Home CORPORATE ARTIGO Soluções tecnológicas de segurança residencial Wi-Fi: quais seus benefícios e aplicações?

Soluções tecnológicas de segurança residencial Wi-Fi: quais seus benefícios e aplicações?

Segurança patrimonial é algo que se tornou fundamental nos dias de hoje



Por Paulo Daniel Corrêa *

Segurança patrimonial é algo que se tornou fundamental nos dias de hoje. Por isso, cada vez mais pessoas estão investindo em soluções tecnológicas para deixarem suas casas protegidas. Entre as inúmeras opções disponíveis no mercado, as mais acessíveis são aquelas baseadas em produtos Wi-Fi.

Um sistema de segurança residencial sem fio é uma tecnologia que dispensa grandes intervenções em infraestrutura para instalação e pode ser controlado com comodidade por aplicativos. Além disso, a variedade de produtos e linhas específicas que compõem esses sistemas se adaptam às necessidades de cada espaço.

Segundo a ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança – o setor de segurança eletrônica faturou R$ 9,24 bilhões em 2021 e o mercado manteve o ritmo e cresceu 14%, superando os resultados do ano anterior (13%). Os números refletem o aumento da adesão e vendas de soluções inteligentes durante a pandemia, como as câmeras de segurança residenciais

Sistema de segurança residencial
Algumas soluções tecnológicas têm conexão Wi-Fi, como as câmeras, as fechaduras digitais, os sensores de presença, os alarmes e os videoporteiros, que permitem acompanhar o que acontece na casa de qualquer lugar, por meio de um aplicativo no smartphone. Sendo assim, o usuário fica tranquilo, pois pode proteger seus animais, sua família e seu patrimônio com praticidade, mesmo à distância.

Conhecendo essas vantagens, é importante que, na hora de adquirir os equipamentos o consumidor converse com um técnico para entender quais soluções se adequam às suas necessidades e às especificações de sua casa, e quais produtos podem ser integrados e quais não podem.

Alguns desses equipamentos de segurança wireless costumam ser bem fáceis de usar. Como exemplo temos as câmeras internas, que são simples e de fácil instalação.

Vantagens do sistema de segurança sem fio
Um sistema de segurança residencial Wi-Fi oferece diversas vantagens aos usuários, a começar pela praticidade de monitorar a casa pelo smartphone. Outros benefícios são:

– Facilidade e rapidez na instalação, já que diversos produtos podem ser instalados pelo próprio proprietário.
– Dispensa alterações na infraestrutura da residência, pois os equipamentos não têm fios.
– Autonomia de funcionamento (as baterias de alguns desses produtos duram até 4 horas em caso de falta de energia elétrica).
– Fácil de remover do local onde está instalado, sendo ideal para imóveis alugados.
– Controle e monitoramento de vários dispositivos por aplicativo no smartphone.
– Design projetado para não poluir esteticamente o ambiente.

Controle fácil de entradas e saídas
Um sistema de segurança residencial Wi-Fi é composto por uma série de equipamentos projetados para facilitar a rotina das pessoas. Um deles é o controlador de acesso, que utiliza uma tecnologia fundamental para impedir que pessoas sem autorização acessem a residência, além de ajudar no dia a dia dos moradores, que podem autorizar a entrada de prestadores de serviço ou visitantes, por exemplo, por aplicativo instalado no celular.

Esses produtos podem ser instalados tanto em áreas externas, como portões de entrada ou garagens, quanto internas, como as portas principais do apartamento ou da casa.

Um sistema de segurança pode utilizar, entre outros, os seguintes equipamentos:

Fechaduras digitais: específicas para portas de entradas, possibilitam que o morador acesse a residência por meio de senhas, cartões de aproximação (conhecidos como tags) ou biometria digital, o que dispensa uso de chaves e evita que cópias indevidas sejam feitas. Podem ser integradas a alarmes, sensores de porta e sistemas de travamento automático. Além disso, existem modelos de fechaduras digitais que estão conectados na internet (Wi-Fi através do hub) e que permitem uma gestão dos acessos remotamente, recebendo alertas de abertura, tentativa de acesso, assim como abrir a porta de qualquer lugar.

Videoporteiro: o principal diferencial desse equipamento é permitir que o morador visualize o visitante e converse com ele em tempo real, mesmo quando estiver fora de casa. Basta utilizar um aplicativo no smartphone conectado à internet. A tecnologia utilizada no produto ainda permite que imagens sejam gravadas para visualização posterior.

Verificação de ambientes a qualquer momento
Um sistema de segurança residencial Wi-Fi integra equipamentos como câmeras, que podem ser controladas por aplicativo para smartphones. Isso possibilita que o morador acompanhe a movimentação na sua casa de qualquer local do mundo, como durante uma viagem, por exemplo, precisando apenas de conexão com a internet.

O usuário consegue conferir a casa, observar a movimentação no ambiente e verificar se está tudo em ordem através do smartphone, seja em tempo real, seja por meio da gravação de imagens. Esse recurso é fundamental para casas de praia e sítios que ficam por muito tempo sem receber a visita de seus donos. Também pode ser usado para fazer o acompanhamento de idosos, crianças e até animais de estimação.

Com o aplicativo, o usuário também consegue ouvir o que está acontecendo na sua residência por meio da captação de áudio realizada pelo sistema de som da câmera e pode interagir com pessoas ou animais domésticos presentes no ambiente. Há, ainda, um sistema de notificação automática em casos suspeitos que pode ser ativado por meio do próprio app e que possibilita ao morador receber alertas e avisos no smartphone caso a câmera identifique alguma movimentação fora do padrão.

Soluções complementares
Além das câmeras, fechaduras digitais e videoporteiros, um sistema segurança residencial Wi-Fi também pode ser composto por:

Sensor de movimento: identifica movimentações nos ambientes e emite alertas em casos suspeitos. Com inteligência artificial que evita disparos acidentais, os sensores disponíveis hoje no mercado são muito precisos. Se seu pet ou mesmo uma cortina na sua sala de estar se movimentam, por exemplo, não ocorre disparo do alarme.

Sensor de abertura magnético: protege portas e janelas, monitorando sua abertura e fechamento, além de identificar intrusões.

Sirene: item fundamental para disparos de sons de alta potência quando outros equipamentos identificam movimentações suspeitas no ambiente. Com alcance de 600 m, pode ser ouvida por qualquer pessoa que esteja dentro desse raio de distância.

Controle remoto: item importante para ativar e desativar a comunicação com a central de alarmes, principalmente nos casos de alertas falsos.

Um sistema de segurança residencial Wi-Fi é essencial para manter as residências mais protegidas. Com a tecnologia que utilizam hoje, é possível ter uma solução inteligente e acessível, que traz benefícios valiosos ao cotidiano como poder viajar nas férias sem se preocupar com a residência, já que ela está sendo monitorada de maneira eficiente. Tudo isso sem contar que a casa pode ser equipada aos poucos, conforme o orçamento e a necessidade. É a tecnologia sendo utilizada a nosso favor para nos proporcionar um lar mais inteligente, melhor e mais seguro.

* Paulo Daniel Corrêa é diretor da unidade de controle de acesso da Intelbras

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas
Previous articleConsultoria usa graffiti para incentivar criatividade dos profissionais
Next articleCom chancela do CFF, instituto oferece curso de ozonioterapia