Quando pensamos em jogos de console, lembramos na hora dos dois maiores videogames da atualidade, o PS4 e o Xbox One, conectados a uma TV de tela grande. Porém, quando os jogadores de console – ou mesmo de PC – altamente competitivos desejam a melhor reprodução de cores e controle completo sobre a reprodução da imagem, percebemos que as TVs ainda não são capazes de alcançar o mesmo desempenho. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Nós testamos nas últimas semanas o Monitor BenQ ZOWIE RL2460 e ficamos surpreendidos, pois esse monitor é capaz de atender até os jogadores mais exigentes!

[TESTE] Monitor BenQ ZOWIE RL2460
Caixa

Ao abrir a caixa do monitor, vemos um kit completo, que inclui uma base de suporte pesada e resistente, uma caixa de acessórios incluindo cabo de alimentação, cabo VGA e cabo HDMI, manual do usuário e CD de drivers e, claro, o próprio monitor.

Especificações
O RL2460 usa um painel TN de 24 polegadas com tecnologia LED. Sua resolução nativa é de Full HD (1920 x 1080 pixels), e a taxa de atualização é de 60Hz, o que é suficiente para jogadores de console, mas pode não ser suficiente para atender jogadores de PC mais hardcore. Sua quantidade de conexões está acima da média, e vemos uma em especial (HDMI OUT) que explicarei abaixo.

[TESTE] Monitor BenQ ZOWIE RL2460
Conexões (e uma HDMI diferente…)

O tempo de resposta é de apenas 1ms (ao ativar AMA – Advanced Motion Accelerator), tecnologia de contraste dinâmico de 12.000.000:1 e compatibilidade de montagem VESA o tornam uma boa combinação para o que muitos jogadores estarão procurando. Além disso, a lista de tecnologias para melhoria da qualidade da imagem é muito acima da média, como o Black eQualizer, Low Blue Light e a interessante configuração de combate Head-to-Head (falarei mais sobre isso daqui a pouco). O painel possui acabamento fosco, para minimizar o brilho e reflexos e funciona muito bem.

Design
Com acabamento fosco caprichado – para evitar qualquer tipo de reflexo e interferências – e grandes bordas, o RL2460 é bem robusto, passando a sensação de um produto resistente (o que ele realmente é). Porém, se a intenção é utilizar mais de uma unidade simultânea, como uma tela dupla ou mesmo tripla para jogos de PC, as telas não ficarão tão “coladas”. Mas isso não é efetivamente um problema.

A qualidade do projeto e da construção é impecável, como esperamos de um produto da BenQ Zowie. Sua base é razoavelmente pesada, o que significa excelente estabilidade, e o suporte tem todas as opções de ajuste, como inclinação (-5 graus até 15 graus), altura (até 110mm de regulagem) e rotação (para deixar na horizontal ou vertical, como um porta retrato). O RL2460 também possui um sistema de escala de precisão em sua haste, o que é uma maneira elegante de dizer que há entalhes de alinhamento no suporte, tornando-o muito simples para replicar perfeitamente a sua configuração desejada em qualquer lugar, uma característica fantástica que deveria ser um padrão em todos os monitores.

[TESTE] Monitor BenQ ZOWIE RL2460
Monitor

Exibição na tela (OSD)
Ao comparar com os controles padrão dos monitores (brilho, contraste e cores), o RL2460 oferece alguns recursos avançados para jogadores, incluindo Smart Scaling (para manter a fidelidade em da imagem em qualquer resolução), Black eQualizer (um equalizador para cores escuras) e AMA. A configuração Low Blue Light (para reduzir a fadiga ocular) é uma inclusão muito bem-vinda para aqueles que ficam muitas horas à frente do monitor.

[TESTE] Monitor BenQ ZOWIE RL2460

Os botões laterais OSD são de acesso fácil e bem definidos para simplificar o uso com um bom feedback tátil, garantindo que a navegação seja simples e direta.

Performance
O RL2460 possui vários modos de imagem, incluindo filmes, fotos, sRGB, Eco, RTS 1, RTS 2,  Fighting, FPS e três perfis “Gamer” para personalizar como quiser. É interessante a inclusão do perfil Fighting, que aumenta o nível de azul exibido na tela.

O usuário também terá acesso ao contraste dinâmico, saturação, nitidez, bem como configurações RGB individuais para adaptar a imagem como desejar. Em nossos testes, o modo de imagem com o melhor equilíbrio de cores foi o padrão (ele vem bem configurado de fábrica), e como praticamente todos os aspectos da imagem estão disponíveis para ajustar, será fácil calibrar o monitor de acordo com as suas preferências.

Uma característica adicional é a inclusão de alto-falantes duplos de 2W incorporados na parte traseira do próprio monitor. São ideais para aqueles que precisam de uma solução de áudio embutida.

Saída HDMI (Configuração de Combate Head-to-Head)
Uma das características mais exclusivas oferecidas pelo RL2460 é a adição de uma saída HDMI, o conector HDMI OUT. Isso foi projetado para duplicar a imagem no monitor de origem para qualquer outra tela que você desejar com uma entrada HDMI e com ZERO ATRASO. Testei com um monitor da LG e a olho nu não consegui detectar problemas de latência ou atraso de entrada: a imagem foi espelhada de maneira perfeita!

[TESTE] Monitor BenQ ZOWIE RL2460
Espelhamento da imagem

Outro ponto positivo sobre esta saída HDMI é a sua capacidade de ser usada com equipamentos de captura externos, podendo ser utilizado diretamente no monitor duplicado sem se preocupar em causar latência ou lag durante seus jogos.

No geral, o RL2460 é um excelente monitor, versátil e de alta qualidade, com características que vão agradar especialmente jogadores de console que podem se aproveitar de algumas vantagens especialmente em jogos de luta. A adição de uma saída HDMI é fantástica se você realmente gosta de um desafio de combate head-to-head. Os entusiastas de PC podem reclamar da limitação da taxa de atualização em 60Hz, mas mesmo assim é um monitor capaz de exibir ótimas imagens, com excelente ergonomia e muitas possibilidades de personalização.

O modelo já pode ser encontrado no mercado com preços na faixa de R$ 1.300,00, o que é um preço excelente para um produto desse nível.

 

[/read]

 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
[TESTE] Monitor BenQ ZOWIE RL2460