Equipes que atuam nas blitze antiálcool no Rio Grande do Sul agora vão fiscalizar o transporte de passageiros, escolar e os motoristas no trânsito gaúcho. A decisão foi tomada pela direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), durante reunião técnica da Divisão de Fiscalização e Trânsito da Autarquia.

Atualmente, três equipes do Detran-RS integram a Operação Balada Segura, que tem o apoio de outros órgãos como Polícia Militar e Brigada Militar para as abordagens de motoristas para a aplicação de testes de bafômetro.

A meta do Detran-RS ao dar as novas atribuições para as equipes é dobrar, ainda neste ano, o número de abordagens aos veículos. No ano passado, 12 mil motoristas foram parados em fiscalizações de trânsito. Na avaliação do Assessor da Diretoria Institucional, Coronel Marcelo Dornelles dos Santos, a Balada Segura é um projeto que ajudou a reduzir os números de acidentes e mortes no trânsito gaúcho, apesar de outras ações no sejam necessárias para ampliar a segurança dos motoristas. Nos últimos dez anos, a frota gaúcha cresceu, em média, 80%.

O Detran-RS vai focar em dados estatísticos para traçar o mapa de fiscalização e o planejamento de ações educativas e preventivas. “Onde tivermos aumento de indicadores de violência no trânsito, o Detran/RS estará presente para tomar uma medida saneadora”, declarou Dornelles.

A Divisão de Fiscalização do Detran-RS prevê também aumentar o número de equipes, adotar uniformes e ampliar a frota de veículos dentro de seis meses.