Home INOVAÇÃO Por que alguns titãs da tecnologia se uniram para investir em energia...

Por que alguns titãs da tecnologia se uniram para investir em energia limpa?

 

… falta de energia confiável e limpa. A situação de hoje já é quase desesperadora. Um exemplo é o novo super data center russo que deverá funcionar em 2017. Para sustentar os negócios digitais e os próximos anos com crescimento na internet, ele usará energia nuclear para poder funcionar.

CoalizaoTechGraf1
Uso de diversos tipos de energia nos últimos anos

Poderia ser outro tipo de fonte de energia? Aparentemente não. Pelo menos no que há disponível hoje. Em muitas regiões do mundo o uso de fontes como carvão e petróleo ainda domina. Se não forem usadas essas, a opção recai para nuclear ou gás de xisto, que trazem também impactos para o ambiente. Uma pelo risco que tem em caso de vazamentos, outra pela polêmica forma de retirada do subsolo.

Com mais computadores no mundo, sejam na forma de celulares inteligente, tablets ou nos novos dispositivos da Internet das Coisas, o uso de energia que emite carbono para sustentar tudo isso pode ficar inviável. Na situação de hoje, alguns cientistas já indicam que, para a humanidade sobreviver no futuro, seria necessária uma redução de 80% das emissões de CO2.

O grupo de titãs da tecnologia tem dois caminhos hoje para escolher os investimentos. Apoiar novas formas de energia mais limpa ou investir pesado em tecnologias que economizem ao máximo tudo que usamos atualmente. Em ambos os casos, nada parece muito fácil e, na verdade, a coalizão será responsável por um novo “milagre tecnológico” em nossas vidas e das futuras gerações.



 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



1
2
Previous articleO futuro da publicidade digital está no Big Data?
Next articleGartner afirma que mercados emergentes impulsionam vendas globais de smartphones