NOVIDADES

[TESTE] Robô aspirador Midea VRB81B

[TESTE] Robô aspirador Midea VRB81B

by 23 de outubro de 2020 0 comments

Com a pandemia, a maioria das pessoas têm trabalhando de casa, e com isso as tarefas domésticas passaram a chamar mais a atenção. Cuidar da roupa, da louça e da limpeza da casa. Varrer, passar aspirador, passar um pano úmido… Trabalhos que tomam certo tempo.

Ainda não estamos “no futuro” mostrado em filmes e desenhos das décadas de 80 e 90, em que tudo se limpa e organiza sozinho, porém estamos no caminho e já temos dispositivos que resolvem muitos dos trabalhos domésticos! Um deles que está fazendo muito sucesso é o robô-aspirador.

Eu recebi o modelo Midea VRB81B para testes e já adianto, ele é bem completo, pois aspira, passa pano úmido e tem um recurso que só vemos em modelos “de categoria superior” (ou seja, mais caros): ele retorna para a base carregadora sozinho!

Vou contar para vocês em detalhes como o robozinho funciona, mas já posso adiantar que a experiência foi ótima!

O que vem na caixa
O produto chegou bem embalado, e na caixa temos:

– O robô-aspirador;
– A base carregadora com fonte para ligar na tomada;
– Reservatório para água e colocação do pano para limpeza (vem dois panos);
– Um par de escovas giratórias sobressalentes;
– Um filtro HEPA extra;
– Controle remoto;
– Uma escova para limpeza;
– Manual do produto

Montagem
Muito simples, o aspirador já vem praticamente pronto para uso, com escovas e filtros pré-instalados. Basta tirar equipamento do plástico e colocar a fonte na tomada, conectar na base e posicionar a “Rosie” (apelido carinhosamente dado pelo meu filho ao robô, em homenagem aos Jetsons) na posição em que faça contato com a base.

Quem lembra dos Jetsons?

A carga completa da bateria levou cerca de 2h e enquanto carrega, uma luz vermelha fica piscando na parte de cima, indicando o carregamento. Quando completo ela para de piscar, a luz muda para a cor azul e é sinalizado por cinco BIPs sequenciais.

Bateria totalmente carregada

A autonomia de uso indicada pelo fabricante é de cerca de 1h20 (que foi confirmada nos testes).

A “Rosie”
Com dimensões de cerca de 40cm de diâmetro, 8cm de altura e pouco mais de 4kg, robô da Midea tem tamanho bom para realizar a faxina em casa. Com duas escovas giratórias e bom poder se sucção, consegue se locomover por baixo de móveis com facilidade, e em sua parte frontal existe um amortecedor de impactos que, ao bater nos móveis, faz com que ela não danifique nada (nem ela) e desvie seu caminho. A Rosie é capaz de identificar – além de obstáculos – desníveis, por meio de um conjunto de sensores espalhados nela. Então caso você more em uma casa com escadas (meu caso), pode ficar tranquilo pois ela não sofrerá quedas.

Não se preocupe, ela não cai

Reservatório de poeira
Ao levantar a tampa da Rosie, vemos o reservatório de poeira. Ele dispõe de capacidade de cerca de 0,30 litros e conta com dois sistemas de filtragem, um filtro maior para poeira grossa e um ótimo filtro HEPA. Esse filtro garante melhor capacidade de retenção de partículas finas de poeira, sendo especialmente importante para pessoas alérgicas. Boa notícia, ambos os filtros são removíveis e laváveis, e são fáceis de encontrar no varejo quando for necessário substituí-los.

Reservatório pequeno, mas com dois filtros bons

Senti falta de um sensor indicando que o reservatório de poeira está cheio, mas isso não prejudica o trabalho.

Reservatório para água
A Rosie possui um reservatório inferior de água (capacidade de 0,3 litros) que pode ser removido.

Como ela é por baixo

Esse acessório é utilizado para molhar um pano acoplado na parte inferior do robô aspirador, passando pano úmido no mesmo momento em que aspira a sujeira.

Reservatório para água, que mantém o pano úmido durante o uso

Ou seja, o resultado final da limpeza acaba sendo “aprimorado”, principalmente quando o robô é utilizado em superfícies duras (porcelanato, piso laminado, entre outros).

Com o pano logo após o uso

Modos de limpeza
Os modos de limpeza (ou de funcionamento) disponíveis na Rosie são muito satisfatórios e não fogem do padrão da grande maioria dos modelos, que são: Autolimpeza, Limpeza especial (em espiral), Limpeza aleatória, Limpeza de Bordas e Cantos e Limpeza em Zigue-Zague.

Modos de limpeza

Todos os modos – além do modo manual – podem ser escolhidos por meio do controle remoto, presente com o produto. É possível “pilotar” o aspirador por meio das setas direcionais presentes no controle.

Controle remoto

Em uso
O poder de sucção e qualidade da limpeza são muito bons para pisos duros e tapetes. Apesar de possuir alguma limitação para encarar degraus maiores e mudanças de nível, a Rosie consegue passar por obstáculos e obter bom nível de remoção de todo tipo de sujeira, inclusive pelos de animais.

Já em tapetes e carpetes suas escovas motorizadas têm bom desempenho, e a remoção de sujeiras neste tipo de superfície é bastante eficiente.

Praticidade
Um recurso presente no aspirador que é um diferencial aos modelos básicos no mercado é a sua capacidade de retornar para a base carregadora quando a bateria estiver fraca. Isso facilita muito o trabalho, pois você pode ativar o robô e sair para um compromisso, e ao retornar o ambiente estará limpo e a Rosie pronta para trabalhar novamente.

A Rosie volta sozinha pra base!

Senti falta da possibilidade de se agendar o trabalho do aspirador e utilizar o celular como controle remoto, recurso presente em modelos mais sofisticados, mas isso tornaria o produto muito mais caro.

Nível de ruído
Com um nível de ruído de cerca de 50 dB, a Rosie é bastante silenciosa durante sua operação (sensivelmente mais silenciosa que um aspirador de pó convencional)

Veredito
A Midea tem um conjunto bem equilibrado em seu aspirador robô. A Rosie pode pecar por não possuir algumas funcionalidades mais complexas (como o agendamento para liga-la em dias da semana específicos). Porém, ela se sobressai por possuir desempenho na limpeza bastante satisfatório em todos os pisos, bem como bateria de longa duração. Sua capacidade de passar pano úmido também é um recurso muito útil e interessante.

Mesmo sendo relativamente “simples”, seu custo-benefício é bastante alto e ela recebe nosso selo de PRODUTO RECOMENDADO!

Promoção para compra
Atenção pessoal: A Midea está dando um cupom-desconto especial para quem leu a matéria aqui no Vida Moderna quiser adquirir uma Rosie!

No site da Midea, insira o cupom aspiradormidea quando for efetuar a compra, e receba 12% de desconto em qualquer aspirador do site + frete grátis para todo o Brasil (exceto região Norte). Ah, o cupom é válido até 31/12, e não vale para os modelos PETIT, VENTUS e AUSTER.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.