NOVIDADES

10 dicas para comprar o smartphone certo para o Dia da Mães

10 dicas para comprar o smartphone certo para o Dia da Mães


by 9 de maio de 2017 0 comments

O Dia das Mães está chegando e um smartphone é o tipo de presente que quase toda mãe gostaria de ganhar. Seja um aparelho novo para substituir aquele que já está velhinho ou mesmo um primeiro smartphone, antes de colocar a mão no bolso é preciso estar atento a algumas questões importantes, para que a alegria de ganhar um presente assim não se transforme em dor de cabeça para sua mãe na hora de utilizar o equipamento. Acompanhe:

Espaço para armazenamento é essencial

Não tem nada mais chato do que ter que ficar apagando com frequência fotos, vídeos e até aplicativos, por conta de falta de espaço de armazenamento no aparelho. Isso sem falar na lentidão no uso de um aparelho sobrecarregado. Vários modelos com Android (o sistema mais popular) tem pouco espaço de armazenamento interno. Aparelhos com 8GB ou 16GB perderá boa parte disso por conta do sistema operacional. Além disso, muitas marcas já inserem em seus produtos muitos aplicativos (e muitos deles não podem ser removidos), e mesmo que utilize um cartão de memória (microSD, como muitos suportam) alguns aplicativos não podem ser instalados nele, sobrando pouco para as atualizações automáticas e para novos apps. Ou seja, procure aparelhos com mais de 16 GB.

Memória RAM

Como nos computadores, a memória RAM também é um componente importante para o desempenho dos celulares. O Android “adora” utilizar toda a memória disponível, portanto quanto mais, melhor. E esse item na configuração é importante para o desempenho do aparelho. Recomendamos escolher um modelo com 2 GB de RAM ou mais.

Sistema operacional

O Android, do Google, é disparado o sistema mais utilizado em todo mundo. Cerca de 86% dos aparelhos usam esse software, de acordo com o instituto IDC. Por isso, é grande a possibilidade de que a sua mãe já esteja familiarizada com sua interface e recursos, seja por conta de já ter um aparelho ou por ver o sistema em um modelo de uma amiga ou parente. Na sequência, aparece o iOS, sistema operacional do iPhone, na casa dos 12%, e o Windows Phone, com menos de 1% do mercado (e menor quantidade de aplicativos disponíveis). Independente da plataforma que preferir, vale lembrar que a versões mais recentes dos sistemas operacionais têm soluções melhores para o gerenciamento de todos os componentes.

Tamanho de tela

Atualmente é possível encontrar modelos com telas de mais de cinco polegadas e em alta resolução. Eles são ótimos para quem quer ver um filme ou mesmo navegar na internet, por exemplo, e traz muito conforto no seu uso pela facilidade na leitura. Mas, às vezes, podem ser desconfortáveis para quem valoriza a portabilidade, por serem aparelhos grandes. Pense qual dessas duas características será mais importante para sua mãe na hora da escolha!

Bateria

A duração de bateria é um dos itens mais importantes para quem usa bastante o smartphone. Afinal, não adianta ter um aparelho “poderoso”, mas que rapidamente fica sem energia, necessitando de uma tomada. Veja quais aparelhos são os mais econômicos, e que podem durar um dia todo de uso. Uma das possibilidades é verificar a capacidade da bateria, mas ao mesmo tempo de atenção também à autonomia. Para simplificar: comparando com um carro, o tamanho do tanque de gasolina é importante, mas o quanto ele faz por litro, também. Processadores mais modernos, por exemplo, costumam ser mais econômicos, fazendo a bateria durar mais tempo. A medida relacionada às baterias é o mAh, e, para quem busca um número de referência, a princípio, modelos com bateria superioes a 2600 mAh são ideais.

Processador

Como dito antes, o ideal é buscar smartphones com processadores com arquiteturas mais modernas. Eles consomem menos energia e permitem uma melhor experiência. Esses processadores também trazem funções de multimídia mais modernas, como melhor tratamento de fotos, uma das funcionalidades mais pedidas hoje em dia. E tem maior capacidade para lidar com vários aplicativos simultâneos e usos mais intensos.

Câmera

Aparelhos mais modernos possuem câmeras melhores, não necessariamente com mais megapixels. Mas isso não é tudo quando o assunto é foto. Vale estar atento também a questões como a presença de flash (ideal para imagens noturnas) até na câmera frontal, para que sua selfie saia nítida. Hoje existem várias funcionalidades para o melhor uso das câmeras tanto para fotos quanto vídeos, preste atenção nisso.

Conexão de dados

Prefira os modelos com conexão 4G, que oferecem maior velocidade de acesso à internet. Mesmo que não haja essa rede disponível na região, eles também são compatíveis com o 3G e redes anteriores.

Um ou dois chips?

Ter um aparelho “dual chip” é uma boa se a mãe trabalha fora e precisa de um número corporativo, pois pode utilizar mais de uma operadora em um só aparelho, além de ter linhas para finalidades específicas (como trabalho e uso pessoal).

Preço

Atualmente é possível encontrar ótimos modelos na faixa de dos R$ 1.000, com bom desempenho. De modo geral, muitas mães não utilizarão funções que demandem um uso intenso do equipamento, como aplicativos de jogos pesados. Entenda qual será o principal uso, pois hoje existem celulares com propósitos bastante específicos, como maior bateria, tela grande, melhor câmera e maior espaço para armazenamento. Para apenas troca de mensagens, uso de redes sociais ou mesmo utilizar jogos casuais, por exemplo, é possível utilizar um aparelho menos robusto e mais barato.

*Com informações de Samir Vani, country manager no Brasil da MediaTek, empresa multinacional que fabrica processadores para as principais marcas de smartphones.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.