Recém-lançado no Brasil, o Samsung Galaxy Book S é primeiro notebook do Ecossistema Galaxy e nós pudemos fazer uma breve avaliação do modelo.

Compacto (do tamanho de um caderno) e com desempenho interessante, ele é uma ótima opção para quem busca um produto leve e fácil de transportar. E com uma enorme bateria, que garante excelente autonomia.

Hardware
Seu processador é um  Intel Core i5-L16G7, que reúne um núcleo de alta potência, para demandas mais pesadas, com núcleos mais econômicos. Isso explica ele ser tão leve e fino (um dos mais finos do mercado), com menos de 12mm de espessura e cerca de 1kg.

Claro, o foco do modelo é produtividade, o uso do dia-a-dia, e claro a economia de bateria portanto não espere um super desempenho.

O modelo ainda conta com 8 GB de RAM e versões com 256 e 512 GB de espaço de armazenamento em SSD. Apesar de bem fino o produto é resistente, graças a seu corpo praticamente todo em alumínio.

Porém, justamente por ser muito fino o equipamento não possui portas USB ou HDMI convencionais, apenas duas portas USB-C, uma conexão para fones de ouvido e microfone, além de um slot para microSD na parte inferior. Acompanha o produto um adaptador para transformar uma porta USB-C em USB convencional, caso precise utilizar algum periférico, como um mouse.

Esse modelo é voltado para quem necessita mais de conectividade do que periféricos, e nessa área o Book S se saiu bem: ele possui Wi-Fi 6 (802.11ax 2×2) e Bluetooth 5.0, garantindo conexão com todo tipo de equipamento.

Além disso, o modelo possui um slot microSD para expansão no armazenamento (já que ele não possui slots para upgrade, como memória – que é soldada na placa e HD – que até pode ser substituído, porém exige um desmonte completo da parte de baixo da máquina).

Aliás, uma coisa que chama a atenção é o fato dele não possuir ventilação. O modelo não possui cooler para resfriamento. Não é algo que faça (muita) falta, mas o laptop esquenta bastante em aplicações mais pesadas.

Tela
A tela do modelo possui bordas muito finas, e é um painel touch de 13,3 polegadas e resolução Full HD (1920×1080 pixels) com brilho e contraste bem aparentes, mostrando a boa qualidade do material. Por ser um notebook bem compacto, eu dispensaria uma tela touch.

Ainda na questão do brilho existe o modo extremo de calibragem, que pode ser ativado por meio da ferramenta Samsung Settings ou pelo atalho nas teclas Fn + O, que faz o brilho chegar a incríveis 600 nits, quase o dobro da regulagem padrão. Isso é ótimo para usar o laptop em ambientes externos, sob a incidência de sol forte.

No alto da tela, por padrão, temos a webcam. A resolução de 720p é suficiente para o uso comum atualmente, capturando imagens de boa qualidade.

Áudio
A qualidade do áudio surpreende pelo porte do produto. Apesar de sentir falta de sons graves, os alto falantes oferecem som alto e claro.

Bateria
Segundo a Samsung, a bateria de 42Wh é de longa duração suporta até 17 horas de uso comum. Em nossos testes nós chegamos a aproximadamente 10h de autonomia. Talvez em condições mínimas de uso (e brilho da tela, principalmente) o modelo alcance a estimativa da fabricante, mas ainda assim conseguimos trabalhar um dia todo na máquina sem ter que recorrer à tomada.

Para recarregar é possível usar qualquer uma das portas USB-C da máquina, e o tempo total é de cerca de três horas.

Segurança
A máquina oferece solução para uma das principais preocupações entre os mais variados perfis de usuários do país: a segurança. Assim como nos celulares, o novo computador possui a Pasta Segura, que exige login e senha para ser acessado e protege informações no caso de tentativa de invasão, inclusive de hackers.

A Pasta Segura está localizada em um ambiente separado dentro do Galaxy Book S, mantendo os arquivos armazenados com uma tecnologia de criptografia: um processo de codificação que permite que apenas quem possui as chaves corretas tenha acesso.

Esse processo é iniciado assim que o usuário se desloga da máquina e torna os dados da Pasta Segura acessíveis somente após autenticação por senha ou biometria – há um leitor de impressão digital integrado ao botão de liga/desliga.

Segundo Luciano Beraldo, gerente sênior da área de notebooks da Samsung Brasil, “nosso propósito em desenvolver o Galaxy Book S é o equilíbrio perfeito entre conectividade, desempenho e mobilidade para as mais diversas rotinas, e a segurança foi um fator considerado como prioridade. A Pasta Segura é uma função importante para se proteger de acessos não autorizados a informações confidenciais”.

Preço e disponibilidade
O preço sugerido em seu lançamento é de R$ 7.199 (para a versão com 256GB) e R$ 7.499 (para a versão com 512GB), e o modelo já está disponível no site do fabricante e no varejo.

Características técnicas

[Teste] Samsung Galaxy Book S, notebook compacto e de bom desempenho

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?