Home Cultura POP Tentativas de phishing aumentam antes da Black Friday na América Latina

Tentativas de phishing aumentam antes da Black Friday na América Latina

Os pesquisadores de segurança da Kaspersky observaram um crescimento de 9% nas atividades fraudulentas no período que antecede a Black Friday.

No período de 29/10 a 18/11, a empresa detectou 196 ataques de phishing por minuto na América Latina – esta é a tática mais usada para roubar credenciais (logins e senhas) e clonar cartões de crédito das vítimas para acessar serviços online, como sites e-commerce.

As promoções para a Black Friday costumam começar algumas semanas antes, porém, o ano de 2020 está sendo único em diversos aspectos. Devido aos impactos da pandemia no varejo, muitas lojas expandiram as ofertas durante o mês de novembro.

Tal atividade poderia aumentar o interesse dos cibercriminosos, mas não é isso que os especialistas de segurança da Kaspersky identificaram ao analisar as detecções de phishing na região. De acordo com Fabio Assolini, analista sênior do time de investigação e análise (GReAT – sigla em inglês), foram bloqueadas 5.936.074 tentativas de acesso a sites de phishing na América Latina no período de 29/10 a 18/11 deste ano – uma média de 196 detecções por minuto. Em 2019, este número foi de 5.464.524 no mesmo período, o que representa um aumento de 9% na comparação ano-a-ano.

“A Black Friday é uma data muito especial. Já é tradição em muitos países latinos e não surpreende ver um crescimento nos ataques. Mas é curioso ver que existe uma tendência de leve queda nas atividades maliciosas e isso indica que os cibercriminosos não estão focando nessa fraude neste ano. Revisando as detecções por país na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, verificamos um grande crescimento das atividades na Argentina (25%), porém, nos demais países, houve queda (-%40/BR, -22%/Chi, -52%/Col, -37%/Mex e -43%/Per). Acredito que este contexto esteja ligado aos impactos da pandemia nos países e em como o cibercrime reagiu frente a este cenário, priorizando os ataques contra empresas ou focando a fraude nos beneficiários dos auxílios emergenciais devido à pandemia”, conclui Assolini.



Para garantir uma experiência de compra segura, o especialista da Kaspersky recomenda:

– Verificar o endereço (URL) antes de clicar no link – às vezes ele pode ser diferente daquele que está visível. Em caso afirmativo, acesse a página da oferta da loja digitando diretamente o endereço correto.

– Fazer compras nas lojas oficiais – Caso haja dúvida sobre a reputação da loja, faça uma busca nos serviços de reclamação.

– Contar com uma solução de segurança com tecnologias anti-phishing, como Kaspersky Security Cloud , que notificará se você estiver tentando visitar uma página fraudulenta.

– Usar senhas únicas para cada site ou serviço – Caso você use apenas uma senha, se ela for roubada, todos os serviços estarão comprometidos. Para criar e memorizar senhas fortes, use um gerenciador.

Tentativas de phishing aumentam antes da Black Friday na América Latina

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Previous articleBlack Friday: TVs e notebooks figuram entre os mais procurados pelo público, aponta pesquisa
Next articleLifelong learning: a habilidade de aprender vai formar os profissionais do futuro