Envio do currículo. Triagem. Contato Telefônico. Entrevista agendada. Tudo certo? Quase. Dados de uma pesquisa realizada pelo aplicativo Trampapo apontam que 83% das pessoas agendadas não comparecem às entrevistas de emprego. Alguns dos principais motivos indicados para justificar esse alto número são: doença (39%), falta de interesse pela vaga (27%) e falta de dinheiro para comparecer ao local da entrevista (23%). [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A falta de comparecimento (seja por qual motivo for) não é uma realidade apenas para quem recruta vagas operacionais, mas uma queixa geral do setor de recrutamento. “Mesmo com a crise, esse índice ainda é bem alto”, afirma Anna Telles, gerente da Trampapo.

“Claro que em caso de doença não tem o que fazer, mas é importante tentar reagendar a ida à entrevista ou ligar depois se desculpando, porque caso surja uma nova oportunidade na mesma empresa, essa postura certamente será levada em consideração” pondera Anna.

Sobre a falta de interesse, também vale ligar desmarcando. “Até porque vai dar a outra pessoa a oportunidade de ocupar aquele horário e conquistar a vaga que não mais te interessa”, complementa, lembrando que é natural, ainda mais em um momento de crise, que as pessoas dispararem muitos currículos para diferentes vagas e empresas.

Já não ter dinheiro para se deslocar até a entrevista é uma realidade para muitos desempregados. Com base nessa informação, a ferramenta dá ao recrutador a possibilidade de ele bancar o valor do transporte de candidatos que sejam de interesse da empresa.

“Pensamos nessa funcionalidade, exatamente para ajudar aqueles que de fato têm interesse, mas não podem ir até o local, e também pensando na empresa que muitas vezes encontra o seu profissional ideal e não quer perder a oportunidade de falar com ele pessoalmente”, relata.

Em resumo, do lado do candidato, o ideal é se justificar sempre. Já do lado recrutador, com certeza, deve-se haver compreensão sobre as dificuldades do profissional.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Pesquisa mostra que 83% dos candidatos não comparecem a entrevistas de emprego agendadas