NOVIDADES

2019 será o ano da flexibilidade e da escolha pela colaboração


by 27 de novembro de 2018 0 comments

Por Pierre Rodríguez *

O v√≠deo tornou-se o mainstream das comunica√ß√Ķes. Voc√™ pode ter ouvido essa afirma√ß√£o em anos anteriores, mas, quando olhamos para 2019, veremos as plataformas de colabora√ß√£o Video-as-a-Service (VaaS) consolidadas e por toda parte. Temos o Microsoft Teams, Skype for Business, Zoom, BlueJeans, entre v√°rias outras plataformas, que s√£o muito s√≥lidas e j√° fazem parte da rotina das pessoas no trabalho, principalmente pela facilidade de uso e experi√™ncias positivas por parte dos usu√°rios. O desafio, no entanto, ser√° decidir qual ser√° a plataforma ideal para voc√™.

A videoconfer√™ncia e a v√≠deo colabora√ß√£o est√£o ajudando organiza√ß√Ķes e suas equipes a se conectarem e colaborarem para resolver problemas de maneira significativa. Ou seja, agora, mais do que nunca, precisamos nos conectar com nossas equipes e colegas ao redor do mundo rapidamente e por meio de todos os tipos de dispositivos. Por isso, o v√≠deo ser√° a via que tornar√° a intera√ß√£o entre as pessoas cada vez mais produtiva e da maneira mais humana poss√≠vel.

Isto se comprova pelos estudos sobre o mercado de videoconfer√™ncia. Segundo pesquisa da Credence Research, consultoria especializada neste mercado, o mesmo dever√° atingir o volume de US$ 7,76 bilh√Ķes at√© 2022. Em outro estudo, o da Frost & Sullivan, consultoria de estrat√©gia e pesquisa de mercado, a videoconfer√™ncia ganha cada vez mais a aten√ß√£o das empresas em todo o mundo, sendo que o Brasil √© o pa√≠s com a maior fatia (45%) dos usu√°rios da Am√©rica Latina.

A adesão por vídeo cresce na proporção em que salas e espaços surgem cada vez mais abertos, conectados, coordenados, requerendo uma experiência de usuário mais imersiva, interativa, onde todos podem ouvir, colaborar, sonhar e criar juntos, mesmo se não estiverem no mesmo lugar.

À medida que as culturas de trabalho continuam a mudar para serem mais flexíveis e móveis, as pessoas esperam poder se conectar de onde quer que estejam ao longo do dia. Um dia típico pode ser uma videoconferência inicial antes de sair de casa, conectar-se no trajeto ao local de trabalho e passar um tempo em uma interconexão de salas de reunião e de conferência, via plataformas VaaS e às mesas pessoais durante todo o dia.

Al√©m do v√≠deo, a qualidade de √°udio igualmente faz toda a diferen√ßa, pois ser√° fundamental para a realiza√ß√£o bem-sucedida de uma reuni√£o, de um trabalho colaborativo. Isto definir√° se voc√™ v√™ seu tempo dedicado a reuni√Ķes como produtivo, flex√≠vel e otimizado.

O ano de 2019 ter√° tudo a ver com a flexibilidade das experi√™ncias em chamadas e confer√™ncias em v√≠deo, bem como com os dispositivos e as plataformas que permitem que voc√™ escolha seu aplicativo e espa√ßo para reuni√Ķes, seja ele pequeno, m√©dio ou grande, com acesso apenas por um toque, via nuvem, de qualquer lugar e a qualquer momento.

 

*Pierre Rodríguez é vice-presidente da Polycom para América Latina e Caribe

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.