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Vai começar a guerra de preços em cloud?

Para incentivar a adoção das soluções em cloud computing (computação na nuvem), a Oracle anunciou um programa de incentivo que inclui modelos financeiros flexíveis, processos de implantação mais rápidos e um pacote de serviços de integração direta. O Customer 2 Cloud tem um objetivo claro propagandeado pela gigante de TI, que é ajudar seus atuais e novos clientes a entrarem nesse mundo. Mas a ação pode ter outro significado. Hoje não existe uma empresa que seja sinônimo de cloud e a Oracle pretende ser identificada como tal.

O movimento agressivo da fornecedora ficou claro quando, em 22 de junho, a Oracle anunciou que oferecerá novos serviços em cloud por uma ninharia se comparado com concorrentes. A empresa anunciou mundialmente 24 novos serviços, com destaque para o Archive Storage, que foi lançado por um décimo do preço praticado pelo Amazon Glacier. A Amazon já praticava preços que eram menos da metade de outras gigantes de TI.

O sinal de briga por preços fez a a consultoria de mercado Goldman Sachs soltar nota com o título “A batalha de titãs está só começando”, comentando o atual cenário de cloud.Nos últimos meses, outras players munciais já haviam dado sinal que queriam reforçar as posições nuvem. A Cisco comprara a Piston para ampliar sua oferta e a IBM fez um festejado acordo com a BOX.

Todas parecem visualizar uma vaga aberta no mercado. Atualmente não existe uma marca que seja sinônimo de cloud computing como um todo. Os fornecedores estão divididos em vários níveis e ofertam soluções para infraestrutura (IaaS), plataforma (PaaS) e software (SaaS) como serviço. O próprio marketing em cima disso tem sido mais ao estilo da TI antiga do que numa linguagem fácil e popular como exige a customerização da tecnologia atual.

Fragmentação
Amazon, seguida do Azure da Microsoft e IBM são as principais fornecedoras de cloud, de acordo com dados do FoxBusiness.com. EMC, SalesForce, SAP, Cisco e dezenas de operadoras de telefonia e datacenters também estão nesse mercado. Ser símbolo de cloud parece ser o alvo da Oracle. Mas ela iniciou uma briga com outros gigantes e isso deve baixar os preços e aumentar o interesse por cloud. Nessa onda, empresas usuárias precisarão de mais informações e dicas de como escolher o parceiro.



 

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