Home CORPORATE Mercado A era da sustentabilidade: por que o consumidor mais consciente vive melhor

A era da sustentabilidade: por que o consumidor mais consciente vive melhor



São Paulo/ SP 5/3/2021 – O ser humano evoluiu, o consumidor mudou. As pessoas estão mais exigentes e querem os benefícios dessa evolução. Quem não acompanhar, acabará ficando para trás.Na era de um consumidor mais consciente, o cuidado com o meio ambiente tem se tornado sinônimo de qualidade de vida de forma cada vez mais clara. Algumas atitudes e mudanças nos hábitos mais tradicionais podem trazer mudanças positivas para os consumidores e para o planeta como um todo.

O mundo mudou. Mudou o consumidor, mudou a indústria, mudou a relação produto x consumidor x impacto com o mundo. A preocupação do resultado alcançado com o produto é só mais uma entre várias. A produção, o impacto ambiental e a responsabilidade social são alguns dos pontos extremamente importantes no momento da escolha de uma marca e produto.
Seja pelo planeta, pelo meio ambiente ou pelos animais, a constante mutação que o mundo vive busca resultados cada vez mais conscientes e positivos, para suprir a necessidade de viver melhor, e a ânsia em deixar um legado positivo para as próximas gerações.

A importância do consumo consciente e responsável

Consumo consciente e responsável é aquele em que ações e produtos mais sustentáveis são priorizados. É uma prática permanente de amor e cidadania que busca diminuir os impactos negativos que o consumo desgovernado tem causado na sociedade.
Hábitos adequados a uma realidade mais consciente fazem parte de um movimento social atento e solidário, que está em constante expansão, e tem por objetivo o aumento dos impactos positivos sobre tudo aquilo que é consumido diariamente pela sociedade.

Práticas de consumo consciente capazes de transformar a realidade

1- Planejar as compras
Consumir de forma impulsiva incentiva o desperdício e acaba gerando mais resíduos que o necessário. Se planejar antes das compras garante o consumo apenas daquilo que é de fato imprescindível.
A escolha do lugar na hora das compras também é algo que deve ser levado em consideração. Optar por empresas com consciência ambiental e sustentável ajuda a cuidar do planeta e contribui com a melhora da qualidade de vida.

2- Optar por produtos naturais e ecológicos sempre que possível
Itens básicos da rotina diária das pessoas, como produtos de limpeza e cosméticos naturais ou orgânicos, como os encontrados na loja Produtos do Bem, também devem ser levados em consideração. Escolher esses produtos também ajuda a cuidar do planeta. Além dos benefícios que seu uso traz para a saúde, produtos biodegradáveis não poluem quando vão pelo ralo.
Avaliar o impacto que os produtos e seus resíduos causam no meio ambiente é fundamental.
Produtos com opção de refil também ajudam a diminuir a quantidade de resíduos descartados.

3- Evitar descartáveis e reutilizar embalagens
Aquele cafezinho após o almoço no copinho de plástico descartável parece inofensivo, mas não é bem assim.
Em um mundo habitado por mais de 7 bilhões de pessoas, o uso de produtos descartáveis de plástico tem trazido consequências devastadoras para o meio ambiente, para os animais e para os humanos.
Para aqueles itens como a sacola do mercado e a garrafa d’água, as opções reutilizáveis devem ter a preferência.

4- Se não der para reutilizar, pode ser separado e enviado para reciclagem
Reciclar é transformar um resíduo sólido que seria inicialmente descartado em um produto ou matéria-prima novamente apto para uso.
Além de contribuir com a economia dos recursos naturais, ajuda a evitar a degradação ambiental, colabora com a geração de empregos e estimula a economia.

5- Valorizar empresas com responsabilidade ambiental e social
Prestar atenção na postura social e ambiental da empresa na hora de escolher a loja também é fundamental. Cuidar do planeta é uma tarefa contínua, que deve ser prioridade de todos. Empresas com condutas e produtos do bem ajudam a incentivar esse comportamento e trazem mais visibilidade e impactos positivos para a causa.

6- Preferir o virtual ao material
O desenvolvimento tecnológico é algo que está em constante crescimento, e quando o assunto é consumo consciente, isso também pode ser usado em favor de um mundo melhor.
Optar por consumir em lojas virtuais, utilizar papéis digitais, como recibos de compras, boletos que chegam por e-mail (ou débito em conta) e até mesmo livros, contribuem duplamente com a sustentabilidade ambiental: economia de matéria-prima na produção e diminuição de resíduos na hora do descarte.

7- Refletir sobre princípios e valores
É importante avaliar os valores e princípios a serem seguidos na hora de tomar decisões.
Fazer escolhas saudáveis e sustentáveis no dia a dia contribui com o bem-estar coletivo. Optar por produtos mais saudáveis, naturais ou orgânicos, economizar água e energia, trocar o carro pela bicicleta sempre que possível, são algumas das condutas que trazem diversos benefícios a curto e longo prazo também.

8- Ajudar a divulgar a causa
Conhecendo os benefícios trazidos por hábitos de consumo consciente e sustentáveis é importante ajudar a alertar outras pessoas. Espalhar esses valores e informações ajuda a melhorar a qualidade de vida da geração atual e das próximas também.

Uma vez entendido o que significa o consumo consciente, e a importância de aplicá-lo diariamente, fica visível como a transformação de pequenas atitudes em hábitos cotidianos colabora com uma vida – e um planeta – mais saudável.
A era da sustentabilidade: por que o consumidor mais consciente vive melhor

Website: https://www.produtosdobem.com.br/



Previous articleConceito de cidade antifrágil auxilia o entendimento do futuro em meio ao caos da pandemia
Next articleChega ao Brasil o primeiro chip 5G da MediaTek para smartphones