Home Cultura POP Pets no casamento: tendência aposta em nova face do planejamento familiar

Pets no casamento: tendência aposta em nova face do planejamento familiar

Animais de estimação ganham importância em contexto de menos filhos



Planejamento familiar é uma dinâmica demográfica na qual os casais passam a considerar mais fatores na decisão de ter ou não filhos. As tendências dessa reflexão são menos filhos por família e gravidezes mais tardias.

Diante desse contexto, é cada vez mais comum notar casais criando animais de estimação com mimos e afetos análogos aos cuidados que se teriam com uma criança. Isso não quer dizer que os pets estão substituindo os filhos – mas é fato que, antes da primeira criança, o animal faz o papel de “filho 0” para muitos noivos.  

A importância crescente do pet na vida dos casais reflete diretamente no planejamento das cerimônias de casamento. Camila Chaves, organizadora de eventos relata ser cada vez mais comum que os noivos solicitem a presença do animal na festa matrimonial.

“Os animais parecem ser mesmo parte da família e, em um momento especial como o casamento, ele precisa estar ali”. A especialista relata que uma cerimônia com animais precisa de cuidados e atenções especiais: “Tem que pensar em muita coisa: se algum convidado não gosta de bicho, o que o animal vai fazer na festa, como que vamos cuidar dele depois… Mas, no final, acaba valendo a pena. Aqui na agência temos até um serviço de babá para o pet”. 

A percepção de Camila é atestada por todo o setor de eventos. No começo da década passada, mal se falava na presença de pets em festas de casamento. O pico de buscas deu-se em 2017, atestam relatórios de tendências do Google. Desde então, a procura manteve-se sempre acima do que já esteve antes. “O mercado está mudando, o cliente quer um conceito no produto que está comprando. Precisamos ficar sempre atentas a essas mudanças e a festa com animais é uma nova face disso”, finaliza. 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?
Previous articleEntenda seis mitos e verdades sobre alimentação
Next articleFeira de artigos para casa e decoração volta ao calendário de eventos da capital paulista