Home Tech Digital Samsung anuncia novo padrão para processadores móveis com Exynos 2100

Samsung anuncia novo padrão para processadores móveis com Exynos 2100

Desempenho poderoso e alta eficiência energética com base em 5nm EUV permite experiências elevadas de multitarefa e jogos

A Samsung anunciou hoje o Exynos 2100 por meio de seu primeiro evento virtual, Exynos On 2021. É o primeiro processador móvel 5G premium da empresa construído no mais avançado processo de 5 nanômetros (nm) com ultravioleta extremo (EUV).

“Nossa equipe Exynos tem o compromisso de criar experiências de computação móvel premium, trazendo inovações para os processadores que estão no centro dos dispositivos inteligentes de hoje”, disse Inyup Kang, presidente de System LSI Business da Samsung Electronics.

“Hoje temos o prazer de apresentar o Exynos 2100, nosso processador móvel mais avançado até o momento. Contando com tecnologias de processamento poderosas e um modem 5G avançado em um processo de 5nm com eficiência de energia, o Exynos 2100 estabelecerá um novo padrão para os dispositivos móveis de amanhã”.

“Na Samsung Electronics, nos dedicamos a fornecer tecnologias e serviços inovadores com nossos dispositivos principais para oferecer a melhor experiência móvel aos nossos clientes”, disse Kyeongjun Kim, vice-presidente executivo e chefe do escritório de P&D móvel da Mobile Communications Business, Samsung Electronics. “Com processamento poderoso, conectividade 5G rápida e aceleração inteligente de IA, o Exynos 2100 oferece o melhor desempenho que atende aos rígidos padrões de qualidade e requisitos para o smartphone de próxima geração”.

“A evolução de tecnologias como 5G, gráficos avançados e aprendizado de máquina têm sido essenciais para permitir novas experiências móveis”, disse Paul Williamson, vice-presidente e gerente geral da linha de negócios de clientes da Arm.



“A Arm e a Samsung colaboraram estreitamente para incorporar a poderosa plataforma gráfica e computacional de próxima geração da Arm, no coração do Samsung Exynos 2100. Como resultado de nossa parceria, somos capazes de maximizar o desempenho e tornar essas experiências uma realidade na próxima geração de dispositivos móveis ao mesmo tempo em que oferece vida útil de bateria excepcional”.

O desempenho de computação e processamento gráfico do chip foi melhorado e refinado para superar as expectativas de desempenho do usuário avançado. Como o primeiro processador móvel 5G integrado da Samsung, o Exynos 2100 é construído em uma avançada tecnologia de processo EUV de 5nm que permite consumo de energia até 20% menor ou desempenho geral 10% maior do que o predecessor de 7nm.

Para maior aprimoramento, o chip oferece melhor utilização da memória cache e um escalonador mais forte. A CPU octa-core vem em uma estrutura tri-cluster aprimorada composta de um único núcleo poderoso Arm® Cortex®-X1 que funciona a até 2,9 GHz, três núcleos Cortex-A78 de alto desempenho e quatro Cortex-A55 de baixo consumo de energia núcleos proporcionando mais de 30% de melhoria no desempenho de vários núcleos do que o antecessor.

O Arm Mali-G78, que suporta as APIs mais recentes, como Vulkan e OpenCL, melhora o desempenho gráfico em mais de 40% para gráficos visualmente impressionantes e perfeitos, permitindo as experiências móveis na tela mais envolventes até agora, incluindo jogos e AR / VR ou MR (realidade mista). O Exynos 2100 também integra tecnologia avançada multi-IP governor (AMIGO), que ignora e otimiza o uso de energia da CPU, GPU e outros processos, permitindo um tempo de uso mais longo, mesmo com atividades intensas na tela.

Com esforços tão abrangentes para aumentar a eficiência energética de seus produtos em tecnologias de software e hardware, a Samsung também continua seu esforço para ajudar a minimizar a pegada de carbono dos dispositivos móveis de amanhã.

Os recursos de Inteligência Artificial (IA) também terão um aumento significativo com o Exynos 2100. O recém-projetado NPU tri-core tem aprimoramentos arquitetônicos, como a minimização de operações desnecessárias para alta utilização eficaz e suporte para mapa de recursos e compressão de peso. O Exynos 2100 pode realizar até 26 trilhões de operações por segundo (TOPS) com mais de duas vezes a eficiência de energia do que a geração anterior.

Com o processamento de IA no dispositivo e suporte para redes neurais avançadas, os usuários poderão desfrutar de recursos mais interativos e inteligentes, bem como desempenho aprimorado de visão computacional em aplicativos como imagens.

O processador de sinal de imagem avançado (ISP) do Exynos 2100 oferece suporte a resoluções de câmera de até 200 megapixels (MP). Ele pode conectar até seis sensores individuais e é capaz de processar quatro simultaneamente para experiências mais ricas com várias câmeras. Com uma multicâmera e processador de quadro (MCFP), o ISP pode combinar feeds de várias câmeras para melhorar o desempenho do zoom, aprimorar a qualidade da imagem para fotos ultrapanorâmicas e muito mais.

Com a aceleração de IA, o ISP oferece um recurso de reconhecimento de conteúdo que reconhece cenas, rostos e objetos de maneira rápida e perfeita e ajusta de maneira ideal as configurações da câmera para capturar a imagem com mais detalhes.

O modem 5G integrado do Exynos 2100 suporta espectros 5G de sub-6 GHz e mmWave de 2G GSM / CDMA, 3G WCDMA e 4G LTE, para uma forte cobertura de rede e confiabilidade. O modem oferece uma velocidade máxima de downlink de até 5,1 gigabits por segundo (Gbps) em sub-6 gigahertz (GHz) e 7,35 Gbps em mmWave, ou até 3,0 Gbps em redes 4G com suporte para modulação de amplitude de quadratura 1024 (QAM).

O Exynos 2100 está atualmente em produção em massa.

Samsung anuncia novo padrão para processadores móveis com Exynos 2100

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Previous articleNVIDIA apresenta GeForce RTX 3060, a próxima geração das GPUs mais populares do mundo
Next articleCES 2021: ASUS Republic of Gamers apresenta novidades em seu evento “ROG for Those Who Dare”