Cada vez mais pessoas são consumidoras de conteúdo online – seja de empresas ou de pessoas que oferecem informações que fazem a diferença para elas. Segundo dados da Rede Snack, rede brasileira que faz desde a criação até o agenciamento de canais no YouTube, há cerca de 6 milhões de influenciadores digitais no mundo, sendo mais de 300 mil no Brasil. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Tamanho é o poder de um influenciador digital nos dias de hoje que, de acordo com pesquisa realizada este ano, 40% dos entrevistados admitiram já terem levado em conta a opinião dada por um influenciador digital através do Twitter, Instagram ou Youtube antes de realizar uma compra.

O guru do marketing digital e empreendedor Neil Patel – famoso por potencializar os lucros de gigantes como Amazon, Google e GM – explica que é possível traçar estratégias para se destacar perante os demais. “Meu reconhecimento como um dos dez influenciadores digitais mais importantes do mundo se dá por compartilhar meu know how com as outras pessoas. Isso me permite escolher projetos e clientes segundo os desafios que quero seguir, além de me tornar um influenciador para outros influenciadores”, destaca Patel.

Confira seis passos do guru para tornar-se um influenciador digital de sucesso:

Escolha um nicho e comece aos poucos
Foque naquilo que você entende melhor e comece falando sobre esse assunto com seu círculo de contatos. “A estratégia é tornar-se conhecido de forma gradual: comece com seus amigos, depois com os amigos dos seus amigos, avance para seu bairro, sua cidade, e vá ganhando espaço a partir daí. Isso permitirá que você conquiste autoridade aos poucos e não parecerá que está começando do zero, pois haverá outras pessoas para comprovar sua expertise”.

As redes sociais podem ser boas aliadas para quem está começando e deseja atingir um grande número de pessoas. Segundo a pesquisa Digital in 2017: Global Overview feita pelo We Are Social, há 2,7 bilhões de usuários ativos em redes sociais no mundo todo, sendo o Brasil o segundo país que passa mais tempo conectado nas redes, com média diária de 3h43min – atrás apenas das Filipinas, com média de 4h17min.

Priorize canais para compartilhar
Estar presente em todos os canais e compartilhar informações com os mais diversos tipos de públicos nem sempre é a estratégia mais recomendada. “Não é necessário estar ativo em todos os canais, escolher ao menos dois para dar uma atenção especial já trará resultados significativos”, aconselha.

Para o especialista, aproveitar para desenvolver conteúdo via blog e fazer relação com as demais redes sociais utilizadas gerará mais tráfego para elas “Vale a pena investir em vídeos, pois chamam a atenção e é um formato em que é possível transmitir as mensagens de forma mais clara e personalizada”, indica.

Invista em networking
Procure relacionar-se com pessoas do seu meio e estar presente em eventos que reúnam o público que poderá consumir seu conteúdo, assim como em locais onde estão aqueles que se interessam e falam sobre as mesmas coisas que você.

“É preciso ter conexões reais para ser influente. Você não conseguirá conectar-se com todos os seus seguidores, mas estar em eventos que possibilitem ser encontrado criará um envolvimento maior com os que te seguem”, diz o guru. Também é importante estar atento para criar conexões online e se envolver com outros que partilham dos mesmos interesses que você. “Já contratei muitos profissionais que não conhecia pessoalmente, após interagir por e-mails e via Skype, e por possuírem excelentes referências online”, comenta Patel.

Envolva-se com temas atuais
O especialista explica que há dois tipos de conteúdo: o chamado evergreen (criado para permanecer atuais sem tornar-se obsoleto) e os noticiosos. O primeiro é aquele tipo de informação que sempre será relevante, como os conteúdos educacionais, por exemplo.

Já o conteúdo noticioso refere-se aos temas “quentes” que estão sendo comentados no momento. “Busco criar conteúdos que sempre serão úteis e relevantes, mas o que gera mais compartilhamento é falar sobre o que está em alta no momento. Não dá para ficar de fora”, destaca.

Mantenha-se autêntico à sua marca
Algumas marcas investem tanto para fazer bons comerciais que sempre que há o anúncio de um novo comercial a ser divulgado, as pessoas já esperam o mesmo padrão de excelência dos anteriores. “Um influenciador digital é sua própria marca, e precisa estar atento para atuar sempre de acordo com seu perfil, pois seu público espera por autenticidade. Esse é um cuidado importante”, alerta.

Participe. Sempre!
Para o guru, responder às perguntas dos seguidores é fundamental, pois é assim que eles passam a se envolver cada vez mais com o conteúdo do influenciador. “Mostrar que você está atento ao que te escrevem é uma forma de dizer ao seu público que ele é importante para você. Escutar as críticas também é construtivo, pois fará de você um influenciador mais habilidoso”, comenta Patel.

No entanto, para ele, só se deve responder aos famosos ‘haters’ quando a resposta agregar algo importante à imagem da sua marca — evite armadilhas de discussões ou brigas. “Outro ponto importante é estar sempre acessível e não deixar de se mostrar presente, à medida em que se tornar mais influente. É uma regra simples e proporcional: quanto mais acessível você for, mais influente se tornará com seu público”.

 

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