Home NOTÍCIAS Como evitar o desperdício de água ao regar as plantas?

Como evitar o desperdício de água ao regar as plantas?

São Paulo, SP 1/7/2021 – A água é um bem comum do planeta, mas costuma ser desperdiçada em diversos processos dentro da sociedade. Dessa forma, é preciso conhecer algumas dicas para evitar o problema ao regar as plantas.

Quando se fala em sustentabilidade e preservação do meio ambiente, um dos principais temas é o desperdício de água. Segundo pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil, o país desperdiça 39,2% de toda a água potável que é captada. Isso significa que a água não chega ao seu destino final: as residências dos brasileiros. Essa quantidade desperdiçada seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros em um ano.

No estudo, as regiões que apresentam as maiores perdas são Norte (55,2%) e Nordeste (45,7%). Por fim, aparecem o Sul (37,5%), Sudeste (36,1%) e Centro-Oeste (34,4%).

Tendo isso em mente, é importante conhecer algumas dicas para reaproveitar a água nas tarefas do dia a dia, entre elas, cuidar das plantas em casa:

  1. Aproveitar a água da chuva

Uma das maneiras mais simples de regar as plantas de maneira sustentável é com água da chuva. A ideia é separar alguns baldes e colocar nas áreas descobertas da casa como os jardins, por exemplo. Assim que os recipientes estiverem cheios, basta fechá-los e utilizar a água armazenada para hidratar as plantas.



  1. Reaproveitar a água para regar as plantas

A água que usa para lavar frutas, legumes ou que é retirada do aquário dos peixes pode ser usada para regar as plantas e ajudar na preservação do meio ambiente. Ao invés de jogar fora, o recomendado é deixar reservada em uma vasilha fechada para reaproveitar quando precisar.

  1. Utilizar acessórios reciclados para regar

Colaborar com a preservação do meio ambiente na hora de regar as plantas vai muito além de evitar o desperdício de água. Um jeito simples de fazer a rega responsável é reaproveitar aqueles recipientes de plástico para fazer um balde, por exemplo. Dessa forma, evita-se o descarte de materiais plásticos que fazem mal à natureza.

  1. Só regar as plantas na hora certa

Um jeito simples de evitar o desperdício de água é regar as plantas na hora correta. Por exemplo, optar por hidratar plantas no período da manhã, garantindo que elas fiquem úmidas por mais tempo, além de evitar que a água evapore imediatamente em virtude da intensidade dos raios do sol.

  1. Evitar o abuso da água

Cada planta tem a sua necessidade de água para se manter bonita e saudável. Por isso, não há necessidade de abusar da água no momento de fazer a rega. Na maioria dos casos, o solo úmido é sinal de que a planta já tem a quantidade certa de água para se manter saudável.

  1. Usar e abusar da criatividade

Um sistema de rega sustentável se mostra promissor. Para isso, é preciso separar uma garrafa de refrigerante, fazer pequenos furos em sua base e enterrar ao lado da planta. Assim, basta encher o recipiente com água ou deixar cair água da chuva para que ele faça a rega da planta e deixe o solo sempre úmido.

*Por Giuliana Flores, marketplace de flores e itens presenteáveis.
Como evitar o desperdício de água ao regar as plantas?

Website: http://www.giulianaflores.com.br



Previous articleCresce a satisfação com o plano de saúde, aponta Vox Populi
Next articlePlantas heliófilas para decoração e jardinagem