Apresentado durante a última semana de agosto no Club Med Paradise na cidade de Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo, para a imprensa automotiva especializada e influenciadores digitais, o SUV Citroën C4 Cactus agitou o mercado automobilístico brasileiro. A marca francesa não tinha um carro nessa categoria e se ressentia disso, pois esse segmento está aquecido e se tornou, nos últimos anos, o responsável por importante fatia do faturamento das montadoras.

Basta olhar em volta no trânsito para ver a quantidade de SUVs de todos os portes e tamanhos que andam pelas ruas para constatar que eles caíram no gosto do brasileiro.

Os SUVs médios, que são os mais populares e entregam bom custo benefício para seus donos, já que os modelos ficam na faixa de preço entre R$ 70 mil para os “básicos” e câmbio mecânico e R$ 110 mil reais para os completos e câmbio automático de seis velocidades. Com isso, a briga no mercado é muito apertada e a escolha de cada marca pelo consumidor acaba caindo no pacote de tecnologia, opcionais, garantia e serviços pós venda que cada uma entrega.

Fome de mercado
Nesse ponto o C4 Cactus chega agressivo e com fome de mercado. O preço apresentado em seu lançamento, frente aos concorrentes e pelo que entrega, é visivelmente favorável ao bolso do consumidor. Veja as tabelas comparativas.

Modelo intermediário

Clique na imagem para vê-la maiorImagem – GOJ

Preço topo de linha

Clique na imagem para vê-la maior – Imagem: GOJ

Preços da linha completa 1

Clique na imagem para vê-la maior – Imagem: GOJ

Preços da linha completa 2

Imagem: GOJ

Design
O design do SUV C4 Cactus foi praticamente remodelado no Brasil e ganhou a Europa. Ele é uma evolução do modelo original, europeu, e teve suas mudanças efetuadas aqui no Brasil comandadas por Daniel Nozaki, Diretor de design do grupo para a América Latina.

Nozaki explica no vídeo abaixo como foi o processo de remodelagem do produto e porquê ele foi exportado para a França.

Novos Materiais
Além da alteração da aparência do carro, foi realizada uma força tarefa junto aos fornecedores de vários componentes do veículo, desde o acabamento interno como revestimento, espuma dos bancos, isolamento acústico para barrar o ruído do motor e barulhos externos, além dos pneus que foram desenvolvidos do zero pela Pirelli especialmente para o C4 Cactus, porém sem exclusividade. A fabricante italiana poderá vender os pneus normalmente para qualquer montadora e público em geral.

Primeiro teste ao volante
A Citroën disponibilizou um modelo topo de linha, o SHINE PACK THP AUTOMÁTICO, de 173 cv, turbo, com câmbio de seis velocidades mais a ré, para rodarmos alguns quilômetros e termos as primeiras impressões do veículo.

No vídeo abaixo eu descrevo essas impressões, pois rodei em uma estrada de terra e no asfalto. Veja como foi.

Tecnologia embarcada
A empresa deu bastante destaque para a tecnologia embarcada no modelo. Obviamente, à medida em que se aproxima do topo ela está mais presente, mas os modelos mais básicos oferecem bons recursos tecnológicos.

Ele conta com o pacote de equipamentos de segurança e ajudas à direção denominado ADAS – Advanced Driver Assistance System que, segundo a empresa, é o mais avançado de sua categoria.

Destaques do pacote – Para saber detalhes de cada um, acesse o site

  • Active Safety Brake – Sistema de Frenagem Automática e Alerta de Colisão
  • Alerta de Saída de Faixa
  • Alerta de Atenção ao Condutor
  • Coffee Break Alert
  • Faróis de neblina com Cornering Light
  • Assistência em Subidas (Hill-Start Assist)
  • Controle de aderência (Grip Control)
  • Sistema Keyles
  • Botão Start/Stop
  • Sistema de áudio HIFI
  • Bluetooth e sistema hands-free
  • Câmera de ré
  • Controle e limitador de velocidade
  • Faróis automáticos e sensores de chuva
  • Espelho eletrocrômico
  • Detector de pressão dos pneus

Para finalizar
Se a comparação para compra  for a comparação do custo-benefício com os concorrentes, pelo que foi mostrado pela empresa, acaba de entrar no mercado um concorrente de peso para o segmento. Devo pegar um para teste em breve e aí terei mais informações e mais detalhes para compartilhar.

A Citroën, por seu lado, está muito animada com este lançamento e considera que ele irá inaugurar uma nova era da marca no Brasil. É aguardar para ver.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Carros serão data centers sobre rodas
Mustang de número 10 milhões é um GT V8 de 466 CV, conversível
Polestar revela o primeiro carro e sua visão como marca elétrica de performance