Home NOTÍCIAS Cardiopatia Congênita: má-formação atinge 1 em cada 100 recém-nascidos

Cardiopatia Congênita: má-formação atinge 1 em cada 100 recém-nascidos

Niterói – RJ 15/6/2021 – Eloá e Heitor, bebês diagnosticados com grave doença, precisaram de cirurgia cardíaca poucos dias depois do nascimento

O Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, má-formação cardiovascular que acomete um em cada cem recém-nascidos no Brasil, serve de alerta para a importância da detecção e do tratamento precoce das patologias, que, em suas manifestações mais graves, podem ser fatais, como afirma a Dra. Aurea Grippa, cardiopediatra e gerente médica do Serviço de Cardiologia Pediátrica do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN): “Durante o desenvolvimento do feto, ocorre alguma má-formação na estrutura cardíaca que compromete o pleno funcionamento do órgão e/ou do fluxo sanguíneo e, na maioria dos casos, deve ser tratada o quanto antes para preservar a saúde do paciente”.

Como foi o caso de Eloá Nunes, de um mês e meio de vida, que recebeu o diagnóstico ainda na barriga da mãe. Durante o pré-natal, Letícia Nunes Bernardo realizou um exame de ecocardiografia fetal na 23ª semana de gestação que identificou uma doença grave na pequena Eloá: a transposição dos grandes vasos, que provoca uma alteração entre a aorta e a artéria pulmonar, causando problemas de oxigenação e circulação. Foi então que todo o tratamento começou a ser traçado mesmo antes de seu nascimento, e, segundo a dra. Aurea Grippa, que acompanhou a paciente, esse fato foi fundamental para um resultado ainda melhor: “A identificação da cardiopatia congênita ainda em fase inicial é muito importante tanto para o sucesso da terapêutica quanto para estabelecer bem-estar e qualidade de vida para o paciente”, ressalta a especialista.

Segundo o Dr. Denoel Marcelino, cirurgião cardíaco pediátrico do CHN, durante toda a jornada até o nascimento de Eloá, a família recebeu acompanhamento, esclarecimentos detalhados sobre a doença e teve cada passo do pré-natal planejado, uma vez que a má-formação requer uma cirurgia logo nos primeiros dias de vida. Eloá chegou ao mundo no CHN no dia 26 de abril e precisou fazer duas cirurgias – a primeira delas ocorreu apenas três dias depois de seu nascimento e a segunda, no dia 2 de maio. Depois de ficar internada um mês na UTI Neonatal do hospital, ela recebeu alta e pôde ir para casa.

Quem também passou por uma situação semelhante foram Cristiane e Reinaldo Costa, pais do pequeno Heitor. Contudo, o caminho da família foi mais tortuoso, já que o diagnóstico da doença cardíaca transposição dos grandes vasos veio só depois de o bebê apresentar os primeiros sintomas, como arroxeamento da pele e cansaço para mamar com apenas dois dias de vida.



Com a confirmação da doença, o bebê foi transferido, no dia 5 de maio, para o CHN, onde ficou internado na UTI Neonatal até a realização do procedimento que salvaria sua vida. A cirurgia de Heitor foi realizada no dia 8 de maio e ele recebeu alta hospitalar depois de 25 dias de internação. Segundo o Dr. Leonardo Nese, coordenador do CHN Materno-infantil e da UTI Neonatal, desde os primeiros momentos, tanto Eloá quanto Heitor receberam total assistência até o momento da cirurgia e ambos os bebês evoluíram muito bem, sem intercorrências.
Cardiopatia Congênita: má-formação atinge 1 em cada 100 recém-nascidos



Previous articleLíderes de negócios e empresas reunidos na Cúpula de Líderes do Pacto Global da ONU relatam pressão crescente para agir em sustentabilidade
Next articleLineage Logistics anuncia aquisição da divisão de armazenamento refrigerado do Claus Sørensen Group