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Esse vídeo quer convencer você que o PC ainda é útil

Conforme havíamos adiantado aqui no VOIT, várias fabricantes de computadores uniram-se em uma campanha publicitária para mostrar que o computador ainda é útil. A iniciativa inédita ocorre em plena queda das vendas do segmento de PC e ascensão dos smartphones.

A campanha foi mantida sob mistério por várias semanas. Nesta quinta, 15 de outubro, o primeiro filme foi divulgado. Nele aparecem cenas com clima de urgência nas quais um notebook é colocado como principal dispositivo para a trama. No meio disso, várias frases mostram que esse tipo de dispositivo é mais forte, tem mais tempo de bateria, etc.

O objetivo das empresas é que os consumidores fiquem novamente entusiasmados com PCs de mesa e notebooks e ajudem a aquecer as vendas. Veja se isso realmente convence você e se um smartphone não substitui o personagem principal do filme. Dell, HP, Intel, Lenovo e Microsoft estão por trás da campanha, que deve envolver investimentos iniciais de US$ 70 milhões.



Número de empresas interconectadas dobrará até 2017

Até 2017, 84% dos líderes de TI implantarão em suas companhias uma infraestrutura em que a interconexão – ou seja, as conexões diretas e seguras entre empresas – estará no centro de suas decisões. É o que aponta a pesquisa “A Empresa do Futuro”, realizada pela Equinix, companhia global de serviços de data center e interconexão. Hoje, apenas 38% utilizam esse tipo de solução.

O estudo buscou traçar as tendências do mercado global de tecnologia e conversou com mais de mil profissionais de TI em 14 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, Dubai, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Holanda, Singapura, Suíça, Estados Unidos e Reino Unido.

O levantamento revela, ainda, que a prioridade de negócios número um para quase metade dos pesquisados é aumentar sua receita, e a interconexão está no centro das estratégias citadas como chave para alcançar este objetivo. Entre as empresas, 3 em cada 5 acreditam que a interconexão de colaboradores, parceiros e clientes é “muito importante” para a capacidade de competição. Quase metade está, atualmente, buscando conexões diretas com plataformas em cloud, sendo que a maioria (aproximadamente 4 em 5) vê isso como…[MAIS]



Publicidade on line: “Nós ferramos tudo’, diz associação

O IAB americano, maior associação mundial de publicidade on line emitiu comunicado no qual expõe diversas falhas cometidas pelo setor. O texto vem na esteira da polêmica sobre os bloqueadores de anúncios e parece colocar foco naquilo que realmente parece ser o problema nessa discussão toda – o setor de publicidade errou.

O texto começa sem exatamente com a frase “We messed up” (Nós ferramos tudo) para dar logo de cara o contexto de puxão de orelha na publicidade on line. Em seguida, uma série de críticas para o modelo de maximização de lucros sem levar em conta a invasão, chateação e desconsideração do que o consumidor realmente quer.

“Olhando para trás agora, o nosso comportamento de raspar de moedas de dez centavos pode ter-nos custado dólares em lealdade do consumidor. Os sistemas rápidos, escaláveis de segmentação de…[MAIS]



Galinha assume Twitter de restaurante e vira sucesso

Comunicação e marketing nesses tempos de mídias sociais são atividades pra lá de penosas e uma rede de fast food decidiu mostrar isso. O restaurante Chicken Treat, da Austrália, decidiu enfrentar os tempos bicudos com uma nova contratação para a área que vem fazendo sucesso inesperado. Betty é a mais nova sensação do Twitter. Ela comanda o perfil da rede e parece ter o dom para isso.

Veja que primor de comunicação efetiva e focada nos resultados que ela mandou na manhã de trabalho de hoje, 15 de outubro: “//.uhg86y 7iu ./;lii========= 67 nm/ aw /”. Não! Você não leu um texto truncado. Essa foi a mensagem que ela colocou no perfil do restaurante no Twitter.

Mas, vejam só: Betty é uma galinha. Mesmo.

Estamos falando de uma ave galiforme, uma gallus gallus domesticus, com penas e bico. Isso não a impede de expressar-se no teclado. Do jeito dela, é verdade. Mas essa falta de compromisso com a forma escrita humana está fazendo barulho na internet. O perfil do Chicken Treat não para de conseguir fãs no Twitter.

Ainda são apenas 6 mil nessa tarde de 15 de outubro. Mas é mais do que a rede de fast food conseguiu desde 2012 quando entrou nessa rede social. E está aumentando a cada minuto. A estratégia de propaganda causou…[MAIS]



Ataques de hackers pouco preocupam executivos latino-americanos

Os executivos da América Latina estão menos preocupados com uma invasão hacker do que os que residem na Ásia. De acordo com o estudo da Bain & Company, 36% dos entrevistados, no México e no Brasil, concordaram estar “muito preocupados” com o impacto de um cyberataque em sua empresa, enquanto entre os gestores asiáticos esse número saltou para 74%.

Já em relação à confiança nas capacidades tecnológicas da própria empresa, tanto a América Latina quanto a Ásia estão praticamente equiparadas. Segundo a pesquisa, apenas 30 e 34% dos executivos, respectivamente, concordaram “não ter as capacidades tecnológicas necessárias” para serem líderes no setor que atuam.

“Os brasileiros e os mexicanos precisam se preocupar mais com cyber ataques”, comenta Bernardo Sebastião, sócio da Bain & Company. O especialista ainda acrescenta que não é apenas por conta da segurança. “É também uma questão de estratégia de mercado. Em outro estudo recente da Bain, apuramos que… [MAIS]



Gartner mostra como impulsionar o crescimento dos negócios

A visão do Gartner será fornecida no maior evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia, de 19 a 22 de outubro (SP)

 

O Gartner, Inc. afirma que, para continuar a impulsionar o crescimento dos negócios, os líderes de TI devem aprimorar a experiência de consumidores que utilizam dispositivos móveis e refletir sobre percepções orientadas por dados. Essas tendências serão apresentadas em detalhes durante o Symposium/ITxpo 2015, o maior e mais importante evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia, que terá sua edição brasileira de 19 a 22 de outubro (segunda a quinta-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel. O simpósio reunirá cerca de 2.000 profissionais da área, incluindo 450 CIOs, e 40 analistas do Gartner.

De acordo com o Gartner, o consumidor de hoje não será o mesmo cliente de amanhã. Nunca foi tão importante construir uma nova experiência digital e móvel, e os CIOs desempenham um papel fundamental nessa função.

Michael Maoz, Vice-Presidente de Pesquisas e Analista Distinto do Gartner, indica como os líderes empresariais podem garantir o crescimento dos negócios e conquistar a nova geração de consumidores.

O departamento de TI pode colaborar com o crescimento dos negócios, a experiência do consumidor e o desenvolvimento de processos – O departamento de TI, em mercados inovadores como varejo, indústria de alta tecnologia, hotelaria e saúde, está sendo integrado ao marketing, às vendas e aos serviços oferecidos ao consumidor. Se antes os demais departamentos procuravam os profissionais de TI em busca de software, atualmente a atuação deles é desempenhada em parceria, colaborando com impulsos ao crescimento dos negócios. Para aprimorar a experiência do consumidor, a TI combina experiências existentes no gerenciamento de dados, processos de projetos, segurança e escalabilidade de rede, quebrando o paradigma de empresas que apenas vendem produtos com o objetivo de atender os consumidores.

As empresas podem assegurar que estão aproveitando os dados e possibilitando experiências relevantes ao consumidor – As organizações estão começando a adotar uma forma de enxergar o mundo “de fora para dentro”. Elas estão partindo da compreensão dos desejos, das necessidades e das expectativas do consumidor e desenvolvendo em seus negócios os processos que criarão interações relevantes para ele. A nova realidade, demonstrada pelo sucesso de companhias como Google, Apple e Amazon, é que os consumidores estimam nosso auxílio para alcançar seus objetivos da maneira como desejam, com as experiências que querem e com o mínimo de interrupções. Qual é o impacto disso no desenvolvimento dos processos de nossos negócios? É necessário primeiro entender o quanto os sistemas existentes estão melhorando a vida dos consumidores. Métricas são necessárias para demonstrar o êxito dos processos desenvolvidos, que meçam a satisfação obtida e mostrem que esforços, processos e produtos são, do ponto de vista do consumidor, tão bons quanto se acredita.

Os CIOs e os líderes de negócios devem tirar vantagem da nova forma de interação possibilitada pelos dispositivos móveis – É necessário encarar a realidade do percentual de sucesso obtido pelas estratégias em dispositivos móveis. Todos querem ser como o Uber, mas o resultado é desanimador. Em alguns mercados, a interação por meio de aplicativos constitui 50% de todas as atividades dos consumidores. É importante comparar isso com a média de todos os negócios e perguntar: “Em que porcentagem os serviços e suportes fornecidos ao nosso consumidor são feitos por meio de dispositivos móveis?” A resposta é humilde: o valor está entre 1% e 3%. Essa enorme diferença está enfraquecendo os esforços do marketing para levar seus consumidores atuais e futuros a interagir por meio de websites, enquanto cada vez mais pessoas estão utilizando dispositivos móveis. Os CIOs precisam entender que o objetivo final de um aplicativo é fazer com que o processo ocorra sem gerar trabalho ao consumidor. Um dispositivo lento, ou que seja difícil de ler, navegar e se conectar ao resto do processo, está condenado a falhar.

O Gartner Symposium/ITxpo 2015 oferece aos CIOs e executivos estratégicos de TI um direcionamento estratégico sobre como dominar as mudanças tecnológicas neste momento decisivo, no qual é preciso adaptar-se à nova onda digital que arrebata o mercado. Mais informações estão disponíveis no site: gartner.com/br/symposium.

 



Calçada inteligente leva internet banda larga de graça às ruas de cidade inglesa

O pequeno distrito de Chesham será o primeiro da Inglaterra a ter uma pavimentação inteligente nas ruas para fornecer sinal de wi-fi para internet de banda larga a seus cidadãos. A iniciativa é uma parceria da operadora de telecomunicações Virgin Media, parte de sua estratégia de promover smart cities.

A conexão chega a fazer downloads de 166Mbps, o que é sete vezes a velocidade média do Reino Unido. O pavimento inteligente funciona com emissores de wi-fi colocados em tampas de bueiros, principalmente, e mais alguns itens de mobiliario urbano, como postes e praças. As tampas são feitas com uma…[MAIS]



Omnichannel: como transformar a estratégia em realidade

* Por Fernanda Benhami

Cada vez mais, o consumidor tem acesso a múltiplos canais de comunicação pelos quais ele consegue expressar seus desejos e obter informações sobre serviços e produtos. Esse tipo de interação trouxe uma maior complexidade aos negócios das empresas, que precisam ter melhor controle e gestão de relacionamento com os clientes em todos os pontos de contato, seja online ou offline.

As empresas vêm buscando maior relevância e consistência nas mensagens transmitidas para seu público de maneira a não perder oportunidades. Existe também organizações que precisam estar mais preparadas para interagirem com maior frequência com os seus clientes e, assim, ganhar vantagem competitiva nesse momento de interação – independentemente do canal que esteja usando.

Há três grandes pilares que as empresas precisam considerar:
Primeiro pilar: são os insights, estudos e análises. É uma plataforma que permite às empresas fazerem um estudo das interações dos clientes. Que podem ser: chamadas telefônicas, operações bancárias, transações de contas (voltadas para o varejo), entre outras. Isso tudo se torna insumo para compreender a movimentação e o perfil desses clientes.

Segundo pilar: compreender as tendências de comportamento. A empresa consegue, dentro do modelo de previsão e forecast, entender como o cliente pode se comportar no futuro; qual a tendência de compra desse consumidor. As organizações também conseguem identificar, por meio desses estudos, quais eventos poderiam ser utilizados para…[MAIS]



Crise eleva venda de produtos usados na internet em 54%

O número de lojas virtuais voltadas para a venda de produtos usados cresceu 54% neste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o levantamento da Loja Integrada – uma das maiores plataformas de e-commerce da América Latina. Para Adriano Caetano – especialista em comércio eletrônico e diretor da empresa – a situação econômica do país é um dos fatores que fazem o brasileiro buscar dentro da própria casa itens para comercializar. “Vender algo próprio que está sem uso é a forma mais rápida de aumentar a renda mensal, sem grandes investimentos de tempo e dinheiro”, afirma.

Ao abrir uma loja virtual gratuita para produtos já disponíveis, o único gasto do lojista é com a embalagem. “Com o crédito farto até 2014, muitos brasileiros adquiriram diversas mercadorias que ficaram paradas e…[MAIS]



Seus vídeos de aventuras (ou de fofurices) podem valer até US$ 5 mil para a GoPro

A marca de câmeras GoPro tornou-se um ícone entre esportistas e aventureiros. Não importa se o usuário é profissional de escaladas em montanhas perigosas ou apenas anda de bicicleta no parque aos finais de semana com o cachorro fofinho. A facilidade de uso e conexão das câmeras agrada a todos e tem gerado um turbilhão de vídeos nas redes sociais. E muitos deles são realmente bons. Sempre com ângulos inusitados e cenas belíssimas.

Para aproveitar essa onda de produção, a empresa decidiu premiar os melhores vídeos. A ideia é promover o uso de seus produtos e gerar comentários favoráveis nas redes sociais. E, claro, com isso, aumentar as vendas. “Temos algumas das pessoas mais criativas do planeta”, diz o comunicado oficial.

O prêmio será em dinheiro, com valores de US$ 500, US$ 1.000 e US$ 5 mil. Os vídeos deverão ser escolhidos pela empresa. Os selecionados aparecerão nos canais da marca. A empresa diz que a promoção é uma estratégia séria de marketing e relacionamento e pretende destinar US$ 5 milhões por ano para isso.

Para inscrever-se, é preciso ir até a página da promoção e preencher os dados. Até os usuários menos aventureiros podem participar. A página de cadastro avisa que…[MAIS]



Gigantes da tecnologia querem provar pra você que o PC ainda é útil

A dificuldade que faz a união. É isso que as principais empresas que dependem de vendas de computadores de mesa (PC) querem mostrar ao mundo em tempos de comércio desses produtos despencando em favor de smartphones e tablets. Pelo menos cinco dessas gigantes da tecnologia estariam preparando uma série de anúncios publicitários para tentar motivar o consumidor a adquirir esses produtos.

O noticiário especializado dá como certo o lançamento da campanha “PC Does What (O PC faz o que?) nos próximos dias. Por trás da tentativa de aquecer as vendas estão pelo menos cinco grandes marcas: HP, Dell, Lenovo, Intel e Microsoft. Todas têm forte penetração no segmento de computadores de mesa e pouco avançaram com seus produtos mobile, como smartphones e tablets.

A campanha deve ser cross media, alcançando TV, impressos e anúncios na internet. O conteúdo exato não se sabe ainda. Mas é provável, pelo slogan, que seja uma série de situações nas quais o PC é usado com destaque, tanto na vida pessoal cotidiana como em processos empresariais. A princípio, seria veiculada somente…[MAIS]



Apple pode pagar multa milionária à universidade por uso de patente

A fabricante de eletrônicos Apple foi julgada culpada, por um tribunal americano, de violar uma patente da Universidade Wisconsin-Madison e usá-la em diversos produtos, de smartphones a tablets. A empresa pode ver-se numa situação de pagar quase US$ 900 mi à instituição de ensino.

A denúncia foi apresentada pela fundação da universidade no início de 2014. A universidade declarou que tecnologias de integração e comunicação de seu centro de pesquisas avançadas foram usadas em processadores para dispositivos móveis da Apple. O documento da patente está neste link. Os chips A7, A8 e A8X são os citados na denúncia.

Esses processadores estão em produtos como o iPhone 5s, 6 e 6 Plus, além de algumas versões do iPad. A Apple havia alegado que as patentes não de acordo com os documentos exigidos e não havia usado qualquer tecnologia da universidade. O juri do Wisconsin considerou a argumentação inválida e…[MAIS]



Alta do dólar ajuda vendas e Sankhya cresce mais de 100% em SP

A alta do dólar, um problema para muitas empresas brasileiras, acabou virando uma oportunidade para a Sankhya – desenvolvedora e provedora de soluções de gestão empresarial – ampliar seus negócios no estado de São Paulo. Focada em detectar novos negócios em setores que estão se beneficiando com a elevação da moeda americana, a empresa fechou grandes clientes e atingiu um crescimento de mais de 100% nos últimos seis meses, em relação ao mesmo período do ano passado.

Paulo Magalhães, Diretor da Unidade de negócios da Sankhya em São Paulo, que atua na capital paulista, explica que foi criada uma estratégia especial para enfrentar a crise. “Fizemos um levantamento para identificar quais setores estavam se beneficiando com a alta do dólar e deu certo. Fechamos grandes contas no período”. Entre eles estão a distribuidora de celular RCell Telecom, e o principal parque aquático da região de SP.

O executivo comenta que além dessa iniciativa específica para enfrentar a crise, houve um grande investimento em …[MAIS]



Dell e DocuSign firmam parceria para gestão de documentos em cloud

Dell e DocuSign, empresa que detém a marca DocYouSign no Brasil, anunciaram parceria estratégica que permite oferta de Digital Transaction Management (DTM) ao mercado. Com isso, a gestão de documentos para clientes Dell fica digital e ganha diversas ferramentas de segura.

Como parte do acordo, a Dell irá comercializar e vender a plataforma DTM da DocuSign para seus clientes, permitindo que enviem, assinem e administrem legalmente seus documentos, que ficam salvos na nuvem, com segurança. Desde o início de outubro os clientes da Dell em…[MAIS]



Banda Larga: ferramenta de crescimento

 por Yuri Menck*

Quando falamos em Banda Larga é interessante observar o contraste que temos hoje entre gerações. Vivemos um momento onde convivem no mercado aqueles que tiveram sua formação acadêmica em um mundo sem celulares nem Internet, e os primeiros de uma leva totalmente digital, que desde os primeiros anos escolares conviveram com algum tipo de acesso e tiveram toda a faculdade já com a web disponível em bandas na casa de mega bits por segundo. Para estes últimos quase não faz sentido imaginar um mundo sem a postagem de fotos, comentários e curtidas ao longo do dia. Parece impossível acreditar, mas nem sempre foi assim.

Essa Banda Larga fartamente disponível em velocidades que permitem o consumo de vídeo e áudio sob demanda é uma realidade recente e ainda não para todos. A Comissão de Banda Larga da ONU estima que mais de 40% da população mundial tem acesso à tecnologia, e isto pode chegar a metade da população mundial em dois ou três anos. Os dispositivos móveis representam um forte acelerador nesse processo, chegando a ser três vezes maior que o acesso fixo.

Na América Latina existe uma forte consciência de que a banda larga é um recurso valioso para reduzir as desigualdades. A Internet pode levar informações e serviços, que ficariam confinados nos grandes centros, a populações dispersas. Um estudo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) mostrou que um aumento de apenas 10% na penetração de serviços de banda larga na região significaria um aumento médio de 3,2% no Produto Interno Bruto (PIB) de um país, impactando também a produtividade, que poderia crescer cerca de 2,6%.

O crescimento do Brasil tem sido extremamente promissor, alcançando uma média de 2 novos usuários por segundo, do ano passado para cá. Somente neste último bimestre, encerramos julho com 25,1 milhões de acessos à banda larga fixa, adição de 151 mil acessos na comparação com junho, e em agosto com mais 131 mil acessos em comparação a julho, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Quando se fala em expansão da banda larga, diferentes atores, nem sempre unidos em seus objetivos individuais, acabam por atingir um objetivo comum. O Governo, com os planos de expansão de acesso, as operadoras com seus objetivos de crescimento de negócios, os pequenos provedores locais, com seus objetivos de explorar mercados mais afastados e não atendidos. Todos juntos fazem a Internet chegar a cada vez mais lares e pequenos negócios, a preços mais convidativos e em velocidades maiores.

A Banda Larga ainda é um mercado promissor em todo o mundo e especialmente em nosso país. Uma ferramenta capaz de acelerar o próprio crescimento e de outros setores da economia, disseminando conhecimentos básicos, ajudando a formar novos profissionais, ou mesmo levando serviços e produtos a novos mercados.

*Yuri Menck é Gerente de Marketing Estratégico e Comunicações da Level 3 no Brasil



Uber ajudará a encontrar crianças desaparecidas nos EUA

O app Uber, de transporte individual, começará a emitir alertas de crianças sequestradas e desaparecidas em todas as cidades dos Estados Unidos nas quais atua. Um projeto piloto foi realizado em Denver, Colorado, e a experiência foi considerada um sucesso.

A empresa integrou o alerta AMBER (America’s Missing: Broadcast Emergency Response – Desaparecidos da América: Resposta de Divulgação de Emergência) é uma rede de agências oficiais, imprensa e organizações da sociedade que emitem imediatamente alertas sempre que uma criança é sequestrada ou está desaparecida.

O AMBER foi criado depois do trágico desaparecimento e morte de uma garota de 9 anos, Amber Hagerman. Ela foi vista sendo retirada à força de sua bicicleta por um homem e sendo empurrada dentro de uma caminhonete. Seu corpo foi achado dias depois em um canal. O fato chocou a sociedade e o governo criou um… [MAIS]



Kátia Galvane deixa Telefônica/Vivo e assume Comercial da Tacira

A Tacira, empresa brasileira especializada em smart cities que acaba de iniciar sua operação no país, anuncia a chegada de Kátia Galvane para a posição de Chief Commercial Officer (CCO). Com mais de 10 anos de experiência no mercado de tecnologia, a executiva tem passagens destacadas por empresas como NP Antares Consulting, Bionexo do Brasil e Amil Assistência Médica Internacional. Nos últimos três anos Kátia ocupou os cargos de Head de eHealth e Head de eGovernment da Telefônica/Vivo.

“Com as ambições e planos da Tacira tornou-se imperativo trazer um profissional experiente e muito bem relacionado, que possa desenvolver negócios nos mercados público e privado”, ressalta Washington Tavares, CTO. “A Kátia liderou diversos projetos disruptivos na área de cidades inteligentes, saúde e educação, e possui uma capacidade aprimorada de criar novos produtos e identificar novas oportunidades”, completa.

A executiva foi a responsável pelo projeto pioneiro da primeira cidade digital e inteligente no Brasil, em Águas de São Pedro, especialmente na definição dos serviços digitais, principais parceiros e geração de informações estratégicas. O projeto conquistou visibilidade, além de…[MAIS]



A avalanche Mobile e a transformação da TI

Por Renato Bueno*

Na década de 1980 a IBM marcou época com seu bordão ”Ninguém nunca foi demitido por comprar IBM”. Frase genial, que refletia o papel de TI: um meio, uma componente processual em uma empresa. Dez anos depois, surgiram a world wide web e a telefonia celular, trazendo mobilidade, liberdade, interatividade, tudo de forma instantânea. O mundo mudou. As próximas gerações – já habituadas à disponibilidade e velocidade na busca e troca de informações – jamais terão escrito cartas porque hoje tudo é feito em tempo real. “A próxima geração“ de quem falamos já tem hoje 25 anos e está revolucionando o consumo de produtos, de conteúdo e o ambiente de trabalho. Como tudo isso impacta nossas empresas e profissionais e TI?

Nos dias atuais, em que não se dissocia produtos de serviços, a Tecnologia da Informação é mais do que nunca um diferencial competitivo em qualquer empresa, independente do segmento ou tamanho. Um ERP bem desenhado, um CRM eficiente e prático, interfaces de relacionamento com clientes internos e externos eficazes podem reduzir custos, incrementar vendas, assegurar market share e fidelizar o cliente. É importante repensar os processos, governança e paradigmas de tecnologia nas empresas com objetividade e pragmatismo.

O profissional de tecnologia precisa, portanto, conhecer e focar nos objetivos de negócio da empresa. Se você está em um ambiente onde todas as demandas partem das áreas de marketing, vendas ou operação, reflita. Algo está errado. A mobilidade e a evolução das plataformas disponíveis em nuvem tornam a implantação de novas soluções, por mais inovadoras e desafiadoras que sejam, rápidas e custo-efetivas. Os geeks devem assumir seu papel de liderança e protagonismo. Levando inovação aos processos corporativos e não aguardando pelas reclamações operacionais.

De acordo com o relatório Digital, Social e Mobile 2015, desenvolvido pela agência de marketing digital We Are Social, os brasileiros ficam em média 3,8 horas por dia conectados a dispositivos móveis. As atividades se baseiam em acesso a aplicativos, principalmente de mídias sociais e vídeos (23%), mobile banking (18%) e aplicativos de localização e games, que registraram 17% cada um. Já uma pesquisa divulgada recentemente pela ComScore apontou que cada brasileiro tem, em média, 16 aplicativos baixados em seu smartphone ou tablet.

Para se ter uma ideia do quanto o comportamento dos consumidores impactam na transformação tecnológica, dados apresentados pelo Nielsen mostram que os três momentos em que os brasileiros mais acessam seus smartphones são: durante espera, como filas e trânsito (58%); antes de dormir (48%), e logo após acordar (4%).

Diante desse cenário, onde a mobilidade é parte da vida dos colaboradores e clientes de qualquer empresa, como integrar a mobilidade em seus processos? Qual sua estratégia de BYOD (Bring your own device)? Qual sua estratégia de relacionamento com clientes internos e externos através das redes sociais, e dispositivos móveis? Como aplicar uma proposta de Mobile Learning? M-Commerce?

O CIO deve reavaliar a sua posição. Ele não está isolado, mas é um dos principais atores que deve entender e integrar as demandas das principais áreas de negócios, como marketing, finanças, relacionamento com os clientes, entre outras. Somente assim, as organizações terão a TI como diferencial competitivo e o seu papel será de acompanhar as transformações na TI. Para isso, é preciso deixar de lado a antiga visão de centralizar a administração do parque de TI e mergulhar de vez no universo da terceira plataforma, onde o conceito e a adoção de serviços em Computação na Nuvem e estratégias de marketing digital já são uma realidade.

* Renato Bueno é Sócio-diretor da Skills Brasil



Capgemini abre 50 vagas em SP, RJ, Salvador, Brasília e BH

A Capgemini, de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, anuncia a abertura de 50 vagas nas cidades de São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. São oportunidades que vão desde programadores até gerentes em tecnologias como Java, Cobol, .Net e consultores SAP/ABAP, entre outras.

Os requisitos de cada vaga variam conforme a posição, mas todas requerem, no mínimo, a conclusão do Ensino Médio e, preferencialmente, curso superior em Tecnologia da Informação, Administração de Empresas ou Engenharia. Reunir conhecimento em outros idiomas, como inglês, será um diferencial. Todas as vagas estão abertas, também, para pessoas com deficiência (PCDs), que devem apresentar comprovação por meio de laudo técnico.

Todas as vagas, requisitos e localidades estão anunciadas no site da Capgemini. Neste mesmo endereço o candidato pode cadastrar seu currículo e buscar vagas de interesse.

Após a seleção dos currículos, será realizada pré-entrevista com os candidatos e uma avaliação técnica específica para cada cargo. Algumas posições exigirão, ainda, a aplicação de um teste de inglês.



Gartner indica como criar uma Organização Dinâmica

A visão do Gartner será fornecida no maior evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia, de 19 a 22 de outubro (SP)

 

O Gartner, Inc. alerta que, para aumentar os resultados comerciais na economia digital, é essencial que as empresas aproveitem o potencial e as habilidades das pessoas para mudar a cultura organizacional. Essas tendências serão apresentadas em detalhes durante o Symposium/ITxpo 2015, o maior e mais importante evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia, que terá sua edição brasileira de 19 a 22 de outubro (segunda a quinta-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel. O simpósio reunirá cerca de 2.000 profissionais da área, incluindo 450 CIOs, e 40 analistas do Gartner.

Ao alavancar tecnologias, capital humano e tendências, as empresas estimulam o envolvimento e a agilidade dos funcionários, criando valor para seus negócios e tornando-os ainda mais competitivos.

Segundo Susan Landry, Vice-Presidente de Gestão do Gartner, é necessário:

Ser uma organização dinâmica – Em uma organização dinâmica, o trabalho é menos previsível, e o ritmo de oportunidades e ameaças é acelerado. O sucesso requer criatividade, velocidade e colaboração intensa de toda a organização. Para conseguir um bom desempenho comercial, a liderança deve desencadear o potencial das pessoas, permitir a criatividade colaborativa e desenvolver uma equipe de trabalho entusiasmada e envolvida.

Criar e dar suporte a um local de trabalho digital vital – O local de trabalho digital é uma estratégia comercial para promover a eficiência e o envolvimento dos funcionários por meio de um ambiente de computação mais voltado ao consumidor. Existem muitas dimensões para uma ordem de TI: ela deve integrar o local de trabalho dentro da TI, desenvolver a TI como fornecedora mais ampla de serviços e contribuir para uma transformação estratégica em parceria com Recursos Humanos e os líderes comerciais.

O CIO deve mudar sua abordagem com relação à tecnologia para promover uma empresa digital de sucesso – O CIO precisa reimaginar a tecnologia e, o mais importante, reinventar as práticas culturais e comportamentais para tornar o seu negócio digital. É essencial explorar as práticas de design da experiência do usuário, buscar tecnologias emergentes (como máquinas inteligentes) e utilizar disciplinas de ciência social e comportamental.

A função da TI bimodal na criação de um local de trabalho digital – A economia digital exige que as empresas aproveitem situações de incertezas, mantendo o funcionamento do negócio e cumprindo novas metas de desempenho. Em um ambiente de trabalho digital, a TI não terá monopólio da tecnologia e precisará envolver tecnologias voltadas para negócios. A TI bimodal pode ajudar a garantir que as capacidades tradicionais de tecnologia sigam operando com integridade, além de possibilitar que a TI ofereça suporte e contribua com condições comerciais mais dinâmicas.

O Gartner Symposium/ITxpo 2015 oferece aos CIOs e executivos estratégicos de TI um direcionamento estratégico sobre como dominar as mudanças tecnológicas neste momento decisivo, no qual é preciso adaptar-se à nova onda digital que arrebata o mercado. Mais informações estão disponíveis no site: gartner.com/br/symposium.

Há descontos para grupos e preços diferenciados nas inscrições para profissionais do setor público. Interessados devem contatar o Gartner pelo e-mail brasil.inscricoes@gartner.com, pelos telefones (011) 5632-3109 e 0800-7441440, ou pelo site: gartner.com/br/symposium.



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