Home Novidades Terapias alternativas: principais tipos e benefícios

Terapias alternativas: principais tipos e benefícios

Quer saber mais sobre quais são as terapias alternativas? Confira as principais práticas que atuam na melhora da saúde e bem-estar geral. Imagens: Pexels



Procurando entender mais sobre as terapias alternativas? Saiba que são práticas que podem auxiliar no tratamento da depressão e hipertensão, por exemplo. Ou ainda, melhorar o fluxo de energia pelo corpo, além de ajudar em questões emocionais e físicas.

Vem ganhando muita popularidade, principalmente pelos diversos benefícios, que são relatados pelos seus praticantes, inclusive há estudos de alguns tratamentos, como a acupuntura, que sugerem promover melhoras no bem-estar e na qualidade de vida. Gostou da ideia? Continue a leitura!

5 Tipos de terapias alternativas e seus benefícios
As terapias alternativas são qualquer prática que não são consideradas parte da medicina tradicional. Muitas delas são milenares, originárias de países orientais. Porém com sua popularidade, ganhou muitos adeptos e estudos foram realizados para demonstrar suas vantagens.

No Brasil, são utilizadas pelos profissionais como tratamentos complementares, em conjunto com a medicina tradicional. Tanto, que o Ministério da Saúde usa a nomenclatura de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e dispõe diversas práticas institucionalizadas. Além disso, são disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente.



Para te ajudar, selecionamos as principais terapias alternativas para você conhecer os seus benefícios e como funcionam. Veja:

Terapias alternativas: principais tipos e benefícios

Acupuntura
Uma das práticas mais conhecidas no mundo que integra a medicina tradicional chinesa. É uma técnica milenar que cuida de diversas partes do corpo e da saúde mental. A técnica pode fortalecer a imunidade e auxiliar em diversos problemas como: gastrointestinais, ortopédicos, neurológicos, entre outros.

Baseia-se na aplicação de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes. É realizado em pontos estratégicos do corpo e sua inserção na pele é feita em diferentes profundidades. Pode auxiliar no tratamento da depressão e transtorno de ansiedade, além de aliviar o estresse, promovendo o bem-estar emocional.

A técnica precisa ser realizada por um profissional especializado em conjunto com um médico, e pode variar de acordo com a doença ou problema de saúde. As agulhas são extremamente finas, estéreis e descartáveis, com larguras e comprimentos variados. Diferentes tipos de agulhas para acupuntura são utilizadas pelos profissionais nas sessões, como as agulhas auriculares, faciais, intradérmicas e sistêmicas.

Essa prática não tem a necessidade de anestesia e não costuma ficar dolorido o local de aplicação. A duração gira em média de 20 a 40 minutos. Deve ser realizada em clínicas certificadas que seguem as normas da ANVISA.

Aromaterapia
É uma terapia que utiliza o aroma natural de óleos essenciais para estimular várias partes do cérebro. São extraídas de plantas aromáticas e outros compostos vegetais, que podem promover o bem-estar, melhorar a imunidade e ajudar a aliviar a ansiedade e a depressão, entre outros benefícios.

A prática é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é recomendado utilizá-la como recurso terapêutico complementar de saúde. Geralmente, os principais métodos consistem na inalação desses óleos essenciais, mas também pode ser realizada por meio de banhos aromáticos ou aplicação tópica. Sendo fundamental a orientação por um profissional especializado na técnica para a prática correta.

Cada óleo essencial pode conter ações diferentes, por exemplo, alguns são calmantes e outros podem estimular o cognitivo. As opções mais comuns são: alecrim, lavanda, canela, limão, bergamota, entre outras. É importante optar pelas melhores marcas de óleos essenciais, além de escolher por opções que sejam puras e livres de conservantes ou substâncias que prejudicam a saúde.

Fitoterapia
Consiste na utilização de plantas medicinais in natura ou em formas de medicamentos para tratamento e prevenção de diversas doenças. Possuem comprovação científica e devem ser prescritos por profissional especializado na área, como médicos e nutricionistas.

Podem ser utilizados em tratamentos de estresse, para fortalecer a imunidade e contribuir para o bem-estar. Também podem possuir ações anti-inflamatórias, atuar na circulação, articulação, diabetes, concentração, memória, entre outros. As ações são variáveis conforme a planta medicinal, sendo indicadas para determinados tratamentos de doenças ou para fortalecer a saúde.

Homeopatia
É uma especialidade médica e farmacêutica que aplica uma dose mínima de medicamento homeopático no paciente para estimular a reação orgânica. Deve ser considerado o histórico do paciente e ter cuidado com a quantidade para evitar a intoxicação. É uma terapia alternativa que trabalha o equilíbrio energético e o interior do indivíduo, sendo necessário ser realizado o tratamento por um profissional especializado na área.

Meditação
É uma prática que consiste em focar no interior do indivíduo. Ajuda a alcançar tranquilidade e concentração, e ainda ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade. Isso se deve ao fato de atuar na desaceleração de pensamentos e redução de emoções ruins ou negativas. As técnicas visam conquistar um estado de clareza mental e emocional.

Há diferentes tipos de meditação, sendo recomendável conhecer todos para verificar qual é a técnica que você se adapta melhor. Para tanto, o indivíduo pode utilizar meditações guiadas para aprender a prática e com o tempo conquistar ótimos resultados.

Essas são as principais terapias alternativas para conquistar mais bem-estar e saúde. Todas possuem indicações e devem ser realizadas como complementos a tratamentos de saúde. Qual delas você mais gostou? Conte nos comentários. E não deixe de compartilhar com seus amigos para que todos possam usufruir de suas vantagens e poder viver melhor!

Previous articleEstudo revela os principais caminhos para que uma empresa familiar tenha sucesso
Next articleNovo Smart Monitor M5 de 27 polegadas da Samsung chega ao Brasil
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.