Home CORPORATE Empreendedorismo Novo modelo de geração de energia tem por objetivo economia na conta...

Novo modelo de geração de energia tem por objetivo economia na conta de luz

Montes Claros, MG 12/4/2021 – Com avanço na tecnologia economia na conta de luz e sustentabilidade andam juntos. É o que o promete um novo modelo de Geração Distribuída SolarAlém da economia na conta de luz o modelo de Geração Distribuída Solar traz um ganho para o meio ambiente pois a geração de energia é feita de forma totalmente limpa

Com o avanço na tecnologia das placas solares, vem ganhando força um novo modelo de geração de energia nos últimos anos, a Geração Distribuída. Segundo dados da Aneel, apenas em 2020 as instalações de geração distribuída somaram cerca de 2,3 gigawatts (GW) em capacidade adicional proveniente da fonte solar.

O avanço poderia ser maior não fosse o alto investimento necessário para implantar a tecnologia, normalmente equivalente a cerca de 5 anos de gasto de luz, o que limita muito a viabilidade de novos projetos. Entretanto um novo modelo, mais democrático, está sendo introduzido, baseado na construção de fazendas solares e o compartilhamento da energia gerada entre várias pessoas. 

O sistema funciona da seguinte forma: a pessoa interessada adere a uma cooperativa e aluga uma pequena cota da fazenda solar. Uma vez gerada a energia através da fazenda solar, essa é injetada na rede da distribuidora e o crédito é atribuído ao cliente. 

Dessa forma, sem necessidade de investimento, nem instalação em suas casas, clientes das distribuidoras podem se beneficiar de uma energia mais barata e gerar sua energia de forma mais sustentável.



A Safira Solar, empresa de Geração Distribuída do Grupo Safira, que faturou mais de R$ 1 bilhão no ano de 2020, investiu cerca de R$ 30 milhões na primeira usina desse modelo em Minas Gerais, na região de Montes Claros (foto), e tem por objetivo democratizar o acesso para clientes da CEMIG de todo o estado. 

A Usina vem atendendo nesse momento 2 mil residências e a meta é chegar até o fim do semestre a 4 mil residências. 

“A previsão para os próximos anos é a Safira Solar construir mais 15 fazendas solares com 50 MW de potência instalada no total, e atender mais de 80 mil unidades consumidoras”, afirmou Vinicius Marini Ferreira, sócio-diretor da empresa, que tem planos de expandir esse modelo de negócio a partir do ano que vem para outros estados.Novo modelo de geração de energia tem por objetivo economia na conta de luz

Website: <a target=”_blank” href=’http://www.safirasolar.com.br’ rel=”nofollow noopener”>http://www.safirasolar.com.br



Previous articleHalliburton fornecerá plataforma de gerenciamento de dados de petróleo para a Norwegian Petroleum Directorate
Next article[Teste] Samsung Galaxy Book S, notebook compacto e de bom desempenho