Business people standing in interview queue

Imprimir o currículo, colocá-lo debaixo do braço e sair à procura de um emprego já é uma tática ultrapassada e a internet ajudou muito nessa busca. Uma das plataformas mais utilizadas no mundo é o LinkedIn, uma rede social que une empregados à empregadores e que atualmente conta com mais de 29 milhões de usuários apenas no Brasil. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O segredo principal da rede é ter um perfil que se destaque e chame a atenção das empresas empregadoras. Pensando nisso, separamos dicas interessantes sobre como enriquecer seu currículo, com a ajuda do Fábio Procópio, líder de comunicação da Eureca. Veja:

Jamais mentir
Alcançar os requisitos de uma oportunidade pode ser uma tarefa árdua e a tentação de exagerar habilidades está sempre presente. Porém, inventar a certificação em um curso ou trocar o “Básico” por “Avançado” na fluência em um segundo idioma, por exemplo, é uma péssima maneira de tentar se destacar.

Seja visto
Em uma era da profusão frenética de selfies, é inadmissível que o perfil do LinkedIn continue sem que o empregador tenha ideia de quem o interessado seja. As empresas não vão contratar por conta do visual, mas uma fotografia apresentável aumenta a credibilidade do candidato.

Não precisa ser uma fotografia de braços cruzados, de terno ou gravata, principalmente se a sua personalidade, expectativas e estilo de vida fogem do tradicionalismo ou sistemas engessados.

Indicações
Tendo como base um perfil bem completo, é primordial acrescentar as suas “skills”, ou seja, as suas aptidões. Além disso, as indicações de terceiros são muito importantes para validar sua maestria. Por isso, indique para ser indicado sempre que possível, a retribuição conta muito neste fator.

Seja acessível
Após a elaboração de um currículo, não faz sentido mantê-lo privado, até por que as empresas dificilmente vão conseguir entrar em contato. Da mesma forma, é crucial manter um engajamento no site,

“Então compartilhe informações, notícias, curta as informações que as pessoas postam e comente. Isso é muito importante porque mostra que você está ali ativo, que você está interessado”, recomenda o especialista.

Visite e seja visitado
O Linkedin também permite que os usuários saibam quem visitou seu perfil e infelizmente, essa opção acaba sendo subestimada. Saber quem visitou o perfil é uma vantagem estratégica e uma chance de conquistar novos contatos. Então se um profissional visualizou o seu perfil, é recomendável retribuir a visita.

Foco
Assim como em qualquer rede social, os excessos também não são bem vistos no LinkedIn. O contato com diversos profissionais pode ser empolgante, porém adicionar pessoas deliberadamente não é uma boa estratégia e o foco é fundamental. O coach salienta que é indispensável usar a rede social de maneira inteligente porque senão, o seu perfil pode se voltar contra você.

Portanto, seu perfil não deve conter fotografias que você postaria no Facebook por exemplo, ou posicionamentos políticos polêmicos e polarizados.

 

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