Home Cultura Saiba como evitar os lábios secos

Saiba como evitar os lábios secos

Região também precisa de cuidados



Um problema muito comum e que nos afeta, principalmente, nos dias mais frios, é o dos lábios secos ou ressecados. Essa região do corpo humano é uma semimucosa, altamente sensível e que é agredida por diversos fatores tanto externos quanto internos: poluição, baixa umidade do ar, má alimentação, desidratação e muitos outros.

Lábios secos diminuem a capacidade de retenção de água, de agir com uma barreira cutânea e ainda reduz água no estrato córneo. Além de ser muito fina, a pele que reveste os lábios é usada constantemente, para comer, beber, falar, etc. Alguns responsáveis por tornar os lábios secos são:

– Mordiscamento excessivo dos lábios
– Clima seco, frio e ventoso
– Gloss labial com componentes que levam à pele seca
– Banhos muito quentes
– Respirar apenas pela boca
– Alguns dentifrícios como para tratar o tártaro
– Deficiências nutricionais
– Sol muito intenso

Porém, é válido lembrar que com os cuidados corretos, esses problemas podem ser superados e, enfim, obter lábios saudáveis. Muitas pessoas esquecem, mas manter uma rotina de cuidados com os lábios é tão importante quanto manter uma com a pele. Deste modo, deve-se criar hábitos de cuidado e hidratação diários.

Segundo os especialistas das Doctoranytime, além de beber muita água, pode-se contar com alguns auxiliares na hidratação dos lábios:

Protetores labiais
Esses podem ser usados sem restrição desde que não tenham componentes com fragrâncias que podem irritar os lábios. Eles podem ser importantes aliados na manutenção da hidratação dos lábios.

São diversas as bases dos protetores labiais: Karité, manteiga de cacau ou outros compostos de gordura vegetal, e eles são facilmente absorvidos pelo organismo, ajudando a atingir as camadas mais profundas da pele.

Hidratantes Labiais: Em conjunto com os protetores labiais de uso diário, o uso de um bom hidratante labial mais espesso durante a noite também é altamente aconselhável. Como ele é mais espesso, permanece nos lábios por um período considerável e garante que, no outro dia, os lábios estarão visivelmente mais hidratados.

Exfoliação dos labios: Outra medida que pode ser tomada no processo de regeneração e cuidado dos lábios é exfoliar-los suavemente com produtos que não sejam altamente abrasivos e em movimentos circulares. Isso ajudará na remoção de células mortas e abrirá caminho para a regeneração da pele dos lábios.

Beber bastante água: Beber bastante água durante o dia também é importante não só para a saúde geral do corpo e da pele, mas também para manter os lábios e boca hidratados. É recomendado beber pelo menos 2,5 litros de água ao dia. Porém, no inverno é frequente a pouca ingestão de líquidos, o que pode causar lábios secos e rachados e até sangramento nos lábios devido ao alto teor de desidratação.

É importante ressaltar que somente um dermatologista pode examiná-lo e montar uma rotina de cuidados com os lábios de acordo com as suas necessidades e o seu organismo.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas
Previous articleRaffael Martins é o novo gerente de projetos da GMD
Next articleAcademia de natação reduz uso de produtos químicos ao optar por ozônio