NOVIDADES

Sawana Carvalho é substituída por Traad, do Detran-PR, na presidência da AND


by 19 de janeiro de 2015 0 comments

A Associação Nacional dos Detrans (AND) está sob nova direção. A ex-diretora do Detran-AC, Sawana Carvalho, passou o posto para o diretor do Detran paranaense, Marcos Traad.

Paraibana, casada e mãe de dois filhos, Sawana ficou à frente  Detran do Acre de 2011 a 2014. Anteriormente, atuou como Diretora de Operações do órgão. Atuou também na Assessoria Jurídica do Ministério Público do Estado do Acre e na Procuradoria Jurídica do Detran. Assumiu em 2013 a direção da AND e, agora, é secretária de Gestão Administrativa do Acre.

À frente do Detran-AC, Sawana acumula como feitos a fiscalização e campanhas educativas de trânsito que, em 2014, contribuíram com a redução de 20% nos acidentes e de 18% de vítimas no trânsito acreano. “O grande desafio agora é mantar a política adotada em prol do trânsito, para que os bons resultados continuem. A fiscalização eletrônica contribuiu muito. Além de dar segurança ao condutor, ela preserva a fluidez do tráfego no horário de pico e protege o pedestre” avalia. “Saio com a missão cumprida. Ajudei e dei o máximo de mim, tanto no Departamento de Trânsito do Estado Acre como na Associação Nacional dos Detrans. Ficarei com saudades. O trânsito é apaixonante”, ressalta.

Funcionário público estadual desde 1984, Traad já foi presidente da Codapar, diretor do Pólo Regional de Pesquisa do Iapar e integrante do grupo de Planejamento do Simepar. Formado em Zootecnia, é mestre e doutor pela Universidade Federal do Paraná e professor universitário pela PUCPR. Foi nomeado diretor do Detran-PR em 2011 e manteve seu posto no novo governo. Anteriormente, Traad foi vice-presidente da AND.

No trabalho à frente do Detran-PR, Traad tem como um dos maiores feitos a modernização dos serviços ao cidadão. O Detran Fácil é um programa que envolve o site, terminais de autoatendimento e TV Digital. O cidadão consegue tirar segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, segunda via do documento do veículo (CRLV), Permissão Internacional para Dirigir, Renovação Automática da CNH, extrato de débitos do automóvel, pontuação da CNH e consultar o envio do licenciamento anual. Em alguns casos, os serviços online já respondem por mais da metade do total de processos, superando a modalidade presencial. Na emissão da Carteira de Habilitação definitiva, por exemplo, o Detran Fácil atendeu 57% do 698.259 documentos emitidos desde 2011.

Prioridade
Traad vai priorizar na AND a representatividade dos associados no âmbito institucional. “Temos que continuar fortalecendo a estrutura organizacional da AND e, para isso, é preciso estreitar relações entre os Estados e ampliar o relacionamento com os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, com os ministérios e com o Congresso Nacional”, disse. “Além disso, é preciso contribuir com os Detrans no encaminhamento de questões relacionadas ao trânsito, no sentido amplo. Também temos a intenção de promover a maior integração da AND, com atividades de educação para o trânsito em todos aspectos”, completa.

A AND existe desde 1988 com a proposta de reunir os Detrans de todo o Brasil para o estudo e solução das questões relevantes relacionadas com o trânsito e sua legislação, bem como desenvolver o intercâmbio entre os Departamentos junto ao Conselho Nacional de Trânsito e órgãos Federais, Estaduais e Municipais.

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.