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Renner apresenta preview de sua linha de Inverno 2015

Renner apresenta preview de sua coleção de Inverno 2015

Na última terça-feira (27.01), a fast-fashion Renner apresentou para a imprensa o preview de sua linha para o Inverno 2015, que foi dividida em cinco temas: Touch, Fever, Match, Pampas e It´s 1999.

O primeiro busca o bem-estar e conforto com peças em modelagens amplas, toque e cores suaves e tecidos leves. Já o Fever se inspira na década de 70, com silhuetas marcadas, brilhos e franjas. O Match chega com uma pegada mais esportiva, porém com ares sofisticados, inspirados nos anos 60, com peças como camisas brancas, calças jogger e jardineiras de alfaiataria. O tema Pampas apresenta ponchos, tricôs com franjas e calças flare, com destaque para a moda boho. Já a It´s 1999 apresenta uma linha mais divertida, com estampas de frases e números, jeans, calças jogger e moletons.

A coleção estará disponível nas lojas Renner logo após o Carnaval.



Le Lis Blanc lança nova coleção no shopping Iguatemi

Le Lis Blanc lança nova coleção de verão no shopping Iguatemi

A Le Lis Blanc lança nova coleção para o verão 2015 hoje (28.01) com exclusividade no shopping Iguatemi, em São Paulo. Nas outras lojas, a nova linha chegará somente a partir do dia 03 de fevereiro.

Além disso, todas as lojas da grife irão realizar liquidação de verão com 70% de desconto até o próximo domingo (01.02).



Cia. Marítima e Trident realizam desfile no JK Iguatemi

Cia. Marítima realiza desfile no JK Iguatemi em parceria com a Trident

Em parceria com a marca de chicletes Trident, a Cia. Marítima realizou ontem (28.01) um desfile especial no shopping JK Iguatemi, em São Paulo, às 19 horas, para apresentar a nova coleção-cápsula da marca de beachwear, batizada “Trident Verão Mix”.

A linha conta com 35 peças, entre maiôs, biquínis, bodies, top croppeds, macaquinho, vestidos, shorts, saias e saídas de banho em diversas opções de estampas tropicais, como frutas e flores e, além disso, três das estampas exploram os novos sabores de chiclete da marca: frutas vermelhas, abacaxi com hortelã, laranja e acerola.

Os modelos já estão disponíveis nas lojas da grife.



Em Salvador, foliões vão consultar preço do táxi por WhatsApp

Durante o Carnaval de Salvador, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai oferecer aos foliões serviço pelo aplicativo WhatsApp que permitirá a consulta de tarifas de táxis da capital baiana. O número será oferecido pela prefeitura também para o cidadão fazer reclamações sobre o serviço pela ferramenta.

A administração municipal decidiu usar o aplicativo para controlar denúncias de taxistas que, neste período, não aceitam realizar corridas de curto trajeto. O contato ficará disponível em 15 pontos de táxis da cidade no período da festa.

A tabela de preços de referência será informada pelo aplicativo de bate-papo com a finalidade de evitar que taxistas não queiram utilizar o taxímetro. “O WhatsApp também vem facilitar a fiscalização e agilizar a identificação de quem não respeita a lei, pois podem ainda ser feitas denúncias referentes a transportes clandestinos”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota.

Salvador terá dois corredores exclusivos de táxi no período. Um deles funcionará na Avenida Centenário, entre o retorno compartilhado em frente ao Habib´s até o localizado próximo à Rua Miguel Bouriner, onde todos os táxis que adentrarem a via deverão acessar para embarque e desembarque de passageiros. O segundo corredor ficará na Avenida Oceânica, entre curva da paciência e a Praça do Sol, com desvio para a Rua Senta a Pua. Esses corredores serão limitados por gradis e o táxi deverá ficar na fila de espera para embarque.

Mobilidade via mobile
A Semob também lançou, em caráter experimental, o aplicativo Mobilidade do Carnaval. Foliões com smartphones com sistema operacional Android podem baixá-lo via Google Play e consultar, gratuitamente, informações de trânsito, estacionamentos e transporte público.

O usuário informa se está indo ou voltando da folia, qual o circuito e o meio de transporte que deseja usar: carro, ônibus ou táxi. “A ferramenta é muito útil para soteropolitanos e turistas, já que permite a verificação de itinerários e a consulta de distâncias a serem percorridas”, afirma o superintendente da TRANSALVADOR, Fabrizzio Muller.

O aplicativo deve estar disponível antes do Carnaval para outras plataformas, segundo a secretaria.



DF promove ação educativa em escolas na volta às aulas. Confira dicas

O início do ano letivo e o aumento a circulação de pessoas e veículos próximo às escolas mobiliza equipes do Detran do Distrito Federal que farão, nesta quinta-feira (29), ação educativa com pais e alunos. A intenção é alertá-los sobre cuidados a serem tomados na travessia na faixa de pedestre, embarque e desembarque.

Os pais também serão alertados quanto a infrações comuns como estacionar em lugar irregular, usar o celular ao volante e deixar de usar o cinto. Também serão informados sobre o uso de itens como bebê-conforto, cadeirinha e assento de elevação.

Alunos e pais do Colégio Maria Auxiliadora, na Asa Sul, serão abordados das 11h às 14h, nos dois turnos. Haverá distribuição de material informativo e sorteio de brindes.

Confira dicas do Detran-DF sobre o trânsito na volta às aulas:

Motorista

O pedestre sempre tem a preferência na travessia sobre a faixa, exceto nos locais onde há semáforo.

Onde houver semáforo, espere o pedestre concluir a travessia, mesmo que o sinal abra para os veículos.

Redobre a atenção em frente às escolas e nunca pare em fila dupla. Prejudica o trânsito e você pode ser multado.

O cinto de segurança é obrigatório e fundamental, tanto para o motorista quanto para todos os passageiros.

Para embarque ou desembarque de passageiros, aproxime o veículo da calçada.

Crianças de até 1 ano devem ser transportadas no bebê-conforto (veículos particulares). O equipamento deve ficar voltado para o vidro traseiro.

Crianças de 1 a 4 anos devem ser transportadas na cadeirinha (veículos particulares).

Crianças de 4 a 7 anos e meio devem ser transportadas no assento de elevação (veículos particulares).

Crianças acima de 7 anos e meio a 10 anos devem ser transportadas no banco de trás com o cinto de segurança.

Pedestre

Sempre atravesse na faixa. Caso não haja uma faixa próxima, cruze a pista em linha reta em direção à calçada.

Nas faixas onde houver semáforo, só atravesse quando o sinal estiver fechado para os carros.

Faça sempre sinal de vida, erguendo o braço, para que os motoristas saibam que você quer atravessar.

Utilize sempre as passarelas ou passagens subterrâneas.

No ponto de ônibus, só atravesse após a saída do ônibus.

Atravesse longe de curvas.

Crianças devem estar acompanhadas por um adulto na hora da travessia.

Para embarcar e desembarcar use sempre o lado do veículo próximo à calçada.

Ciclista

Desça da bicicleta antes de atravessar na faixa.

Use capacete com material refletivo e roupas claras.

95% dos acidentes acontecem nos cruzamentos, nas esquinas e na contramão.

Pais

Tenham o máximo de cuidado ao escolherem o transporte escolar dos seus filhos.

Verifiquem se o veículo está devidamente cadastrado no Detran-DF e em perfeitas condições de circulação, e ainda se o motorista possui autorização para conduzir escolares.



No RS, somente 8,4% dos estrangeiros multados pagaram débitos em 2014

A inadimplência de estrangeiros multados no Rio Grande do Sul por infrações de trânsito chegou a 91,6% em 2014. Das 10.424 multas registradas em vias municipais e rodovias estaduais, somente 957, 8,4%, foram pagas. Para intensificar a fiscalização do tráfego de veículos que vêm da Argentina, o Estado vai designar agentes do Detran que atuarão nas regiões da fronteira.

Os trabalhos serão acompanhados pela Polícia Rodoviária Federal em Uruguaiana, Santana do Livramento, e São Borja, pontos mais usados para a entrada e saída de veículos estrangeiros. A ação também terá apoio do Comando da Brigada Militar e DAER. As instituições estudam integrar os sistemas da Polícia Federal, que controla a entrada das pessoas, e do Detran-RS, que tem as informações dos veículos. Além disso, devem ser instalados postos bancários nas fronteiras e terminais de arrecadação em funcionamento 24 horas.

A superintendência da PRF do Rio Grande do Sul defende que seja adotada ainda a Operação Reciprocidade, ou seja, que a multa do infrator estrangeiro seja cobrada no momento da abordagem, como é feito na Argentina. Já o Detran-RS defende que seja criado um sistema integrado de trânsito no Mercosul, de forma que as multas sejam cadastradas em um só sistema e cobradas no país de origem do motorista.

De imediato, os órgãos de trânsito vão ampliar a divulgação sobre como consultar multas do veículo estrangeiros e orientá-los a quitarem débitos antes de deixar o Brasil. Em paralelo, serão desenvolvidas ações educativas.

Sem calote
O Tribunal Regional Federal decidiu em 2009 romper com a impunidade de motoristas estrangeiros multados. A Carta de Trânsito exige que o condutor cumpra suas obrigações, encargos ou débitos vinculados ao veículo e praticados no Rio Grande do Sul antes de sair do país. A medida foi ratificada pela Resolução nº 328/11 do Contran, publicada em fevereiro de 2012.

O Estado ampliou os pontos para a quitação dos débitos dos turistas com a permissão de que o pagamento fosse efetuado em fins de semana e em horários estendidos nos correspondentes bancários do Banrisul.



Câmara analisa instalação obrigatória em ônibus de pontos de recarga de celular

Ônibus utilizados no serviço de transporte público podem ter tomadas elétricas para recarga e de celulares, tablets e outros dispositivos móveis. A exigência, prevista no Projeto de Lei nº 8089/14, tramita na Câmara dos Deputados e altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída na Lei nº 12.587/12.

A exigência das tomadas, a partir da aprovação do projeto, deverá ser incluída nas metas de qualidade dos contratos de concessão do serviço. As empresas terão o prazo de um ano para adequarem-se.

Na justificativa, os celulares e smartphones tornaram-se populares e úteis para usuários do transporte coletivo no período de viagem, às vezes prolongado por congestionamentos, para atividades com ler, assistir filmes ou comunicar-se com outras pessoas.

Algumas empresas de ônibus já oferecem veículos com tomadas elétricas para que o usuário recarregue o celular. “Trata-se de um item de conforto muito importante para os passageiros, que deveria ser universalizado, visto que não representa um aumento significativo no preço do veículo”, cita a justificativa.

O PL é analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ar-condicionado
Diante das altas temperaturas, os municípios de São Paulo e Fortaleza passaram a exigir das empresas de ônibus a instalação gradativa de equipamentos de ar-condicionado nos veículos. Na capital cearense, a estimativa é de que 100% da frota tenha sistema de climatização até 2020.

Já em São Paulo, Portaria nº 009/15 baixada pelo prefeito Fernando Haddad não prevê prazo para que todos os veículos tenham ar-condicionado. Os critérios para instalação dos equipamentos e os prazos para viabilizar sua implementação serão definidos pela São Paulo Transporte S.A. (SPTrans).

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) informou por meio de nota que a entidade e suas associadas procuram “melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes, propiciando mais conforto e segurança aos passageiros em suas viagens”.

A entidade reforça que a aquisição de veículos equipados com ar condicionado já foi adotada na capital paulista. Atualmente, cerca de 70 veículos circulam pela cidade com o sistema de refrigeração e que outros entrarão em operação gradativamente. “A decisão social de atender essa demanda dos passageiros, já está tomada pelas empresas e pelo poder público. Cabe, agora, aguardar os critérios de engenharia e economia, que deverão ser definidos pela SPTrans (São Paulo Transporte)”, conclui.



Oracle Social Cloud expande alcance. E…?

A estratégia da Oracle com sua Social Cloud é bem clara, oferecer novas atualizações e serviços na multiplicidade das redes sociais para que as corporações evoluam nos negócios do mundo social. O novo passo é a compatibilidade da plataforma de Social Relationship Management (SRM) da empresa de Redwood com o fotoblog Instagram e o microblog chinês Weibo. Fez sentido ou é relevante para você?

Para a Oracle, sim, é relevante. “Com o surgimento de novas plataformas sociais, a capacidade de monitorar, envolver e obter valiosos insights sobre os clientes em um único hub de gerenciamento é crucial para melhorar o desempenho dos negócios sociais”, argumentou Meg Bear, vice-presidente de grupo Oracle Social Cloud.

“A capacidade de monitorar um número maior de plataformas em mais idiomas, usando avançados recursos de “listening” (escuta) e “sentiment analysis” (análises de emoções) e a possibilidade de interagir em tempo real e manter conversas contextualizadas permite que as organizações desenvolvam relacionamentos sociais centrados no cliente em escala global e melhorem significativamente a experiência do cliente”, diz.

E…? Mas o que a plataforma da Oracle traz de diferente de outras ferramentas no mercado de SRM? E essa diversidade de redes sociais não exige muito mais do que monitoramento, escuta, análise etc? Ter o ferramental sem um investimento em pessoas que interpretem o que lhes é repassado e uma estratégia bem-definida não faz sentido.

Nas plataformas
Falando especificamente das novas compatibilidades, o Instagram não é propriamente um ambiente de negócios, no máximo uma vitrine de exposição de produtos por meio de imagens, e é possível encontrar certa rejeição por parte dos usuários quando surge algo que pareça (vagamente ou não) com publicidade ou marketing. Vale a pena estar lá e gastar recursos? Talvez, mas é preciso avaliar bem os seus objetivos.

Já o Weibo, o novo-velho Twitter com atuais 175 milhões de usuários, tem perdido músculos e relevância apesar desse número. Afinal, em 2011, as duas plataformas de microblogs do Weibo (Tencent e Sina) chegavam a 550 milhões de usuários. Isso mesmo, meio bilhão de pessoas, número turbinado, claro, pelo contingente de habitantes do seu país sede, a China. Em negócios, lembra a Oracle, são 800 mil empresas presentes na rede social. No entanto, o foco de investimento é para empresas que têm o mercado asiático/chinês como alvo.

As atualizações são ressaltadas pelos executivos do Weibo. “Estamos empolgados com o nosso relacionamento com a Oracle porque, como consequência, a base global de clientes da Oracle vai entender melhor e interagir com a tremenda base de clientes chineses da Weibo”, aponta Bryan Cheng, diretor geral da Divisão de Plataformas e Produtos Empresariais da Weibo. “Nos empenhamos em fornecer uma plataforma social onde consumidores, empresas e celebridades possam se conectar e interagir melhor em um animado ambiente on-line”.

Ok, mas para muitas corporações o foco hoje está voltado para o Facebook e o Twitter – sim, ainda! – ou para as redes sociais de nicho como o Nextdoor, que já abordamos aqui no VOIT. Fica a dica: mesmo com a grande diversidade e multiplicidade de rede sociais é mais prudente e sensato construir uma estratégia focada no público – de massa ou não – que você deseja ter uma “conversa” no lugar de investir em todas as redes sociais ao mesmo tempo.



Allot mira no mercado corporativo e de data center

A israelense Allot Communications, especializada em soluções para otimização de aplicações, virtualização e cloud, assina acordo de distribuição com a CLM, distribuidora de valor agregado. O objetivo é ampliar e fortalecer a presença da Allot no mercado brasileiro, não apenas em operadoras e provedoras de serviços de cloud, mas também no mercado corporativo e de data center.

“Escolhemos a CLM por sua rede de revendas especializadas que viabilizam o ingresso em diversas verticais do mercado corporativo e de data centers e ainda pela experiência no desenvolvimento de negócios no modelo sell-through com provedores de serviços”, diz o gerente geral da Allot, Wagner Barroso.

A parceria quer consolidar, em solo nacional, o uso das tecnologias da Allot, que atendem desde pequenas redes departamentais até grandes redes corporativas. De acordo com a empresa, suas soluções estão presentes em mais de 4500 corporações e mais de 500 operadoras de telefonia e dados móveis e fixas, atendendo a mais de 1,8 bilhão de usuários.



Dzarm passa por reposicionamento e volta ao mercado

Dzarm passa por reposicionamento e volta ao mercado

Após ser vendida pela M. Officer para a Hering e Cia. em 2008, a Dzarm passa por reposicionamento e volta ao mercado, com peças voltadas para mulheres entre 18 e 30 anos. Além da forte presença da marca no interior, ela agora pretende também inaugurar novas lojas próprias em São Paulo e outras capitais, com diferencial nas etiquetas das peças, que serão coloridas de acordo com a ocasião que elas devem ser usadas (casual, intermediário ou algo mais sofisticado).

Para estrelar sua campanha de inverno 2015, a marca contratou a modelo Alessandra Ambrósio, que já havia feito fotos profissionais para a Dzarm no início de sua carreira.



Riachuelo apresenta coleção de Outono/Inverno 2015

Riachuelo apresenta coleção de Outono/Inverno 2015

A Riachuelo acaba de apresentar sua coleção de Outono/Inverno 2015 realizada em clima de faroeste, fotografada em Los Angeles, na Califórnia, por Nicole Heiniger.

Além da blogueira Camila Coelho, que tem uma parceria forte com a fast-fashion, outros modelos como Daniela Braga, Thairine Garcia e Rodrigo Calazans também participaram da produção.

O preview desta linha já pode ser encontrado nas lojas Riachuelo, porém a coleção completa estará disponível somente em março.

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Moschino inaugura loja em Los Angeles

Moschino inaugura loja em Los Angeles

Na última terça-feira (20.01), a Moschino inaugurou sua primeira loja conceito em Los Angeles, na Beverly Boulevard, localizada na Califórnia. O espaço, que conta com cerca de 325 metros quadrados, é clean e elegante, porém não deixa de lado a colorida visão de Jeremy Scott, diretor criativo da marca, nos produtos e em detalhes específicos do local, como pichações em vermelho, amarelo e preto no teto.

Na vitrine, ele optou por uma decoração diferenciada e moderna, com latas gigantes de colas personalizadas e outras peças expostas.

Além disso, os planos de expansão da grife incluem abrir mais 150 franquias, entre elas, uma flagship em Milão, com inauguração prevista para maio deste ano e, em seguida, no SoHo, em Nova York.

Moschino inaugura loja em Los Angeles



Maria Filó apresenta linha de inverno 2015 em clima nostálgico

Maria Filó apresenta linha de inverno 2015 em clima nostálgico

Em clima de nostalgia, a Maria Filó apresentou sua linha de inverno 2015, registrada por polaroids divertidas que mostraram o passado da marca, com algumas características que marcaram a etiqueta, como florais delicados, peças leves e tons vivos, que sempre foram um sucesso entre as amantes da grife.

Além disso, a parte mais invernal da coleção aparece em casacos pesados com misturas de fios e cores, que trazem o conhecido trabalho de tricô da marca.

A linha poderá ser encontrada nas lojas Maria Filó localizadas nos shoppings JK Iguatemi, Pátio Higienópolis, Iguatemi, Market Place, Villa Lobos e Vila Olímpia, em São Paulo.



“Quem disse, Berenice?” oferece 50% de desconto em produtos

?Quem disse, Berenice?? oferece 50% de desconto em produtos

A marca de maquiagem “Quem disse, Berenice?”, pertencente ao Grupo Boticário, anunciou liquidação com 50% de desconto em mais de 100 produtos até o dia 08 de fevereiro, ou até durarem os estoques, com direito a pagamento de até 12 vezes sem juros. A promoção vale para todas as lojas da marca no Brasil. Oportunidade imperdível!



PRF do Paraná alerta passageiros de ônibus sobre uso do cinto de segurança

A Polícia Rodoviária Federal do Paraná (PRF) promove de terça-feira (27) a sexta-feira (30) a campanha de conscientização “Cinto nas Estradas”. O objetivo é alertar passageiros de ônibus de linhas intermunicipais e interestaduais com saída da Estação Rodoferroviária de Curitiba sobre a importância do uso do cinto de segurança nas viagens.

Os passageiros participarão de palestras com duração de cinco minutos 15 minutos antes de cada partida. Receberão ainda material informativo sobre o tema. Os monitores de TV e sistemas de som da estação serão utilizados para divulgação da campanha. Em paralelo, policiais rodoviários vão fiscalizar o uso do equipamento nas estradas paranaenses.

Resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) obriga, desde 2005, que, antes de cada viagem, motoristas de linhas interestaduais e internacionais informem aos passageiros da obrigatoriedade do uso do cinto. Quando utilizado, o cinto evita, em caso de acidente, que o passageiro seja arremessado contra outros passageiros ou para fora do veículo.

O Programa SOS Estradas apontou em pesquisa que somente 2% dos passageiros de ônibus usam o cinto, capaz de reduzir em 75% o risco de mortes e lesões graves em acidentes. “Passageiros que não usam cinto de segurança deveriam ser multados. Em um acidente de ônibus neste ano, constatou-se que de 40 passageiros apenas três usavam o dispositivo. Hoje, somente o motorista é multado, enquanto que todos os viajantes são beneficiados com o seguro DPVAT”, argumenta Rodolfo Rizzotto, coordenador do SOS Estradas.



Infraestrutura acumula dívida de R$ 630 milhões em MT

A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Mato Grosso (Sinfra) acumula dívidas na ordem de R$ 630 milhões. Segundo a atual gestão, o montante é oriundo e contratos e convênios que não foram “honrados” pela gestão anterior.

As dívidas com fornecedores somam R$ 330 milhões, pequenas empresas que, de acordo com o atual titular da pasta, Marcelo Duarte, foram contratadas para “construir pontes de madeira. Os pagamentos dos contratos venceram no dia 31 de dezembro do ano passado.

Os R$ 300 milhões restantes referem-se a dívidas de convênios descumpridos. Os valores acumulados foram revelados durante encontro com prefeitos na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá. Há uma semana, o governador Pedro Taques recebeu prefeitos de Alto da Boa Vista, Campo Verde e de Araguaiana que solicitaram reparos em estradas e pontes deterioradas.

De acordo com o secretário Marcelo Duarte, a operação Tapa Buracos será mantida para reduzir os transtornos em estradas estaduais. Duarte afirma que a antiga administração deixou de fazer a manutenção rotineira das vias, o que agravou ainda mais o quadro de deterioração. Ao todo, 141 municípios devem participar da operação emergencial. Os municípios serão responsáveis pelas obras e o Estado vai ceder massa asfáltica e óleo diesel. “Se ainda tivéssemos as estradas prontas e boas e tivéssemos que nos preocupar só com as dívidas, a situação seria outra. Mas, além da dívida, as estradas estão sem condições de trafegabilidade”, admitiu Duarte.

A estimativa de gasto com a operação Tapa Buracos, manutenção de rodovias sem asfalto e pontes de madeira é de R$ 62 milhões. Estima-se que Mato Grosso tenha cerca de 4 mil pontes de madeira que, segundo o governo, serão substituídas gradativamente.

O mapeamento das pontes de madeira teve início na Rodovia Transpantaneira, que dá acesso ao Pantanal Mato-grossense a partir de Poconé. Engenheiros vão analisar e fotografar as pontes com a finalidade de identificar quais estruturas precisam de reparos ou até substituição por conta da ação do tempo. A região tem 122 pontes de madeira, das quais 44 já estão com obras licitadas e contratadas, sendo 13 para a construção de pontes de concreto pré-moldado e outras 31 em ação e concreto protendido.



São Paulo encabeça ranking de estados com trânsito mais violento

São Paulo lidera a lista dos estados mais violentos no trânsito. O relatório Retrato da Segurança Viária 2014, do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), revela que em 2012, 7.256 pessoas perderam a vida em acidentes. Em seguida surge Minas Gerais, com 4.654 registros e Paraná, com 3.628 óbitos.

O mapeamento também mostra as cidades onde o trânsito tirou mais vidas no ano passado. No cálculo de ocorrências por 100 mil habitantes, Recife encabeça a lista, com 539 mortes – 34,7/100mil. Fortaleza é a segunda, com 678 óbito (27,1) e Belo Horizonte, a terceira, com 539 (22,5).

Por região, o trânsito brasileiro é mais violento no Sudeste, com 16.133 vítimas fatais. O Nordeste é o segundo da lista, com 13.522 óbitos, seguido da região Sul, com 7.658 casos. Os Estados com menores índices de óbitos por acidentes de trânsito são Acre (158), Roraima (149) e Amapá (124).

Vítimas e prejuízos
Em 2012, uma pessoa perdeu a vida a cada 12 minutos no trânsito brasileiro. Foram mais de 45 mil óbitos naquele ano. De 2001 a 2012 houve um aumento de 48,7% nas mortes. Os gastos com acidentes foram de R$ 16 bilhões. Somente 35 municípios brasileiros possuem PIB superior a esta cifra. O impacto socioeconômico é de R$ 104 mil de uma vida perdida no trânsito e de R$ 14 mil, no caso de uma vítima ferida.

Os motociclistas são as principais vítimas do trânsito. Das mortes registradas entre 2001 e 2012, houve aumento proporcional de 15% para 36%. As motos representam 26,4% da frota brasileira. De acordo com o estudo, o uso correto do capacete poderia reduzir a mortalidade em 40% e em 70% o risco de a vítima sofrer ferimentos graves.

Entre usuários de automóveis, a proporção de óbitos cresceu de 30% para 31%.  O uso correto do cinto de segurança, conforme o estudo, poderia reduzir pela metade as mortes de motoristas e de 70% de passageiros que viajam no banco de trás.

Já o número de feridos teve alta de 52,2%. Foram 116 mil óbitos em 2001, contra 177 mil, em 2012. A exemplo do quadro de mortes, os motociclistas são os principais feridos (55%). Na sequência aparecem pedestres (27%) e usuários de automóveis (11%).

O estudo também mostra a evolução da frota brasileira, que cresceu 139% no período. As motocicletas cresceram 335%, passando de 4,6 milhões, em 2001, para 20 milhões, em 2012. O número de carros mais que dobrou: de 20,4 para 50,6. Caminhões e ônibus tiveram crescimento de 79%, passando de 2 milhões para 3,7 milhões.

O estudo teve como base informações da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Plano de ações
O plano sugere ações em torno de cinco pilares para reduzir a violência no trânsito: gestão da segurança viária; veículos mais seguros; vias mais seguras; conscientização de usuários; e respostas aos acidentes, com atendimento pré-hospitalar e reabilitação. “O desafio de reduzir as mortes no trânsito requer mais pesquisas e implementação de políticas públicas eficientes, colaboração entre setores e um plano nacional de enfrentamento ao problema, com metas factíveis”, constata o estudo.

Ações integradas conseguiram reduzir a mortalidade no trânsito em 88 países, entre 2007 e 2010. Um deles é a Argentina, que criou um órgão específico para coordenar as ações no trânsito. O Chile também conseguiu preservar mais vidas com a criação da Comissão Nacional de Segurança no Trânsito, que ampliou os investimentos em campanhas e sinalização viária.



Empresas e data centers estão na mira de ataques DDoS

Os mais sérios desafios de segurança enfrentados atualmente pelos operadores de rede são analisados no 10º Relatório Global de Segurança de Infraestrutura (WISR – World Infrastructure Security Report), que a Arbor Networks divulga hoje. A pesquisa foi aplicada no período entre novembro de 2013 e outubro de 2014 a 287 respondentes entre provedores de serviços de hospedagem, móveis e corporativos e operadores de redes de todo o mundo.

Realizada anualmente, o estudo traz informações detalhadas sobre as ameaças e as preocupações de provedores de serviços e empresas. O objetivo maior do material é revelar as estratégias adotadas para combater e mitigar os problemas de segurança.

“Em 2004, o mundo corporativo estava atento a worms, capazes de se autopropagar, como o Slammer e o Blaster e as violações de dados eram, em grande parte, responsabilidade de funcionários. Hoje, as organizações enfrentam ameaças em maior volume e mais sofisticadas. O impacto de um ataque bem-sucedido pode ser devastador, pois hoje há muito mais em jogo que 10 anos atrás”, diz Darren Anstee, diretor de soluções da Arbor Networks.

Empresas são alvo frequente
De acordo com o relatório, ataques DDoS, multivetor e na camada de aplicação estão-se tornando comuns. Os alvos típicos são os servidores web, DNS e de aplicativos, além de roteadores, firewalls e largura de banda da internet.

Cerca de 90% dos entrevistados relataram ataques na camada de aplicação e 42% passaram por ataques multivetor – combinando técnicas volumétricas, de exaustão de recursos de TI e ataques na camada de aplicação em um único ataque. No relatório anterior, pouco mais de um quarto dos entrevistados enfrentaram mais de 21 ataques por mês; neste, a percentagem quase dobrou, chegando a 38%.

Aproximadamente 50% dos entrevistados enfrentaram ataques DDoS durante o período da pesquisa, com quase 40% deles experimentando saturação na conexão à internet. Além disso, os dispositivos de IPS ou firewalls de mais de um terço das organizações passaram por falhas ou contribuíram para interrupções durante um ataque DDoS.  

Data centers na rota de ataque
A análise revela ainda que os serviços em nuvem são o grande foco dos invasores. Mais de um quarto dos entrevistados passou por ataques direcionados a serviços na modalidade cloud. Mais de um terço dos operadores de data center passou por ataques DDoS, que esgotaram sua largura de banda de Internet.

Segundo o relatório, esses dados demonstram a importância do problema para operadores de data center: o tempo de inatividade não resulta apenas em perda de negócios, mas em danos que se estendem aos seus clientes que têm na nuvem infraestrutura crítica para seus negócios.

A perda de receita devido a ataques DDoS cresce cada vez mais, de acordo com o relatório: 44% dos entrevistados do setor de data center enfrentaram perdas de receita devido a ataques DDoS.

 



Quebra da segurança de TI impacta reputação dos bancos

Participaram da enquete realizada em parceria pela B2B International e Kapersky Lab 3.900 representantes de empresas de variados portes de 27 países. E 80% deles afirmaram que a reputação do banco sobre a proteção contra ameaças cibernéticas é fator relevante quando vão escolher a instituição financeira, comprovando que segurança de TI não é tão somente bom para os correntistas, mas para o marketing da instituição.

A pesquisa mostra que 74% das empresas elegem um banco com base em sua reputação em temas de segurança cibernética; inclusive, essas companhias (82%) estão dispostas a considerar a possibilidade de deixar um banco que sofra perda de dados. Curiosamente, menos de 50% dos bancos consideram a perda de confiança e reputação como uma consequência grave de um incidente informático.

Fato é que a qualidade da segurança oferecida pelos bancos tem gerado insatisfação para os correntistas, de acordo com a pesquisa. Somente 53% dos entrevistados acreditam que seus bancos estão fazendo todo o possível para proteger as informações financeiras de seus clientes.

A pesquisa também mostra que as instituições financeiras que protegem os dados de forma confiável, conservam a lealdade de seus clientes e aumentam as adesões. 53% das empresas entrevistadas na pesquisa disseram que estavam dispostas a pagar mais por uma proteção confiável que respalde suas transações financeiras. Entre as pequenas empresas esse valor representa 43%, enquanto entre as grandes empresas, 64% estão dispostas a pagar mais por sua segurança financeira.

“Em um mercado altamente competitivo, as empresas financeiras devem valorizar cada um de seus clientes. As notícias de uma perda de dados ou a incerteza dos clientes em respeito à segurança de informações em um banco podem alterar a relação profissional”, diz Ross Hogan, diretor global da Divisão de Prevenção de Fraudes da Kaspersky Lab.



Pesquisa mostra que quebra da segurança de TI impacta reputação dos bancos

Participaram da enquete realizada em parceria pela B2B International e Kapersky Lab 3.900 representantes de empresas de variados portes de 27 países. E 80% deles afirmaram que a reputação do banco sobre a proteção contra ameaças cibernéticas é fator relevante quando vão escolher a instituição financeira, comprovando que segurança de TI não é tão somente bom para os correntistas, mas para o marketing da instituição.

A pesquisa mostra que 74% das empresas elegem um banco com base em sua reputação em temas de segurança cibernética; inclusive, essas companhias (82%) estão dispostas a considerar a possibilidade de deixar um banco que sofra perda de dados. Curiosamente, menos de 50% dos bancos consideram a perda de confiança e reputação como uma consequência grave de um incidente informático.

Fato é que a qualidade da segurança oferecida pelos bancos tem gerado insatisfação para os correntistas, de acordo com a pesquisa. Somente 53% dos entrevistados acreditam que seus bancos estão fazendo todo o possível para proteger as informações financeiras de seus clientes.

A pesquisa também mostra que as instituições financeiras que protegem os dados de forma confiável, conservam a lealdade de seus clientes e aumentam as adesões. 53% das empresas entrevistadas na pesquisa disseram que estavam dispostas a pagar mais por uma proteção confiável que respalde suas transações financeiras. Entre as pequenas empresas esse valor representa 43%, enquanto entre as grandes empresas, 64% estão dispostas a pagar mais por sua segurança financeira.

“Em um mercado altamente competitivo, as empresas financeiras devem valorizar cada um de seus clientes. As notícias de uma perda de dados ou a incerteza dos clientes em respeito à segurança de informações em um banco podem alterar a relação profissional”, diz Ross Hogan, diretor global da Divisão de Prevenção de Fraudes da Kaspersky Lab.



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