Home Imperdível Saiba como planejar uma viagem sem dor de cabeça em 13 passos

Saiba como planejar uma viagem sem dor de cabeça em 13 passos

Se você quer viajar e não sabe como se organizar, o coordenador de Turismo do Sesc Goiás preparou orientações que vão minimizar os riscos.



Ao realizar uma viagem sem planejamento você corre vários riscos. Talvez o dinheiro reservado para a viagem não dê, talvez o clima do lugar escolhido não seja apropriado, talvez o destino escolhido não atenda às necessidades. 

Por isso, um bom planejamento é parte fundamental de uma boa viagem. Para te ajudar a organizar o passeio dos sonhos, o coordenador do Turismo Social do Sesc Goiás, Juliano Barcelos, preparou 13 passos para você se planejar e viajar sem dor de cabeça. 

Passo 1 – Companhia
Com quem você pretende viajar? Vai viajar sozinho, acompanhado? É importante que isso seja definido no início. O companheiro (a) de viagem precisa participar desse planejamento. A viagem tem que ser boa para todos os participantes. 

Passo 2 – Motivação
O que te motiva a viajar? Sua viagem vai atender qual necessidade? Para realizar qual desejo? É a motivação que vai conduzir para a decisão do destino e para o restante do planejamento. 

Passo 3 – Destino
Qual lugar te satisfaz? A praia, o campo, as montanhas? Antes de definir os serviços que você utilizará na sua viagem, defina que tipo de lugar te atende. 

Passo 4 – Época
Em qual época do ano você pretende viajar? É importante alinhar a época certa para o lugar certo. Afinal de contas, quem quer chegar na praia e pegar chuva?

Passo 5 – Recursos Financeiros
Quanto de dinheiro você tem para investir em seu passeio? Alguns gastos são extremamente necessários para que uma viagem ocorra com tranquilidade; outros são, inclusive, obrigatórios, como a hospedagem e o transporte. Outros ainda são tidos como necessários, a exemplo da alimentação. Por fim, existem os gastos desejáveis, que são os passeios, as visitas e tudo aquilo que você deseja fazer, mas que não é obrigatoriamente necessário para que sua viagem aconteça.

Passo 6 – Hospedagem
Decida o tipo de hospedagem. Aqui ainda não é hora de escolher o meio de hospedagem que será utilizado, mas o tipo de hospedagem que você pretende utilizar. Existem várias opções como hotéis, pousadas, hostels, hotéis fazenda, de charme, de campo, de selva, entre outros. 

Passo 7 – Meio de transporte
De que forma você realizará sua viagem? A intenção é ir de avião, ônibus, carro, moto ou outro veículo de transporte? Tenha uma atenção especial à documentação para que sua viagem transcorra de forma tranquila. 

Passo 8 – Organização
Quem irá organizar sua viagem? Você ou uma agência especializada? Se for você, fique atento ao site que disponibilizará o meio de hospedagem que você utilizará, às empresas que disponibilizarão recursos e canais para que você utilize e escolha meios de transporte, seguro viagem, guia de turismo, alimentação e todos os serviços que são necessários para compor seu pacote. 

Agora se você optar pela contratação de uma agência especializada, fique bastante atento às referências dessa empresa para saber se é segura e tem boas avaliações. 

Passo 9 – Conhecendo o destino
Faça uma pesquisa, levante os atrativos, os pontos de interesse turístico, os pontos de visitação e tudo aquilo que o destino escolhido te oferece de opção. Para que o roteiro saia da melhor forma possível é necessário que você saiba o que te espera, não de forma a antecipar todas s surpresas, mas para que você tenha informações suficientes para criar o roteiro ideal.

Passo 10 – Roteiro
Quantos dias você tem disponível para realizar sua viagem? A partir dessa informação, somada àquelas que você já apurou sobre o destino, você vai então montar o cronograma do dia a dia para que a viagem aconteça de forma tranquila e segura, pois ninguém quer fazer uma viagem na correria. Portanto, separe todos os atrativos que você terá condições de visitar para conhecer mais sobre o local, sobre as características da cultura local e as pessoas. 

Previous articleFlashback anos 80: Shopping traz evento ATARI, para relembrar os bons tempos do videogame mais emblemático da história
Next articleFestival João Rock inicia venda do último lote de ingressos
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna