Home Novidades São Paulo recebe campanha de conscientização sobre Tumores Neuroendócrinos

São Paulo recebe campanha de conscientização sobre Tumores Neuroendócrinos

Esforços para difundir a mensagem do Net Cancer Day inclui campanha com Zebras em tamanho real entre a estação de metrô Clinicas e o ICESP

A filial da Ipsen no Brasil anunciou seu apoio ao Dia Mundial do Câncer NET (WNCD), 10 de novembro de 2017. O World NET Cancer Day é uma campanha anual de conscientização coordenada pela International Neuroendocrine Cancer Alliance (INCA) a nível internacional e apoiada por organizações sobre NET…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…(tumores neuroendócrinos) em todo o mundo, incluindo organizações membros do INCA em 17 países. O objetivo é aumentar a conscientização sobre essas doenças raramente detectadas e raras que são tumores neuroendócrinos e alertar o público sobre a necessidade de diagnósticos, informações, cuidados e pesquisas aprimorados.

“O dia mundial de conscientização sobre os tumores neuroendócrinos é um marco importante na atenção à doença e na promoção da informação sobre seu diagnóstico e tratamento. Uma vez que muitos pacientes com NETs levam meses ou mesmo anos para serem diagnosticados, o Net Cancer Day é um evento muito importante para promover e alertar o diagnóstico NET”, explica Dra. Rachel Riechelmann, Oncologista e Diretora do departamento de Oncologia do AC Camargo, em São Paulo e Diretora de Pesquisa do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais.

Tumores Neuroendócrinos: Um câncer raro
Os tumores neuroendócrinos (NET) são uma coleção de tumores raros e de crescimento lento que afetam cerca de 35 pessoas em 100.000 por ano.1 Os tumores derivam de células do sistema endócrino (produtoras de hormônios) ou nervosas que podem ser encontradas em todo o corpo. O maior grupo de NET afeta o trato gastrointestinal e o pâncreas,2 mas também podem ser encontrados em outros locais (como o pulmão).

De acordo com a Dra. Rachel, os sintomas podem não ser específicos dependendo de onde está localizado o tumor. “Um dos tipos mais comuns é a síndrome carcinoide: nesta síndrome, o paciente apresenta diarréia crônica, dor abdominal e rubor facial”, explica ela.

Uma vez que os tumores se originam em diferentes partes do corpo, crescem muito lentamente, às vezes não apresentam sintomas ou apresentam sintomas que podem ser confundidos com outras doenças, o diagnóstico é difícil e, como consequência, os pacientes podem esperar muitos anos por um diagnóstico preciso. Devido a esse atraso, os pacientes podem não receber tratamento adequado por um longo período, o que pode ter um impacto sério em seu conforto, qualidade de vida e, em última análise, prognóstico a longo prazo. 1

“NETs são um grupo de doenças diferentes com comportamentos clínicos variados. Portanto, mais de metade dos pacientes com NET já tem metástase quando são diagnosticados”, diz Dra Rachel.

A Zebra: sinônimo de raridade e, possivelmente, algo induzido ao erro
A zebra tornou-se o símbolo da NET para encorajar os médicos a não apenas pensar em causas comuns quando enfrentam os sintomas da NET, simbolizando o aforismo ensinado aos médicos sobre o diagnóstico errado: ‘quando você ouve os cascos, não pense sempre que é um cavalo, pode ser que seja uma zebra’.

A Zebra em São Paulo
Essa iniciativa está sendo implementada em parceria com Muitos Somos Raros, portal de informações sobre doenças raras. Durante o Net Câncer Day (10/11), pela manhã, dois grandes painéis serão pintados pelo artista Cadu Mendonça, na Avenida Doutor Arnaldo, entre a estação de metrô Clinicas e o ICESP. O tema da pintura será a zebra. A ação visa chamar a atenção e aumentar a conscientização sobre os primeiros sintomas da doença para prevenir o diagnóstico tardio e melhorar ainda mais a qualidade de vida dos pacientes. Qualquer pessoa que visite o site terá informações sobre os principais sintomas e tratamento da doença.

Sandra Gonçalves, diretora médica da Ipsen no Brasil, afirmou: “Este ano, em 10 de novembro, a Ipsen decidiu fazer parte desta iniciativa mundial para conscientizar essa doença relativamente desconhecida e instalar a figura de uma zebra em tamanho real em São Paulo. As pessoas podem tirar “Zelfies” e a publicá-las nas redes sociais para demonstrar apoio à causa, expressar seus talentos artísticos, ajudando a colorir uma parede mundial de zebras e a aprender fatos essenciais sobre essa doença que é pouco diagnosticada, mas debilitante. O objetivo é que o maior número possível de pessoas se envolva nesta campanha, publique Zelfies e marque-as com #zebranoradar. Na Ipsen estamos orgulhosos de que 18 países participem deste evento”.

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
São Paulo recebe campanha de conscientização sobre Tumores Neuroendócrinos

 

Previous articleBariloche oferece momentos inesquecíveis para celebrar a Lua de Mel
Next articleWB Games anuncia o lançamento de LEGO Marvel Super Heroes 2