Home NOTÍCIAS Twitter tenta novo fôlego com 280 caracteres

Twitter tenta novo fôlego com 280 caracteres

A rede social Twitter anunciou no final da tarde desta terça-feira, 26 de setembro, que mudará seu clássico formato de 140 caracteres para 280 caracteres nos posts. Por enquanto, somente um pequeno grupo de usuários terá a novidade, que será avaliada posteriormente.

A empresa justificou o teste para a mudança como uma oportunidade para as pessoas se expressarem melhor. “É doloroso esconder os pensamentos em 140 caracteres”, escreveu a engenheira sênior de Software do Twitter, Ikuhiro Ihara, ao anunciar a novidade, em um texto conjunto com a gerente de produto, Aliza Rosen, no blog da empresa.

Ambas justificaram a alteração para 280 caracteres com exemplos em seus dois idiomas nativos. “Quando se escreve em inglês, é preciso que editar o  Tweet para menos caracteres, só aí ele se encaixa. Às vezes, é preciso remover uma palavra que transmita um significado ou emoção importante, ou não enviar o Tweet. Mas quando se escreve em japonês, não há esse problema. O pensamento é compartilhando e ainda tem espaço de sobra. Isso ocorre porque em idiomas como japonês, coreano e chinês, você pode transmitir sobre o dobro da quantidade de informações em um símbolo, diferentemente de outras línguas, como inglês, espanhol, português ou francês.”

Twitter tenta novo fôlego com 280 caracteres

O CEO, Jack Dorsey, usou seu perfil particular na rede para explicar as motivações que culminaram na alteração. “Esta é uma pequena mudança, mas um grande movimento para nós. Os 140 caracteres eram uma escolha arbitrária baseada no limite de SMS, de 160 caracteres”. Ele garantiu que isso não corromperá a essência do Twitter, que é trazer informações sem enrolações. “estou orgulhoso de como a equipe tem pensado em resolver um problema real que as pessoas têm ao tentar twittar, ao mesmo tempo que conseguiram manter a nossa brevidade, velocidade e essência! ”



Mais usuários
O movimento do Twitter tem claro objetivo de conseguir maior tráfego e usuários novos. A rede em si não aceitava mais do que 140 caracteres, mas alguns apps (third party clients) permitiam isso. Embora muitos usuários sejam concisos nas postagens, o limite de 140 atrapalhava em vários momentos. Não por acaso, a empresa havia mudado o modo como o sistema entende os caracteres. Links, fotos e nomes de outros usuários (as arrobas) não contavam mais no tamanho total do texto.

O Twitter vem enfrentando uma dificuldade para crescer de forma exponencial. O número de usuários estagnou por volta de 320 milhões e, quando cresce, é algo muito irrisório. A empresa depende desse aumento para ter mais lucratividade com anúncios. A mudança pretende atrair os usuários de clients de terceiros e pessoas que não conseguiam se comunicar em 140 caracteres.

Na rede, os atuais twitteiros brincaram muito com a novidade (algo que parece histórico também no Twitter, o senso de humor mesmo nas piores situações).

https://twitter.com/PatriciaLovatto/status/912949655146827777

 

 

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Previous articleASUS inaugurará Pop-Up Store em São Paulo
Next articleIntel mostra processador que pensa sozinho