Home Cultura Época de chuvas exige cuidados com a impermeabilização

Época de chuvas exige cuidados com a impermeabilização

São Paulo 9/11/2021 – Com o verão e a estação chuvosa chegando, é necessário dobrar a atenção em relação aos efeitos causados pelo excesso de água e umidade. A presença de umidade pode gerar grande impacto estético ao imóvel e, consequentemente, uma depreciação no seu valor. Pior do que isso, pode trazer prejuízo à saúde dos moradores. Ainda entre as implicações da umidade está a degradação de estruturas, revestimentos ou móveis.

Segundo pesquisas de mercado, os problemas na construção civil causados por umidade são responsáveis por boa parte das manifestações patológicas encontradas em edificações. “Para evitar problemas futuros, o correto é se preocupar com a impermeabilização já na fase de construção da obra”, ressalta Simone Soares, Gerente de Vendas Segmento Varejo da DRYKO Impermeabilizantes.

Estudos realizados na área indicam que é mais aconselhável fazer a impermeabilização do imóvel na fase da construção do que adotar, posteriormente, soluções paliativas. E os números comprovam: os custos com impermeabilização previstos em uma obra residencial correspondem a cerca de 1% a 3% do orçamento total, enquanto os gastos decorrentes da má impermeabilização, ou de sua ausência, podem superar os 10%.

Apesar disso, vale destacar que a prática da impermeabilização ainda não é um hábito entre os brasileiros, que não têm a cultura de evitar problemas construtivos e sim de procurar solucionar os efeitos, que aparecem, principalmente, na estação chuvosa. Este comportamento, entretanto, pode trazer não apenas gastos desnecessários, como riscos à vida das pessoas, causados por problemas estruturais nas edificações; ou problemas de saúde, em especial respiratórios.

Uma prática indispensável
Os problemas causados pela falta de impermeabilização são inúmeros, incluindo surgimento de manchas, bolhas, mofos, destacamento do revestimento, infiltração de água, escurecimento de rejuntes, ocorrência de trincas e goteiras, chegando até a condenação da estrutura da edificação. Isso porque as fissuras e trincas causam infiltração de água e gases agressivos ao concreto, gerando problemas como corrosão de armaduras que, por sua vez, provocam maiores trincas, agravando a situação da estrutura do concreto, por exemplo.



Para identificar quais os problemas existentes e definir corretamente qual o produto mais indicado para cada necessidade, é importante destacar a importância da avaliação ser feita por um profissional habilitado. “A aplicação de produtos com qualidade reconhecida e que atendam as normas técnicas existentes é fundamental para se obter um resultado satisfatório”, destaca Simone.

O profissional responsável pela aplicação do produto também deve ter conhecimento técnico para tal atividade, desde o preparo da superfície até a aplicação do material. Além disso, é indicado realizar uma verificação periódica das superfícies para que, ao primeiro sinal de problema, seja providenciada a manutenção das mesmas, evitando que os efeitos se tornem mais graves.

Medidas práticas para evitar problemas:
1. Projetos bem executados, que incluam a impermeabilização no início da obra;
2. Uso de produtos adequados, que atendam às normas técnicas vigentes;
3. Impermeabilização realizada por profissional habilitado;
4. Avaliação aos primeiros sinais de problemas, como infiltração, fissuras progressivas ou trincas;
5. Manutenções preventivas, sempre que necessário;
6. Uso adequado da edificação, respeitando o projeto de construção.

Perfil DRYKO Impermeabilizantes
Há 22 anos no mercado da construção civil, a DRYKO Impermeabilizantes é uma das principais indústrias de produtos químicos para construção civil. Sua produção abrange aproximadamente 400 itens, entre emulsões e soluções asfálticas, argamassas, asfalto, produtos de apoio para construção, adesivos, isolantes térmicos, primer, revestimentos para pisos, mantas asfálticas, além das fitas asfálticas. Localizada em Guarulhos (SP), em uma área total de 25.000 m2, a empresa reúne dois laboratórios completos – um de Pesquisa e Desenvolvimento e outro de Controle e Qualidade -, bem como um moderno Centro de Logística e Distribuição, com estoques permanentes, para atender o mercado do segmento técnico e varejo. Com mais de 250 colaboradores e 115 representantes comerciais espalhados por todo País, disponibiliza assistência customizada no pré e pós-vendas, destacando-se por ser uma empresa dinâmica e que oferece uma parceria sólida e confiável aos seus clientes. Com foco no alto desempenho dos produtos, toda a linha da DRYKO Impermeabilizantes segue processos sustentáveis e certificados pelos mais rigorosos órgãos internacionais e nacionais, garantindo qualidade e excelência do produto. A empresa é associada ao Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI Brasil) e ao Green Building Council Brasil. Em 2020, processou em torno de 26 mil toneladas de matéria-prima e aumentou em 50% o seu faturamento. Para 2021, a previsão é manter o mesmo crescimento.

Informações DRYKO Impermeabilizantes
Rodrigo Morelli: (11) 2088-5700
www.dryko.com.br
marketing@dryko.com.br

Informações para imprensa
Via Pública Comunicação – www.viapublicacomunicacao.com.br
Sheila Diez: (11) 3473.0255 – sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – ines@viapublicacomunicacao.com.br

Época de chuvas exige cuidados com a impermeabilização

Website: http://www.viapublicacomunicacao.com.br



Previous articleConfira 5 dicas para fazer compras seguras na Black Friday
Next articleThe Coca-Cola Company Nomeia WPP como parceira de rede de marketing global; nomeia também parceira de mídia complementar