NOVIDADES

Veja as primeiras impressões do Citroën C4 Cactus. Conheça agora

Veja as primeiras impressões do Citroën C4 Cactus. Conheça agora


Fique por dentro do design, versões, preços, tecnologia, posicionamento no mercado e curta o vídeo do primeiro teste ao volante


por 4 de setembro de 2018 0 comentários

Apresentado durante a última semana de agosto no Club Med Paradise na cidade de Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo, para a imprensa automotiva especializada e influenciadores digitais, o SUV Citroën C4 Cactus agitou o mercado automobilístico brasileiro. A marca francesa não tinha um carro nessa categoria e se ressentia disso, pois esse segmento está aquecido e se tornou, nos últimos anos, o responsável por importante fatia do faturamento das montadoras.

Basta olhar em volta no trânsito para ver a quantidade de SUVs de todos os portes e tamanhos que andam pelas ruas para constatar que eles caíram no gosto do brasileiro.

Os SUVs médios, que são os mais populares e entregam bom custo benefício para seus donos, já que os modelos ficam na faixa de preço entre R$ 70 mil para os “básicos” e câmbio mecânico e R$ 110 mil reais para os completos e câmbio automático de seis velocidades. Com isso, a briga no mercado é muito apertada e a escolha de cada marca pelo consumidor acaba caindo no pacote de tecnologia, opcionais, garantia e serviços pós venda que cada uma entrega.

Fome de mercado
Nesse ponto o C4 Cactus chega agressivo e com fome de mercado. O preço apresentado em seu lançamento, frente aos concorrentes e pelo que entrega, é visivelmente favorável ao bolso do consumidor. Veja as tabelas comparativas.

Modelo intermediário

Clique na imagem para vê-la maiorImagem – GOJ

Preço topo de linha

Clique na imagem para vê-la maior – Imagem: GOJ

Preços da linha completa 1

Clique na imagem para vê-la maior – Imagem: GOJ

Preços da linha completa 2

Imagem: GOJ

Design
O design do SUV C4 Cactus foi praticamente remodelado no Brasil e ganhou a Europa. Ele é uma evolução do modelo original, europeu, e teve suas mudanças efetuadas aqui no Brasil comandadas por Daniel Nozaki, Diretor de design do grupo para a América Latina.

Citroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusCitroën C4 CactusExterior C4 Cactus 01Exterior C4 Cactus 02Exterior Cactus 03Exterior Cactus 05Exterior cactus 06Exterior Cactus 07Exterior Cactus 08Exterior Cactus 09Exterior Cactus04Interior Cactus01Interior Cactus02Painel Citroen Cactus

Nozaki explica no vídeo abaixo como foi o processo de remodelagem do produto e porquê ele foi exportado para a França.

Novos Materiais
Além da alteração da aparência do carro, foi realizada uma força tarefa junto aos fornecedores de vários componentes do veículo, desde o acabamento interno como revestimento, espuma dos bancos, isolamento acústico para barrar o ruído do motor e barulhos externos, além dos pneus que foram desenvolvidos do zero pela Pirelli especialmente para o C4 Cactus, porém sem exclusividade. A fabricante italiana poderá vender os pneus normalmente para qualquer montadora e público em geral.

Primeiro teste ao volante
A Citroën disponibilizou um modelo topo de linha, o SHINE PACK THP AUTOMÁTICO, de 173 cv, turbo, com câmbio de seis velocidades mais a ré, para rodarmos alguns quilômetros e termos as primeiras impressões do veículo.

No vídeo abaixo eu descrevo essas impressões, pois rodei em uma estrada de terra e no asfalto. Veja como foi.

Tecnologia embarcada
A empresa deu bastante destaque para a tecnologia embarcada no modelo. Obviamente, à medida em que se aproxima do topo ela está mais presente, mas os modelos mais básicos oferecem bons recursos tecnológicos.

Ele conta com o pacote de equipamentos de segurança e ajudas à direção denominado ADAS – Advanced Driver Assistance System que, segundo a empresa, é o mais avançado de sua categoria.

Destaques do pacote – Para saber detalhes de cada um, acesse o site

  • Active Safety Brake – Sistema de Frenagem Automática e Alerta de Colisão
  • Alerta de Saída de Faixa
  • Alerta de Atenção ao Condutor
  • Coffee Break Alert
  • Faróis de neblina com Cornering Light
  • Assistência em Subidas (Hill-Start Assist)
  • Controle de aderência (Grip Control)
  • Sistema Keyles
  • Botão Start/Stop
  • Sistema de áudio HIFI
  • Bluetooth e sistema hands-free
  • Câmera de ré
  • Controle e limitador de velocidade
  • Faróis automáticos e sensores de chuva
  • Espelho eletrocrômico
  • Detector de pressão dos pneus

Para finalizar
Se a comparação para compra  for a comparação do custo-benefício com os concorrentes, pelo que foi mostrado pela empresa, acaba de entrar no mercado um concorrente de peso para o segmento. Devo pegar um para teste em breve e aí terei mais informações e mais detalhes para compartilhar.

A Citroën, por seu lado, está muito animada com este lançamento e considera que ele irá inaugurar uma nova era da marca no Brasil. É aguardar para ver.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Carros serão data centers sobre rodas
Mustang de número 10 milhões é um GT V8 de 466 CV, conversível
Polestar revela o primeiro carro e sua visão como marca elétrica de performance

 

Nenhum comentário ainda

Seja o primeiro a comentar

Ainda não há comentários

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.