Home CORPORATE Por que a atuação das assessorias de comunicação continua relevante

Por que a atuação das assessorias de comunicação continua relevante

São Paulo 30/3/2021 – “Temos no nosso currículo empresas como Bematech, Gertec, Opticon, Custom, Cadence, Oster, Celite, Papaiz, Wap, Epson, CCAB, BPsolutions, Afrac, entre outros”.É um trabalho proativo, com penetração nacional, e que contribui para a ampliação e exposição (adequada e positiva) junto aos formadores de opinião e públicos-alvo.

Uma atividade estratégica de construção de relacionamento entre uma marca, pessoa física ou instituição pública, imprensa geral ou especializada, a assessoria de comunicação atua em todas as etapas necessárias para a criação, expansão e consolidação de marcas de pequeno, médio e grande porte.

Uma pesquisa promovida pelo Portal Comunique-se e publicada no final de 2020 revelou que o trabalho de assessoria de imprensa continua relevante nos dias de hoje, mesmo durante a pandemia. Segundo os jornalistas que responderam a pesquisa,  51% acreditam que o trabalho da assessoria de imprensa é primordial para auxiliar o trabalho jornalístico.

Já sobre a atuação e relevância das assessorias de imprensa durante a pandemia, 36% dos jornalistas classificaram o trabalho como muito importante, 30% como importante, 26% responderam como normal e apenas 6% disseram ser pouco importante.

Um facilitador do trabalho dos jornalistas, o objetivo da assessoria de imprensa é criar oportunidades para a cobertura jornalística sobre as atividades de determinada empresa, ou sua participação como fonte de informação em pautas dentro do mercado em que atua, fazendo com que o cliente vire notícia onde interessa.



Esse trabalho leva em conta os interesses comerciais da empresa e a importância de destacar os aspectos positivos de sua atuação no mercado para que as informações cheguem a seus públicos de interesse. É um trabalho proativo, com penetração nacional, e que contribui para a ampliação e exposição (adequada e positiva) junto aos formadores de opinião e públicos-alvo.

Estabelecendo um canal de comunicação constante e efetivo com a imprensa, para criar e consolidar a imagem positiva do cliente frente ao seu público e seu mercado, a assessoria deve partir do seguinte escopo de trabalho:

1) Sugestões de pauta encaminhadas a jornalistas de forma exclusiva para que a notícia faça jus a um enfoque especial do veículo.

2) Press releases enviados à imprensa, quando conveniente ao adequado desenvolvimento dos trabalhos de divulgação da imagem institucional, de produtos e serviços, de acordo com a linha editorial de cada veículo.

3) Contato constante com jornalistas para geração de oportunidades de inserção da marca, fontes em matérias de mercado e estreitamento de relacionamento com o cliente.

4) Incentivo para a elaboração de materiais especiais abordando temas que melhor posicionam a empresa no mercado, revelando filosofias de trabalho, linha de produtos e área de atuação.

5) Envio de produtos para divulgação através de ações de seeding, ou ainda envio de itens para testes, reviews e análises.

6) Elaboração de artigos de opinião, assinados por executivos das marcas, para a publicação em veículos especializados e de referência nas áreas de atuação.

7) Definição de porta-vozes e treinamento do quadro de dirigentes da empresa para interação com representantes da imprensa por meio de: Q&A, análise de discurso, postura, linguagem, entre outras.

Atuando de maneira incisiva para o crescimento e consolidação de empresas de diferentes segmentos, as assessorias de imprensa e agências de comunicação corporativa assim como a Emissor, desenvolvem trabalhos em comunicação integrada.

“Sabemos como é importante o trabalho de uma assessoria de imprensa. Com certeza ela proporciona maior visibilidade e credibilidade para os clientes. Ela está sempre pautando a grande imprensa e a mídia especializada e mantendo os veículos informados a respeito dos feitos das empresas, através do desenvolvimento de ações coordenadas”, afirma Marialda Reginato sócia-fundadora da Emissor.

Conforme André Matos, sócio da Emissor: “Temos no nosso currículo empresas de varejo como Cadence, Oster, Celite, Papaiz, Wap, de tecnologia como Bematech, Gertec, Opticon, Custom, Epson e Brother, bem como entidades como a CCAB, entre outros. Sempre foi desenvolvido um trabalho personalizado, criando uma relação com os veículos de imprensa e canais de informações e, assim, gerando mídia espontânea para os clientes”, conclui.

 

 Por que a atuação das assessorias de comunicação continua relevante

Website: https://www.facebook.com/emissorcomunica.com.br



Previous articleEmprego privado responde por 78% do total da saúde no país
Next articleMês da Mulher: exames de imagem são aliados da saúde feminina