e de valor para oferecer em um relacionamento, sem artificialidades – que serão rapidamente descobertas – e sem querer se gabar e parecer o máximo.
Controle o narcisismo e também não exagere na autoconfiança! O que destacará você é a verdade, a sinceridade (mas não o sincericídio) na elaboração do perfil.
Cumprido o primeiro passo, é o momento de definir o que você espera de uma relação.
Avalie as características de parceiros anteriores que você não apreciava, lembrando que ninguém é perfeito.
Quais os comportamentos que são inaceitáveis para você? Por que os relacionamentos anteriores acabaram? O que você gostaria de encontrar em um novo amor? Quais seriam as características desta pessoa? Como você gostaria que a relação evoluísse? Qual o tipo de relacionamento que deseja ter?
A última questão levanta um ponto importante que merece uma análise sincera. Você está em busca de um relacionamento sério? Uma companhia para uma viagem? Um parceiro para aventuras sem compromisso? Alguém que siga a mesma religião? Uma pessoa mais jovem ou mais velha? Os sites de relacionamento têm se segmentado de tal forma que, pesquisando um pouco, você encontrará o mais adequado para os seus objetivos.
E, já que a primeira impressão é a que fica, muito cuidado ao escolher a sua foto. Como a maioria dos sites permite o upload de mais de uma foto, use e abuse da variedade: foto de rosto, de corpo inteiro, com o animal de estimação, praticando algum hobby ou esporte, imagem das suas férias.
Vale fazer uma seleção que identifique como você é e aquilo que gosta de fazer. Na escolha, prefira as fotos em que você está sozinho e que sejam discretas, sem abusar da sensualidade.
Com as informações disponíveis selecionadas, você está pronto para preparar o seu perfil sem medo de ser feliz. Ressalto que para encontrar alguém compatível é necessário usar o bom senso para descrever a própria personalidade, os hobbies, os projetos de vida e o que espera de alguém.
Jamais se deprecie, não reclame da vida e dos outros, seja uma pessoas com perspectivas e atitudes positivas. Pesquisas já revelaram que os perfis mais visitados têm uma proporção de 70% entre o que você gosta e 30% sobre o que quer.
Fique atento! Vale pedir a opinião de um amigo e revisar o seu texto antes de publicar. Erros de português ou de digitação indicam que você não está dando a devida atenção e importância à sua descrição.
Nos sites de relacionamento, todos, com os mais diversos objetivos, estão em busca de um parceiro. Todos têm qualidades e experiências a oferecer, assim como você. A sua verdade é um bom motivo para que outras pessoas encontrem você no meio de tantas outras.
A Polycom, agora parte da Plantronics, anuncia a indicação do executivo Paulo Sierra para a direção geral das operações brasileiras das companhias[1]. A partir de agora, Sierra assume a liderança da empresa resultante da junção da Plantronics e Polycom, sendo responsável pela condução unificada dos negócios, envolvendo as unidades de áudio, vídeo, Cloud Services e headsets, aproveitando este momento de integração para ofertar um moderno e complementar portfólio de soluções a clientes e parceiros, além de uma proposta aderente a novas parcerias e novos negócios.
“Ampliaremos o apoio e a oferta aos parceiros e canais existentes da Plantronics e Polycom, bem como agregaremos aos novos parceiros soluções integradas e complementares”, reforça Sierra. “A partir de um cenário econômico favorável para os próximos meses, apresentaremos aos clientes e parceiros como agregar ainda mais valor aos negócios, à produtividade e otimização de custos com as soluções de colaboração que ofertamos”, completa ele.
O executivo atuava como diretor de Distribuição e Canais para América Latina e Caribe desde 2017 e, anterior a isto, foi diretor de canais para o Brasil por dois anos. Ingressou na empresa em maio de 2011. “Paulo Sierra traz em sua bagagem as melhores práticas de gestão e a experiência vivenciada nos países da região para, agora, conduzir um novo momento das operações das companhias no Brasil”, relata Pierre Rodriguez, vice-presidente para América Latina e Caribe das operações Plantronics e Polycom.
Enquanto ocupou a posição regional para distribuição e canais, Sierra buscou transformar a instabilidade política e econômica que atingia a maioria dos países da América Latina em oportunidade para impulsionar o mercado de colaboração. Os resultados obtidos se refletem na consolidação de negócios com provedores e consumidores em mercados mais maduros como México e Chile; crescimento de distribuição por volume e capilaridade na Colômbia; expansão no Peru; superação das dificuldades econômicas na Argentina com avanço da operação naquele país; e a retomada de um cenário favorável ao crescimento econômico e mais estável aos negócios no Brasil.
Anterior ao seu ingresso na Polycom, Sierra construiu sua carreira obtendo ampla experiência no segmento de distribuição e canais como Gestor de Negócios na Tech Data Brasil. Iniciou sua atuação na área em importantes distribuidoras e integradoras brasileiras no início dos anos 2000.
Para saber como ela nasceu e ganhou o mercado global, ouça ou veja agora o Podcast, que está bem legal, curta o vídeo, inscreva-se no canal e compartilhe nas redes sociais.