Home Cultura POP Circuito Litoral Norte de São Paulo segue captando recursos para seu plano...

Circuito Litoral Norte de São Paulo segue captando recursos para seu plano de retomada por meio de ações e parcerias com a SETUR-SP

Praia

São Paulo 19/4/2021 – O consórcio turístico participou de eventos nesta semana que envolvem estrutura e capacitações.

Formalizado desde 2019, o Circuito Litoral Norte vem profissionalizando o turismo da Região Turística formada pelos municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Essa organização, preparo e integração promovida pelo consórcio vem tornando a região o principal foco das ações da Secretaria de Turismo de Estado, atraindo recursos que chegam por meio de ações, parcerias e prevê a captação de investimentos para o segundo semestre, onde acontece o maior foco de promoção para a retomada.

Neste momento, o Circuito Litoral Norte de São Paulo segue executando seu plano de retomada para o turismo, priorizando ações de informações estratégicas (como a parceria com o CIET – Centro de Inteligência e Economia do Turismo da Secretaria de Turismo do Estado), estruturação e infraestrutura turística, treinamentos, capacitações e marketing digital.

Com recursos do Estado, o consórcio é a primeira entidade a fechar uma parceria institucional com o CIET – Centro de Informações e Estudos do Turismo – e vai relançar Observatório de Turismo Regional com informações e análises completas sobre o fluxo de turismo na região.

Mais organizado e profissionalizado por meio do consórcio, o turismo no Litoral Norte também foi contemplado, em 2019, pelo Programa Investe Turismo, que teve seu encontro de retomada realizado na última quarta-feira (7). A reunião teve coordenação do SEBRAE-SP E SETUR-SP, reapresentando as ações realizadas desde o seu lançamento.



Além disso, o encontro debateu o atual cenário e as propostas de obtenção de recursos que virão em formato de ações de capacitação, treinamentos, estruturação de produtos turísticos, eventos online e no segundo semestre, ações de promoção como famturs e prestrips a serem desenvolvidas na retomada do turismo.

“Mesmo com o cenário de pandemia, o Investe Turismo teve continuidade. E, neste momento, é importante reativar esse grupo, com os novos gestores municipais, e dar continuidade ao programa. Para nós da SETUR-SP, ter a parceria do Circuito Litoral Norte é muito importante, pois só por meio dela estamos conseguindo apoio grande na mobilização e articulação nas ações propostas e realizadas para a retomada do turismo. Essa interlocução via consórcio otimiza muito nossa atuação tanto junto aos municípios, quanto à iniciativa privada”, afirma o coordenador de Turismo da Secretaria de Estado, Rodrigo Ramos.

O Investe Turismo é um programa em parceria da SETUR-SP, SEBRAE-SP e as prefeituras das cinco cidades do Litoral Norte (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) e da capital paulista e tem por objetivo fomentar a rota turística e impulsionar a geração de empregos e renda na região.

Também com apoio financeiro do Estado, já estão em fase avançada dois projetos de estruturação e infraestrutura turística, os Roteiros Turísticos e Rota Cênica – em ambos os projetos estão integrados às Secretarias de Turismo e os cinco Comturs Municipais, por meio de comitês técnicos municipais. Nesta quinta-feira (8), foi realizado o 1º Encontro do Comitê Técnico Intermunicipal, coordenado pelo Circuito Litoral Norte de São Paulo, que abordou o projeto de infraestrutura e estruturação turística regional do Litoral Norte.

A reunião virtual contou com a presença de representantes da SETUR-SP e dos Conselhos Municipais de Turismo das cidades integrantes do consórcio. Iniciado em 2020 pelo Circuito Litoral Norte, o programa passa agora pela fase de avaliação e indicação de atrativos de gastronomia, história e cultura, bem-estar, natureza e aventura, turismo náutico, religioso e de base comunitária, trilhas do Parque Estadual, mirantes, entre outros, em aprovação pelo comitê.

Já o Projeto de Rota Cênica (<a target=”_blank” href=’http://www.rotacenica.com’ rel=”nofollow noopener”>www.rotacenica.com), que é um programa de intervenções estruturais em pontos e rotas intermunicipais, como mirantes, paradouros e sinalização turística, entre outros, já tem o masterplan pronto e segue para finalização e aprovação do projeto executivo final pelos municípios no próximo mês de maio.

Também no planejamento do consórcio, e com recursos das esferas estadual e federal, estão previstos workshops de crédito ao setor turístico que serão realizados em conjunto à Secretaria de Turismo do Estado nas próximas semanas, de acordo com a liberação de verba prevista.

Para o segundo semestre, também está prevista a captação de recursos via consórcio para uma grande promoção da região em parceria com a SETUR-SP. Novas linhas e formatos de crédito já estão sendo avaliadas pelo setor responsável na equipe do Governo.

“Estamos com o planejamento regional pronto e alinhado entre Secretarias e Comturs Municipais, na primeira etapa o foco é de estruturação, capacitação do produto, trade turístico e desenvolvimento de conteúdo digital para seguirmos como destino desejado. No segundo momento, que vai depender do cenário da pandemia, iniciamos a promoção com foco nos principais polos emissores regionais. Nesse momento, estarmos unidos entre municipios e trade é muito importante para apoiar a recuperação do setor e esse é o foco do trabalho do Circuito Litoral Norte de São Paulo”, completa o secretário Executivo do consórcio turístico, Gustavo Monteiro.

Sobre o Circuito Litoral Norte

O Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo vem se consolidando como referência neste segmento para o estado, apresentando uma gestão integrada e focada no desenvolvimento conjunto das cidades participantes (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba).

O Circuito soma atrativos, equipamentos e serviços turísticos das cinco cidades integrantes, com o objetivo de enriquecer a oferta turística, ampliar as opções de visita e a satisfação do turista, com consequente aumento do fluxo e da permanência dos visitantes na região do litoral norte paulista, assim como a geração de trabalho, renda e qualidade de vida.

Nessa retomada, o consórcio vem realizando importantes parcerias com a Secretaria de Turismo do Estado e Ministério do Turismo, entre outras entidades, para garantir o retorno das atividades turísticas de forma segura e apoiar o trade regional a se restabelecer da melhor forma.Circuito Litoral Norte de São Paulo segue captando recursos para seu plano de retomada por meio de ações e parcerias com a SETUR-SP

Website: <a target=”_blank” href=’http://www.circuitolitoralnorte.tur.br’ rel=”nofollow noopener”>http://www.circuitolitoralnorte.tur.br



Previous articleServiço de portaria remota é alternativa para condomínios durante pandemia
Next articlePremiação em medicina: já estão abertas as inscrições para os prêmios 2021 da Academia Nacional de Medicina