NOVIDADES

Recrutamento & seleção: solução HCM para gestão de pessoas ganha ferramenta de fit cultural

Recrutamento & seleção: solução HCM para gestão de pessoas ganha ferramenta de fit cultural


A experiência pode ser feita em 7 minutos e a devolutiva define as empresas em 8 perfis diferentes
by 16 de setembro de 2020 0 comments

A cultura organizacional tem um impacto direto em alguns dos principais indicadores de sucesso da área de Recursos Humanos, como por exemplo: turnover, satisfação e motivação.

Empresas que conseguem construir culturas fortes e positivas conquistam resultados acima da média do mercado na área de gestão de pessoas. Além de promover ganhos internos, fatores culturais podem se tornar fonte de vantagem competitiva para organizações, impactando diretamente na produtividade e na satisfação dos seus clientes.

Para os colaboradores, entender a cultura da sua empresa também pode auxiliar no protagonismo, na construção de carreira e na satisfação profissional.

Atendendo a esta preocupação, hoje a ferramenta de testes da Mindsight – o Mindmatch – está integrada a solução de gestão de pessoas da Senior, o HCM. Com a novidade é possível fazer todo o processo de recrutamento e seleção no formato digital – desde a atração até a triagem dos candidatos.

A solução oferece teste de fit cultural, para medir a aderência do candidato com a cultura da empresa, e também usa algoritmos de inteligência artificial para prever o match do candidato com a posição, apontando a probabilidade de performance.

“O HCM da Senior é uma solução ampla e robusta que visa atender as várias demandas de transformação dos RHs, contemplando toda a jornada do colaborador. Neste caminho, um dos principais desafios é fornecer dados confiáveis para a tomada de decisão de pessoas. É com este objetivo que passamos a trabalhar de forma integrada com a Mindsight, para democratizar e levar a ciência de dados para a tomada de decisão de gente”, explica Ricardo Kremer, Head de Produto HCM na Senior Sistemas.

Entenda a importância do fit cultural em um teste de 7 minutos
A startup realizou um estudo com 158 empresas, clientes da companhia, e constatou que existem 8 tipos de culturas organizacionais. Com isso a empresa definiu que as organizações podem ser: Pragmática, Colaborativa, Estável, Criativa, Ágil, Executora, Consolidada e Comprometida.

Com esse conhecimento em mãos, as empresas desenvolveram um teste online gratuito para que qualquer profissional do mercado possa conhecer mais da cultura da sua empresa. Este é um primeiro passo importante para o conhecimento da cultura da sua empresa. Faça o teste neste link.

“Queremos ajudar as empresas a entenderem melhor sua cultura organizacional por meio de uma ferramenta desenvolvida com fundamentação científica. Por esta razão nosso teste tem como base duas metodologias, o Organizational Culture Profile (OCP) e o Competing Value Framework (CVF)”, explica Thaylan Toth, CEO da Mindsight.

Tendo utilizado essas duas metodologias para fundamentar o estudo, os oito tipos de cultura foram traçados por diferentes características, entre elas estão foco em metas, segurança, atenção a detalhes, ambiente calmo, informalidade e agilidade.

Na devolutiva do teste é indicado com qual dos 8 tipos de cultura a organização mais se parece. Cada tipo de cultura contém uma imagem correspondente, gráficos, palavras-chave e descrição sobre o funcionamento do ambiente.

Por que investir em tecnologia para gestão de pessoas?
Há diversas vantagens do uso de tecnologias como o HCM para gestão de pessoas, visto que os colaboradores de uma empresa são os principais responsáveis pelo sucesso da organização.

Ele atua dentro do conceito de People Analytics, que tem como objetivo melhorar a qualidade da tomada de decisão sobre a gestão de RH – antecipando tendências e aprimorando estratégias.

Entre os principais benefícios do uso da tecnologia HCM estão: aumento da produtividade dos colaboradores, redução de custos, facilidade para comunicação entre os times, além de trabalhar a questão da experiência positiva do colaborador com a empresa.

Como a análise cultural pode ser estratégica
A preocupação com fit cultural já vem de tempos. Um estudo feito em 2005 por membros da Universidade de Iowa revelou que funcionários mais satisfeitos no trabalho eram mais propensos a permanecer na organização e demonstravam desempenho superior aos menos satisfeitos. Ou seja, sem fit cultural o turnover precoce é uma questão inevitável.

Os benefícios de um recrutamento baseado no fit cultural garantem precisão nas contratações, aumento da produtividade, melhor retenção de talentos e diminuição de turnover.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA


Veja também
Gosta de vinhos? Confira essas dicas de Enoturismo na América do Sul
WhatsApp Web receberá recurso para chamadas de vídeo com até 50 participantes
Ensino universitário e mercado de trabalho: mind the gap

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.