NOVIDADES

SAP fortalece presença em agronegócio


by 11 de fevereiro de 2015 0 comments

A SAP prossegue ampliando atua√ß√£o na √°rea de agroneg√≥cio. A Multigrain, trading que trabalha com compra e venda de commodities agr√≠colas (soja, milho e algod√£o), finalizou a implanta√ß√£o de um pacote de 12 solu√ß√Ķes da SAP para garantir maior efici√™ncia na gest√£o de seus neg√≥cios.

Entre as tecnologias estão o software SAP ERP para integrar os processos de negócios da empresa, o SAP ACM que realiza a gestão de contratos agrícolas e o SAP JAM, plataforma de colaboração empresarial que permite a comunicação entre a equipe de projeto e os colaboradores da Multigrain.

O objetivo da Multigrain, que atua na produção e exportação de soja, milho e algodão e desde 2011 é controlada pela japonesa Mitsui & Co, é tornar-se uma das maiores exportadoras de grãos no Brasil, triplicando seu volume negociado nos próximos cinco anos. Por isso, o investimento em alta tecnologia.

De acordo com Alexandre Gomiero, PMO e respons√°vel pela implementa√ß√£o do SAP na Multigrain, para atingir as metas estabelecidas no plano de crescimento, foram necess√°rias algumas mudan√ßas nos processos da √°rea de neg√≥cios. ¬ďPor isso, fizemos o investimento em 2013, na aquisi√ß√£o de aplica√ß√Ķes da SAP, marca que √© refer√™ncia mundial nesse setor¬Ē, diz.

Modernização de processos
A empresa pretende ampliar sua atua√ß√£o em toda cadeia produtiva e est√° redesenhando seus processos para modernizar a estrutura de an√°lise estrat√©gica do neg√≥cio. Antes, as an√°lises e controles de contratos eram feitos manualmente por meio de planilhas, quest√£o que gerava grande atraso em nossas negocia√ß√Ķes e limitava a busca por melhores oportunidades de neg√≥cios. ¬ďAgora, esses controles ser√£o automatizados e as informa√ß√Ķes ser√£o mais confi√°veis e exatas para nos ajudar a tomar as melhores decis√Ķes¬Ē, acrescenta Gomiero.

Denominado Projeto Semear, a iniciativa teve in√≠cio em julho de 2013 e abrange toda a cadeia produtiva da Multigrain, desde os produtores at√© √†s √°reas administrativas da empresa. ¬ďEssas solu√ß√Ķes v√£o muito al√©m do nosso tradicional sistema de gest√£o ou ERP. Elas englobam todas as quest√Ķes fiscais, de an√°lise e planejamento de neg√≥cios, log√≠stica, gest√£o de tesouraria e contratos, entre outros pontos¬Ē, diz Renato Ajauskas, diretor de vendas para os Setores de Bens de Consumo e Agroneg√≥cio da SAP Brasil.

A Multigrain, que se prepara para a pr√≥xima safra em janeiro de 2015, come√ßou a usar as solu√ß√Ķes da SAP em outubro do ano passado e acredita que alcan√ßar√° os indicadores previamente estabelecidos. ¬ďCom o sucesso da implanta√ß√£o das novas tecnologias, queremos manter o controle das nossas opera√ß√Ķes e obter maior efici√™ncia operacional em nossas atividades, impulsionados pelas melhorias dos processos que as ferramentas SAP nos proporcionar√£o¬Ē, diz Gomiero.

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.