Ter piscina, jardim e churrasqueira em casa é uma delícia para aproveitar com a família, mas também exige tempo para realizar a limpeza e deixar tudo organizado. Mesmo que cada um tenha sua própria rotina e preferência no momento da organização, a água está sempre presente nesse processo. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Amanhã, no dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. E, desde que esse dia foi instituído, em 1992 pela ONU, debates foram gerados de como o consumo de água poderia ser reduzido na vida das pessoas e como cada um pode ajudar a economizar e ter um consumo mais consciente – até mesmo em pequenas tarefas diárias.

Segundo o SNIS, Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico do Ministério das Cidade, o consumo médio do brasileiro por dia é de 166,3 litros por pessoa. Essa quantidade pode ser diminuída em ações que, muitas vezes, acabam gastando uma grande quantidade de água, como limpar a churrasqueira, cuidar do jardim, lavar o carro e o piso perfeitamente ou cuidar da piscina.

Confira abaixo, com informações bem bacanas da Eletrolux, 7 dicas para economizar água durante essas tarefas de maneira sustentável todos os meses:

Limpando a churrasqueira
E quem é que não gosta de um bom churrasco ainda mais na companhia dos amigos e da família? Carne, legumes, queijo coalho, todos os tipos de alimento são aquecidos na grelha e agradam os convidados. Quando todos vão embora, a sujeira fica. Antes de pegar a esponja e colocar a grelha de molho, existe um outro jeito de limpá-la.

Sabe aquele pão francês que está há tempos na cozinha prestes a ser jogado fora? Ele será seu melhor amigo nessa hora da limpeza. Tire a grelha fria da churrasqueira e esfregue o pão em toda a sua superfície. Ela ficará limpinha sem precisar de água.

Cuidando do jardim e das plantas
Não há nada tão belo quanto um jardim repleto de flores coloridas, grama verdinha e árvores grandes e bonitas. Ao invés de usar a mangueira tradicional para regar as plantas, optar por um regador comum e, de preferência, utilizar água armazenada de chuva.

Além disso, antes de molhar a terra é importante ver se ela já não está úmida e, se estiver, não precisa ser regada naquele momento. O horário em que a irrigação é feita também é outro ponto de atenção. Se o jardim for regado em momento de muito sol, a terra seca mais rápido; de manhã bem cedo ou ao anoitecer são os melhores horários de molhar o jardim.

Ao usar o bico da mangueira em forma de ducha da lavadora de alta pressão, o resultado será ainda melhor, além de economizar água.

Economia e cuidado com o veículo
Um dos benefícios de quem mora em casa é ter um espaço maior para poder lavar o seu próprio carro. Tirar uma manhã de sábado e chamar a família para ajudar transforma essa tarefa em um programa divertido para o final de semana.

Para evitar usar a mangueira nessa prática, Lavadoras de Alta Pressão são boas pedidas. Além de consumir muito menos água que uma mangueira comum, elas possuem escovas rotatórias, que ajudam especificamente na lavagem do carro.

Para a remoção da sujeira pesada
Quando estamos em um ambiente externo, a sensação é de que se pode utilizar muita água para limpar o piso. É importante lembrar que mesmo estando no quintal, a água também deve ser usada com moderação. Evitar a mangueira é uma dica nessa prática. Usar a vassoura, um balde com água captada pela chuva e sabão é o ideal.

As Lavadoras de Alta Pressão também são grandes aliada nessa tarefa, isso porque a alta pressão faz com que a pouca água se transforme em um jato potente, capaz de remover sujeiras pesadas e dispensando o uso da vassoura. Com a mangueira é o contrário: a baixa pressão exige maior quantidade de água para tirar a mesma quantidade de sujeira.

Mergulhando na piscina
A piscina é um lugar em que desde o bebê até os avós se divertem. Para mantê-la sempre limpa e boa para ser utilizada é essencial um cuidado especial. É interessante evitar ao máximo esvaziar a piscina para limpá-la.

Para isso, é necessário manter a higienização em dia fazendo ações como: limpar a superfície com peneiras apropriadas, aspirar a sujeira do fundo, manter a filtração ligada por, no mínimo, seis horas e ajustar o PH, cloro e alcalinidade regularmente.

Utilizar água da chuva
Considere investir em cisternas para a captação e armazenamento de água da chuva e em recursos de reaproveitamento de água não apenas na área externa, mas dentro da casa. Por exemplo, é possível instalar um sistema para o reuso da água do banho na descarga.

Economia de energia e no bolso
As lavadoras de alta pressão modernas, além de água também poupam energia. Os produtos dispõe do sistema Stop Total, que interrompe imediatamente o funcionamento do motor quando o gatilho de desligamento de água é acionado (economiza energia e garante maior vida útil ao produto).  Além disso, o custo da água é calculado pelo volume do recurso utilizado e não pela pressão. Como a lavadora utiliza menos água, a conta fica mais barata.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Veja também
A política de sustentabilidade das empresas precisa ser efetiva
Novo espaço em São Paulo busca facilitar acesso a alimentos orgânicos
NIVEA cria iniciativa online para destinar mais recursos ao Teleton